Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Projeto Fedora - Brasil

O Projeto Fedora agora tem representatividade nacional! Através do projeto de Embaixadores lançado pelo Fedora Project para difundir o Fedora Core no mundo, foi criado o Projeto Fedora - Brasil, que já deu seus primeiros passos, distribuindo 400 DVDs do FC4 para todas as regiões do país e em breve lançará o site do projeto brasileiro sob o domínio www.projetofedora.org. Muitas idéias estão sendo trabalhadas para difundir o Fedora em território nacional e dar suporte aos usuários brasileiros. O Projeto Fedora - Brasil está focado inicialmente na criação e tradução de documentação para o site do projeto e na conclusão da tradução dos módulos da distribuição Fedora Core. Para maiores informações e para contribuir com o Projeto Fedora - Brasil, entre em contato com rodrigopadula@projetofedora.org ” A nota foi enviada por Rodrigo Padula de Oliveira (rodrigopadulaΘprojetofedora·org) , que enviou este link para mais detalhes.

Além do Projeto Fedora - Brasil, conheça também o Projeto Fedora Brasil.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Eurico
Abrem-se mais sites e "projet: Abrem-se mais sites e "projetos" de linux do que novidades.
Nunca vi nada destes grupinhos que nascem somente para satisfazerem seu próprio Ego.
Só porque instalaram o kurumin já estão se achando e logo vão abrindo este "projetos" porque não agregam esforços com outros mais antigos e não se espalham como palha ao vento.

----
Campanha Ignore o Nemesis!
Comentário de adadf
Está brincando?!: O Projeto Fedora possui MUITAS comunidades, e para ser sincero, eu nunca vi uma comunidade tão grande do Fedora aqui no Brasil quanto essa!

Me desculpe mas acho que vc deve se informar melhor! Não é questão de se juntar aos outros, pois essa comunidade é referência aqui no Brasil!

Confesso que existem comunidades maiores e melhores, mas sobre assuntos diversos e não focados numa só distro como é nessa comunidade!

Pense bem...
Comentário de Rodrigo Messias
Projeto Fedora: Eu acho que cada distribuição pode e deve ter a sua comunidade. Isso ajuda os usuários daquela distribuição a encontrar ajuda em um lugar central.

Agora o que eu acho que mais atrapalha do que ajuda é a quantidade de distribuições Linux. Isso sim é desperdício de esforço e tempo... nada contra nenhuma distribuição, ok?

Mas já imaginou se todos os voluntários Linux do mundo todo se ajudassem em apenas uma distro??? Seria muito melhor não? O desenvolvimento seria mais rápido e melhor. Mas como fazer com que todos tenham os mesmos gostos? Cadê a liberdade? Como ter um mesmo foco para tantas cabeças pensantes?

Então, Eurico, isso é liberdade: Muitas distros, muitas comunidades, muitas iniciativas... duro é saber lidar com a liberdade. Não há uniformidade e unicidade sem autoritarismo, mesmo que ele seja muito singelo. E não há liberdade sem diversidade.

Rodrigo Messias
Brasília-DF
Comentário de minholi
Pois é... Eu tirei do ar o F: Pois é... Eu tirei do ar o FEDORA-BR.org na tentativa de fazer com que as pessoas se voltassem a uma única iniciativa, entretanto como é possível ver através do histórico da lista de discussões anunciada no site da nova comunidade, o que existe são divergencias que impedem que se constitua um grupo coeso para dar apoio ao uso da distribuição.

Sem querer cospir no prato que já comi, mas já fui usuário de várias distribuições e ao que parece a mesma força que as mantem, que é a comunidade, é aquela que um dia acaba por destruí-las.

No mais, verdade seja dita, o Fedora não encontrou o seu nicho. Como desktop vai até bem, mas os repositórios não tem uma variedade de pacotes que satisfaça a gregos e troianos. Como servidor não é estável o suficiente e deixa espaço para que seja utilizado o CentOS.
Comentário de eitch
clap clap clap: Quem estava nos bastidores, sabe da confusão que rolou (e hoje ainda rola), e por isso me afastei só pra assistir de longe o que vai acontecendo... :)

Uma pena ser assim...
Comentário de Patola
Boa!: Pois é... Eu tirei do ar o FEDORA-BR.org na tentativa de fazer com que as pessoas se voltassem a uma única iniciativa

Aplaudo sua iniciativa, e também lamento que seja mais importante para as pessoas fazer o seu quintalzinho do que aumentar o quintalzão geral.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Harry
E daí?: Nunca me atrapalhou essa qunatidade enorme de sites e afins.
Comentário de Rodrigo M
Comunidades, sites e vaidade!: São tantos sites, tantas comunidades, tantas soluções, tantas intrigas, tantos rachas, tantas vaidades... que é por isso que hoje estou seriamente tentando a voltar a usar Windows... não tem comunidade nenhuma, nem união de ninguém, nem projeto disso ou daquilo, nem egos exaltados, nem nada... mas eu consigo usar para a maioria das coisas que preciso.

Só ta faltando a grana pra comprar a licença... hehehehehe enquanto isso vou usando o Gnu/Linux mesmo.

Rodrigo
Comentário de philippe
vai!:
não precisa comprar, pode piratear e voltar a usar, nada te impede... vai em frente, essa é a solução! viva o windows que não tem brigas, nem egos, nem discução, nem nada! tudo é resolvido em paz pra nos!!
Comentário de rodrigopadula
Quintal: Foi justamente pos estes problemas que eu estou lutando pelo projetofedora.org.

Muitas pessoas criam sites e se dedicam a eles para divulgar seu nome e ganhar fama na comunidade, mas, acabam esquecendo do principal objetivo que é o Software Livre.

Esquecem de toda a filosofia por trás do Linux e focam nas discussões polêmicas, brigas e etc.

Tentei unir esforços pelo Fedora, mas ví que os objetivos do pessoal eram totalmente diferentes dos meus e da cultura do software livre.

Por isso, juntamente com outros embaixadores do fedora (www.fedoraproject.org) criamos a iniciativa do PROJETOFEDORA.ORG onde estamos lutando pela difusão do Fedora no país, criando mecanismos de suporte para a comunidade, através da criacao e tradução de documentação e módulos do Fedora Core, criação de documentação e distribuição de dvds.
Comentário de rodrigopadula
Sites... comunidades...: O problema não são os vários sites, comunidades e fóruns e sim as idéias dos "líderes".

Se nós tivéssemos grupos diferentes mas um objetivo comum, diminuiríamos o re-trabalho e fortaleceríamos a comunidade Open Source.

Como disse o Maddog no FISL 6.0

"No Brasil temos muitos cacíques para poucos índios."
Comentário de rodrigopadula
Distribuições: Concordo..... acho que já temos distribuições suficientes.

A comunidade poderia se empenhar nas já existentes, pois, temos tanta coisa para traduzir, documentar, estudar e a cada dia centenas de pessoas perdem tempo em coisas "novas" que não vão dar em nada simplesmente para ter seu nome como CRIADOR DA DISTRIBUIÇÃO LINUX NUMSEIOQUE que é baseada no NAOSEIOQUELA que é BASEADO NO KURUMIN que é BASEADO NO KNOPPIX que é BASEADO no DEBIAN.

Existem muitos projetos precisando de ajuda... vamos ajudá-los em vez de tentar reinventar a roda.
Comentário de rodrigopadula
com certeza: também acho uma pena isso.

Desde o início lutei pela criação e dedicação a um único projeto, mas os egos foram maiores que a vontade de trabalhar por um mesmo objetivo.

Eu sugeri a unificação do fedora.org.br e fedora-br.org e só levei chumbo na asa, me criticaram.... me ofenderam... por isso estou agora lutando com outras pessoas para alcançarmos o nosso objetivo, criar uma comunidade fedora brasileira, com suporte ao usuário, documentação e interfaces traduzidas e uma maior representatividade em eventos e congressos da área.


Comentário de rodrigopadula
Comunidade: Concordo com você que a comunidade linux no Brasil é UM SACO!!!! tem muita gente querendo APARECER e pouca gente QUERENDO FAZER E FAZENDO.

Mas não podemos generalizar.

Te confesso que quase desisti do Projeto Fedora Brasileiro, mas se queremos realmente fazer algo de bom~e melhorar a situação atual, não dvemos da ouvidos ás críticas, ofensas e etc, temos que pegar e fazer.

Fiz isso e estou recebendo apoio de gente de todos os cantos do país.

Quando vc fala e faz, ou não fala mas faz as pessoas passam a confiar em você e lhe ajudam!!!

Somos Brasileiros, não desistimos nunca!!!! :-)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004