“Além do sistema BitTorrent, a TV Software Livre disponibiliza agora novos mirrors para download dos vídeos do FISL 6.0. Para mais informações, visite o link a seguir.” A nota foi enviada por Marcelo H. Terres (mhterresΘsoftwarelivre·org) , que enviou este link para mais detalhes.
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Não consigo ver: Alguém está conseguindo ver os vídeos ? Já tentei com o xine, mplayer e vlc e em todos eles o vídeo é inicialmente mostrado e em alguns segundos é encerrado. Não creio ser por falta dos codecs, pois o mplayer diz que está no formato Theora e chega a reproduzir o início dos vídeos.
Mesma coisa por aqui...: Tentei no mplayer e no Kaffeine e não funcionou. Tenho praticamente todos os codecs possíveis instalados. Aparece apenas a introdução do vídeo e depois aplicação é encerrada como se tivesse chegado ao final do arquivo.
lmvaz
---
"Arguing on the internet is like running in the Special Olympics: Even if you win, you're still retarded"
Eu consiguo ver.: Acabo de vê-los no vlc 8.4a, 8.4 e 8.2. Em todos me pareceu chegar até o fim do arquivo, em alguns parece que ficou faltando um pedacinho final. E o tempo mostrado como total nunca é alcançado.
O vlc mostra que os arquivos tem 3 streams (0-video,1-video,2-audio). Não testei ainda, mas possivelmente se for indicada as streams 1 e 2 para o mplayer ele deve rodar beleza.
Contudo ainda não sei o que pode estar ocasionando o "erro" nos arquivos.
É exatamente assim que estã: É exatamente assim que estão os vídeos: aquela introduçãozinha é o 1º stream de vídeo e a palestra é o 2º. O vlc toca .ogg's com vários stremas na boa.
Achei totalmente desnecessár: Achei totalmente desnecessário a criação de dois vídeos em um stream. Introduziu-se gratuitamente incompatibilidades, ainda que (não sei) possa estar em conformidade com as especificações do codec/contêiner.
Não haveria qualquer perda em simplesmente concatenar a introdução (os 12s) com o vídeo da palestra, formando apenas um vídeo. Isto permitiria que tocadores populares como mplayer e xine pudessem ser usados.
O container comporta multiplos streams: O Ogg eh um container que suporta multiplos streams no RFC. O que precisamos saum players q implementem o RFC, e naum varios players com implementacoes "meia-sola". VLC e GStreamer funcionam, o que prova que eh tecnicamente viavel.
Foi escolhido agregar streams ao inves de agregar a introducao no stream principal por (1) se tratar se coisas diferentes; (2) ser tecnicamente possivel (embora naum ser a solucao mais facil); (3) oferecer a viabilidade de remover um stream - demultiplexa-lo - sem afetar os demais (ao passo que, do contrario, o stream principal deveria ser editado); e (4) dificultar ao maximo a perda de sincronia (os streams principais de audio e de video tem os mesmos timestamps), que eh algo que pode acontecer com um codec taum novo quanto o Theora (a versao utilizada eh alpha5!!!).
Enfim, como jah comentei anteriormente, sabiamos dos problemas que optar por Theora poderia trazer e resolvemos, mesmo assim, valorizar o aspecto tecnico/filosofico acima das demais.
VLC: Eu tentei rodar no vlc 0.8.4 (creio ser a última versão estável) e o resuiltado é ainda pior que no mplayer e xine: não consigo nem ver o trecho inicial do vídeo (que vejo com os outros programas) e ainda dá falha de segmentação.
Aqui os vídeos rodam no VLC: Aqui os vídeos rodam no VLC 8.4 e no Totem 1.2 (gstreamer-8.11). No mplayer recebo um erro, confirmando o que foi dito sobre streams diferentes:
Ogg demuxer error : we met an unknown stream
O áudio está extremamente baixo, quase não é possível escutar o que está sendo dito.
A qualidade da imagem está ótima :-)
Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
.X. ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Aqui, no mplayer, rodou sem p: Aqui, no mplayer, rodou sem problemas, para fazer a decodificação do Theora eu usei a libtheora mais a libogg que o mplayer usa.
Você pode usar o transcode o: Você pode usar o transcode ou o mencoder para transformar o vídeo no formato mjpeg e o som no formato mpeg2 (é necessário configurar manualmente a resolução e a taxa de bitrate), então usar o vcdimager pra criar a imagem do VCD, pelo menos era assim que eu fazia a uns tempos.
Acho louvável a adoção do: Acho louvável a adoção do Theora/Ogg, o que questiono é a real necessidade de se colocar dois streams no mesmo contêiner. Foi isto que criou toda a incompatibilidade com outros tocadores, que não obstante são provavelmente mais populares que o VLC (ao menos no GNU/Linux).
Em um âmbito interno, quesitos como "viabilidade de remover um stream" podem fazer sentido, mas para o deleite do usuário final isto é adicionar variáveis de risco --foi o que infelizmente aconteceu.
Talvez na próxima edição já tenhamos todos os tocadores livres na mesma maturidade quanto às especificações do Ogg, assim torço. ;)