Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Campanha - Mono Basic: Visual Basic.NET no Linux

Equipe MonoBasic Lança Campanha-> Mono Basic: Visual Basic.NET no Linux! * Está para ser lançada a versão beta do Compilador Visual Basic .NET para Linux o Mono Basic e com isso a equipe está pedindo a todos os usuários dessa linguagem baixem o compilador e que testem com suas aplicações, isso pode ser feito tanto no Windows quanto no Linux. * Com isso a equipe espera receber informações sobre bugs, perguntas e outros feedbacks que ajudarão a estabilizar o compilador e também na construção dos manuais. * Junte-se a nós e auxiliem a equipe a testar o compilador! http://monobasic.sl.org.br” A nota foi enviada por alessandro binhara (binharaΘpsl-pr·softwarelivre·org) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Programador
Mono.Pólio:
É mais uma linguagem de programação
para o desenvolvimento de aplicações.

Mas não seria ajudar o Mono pólio de uma
empresa que mantém seus sistemas fechados,
além de procurar promover a queda
do Software Livre? (licença virótica?)

Mono pólio?





Comentário de binhara
Um pouco desinformado: Caso não exista o compilador VisualBasic.NET muitos desenvolvedores e empresas estarão presos a plataforma MS. Querendo ou não existem hoje cerca de 8 milhões de usuários do VisualBasic que poderia estar desenvolvendo softwares que poderia estar funcionando no linux.

O Mono Basic abre um novo mercado para o Linux.

Acho que é uma grande chance do software livre consquistar novos usuários.




Comentário de nemesis
por favor, não!: BASIC e *nix simplesmente não combinam! Seguem filosofias completamente distintas, se é que BASIC segue alguma.

"Junte-se a nós e auxiliem a equipe a testar o compilador!"

deixem o bicho morrer, pelamordedeus!! BASIC.NET é completamente diferente de VB. Deixem os usuários da relíquia pelo menos migrarem para algo mais decente, como C#, e deixar a demência para trás...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
não: "existem hoje cerca de 8 milhões de usuários do VisualBasic"

Que não correspondem necessariamente a usuários VB.NET, que é bem diferente. Houve inclusive muitos incidentes por parte de velhos usuários VB que se sentiram ameaçados com a complexidade do .NET e exigiam seu VB simples de antes...

Campanha: deixem VB ir pros quintos dos infernos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
VB: Até porque os usuários de VB teriam menos trabalho para se adaptarem ao Gambas

http://gambas.sourceforge.net/

ou ao proprietário mas multiplataforma Real Basic

http://www.realsoftware.com/

no linux do que aprender a nova linguagem VB.Net.
Comentário de Everaldo Canuto
: Aderindo à campanha ignore: : Aderindo à campanha ignore o Nemesis.
Comentário de Usuário
Melhor apoiar sistemas abertos: ,.
Comentário de sri_canesh
Tem gente que além de ser co: Tem gente que além de ser covarde não colocando o nome ainda por cima fala besteira.

Mas vou respeitar pois para falar isso acredito que seja um grande commiter ou um excelente beta-tester de algum sistema aberto, pois um cara que não faz nada não teria cara de pau para falar isso, não é mesmo?

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de binhara
Morte do VB: Concordo com você que o VB antigo é mais simples e atendia uma faixa de usuários. E este estão reclamando com a chegado do VB.NET .

Mas a Microsoft realmente está tentando matar o VB pq a api do VB (Win32) não vai ter continuidade no Windows Vista. Será tudo .NET.

É terrivel para a compatibilidade que obriga os desenvolverdores a reescrever até 40% do código em alguns caso. Mas é bom por outro lado, pq as pessoas vão ter que aprender OO, isso deve melhor o nível do pessoal.

Querendo ou não o VB.NET está por ai, e acredito que já existam mais usuários de VB.NET do que C#. Se alguem tiver alguma pesquisa sobre isso me enviem.

Bom, é claro. O VB antigo vai estar por ai por um bom tempo. Mas com a descontinuidade do VB antigo, não vejo futuro para projetos opensource como o Gambas onde cada vez mais termos menos pessoas usando e cada vez mais pessoas indo para o .NET no mundo windows.

E claro, para esses usuários temos o Mono Basic uma opção de compilador inclusive dentro do Windows, ou MAC, ou FREBSD, Linux , etc,,.
Comentário de binhara
não: Justamente o que eu Disse .. "existem hoje cerca de 8 milhões de usuários do VisualBasic" ..

Cerca de 8 milhoes de VB, onde boa parte dessed desenvolvedores naturalmente irão migrar para o VB.NET. Outros ainda vão migrar para o Mono Basic e poder usar suas aplicações no linux num ambiente muito mais maduro e estável.

Outros vão lutar para ficar no VB convivendo com incompatibilidades das muitas versões de Windows, virus e todas as mazelas do Windows.

A escolha é do usuário, estamos aqui para poder oferer uma alternativa ao mundo proprietário. Então os usuarios de VB que quizerem fugir do monopólio da MS, poderião rodar e compilar suas aplicações no Linux.




Comentário de Lilo Grub
Sem maldade:
Me responda: por que alguem (empresa ou desenvolvedor) que tem em sua estratégia usar .NET optaria por usar Mono?

Não está claro para mim o que o Mono oferece de diferencial estratégico.

Rodar em outras plataformas além da MS não parece muito atrativo, afinal ele já escolheu se atar uma tecnologia MS mesmo.

Comentário de nemesis
continuidade: "não vejo futuro para projetos opensource como o Gambas onde cada vez mais termos menos pessoas usando e cada vez mais pessoas indo para o .NET no mundo windows."

Isso pq vc quer que elas migrem para .NET ao invés de continuarem usando sua velha plataforma VB através de projetos como o Gambas.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
por que mono: "em outras plataformas além da MS não parece muito atrativo, afinal ele já escolheu se atar uma tecnologia MS mesmo"

Normalmente só percebemos nossas burradas depois de feitas. O mono parece uma opção para consertá-las.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Everaldo Canuto
Bem, eu vou dar um exemplo ma: Bem, eu vou dar um exemplo mas muitos outros poderiam ser usados. Imaginem empresas que desenvolvem para o governo (eu conheço algumas), algumas dessas empresas possuem soluções em .NET e agora se deparam com um senário em que precisam compatibilizar suas aplicações com ambientes livres, sai mais barato usar o Mono do que reescrever a aplicação numa outra linguagem.

Isso também vale para empresas que só agora descobriram o Linux, não dá para reescrever tudo numa nova linguagem, o Linux está cada dia mais popular e é comum querer rodar aplicações .NET nele.

Comentário de Outro Usuário
Isso, melhor estudar C, FreePascal, Java, etc:
C, Pascal, Java, Perl, PHP, ...

xWindows, GTK, ...

Tudo isso roda em Linux e Windows.


Comentário de binhara
Por que mono: Eu tenho recebido emails de várias empresas interessadas em Mono.

A última que recebi está interessada em portar todos os sistemas dela em VB.NET para linux. Objetivo : reduzir o custo para o cliente, aumentar a segurança e estabilidade eliminando o Windows dos servidores e dos cliente.

Outra que está insteressada em ter seus aplicativos embarcados rodandos em plataforma com menor custo reduzindo o poder dos hardware.

Outra empresa tem filias em em todo o país e esta tento problema com seus cliente que não tem o windows e office legalizado, querem fornecer a solução completa para o cliente desde o Sistema Operacional . Mas todos so produtos estão em .NET com VB.NET.

Então as empresas querem os recursos, facilidades, IDEs como Visual Studio e poder rodar as aplicações no Linux oferencendo as qualidades que conhecemos no linux.

É por isso que as empresas usuárias de .NET estão interessadas no Mono. O Mono da liberdade de escolha aos desenvolvedores e clientes.
Comentário de binhara
Gambas não é VB: Dei uma olhada no site do Gambas

http://www.binara.com/gambas-wiki/bin/view/Gambas/WebSiteFAQ
- Is Gambas compatible with Visual Basic?
No, and it will never be!

Ele não é VB, não da para compilar uma aplicação VB da MS com ele.
Outra coisa, ele não é portável!

- Is Gambas multiplatform?
In the future, I hope there will be a simple answer: "yes!". :)

Ele usa QT e GTK, não sendo compatível com os componentes do VB.
Só tem suporte a MySQL e Postgres.

Ou seja, não dá para comparar com o Mono Basic que conta com todo o framework do mono. Suporte a todos os banco de dados. Com pilhas de livros e documentação em diversas líguas.

Não da para sugerir para alguem que trabalha com o VB migre para o Gambas.

É muito mais viável usar o Mono Basic.



Comentário de binhara
E muita coisa já funciona no mono ..: Algumas linguagens .. suportadas

Pascal
- RemObjects Chome - http://www.chromesville.com/

PHP
IronPHP - http://ironphp.sourceforge.net/
PHPSharp - http://www.akbkhome.com/wiki.php/Projects/PHP_Sharp
Php4Mono - http://php4mono.sourceforge.net/

Java
Ikvm - http://www.ikvm.net/

Perl
PerlSharp - http://taubz.for.net/code/perlsharp/

Python
IronPython - http://www.ironpython.com/
Python for .NET compiler - http://starship.python.net/crew/mhammond/dotnet/
Python for .NET - http://www.zope.org/Members/Brian/PythonNet/index_html

Boo
Liguagem Boo - http://boo.codehaus.org/

Ruby
Ruby/.NET - http://www.saltypickle.com/rubydotnet/
NETRuby - http://www.geocities.co.jp/SiliconValley-PaloAlto/9251/ruby/nrb.html

GTK#
http://gtk-sharp.sourceforge.net/

QT#
http://qtcsharp.sourceforge.net/



Comentário de linfluX
Fontes: Eu já tive o desprazer de programar nessa coisa por conta do SCC - Sistema de Conclusão de Curso que é um sistema desenvolvido para gerenciar, no nosso caso, uma loja de móveis - visto que esse ano terminei o meu curso técnico em Informática e meu professor(que é muito bom por sinal) infelizmente ensinava VB.
Estamos implantando o sistema na loja e me interessa essa sua afirmação, que já era imaginável vindo dessa empresa, sobre o não suporte de aplicações WIN32 no Windows Vista.
Você poderia me indicar a(s) fonte(s) de sua afirmação!?!

PS: Peço desculpas por desviar o assunto desse tópico, mas como não encontrei o e-mail do Binhara e como as afirmações dele são de meu interesse, tive que fazê-lo. E quanto ao tópico prefiro não responde-lô pois com certeza não teria a calma devida para não dar uma crítica calorosa.

//__ LinfluX __
cout<<"\nSeja Livre. Use GNU/Linux!";
Comentário de binhara
Suporte win32 no Windows Vista:
me manda um email
binhara@gmail.com

que te respondo fora do forum
Comentário de nemesis
talvez sim, talvez não: "É muito mais viável usar o Mono Basic"

Em ambos os casos, ele vai pular para algo diferente de seu VB tradicional. Gambas é mais simples e mais correlato ao anterior, enquanto que monoBasic traz toda a carga do .NET.

Eu vejo 15% de chance para cada lado. Obviamente, os 70% restantes ficam a cargo deles simplesmente comprarem uma nova licença M$, tomarem um curso e continuarem em seu mundinho...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
o que estou realmente esperando...: ... é por brainfuck# :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Everaldo Canuto
O QT# não está mais funcion: O QT# não está mais funcionando além de não ser mais mantido, o resto está ok.

:: Aderindo à campanha ignore o Nemesis.
Comentário de Ark
Sonho: Vai sonhando em rodar tudo bonitinho no Mono, vai... o povo mesmo do Mono diz que o objetivo não é rodar redondamente código feito no VB Studio. Por que então você está assumindo isso?
Comentário de Everaldo Canuto
Desculpe pelo "senário"...: Desculpe pelo "senário"... é cenário.
Comentário de Everaldo Canuto
Não, o objetivo não é esse: Não, o objetivo não é esse e não roda "tudo" bonitinho não, no caso de aplicações ASPNET roda 100%, para o caso de aplicações WinForms aí sim é onde está o problema e para esses casos eu recomendo o GTK# embora a implementação WinForms do Mono já esteja usável.

Não estou sonhando, eu uso o Mono no no meu dia a dia, hoje só desenvolvo em Mono e a compatibilidade com o .NET está muito boa sim, como eu não tenho nenhuma aplicação WinForms tudo que faço está rodando 100% em Mono e .NET.

Mesmo no caso das aplicações WinForms, ainda assim sai mais barato reescrever apenas a interface do que reescrever todo o programa, então isso não invalida meu argumento de que sai "mais barato".

O que você quis dizer com "VB Studio"?
Comentário de Eurico
Eu sempre achei os argumentos: Eu sempre achei os argumentos do Binhara furados, mas agora o do nemesis superaram todas as previsões!!!
Este ninguêm supera!

Nemesis faz um pequeno favor? desapareça!!!

----
Campanha Ignore o Nemesis!
Comentário de nemesis
menos mal: "QT# não está mais funcionando além de não ser mais mantido"

um mal a menos... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de marcosalex
Mono: Pois é. O Mono Basic recebia financiamento da Novell, que recentemente anunciou que não vai mais financiar o projeto. Agora ficou por conta dos desenvolvedores no tempo livre.

Outra coisa, o Mono ainda está beeeem longe de rodar a maioria dos aplicativos .NET. Quem leu a entrevista do Miguel de Icaza vê o tanto de coisa que ainda falta portar nele, mesmo no ASP.NET. Tanto que a maioria dos programas em Visual Studio e em Delphi .NET ainda não rodam. O fato é que os usuários vêem os softwares disponíveis pra Mono mas esquecem da infinidade de sofwares pra .NET.


E outro problema: o .NET 2.0 não é muito compatível com o 1.1. Pra começar eles mudaram o componente de acesso a banco de dados, o DataAdapter. Estamos tendo o maior problema por causa disso.

Haskell developer
Comentário de nemesis
novidade: "outro problema: o .NET 2.0 não é muito compatível com o 1.1. Pra começar eles mudaram o componente de acesso a banco de dados, o DataAdapter."

me conte algo novo, pois compatibilidade com versões anteriores de seus produtos não é o foco da M$, muito pelo contrário...

"Estamos tendo o maior problema por causa disso"

hahaha. bem, quem sabe dessa vez vcs não aprendem?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Everaldo Canuto
A que entrevista você está: A que entrevista você está se referindo? Tem a URL? Gostaria de ler ela também :)

Estranho o Miguel falar isso porque aqui minhas aplicações ASPNET estão rodando 100% sem precisar de alteração no código. Como eu já disse a única coisa que não está 100% é a implementação do WinForms, no caso do Delphi 2005 tem também o problema do BDP que faz algumas chamadas a bibliotecas nativas do Windows tornando difícil (ou quase impossível) a execução no Linux (No Linux, não no Mono).

Manda a URL da entrevista com o trecho em que ele fala isso, eu gostaria realmente de ler.
Comentário de binhara
Continuidade do Mono Basic: Acho que você deveria ler melhor o que as pessoas escrevem e não distorcer as informações.

A Novell não vai mais financiar o desenvolvimento, por que a nossa equipe brasileira assumiu o comando e a gerência do projeto. Temos inclusive um convênio com eles para o desenvolvimento do compilador.

Outro motivo é por que o compilador está particamente pronto.
Por isso o motivo desse anúncio no BR.Linux, para as pessoas começarem a testar ele profissionalmente.

Existem várias pessoas e várias empresas hoje já ajudando no desenvolvimento do compilador, não tem mais só a novell. Recentemente temos recebido contribuições de várias outras pessoas, além da Novell.


Ou seja, o projeto já consegue se sustentar sozinho sem a ajuda da Novell.





BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004