Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

UnixGirls: nova comunidade feminina

Renato Gregio (grejao@slacklife.com.br) informou: “Foi lançado nesta quinta feira(17/02/2005) o site da comunidade Unixgirls, que é um grupo já existente há alguns meses e vem recebendo o apoio da slacklife e da Sunwave para seu crescimento. A UnixGirls é um grupo que inicialmente foi criado apenas para reunir garotas que trabalham com *NIX ou tinham vontade de aprender. Mas, com o passar do tempo apareceram outras garotas nos procurando, que trabalhavam com outras coisas ligadas a informática. Foi então que mudamos nossa política. O nome continua o mesmo, mas a ideologia mudou um pouco e agora é: "Reunir garotas que mexam com quaisquer áreas da informática, não somente *nix". ;} O UG tem uma idéia semelhate a de outros grupos já existentes, tais como LinuxChix-br e Gnurias, e reune meninas de todo o Brasil. Além do site é utilizado também o #unixgirls na rede @brasnet de IRC, e comunidade no Orkut para "reunião" dos membros do grupo. Acesse o site e cadastre-se agora mesmo, fazendo parte desta comunidade e colaborando com o crescimento da mesma. A slacklife gostaria de Parabenizar as meninas da Unixgirls pela iniciativa e desejar que seja de muito sucesso mais esta etapa de crescimento da comunidade.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Patola
Aeeeeeee \o/: Parabéns, Sa0ri o_O

Pirst fost!
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Douglas Augusto
Uai, Juiz de Fora? Minhas con: Uai, Juiz de Fora? Minhas conterrâneas ;) Muito bom saber de iniciativas como esta (principalmente em Minas), que a comunidade cresça e se fortaleça.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de anonimous
uia: affe! mais um clã de feminista na area de informatica pra dizer que sao as melhorzonas...
Comentário de Oh! My God!
O Patrono é o Saci Pererê :): There´s such a thing ? Unix Girls ?
(Eu nem conheço uma mulher que tenha intimidade com computador! Deve ser por que eu moro na roça (Vitória-ES))

Brincadeiras a parte, desejo sucesso.

Comentário de Tango
Acabei visitando a comunidade: Acabei visitando a comunidade no orkut e entrando no canal. As garotas são divertidíssimas (pelo menos a Sa0ri, que é a única que eu tenho certeza ser uma delas).

Desejo muito sucesso. Quando poderemos comprar camisetas? Minha namorada vai adorar.

--
Meu cérebro funciona como um raio: um flash brilhante e já era.
Comentário de Hana/Sa0ri
;D: Tango espere até você conhecer a todas, vai adora a cada uma :P
E logo logo as camisetas estarão a venda, basta a uguinha sair né?
Mas, nada de uga uga :P
Comentário de Hana/Sa0ri
Uma pequena correção e uma novidade.: O canal é o #Unix_Girls com "_" ;D
E agora além de ter o canal na brasnet, abrimos o mesmo canal na rede freenode ;)
Comentário de Ednei Pacheco
Olá, Sa0ri, : Olá, Sa0ri,

Quais são suas idéias para criar a uguinha?

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Toskinha
Não entendi: Não entendi a parte do "porém não reune apenas meninas de uma cidade, e sim de todo o Brasil", pois o LinuxChix está espalhado pelo Brasil inteiro. Gostaria de que fosse retificado o texto para não criar uma ideia errada a respeito de um grupo que há alguns anos vem conseguindo realizar exatamente o que é proposto pelo novo grupo.
Comentário de Henrique Vicente.
Unm...: Não entendo ainda porque grupos como esses existem, acho que deveriamos trabalhar juntos, e não dividir desse modo... e outra coisa, no rodapé da página diz: "Não existe nada que homem faça, que a mulher não possa fazer igual ou até mesmo melhor :)", eu acho isso uma frase muito feminista (que nada mais é que uma versão feminina do machismo), não achei legal isso.... primeiro porque passa a imagem da mulher ser um ser superior aos homens (ou então dos homens serem inferiores às mulheres), depois porque não condiz com a realidade, para os entendidos de biologia isso deve soar como um absurdo... as diferenças entre homens e mulheres são mais que o sexo... poderiamos dizer que as mulheres são mais eficientes em algumas coisas, já os homens em outras algumas coisas, isso é pura biologia... não tem absolutamente nada haver com preconceito, por exemplo... o homem tem um senso de profundidade (lembre-se de x,y,z) melhor que as mulheres, motivo: hormônio;,. já as mulheres lidam melhor com trabalhos que lidam com coisas pequenas, motivo: o mesmo... entre outras coisas, espero que essa frase tenha sido colocada com a melhor intenção possível, mas ela não é nada legal...
Alguém aqui já viu uma mulher estacionar um carro melhor que um homem? Generalizando, mulheres não estacionam carro melhor que um homem, e então só por isso essa frase já morreu :), o homem tem mais facilidade por causa desse senso de profundidade mais apurado.. assim como um homem não dá muito certo para fazer tarefas repetitivas que demandem atenção...
E é graças a isso que o homem e a mulher se complementam :)
Comentário de misfit
Que eu saiba esses grupos (Gn: Que eu saiba esses grupos (Gnurias, Linuxchix...) não possuem nenhuma restrição por região.... Mas talvez possuam restrições por faixa etária :)
Comentário de r_linux
De onde saiu a idéia de que: De onde saiu a idéia de que a LinuxChix-br reune apenas MULHERES de uma cidade ou região???

Este ano vai ter evento em BH e o ano passado teve em SP. Viajem de quem postou a noticia de tentar de alguma forma denegrir a imagem do grupo.
Comentário de Hana/Sa0ri
A correção: Sulamita o texto já foi redigido :)
Comentário de Hana/Sa0ri
A correção: Agora já estou por dentro disso, e já corrigi o texto e estou a espera de modifcações nos portais postados.
Comentário de brain
Alteração: Alterei o texto da notícia aqui do BR-Linux, para evitar qualquer confusão.
Comentário de chimpa
Eu também não entendo !: Concordo com o comentário do Henrique Vicente (acima).

Não entendo o porque da criação de grupos de tecnologia que têm como rótulo 'somos mulheres fazendo isso ou aquilo' . Além de parecer algo totalmente 'clube luluzinha' no maior estilo 'feminista revoltada', acaba soando mal - seja a favor [das mulheres] ou contra.

Afinal, por que a mulher precisaria de um grupo 'exclusivo' ? Por que ela é melhor ? Pior ? ... ?

É exatamente como 'O Dia Internacional da Mulher' . Se o ideal é alcançar a igualdade, e não existe um 'Dia Internacional do Homem' , isso acaba soando algo como 'ah toma um dia aqui pra vcs mulheres, tadinhas...' do que uma iniciativa igualitária.

Eu trabalho [e sempre estudei] com mulheres de excelente nível técnico, que participam de fóruns, listas, etc, como outra pessoa qualquer, independente do sexo, cor, ou seja lá oque for, que sempre foram capazes de demonstrar sua capacidade pelo conteúdo e não por rótulo.

Na minha opinião grupos devem ser para todos, sem rótulos. Grupos sérios distinguem pessoas pelo que elas fazem pelo mesmo, sem qualquer tipo de discriminação.
Comentário de Hana/Sa0ri
A correção: O texto não tinha o intuito de denegrir a imagem dos grupos já existente.
Apenas houve um mal entendido ao fazer um resumo com base de textos coletados.
E a informação já foi corrigida no site do Unix Girls e está a espera de correções nos portais onde as noticias tenham sido divulgada.
Comentário de Hana/Sa0ri
Grata: Agradeço pela modificação na noticia aqui postada ;)
Comentário de Douglas Augusto
Grupos exclusivos existem nos: Grupos exclusivos existem nos mais variados setores, no contexto do GNU/Linux temos os grupos de usuários de distribuições, grupos específicos para tipos de softwares, e por aí vai.

Não podemos ignorar a dívida social que temos para com as mulheres, que perdura até os dias atuais. A criação do dia da mulher (assim como o da consciência negra e outros) vem de alguma forma levantar a bandeira, despertar a consciência, abrir discussões, etc.

Sendo assim, construir um grupo restrito para mulheres tem o propósito de fortalecer este setor tão excluído tecnologicamente, especialmente no âmbito GNU/Linux. Talvez, se um dia alcançarem a posição que nós homens hoje ocupamos, não faça mais sentido manter um grupo exclusivo, pois todos poderiam transitar de forma igualitária, sem qualquer discriminação, independente do sexo.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Toskinha
Olha, se isto são grupos sé: Olha, se isto são grupos sérios, eles estão em falta. A cada dia você depara com casos de discriminação contra as mulheres na mesma área que você pertence, basta vc procurar um pouquinho ou pedir alguns exemplos pra gente. O Dia Internacional da Mulher existe pois muitas delas perderam a vida pelo simples direito de estudar e trabalhar.
Também acho que a frase é provocativa, mas como você pode ver alguns comentários acima, as vezes você precisa falar na mesma lingua ou no mesmo volume para se fazer entender. Esta idéia de que feminismo é pregar a superioridade feminina é tão verdeira quanto o fato de comunistas e bruxas comerem criancinhas. Mas quem não quer entender vai usar isto como melhor lhe convier.
O LinuxChix tem um propósito muito claro: ser um ambiente para as mulheres que trabalham tecnicamente, que são poucas e que tem sim que enfrentar muitos preconceitos, trocarem experiências, verem que não são as únicas e continuarem a contribuir. Não somos mais tão poucas quanto começamos, porém o preconceito não morreu. E temos nosso grupo para mostrar que existe muito trabalho tecnico sim, que mulheres são tão capazes na área quanto homens, e que tem direito a serem respeitadas. O que não é facil. E me é dificil acreditar que vez apos vez eu tenho que explicar tudo novamente...
Como diz um provérbio chines, não julgue o caminho de alguem sem antes andar 1000 passos com seus sapatos.
Comentário de Henrique Vicente.
Mais algumas coisas...: Entendo que a cada dia nos deparamos com casos de discriminação, mas isso acontece com todo mundo, não apenas com mulheres, eu discordo de um grupo assim, principalmente apoiando-se em bases agressivas, como o feminismo marxista, eu não considero legal esses movimentos, por exemplo, se analisarmos profundamente esse movimento negro cria seres que poderiamos chamar de nazistas negros, eu conheço algumas pessoas que acham as pessoas da cor negra superior (acabei de me lembrar que o conceito de raça não se encaixa aí, porque a nossa raça é "ser humano", não a cor da pele), e isso é muito perigoso.
Acho que a melhor forma de diblar o preconceito é mostrar o conceito defendido por você, se não for um conceito absurdo :), já para diminuir a discriminaçã0 considero que a melhor forma seja apenas não levar em conta o insulto e "trabalhar" para mudar a mentalidade da pessoa que discriminou.
Comentário de Toskinha
Feminismo marxista? nazistas: Feminismo marxista? nazistas negros??? que coisa ein...
O fato de algumas pessoas usarem a luta contra a discriminação para fins próprios não anula a validade das ideias e ideais. Pode-se dizer o mesmo da comunidade de software livre: porque nos reunimos? Não somos bons o suficiente para ficarmos juntos ao pessoal do software proprietário? Porque então criamos grupos separados? Pelo mesmo motivo: para trocarmos ideias, experiencias, e crescermos juntos.
Comentário de StanStyle
Grupos: Concordo. E muitas vezes grupos diferentes podem ter os mesmos objetivos mas utilizam outra forma de mensagem (codificação) para se comunicar. O fato de existirem grupos distintos não significa que eles não conseguem se comunicar com uma codificação "padrão" (pré-estabelecida pelos interlocutores), mas ainda sim, possuirão diferenças (de método, de diálogo seja o que for...) que serão preservadas (diante do padrão estabelecido). Quando você forma o seu grupo, você usa métodos, meios, mensagens, etc, que seu grupo conseguirá compreender sem a necessidade de transcrição. Isso gera um fluxo de informações de forma muito mais funcional e eficaz. Posteriormente, este mesmo grupo, pode dialogar com outro grupo e criando um outro "padrão", unindo características dos dois mundos e gerando um novo.
A superioridade acontece quando esse dois grupos se unem. E isso é um ciclo pois cada grupo novo se unirá com outro novo (ou antigo). Se houverem divisões entre integrantes do mesmo grupo, ocorre a separação e voltamos ao estado inicial (em política temos um exemplo recente...).
Bom, de uma forma geral, somos integrantes de muitos grupos na nossa via, o grupo da cerveja, o grupo do trabalho, o grupo família, o grupo sogra (não que você queira mas é obrigado a estar nele hehe) etc..
O fato que grupos existem - apesar de nem sempre serem uma coisa boa, são extremamente necessários.
Por exemplo, eu uso KDE e por não "concordar" com certas coisas no gnome, mas isso não significa que eu não me comunique com isto ou tento entender (e respeitar acima de tudo) os objetivos deste projeto.
Essa é a minha opinião e de parte do meu "grupo". Você não precisa concordar ou gostar, mas sim, respeitar...
Comentário de toko
Meninas 10 x 8 Meninos: Antes de mais nada: Parabéns e muito sucesso ao pessoal do UnixGirls, do LinuxChix, do Gnurias e de todos os grupos "femininos" ainda anônimos ou não criados.

Sejam muitos, sejam vários. Se possível ou necessário, sejam todos um só.

Sim, elas podem (e infelizmente ainda precisam) nos atacar.

Eu gostaria, como muitos aqui, que nosso mundo fosse mais justo, igualitário e equilibrado. Mas não é. Pena!

De fato nós ainda teimamos na milenar postura machista quando protestamos contra os grupos "femininos que ousam nos desafiar com suas idéias malucas de igualdade".

Pense bem, você que se indignou com o posicionamento das meninas do UnixGirls, se o que realmente te incomodou não foi a possibilidade de, havendo mulheres tão capazes quanto você mesmo, você "ser diminuído" no seu conceito ou nos dos outros.

Olha galera, nosso mundo ainda não é perfeito e se queremos ser melhores (para que o mundo também seja melhor), vamos "baixar nossa bola" e respeitar e apoiar todos os movimentos na linha da "não-violência" que objetivem ou possam reduzir as desigualdades entre os seres.

Evandro Guglielmeli

PS: Mais uma vez, parabenizo todas as meninas, seus grupos e suas comunidades por mais este espaço dedicado a todos, sexuados ou não :)
Comentário de Plugada
Dia Internacional da Mulher: Gostaria de esclarecer o porque existe o dia internacional da mulher, e creio que não tenha sido de forma alguma apenas uma homenagem feminista que inventaram.
Em 1857, operárias de uma indústria têxtil de Nova York revoltaram-se contra as péssimas condições de trabalho a que estavam submetidas e resolveram ocupar a fábrica reivindicando o mesmo salário que os homens, melhores condições de trabalho e redução da jornada, de catorze para dez horas.
Os patrões fecharam as portas e colocaram fogo no prédio ocupado. Resultado: 129 mulheres foram queimadas vivas. O episódio ocorrido em 8 de março, devido a isso existe o Dia Internacional da Mulher, não foi um simples "ahh vamos inventar um dia para nós, somos superiores".
Comentário de Henrique Vicente.
Yes: Quando eu me referi ao feminismo marxista, não foi dizendo que feminismo é marxista generalizado, mas sim, falando do feminismo marxista.
A separação dos produtores de software proprietário com os de software livre é óbvia que seja por questões ideológicas, generalizando.
Eu jamais me envolveria com o intuito de "apoiar" softwares proprietários, acho que muitos pensam assim também, daí acho que vem a distância... Eu acho que deveriamos fazer o possível para convencer os desenvolvedores de software proprietário que essa política deles não é nada legal..
É claro que devem existir grupos diferentes, mas eu discordo sobre essa divisão de gênero quando o objetivo é servir de base para vencer o preconceito e discriminação. De um jeito bem superficial, considero que o melhor a se fazer é conhecer bem o "inimigo" para tentar ajudá-lo, mas como isso seria possível num ambiente onde não há "inimigos"? Além do mais, nesse caso específico eu não gostei da visão superior... (posso até está com uma visão equivocada, mas foi a que a mensagem no rodapé me passou)
Comentário de Henrique Vicente.
vê só..: Não considero que atacar seja uma coisa boa... nada haver isso que você falou de "continuarmos na cultura milinar do marchismo", além do mais, se você defende a igualidade de direitos... como pode defender que as mulheres devem passar por cima dos homens para se igualarem? Se passarem por cima não teriamos os direitos delas, ué..
Eu não tou me sentindo inferior por isso, não, porque estaria? Eu eim, que coisa mais idiota seria se eu pensasse assim...
Se queremos igualidade em direitos, respeito, etc, temos que buscar a igualidade, e não buscar a "derrota" do outro lado, por isso sou contra atitudes como esse, de considerar as mulheres seres privilegiados em relação aos homens. Será que ninguém ai nunca notou que nós nos completamos?

Resumo:
1) O que eu não acho legal é grupos divididos por gênero sexual;
2) O que eu acho ridículo é essa idéia de superioridade imposta pelo rodapé do UnixGirls;
Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Linuxchix-BR ruleiam: Este ano vai ter evento em BH e o ano passado teve em SP.

Por falar em Linuxchix, o evento do ano passado foi o melhor evento Linux de que já participei. Sorte das mineiras e dos mineiros dessa vez. :P
Comentário de Manoel Pinho
Estratégias: Acho que a pior estratégia para qualquer minoria que queira mais igualdade é criar associações específicas para essa minoria. Maiorias não criam associações específicas para elas. O melhor que as minorias tem a fazer é participar JUNTO, principalmente quando ninguém impede as minorias de participar, como é o caso de qualquer site pró-linux ou pró-software-livre atual.

Por que não simplesmente participar de sites como esse ou outros que não são e nunca proibiram mulheres de participar. O machismo será derrubado naturalmente quando vermos mais mulheres participando efetivamente, ao lado do homem, das mesmas atividades. Adoraria ver aqui 50% das postagens feitas por mulheres. É tão errado querer incentivar as mulheres a participar mais com chavões do tipo "somos mais inteligentes ou capazes" quanto aceitar estereótipos machistas. Somos mais iguais do que ambos (machistas e feministas) pensam e as poucas diferenças devem ser usadas em outras horas... :-) , não no trabalho, nos estudos ou nas discussões de informática.
Comentário de Ednei Pacheco
Adoro lidar com mulheres!: Olha, vou ser sincero: até hoje não entendo este preconceito da parte do homem. Pessoalmente adoro lidar com mulheres, pois elas são receptivas, atenciosas, amáveis, atentam-se à detalhes que se passam desapercebidos, e geralmente não mostram um pingo de arrogância ou superioridade (diferente do homem, que sempre quer "mostrar que sabe"). Lógico que também tem suas limitações (pois ninguém é perfeito): às vezes demoram um pouco pra "pegar no tranco", outras vezes estão de mau-humor (...), são desligadas. Mas no geral sua presença tem sido sempre positiva e ainda com uma grande vantagem (com todo o respeito): PERFUMAM o ambiente, parece que tudo fica mais leve e agradável.

É uma pena que temos poucas mulheres que se interessam por TI (especialmente GNU/Linux & SL). Mas no que depender de mim para colaborar, estou na área! &;-D

Att., Ednei Pacheco.

Comentário de Usuário anônimo ou não identificado
Desde quando comunidade é um: Desde quando comunidade é um php-nuke com um monte de noticias de outros sites, tutoriais (quando tem) obsoletos e que ja tem em outros sites, e um forum capenga com 10 usuarios cadastrados?

Comunidade é algo, ativo, construtivo. Comunidade é wiki com coisas realmente interessantes e que não sejam copiadas de outros cantos, comunidade é documentação de qualidade feita pelos proprios usuários, tutoriais bem feitos e originais e etc...

Se voce qr e trocar ideias com pessoas q tem os mesmos gostos de vc, uma comunidade no orkut com certeza e a melhor opcao!

Antes que me chamem de machista, eu posso listar varias ''comunidades'' de homens e mistas tb que nada mais sao do que wrappers de sites como o brlinux, pontobr e idgnow
Comentário de Tauren
concordo! ...: Concordo com o ponto de vista certo do Henrique Vicente e do Manoel pinto: essa frase no rodapé do site da Unix girl pegou mal mesmo assim como essas comunidades que se dizem femininas (o certo seria feminista mesmo), ue! se querem igualdade por que não se junta a uma comunidade "normal
Comentário de Toskinha
Bom, eu gostaria de que as me: Bom, eu gostaria de que as meninas do Unix Girls vissem neste exemplo o que significa fragmentar. O LinuxChix existe há 5 anos, e lidamos com este tipo de argumentos direto. Depois de algum tempo eles se tornam isolados e combatidos pelos homens que tem mais cultura e veem o quadro de forma mais ampla, entendendo realmente o que existe por tras desta "maior capacidade" em exatas. Alias, pro Tauren, eu aconselharia um pouco mais de pesquisa a respeito destes estudos científicos e a validade deles, se você assume que eles são todos verdadeiros deve acreditar tambem no recente estudo que disse que o cromossomo Y surgiu de um defeito do cromossomo X. Interessante quando a gente está do outro lado não?
Agora, há muito tempo eu digo e fico triste pelo fato de cada vez mais grupos surgirem parece que por necessidade de aparecer. Como alguem disse ali em cima, cada vez que ocorre uma fragmentação, começasse o processo todo novamente, como vcs podem ver pela discussão aqui é exatamente a mesma coisa que aconteceu no começo do LinuxChix. E ao invés de avançarmos com base no que ja foi construido, fragmentar significa começar do zero. Precisamos de autoras de artigos, de instrutoras, de quem mantenha algum assunto. Estamos organizando o próximo evento, precisamos de ajuda para isto. Não faltaria onde ajudar. Claro que nosso grupo se resume a apenas software livre, talvez seja esta a grande novidade do grupo? Infelizmente ao inves de conseguirmos algo novo, volta-se a mesma receita de mais um site que agrega noticias de outros. Mas, cada um sabe de si.
Comentário de Henrique Vicente.
Não resisti...: Faça isso enquanto lê o texto abaixo: Fique batendo o dedo na mesa durante uma quantidade de tempo fixa, nem mais nem menos até o final do texto..

o cromossomo Y ser um X defeituoso é fogo viu... bem foi o escritor que esqueceu de colocar uma perninha nele hahahaha :)
Agora dizer que esses argumentos que eu apresentei são combatidos por pessoas de mais cultura... ai é sacanagem :)
Primeiro porque cultura é algo bastante relativo, não podemos dizer que os índios tem menos cultura que nós, para eles cultura é algo diferente, para eles um povo que polui... não é nada bom, então temos que especificar mais, os argumentos que eu apresentei, para mim, se trata de algo que seria normal num mundo ideal. E essa de maior capacidade em exatas que você falou... o fato é, o homem e mulheres fazem coisas melhores em determinadas áreas, isso não implica que um não possa ser bom em determinada coisa que naturalmente não parece ser, não digo que homens são seres superiores às mulheres mas sim, de facto, homens raciocianam de modo diferente das mulheres, e nisso há enormes benefícios, enquanto a mulher ver um lado melhor, o homem vê outro melhor, e assim se completam :)
Do mesmo jeito que cultura, não podemos dizer que homem ou mulher são superiores generalizando, e sim, em geral um é superior em uma área, outro em outra área, agora essa divisão de homens serem superiores em exatas me parece absurda porque não é muito especificada, agora dizer por exemplo, que as mulheres tem uma noção melhor do tempo, é aceitável. Você conseguiu manter um ritmo bom batendo o seu dedo? Se conseguiu é bem provável que seja mulher, se não, é bem provável que seja homem. Agora me diz que somos totalmente igüais em capacidade de fazer as coisas... :) somos nada, nós nos completamos. E ai está mais um motivo para os grupos não possuirem divisões :)
Comentário de Tauren
Ei Toskinha :-P: Toskinha escreveu:

"Alias, pro Tauren, eu aconselharia um pouco mais de pesquisa a respeito destes estudos científicos e a validade deles, se você assume que eles são todos verdadeiros deve acreditar também no recente estudo que disse que o cromossomo Y surgiu de um defeito do cromossomo X. Interessante quando a gente está do outro lado não?"

Tauren respondeu:

Bem não sabia que vc tb lia pensamentos não toskinha :-)...pois não acredito(tb não falei que todas eram verdadeiras) e acho que não se deve tb acreditar em todas as pesquisas cientificas principalmente as recentes logo de cara mas esses estudos sobre tal assunto que já falamos anteriormente ja vem de muito tempo e ja esta comprovado mas tb não quero dizer que esse estudo cientifico o qual vc se refere seja falso! alias pode ser ate verdadeiro, mas se for eu ate acho interessante, pois então graças a esse defeito nosso que nos faz ser melhores em matemática e afins e vcs melhores em linguagens e afins... ah e tb já vi que esse assunto te perturba muito como se fosse uma pedra em seu sapato, e ate já sabia disso mas agora tive certeza, já te conheço “de vista
Comentário de Tauren
relax :-)))): Henrique Vicente disse:

"Faça isso enquanto lê o texto abaixo: Fique batendo o dedo na mesa durante uma quantidade de tempo fixa, nem mais nem menos até o final do texto.."

Tauren repondeu:

hehehehe relaxe esse assunto é um pouco polemico(as vezes muito)como qualquer outro do tipo e quase sempre redem kilometros de paginas, se conforte em sua cadeira, relaxe e tome um drink :-P...
Comentário de Toskinha
Então faz assim, me mostra o: Então faz assim, me mostra onde estão estes estudos que vem de tanto tempo e que comprovam.
Comentário de Marcello Chagas
Sugestão: Já que tá difícil pro pessoal entrar em um acordo, vou dar a sugestão de todo mundo ir em uma choperia e debatermos os pontos de vista tomando um chopp geladinho e comendo umas porções...
Se não tiver consenso, pelo menos o povo saiu da frente do computador pra se divertir um pouco.
Comentário de Tauren
oia só :-): oia só... é muito fácil de achar sobre esses estudos pra quem ler revista ou assistir um jornal na TV por que ate no programa fantástico da rede globo esse assunto já passou mais de uma vez se não me engano, por isso não vejo a necessidade em te mostrar onde estão esses estudos a não ser que vc esteja com certa preguiça de procurar... alias alguns comentário que vc esta fazendo aqui e em outros lugares fica claro pra min e pra alguns de que na verdade vc não se conforma, como disse antes, de que a área que vc gosta de atuar(informática) e dominada por homens assim como a área relacionada a moda é por mulheres..ai vc deve se sentir diminuída por causa disso (não só vc como outras por ai)e ai sente a necessidade de fazer “clubes da luluzinha
Comentário de Tauren
ate que é uma boa ideia :P: hehehe ate que e uma boa idéia mesmo por que essa discussão nao tem fim mesmo, daqui a pouco o HD do servido vai lotar só de comentários dessa noticia fora as outras polemicas por aqui que as vezes acaba em discussões no estilo micro$oft x linux hehehehe :-PPP
Comentário de Toskinha
Olha, Tauren, pra começar, s: Olha, Tauren, pra começar, se você é daquelas pessoas que "saiu na Globo então é verdade", acho que você poderia começar revendo seus conceitos. Tem um comentário fantástico chamado Muito Além do Cidadão Kane, proibido no Brasil(adivinha por quem???), mas facinho de achar em qualquer p2p por aí. Eu conheço alguns destes estudos, apenas quis lhe dar a chance de mostrar que tem algum fundamento no que diz, ao invés de ficar apenas querendo dar uma de engraçadinho para se aparecer pros coleguinhas. Conheço diversos "estudos científicos comprovando" que uma leitura mais atenta mostra a distorção de fatos, amostragem infíma e/ou outros problemas que invalidam. A Globo pode noticiar como verdade comprovada, mas fora daqui, não são nem levados a sério. Então acho que você poderia pelo menos saber do que está falando antes de simplesmente ficar repetindo alguma coisa que ouviu sem pensar direito.
Gostaria também de saber onde estão as meninas do Unix Girls que causaram toda esta polêmica com a frase tão comentada. Eu acabei no meio da confusão que elas causaram, acho que elas deveriam ter mais maturidade para saber defender o que estão falando. Eu não participo do grupo e não apoio este tipo de atitude. Acho que elas que deveriam estar aqui respondendo.
E por ultimo, eu realmente não me importo o que alguém que nem ao menos sabe do que está falando pensa a respeito da minha personalidade ou do que eu sou. Mas, já que você insiste em fazer achismos a meu respeito, devo dizer Tauren, que você deve ser um daqueles que não suporta a idéia de não ser superior. A maioria das pessoas não quer igualdade, ou quer desde que isto não as afete. Há pouco mais de um século, nós mulheres nem sequer alma tínhamos. Há poucos anos não podiamos trabalhar fora, não podíamos ir a escola, muito menos entrar em faculdades de matemáticas e ciências. Não seríamos boas médicas porque iríamos nos afeiçoar aos pacientes e não trataríamos deles corretamente(quem disse isto não conhece minha dentista). Agora pelo jeito não somos tão capazes em ciências exatas, e o que mais ouço falar são dos "estudos que comprovam" mas que ninguém sabe onde estão. Sei que deve ser dificil para alguem que precisa provar alguma coisa ter sua suposta superioridade questionada. Nota-se pela sua forma de escrever e seus argumentos vazios que você não deve ter mais muita coisa para se sentir melhor, então precisa se fazer de superior. Olha, assim como estes supostos estudos, observar um pouquinho mais atentamente já mostra a situação mais claramente. É, acho que você vai precisar estudar um pouco mais.
Comentário de Cesar Fuentes
Bom, esse negócio de fragmen: Bom, esse negócio de fragmentar é meio relativo...

Talvez fosse legal que essas garotas se juntassem ao Linuxchix e Gnurias para ajudá-las com toda essa empolgação, mas também elas tem o direito de abrir uma comunidade, já que, pelo que entendi, a ídeia é meio diferente, por não se tratar apenas de softer livre. Apesar que ninguém vai ser escrachada do Linuxchix se falar que trabalha com Windows.

Talvez fosse o caso de trocar de nome, não usar Unix. Ele está meio na moda e colocá-lo parace que estão pegando carona nessa onda para aparecer melhor (estou falando que parece, não que estão fazendo). Mas, como a Toskinha disse, cada um sabe de si.

O que eu percebi, que falta nesse mar de sites ligados a software livre, são documentos atualizados. Precisamos de mantenedores de documentação, pessoas que mantenham documentações sobre assuntos e programas, e que os deixem sempre atualizados. Mas isso não tem nada a ver com essa discussão. Mas quem sabe as garotas do Unix Girls não gostem da idéia. Seria algo diferente a se fazer.

Um Abraço e acalmem os ânimos :P
Comentário de Kimie
Acho muito válidas iniciativ: Acho muito válidas iniciativas para trazer mais mulheres para a área de informática e principalmente, de Software Livre.
Parabéns pela iniciativa - e tb às Gnurias e às Linuxchix - espero q elas consigam incentivar gurias a seguirem em frente mesmo c o frequente preconceito que encontramos.

Comentário de toko
É, estratégias!: Pinho, se você não viu. não vai lembrar... mas se viu, não terá dificuldade em reconhecer: As meninas acabam precisando ter um "espaço só delas" devido ao tratamento que nós lhes damos em espaços democráticos como este aqui.
Acredito que o Brain não tem nenhum orgulho disso, mas não foram poucas as vezes que nós, ilustres e civilizados frequentadores deste fórum, tratamo-las como se ainda vivessemos em plena idade média.

Sendo assim, se eu mesmo digo a uma mulher que entra na sala em que estou, que o lugar dela é "pilotando um fogão" ou "abraçando um tanque de lavar" (como já vi aqui várias vezes), então elas estão mais do que certas em criar o seu próprio espaço.
Aliás elas não estarão fazendo nada contrário às minhas próprias palavras.

Evandro Guglielmeli
Comentário de brain
orgulho: Eu não tenho do que me orgulhar ou me envergonhar sobre as manifestações alheias. Esse papel é do autor da manifestação, ou da comunidade atingida como um todo. Não posso me colocar como censor dos comentários preconceituosos.

Mas, a bem da verdade, não lembro de ter visto comentários deste tipo quando há manifestações femininas em notícias.
Comentário de Toskinha
Memória curta então Augusto: http://br-linux.org/noticias/001364.html
http://br-linux.org/noticias/000391.html
http://br-linux.org/noticias/000159.html
http://br-linux.org/noticias/001380.html
Só na primeira página de busca, e só por uma palavra...
Comentário de
Então é assim: É, memória curta. Ainda bem que há grupos e entidades buscando corrigir este tipo de distorção, e nunca deixo de apoiá-los quando buscam algum tipo de suporte do BR-Linux.

Mas é interessante perceber que todas as 4 notícias mencionadas citam iniciativas de grupos como estes, apontando que parece mesmo haver uma resistência a estes grupos, talvez erroneamente vistos como segregacionistas ou como uma tentativa de confronto. A mesma coisa já ocorreu com grupos específicos de outras classes de pessoas: usuários de determinadas regiões, de determinadas distribuições... Em alguns casos, o conflito é mais tecnológico, e em outros é mais social. A diversidade na comunidade leva a surgir grupos com os mais variados interesses, alguns bem mais controversos do que uma associação que busca um equilíbrio entre os gêneros.

Espero que este tipo de conflito, no caso dos grupos pró-igualdade dos gêneros, acabe se reduzindo ou encerrando no futuro.
Comentário de Manoel Pinho
Re: É, estratégias!: A Toskinha, por exemplo, está sempre por aqui e é a única (ou uma das poucas). A melhor forma de lidar com preconceitos é justamente agir de modo contrário ao estereótipo. Nós usuários de linux já somos minoria, estamos fragmentados em diversas tendências e não vejo muito motivo para haver mais uma cisão em homens x mulheres, até porque não conheço nenhum site de linux "for men".

Acho interessante a cruzada da Linux Chix em conscientizar e estimular mais as mulheres a participar do software livre, mas não acho legal usar chavões feministas como incentivo. As mulheres devem participar igualitariamente em tudo, inclusive no software livre, porque são metade (ou mais da metade) da população. É uma questão numérica.

Todas essas teorias genéticas de superioridade sexual são tão idiotas e não comprovadas cientificamente quanto as teorias de superioridade racial que Hitler usou. O que existem são diferenças de atitude de uma ou outra raça ou sexo, e isso só pode ser mudado com mudanças de atitude de fato, não apenas com campanhas ou slogans.

Viva as mulheres e que venham participar cada vez mais da nossa comunidade !
Comentário de Douglas Augusto
> até porque não conheço n: > até porque não conheço nenhum site de linux "for men"

Embora não sejam definidos formalmente como "for men", agem na prática como tal. Os sites sobre Linux são tanto populados por maioria absoluta masculina como eventualmente hostis à participação feminina (os links postados pela Toskinha dão uma noção disso).

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Patola
Diferenças sexuais biológicas: Todas essas teorias genéticas de superioridade sexual são tão idiotas e não comprovadas cientificamente quanto as teorias de superioridade racial que Hitler usou.

Superioridade eu não sei, mas diferenças biológicas entre a mente masculina e a feminina já deixaram de ser ponto de divergência há anos. Elas existem, são significativas e cientificamente comprovadas.

Outra - um aviso que os biólogos costumam dar: não baseie suas teorias de igualdade social em uma suposta igualdade efetiva entre os diversos grupos humanos. A seleção natural não tem motivo nenhum para ser politicamente correta e não teria pudores, por exemplo, de fazer com que um determinado grupo humano (seja pertencente a um sexo, seja pertencente a um grupo étnico) fosse MAIS ou MENOS inteligente, forte ou capaz em determinada tarefa, em geral, do que outro.

Até hoje, essa diferença, se existir, não foi descoberta: apesar de forças e fraquezas em diferentes campos do conhecimento, homens e mulheres têm, estatisticamente, o mesmo QI, como grupo. Negros e brancos também parecem ter o mesmo QI, se descontados fatores de criação como alimentação. Por outro lado, embora possa ser simplesmente questão de sociedade, asiáticos parecem ter um QI ligeiramente acima da média, em comparação a outros grupos.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Henrique Vicente.
Acho que isso é tudo um engano..: É fato, e não estudo de caso a la M$, que a diferença entre homens e mulheres vai além do físico, e isso não quer dizer que Maria Curie seja ficção... isso quer dizer que enquanto homens pensam de um jeito, mulheres pensam de outro, e ai está o benefício, porque quando juntos a visão fica mais complexa :)
Isso não são estudos apresentados na rede globo, se forem apresentados em algum meio... procure uma national geographics ou scientific american. Ou será que a tostesterona/estrogêno... só influenciam na aparência física? Não fiz nenhuma pesquisa em biologia mas prefiro acreditar no que já ouvi vários biologos falarem...
a questão que eu apresentei não é que um seja superior/inferior ao outro, apenas disse que somos diferentes, me desculpa se entendeu errado... ou achou que era insulto... não foi, ué.
agora dizer indiretamente que todos (generalizando, ou não) biológos são marxistas e mentirosos... é loucura.
A questão de possuirmos diferenças mesmo na forma de pensar não quer dizer que somos superior a ninguém... ou será que é alguma doença que só afeta as mulheres, mas que é transportada por uma boa parte da população masculina, que faz as mulheres terem mais dificuldade de estacionar?
Tá bom, parei, se não quer acreditar em mim... apenas uma dica, se for fazer vestibular ou concurso público faça de conta que acredita nisso que eu falei (que as diferenças vão além das caracteristicas físicas).
Comentário de Toskinha
Taí um bom exemplo. Isto aí: Taí um bom exemplo. Isto aí é raciocínio lógico mais desenvolvido???? Em qual planeta?
Comentário de Patola
Fontes científicas de diferenças homem x mulher.: O Livro de Ouro da Mente é um bom livro para iniciantes sobre como nossa mente funciona - não só o cérebro, mas também coisas como a influência dos hormônios no comportamento. O livro é simples mas recheado de dados e apresenta uma boa síntese do que já se sabe hoje em dia sobre o cérebro.

A melhor fonte que já vi até agora sobre as diferenças entre homens e mulheres, no entanto, é a matéria sobre isso na edição especial da Scientific American sobre a Mente. A matéria é boa não somente por ser um resumo bem-feito, quanto também por conter uma bibliografia bem vasta sobre isso e sobre como são feitas essas comprovações científicas.

Agora, Toskinha, dizer que você "não pode ser boa em ciências exatas" é não saber direito do que estamos tratando. Estamos tratando de tendências de grupo - certas características anatômicas do cérebro FACILITAM ou DIFICULTAM aparecer certas características mentais, mas em geral não IMPEDEM. Outra: essa de "ciências exatas" é uma simplificação um pouco grosseira, pois na verdade há certas tarefas que podem ser consideradas "de exatas" em que geralmente as mulheres se saem melhor - como lembrar dos detalhes de uma disposição espacial de objetos.

Isso não tem nada de machismo ou inquisição. Não tem nenhuma relação a salários menores pras mulheres. Não é nada disso. É apenas ciência, secamente falando. Querer duvidar de fatos naturais por razões políticas e sociais é ridículo.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Henrique Vicente.
Isso não é lógica MAS: isso não é lógica MAS isso é porque o homem tem uma visão espacial melhor, ou seja, ele tem uma noção melhor de profundidade.
Já por outro lado, a mulher consegue encontrar objetos perdidos com mais facilidade...
como Patola falou logo abaixo, isso é pura verdade cientificamente provada, se você não quer aceitar isso aceite então como uma aberração da matemática que faz as coisas parecerem verdades... ao menos em provas :)

Patola, só uma dúvida... eu fui na Livraria Cultura aqui de Recife sábado passado, e ela deve ser no mínimo 15 vezes maior que a maior que eu conhecia, por aí ela também é assim? Ou por aí as livrarias são também grandes...? só curiosidade porque eu fiquei impressionado :)
Comentário de Henrique Vicente.
Será...: será que mulheres tem uma capacidade de memorização melhor? :) Vai que é... hahahah
eu também não lembrava...
Comentário de Toskinha
Patola, eu não nego diferen: Patola, eu não nego diferenças biológicas. Eu ainda não li a respeito de um estudo que diz que enquanto os homens tem uma capacidade de concentração maior, nós mulheres somos multitarefas e os homens não. Mas eu não questionaria este estudo, desde que fosse sério, claro, porque eu sou exatamente assim e todas as pessoas que eu conversei são também.
Porém ainda não vi um estudo que apóie quem diz que "mulheres são menos aptas para ciências exatas" como eu ouço tanto repetir. Esta história de matemáticas, físicas e noção de espaço. E também não entendi a questão do estacionar o carro, o cara acabou se perdendo no próprio argumento, e posso apresentá-lo a muitas mulheres que não correspondem a este esteriótipo, e muitos homens que correspondem. São todos exceções à regra?
Comentário de Patola
Diferenças - quais elas são: Ah, bom. Agora acho que entendi. Pelo que você disse aí, das ciências exatas, me parece que o que você leu que falava sobre diferenças entre a "mente masculina" e a "mente feminina" ou era mal escrito ou era preconceituoso mesmo. Como eu disse, algumas generalizações são imprecisas: falar que os homens têm "maior propensão às ciências exatas" ignora o fato de que as mulheres em geral são melhores para algumas tarefas desse grupo. Pra piorar, ainda existe o fator ambiente: não é surpresa que por causa da influência dos amigos, sociedade, pais, etc., é muito mais provável que um homem curse algo de ciências exatas do que uma mulher.

Mas o fator ambiente não elimina o fato de que os cérebros masculinos são em geral melhor preparados, genericamente, para a maioria das tarefas relacionadas a ciências exatas; por exemplo: os homens conseguem rotacionar tridimensionalmente um objeto complexo na mente com muito mais precisão e rapidez do que as mulheres.

"Ciências exatas" é só um exemplo; existem várias outras características associadas à típica mente masculina e à típica mente feminina.

Algumas dessas características já foram mapeadas, por exemplo, pra certos neurotransmissores e hormônios que existem em quantidades e até áreas diferentes em homens e mulheres. Em alguns casos, foram mapeados à anatomia cerebral (o corpo caloso das mulheres, por exemplo, é mais grosso e une melhor as duas metades dos cérebros do que os dos homens - veja que sempre "em geral").

Acho que pra você solucionar suas dúvidas sobre isso você deveria procurar ver (se se interessar mesmo pelo assunto) o livro e a revista que eu citei. São sugestões sinceras que eu já li, sim - não estou falando de orelhada ou para parecer erudito, juro. Também já li alguns livros (um deles sendo o "Lógica Não-Zero" do Robert Wright) que criticam a postura hiperfeminista de querer descartar qualquer pesquisa que tente explicar diferenças mentais entre os sexos.

No mais, exceções existem, e normalmente são tão aparentes que nem percebemos que não são comuns. Quem não conhece UMA menina que seja muito boa em ciências exatas? Agora, quem pode dizer o contrário - que quase todas as meninas que conhece são melhores do que os meninos nas ciências exatas? Isso não acontece não só por fatores sociais (pra entrar no mérito eu teria que escrever muito, deixa pra lá :)).

Outra pessoa que você deveria ler que sabe muito bem o que fala é a feminista "anti-hiper-feminismo" Camille Paglia. Ela é muito direta no que diz, e uma de suas asserções mais potentes é a de que o fato de que a esmagadora maioria dos grandes gênios da humanidade terem sido homens se deve não muito à estrutura social em si, mas mais por causa de tendências inatas que diferenciam homens de mulheres: Eles são em geral mais obsessivos, mais desligados da realidade, mais até interessados em fazer algo pra impressionar o sexo oposto. ;) E essa conclusão casa muitíssimo bem com uma disciplina bem recente, a dita psicologia evolutiva, que procura explicar comportamentos humanos através da seleção natural ("determinado comportamento evoluiu para otimizar isto, isto e isto...").

OBS.: Estivesse eu com mais tempo e meus livros à disposição aqui no trabalho, colocaria algumas estatísticas interessantes sobre comportamentos femininos e masculinos típicos. A tipicidade deles normalmente ultrapassa os 90%, o que indica um grau muito grande de conformação.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Patola
Livraria Cultura: Sim, são enormes. Mas grande mesmo é a FNAC...

Mesmo assim, não são tão completas quanto eu gostaria. Tem muito livro que eu gostaria de ler que só encontro no exterior. Gosto muito de ler sobre biologia, ciência cognitiva, psicologia evolutiva e genética e os melhores livros sobre esses assuntos não estão ainda em português.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Toskinha
Pois é, estes pontos eu não: Pois é, estes pontos eu não concordo. Qualquer estudo pode mostrar que crianças tem sua inteligencia formada muito cedo. Que crianças melhores estimuladas se tornam adultos mais inteligentes. Que as meninas tiram melhores notas nas escolas. Que uma época havia igual proporção de homens e mulheres, segundo me disse uma vez Maddog. Seria de se estranhar que um menino que cresceu desmontando carrinhos consiga "rotacionar tridimensionalmente um objeto complexo"? Será que existe algum estudo que leva em consideração a criação, a formação, as influencias externas no resultado final? Ou simplesmente pegaram o quadro final e analisaram?
Você diz que "quem pode dizer o contrário - que quase todas as meninas que conhece são melhores do que os meninos nas ciências exatas". Você pode pegar esta frase e mudar as minorias: negros, homossexuais, e o resultado vai ser o mesmo. Entendeu?
Um artigo que eu escrevi baseado no exemplo da Malasia foi amplamente combatido aqui, até mesmo por você, que se recusou a admitir a possibilidade de a simples formação ter uma influência muito maior do que se quer admitir. Pois o Maddog em dezembro, no Conisli, me disse que na Malásia, a situação está cada vez mais pendente pro nosso lado. Depois de atingir um percentual de 70% da área de informatica - programadoras, analistas de suporte, help desk, gerencia - de mulheres, o governo está adotando incentivos para aumentar o número de homens na computação. Eles devem ser aliens...
Comentário de Henrique Vicente.
vê só...: Fatores biológicos são fatores biológicos, eles não são ditadores da vida de ninguém, por isso não é uma "excessão à regra", mas sim alguém que tem "sorte"..., eles apenas influenciam, positivamente ou negativamente.
Como eu falei antes não generalizei que mulheres são menos aptas à ciências exatas, e sim que temos várias diferenças e nos unirmos, afinal, como eu poderia generalizar tanto? Se eu estivesse generalizando dessa forma ai eu estaria descriminando provavelmente, mas eu não afirmei, para mim o fato de mulheres estarem mais no campo de humanas tem haver com a sociedade, mas não descarto que fatores biológicos também influenciem isso.
O que eu falei, pelo amor de Deus, me entenda dessa vez!
Foi que algumas coisas um faz melhor e outro não, de forma generalizada, claro, há exceções à regra, mas quando eu falei nisso eu fui bem específico, alias, muito bem, por exemplo: o clássico manobramento de um carro no estacionamento... você pode me apresentar quantas mulheres você conhecer que estacionam o carro bem, mas, convenhamos que é fato notável que normalmente possuem maior dificuldade devido a terem que prestar mais atenção... serem mais cautelosas.. uma vez que a visão espacial não é tão desenvolvida quanto a do homem. Dizer que eu estou falando abrobinha sobre isso soa-me como piada ou "cegüeira". Se eu me perdi nesse argumento me diz onde, ao menos para tentar explicar melhor.

PS: Porque você não acredita nesses estudos mesmo eles não denegrindo ninguém e sim mostrando as diferenças? Eu me lembrei de uma comédia com um negro que era mais preconceituoso consigo mesmo que as outras pessoas com ele... não sei se é o seu caso, se for eu compreendo e espero que melhore, ninguém aqui, se você analisar bem, não estava querendo denegrir ninguém, muito menos dizer que alguém era superior a outra pessoa :)
Comentário de Patola
Diferenças - você ainda não concorda?: Não te interessa saber que os biólogos pensaram nisso muito antes? Veja, o fato de a criação influir na capacidade cognitiva não quer dizer que a determine. O que você parece induzir é o seguinte: "Os meninos hoje se interessam muito mais por matemática que as meninas. Percebe-se facilmente uma pressão social para que isso aconteça. Logo, TODA a razão de os meninos se saírem melhor em matemática é essa pressão social!" - esse raciocínio está tão incorreto quanto não levar em conta as pressões sociais e achar que é tudo resultado das diferenças biológicas entre os sexos.

Os estudos biológicos nesse campo já analisaram MUITO MAIS sociedades que apenas a da Malásia e a das civilizações ocidentais. Existem estudos imensos feitos nesse sentido, inclusive com crianças com anormalidades cerebrais e sexuais (que é onde conseguimos saber mais coisas sobre o cérebro humano).

Claro, só que as estatísticas desse tipo são coisas altamente técnicas, não facilmente encontráveis pela web - mas facilmente encontradas em livros especializados sobre o assunto, com todas as devidas fontes.

Você pode simplesmente não procurar saber mais sobre o assunto, mas estou vendo que baseia muitas de suas pressuposições nisso. Recomendo, portanto, fortemente que leia os livros adequados para dissipar essas noções factualmente incorretas de diferenças entre os sexos.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Toskinha
Sim, me interessa, e não, ai: Sim, me interessa, e não, ainda não tive motivos pra concordar. Já encomendei a revista e estou esperando, vou ler alguns livros que algumas pessoas me recomendaram, mas até agora, não vi prova nenhuma. Apenas suposições de pessoas que não me dão referencia nenhuma destas suposições. E como eu digo, se procurarmos, vamos encontrar inúmeros estudos que provaram que a Terra girava em torno do Sol, que os alemães era superiores. Tem um muito interessante que dizia que os brancos tinham o cerebro maior enquanto os negros eram mais bem preparados para tarefas físicas. A mesma alegação de que "são diferentes, ninguém está dizendo que alguma coisa é inferior a outra", porém é obvio o preconceito embutido.
Você é que se nega a ver fatos, um país inteiro que demonstra que estes estudos são furados. É muito estranho ver que a simples criação diferenciada cria exemplos como Ada Byron ou Grace Hopper. Como diz o Roxo, "Números e estatísticas são uma maravilha. Basta você torturar direitinho que eles confessam o que você quiser!"
Mas é obvio que não vai ser o Patola que vai admitir alguma falha na própria teoria...
Comentário de Ednei Pacheco
Muitas vezes a questão não: Muitas vezes a questão não é ter memória forte, e sim o impacto de que determinados eventos causam. Quer um exemplo? Lembram-de duma velha máxima que "quem bate não lembra, mas quem apanha nunca esquece"?

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Tauren
"oia so" 2:
Nussa! toskinha querida...vc já ta saindo dos trilhos e já ta falando absurdos alias nem parece que leu direito muita coisa o que eu escrevi mas nem vou explicar mais pra vc por que sua cabeça e mais dura que um diamante e não vai entender mesmo alias em momento nenhum citei que a globo era a única fonte de informações desse mundo. A seguir eu respondo alguns trechos do seu comentário:


“invés de ficar apenas querendo dar uma de engraçadinho para se aparecer pros coleguinhas
Comentário de Patola
Malásia: Não é que eu esteja ignorando a Malásia, querida. È que sempre nos devemos guiar pelas estatísticas: se estimadas 100 mil pessoas viram o Sol cair em Portugal no dia do Milagre de Fátima, mas dezenas de milhões de pessoas perto e ao redor viram o Sol continuar exatamente no mesmo lugar, e a única evidência que eu tenho é o testemunho, é lógico que eu acredite no testemunho da maior quantidade possível de pessoas.

Claro, o que estamos falando aqui não é bem testemunho. Mas a Malásia é um país apenas eu posso arriscar que todos os outros países não oferecem essa mesma maioria de posições de mulheres em corpos técnicos desse país, que, aliás, culturalmente, é considerado bem exótico em seus costumes sexuais e, portanto, poderia ter isso relacionado a esse fato.

Portanto eu posso dizer mais ou menos o mesmo de você: você escolheu ignorar todos os outros casos.

Bom, para continuar o assunto, eu fiz uma pesquisa no Google. Até agora eu estava evitando isto porque toma algum tempo e porque o material de internet normalmente não é confiável - posso apostar que dadas as palavras-chave certas eu poderia encontrar opiniões de todo tipo que quiser.

MAS o Google se mostrou melhor do que deveria. Entre os primeiros links, achei (1) Um que fala de forma resumida, com referências e exatidão os aspectos das diferenças neurais entre homens e mulheres, condizente com os livros que tenho lido; (2) Um que ilustra uma história que mostra como a identidade sexual, junto com certos hábitos, são realmente inatos; este exato texto eu já li em um livro recentemente; (3) Uma crítica de livro do famoso e competentíssimo psicólogico cognitivo Steven Pinker, autor de "Como a Mente Funciona" e "Tábula Rasa". Os links estão abaixo:

http://serendip.brynmawr.edu/bb/neuro/neuro99/web3/Bartek.html
http://www.faculty.virginia.edu/sexdifferences/article18.html
http://slate.msn.com/id/3005/
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx

LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004