Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Kurumin nas Arábias


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de o chato
é. . .: Agora essa distro arabe que vai ser lançada será o remaster do remaster do remaster.... ..... do debian.

Comentário de Koolosh
Chamada errada: "Arabian Linux is based on Debian GNU/Linux and Kurumin Linux."


é baseado no Debian e no Kurumin, ta bem claro, agora Debian não existe né, só Kurumin.


Mas se não existe Debian, vai existir o Kurumin??


Pois mesmo o Morimoto não gostando do Debian (como ja declarou em comentários neste sítio) o Kurumin depende totalmente do Debian, pois ele espera o Debian lançar atualizações pra atualizar o Kurumin dele, e ainda reclama dizendo que o Debian é lerdo pra colocar novidades.

Acredito que os arabes, se basearam no Debian e tiveram como exemplo a maneira de como o Kurumin modificou o Knoppix.
Comentário de El Justicero
Chamada Certa: A noticia diz apenas que o sistema das arabia é baseado no Debian e no Kurumin. Aí vem gente dizer que tá errado dizer que é baseado no kurumin. Ora, o destaque dado foi justamente porque o modelo é o do kurumin, e nao necessariamente pq é Debian. Basta olhar o numero de distribuiçoes baseadas no Debian pra saber que mais uma outra nao é noticia.
É impressionante o ódio que existe contra o Morimoto. Por quê? Porque o cara teve a audácia de fazer uma distribuçao (ou fork do fork, como dizem os que odeiam) que FUNCIONA e que É FACIL de ser utilizada por iniciantes. Taí o grande pecado! Tem gente que acha que sistema bom é aquele em que cada usuario recompila o kernel tres vezes, utilizando o vi para editar todos os arquivos de configuraçao. Pelo amor de Deus!
Deixem o homem em paz. Ou entao vao propor um programa de TV "Debian para as massas".
(e antes que me venham com flames: eu nao uso kurumin nem conheco o Morimoto)
Comentário de Carlos E. Morimoto
Só uma correção, eu não c: Só uma correção, eu não critico o Debian, é um suposto desenvolvedor Debian que me critica:


http://www.guiadohardware.net/artigos/310/


Outra coisa, mesmo que eventualmente a posição do autor dos comentários fosse algum tipo de "posição oficial", não teria nenhum cabimento. Se alguém não quer que seus pacotes sejam usados para desenvolvimento de outros trabalhos, não deveria disponibiliza-los sob a GPL em primeiro lugar.

Terminando, daqui em diante vou adotar a filosofia Sulamita: "Só respondo a críticas de quem já desenvolveu o mesmo ou mais do que eu". Afinal, contra ignorância não existe argumentos ;).
Comentário de Marcelo Ulianov
Muito Bom !: O que é bom, é bom. Lá fora,aonde ninguém conhece ninguém, se reconhece o bom trabalho. Enquanto isso,aqui dentro, o "clubinho do linux" fica se degladiando. E ainda por cima reclamam de não ser levados à sério...

Parabéns Morimoto.É mais um reconhecimento de seu trabalho e dedicação.
Comentário de Douglas Augusto
> Terminando, daqui em diante: > Terminando, daqui em diante vou adotar a filosofia Sulamita: "Só respondo a críticas de quem já desenvolveu o mesmo ou mais do que eu". Afinal, contra ignorância não existe argumentos ;).

Isto significa que vai continuar a responder as críticas do kov ou não?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Eurico
Você eu concordo, realmente: Você eu concordo, realmente fez muito para a comunidade no Brasil mas e a sulamita? não sei de nada o que ela fez.
Não vale aquelas palestras mornas.


----
Campanha Ignore o Nemesis!
Comentário de Wilfredo
Arabian English?: Alguém pode me explicar por que uma distribuição voltada ao público árabe apresenta imagens de telas com boa parte dos menus, caixas de diálogo e títulos de janelas e menus... em inglês?

Acho que deve ser esse o motivo de a distribuição estar na versão 0.6.
Comentário de Neto Mussauer
Hehehehehe pior que quando vi: Hehehehehe pior que quando vi a notícia a primeira coisa que me veio a mente foi, "Pronto, agora vai aparecer um monte de gente para encher o saco do Japa!" hehehehehe

Parabéns cara! Abraços

GULBF - Grupo de Usuários Linux da Baixada Fluminense
www.gulbf.com.br
Comentário de Neto Mussauer
Eurico, se vc procurar um pou: Eurico, se vc procurar um pouquinho que seja sobre HA na internet só vai dar ela. Isso ficando só nesse assunto falow!

Abraços

GULBF - Grupo de Usuários Linux da Baixada Fluminense
www.gulbf.com.br
Comentário de Eurico
você fala disto ? http://ha.: você fala disto ? http://ha.linuxchix.org.br/

o que ela fez foi escrever um tutorial, que não passa de tradução de materiais já existentes.

Me dia algo que ela criou? nada, só discordia.
----
Campanha Ignore o Nemesis!
Comentário de Neto Mussauer
Bem ... vc pode achar isso po: Bem ... vc pode achar isso pouco, eu não acho!

Então encerramos por aqui falow! :-)

Abraços

GULBF - Grupo de Usuários Linux da Baixada Fluminense
www.gulbf.com.br
Comentário de ricardomoc
Kurumin: Olá, Morimoto. Olha, gosto muito do Kurumin, e indico para todos os meus conhecidos. Atualmente não o utilizo, mas indico por saber que é muito amigável. Quanto a desenvolver, creio que você deve estar querendo dizer programar, ou desenvolver em software. Bom, aí eu fico devendo. Não precisa me responder, pois não sou desenvolvedor de software. Já desenvolvi bastante em outras áreas, provavelmente em áreas que você não domina, mas isso é outra história. Concordo também que contra ignorância não há argumentos. Mas saber ouvir é uma virtude. Mesmo que não mereça resposta. Um abraço e parabéns!

Merda para o Linux!
Comentário de well
Mais cunhão que muitos cuecas.: > Me dia algo que ela criou? nada, só discordia.

* Sulamita, cria, coordena e financia um evento que pra mim é o segundo mais importante no Brasil, o "Encontro Nacional LinuxChix Brasil".

* Sulamita é a fundadora, mantenedora e coordenadora do maior movimento feminino pró-software livre do Brasil.

* Sulamita enfrentou e continua enfrentando preconceitos dos mais diversos tipos para poder abrir caminho para outras garotas se mostrarem e serem reconhecidas como parte ativa da comunidade software livre.

* Sulamita participa ativamente de listas ajudando com dúvidas e disponibiliza materiais técnicos (muitos deles nada simplórios) para ajudar pessoas.

* Seu trablho é reconhecido internacionalmente, com direito a reportagens em sites internacionais e dando-lhe oportunidades de fazer palestras em outros países.

Sulamita é uma militante, com capacidade e currículo suficiente para por muitos aqui no chinelo.

Comentário de Carlos E. Morimoto
Acho que não me expressei be: Acho que não me expressei bem. Uma coisa são críticas construtivas, onde vc aponta algum problema e sugere uma solução. Estas são naturalmente sempre bem vindas.

Outra coisa bem diferente são as críticas vazias, feitas por pessoas com pouco conhecimento técnico, que infelizmente são tão comuns por aqui.
Comentário de Eduardo Linux
Sobre Live-CDs: Uma coisa que não gosto em live-cds baseados em Knoppix é que boa parte das configurações do usuário são hardcoded; é um saco pra mudar o nome de um usuário para outro, no caso de uma remasterização e tal. Até no initrd tem o que mudar!

Btw, não vi diferenças do Arabian; será que vai ter locales de lá definidos como padrão? Ou algum novo aplicativo? Enfim... "esperemo"
Comentário de Manoel Pinho
Salam: Eu conheço (por email) o principal desenvolvedor dessa distribuição, Muslim Adel Abu-Taha, e ele é um brasileiro de origem árabe que mora na Jordânia. Ele me disse que os árabes em geral estão ainda muito mal informados em relação ao linux e softwares livres em geral e essa distribuição é uma forma de diminuir a barreira para eles, assim como o Kurumim foi o início para muita gente. Inclusive eu o ajudo hospedando a imagem iso no nosso servidor ftp. A origem brasileira do principal desenvolvedor certamente foi um motivo importante para ele ter baseado a distribuição no kurumim e não no knoppix ou no kanotix por exemplo.

Some-se a isso o fato da barreira lingüística, que exige fontes especiais e a arabização de vários programas. Certamente não é uma tarefa muito fácil. Essa versão pelo que eu sei é a mais "arabizada" delas e é ótimo vermos que eles possuem um livecd que suporte a língua árabe.

Chega de guerrinhas até na comunidade linux ! Salam !
Comentário de bsantucci
pauleira acima: Quem é esse Morimoto que este pessoal quer arrancar a guela ??? Ele deve ter aprontado.... Hi....Hii...Hi
Comentário de The Darkness
Que notícia boa: Trabalho nosso (Brasil) sendo usado lá fora.

Meus parabens ao KURUMIN e ao MORINOTO.

E um grande "BOA SORTE" para essa iniciativa.


PS: Galera. É assim que se deve comentar uma notícia dessas, e não ficar criticando o resto do mundo. Façam, aconteçam e parem de malhar os outros.
Comentário de Profano
Ele é "Gente que Faz": O Morimoto (sem méritos ou deméritos, segundo o pensamento de cada um), verteu a distro Knoppix (alemã, embasada no Debian)para o nosso idioma; inseriu drivers compatíveis com o hardware comercializado por aqui; deu a essa sua distro uma imagem genuinamente tupiniquim; oferece seu conhecimento de forma contribuitiva para toda uma comunidade laborativa; é reconhecido, por sua capacidade e competência, não só em nosso território, pois vem sendo reconhecido, de igual forma, além de nossas fronteiras.

Em seu sítio "Guia do Hardware" disponibiliza tutoriais, dicas, guias e trocentos outros trabalhos, seus e de seus colaboradores, para leigos, como eu, sendo assim uma "referência nacional" aos que estão iniciando no mundo linuxista. Daí, o seu merecido sucesso e prestígio.

Todavia, como toda moeda tem duas faces, a exemplo da dualidade existente em todo Universo, paga o preço da inveja ao seu sucesso.

Já ouviu dizer que "Doi mais ao invejoso o sucesso alheio do que o próprio fracasso"? - OU - "Moleque só atira pedras em árvore que dá bons frutos"?

No carro de um vizinho meu tem um adesivo com os seguintes dizeres: "A inveja é uma merda" (Neste caso, entenda no sentido estrito senso da expressão e não no sentido artístico, como divulgado em nota acima).

[]'s.

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-Profano-
Comentário de Patola
Mas aí você se tranca na caverna: Terminando, daqui em diante vou adotar a filosofia Sulamita: "Só respondo a críticas de quem já desenvolveu o mesmo ou mais do que eu". Afinal, contra ignorância não existe argumentos ;).

Dependendo um pouco da sua métrica, vai ser com muito pouca gente que você vai poder discutir então (estou supondo "desenvolveu para o software livre", não desenvolveu em geral, e nesse sentido você realmente foi uma das pessoas que mais colaborou no Brasil). Se fizer isso, vai se fechar para críticas construtivas de pessoas que simplesmente não trilharam o mesmo caminho.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Magno K
Lamentável: Esse tipo de postura é lastimável. A única coisa que posso dizer é que sua honra foi atacada de forma criminosa, Carlos. Veja o disposto no artigo 140 do Código Penal ( http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848compilado.htm ). Trata-se de crime que depende de iniciativa do ofendido, com prazo para manifestação.

Mas, de qualquer forma, é bom que você saiba dessas coisas pois as críticas não podem sair do campo das idéias, da crítica construtiva, do que é científico.

É certo que homem público tem uma esfera de intimidade menor que o homem comum e quando você se tornou conhecido perdeu parte de sua privacidade (você deve ter percebido isso:) ), mas isso não pode chegar ao ponto de você ter que tolerar ofensas pessoais desse nível.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Carlos E. Morimoto
Repetindo: : Repetindo:

"Acho que não me expressei bem. Uma coisa são críticas construtivas, onde vc aponta algum problema e sugere uma solução. Estas são naturalmente sempre bem vindas.

Outra coisa bem diferente são as críticas vazias, feitas por pessoas com pouco conhecimento técnico, que infelizmente são tão comuns por aqui."

Comentário de Wilfredo
Arab Asianux?: Será essa a semente de uma distribuição devidamente adaptada ao idioma árabe? Tavez seja o início de uma distribuição ao estilo Asianux, em que o enfoque principal é a adaptação às línguas (e necessidades) locais -- no caso da Asianux, chinês, japonês e coreano.

Falantes do árabe, persa e urdu seriam bastante beneficiados. Não sabia que a oferta de distribuições em árabe é muito escassa. Que esse projeto ajude a reverter o quadro.

Essa conversa me fez lembrar de uma certa distribuição, que agora foi engolida pelo fenômeno Conecdrake.
Comentário de Marcelo Ulianov
MORIMOTO: Morimoto, ok ? Eu sei...Nome japones é fogo...
Comentário de Mizael
Profano: Tu não é profano meu amigo eu te conheço, você ja passou sob os umbrais.
Comentário de Profano
MIZAEL: É verdade;

Parece que foi ontem... Como o tempo voa...
O bom, nisso tudo, é a satisfação de estarmos juntos, também aqui, neste espaço democrático, buscando novos conhecimentos, fazendo novos amigos, reconhecendo amigos de longas datas, estes, mais que amigos, verdadeiros Irmãos.

Hoje ganhei o meu salário e estou règiamente pago.

[] Triplo:.

-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-Profano-
Comentário de paradlinux
inveja: Bando de invejosos, não fazem nada e atrapalham quem tem capacidade, tudo MARADONA(NÃO GOSTA DO REI POIS ELE É MELHOR).

Kurumin é 10, E O bando de invejosos é LIXO DO LIXO.

Comentário de Manoel Pinho
Mais análises: O Muslim me indicou mais duas análises do ArabianOS e essa distribuição está entre as top 10 !

http://www.tuxmachines.org/node/4181

http://www.tuxmachines.org/node/3341

Comentário de Marcos Gomes
Kurumin: É que quando alguém torna-se conhecido, não atinge somente as pessoas que ignoram este alguém ou que gostam; mas também aquelas que, de alguma forma, por algum motivo, se incomodam com isso. Muitas vezes nem sabem porquê criticam, ou mesmo pensam saber. Ninguém é hunanimidade! Uma das coisas que admiro no Carlos Morimoto é que, apesar dessa gente, ele continua firme no seu trabalho. O que interessa essas críticas? - falo daquelas que não trazem nada de útil. Só vi uma vez ele se reportar a uma, em especial, no seu site. Devemos evitar responder as críticas, mas essa resposta do Morimoto, que me refiro, foi muito bem elaborada. É isso. Abraços prá você.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004