Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Wikipedia anuncia mudança na política de proteção contra alterações indevidas

A Wikipedia disponibilizou informações sobre a 'Semi-protection policy', que é um passo da série de mudanças que serão implementadas em busca da ampliação da credibilidade desta enciclopédia mantida pela comunidade - e que incluirão até mesmo a possibilidade de criar um atributo de validação para os artigos. A política anunciada hoje permite restringir quem pode alterar determinados artigos.

E a revista Nature publicou um comparativo entre a Wikipedia e a Britannica, com resultados interessantes: em 42 artigos científicos revisados no experimento, a Britannica teve uma média de 3 erros por artigo, enquanto a Wikipedia teve 4. Ao mesmo tempo, os artigos da Wikipedia nesta amostra eram em média 2,6 vezes mais longos que os da Britannica. Tire suas conclusões, escolhendo o termo de comparação mais adequado para você: o número de erros por artigo (ganha a Britannica) ou o número de erros por página de texto (ganha a Wikipedia). Mas em ambas as situações, a diferença é pequena, e possivelmente ganhará a longo prazo aquela que tiver mais capacidade de corrigir os erros existentes e mantê-los corrigidos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Connochaetes Taurinus
Considerando que a Britannica: Considerando que a Britannica possui equipes e políticas para revisão, consistência e qualificação dos dados e a Wikipedia não, os 3 erros da Britannica não são pucos comparados aos 4 da Wikipedia.
Comentário de Xico
Ooohh mania de não assumir o: Ooohh mania de não assumir os defeitos!

Tem gente que tem fé na sua distribuição linux ou no browser ou na enciclopédia preferida!

_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de Patola
: Acho que o mesmo pode ser dito aqui de quem acha a Encyclopaedia Britannica (e suas equivalentes) mais confiável do que a Wikipedia, não? Pois o resultado foi praticamente um empate.

E o erro de português? Vai ficar sem corrigir?
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Xico
O problema não é quem é ma: O problema não é quem é mais confiável, essa é uma discussão sem muita utilidade, isso pode ser resolvido pesquisando-se em mais fontes.

Meu comentário foi só uma critica a posição "meu deus, a wikipedia não pode não estar além do bem e do mal!!! Ela deve ser perfeita!!!"...

E sobre o erro de português, não há erro, o artigo é opcional nesse caso. Mas valeu pela preocupação, adoro ser corrigido.. ;)

_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de Connochaetes Taurinus
Nada disso, aliás, não tem: Nada disso, aliás, não tem sentido o teu comentário, a não ser que tenhas algum problema na compreensão de textos.

Não deixo de assumir que a Wikipedia possui erros (assim como a Britannica), mas considerando toda estrutura profissional que tem por trás da Britannica, comparando-a com a Wikipedia, esta não fica muito atrás. Não deixa tanto a desejar quando comparada à Britannica. Deu pra entender o que quis dizer agora ?

Talvez isso seja uma das fontes de preocupação deles em relação à Wikipedia.
Comentário de Xico
A Wikipedia tem muito mais "e: A Wikipedia tem muito mais "editores" que a Britannica, e também tem seus problemas, faltou citar isso.

O problema é que aparece algo que vai contra a convicção religiosa de alguns usuários, e a culpa é da folha, ou o ie é pior, ou o a Brittanica é pior, ou o windows é pago, ou etc...

Seu comentário foi pertinente, mas parcial. ;)

_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de Connochaetes Taurinus
Não vejo parcialidade e tão: Não vejo parcialidade e tãopouco dou trato "religioso" ao assunto, muito menos entro no mérito de qual é a melhor ou nego as falhas de uma ou outra. Problemas todas têem. Somente comparei-as frente ao dado na notícia, o número de erros por artigo.

E, repetindo-me, que a Wikipedia tem um bom desempenho nisso, considerando a estrutura e o profissionalismo da outra. Não importa tanto o número de "editores" de uma ou outra. Conta a estrutura profissional da Britannica frente ao "amadorismo" da Wikipedia. Isto, sem dúvidas, dá alguns pontos à esta. Só isso.

Também não agrada-me o tratamento dogmático de algumas coisas por algumas pessoas.
Comentário de Xico
Ok, se você diz o contrário: Ok, se você diz o contrário sobre tuas palavras, não vou "dizer": "Você está mentindo!". Mas a impressão que tenho daquele post, é aquela mesmo.. ;)

E sobre os "editores", importa sim. A grande "sacada" da wikipédia é essa, o grande argumento de que todos podem arrumar os artigos. De que um pode destruir, mas os outros vão arrumar.

Não é preciso ser PhD pra escrever um artigo bem embasado. A Britannica deve ter excelentes profissionais, mas vale tanto quanto muita gente que sabe "médio".(me perdoe, 3:40 da manhã.. :) )

Até!
_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de Eu (não o Ananias!)
É, tem gente que tem sérios: É, tem gente que tem sérios problemas com interpretação de textos mesmo.
Comentário de Xico
Isso acontece, por exemplo, e: Isso acontece, por exemplo, em casos que a pessoa usa "com" ao invés de "de", ligando a oração "interpretação de textos mesmo" ao sujeito da frase, ao invés de liga-lo à "problemas".

:)

_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004