Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Retrospectiva 2005 no BR-Linux, parte 1 - Janeiro a Junho

Veja abaixo a primeira metade da retrospectiva do BR-Linux em 2005, com um resumo do que aconteceu de janeiro até junho. A segunda parte também já está disponível, e conto com todos vocês para me ajudar a corrigir eventuais erros ou omissões. Aproveito para perguntar: na sua opinião, quais foram as notícias mais interessantes do primeiro semestre?


Janeiro



Linux, Inc: Linus Torvalds entre os melhores administradores na Business Week

2 - Nova política de publicação de artigos e tutoriais: O ano começou com o congelamento da antiga área de tutoriais do BR-Linux, permitindo concentração de recursos na divulgação e notícias. "Conforme anunciado no final de 2004, a antiga área de artigos e tutoriais do BR-Linux está entrando em fase de congelamento. A mudança ocorre devido à proporção que a área de notícias vem alcançando, considerando que nossos recursos (principalmente o tempo) são limitados, e que hoje há grande quantidade de sites nacionais voltados para a publicação de tutoriais e artigos escritos pela comunidade. Recomendamos que os usuários interessados em publicar seu material inédito (artigos ou tutoriais) sobre software livre procurem o Viva o Linux (site do gênero mais votado na nossa recente eleição dos Favoritos da Comunidade), e depois mandem para cá o link como sugestão de notícia. Afinal, não é porque o BR-Linux não vai mais hospedar, que não podemos contribuir para a divulgação."

4 - Business Week inclui Linus Torvalds entre os melhores administradores de 2004. O texto sobre Torvalds lembra que embora pareça improvável vê-lo nesta lista, o Linux hoje é uma das mais poderosas influências na computação mundial. Além de mencionar seu impacto sobre o mercado e sobre a rival Microsoft, o artigo cita a influência das decisões de Linus sobre empresas ligadas ao Linux, como IBM, Dell, HP e Intel.

6 - Comitê da OSI aprova nova licença da Sun: O comitê da Open Source Initiative responsável pela avaliação de licenças anunciou que avaliou a Community Development and Distribution License (CDDL), nova licença criada pela Sun, e concluiu que ela é compatível com a Open Source Definition.

7 - "Comunismo ameaça propriedade intelectual, diz Bill Gates": "Curiosamente, não consigo lembrar de nenhuma iniciativa da comunidade de software livre no sentido de "flexibilizar a legislação que protege a propriedade intelectual", como disse Bill Gates. Mas são comuns as tentativas de torná-las mais rígidas, reduzindo os direitos dos usuários e consumidores. E naturalmente elas não partem da comunidade. Trata-se de uma inversão importante e que talvez passe sem ser percebida na grande imprensa."

11 - IBM compartilha 500 patentes com a comunidade livre - Patentes de software não são positivas, mas já que elas existem (ao menos nos EUA), é interessante ver que empresas como a IBM e a Novell estão tomando iniciativas para usá-las em prol do software livre. As patentes disponibilizadas hoje são acessíveis a qualquer projeto que use uma licença classificada como aberta pela OSI (o que inclui a GPL), mas o LWN informa que a IBM também já disponibilizou outras patentes exclusivamente para projetos GPL.

13 - Red Hat torna mais aberto o processo de desenvolvimento do Fedora: Um artigo do News.com informa que a Red Hat tomou várias medidas para tornar mais aberto o processo de desenvolvimento do Fedora, para permitir e estimular maior envolvimento direto da comunidade. Entre as medidas anunciadas, estão incluídos a abertura do acesso ao CVS, a criação de um projeto Fedora Extras (em que a própria comunidade poderá manter pacotes que não fazem parte do Fedora Core), e o acesso diferenciado a recursos de desenvolvimento.

17 - Criador do Samba une-se a Linus Torvalds no OSDL: O OSDL anunciou hoje a nomeação de Andrew Tridgel, PhD, o criador do software livre Samba, como o segundo (o primeiro foi Linus Torvalds) a receber o título de 'OSDL Fellow', conferido a desenvolvedores considerados como estratégicos, aos quais o OSDL oferece posições que lhes permitam manter o foco em suas contribuições para a comunidade de software livre.

21 - Business Week: Linux, Inc.: A Business Week publicou uma matéria explicando sob o ponto de vista de administrativo e financeiro como funciona o processo de desenvolvimento e o modelo de negócios do Linux. Quanto ao modelo de negócios, a revista comenta principalmente sobre como as empresas que distribuem o Linux obtém lucros (e dá exemplos como o da Red Hat, com lucros triplicando, e da HP, que dobrou a venda de servidores com Linux pré-instalado, atingindo US$ 3 bilhões). No que diz respeito ao processo de desenvolvimento, ela se refere (com bastante detalhes) à manutenção do kernel, comparando a época em que todos os patches eram selecionados quase que diretamente por Linus Torvalds à realidade de hoje. Selecionei um trecho, com tradução livre

25 - BR-Linux em novo formato: Após 4 dias de transição (com os dois gerenciadores em pleno funcionamento), no dia 25 a capa do BR-Linux passou a ser gerada pelo CMS Drupal, com vários recursos extras, incluindo o registro de usuários e a moderação de comentários. O histórico de notícias de 2002 a 2004 foi preservado (as dos anos anteriores são saudosa memória...), os termos de uso do site foram atualizados, e o script em PHP que permite incluir as notícias do BR-Linux em outros sites automaticamente foi adaptado aos novos endereços. Ano novo, CMS novo!


26 - Vírus ataca rede do governo federal e Serpro anuncia migração para o Linux: "O Serpro ainda não sabe a origem do vírus, mas garante que em breve os sistemas de todo o Brasil estarão normalizados. Até o momento, só a rede de Brasília foi reativada. Segundo Sérgio Rosa, quando as redes migrarem para plataforma Linux, que é software livre, os sistemas do Serpro ficarão menos vulneráveis a ataques desse tipo."


31 - Primeira menção ao PC de 100 dólares de Nicholas Negroponte: "O Red Herring tem a notícia sobre o novo projeto de Nicholas Negroponte, o visionário tecno-utópico do Media Lab do MIT e co-fundador da Wired que ainda deve estar na memória de todos os envolvidos com a Internet pré-bolha .COM. O projeto não é algo inédito: um PC portátil de 100 dólares, com tela de 14 polegadas, rodando Linux." O notebook de 100 dólares era mais que isso, e voltou às páginas do BR-Linux várias vezes ao longo do ano.

 
 

Fevereiro



PC Master "assume" o Linux, e Mandrakesoft compra a Conectiva

02 - Insigne Free Software Brasil é uma das fornecedoras de sistema operacional do PC Conectado: "A Insigne Free Software Brasil, empresa que desenvolve o Insigne GNU/Linux, é uma das empresas que deverá fornecer uma distribuição Linux para o PC Conectado." Faltava apenas haver o PC Conectado, mas o ano mal começara...

04 - Carnaval dos plantonistas de administração de sistemas: O BR-Linux manteve uma programação especial de Carnaval, mais relax, incluindo variedades e até mesmo quadrinhos, para aliviar o tédio dos plantonistas em CPDs de todo o Brasil.

04 - PC Master: "A Revista do Linux e do Software Livre: A partir de sua edição 93, o subtítulo na capa da revista PC Master foi alterado para "A Revista do Linux e do Software Livre". O editorial deu mais detalhes sobre as razões e intenções.

07 - Lançado o Slackware Linux 10.1: No anúncio oficial, Patrick Volkerding agradeceu ao GUS-BR pela contínua ajuda nas correções de segurança.

08 - Força de paz brasileira no Haiti usa Linux: O usuário Klaatu, participante de longa data do BR-Linux e integrante do grupo militar deslocado pelo Brasil para atuar na missão da ONU no Haiti, enviou o relato comexclusividade para o BR-Linux.

15 - Bill Gates para primeiro-ministro da Dinamarca: patentes de software ou 800 empregos a menos: "Recentemente o governo brasileiro recusou um convite para um encontro com Bill Gates, causando controvérsia principalmente entre os que acreditavam que o presidente deveria saber o assunto da conversa antes de rejeitá-la. Não sabemos qual seria o tema, mas hoje a imprensa internacional traz o relato de um encontro similar ocorrido em novembro entre Gates e o primeiro-ministro da Dinamarca, acompanhado do ministro da Economia e do ministro da Ciência de seu país. Trecho da cobertura do The Inquirer: "Bill Gates disse ao primeiro-ministro dinamarquês Rasmussen que 800 empregos iriam desaparecer se o país se opusesse à diretiva de patentes de software da União Européia"."

15 - Substituição do logo causa polêmica na comunidade FreeBSD:
“Os últimos dias têm sido de intensas movimentações na comunidade FreeBSD mundial. O motivo: uma competição para eleger o novo logo do projeto. O vencedor foi notícia no BR-Linux em novembro.

17 - IstoÉ Dinheiro: "Multinacional Linux": "A cadeia produtiva montada hoje em torno do Linux é tão sofisticada quanto qualquer outro setor da indústria mundial. Tudo por um simples motivo: o software se tornou um grande negócio e uma real opção ao Windows."

22 - PC Conectado poderá virar caso de Justiça: "O deputado federal Julio Semeghini (PSDB-SP), da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, ameaçou ir à Justiça, caso o governo decida deixar de fora a opção de computador com Windows no programa PC Conectado."

22 - Info: "Cobra apresenta ao governo seu PC Conectado: “A Cobra Tecnologia, uma empresa do Banco do Brasil, informou já ter apresentado ao governo federal o seu modelo de computador para o programa PC Conectado. Segundo a empresa, o equipamento custará 1,44 mil reais - esse valor deve ser parcelado."

24 - Mandrakesoft compra a Conectiva: "A francesa Mandrakesoft, produtora do Mandrake Linux, acaba de anunciar a compra da Conectiva por 2.3 milhões de dólares. Um press release no site da Mandrakesoft detalha a atuação das duas empresas em seus respectivos mercados e menciona as vantagens da fusão, mas oferece pouco em termos de detalhes sobre o negócio. Com a aquisição a Mandrake leva "de brinde" tecnologias como o APT para RPM e o gerenciador de pacotes SMART, entre outras, desenvolvidas pela equipe da Conectiva." No mesmo dia, noticiamos os resultados da coletiva telefônica que os CEOs da Mandrakesoft e Conectiva concederam à imprensa, e dias depois tive a oportunidade de entrevistar Gaël Duval, criador do Mandrakelinux, sobre a aquisição da Conectiva - graças à intermediação do Marco Tulio da Silva Lima.

25 - Brasil vence Índia e abrigará centro Linux da Nokia: "O Brasil ganhou uma disputa com a Índia por um centro da Nokia de desenvolvimento de aplicativos com base em softwares livres para celular, de acordo com notícia divulgada pelo Terra." O centro, conhecido como INDT, já está instalado, empregando brasileiros e produzindo software livre.


 
 

Março



IRPF no Linux, internacionalização de mensagens de ajuda do kernel, PowerPC na escrivaninha de Linus

01 - Disponível o programa para declaração do Imposto de Renda 2005 no Linux


02 - IDG Now: Governo adia PC Conectado para abril: "O projeto do PC Conectado, iniciativa do governo federal que prevê a venda de computadores de baixo custo, cujo lançamento estava previsto para março, foi adiado e deve estar concluído até a segunda quinzena de abril".

04 - Tradução dos helps do kernel para português brasileiro: O leitor Fabricio Vaccari Constanski escreveu anunciando seu projeto pessoal, sem imaginar a movimentação que a idéia geraria nas semanas seguintes, após tomar corpo na discussão dos comentários no BR-Linux.

06 - Criador do g++ assume presidência da Open Source Initiative: Menos de um mês após Eric Raymond deixar a presidência da OSI em favor de Russ Nelson com o objetivo de melhor adaptar a organização à nova realidade do código aberto também sendo tema de interesse de governos e grandes corporações, temos uma nova mudança no ocupante da presidência do grupo. O novo escolhido, confirmado nesta sexta-feira como presidente interino, é Michael Tiemann.

07 - Tradução das mensagens do help do kernel gera projeto de internacionalização: "A resposta foi bem melhor do que se esperava, e também surgiu nos comentários do BR-Linux: não há suporte a internacionalização destas mensagens, mas o desenvolvedor brasileiro do kernel Arnaldo Carvalho de Melo criou o suporte necessário (permitindo o suporte a múltiplos idiomas - nas mensagens de ajuda, e não nos printk) em pouco menos de 3 horas após saber da demanda, e já disponibilizou os arquivos .po para a tradução para o português brasileiro, que já estão sendo editados cooperativamente por alguns leitores e interessados, em um trabalho coordenado na lista de discussão criada originalmente pelo Fabricio Constanski."

07 - Conselho da UE aprova patentes de software contrariando decisão do parlamento europeu: “A Presidência do Conselho declarou hoje que o acordo de software de 18 de maio de 2004 foi adotado, em violação das regras procedurais e apesar da evidente ausência de maioria qualificada dos estados membros e dos pedidos de diversos Estados para reabrir as negociações.”

07 - Como colaborar disponibilizando conteúdo para a comunidade: Continuando com a reformulação iniciada em janeiro, o BR-Linux publicou um guia para facilitar a produção de artigos e informativos para a comunidade livre brasileira.

09 - Linus Torvalds aprova internacionalização das mensagens de ajuda do kernel: "Ontem o acme publicou o seu diálogo com Andrew Morton, que é mantenedor da versão 2.6 do kernel, sobre o projeto. Neste diálogo, recebeu o primeiro sinal de que o patch não seria rejeitado, e o compromisso de Morton de levar o assunto a Linus Torvalds. Pouco mais de 12 horas depois, acme publicou o anúncio crucial: Linus respondeu à mensagem e disse que vai aceitar o patch."

10 - Novell anuncia o SUSE Linux Professional 9.3: "A Novell anunciou preliminarmente o SUSE Linux Professional 9.3, previsto para meados de abril. Entre as novidades previstas estão a inclusão do OpenOffice.org 2.0 (pre-release), compatibilidade com o iPod, melhorias no suporte a laptops, GIMP 2.2, ..."



11 - Clones do Red Hat Enterprise recebem confirmação oficial da licença para distribuírem o software - sem a marca: "O artigo aponta corretamente que a GPL dá aos interessados o direito de distribuir cópias dos produtos lançados sobre esta licença, e menciona especificamente o Lineox, Pie Box Linux, CentOS e Whitebox Linux, que já lançaram ou estão para lançar produtos baseados na recompilação do código-fonte do recém-lançado Red Hat Enterprise Linux 4. A matéria informa sobre uma situação típica de produtos comerciais livres com marca conhecida: a obrigação de proteger sua marca registrada contra os que (intencionalmente ou não) praticam atos que possam diluí-la. Embora de modo geral existam nos EUA várias exceções (incluindo uso não comercial, menção em notícias, publicidade comparativa) que podem mencionar marcas sem preocupar-se com isto, os proprietários de marcas comerciais devem agir quando há pessoas que podem prejudicar a associação (do ponto de vista dos consumidores) entre sua marca e seus produtos - por exemplo, associando-a a outro produto. Mas a maneira que a Red Hat encontrou para proteger suas marcas combina com a filosofia do código aberto: ela enviou cartas para os distribuidores de clones, confirmando que a licença adotada pela empresa permite que eles redistribuam desta forma, e solicitando que deixem de mencionar a marca Red Hat ao se referir a seus produtos."



11 - Mozilla Foundation vai se concentrar no Firefox e Thunderbird, futuro da suíte Mozilla em debate: "Segundo o comunicado oficial, a Mozilla Foundation vai continuar suportando a versão 1.7 do Seamonkey (conhecido oficialmente como "suíte Mozilla", e mais familiarmente como "o Mozillão"), e concentrar-se no desenvolvimento da infra-estrutura da família Mozilla e em produtos standalone como o Firefox e o Thunderbird. Ao mesmo tempo, a fundação tem um plano de transição e vai prover infra-estrutura (CVS, ferramentas, etc.) para um grupo da comunidade que tenha interesse em continuar o desenvolvimento do Seamonkey, agora como um produto não oficial e reconhecido (na mesma categoria que o MiniMo e o SunBird)."

13 - Lançado Nero para Linux: "O Nero Burning ROM agora foi portado para Linux. O estranho é ser um freeware [grátis, mas não livre] vinculado à compra da suite completa que é para Windows. Ou seja, se você quer o NeroLinux terá que comprar a sua suite desenvolvida para Windows." Veja também: FlexBeta publica comparativo entre NeroLinux e K3b, do dia 16.

13 - Governo rejeita proposta de Windows XP Starter Edition no PC Conectado: "Segundo o diretor do Serpro, até o momento a Microsoft apresentou o sistema operacional Windows XP Starter Edition como proposta para o PC Conectado. O sistema, entretanto, apresenta algumas limitações, como permissão para a abertura de apenas três telas ao mesmo tempo e restrições para instalação em rede."

13 - Linus Torvalds adota PowerPC em seu desktop: "Foi-se o tempo em que as preferências e escolhas pessoais de Linus Torvalds eram base de argumentos e discussões na comunidade (no estilo "minha distribuição é a melhor porque o Linus a usa no trabalho, a sua é a pior porque ele só a usa em casa"), mas como esta história saiu na imprensa do mundo todo, hoje é domingo e até é possível apontar possíveis conseqüências do assunto sobre o desenvolvimento do Linux, vamos a ela: Linus Torvalds substituiu a arquitetura x86 pelo PowerPC em seu desktop pessoal (onde trabalha no desenvolvimento do kernel, inclusive). Ao comentar sobre a escolha, Torvalds afirmou que há um número suficiente de pessoas testando o kernel na arquitetura x86, e ele não precisa ser mais um destes. Ele também disse que a mudança para o PowerPC em parte é conseqüência de seu interesse em conhecer o "outro lado" da dupla de tecnologias de 64 bits que ele considera como dominantes (o lado que ele conhece bem é o x86_64). E aproveitou para frisar: “O Linux suporta 20+ arquiteturas, e o fato de eu pessoalmente acreditar que duas delas são mais provavelmente as mais relevantes não significa tanto.”



17 - Lançado o KDE 3.4

21 - Governo altera projeto do PC Conectado: “As alterações trazem mudanças significativas também no que diz respeito ao sistema operacional do PC Conectado. Isso porque, se fosse aplicado o modelo do bônus, o governo poderia estabelecer se o sistema operacional seria de código aberto, conforme defendia o grupo de software do programa, coordenado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Diante do modelo de redução tributária, não há como restringir o sistema operacional apenas para o software livre, deixando a escolha para o próprio consumidor. "O que teremos provavelmente é um crédito especial a ser repassado ao consumidor que optar pelo equipamento com código aberto", disse Alvarez. ”



22 - Vice-Presidente de Tecnologia do Banco do Brasil propõe criação da Organização Mundial de Software Livre: "Brasil está propondo a outros países a criação de uma Organização Mundial de Software Livre que terá por finalidade estabelecer um modelo empresarial e métodos de governança que incentivem à criação de um padrão internacional de desenvolvimento dos sistemas de código aberto." Meses mais tarde esta organização acabaria se transformando na OTUN, anunciada em agosto.

23 - Folha informa: o sistema operacional do PC Conectado será o Linux: “O computador popular do governo federal chega às lojas no próximo dia 15 de abril por R$ 1.400. Chamado de "PC Conectado", o programa de popularização de informática vai parcelar o valor em 24 vezes. Apesar de não estarem ainda definidos, os juros deverão ser de 2% ao mês, o que daria uma prestação em torno de R$ 74. Segundo o coordenador do projeto e assessor especial do Palácio do Planalto, Cézar Alvarez, para oferecer um preço menor, os fabricantes receberão incentivos fiscais. (...) Com o incentivo fiscal, não haverá necessidade de o consumidor comprovar que tem baixa renda para comprar. Segundo ele, a idéia é beneficiar também microempresários que necessitam de um bom equipamento. Depois de definidas todas as regras, fabricantes de computadores poderão se cadastrar para começar a oferecer o produto.”

28 - A Linux Magazine pergunta: Você tem um leitor de DVD em seu computador?: rodamos esta pesquisa a pedido da revista, e 69% dos leitores responderam que sim. Outros 12% disseram que iriam ter ainda no semestre corrente. Meses depois, foi lançada a primeira revista brasileira com um DVD de software livre encartado. Curiosamente, quem lançou foi a editora Digerati.

28 - Patrick Volkerding confirma: GNOME removido do Slackware: Confirmando anunciado em outubro de 2004, o Slackware Linux deixou de incluir binários do ambiente gráfico GNOME. O autor "optou por retirar o GNOME dos pacotes oficiais da distribuição com o argumento que se gasta muito tempo para empacotá-lo."

28 - A História do software livre e de código aberto: O Groklaw anunciou o início da publicação semanal dos capítulos do futuro livro sobre a História dos movimentos do software livre e de código aberto que está sendo escrito por Peter Salus.



30 - Linux rodando em um conector RJ-45 - ou quase: O NoticiasLinux publicou uma nota sobre o Digi Connect ME, um sistema Linux de apenas 18 gramas e pouco maior que um conector de rede padrão RJ-45 comum.

 
 

Abril



Surge o novo nome "Mandriva", BitKeeper gera controvérsia, e nada ainda do PC Conectado

01 - Linus Torvalds proclama: chegou a hora de substituir Tux: Daniel Fonseca Alves (dalves@intecom-net.com) enviou este link do Linux.org e acrescentou: “Linus Torvalds está com intenções de mudar o mascote do kernel para um outro, e já abriu um concurso de logos. Era primeiro de abril, claro.

01 - Driver genérico livre para winmodems e software modems: "Este artigo da Hardware Today apresenta a versão 0.2 do novo driver genérico para Winmodems (ou Soft Modems), desenvolvido inteiramente em user space (com apenas um hook implementado como um módulo do kernel) por Howard Aiken e Grace Hopper." O driver em COBOL foi uma brincadeira de primeiro de abril desenvolvida localmente pelo BR-Linux ;-)

01 - The Age: Paris Hilton ajudará a expor o Linux: Esta matéria do jornal The Age informa que, com o objetivo de obter maior exposição para a causa do software livre e de código aberto, a Open Source Development League recrutou a socialite Paris Hilton para as suas fileiras. Ainda primeiro de abril, claro.

03 - Fazendo o Gimp ficar mais parecido com o Adobe Photoshop: "Embora a quantidade de recursos do Gimp esteja permanentemente crescendo e já tenha atingido um patamar que supera as necessidades de muitos usuários, os usuários acostumados ao Adobe Photoshop costumam criticar a ferramenta livre mais pelas profundas diferenças de interface do que pelos recursos ainda ausentes."

03 - Os relatos do FLISOL: "O FLISOL (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) ocorreu neste sábado em 102 cidades da América Latina, incluindo 30 no Brasil. Durante as últimas 2 semanas o BR-Linux abriu espaço para as comissões organizadoras das install fests em todo o Brasil anunciarem seus planos, e elas aceitaram o convite. Agora chegou o momento de retribuir compartilhando os relatos!"

06 - PSL Brasil: Governo do Brasil decidiu que PC Conectado terá mesmo software livre: “O governo federal fechou questão e vai, mesmo, utilizar sistemas produzidos sobre a base de softwares livres nos microcomputadores do programa de inclusão digital PC Conectado. A definição saiu na tarde de ontem, após a apresentação de uma versão modificada do Windows Starter Edition realizada por representantes da MS . O sistema que já havia sido rejeitado, foi mais uma vez considerado insuficiente para equipar um milhão de máquinas que serão vendidas à preços populares."



07 - Mandrakesoft confirma novo nome: Mandrake + Conectiva = Mandriva: "Após a recente transação reunindo a Conectiva e a Mandrake, muito se especulou sobre qual seria o nome da nova companhia, enquanto seus representantes confirmavam apenas que a denominação iria mudar, e seria anunciada em breve. Na entrevista que Gael Duval (o criador do Mandrake Linux) concedeu ao BR-Linux, tivemos inclusive a oportunidade de informar a ele um palpite: "Mandraktiva". Pouco mais de um mês se passou, e na manhã de hoje recebemos da empresa a confirmação oficial de que nosso palpite errou por pouco: o novo nome será Mandriva."

07 - Pão de Açucar adota Linux - e nem precisou do 38 na cabeça!: "Muitas vezes o tempo se encarrega de trazer resposta a algumas declarações. É o caso desta notícia que complementa a infame frase "Linux? Nem com um 38 na cabeça!" proferida pelo então CIO do Grupo Pão de Açucar em 2002 e reproduzida com destaque em uma revista de grande circulação."

08 - Saiu o Ubuntu 5.04 "Hoary Hedgehog": “Saiu hoje a versão final do ubuntu Hoary Hegdehog. Essa versão traz muitas novidades em relação ao seu antecessor, Warty Warthog."

09 - PC Conectado é adiado mais uma vez: “O governo federal não vai mais anunciar o projeto de inclusão digital PC Conectado no dia 15 de abril, conforme o planejado"



12 - Governo discute notebook de US$ 100 - "O projeto pode ser útil para promover a inclusão digital dentro das escolas principalmente públicas, que abrigam cerca de 90% dos estudantes até 16 anos, de acordo com o assessor. Frajmund ressaltou que o notebook de baixo custo não faria parte, a princípio, da estratégia de inclusão digital PC Conectado do governo federal. No entanto, o projeto está mais próximo das alternativas diferenciadas propostas por empresas para a inclusão"

12 - Patch de internacionalização da ajuda do kernel: Lembram do projeto de internacionalização das mensagens de configuração do kernel do Linux?

14 - Lançado o Mandriva Limited Edition 2005 "O anúncio oficial inclui ainda um guia de pronúncia do novo nome da Mandriva, descrita como “a companhia anteriormente conhecida como Mandrakesoft”."

16 - Lançado o SUSE LINUX Professional 9.3

18 - Esquenta a discussão sobre o BitKeeper: "Linus Torvalds implantou há 3 anos um sistema de controle de versões proprietário, mas grátis, chamado BitKeeper, no kernel (da firma de seu amigo Larry McVoy). Pra piorar, o software tinha uma licença que impedia qualquer um que o usasse de escrever sistemas de controles de versão competidores. Um monte de gente ficou descontente com isso. Recentemente, o Andrew Tridgell, co-autor do Samba, anunciou que estava sniffando os pacotes do bitkeeper e estudando seus arquivos pra fazer engenharia reversa do produto e criar um substituto livre compatível. O Linus não gostou disso e pediu pro Tridgell parar. Ele não parou. O Larry McVoy ficou nervosinho e cessou a 'versão grátis' do BitKeeper, forçando Linus e os outros a pararem de usá-lo."


 

18 - "Transformando" seu Freedows Lite em Fedora Core 1 - Trecho: “Apesar da Freedows levar a sério a "falta de suporte" ao Freedows Lite, inclusive com pacotes quebrados e atualizações que não são feitas para quem não tem o Freedows registrado, com um pouco de esforço o seu Freedows Lite pode ser mantido com pacotes de alta qualidade e atualizados.”

21 - Andrew Tridgell dá sua versão sobre a 'Guerra do BitKeeper' - Em resumo, sua versão é consistente com a informação anterior de que ele não é nem foi usuário do BitKeeper, não estando portanto sujeito aos seus termos de licença ou a qualquer acordo de serviço ou suporte. Consta que o que ele realmente fez foi abrir uma sessão 'telnet' para a porta 5000 (específica do BitKeeper) em um servidor, digitar o comando 'help' e estudar as informações exibidas pelo mesmo. Em seguida, ele teria usado um equivalente ao comando echo clone | nc thunk.org 5000 > e2fsprogs.dat.

25 - Parecer da FGV atesta viabilidade legal da proposta de obrigatoriedade de software livre no governo: “O governo já tem a tese jurídica para garantir a viabilidade do decreto que determina a obrigatoriedade do software livre. O Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI) pediu um parecer sobre a viabilidade jurídica do programa de implementação do software livre à Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio. No estudo, de 37 páginas, sete professores concluem que o governo pode exigir o uso do software livre pelos diversos órgãos da administração pública."

25 - Ministro do Desenvolvimento defende software proprietário no PC Conectado: "Em meios aos esforços do governo federal para promover o software livre, Furlan disse que o Brasil está se transformando em um produtor relevante nesse segmento e deve ver a propriedade intelectual como algo positivo para o País'

27 - Elio Gaspari e as declarações do Ministro do Desenvolvimento sobre o PC Conectado: "Lula precisa chamar os ministros José Dirceu e Luiz Fernando Furlan para que lhe expliquem a posição do seu governo em relação à competição dos "softwares livres" com os "softwares proprietários". (...) O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio disse o seguinte: 'Parece estranho que um país que está avançando na produção de software, tendo um universo extraordinário de empresas pequenas e médias atuando, possa discriminar o software proprietário'. Estranho para quem, cara-pálida? O doutor Furlan é ministro de um governo que está brigando com a Microsoft para impor programas abertos, como o Linux, à administração pública e às máquinas do futuro programa PC Conectado"

27 - Lula quer PC Conectado aprovado com urgência: "Segundo Lula, o governo definiu que o projeto será encaminhado em caráter de urgência ao Legislativo. "Um projeto dessa magnitude não pode ficar três, quatro, cinco, dez, doze, quinze anos tramitando. Essa tem que ser uma coisa de poucos dias"

29 - UFPR inaugura Laboratório Multiterminal com Software Livre: “A Universidade Federal do Paraná inaugurou dia 19 de abril o Laboratório Multiterminal com 60 terminais ligados em 15 computadores Pentium 4 de 2.26GHz. 'O laboratório é pioneiro no mundo na utilização da tecnologia multiterminal em software livre."

29 - Firefox ultrapassou nesta sexta a marca dos 50 milhões de downloads: “Nesta sexta-feira, depois de 171 dias do lançamento oficial, o Mozilla Firefox alcançou a marca de 50 milhões de downloads - e não pára de crescer.”

 
 

Maio



BrOffice e os 26 aplicativos livres do PC Conectado

05 -
Mais sobre o Insigne Six System: “A invenção permite utilizar uma só unidade de processamento ( o 'cérebro' do computador) para conectar até seis conjuntos de monitor, teclado e mouse, atendendo simultaneamente o mesmo número de usuários."

12 - Editora do Groklaw é atacada covardemente: Esta foi a primeira notícia sobre o "caso SCO" a atrair a atenção dos leitores em 2005. E mostra bem o nível a que este processo chegou. Um artigo de Maureen O'Gara publicado online pela revista LinuxWorld expôs endereços, telefones e hábitos de familiares e conhecidos de Pamela Jones (mantenedora do conhecido site Groklaw, que se destaca por cobrir os aspectos legais do software livre, e em especial o caso SCO).



12 - OpenOffice.org: mudança de nome à vista!: “O Open Office, conjunto de software para escritório gratuito e de código aberto, ganhará em breve novo nome. Segundo Cláudio Ferreira, coordenador geral da comunidade openOffice.org.br, entidade responsável pelo programa, a mudança acontece porque a marca foi registrada, em 1996, pela BWS, uma empresa de informática do Rio de Janeiro. "Como a comunidade foi fundada depois, em 2000, infelizmente teremos que optar pela mudança", afirma. A comunidade openOffice.org.br já entrou com processo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para o registro da nova marca."

12 - Ferramenta ajuda a localizar plágio na Web: “Vasculhar a Internet em busca de conteúdos semelhantes ou copiados sem autorização prévia é o objetivo principal do Copyscape. Trata-se de uma ferramenta de busca que pode ser utilizada para acompanhar os caminhos de um conteúdo publicado e descobrir se foi plagiado por algum website."

12 - PC Conectado: Governo confirma que financiamento do BNDES irá só para PCs com software livre:

12 - Lançado o BIG LINUX 2.1

12 - PC Conectado terá 26 programas em software livre Conforme anunciado anteriormente, as configurações mínimas para o equipamento incluem memória RAM de 128 Megabytes (MB), disco rígido de 40 Gigabytes (GB), fax modem de 56 Kilobits por segundo (kbps), placas de rede, som e vídeo e monitor de 15 polegadas. Entre os aplicativos estão sistema operacional, editor de texto, planilha eletrônica, softwares de apresentação, navegador de internet, antivírus, entre outros. No total, está prevista a inclusão de 26 aplicativos.

15 - Positivo gostaria de ver XP Starter Edition no PC Conectado, enquanto MS diz que liberdade foi preservada



15 - "Caso Groklaw": editores da LinuxWorld pedem demissão em protesto contra artigo de Maureen O'Gara e entrevista de CEO

16 - Lançada a versão 2.0 do FreePascal: As principais novidades são: mais CPUs (AMD64, SPARC, PPC (32 bit), ARM), e plataformas (Mac OS classic, Mac OS X, MorphOS, Novell Netware) suportadas, suporte a threads, ...

18 - Folha critica PC com Linux da Positivo: “Em matéria da Folha Online, comenta-se a análise do computador da Positivo que vem com GNU/Linux. O modelo que será lançado dentro do programa do governo PC Conectado é semelhante."

 
 

Junho



fisl6.0, polêmica com banners da Microsoft, licenciamento da marca Linux

01 - Acompanhe o fisl6.0 por vídeo, IRC, RSS e pelo BR-Linux:
O BR-Linux cobriu o fisl6.0 praticamente "ao vivo", com apoio de toda a comunidade presente, e até mesmo de leitores que relatavam palestras que assistiam via transmissão em streaming pela Internet.

01 - Fotos e comentários sobre o "dia zero" do FISL

02 - As fotos de quinta-feira no FISL

03 - As fotos da sexta-feira no FISL

05 - Red Hat anuncia Fedora Foundation: “Mark Webbink, conselheiro geral da Red Hat, anunciou no evento Red Hat Summit que a Red Hat está tirando o Projeto Fedora de seu controle direto criando a Fundação Fedora. O objetivo é que o Projeto Fedora seja dirigido e controlado pela comunidade desenvolvedora."


 

07 - Lançado o Debian Sarge 3.1 r0

08 - CACIC- Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais: Já está disponível o site oficial do CACIC. Segundo o site, trata-se do “primeiro Software Público do Governo Federal"

09 - Apenas 0,03% das declarações do IRPF foram entregues usando Linux: A notícia vem do IDGNow: "Das 20,5 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) deste ano, 99,94% foram feitas na versão para o sistema operacional Windows, da Microsoft. Apenas 0,03% das declarações foram entregues pelo programa para Linux e 0,02% para o sistema operacional Mac OS, da Apple.

13 - Disponível o Fedora Core 4

13 - Banners da Microsoft na Linux Magazine nacional e internacional:
Recebi diversos contatos de leitores sobre a presença de banners da famigerada campanha "Get the Facts", da Microsoft, no site da revista Linux Magazine. Foi uma longa cobertura, com publicação de posicionamento da revista, publicação de editorial sobre o caso, divlgação de um abaixo-assinado pedindo o fim do anúncio da Microsoft na Linux Magazine e de outro abaixo-assinado - desta vez pró-anúncios da Linux Magazine.

13 - Projeto Gentoo anuncia que seu fundador agora trabalha para a Microsoft: “O fundador do Gentoo e ex-'Gentoo Chief Architect' Daniel Robbins iniciou em nova colocação na Microsoft em 23 de maio passado. De acordo com o próprio: "Estou ajudando a Microsoft a entender o código aberto e projetos baseados em comunidade."

14 - "Coisas que a Microsoft esqueceu de dizer" - Conheça os fatos sobre o TCO do Linux!: A campanha "Get the Facts", que vem sendo divulgada pela Microsoft há mais de um ano, procura demonstrar que o TCO de suas soluções proprietárias é mais favorável que a adoção de software livre. Embora controversa por natureza, várias fontes se deram ao trabalho de apontar razões pelas quais esta afirmação é falsa.

15 - Kurumin 4.2 final e Kurumin 5.0 beta2: “ Estão disponíveis para download os ISOs do Kurumin 4.2 Final e do Kurumin 5.0 Beta2. Como nas versões finais, estou fazendo um lançamento duplo, da versão 'estável' e da versão de 'desenvolvimento', onde vão sendo incluídos novos recursos.

15 - Mandriva anuncia compra da Lycoris: “O site DesktopLinux.com apresentou uma notícia relatando a compra da Lycoris pela Mandriva. Não custa lembrar que a Mandriva surgiu da fusão entre a Mandrake e a Conectiva e que, em março de 2004, a Mandriva tinha acabado de sair de uma concordata."

15 - Linux Magazine e InfomediaTV lançam CD com vídeos da cobertura jornalística do fisl6.0: "O 6o Fórum Internacional de Software Livre (FISL) em Porto Alegre foi um sucesso. Com a intenção de levar seus resultados ainda mais longe e atendendo a uma solicitação de seus leitores, a Linux Magazine, em parceria com a InfomediaTV, vai encartar um CD com a cobertura jornalística em vídeo do evento nos exemplares da sua edição de agosto." Os vídeos gerados pela Infomedia de fato foram encartados na edição de agosto, como anunciado.

15 - Assinada a medida provisória que institui o projeto PC Conectado:
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (15/06) a chamada "MP do Bem", medida provisória que desonera as empresas do pagamento de impostos e regulamenta o programa de inclusão digital PC Conectado." Esta medida perderia a validade meses mais tarde, ao não ser votada no prazo pelo Legislativo.

16 - Vídeos das palestras do FISL também serão disponibilizados: "Marlon Dutra, o presidente da Associação Software Livre.org, avisa: “A TV Software Livre, mantida pela Associação Software Livre.org, filmou e transmitiu todas as palestras do evento. Essas palestras foram gravadas em formato digital e estão neste momento em processo de recodificação (de DVD VOB para Theora)."

18 - Apesar da oposição, a verdade acontece: vídeo da Red Hat:
“Parece ter sido feito sob encomenda depois das polêmicas da semana! A Red Hat Magazine colocou um vídeo sobre Linux que é realmente muito bom. O título? Truth happens!"

19 - Flame FAQ - Como reconhecer - e evitar - as frases que costumam iniciar discussões acaloradas repetitivas: Após algumas semanas de discussões calorosas, o BR-Linux lançou um documento específico sobre o assunto.

21 - Conheça o PC Pré-Pago: sistema operacional bloqueia o uso quando acabam os créditos: "Trecho da reportagem da IstoÉ Dinheiro, edição de 22 de junho: “A Microsoft transformou o Brasil no laboratório de testes daquilo que pode ser a redenção da companhia em mercados de países emergentes, onde a pirataria é tão crescente quanto o uso de softwares livres semelhantes ao Linux."

21 - Mais sobre a adoção de Software Livre nas Forças Armadas:
No final de junho, a Marinha e a Aeronáutica apresentarão ao Ministério da Defesa seus planos formais para a adoção de software livre - programas de computador que podem ser instalados, copiados e modificados sem o pagamento de licença de uso - em todas as suas unidades. Com isso, seguirão o Exército."

21 - Vores Øl - A cerveja open-source: “A primeira cerveja open-source que inventaram! a receita está em http://voresoel.dk/main.php?id=71"

22 - Red Hat contrapõe seu anúncio ao da rival no site da Linux Magazine: Na semana passada a Linux Magazine causou grande polêmica ao aceitar publicar em seu site um banner da Microsoft incluindo referência à campanha 'Get the Facts', e na esteira do debate seu editor-chefe expôs em sua argumentação a raridade de anúncios de outros proponentes do Linux.

24 - Como funciona a moderação de comentários no BR-Linux - Guia rápido (atualizado): outro documento publicado em conseqüência de semanas agitadas nos debates.

24 - Vídeos da cobertura jornalística do FISL já estão no site da InfoMedia: “A cobertura completa sobre tudo que aconteceu ao longo do sexto Fórum Internacional do Software Livre. É isso o que você vai encontrar na Web TV edição inédita do InfomediaTV. Mantendo a tradicional postura crítica, analisamos os aspectos políticos, econômicos e filosóficos das soluções livres." São os mesmos vídeos encartados na edição de agosto da Linux Magazine.

27 - Mudanças no licenciamento da marca "Linux": “O editorial do LWN.net, publicado no dia 23/06, apresenta um pequeno histórico dos problemas envolvendo o uso da marca Linux, desde quando William Della Croce registrou a marca nos Estados Unidos, em 1996, e começou a processar as empresas que utilizavam esta marca em seus produtos."

27 - Imagens ISO oficiais dos 5 CDs do SUSE 9.3 estão disponíveis: "Márcio H. Ferreira (marcio%lac.usp.br) foi o primeiro a avisar que a Novell liberou o SUSE 9.3 no ftp. Se você estiver interessado, procure em seu mirror favorito do FTP da SUSE - se ele já estiver sincronizado, as imagens ISO dos 5 CDs de instalação do SUSE 9.3 estarão no diretório i386/9.3/iso." A disponibilização de imagens ISO oficiais foi mais um passo na direção de abertura que a Novell deu ao SUSE Linux, culminando com o anúncio do OpenSUSE, meses depois.

28 - Mais sobre a proposta de notebook de baixo custo para uso na educação: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou na tarde desta terça-feira (28/06) a criação de um grupo interministerial para que vai aprofundar a discussão tecnológica sobre a viabilidade do projeto do notebook popular e em que condições ele pode ou não ser implantado como estratégia de inclusão digital nas escolas."

30 - IDG Now: USP cria fliperama nacional usando Linux: “O primeiro fliperama com tecnologia 100% nacional é um jogo arcade de corrida ambientado nos autódromos brasileiros de Interlagos e de Curitiba, produzido com uso de softwares livre, sistema operacional Linux e resultado de parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Matic Entretenimentos."


Veja agora a retrospectiva do segundo semestre de 2005.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Carlao Bazuca
Um pequeno adendo...: Você esqueceu de mencionar que no FISL o pessoal do Debian-BR estava comemorando o "Nascimento do Sarge" com bolo, balão etc... Na realidade o Sarge não nasceu naquele dia, mas sim duas semanas mais tarde, de fórceps. :)

Mas é isso... A retrospectiva ficou muito legal Augusto, parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de deixar um grande abraço e votos de um feliz Natal à toda Throllada, quero dizer comunidade Brasileira!

Carlão Bazuca
http://www.brasileirinhas.com.br
Comentário de adilson
Augusto foi generoso com o Andrew Tridgel: Aquela foto dele deve ter uns 10 anos no mínimo ou generoso foi o fotógrafo! Eu tive a oportunidade de conhecer o Andrew em 2002 e ele já estava bem mais velhinho :)
Tá, eu sei, comentário inútil, mas estou aqui enrolando neste último dia de trabalho do ano e tinha que matar um pouco o tempo ;)
Boas festas a todo o pessoal que faz o br-linux o grande site que é. Até os trolls e ranhetas de plantão :-D
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de brain
Foto de divulgação: Fui generoso sim. É o espírito natalino!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004