Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BR-Linux em 2006 - dê sua opinião

Na virada de 2004 para 2005, o BR-Linux passou por muitas novidades: foi ativado o sistema de moderação de comentários pela comunidade, passou a ser possível registrar logins e protegê-los com senhas, ativamos o novo sistema de gestão de conteúdo, descontinuamos a antiga área de tutoriais (herança de quando ainda não havia muitos sites nacionais com tutoriais sobre software livre) e passamos a privilegiar a área de notícias, procurando manter a média de 10 notícias por dia. O retorno em termos de acessos veio rapidamente, exigindo inclusive a ampliação da infra-estrutura (obrigado, Renato e equipe da LinuxSecurity!) para suportar a carga ampliada. E se os usuários acessam mais, inferimos que as mudanças foram na direção certa!

Agora 2006 está chegando, e é hora de começar a delinear as metas para o ano em que o BR-Linux irá completar 10 anos. Pretendo continuar mantendo o foco nas notícias, permitindo que a comunidade comente e se auto-modere no mesmo modelo atual. Tenho também a intenção de permanecer privilegiando a cobertura dos projetos nacionais, sem negar links ou notícias para empresas, desenvolvedores ou eventos da comunidade, por mais que o interesse neles seja restrito. Algumas novidades que estão previstas:

- Ampliação da equipe: Se a receita de banners permitir, pretendo incorporar mais uma pessoa às tarefas de manutenção do layout e do conteúdo, efetivamente dobrando o tamanho da equipe. Ao longo de 2005 fiz 2 experiências convidando voluntários para a tarefa, mas infelizmente as tentativas nunca duraram mais de 2 semanas. As negociações já estão adiantadas, e conto com vocês todos para continuar fazendo valer a pena anunciar no BR-Linux. Aliás, não deixem de mostrar a página ensinando como anunciar no BR-Linux para quem possa ter interesse - a partir da madrugada desta quarta-feira devem entrar no ar os primeiros banners do novo formato, mas sempre fora da área de notícias, e sem atrapalhar a visualização de qualquer coisa fora de suas áreas específicas.
- Notícias em tempo real (ou pelo menos com mais freqüência): Atualmente as notícias são postadas em lotes diários. Se for possível viabilizar (e depende tanto do item acima quanto de vocês todos mandarem mais sugestões de notícia), pretendo passar a postar notícias em vários horários ao longo do dia.
- Eventos da comunidade: Até que surja um site especializado no assunto e que possa prosseguir com a tarefa, vou tentar estimular ainda mais a publicação de relatos on-line dos eventos da comunidade, e a posterior disponibilização de fotos, vídeos e apresentações. Sugestões sobre como operacionalizar isto são bem-vindas.
- Aplicativos: Vou tentar mais uma vez reativar a antiga 'coluna Software'. A tentativa de 2005, com textos produzidos pelos leitores, não deu certo. Interessados serão bem-vindos!
- Design: o layout atual está completando 1 ano (embora com pequenas mudanças), e já está na hora de uma renovação.

Agora é a vez de vocês! O que vocês gostariam de ver no BR-Linux em 2006? De que forma vocês poderiam ajudar? O que precisa ser removido ou alterado? A palavra está aberta nos comentários, e se preferirem podem mandar mensagens em particular para mim. Não garanto responder a todas as mensagens, mas tenham certeza de que eu as lerei.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Roger de Almeida
Sugestões: Augusto,

Deve ser muito grande o número de notícias sugeridas pelos leitores do BR-Linux. Diante disso, a minha sugestão é adicionar um link que leve o leitor, às notícias que não fazem parte da primeira página. Em outras palavras, fazer com que o BR-Linux tenha "cadernos", assim você ficaria apenas com o trabalho de selecionar aquelas que vão para a primeira página e/ou também descartar as impublicáveis.

Seguindo linha atual, os próprios leitores poderiam "moderar" as notícias que não fazem parte das principais, ou seja, as do caderno "B".

Uma outra sugestão, é dar um formato melhor para as notícias antigas. Aquelas de agosto de 2002 e outros meses, estão esquisitas.

No mais, o portal está muito bom. Não é bajulando mas é o melhor sítio informativo sobre software livre.

[]
Roger de Almeida
Comentário de Damarinho
Desing - Programação - Interatividade: (*_*)

1 - Na maioria dos sites, a interatividade com MENUS e LIKNS está subordinada ao uso do Mouse.

2 - O teclado poderia ser objeto valioso dessa interatividade.
No Menu Principal de BR-Linux, há 9 itens de Menu.
Poderia ser atribuido um número (de 1 a 9) para cada item, que seria selecionado por teclado (ALT-1, ALT-2 ... ALT-9)

3 - FRAMES - A programação com frames tem vantagens:
a) O frame do Menu (no topo) fica fixado e visível a todo instante da navegação, dispensando usar o Mouse para posicionamento no Topo,
com deslizamente vertical para cima;

b) - ainda mesmo que o CONTROL-HOME e CONTROL-END não funciona em alguns browsers.

c) A seleção de item de Menu, no frame principal (no Topo) pode ser
condicionada para apresentar seu conteúdo no Frama inferior.

- Neste método não se precisa fazer carga e Display do Menu em cada selecioção de conteúdo.

4 - Exemplo. Selecionando por Teclado (teclas ALT-1 a ALT-7) ::
LINK:
http://geocities.yahoo.com.br/omlinux/tresDEOfms.html

5 - Nos engenhos de pesquisa, os frames são vistos e acessíveis.

Comentário de Vinicus
Moderação de noticias: Gostei da idéia de moderação de noticias. Gostaria, também de deseninstimular a troca do layout. Alé de fácil de carregar está em conformidade com os poucos padrões de usabilidade que conheço. Gostaria de sugerir o uso de fontes maiores. Apesar de boas as atuais são muito pequenas. Acho que essa é a minha única "briga" com o BR-Linux. Talvez uma "seção" de reviews de livros caísse bem. Um por mês... por semana. Não precisaria ter uma frequência muito rigida. Acho que seria uma boa.

... Vinicius Menezes ...
Comentário de StanStyle
Descordo em parte.: "(...)a minha sugestão é adicionar um link que leve o leitor, às notícias que não fazem parte da primeira página. Em outras palavras, fazer com que o BR-Linux tenha "cadernos", assim você ficaria apenas com o trabalho de selecionar aquelas que vão para a primeira página e/ou também descartar as impublicáveis."
Concordo com a divisão "por cadernos", ou melhor, seções. Na verdade já existe essa opção mas ela ainda não é muito visível. Uma pictografia aí ajudaria.
Acho também que está na hora de resumir mais as notícias na página principal (como faz o OSNews ou até como o Inquirer). Várias "notas" são muito extensas e ocupam muito espaço na página e nem sempre o leitor quer as ler.
Só adicionando isto as outras idéias que dei...

Comentário de ano@nimo.com
"Vou tentar mais uma vez reat: "Vou tentar mais uma vez reativar a antiga 'coluna Software'"

Tipo WIKI ? Ou aberta como nos foruns (mas com direito a critica, e sem deleção) ?

Tanto faz. Poder iniciar um topico sobre um software e discutir sobre ele, isto seria otimo!
Comentário de Patola
Ampliação da equipe: Quem será que o Augusto escolheu? As negociações já estão adiantadas!
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Marcel
Web standards...: Augusto,

Eu acho que no quesito layout, poderia incorporar as webstandards... Por exemplo, se você retirasse as TABLEs do layout, seria mais fácil um dispositivo movel visualizar a página, bem como a quantidade de código inútil dimunuiria e muito !

Sei que isto não é muito visível ao usuário final, mas está dada a dica

Leia http://www.tableless.com.br

Comentário de ricarab
Está ótimo!: Conheci o Br-Linux a cerca de dois anos, e lêmbro-me que antes eu era somente um apaixonado por informática, completamente por fora das grandes notícias!

Depois que conheci o Br-Linux tudo mudou, e fico feliz e até surpreso em dizer que desde de então me tornei um formador de opinião! Aqui não somente se discute sobre software, livre ou não, como também sobre política e até ciência! É uma maravilha!

Como na posição de um simples navegante, para mim está ótimo do jeito que está, e fico feliz e incentivo as novas mudanças que estão por vir!

Parabéns ao Augusto e aos amigos opinantes deste site!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Douglas Augusto
Vai ver foi o Ananias. Ele de: Vai ver foi o Ananias. Ele deu uma sumida, suspeito que seja por causa desse estágio com o Augusto. :D

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Douglas Augusto
Bom, minhas sugestões são d: Bom, minhas sugestões são de ordem técnica, relativas ao Drupal.

1) Correção de um bug. Quando os comentários ultrapassam uma página, ao acessar o "Track" (em "Minha Conta") e clicar no link "x New", de forma que estes novos comentários não estejam na primeira página, o Drupal não consegue alcançá-los, parando na primeira página. Isso é ruim porque perde-se quais foram os novos comentários --mudar o modo de visualização (por ordem cronológica) ajuda, mas é chato. Isto aconteceu muito na recente notícia "Linus Torvalds critica GNOME e recomenda KDE", ainda que eu utilize 150 comentários por página, que é o máximo permitido.

2) Possibilitar mudar o modo de visualização de comentários sem necessariamente precisar gravá-los, isto é, permitir alterações temporárias por notícia. Botões como "Atualizar", "Aplicar", etc. são bem-vindos.

3) Seria interessante um recurso no "Track/Minha Conta" onde fosse avisado para uma determinada notícia se houve uma /resposta ao comentário do próprio usuário/ (ou de repente uma réplica no tópico iniciado pelo usuário). Isso estenderia a atual funcionalidade que apenas mostra ao usuário se há ou não respostas novas em uma determinada /notícia/.

PS: Como não conheço o Drupal, não sei se tais mudanças são viáveis (para o não desenvolvedor) ou não. De qualquer forma, fica aqui registrado minhas expectativas --técnicas-- em relação ao br-linux.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Tiago Bega
Mais sugestões: Li as sugestões anteriores e concordo com a ideia dos cadernos,de transformar o maximo possivel para tableless isso inclusive da uma diminuida no consumo de banda do provedor, entre outras vantagens
Vi reclamação sobre o tamanho da fonte, pra mim esta ótimo assim, mas é possivel fazer um menu de tamanho das fontes... assim o usuario adequa conforme sua vontade, isso pode ficar gravado tambem nas preferencias do usuário.

Não concordo de jeito nenhum com frame ..isso é coisa do passado, mas concordo quanto ao uso do teclado para maior acessibilidade

Tornar o site Webstandard.

uma outra opção é criar varios layouts, cores.... mudando apenas as folhas de estilos isso é possivel

Acho que talvez adicionando um link para sugestão de noticias ao lado do inserir comentários ...surja mais noticias relacionadas.



Comentário de Rafael B. Pitrovski
Jornal do Dia: Sabe aquele jornal que chega toda a manhã à nossa casa (na minha não chega, porque não tenho assinatura, mas isso não interessa, só quero fazer uma analogia), que vamos lendo durante o café da manhã, ou enquanto tomamos um chimarrão (aqui no RS, pelo menos) e que nos deixam informados e preparados para o dia? É mais ou menos assim que vejo o BR-Linux. Para mim, assim como para muitas pessoas, é a principal fonte de informação. O site que acesso toda manhã pra saber das notícias da comunidade. Mas, em comparação ao jornal, o BR-Linux tem outra vantagem, a possibilidade de colocarmos nossos comentários sobre as notícias, o que nos permite ver os demais lados. E, agora em 2005, a parte de notícias está fantástica, muito boa.
Mas, eu falei isso tudo, só pra dizer que a parte que mais me interessa no site é a parte das notícias. Acho que se continuar assim está ótimo. Se tiver mais atualizações diárias, estará perfeito.

Quanto à idéia da 'Coluna Software', como seria isso? (Acho que isso o Augusto poderia responder :)). Gostaria muito de ajudar nessa parte, porque estou em uma incansável busca pelo aperfeiçoamento dos usuários. É algo mais ou menos no sentido de "se não pode acabar com eles ..." (hahaha. brincadeirinha).
Mas acho que seria muito interessante fazer algo dedicado aos usuários ditos "finais". Se for como estou imaginado, acho que seria muito legal.
Augusto, poderia dar mais informações sobre essa coluna?
Comentário de Gustavo Bittencourt
Tradução dos termos que faltam: Augusto,

Sugiro que se traduza de alguns termos que permanecem em inglês como "new" para "novo".
Comentário de hamacker
Realmente o item 1 é irritan: Realmente o item 1 é irritante.

Não se seria possivel, mas usuários registrados poderiam receber emails de mensagens novas. Além de privilegiar usuarios registrados, voce poderia beneficiar-se duma propaganda em forma de banner ou tagline dentro do email. $$$

Se nao me falho a memória aqueles forums que existem (acho que phpBB ou algo do genero) a pessoa tem a possibilidade de inscrever de ser notificada de acrescimos àquela thread que voce teve participação. Um recurso bastante interessante, embora um modelo estranho de se acustumar.
Comentário de ricardomoc
Moderação: A moderação deveria ser também para palavras de baixo calão e automática. Enquanto não é, vamos lá.


Merda para o Linux!
Comentário de Alessandro
Ignorar comentários de...: Sei que pode ser sem propósito, mais na minha opinião os membros poderiam ter a opção de ignorar comentários de... Ou seja nunca ver comentários daquele membro em especial.

Sei que existe um sistema de moderação, que no meu caso não uso, pois o mesmo não é muito imparcial. Prefiro ler todos os comentários.

Sei que o conteúdo da página é administrada por um software, que talvez não tenha esta opção, ou seja difícil de incorpora-la.

É só uma sugestão, porque como usuário quando vejo mensagens do membro em questão não gasto o meu tempo a ler mais o mesmo. Pena que vários outros membros, a maioria novos, acabam comentando. Ja os membros mais antigos sabem do que se trata e não comentam.

Este membro é tão mala que até a sua assinatura é ridícula, ou melhor, analisando bem a mensagem da assinatura ja diz tudo sobre os comentários do mesmo.

Outra sugestão é a retirada da assinatura que na minha opinião apenas polui os comentários, quando não fazem algum tipo de propaganda, acho a mesma desnecessária.
Comentário de ricardomoc
Merda para Linux: Já que o meu comentário será sempre moderado por alguém que não gosta muito de mim, coloquei o título sugestivo para, quem quiser, poder ler: seguinte: merda no meio artístico, significa sorte. Portanto, diferente da palavra caralho, que significa somente o que a palavra diz, merda tem sentido positivo. Entenda quem quiser.

Merda para o Linux!
Comentário de leleobhz
Ai meu deus...: Corram que elá tá revoltada! Eu nao acho lindo e nem que as pessoas vão me adorar mais por falar palavras de baixo calão. Se você axa, OK.

Mas não force quem nao gosta a ler e não reclame.
Comentário de ricardomoc
Concordo!: Gostei também do atual lay-out. Mudar somente por mudar, sem acrescentar nada é inútil. Aliás, o Brain está de parabéns pelo trabalho. Acho somente que as notícias com links em inglês tivesse um espaço próprio, pois acredito que poucos tem conhecimento suficiente de inglês para ler a notícia na íntegra nessa língua.

Merda para o Linux!
Comentário de Roger de Almeida
Cara, : Cara,

Você foi sutil nessa. Ótima sugestão!!

[]
Roger
Comentário de B. wil den brand
Boa ideia.: Apóio todas as sugestões.
Vá em frente e boa sorte!
Comentário de Pessoa Não identificada
Meu deus!! E ainda deixamos c: Meu deus!! E ainda deixamos certas pessoas votarem e dirigirem...
Onde vamos parar :)
Quebre a perna, autor[a] do post merda para o linux...
Assim como seu post, este aqui tambem tem duplo sentido.
Entenda como quiser!
Comentário de Homofóbico
Patola: Boa ideia seria a exclusão em definitivo do tal Patola, paradigma da virtude, moral e bons costumes... O cara é muito chato!
Também deixo aqui uma ideia para ele: Já que o rapazote não gosta de grupos femininos, poderia criar o LinuxHomo Brasil. Os eventos poderiam ser purpurinados, cheios de garotos bombabos.
Para quem não conhece Patola, ou acha este comentario injusto, entenderá quando acessar: http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=15579220783035511234&pid=2
Ele não é uma gracinha?
Não deixem de ler o profile, suuuuper sincero!
Comentário de Mau
Agora entendi... : Agora entendi...
Então, merda para você também amigo...
Muita merda!!!
:-)
Comentário de ricardomoc
Obrigado: Valeu, amigo. Para ti também! Um abraço.

Merda para o Linux!
Comentário de Morvan
Concordo!: Algumas palavras são de difícil tradução, como "Default"; traduzo-a por "Padrão"; outras pessoas a traduzem por "Por Defeito"; é a tradução literal, do francês. Não é o caso de "New".
Bela observação, Gustavo.
Comentário de yamane
Ampliação da equipe e comentário sobre o post do Damarinho: A ampliação da equipe para poder ter posts mais freqüentes seria legal :-)
Já sobre o post do amigo Damarinho:

2 - O teclado poderia ser objeto valioso dessa interatividade.
No Menu Principal de BR-Linux, há 9 itens de Menu.
Poderia ser atribuido um número (de 1 a 9) para cada item, que seria selecionado por teclado (ALT-1, ALT-2 ... ALT-9)


Essas combinações de teclas alternam as tabs do Firefox, portanto não seria interessante.
Acho que você está usando o IE ehehehehhe

3 - FRAMES - A programação com frames tem vantagens:
b) - ainda mesmo que o CONTROL-HOME e CONTROL-END não funciona em alguns browsers.


Use somente as teclas HOME e END, não há necessidade de usar o CTRL!
Pelo menos no Firefox.

Um abraço,
Renato
Comentário de showy
Coluna Software: "Coluna de Software"
Cara.. legal essa idéia...
Poderíamos dar uma força para o pessoal do codigolivre.org.br, fazendo análises de novas versões de produtos, dando dicas de instalação, utilização, etc...
Acho absurdo o fato de conhecermos tão pouco os bons produtos Brasileiros... Por exemplo, quantos vc conhece que programam em Lua ???
Ou então, quantos são os tutoriais (atualizados) do Agata Reports ?

Poderíamos ir nessa linha...





Comentário de Morvan
Totalmente descabido: ... este comentário, caro Homofóbico. Mesmo não compartilhando dos seus medos, acho que vez por outra o debate resvala para a ofensa, a tripudiação, a tisnagem. Nada edificante, não é mesmo? Não, não verei o "Profile" - o Perfil, do Patola ou de qualquer outrem. Eu sou um dos que menos ou quase nunca moderam "Posts". Mas é inegável que precisamos de mais Netiqueta. Acho mesmo que algumas intervenções desmerecem a missão deste sítio.
Comentário de alan
A assinatura é um texto que: A assinatura é um texto que faz parte do comentário e não é inserida automaticamente após comentar-se uma notícia. Sendo assim, mesmo que retire-se a entrada para assinatura em seu perfil, é possível criar-se uma em qualquer comentário.

--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org
Comentário de MDantas
Augusto, sugiro: : Augusto, sugiro:

1. Fórum phpBB2
2. Em cada matéria, notícia ter a opção de "ENVIAR PARA (e-mail)"
3. Analisar CMS: Mambo

Abraço e feliz natal a todos frequentadores do BR-Linux.
--
Márcio Dantas
marcio@mdantas.com.br
Comentário de nemesis
Ananias!: deixe de lado essa obsessão doentia...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Marcel
W3C e webstandards: Quanto aos FRAMES, eu sou completamente contra...

1 - O teclado é bem usável sim. O phpMyAdmin por exemplo ajusta os CTRL+seta para navegação entre INPUTs. O restante o TAB e SHIFT+TAB resolvem.

2 - Teclas de atalho são úteis em programas feitos em Delphi, Lazarus, Gtk, etc. Mas não podemos esquecer que o navegador os usa e cada um segue um esquema. O IE usa ALTs a chegar com o dedo. O FF usa outros completamente diferentes, então chego a conclusão que não são usáveis.

3 - Sou contra o uso de Frames.

a - primeiro porque o W3C tem um DTD específico para framesets (XHTML 1.0), o que deixa no ar um dizer mais ou menos assim: use com moderação. Referência

b - segundo porque muitas vezes eu passo trechos da notícia por email para amigos, mantendo a referência da informação. Então eu vou até a barra de endereços, seleciono o endereço e envio... É terrível ir em propriedades para saber em que URL eu estou navegando em uma página com frames

c - o uso de HOME e END resolvem quanto a rolagem. Uma tag >a link=''< não iria mal, mas não é algo que faria a diferença. Acho que funciona até no lynx

d - quanto ao topo fixo, já dei minha opinião.


4 - Dei minha opinião no item 2

5 - Sim, são acessíveis. Mas abra um frameset com o lynx e vai ver que é um s*co. Ele abre uma selecao entre as duas paginas, e você acaba navegando apenas na de baixo. Frame é algo que nunca realmente funcionou bem em todos os navegadores, e está sendo deixado de lado antes mesmo que funcione 100% em todos. Deixo como exemplo o CSS para este tipo de TAG, que se comporta completamente diferente entre os browsers FF e IE.


Mas ainda bato na tecla de montar o layout do BR-Linux seguindo as webstandards, XHTML 1.0 strict, tableless, etc. Assim, ficaria disponível tanto em Lynx, IE, FF, Opera, e qualquer outro Browser para microdispositivos.

Comentário de nemesis
não gostei: Sempre que quero ver os posts novos em um tópico, simplesmente digito /new no Firefox. Se usarem novo, palavra em português, ele vai acabar parando em partes da discussão que apenas estejam usando a palavra...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de jchaves13
Libertinagem: Esse é um dos raros casos que me levam a questionar a liberdade em portais, são confundidas com libertinagem. Em geral eu sigo o "não concordo com uma só palavra do que você diz, mas lutarei até à morte pelo seu direito de dizer", mas no caso de Nazistas, eu mudo o discurso. Seria bom poder eliminar mensagens como essa.
Comentário de jchaves13
ENVIAR PARA: "2. Em cada matéria, notícia ter a opção de "ENVIAR PARA (e-mail)""
Havia essa opção, foi retirada por votação, fui contra, mas não sinto muita falta atualmente devido à algumas "coisas" que aparecem (veja o comentário "Patola" acima e algumas ditas na notícia sobre o Pregão da Câmara), como posso indicar uma página com "isso" à alguém fora da cumunidade? E os que usam Linux já vêm por conta própria :)
Comentário de Xico
:
Repressed Homosexuality Could Be Root of Homophobia
http://www.psych.org/pnews/96-09-20/phobia.html
_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de Cilo
Basta procurar por /*novo.: Basta procurar por /*novo.
Comentário de damarinho
Teclado e Frames: (*_*)

1 - Não uso Windws + IE desde 1998.

2 - Teste os Frames e ALT-1 a ALT-9 em:
Firefox, Mozilla, Opera, Dillo, Epiphany e IE
Navegação em modo texto: Lynx (parcela mínima de usuários)

Grato pela correção: HOME , END.

3 - Já ví diversos sites com público de frequência alta, programados
com Frames.
Quando encontrá-los, novamente, indicarei seus endereços.



Comentário de Damrinho
Teclado - Frames: (*_*)

1 - Teste os Frames e ALT-1 a ALT-9 em:
Firefox, Mozilla, Opera, Dillo, Epiphany e IE
Navegação em modo texto: Lynx (parcela mínima de usuários)

2 - Já ví diversos sites com público de frequência alta, programados
com Frames.
Quando encontrá-los, novamente, indicarei seus endereços.
Comentário de damarinho
teste:

teste :: Leia-se "testei"

Comentário de Damrinho
teste:
###
Teste :: Leia-se "Testei"

Comentário de tijucas
Inserir comentário: Sugiro que os links Início e Inserir comentários também sejam colocados após os comentários. No mais, tudo muito bom.

Comentário de Damrinho
Inserir comentários: (*_*)

Sugerindo:
- Ao usuário que estiver "logado" permita-se, ao clicar em INSERIR COMENTÀRIOS que seu NOME - EMAIL e/ou HOMEPAGE sejam automazidados
no preenchimento desses campos.

Comentário de leonardo_lopes
> 1 - Teste os Frames e ALT-1: > 1 - Teste os Frames e ALT-1 a ALT-9 em:
> Firefox, Mozilla, Opera, Dillo, Epiphany e IE
> Navegação em modo texto: Lynx (parcela mínima de usuários)
Não é por serem minoria que acho que devam ser desconsiderados, eu acho que temos que seguir a política do anybrowser (www.anybrowser.com). Não precisa ser um site feio para aparecer em qualquer browser, basta ver o site atual do GNU.

> 2 - Já ví diversos sites com público de frequência alta, programados
> com Frames.
> Quando encontrá-los, novamente, indicarei seus endereços.
O fato de um site ser de alta rotativdidade não o faz se bem feito, até por que a maior parte dos pcs ainda rodam IE, se alguém for se basear nessa sua idéia, esqueçam o firefox e façam esse site ficar bonito no IE.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de
Resposta consolidada 1: Vamos lá. Vou comentar, ponto por ponto, os aspectos que me chamaram a atenção. Não vou debater se a sugestão será atendida ou não (é cedo pra isso), nem personalizar as respostas, apenas acrescentar minha opinião. Depois vocês podem enriquecer a discussão.

- Em outras palavras, fazer com que o BR-Linux tenha "cadernos": Isto foi implementado recentemente, junto com a segunda barra lateral. Procure pelo título "Navegar por categoria". Na verdade já existe essa opção mas ela ainda não é muito visível. Uma pictografia aí ajudaria. - Tem razão, vou anotar para o momento do redesign.

- dar um formato melhor para as notícias antigas. Aquelas de agosto de 2002 e outros meses, estão esquisitas. - Isto eu não penso em fazer. Elas estão disponíveis para propósitos históricos, no formato em que foram originalmente disponibilizadas. Se alguém tiver interesse em convertê-las para algum outro formato, tem a minha bênção, não deixe de me avisar para que a gente possa facilitar ao máximo o processo.

- moderação de notícias: eu vejo este como o meu principal papel aqui, e espero continuar fazendo a seleção, eventualmente com a ajuda de mais uma pessoa no ano que vem. No passado várias outras pessoas já tiveram a senha de publicação de notícias no BR-Linux, mas isso nunca deu muito certo - não por publicação de material de baixa qualidade, mas sim por pouco volume de publicação dos voluntários. Algo que talvez possa vir a dar certo é o surgimento de voluntários para processar as notícias que eu não selecionar para publicação - seja entrando em contato com o autor para sugerir alterações, ou reaproveitando em algum outro site. Já convidei interessados nisto em 3 ocasiões, e o convite permanece aberto!

- Talvez uma "seção" de reviews de livros caísse bem. Um por mês... por semana. - Boa idéia! Eu eventualmente escrevo sobre livros, se mais pessoas da comunidade escreverem sobre os livros novos que chamarem sua atenção, pode ser que surja algo interessante. Mas não esperem que eu analise um livro por semana, ou por mês, a não ser que vocês comecem a me mandar os livros ;-)

- Acho também que está na hora de resumir mais as notícias na página principal - Concordo. Talvez eu comece a fazer isso para os anúncios de cursos e press-releases em geral. Para as demais notícias não pretendo, até porque fiz uma pesquisa a respeito no primeiro semestre de 2005 e a maioria dos leitores prefere do jeito que está.

- Frames: Eu concordo com a opinião do Nielsen sobre isso, pelo menos no que diz respeito ao BR-Linux.

- Teclas de atalho: Que recursos do site são usados com freqüência a ponto de merecer uma tecla de atalho? (é uma pergunta, e não uma crítica à proposição)

- Coluna software: não, não é tipo wiki. Ela é publicada como se fosse qualquer outra notícia. A existência da coluna é apenas uma forma de tentar estimular os leitores para que escrevam sobre aplicativos que lhes chamem a atenção.

- Ampliação da equipe: não necessariamente será alguém da comunidade que costuma responder aqui no site. Isso eu já tentei antes, e infelizmente não deu muito certo, pelo menos a médio prazo. A participação voluntária da comunidade é importante e conto sempre com isso (na verdade, o BR-Linux depende disso, e em certa medida existe por causa disso). Mas a ampliação da equipe busca ter alguém que eu possa esperar que vá mesmo dedicar X horas por semana ao site, fazendo atividades que hoje não são feitas porque eu não tenho este tempo extra.

- Tableless: o BR-Linux já chegou a ser tableless por um período no passado, e eu acho que ninguém nem percebia. Eu acho que atender a web standards e usar as idéias de design tableless é interessante, mas não é o meu foco pessoal. Se houver interessados em portar o layout do BR-Linux para este modelo, eu posso disponibilizar os arquivos, e se não houver prejuízo em algum outro aspecto, publico sem problemas. Mas talvez o ideal seja aguardar para fazer isto após a implantação do novo layout em 2006.

- Alterações e melhorias em geral no CMS Drupal - Estas estão além do que posso oferecer. Mas ele avança rapidamente, espero que a comunidade continue contribuindo com este desenvolvimento.

- Informar notícias novas por e-mail - São em média 10 notícias novas todos os dias, eu acho que essa idéia se aplica mais a sites que não publicam notícias novas regularmente. Para notificação eu tenho dado bastante atenção ao RSS feed, que em última análise economiza a banda de todo mundo. E não tenho planos de embutir propaganda comercial nos resumos RSS, embora aprentemente esta tendência esteja começando a crescer.

- Traduções faltantes: boa sugestão, qualquer dia vou dedicar um tempo a caçar os pontos visíveis que ainda faltam.

- Palavras potencialmente ofensivas em assinaturas e comentários: isto também não me agrada, eu preferiria que ninguém fizesse. Quando vejo, às vezes exerço o meu poder de moderação. Recomendo que os demais incomodados façam o mesmo, e peço que os que têm o hábito de escrever assim nos comentários (ou assinaturas) revejam isto, se estiver a seu alcance.

- Ignorar ou bloquear usuários: isto é algo que não tem uma solução técnica eficaz, a não ser que eu exercesse moderação prévia dos comentários ou cancelasse a possibilidade de posts de usuários não registrados e exigisse comprovação de identidade no momento de registro de usuários. Coisas que não pretendo fazer. Ignorar é algo que está ao alcance de cada um, é só não ler. Ou, se ler, não responder. A cada vez que vejo alguém estupidamente desviar uma discussão para defender seus pontos de vista que me parecem tacanhos ou obscuros, simplesmente pulo a thread e vou ver alguma outra coisa. Outra coisa que ajuda é incluir comentários que acrescentem algo à discussão, sem esperar que outros o façam, e sem medo de que algum chato vá questionar por que você não elogiou a linguagem X ou mencionou alguma tese sobre a ausência de diferenças de gêneros dos anelídeos.

- 'Acho absurdo o fato de conhecermos tão pouco os bons produtos Brasileiros... Por exemplo, quantos vc conhece que programam em Lua? Ou então, quantos são os tutoriais (atualizados) do Agata Reports ?' Os interessados no assunto, quando publicarem artigos a respeito, não devem deixar de enviar o link aqui para o BR-Linux como sugestão de notícia, para ajudarmos a divulgar!

- Em cada matéria, notícia ter a opção de "ENVIAR PARA (e-mail)" - Ok, vou tentar fazer este recurso voltar. Eu havia pedido anteriormente para alguém desenvolver um módulo do Drupal para isto, mas aparentemente ninguém estava motivado o suficiente. Talvez hoje em dia este módulo até já exista, vou procurar novamente.

- Mudar o CMS ou outro sistema - No momento não cogito isto


Comentário de ricardomoc
Comentando...: "- Palavras potencialmente ofensivas em assinaturas e comentários: isto também não me agrada, eu preferiria que ninguém fizesse. Quando vejo, às vezes exerço o meu poder de moderação. Recomendo que os demais incomodados façam o mesmo, e peço que os que têm o hábito de escrever assim nos comentários (ou assinaturas) revejam isto, se estiver a seu alcance."

Chegou onde eu queria. Mesmo que não outras pessoas continuem postando cacas aqui, irei fazer a minha parte. A minha assinatura (que modifiquei para chamar a atenção mesmo) foi mostrar que existem palavras que são potencialmente ofensivas. Não mais a usarei. O meu direito acaba quando começa o do outro. Em respeito ao Brain, que tanto nos ajuda e ajuda a comunidade Linux, reformarei a minha assinatura, e espero que os demais também o façam. Peço perdão se ofendi alguém, e farei como disse o Brain:
"Ignorar é algo que está ao alcance de cada um, é só não ler. Ou, se ler, não responder."
Valeu, Brain, e continue contando comigo.

Ricardo Rabelo Mota
Defenda a vida! Mesmo!
Comentário de Leandro
Acabei de testar: Uso o windowmaker. Ao fazer ALT-1 eu vou para a área de trabalho 1, ALT-2, área de trabalho 2, etc.

Testei no Firefox.
Detalhe, eu não alterei a configuração original, nem dele nem do window maker.


Leandro
Comentário de nemesis
jogo de palavras: Ordene em ordem crescente de agressividade:

1. "Merda para o Linux"
2. "Windows é uma merda"
3. "GNU é o caralho!"
4. "GNU é do caralho!"

Palavras dependem do contexto. Minha vó falando "Merda do cavalo" não soa agressivo, mas eu gritando "meeerdaaa" ao martelar meu dedo é algo potencialmente agressivo.

Pessoalmente, eu ordenaria assim, do menos agressivo para o mais:
4.
2.
1.
3.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Alessandro
Em relação a ignorar coment: Em relação a ignorar comentários, seria de um usuário cadastrado (registrado) porque excluindo um ou dois o nível ja melhora bastante.

É como num Bate-Papo, tem aquele usuário chato, e la tem a opção ignorar mensagens de..., claro que o mesmo pode mudar de Nome, mais isso ja é outra questão.

Mais temos o direito de escolher o que vamos ler, e isso ja é muito importante, esta sugestão é mais para que estes usuários "chatos" leiam e reflitam um pouco, porque daqui a algum tempo eles estarão falando para as paredes, hoje falam para os desenformados.

Ainda bem que ja passei por esta fase.

Comentário de nemesis
não funciona no firefox. é: não funciona no firefox. é busca simples, sem expressões regulares...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
eu tenho mais uma sugestão relacionada: sugeriria que posts, de quaisquer usuários, viessem com o endereço IP de onde se originou. Isso é legal porque limita aquela palhaçada de pessoas que deslogam só para se fazer passar como um anônimo. É claro, o cara pode também reiniciar a conexão, mas acho que nesse caso, ele vai pensar duas vezes...

Estou pensando especificamente neste post fajuto aqui:
http://br-linux.org/linux/node/2440#comment-27139

pode dar a impressão de que fui eu, mas acho que o brain pode comprovar que não...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de acefalo
não é expressão regular: os novos comentários são marcados com "*new" (com o asterisco mesmo).
se for traduzido, provavelmente será grafado como "*novo".
Comentário de nemesis
new: não, é só new, mesmo. e sei disso porque agora que vc falou, verifiquei pelo seu próprio novo comentário, só para ter certeza...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de acefalo
new : new
Publicado por nemesis em Qua, 2005-12-21 22:41. *new


A diferença deve estar nos temas que usamos aqui.

Vou mudar de tema para ver.

---------**----- atualizado

Acho que você usa o tema "bluemarine". Nele, o "new" vem assim, sem o asterisco. No tema "brlinux-devel", que eu estava usando, vem "*new". Em outros, não aparece nada.

Comentário de Marcel
1 - A questão do FRAME nem: 1 - A questão do FRAME nem é se funciona ou não. A questão é que webstandards existem para os browsers, seja ele puro texto, seja visual, seja navegador de celular, ou qualquer outro. Nem todos os navegadores de celulares (por exemplo) aceitam frames. É mais simples fazer algo seguindo as webstandards, do que fazer sites diferentes para cada plataforma. Daqui a pouco vai aparecer um maluco falando para usar SVG aqui no br-linux pura e simplesmente porque roda no Firefox, e que abrange 60% do público do br-linux. Não sou contra o uso dele, apenas digo isto porque outros browsers (leia-se IE, lynx, netscapes mais antigos, konqueror - acho, não rodam). Acho mais fácil abranger tudo e mudar a aparência de acordo com o dispositivo, seguindo os standards.
E quanto ao lynx, sinceramente eu não acho que seja o único maluco que de vez em quando dou uma passeada aqui com ele.

2 - O fato de um site de nome usar frames não quer dizer que ele seja O SITE ! O site da microsoft (leia-se MSDN) por exemplo, usa. Nem por isto ele é um bom site. Agora, experimente tentar indicar um tópico para alguém: um lixo. Clica com o mouse com o botão direito no frame ativo, clica em propriedade, seleciona o endereço, etc. Ao passo que copiar da barra de endereços é muito mais simples e leve. A questão maior é ACESSIBILIDADE. Imagina um monitor em 640x480 COM FRAMES ? Você pode dizer que eu estou fora da realidade, mas eu digo que é algo ainda natural, e vai continuar sendo se depender do notebook de U$ 100,00, celulares, PSP (sim, PSP acessa a web), o futuro dos iPods (sim, eu creio que eles terão navegador), Palms, iPaqs (sim, eles tb rodam linux), etc. Vamos restringir o br-linux a quem quer usar FRAMES ?

Eu poderia dar N argumentos para não se usar frames, mas por enquanto vou parar aqui.
Comentário de nemesis
isso é lastimável: estou usando o tema padrão do Drupal. bem que lembrei que realmente já tinha visto esse asterisco...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de acefalo
Isso talvez valha uma sugest: Isso talvez valha uma sugestão para o Augusto.

Para nós, leitores compulsivos de flames, o "new" talvez seja o recurso mais poderoso do site.

Uma coisa chata é quando os comentários ultrapassam uma página; na primeira página todos os "*new" estão lá. quando avançamos para a próxima, todos os comentários estão marcados como lidos. Fica difícil identificar quais ainda não foram lidos.




Comentário de MDantas
Augusto, o módulo de enviar: Augusto, o módulo de enviar para (e-mail) já tem. Eu peguei um, e deixei no meu site. Veja lá depois ... mas ele tem alguns bugs. Eu somente instalei-o mas não tive tempo depois de verificar melhor. Talvez hoje já tenha algum outro módulo melhorado. Veja lá ... www.mdantas.com.br


--
Márcio Dantas
marcio@mdantas.com.br
Comentário de Spook
Aumentar a equipe: A idéia de aumentar a equipe é a melhor de todas as novidades. Minha principal crítica é que as notícias do BR-Linux sempre vêm em "lote", e desmotiva você visitar novamente a página tão cedo, porque se ela recebeu a atualização a algumas horas somente, são grandes as chances de não ter nada novo. Isto você acaba observando conforme vai visitando a BR-Linux.

Com mais gente na página, e mais notícias saindo em menos tempo, será muito bom tanto para os visitantes, quanto para o BR-Linux
Comentário de Adelar da Silva Queiróz
Divisões dos Assuntos: Acho que ficaria bom se os assuntos na página principal fossem separados, fica melhor se localizar entre notícias, artigos, entre outros... Colocar links (2 ou 3) que correspondem ao assunto abordado aboixo do tópico... ...
Comentário de vmedina
Comentários: Eu to sempre acessando o site, diversas vezes por dia.

Pra mim, o grande lance do BR-Linux é a discussão dos tópicos. Notícias frescas você consegue com facilidade hoje em dia, uma boa conversa sobre os tópicos que é difícil! :)

Apesar das brigas, flames e associados é muito legal conversar com galera aqui no BR-Linux!

[]s!

"ho ho ho ho" - Papai Noel

"Deus amou tanto o mundo que ele lhe deu Seu único filho, para que todos que acreditem Nele não pereçam e tenham a vida eterna. Pois Deus não enviou Seu filho ao mundo para condena-lo, mas para salva-lo através dele." - Jesus Cristo

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de StanStyle
Nossa! Quantos puritanos aqui: Nossa! Quantos puritanos aqui não? Provavelmente todos falam corretamente, seguem a norma culta e não proliferam nenhum impropério casuistico.
Talvez, textualmente, o "palavrão" tenha mais força e conotação do que na sua forma oral. Mas deve-se deixar claro que alguns aqui não fazem o uso das tais afamadas palavras, entretanto, ofendem os outros com sentenças ditas "cultas".
Exemplo: Agora não chamo ninguém de idiota, chamo-o de indivíduo desprovido de capacidade cognitiva (inspirado em determinados usuário de alguns sistemas proprietários).
O que eu quero dizer é que não é preciso dizer um palavrão para ofender alguém - às vezes um palavrão é menos ofensivo que certas colocações.

*Feliz Natal*
Comentário de Damarinho
ALT-1 a ALT-9: (*_*) Leandro

O uso dessas teclas difere em cada programa.
O uso aqui proposto é os browser.

Exemplo: com o Firefox,Mozilla, Netscape, Dillo, Epiphany, Opera ::
LINK:
http://geocities.yahoo.com.br/omlinux/

Após a carga desse endereços: ALT-1 a ALT-9 navega nos capítulos.



Comentário de vmedina
De fato... mas depois ele tro: De fato... mas depois ele troca a aba!

Por que o seu site tem essa forma singular de organização?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de damarinho
Singular: (*_*)

### "...forma singular de organização? "

1 - Pode ser até um pouco tosco. Mas, uso somente HTML, desde 1998.

2 - Velocidade na navegação. Poucas imagens.
Minimizar java.
Abolição de uso de banner e outros recursos "pisca-pisca", pois irrita
o leitor, prejudicando sua atenção na leitura.

3 - Leitura dinâmica. Usar Quadros de leitura menorew, a fim de
falicitar a leitura dinâmica de textos.

4 - Teclas ALT-1 a ALT-9 para seleção de capítulos sem Mouse.

5 - Frames. Fixando o Menu principal e menus descendentes.
Menor número de display e acesso a HD, local ou remoto, para Display
do Menu. E sua facilidade de visão de seleção, sem uso do Mouse (quando se desliza-para-cima).

6 - Dar realce a conteúdo, sem prejuizo da forma.

7 - Não comercial.

8 - Imitando a leitura de um livro, categorizado/sumarizado
- Itens de Menu com texto elucidativo de seu conteúdo. (repouso
do Mouse na seleção).

9 - Criatividade, subordinada a crítca e sugestões.









Comentário de damarinho
Singular: (*_*)

### "...forma singular de organização? "

1 - Pode ser até um pouco tosco. Mas, uso somente HTML, desde 1998.

2 - Velocidade na navegação. Poucas imagens.
Minimizar java.
Abolição de uso de banner e outros recursos "pisca-pisca", pois irrita
o leitor, prejudicando sua atenção na leitura.

3 - Leitura dinâmica. Usar Quadros de leitura menorew, a fim de
falicitar a leitura dinâmica de textos.

4 - Teclas ALT-1 a ALT-9 para seleção de capítulos sem Mouse.

5 - Frames. Fixando o Menu principal e menus descendentes.
Menor número de display e acesso a HD, local ou remoto, para Display
do Menu. E sua facilidade de visão de seleção, sem uso do Mouse (quando se desliza-para-cima).

6 - Dar realce a conteúdo, sem prejuizo da forma.

7 - Não comercial.

8 - Imitando a leitura de um livro, categorizado/sumarizado
- Itens de Menu com texto elucidativo de seu conteúdo. (repouso
do Mouse na seleção).

9 - Criatividade, subordinada a crítca e sugestões.









Comentário de vmedina
Eu digo mais o texto mesmo...: Eu digo mais o texto mesmo... nunca ví essa forma de escrita.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É Usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de damarinho
Escrevendo: (*_*) vmedina

1 - Estilo. Cada um tem o seu estilo, na dependência de:
a) meio-ambiente
b) cultura - influências
- Todos nós recebemos influências concercentes ao que se lê, gosto literário, tendencias, conhecimentos de Latim e Grego e outras.

c) A construção sintática é forçada pelo item b.
A influência torna-se maior quando se escreve sem traduzir o pensamento, mas vertendo o que vem da Mente, o que facilita muito
aos escritores, desde a produção de Cordel a livros filosóficos.

d) Aduzir o exposto à sedimentação do conhecimento na área técnica.
Ler documentos jurídicos é um "estudo", uma "penalização". E os documentos ténico-científicos tem sua própria linguagem e expressão.

2 - Mas, acima de qualquer preposição, a expressão de pensamento e
sua fluência de idéias não teria tantas "rédeas"; no mínimo, obter
um equilibrio pendular que facilita a dupla via de comunicação.

3 = O que menos se reflete é a idéia de que outros possam fazer o mesmo, induzindo a pureza de expresão sem ferir a arte literária.








-
Comentário de Damarinho
Jornalismo - vertentes: (*_*)

1 - A técnica de programação de conteúdo merece argumentação, quando se trata de meios-magnéticos para divulgação de conteúdo.

a) A primeira idéia de seus construtores e diagramadores é a imitação do que já existe: Jornal, Revista, Panfletos, etc. - impressos.
- Quando se lê um jornal, vê-se a manchete e, mediata ou imediatamente seu conteúdo. Seu único instrumento de navegação é paginação manual.

b) Os recursos disponíveis e suas linguagens, em informática, modernizam a instrumentação, veiculação e acesso a conteúdos.
Por este foco, o item 'a' deve ser menos abrangente em imitação.

2 - Imaginemos, então, como seria o BR-Linux, na apresentação de
"Manchetes" (tópicos - epígrafes) e seu Conteúdo - se assim ficasse disposto:
#####
Linha 1 : Tópico (epígrafe)
Linha 2 : Publicado por
Linhs 3 : síntese de UMA linha de escrita

#####
inha 1 : Tópico (epígrafe)
Linha 2 : Publicado por
Linhs 3 : síntese de UMA linha de escrita

+++

Qual a ventagem ?

1 - Input/Output -
a) A quantidade de Tópicos, numa Tela (Display) teria mais linhas de
visão e acesso, pois não haveria mais outras linhas referentes ao RESUMO ou a própria NOTÍCIA.

b) A quantidade de "proxima linha" seria menor

c) A quantidade de I/O (input/output) de disco seria menor, observando-se também a quantidade de usuário, que acessa um arquivo-crescente de dados (tópico + seus comentários)

d) O Display-inicial dos Tópicos seria reduzido em I/O com consequente vantagem de comunicaçao de dados mais rápido com menores dados.
A Linha 1 - continuaria sendo um LINK para seu relativo texto.

e) O Uso do Mouse para deslizamento e localizar tópicos seria reduzida a N-tópicos X 3.

3 - Outra variante de Linhas-1 a 3, seria mais a Linha-4 com um indicativo sintetizado do último dos "Comentários Recents", seja
"Data :: Hora" ou "Nome-usuário".
Isto irir suprimir Comentários Recentes da Coluna 1.

Em resumo: Um SUMÁRIO do conteúdo noticiado.





Comentário de stpa
Suscetibilidades: Não me agrada o uso de palavras fortes aqui no BR-Linux. Não é que eu seja um puritano ou não as use no dia-a-dia. Uso e em boa quantidade, algumas bem cabeludas. Mas aqui nos comentários acho devemos ter em mente que muitas pessoas que não consideram seus ouvidos lixeiras (ou olhos, já que estão lendo) não irão se sentir à vontade para participar ou a se misturar "com essa gentalha". É uma questão de procurar respeitar os outros, condição básica para ser respeitado e manter um ambiente mais agradável. Já é o suficiente as caneladas que distribuimos uns aos outros de vez em quando.
Comentário de telurion
Layout: Chovendo no molhado, também gosto do layout atual, por mim pode ficar como está.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004