Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dica: Studio to Go! Um estúdio de áudio profissional baseado em Linux

São projetos como este que mostram a evolução do Linux como plataforma para produção de áudio profissional. Studio to Go! é um Live CD contendo uma distribuição baseada Debian totalmente customizada para produção de áudio profissional. Inclui builds (com algumas melhorias) de renomados programas de áudio para Linux (Audacity com suporte ao Jack, Ardour, Rosegarden), kernel com patches para baixa latência e Realtime LSM, assim como algumas soluções proprietárias que permitem o uso de plugins VST. O projeto foi fundado e é mantido pelos core developers do Rosegarden.” A nota foi enviada por Leandro R. M. de Marco (leandromarcoΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Felippe Mercurio
Não é SL!!!: Poa meu, esse Studio To Go! é um produto, tem que comprar!!!!!
Fui seco pra baixar o Live-CD e me deparei com um link "Buy Studio to Go!".

Decepção.
Comentário de
Software livre: Todos os softwares livres incluídos no Studio to Go são distribuídos atendendo aos requisitos de suas respectivas licenças - inclusive o acesso ao código-fonte modificado pelos mantenedores do produto. O Studio to Go, em si, é um produto comercial sim, e me parece que não está disponível para download gratuito diretamente do seu produtor.
Comentário de Manoel Pinho
distribuições musicais: Essa relação possui diversas distribuições orientadas à música

http://sound.condorow.net/distro.html


Comentário de StanStyle
Por que?: Todos os softwares da lista você pode baixar, todos os patches de latência você pode aplicar, todos os plugins você pode configurar.
A versão mais barata é 44,00 USD o que não é nada se comparado ao Pro-Tools por exemplo.
Os caras precisam ter grana para o desenvolvimento, acho justa a proposta.
Falando em Pro-Tools, alguém sabe o que aconteceu com o protux?
Comentário de pilgerowski
Como assim não é Software Livre???: O Studio To Go! é software livre SIM. Quem é que disse que você tem que disponibilizar de graça um software para ele ser livre? Para um software ser livre ele tem que estar acompanhado dos fontes, isso sim. Óbvio que se alguém comprar o bichinho e resolver disponibilizar de graça ele pode fazê-lo, já que sendo software livre a redistribuição é permitida, mas o fato dele não ser distribuído de graça não o descaracteriza como sendo software livre.

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de brain
Não é não: Não é, não, Pilger. A FAQ dele explica que não. Mas todos os softwares livres distribuídos com ele têm sua licença respeitada, naturalmente.
Comentário de Leandro R. M. de Marco
Realmente o produto em si nã: Realmente o produto em si não é software livre, mas ele é composto de vários softwares livres e de algumas coisas proprietárias.

Mas pelo que eu vi eles contribuem com os projetos (até porque no time tem desenvolvedores do rosegarden).

Vc não pode redistribuir o pacote como um todo. Mas alguém que comprar pode redistribuir por exemplo, o Audacity modificado com suporte ao Jack.

Enfim. Uma daws coisas legais do projeto é que ele pode alavancar o Linux na área e fazer com que fabricantes de placa de som disponibilizem drivers.

Parece bem legal.

Não podemos esquecer que para usar plugins VST, não daria pro produto ser 100% livre.
Comentário de antonypeople
Espera um pouco...: "Não é SL!!!
Publicado por Felippe Mercurio (não confirmado) em Qui, 2005-12-22 10:49. *new

Poa meu, esse Studio To Go! é um produto, tem que comprar!!!!!
Fui seco pra baixar o Live-CD e me deparei com um link "Buy Studio to Go!".

Decepção."

As pessoas precisam parar com esta ideia e dissociar Software Livre de freeware. Software Livre não significa "pode pegar de graça". Nós estamos pior que os americanos onde esta confusão é até plausivel pois free para eles tambem pode significar "de graça". No nosso caso o "Livre" do termo Software Livre já é auto explicativo, mas já que insistem em confundir...

Software Livre não se refere a preço, existem projetos de programas licenciados pela GPL que custam uma fortuna, mas são livres, pois para ser assim classificado ele precisa seguir apenas quatro liberdades:

* A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0)
* A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
* A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2).
* A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
(Fonte http://www.gnu.org/)

E se vocês notarem não existe nada referente a ser "de graça" nestes itens.

Esta distro não é livre, mas não pelos motivos apresentados, e sim por que ela inclui softwares não livres com ela e sendo assim o codigo fonte deles não podem ser disponibilizados.

Antony

___________________________________

Live free or die.

"Todo coração é uma célula revolucionaria." - Os educadores
"Suenan los tambores de la rebelion, sueña mi pueblo, sueña mi razon." - Manu Chao
Comentário de sossegado
Tem o musix um projeto argent: Tem o musix um projeto argentino que segue a mesma linha http://www.musix.org.ar/

Abraços,

Feliz é aquele que ensina o que sabe
e aprende mais com o que ensina.
PCCHIPS M830 Duron 1.6 HD 40GB 256MB
Gforce MX440 64MB
Kurumin Linux 5.0 Final

Comentário de Bleh Who Knows
HoH0hoh0ho: Tu tá vendo "The Code: Linux" e "Revolution OS" demais, vou pedir sua mãe pra esconder os CDS. :P

;) Mas falou certo!
Comentário de Hiram Castelo
Eita!: Bom, é ótimo saber que tem programas para áudio profissional pra Linux e que estamos evoluindo, mas quer vocês queiram ou não, eu tenho alguma experiência nessa área, e certamente o Linux não é o melhor lugar para ser trabalhar com áudio, sem sombra de dúvidas é Windows e inclusive o motivo de eu ainda ter Windows aqui em casa é porque não existe software livre competente, ou nem mesmo não livre que dê conta do recado como Fruity Loops, Cakewalk Sonar, Sony Vegas dam. Linux pra áudio? Sem chance, já tentei isso! :)
Comentário de Leandro R. M. de Marco
Os softwares estão no caminho: Sem dúvida que os software estão no caminho. Isso eu digo poruqe o próprio criador do ardour (excelente software aliás) disse que ainda não se equiparam a programas comerciais.

Agora, o Linux tem uma venatagem clara. É possível fazer alterações no kernel para se ganhar em baixa latência. Não sei como é a latência no Windows, mas não é factível fazer alterações para melhorar isto.
Comentário de The Darkness
Em toda área crítica é sem: Em toda área crítica é sempre a mesma conversinha.

Já tentei isso em LINUX e não funciona.

O que a turma esquece é que a grande diferença entre o mundo aberto do fechado é que aqui as coisas acontecem tendo dinheiro ou não. Se tiver acontece mais rápido, claro.
E como aqui as coisas são abertas, todo mundo sabe o que está acontecendo e todos ganham.

Mas isso é apenas fase. Se fosse fácil não teria graça.
Comentário de StanStyle
nem mesmo não livre que dê: nem mesmo não livre que dê conta do recado como Fruity Loops, Cakewalk Sonar, Sony Vegas dam. Linux pra áudio?
Nossa, esse programas são xuletas hein. Sinceramente o Muse, o Rorsengarden, o Ardour e outros dão conta do recado.
Agora um Pro-Tools é um Pro-Tools e vai demorar ainda pra chegar no nível que ele está hoje (até porque o pro-tools é o sistema inteiro e faz parte da Avids que detona em edição de vídeo não linear).
Comentário de untitled
só para deixar aqui a dica q: só para deixar aqui a dica que um programa como energyXT, para mim bem melhor que fruityloops e que conseguiu , pelo menos para mim, substituir outros "grandes" nomes do software audio ,.. está a preparar uma nova versão que será possível rodar em Linux , www.xt-hq.com ,
só agora é que estou a me interessar por linux, neste momento estou a usar ubuntu, mas estou a ficar mais interessado nestas distribuições mais direccionadas para o audio .. estou a ler sobre studio to go (pena nao ter um livecd) , agnula project , e dynabolic ... não usei ainda qualquer uma delas ..mas estou com esperânças que finalmente diga adeus ao windows...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004