Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ponteiros em JavaScript

“As linguagens de programação de alto nível nos isentam de certos detalhes sobre o que estamos programando. Um deles são os ponteiros, tão famosos em C. Esse artigo explica que em algumas linguagens de programação de alto nível, no caso o JavaScript também operam com ponteiros, porém de uma forma mais discreta. Esse é um assunto altamente recomendado em tempos de web 2.0, principalmente para Webdesigners e e desenvolvedores de aplicativos e extensões baseadas no Mozilla.” A nota foi enviada por ataqlibert (ataq_libert?yahoo·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Roger de Almeida
Gostaria de saber, se há alg: Gostaria de saber, se há algum método no javascript, que permite abrir abas quando se clica num botão ou mesmo um link sem a neessidade de configurar no navegador.

Sinto essa necessidade, pois facilitaria a vida de quem cria sistemas baseados em navegadores.

[]
Roger
Comentário de ataqlibert
Abas no javascript: A interface dos nossos queridos Mozillas são projetas em arquivos XML. E todas as funcionalidades desses programas são feitas em javascript, que têm seus poderes ampliados com componentes chamados de XPCOMs. O visual dos Mozillas são produzidos com CSS ee imagens.

Ou seja, a mesma materia prima de páginas de internet, com a adição dos tais XPCOMs, que são componentes escritos geralmente em C++ e compilado de uma forma que funcionem dinâmicamente nos Mozillas pra serem chamados pelo javascript.

O fato, é que partindo deste princípio, tudo pode ser feito ou alterado nos Mozillas. Porém, conteúdos vindo da região do browser são limitado e negado esse poder por questões de segurança. Porém existe uma forma de se pedir a liberação de permição pra trabalhar livremente em cima do Gecko atravéz de javascripts em sites no Mozilla. O usuário recebe um pedido de permissão (idêntico aos que aparecem quando você quer instalar um tema ou extension).

Resumindo, você pode fazer isso sim! É viável? NÃO! Primeiro porquê isso é um recurso próprio dos baseados no Mozilla, e isso não é legal de se usar em sites de públicos multi-navegadores (em um site de instalação de temas pra Mozilla isso é justificável, mas mesmo assim deve ser moderado). Segundo, que se você simplesmente faz um link, seu usário pode optar pela forma que ele preferir abrir. Terceiro, o usuário vai ter de clicar em uma janela liberando o comando íntimo no Mozilla, e clicar por clicar, ele pode muito bem clicar com botão do meio do mouse e abrir o site em uma nova aba no Firefox.

O que é viável? que você faça uma extension (é puro XML+JavaScript+CSS+XPCOM) pra fazer essa tarefa, e distribua para seus usuários.
Comentário de pappacena
Se não me engano, tem direti: Se não me engano, tem diretiva target em CSS para isso. Não sei se o Firefox, Opera e cia respeitam (e tenho absoluta certeza de que não funciona no IE6- hehehe)

print "\n";
exit(0); // Thiago F. Pappacena
Comentário de Roger de Almeida
Inovação: Quando se desenvolve um sistema clássico, sempre pensamos em restringir a ação do usuário. No entanto, quando o sistema é produzido para ser usado num navegador, as ações do programador ficam limitados, pois o usuário pode abrir o link em outra janela, voltar, avançar, dentre outras coisas.

Partindo desse pressuposto, posso colocar em primeiro plano, que ao clicar sobre um link, a página seguinte será mostrada numa aba. Ora, se podemos dizer que a página poderá ser mostrada automaticamente no mesmo local ou em outra janela, os tais "targets", o que impede também dizer, postar em outra aba.

Em relação a páginas visitadas por N navegadores, isso não impediria em nada o uso, pois, se o navegador não tiver a diretiva, simplesmente o comando deixaria de ser executado, passando a valer abrir na mesma página, claro, identificando antes o navegador. Mas isso é passado, todos os navegadores terão navegação em abas, até o famigerado IE.

Concordo com o problema da segurança, mas isso seria um argumento válido, se houvesse necessidade de ajustar o navegador do usuário por meio de uma ação proveniente de um software. No entanto, não é a minha argumentação.

O fato é que se existisse um método no motor do javascript, onde se indicaria como mostrar a página citada no link, assim como: "_self", "_parent", "top"; poderia ter um denominado "_tab".

Não vejo nada demais em termos de segurança, ao solicitar que se abra em outra aba. Todavia, se o usuário quiser que abra em outra janela, que o faça, mas pelo menos, dar ao mesmo uma forma de navegação mais inovadora.

Não obstante, dentro de um sistema por exemplo: consultar extrato. Ao invés de abrir uma janela pop_up, ridícula, abre-se o resultado numa aba e pronto.

[]
Roger



Comentário de Hugo
Você deve esta falando do at: Você deve esta falando do atributo target da tag A, porém ele esta marcado como deprecated e no XHML1.1 Strict ele sequer existe.

Até onde eu sei não existe atributo CSS para dizer o comportamento de um link (pelo menos até o CSS2.1), e se houvesse dificilmente haveria a opção "nova aba" por ser algo muito especifico do funcionamento da UI do navegador, fugindo um pouco do escopo do CSS, que é apenas aplicar um estilo a um arquivo XML.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004