Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Treinamentos preparatórios para certificação Linux em Marília no início de 2006

A Epopéia, empresa de Marília especializada em treinamentos de informática, informa que já estão programados cursos preparatórios de certificação Linux para o início de 2006. O calendário já prevê uma turma com aulas duas noites por semana, e outra para as tardes de sábado. O curso é em parceria com a Mandriva Conectiva, e mais informações podem ser obtidas no site da Epopéia, que é anunciante do BR-Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rudson
Certificação X Graduação: Já faz muito tempo que tenho observado a desenfreada criação de certificações para isto e para aquilo, dentro da informática. No início eram complementos à formação de um profissional, com relevância duvidosa ao mercado de trabalho. Atualmente se tornou uma indústria de "certificar" "competências". Mas o que me espanta de fato é que nos cartões de visitas de profissionais formados em grandes centros tecnológicos como USP, UNICAMP, ... você vê todo tipo de certificação, mas não vê a maior de todas as certificações de competência, a universidade de sua formatura, seu mestrado ou doutorado.

Pessoalmente não acredito que uma "certificação" seja maior certificado de competência do que um diploma de nível superior, mestrado ou doutorado, em uma instituição de ensino superior certificada pelo merdado. Fico muito incomodado ao ver que a comunidade do SL entrou neste movimento de forma tão inquestionável e ao meu ver inconseqüente.

Por várias vezes ouvi relatos da capacidade de profissionais bem formados que muitas vezes em menos de uma semana adicionam ao seu conhecimento novas tecnologias, novos paradigmas de programação, e apresentam projetos de implantação/implementação com estas novas técnicas com melhor capacidade que muitos profissionais formados pela indústria das "certificados".

Esta indústria da "certificação" tem invertido os valores no setor de informática, transformando "certificados" em bons profissionais. Enquanto que na verdade, não passam de profissionais com dinheiro para pagar as "certificações", e também, muitas vezes, mas não sempre, muito competentes.

"Certificação" não é certificado de competência, mas sim de que você pagou por ela. Seria importante que o mercado percebesse isto, pois o profissional da informática tem se tornado escravo deste sistema, e nem por isto, mais ou menos competente. Mas o mais importante de tudo, é que o profissional da informática saiba disto e tente mudar este quadro de inversões. Uma das grandes qualidades de um universitário de exatas é ser autodidata, e isto é alcançado com muito mais estudo e treino que qualquer "certificação".
Comentário de Rodrigo de Oliveira
Certificação X Diploma Universitário.: Foi bom seu comentário Rudson, mas infeliz nas justificativas. Concordo que certificação não é certificado de competência !!! Mas....

-------------------------------------------------------------
Experiência Minha e de mais 10 milhões de universitários
-------------------------------------------------------------

Quando começei o Curso de Ciencia da Computação em 1998, não tinha a
menor idéia do que iria encontrar pela frente. Em 4 anos de curso, encontrei muito cálculo (Calculo Diferencial, Geometria Analistica, Estatistica, Fisica e suas derivações nos anos seguintes, I, II, III de todas estas matérias).

Não estou sendo ingrato, gostei das matérias e acho que algum dia vão me servir para alguma coisa, mas até hoje não utilizei nada (Calculo Integral,GA), e quando digo nada é nada mesmo. As malditas derivadas e integrais não tiveram nenhum uso. Mas voltando...a realidade.

Estas disciplinas teriam sido úteis se eu estivesse na área de pesquisa, ou seja, mestrado, doutorado, pós-doutorado, PHP, Yoda, Darth Vader, Sayadim outra qualquer outra derivação. Mas e no meio técnico, ou seja indo trabalhar em uma consultoria ou mesmo no que faço hoje Administrador de Redes? Cade a utilidade?

Usamos raramente a teoria e ainda assim o google nos proporciona os lembretes que necessitamos. Quer dizer então, as decorrebas de fórmulas e cossenos e tangentes, não serve pra nada mesmo...e isso podem ter certeza !!!


No meio empresarial o que é buscado são as certificações, afinal para buscar um emprego, além do seu canudo na mão que significa ele entende da teoria, as certificações nos proporcionam a base prática que a faculdade jamais proporcionou ou proporcionará.

----------------------------------------------------------------
Exemplificando
----------------------------------------------------------------

Vou procurar um emprego, então encontro um anúncio de [Analista de Mainframe, ou Suporte Unix ] e ai? Qual faculdade tem uma estrutura para prover aos seus alunos conhecimento em unix ou mesmo um mainframe para que seus alunos "pratiquem" com cobol para plataforma mainframe, cics, db2, unix, linux, oracle, voip, roteamento avançado, solaris, asp, php ou qualquer outra tecnologia que diferencie de [ redes tcp/ip e um pentium IV 2.0, C/C++, vb, delphi, bla,bla...] ?

Usp? Não, não, não..na usp quem usa estas tecnologias são doutores ou livre-docentes, e para os alunos sobram a plataforma intel.

-------------------------------------------------------------------
JUstificando
-------------------------------------------------------------------

A grande sacada então é o seguinte, não se predam a faculdade e nem as certificações, utilizem dos dois métodos. Mas se quizerem trabalhar e não fazer pesquisa. Utilizem o canudo para conseguir fazer a entrevista. E usem as certificações na entrevista para conseguir se afirmar e mostrar que sabe fazer e não apenas teoria.

Obs: Só não façam cursos de 2 anos, estes cursinhos resumidos são questionados por todos os entrevistadores. Se em 4 anos o que aprendemos já não é o suficiente. O que aprendemos em 2 anos, então??????????

Sendo assim sou a favor sim de certificações para mostrar ao mercado que você sabe fazer e não apenas a teoria,pra se ter uma idéia vá em www.apinfo.com e veja, se alguma empresa pede apenas [ Graduado na USP, UNICAMP] ???? Pedem pessoas com experiência de xxxx..anos e ainda certificações.

Ou seja, isso é bom porque se a faculdade que você fez não te deu uma teoria boa ou mesmo a prática, então você pode se especializar fazendo uma certificação e conseguindo assim entrar no mercado de trabalho e se firmar como um profissional .

Então USP's e UNICAMP's ou Federais, estão com seus dias contados no meio empresarial, não basta ter uma grande faculdade ou grande professores ou mesmo grandes biblioteca, se não souber aplicar a teoria na prática.

E gostaria de saber se mais pessoas tem a mesma visão ????





Comentário de Lauro Cesar
Em termos...: Rodrigo, concordo com algumas colocações suas e discordo de algumas:

"Quando começei o Curso de Ciencia da Computação em 1998, não tinha a
menor idéia do que iria encontrar pela frente. Em 4 anos de curso, encontrei muito cálculo (Calculo Diferencial, Geometria Analistica, Estatistica, Fisica e suas derivações nos anos seguintes, I, II, III de todas estas matérias).

Não estou sendo ingrato, gostei das matérias e acho que algum dia vão me servir para alguma coisa, mas até hoje não utilizei nada (Calculo Integral,GA), e quando digo nada é nada mesmo. As malditas derivadas e integrais não tiveram nenhum uso. Mas voltando...a realidade."

Você diz que não usou "nada mesmo" dessas matérias que estudou na Universidade. Eu me formei em engenharia e assim como você vi todas elas, mas ao contrário do que você diz não acho que não usei "nada". Grande parte da bagagem teórica que aprendi no curso que fiz me fez abrir a mente e enxergar o mundo de forma diferente, de achar caminhos onde muitos não acham, de não ser bitolado... (pelo menos acredito nisso hehe) Para isso acho que também servem tais matérias, embora eu não use diretamente as teorias ensinadas nelas uso a "elasticidade" ou "flexibilidade" de raciocínio em mim cultivadas através delas.
Fico triste quando as pessoas pensam em um curso Universitário como se fosse simplesmente aprender a fazer, para isto existem os cursos técnicos... Na Universidade devemos, ou pelo menos, deveríamos aprender a aprender, a criar soluções, descobrir caminhos, para que depois nós mesmos, ou os técnicos pudessem resolver problemas com mais facilidade.

Quanto a sua crítica a falta de visão "prática" nas Universidades, concordo com você, realmente deveríamos ter um pouco mais de visão de mercado. Mas isto deveria ser bem dosado para que tivéssemos o equilíbrio (tão difícil de se conseguir), e que uma coisa não sufocasse a outra. Pois senão de onde viriam as inovações, as novas idéias, se tudo que aprendêssemos fosse ditado pelo mercado.

Esta é a minha idéia de Universidade, cada um tem a sua.

Um abraço, feliz Natal e própero ano novo a todos!


==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de alves
Certificações???: Acho que estão enganados quanto a formação do profissional de Ciências da Computação. Como o próprio nome já diz, você se forma um cientista e por isto toda a bagagem matemática e física. A física por exemplo, nem mesmo está presente no conteúdo básico sugerido pelo MEC para o profissional de Ciências da Computação. Entretanto, é uma exigência do MEC que o alunos tenha ao menos uma disciplina de Física.

Como universitários de exatas, e graças a toda a parafernalha das Físicas, Cálculos e outras tantas matérias do básico, vocês estão habilitados a aprender sozinhos e em curto prazo ( com certeza muito menos que dois anos! )

Pessoalmente, prefiro contratar um autodidata a contratar um certificado de 2 anos para aprender a gerenciar uma rede unix ou qualquer outra coisa.

Mas quem deveria fazer o mercado compreender isto são os próprios profissionais. Coloquem a sua graduação, mestrado ou doutorado a frente de qualquer certificação, e a façam valer mais aos olhos de quem os entrevista. Com certeza um empregador saberá dar valor a um profissional pró-ativo, preparado para absorver novas tecnologias, frente a um profissional que necessite de uma certificação para aprender novas tecnologias.

Não estou dizendo para não fazerem as certificações, uma vez que os mercados lhes imponha, mas para não darem a elas a importância que elas não possuem, pois estão se tornando escravos desta máquina de certificações.

E lembrem-se Ciências da Computação forma cientistas e não funcionários de mercado. E como cientista, vocês estão melhor preparados que qualquer outro para absorver novas tecnologias. E nenhuma certificação lhe dá esta capacitação.

Bom,
Feliz natal para todos,
e um grande ano novo.
Comentário de Lauro Cesar
Estão enganados... Quem?: Me parece que a sua argumentação reforça o que eu disse ao contrário do que transparece nesta frase: "Acho que estão enganados quanto a formação do profissional de Ciências da Computação."

Eu disse: "...realmente deveríamos ter um pouco mais de visão de mercado. Mas isto deveria ser bem dosado para que tivéssemos o equilíbrio (tão difícil de se conseguir), e que uma coisa não sufocasse a outra. Pois senão de onde viriam as inovações, as novas idéias, se tudo que aprendêssemos fosse ditado pelo mercado."

Também acho que quem cursa uma Universidade não deve andar atrás do mercado, mas sim criar os caminhos a serem trihados pelo mesmo.
Mas também não se pode virar as costas para o mundo (tecnologias atuais), tem que compreender o que existe hoje, para que possa construir um amanhã melhor.

Um feliz Natal a todos!

==================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004