Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mandriva Conectiva abre 10 vagas para profissionais do software livre

Para dar continuidade à estratégia de ampliar a equipe, a Mandriva Conectiva, uma das principais distribuições Linux do mundo, acaba de anunciar que está contratando profissionais para atuar em seu Centro de Desenvolvimento, localizado em Manaus - AM. São 10 vagas disponíveis para dois perfis diferentes de profissionais: desenvolvedor C em ambiente Linux e analista de teste, que irão atuar em projetos de desenvolvimento para clientes, focados em novas tecnologias, implementação de protocolos, acesso a dispositivos, aplicações para sistemas embarcados e device drivers para o kernel do Linux.

Para preencher as vagas, os candidatos devem ter graduação na área de TI, em cursos como engenharia da computação, elétrica, eletrônica ou telecomunicações; ciência da computação; bacharelado em informática ou em sistemas de informações etc. Para o primeiro perfil, além disso, é necessário experiência com desenvolvimento em plataforma Linux e suas ferramentas (gcc, gdb, make etc.); C/C++ (mínima de 2 a 3 anos); drivers de dispositivos, kernel e/ou sistemas embarcados; e desejável que esteja participando do desenvolvimento de algum projeto OpenSource.

Já os interessados para a vaga de analista de teste é indispensável experiência com roteiros e planos de testes; definição técnica de testes (caixa branca/preta, regressão, smoke, integração e outras metodologias da área); e com o ambiente de desenvolvimento do Linux, suas ferramentas e shell script. Para ambos os perfis é preciso ter, também, inglês fluente para leitura, escrita e conversação, boa redação e disponibilidade para residir em Manaus e eventuais viagens.
” Mais detalhes no site da Mandriva Conectiva.

O mesmo site traz ainda a notícia sobre o lançamento da versão brasileira Mandriva Store, que chamou a atenção de vários leitores que escreveram hoje mencionando que a loja virtual está implementada em ASP e roda sobre um servidor Windows. Já se apurou que a operação da loja foi contratada de uma empresa externa (a Cia. do Software), mas torcemos para que em breve a loja virtual brasileira da Mandriva passe a ser ao mesmo tempo uma vitrine e um 'case' dos produtos que comercializa. Mais detalhes neste comentário de Claudio Matsuoka (desenvolvedor da Mandriva) e no relato da Renata Rocha.



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de *(&claudio)
Post traduzido: Tradução livre do meu post: "Eu recomendo à chefia da Mandriva dar uma olhada no artigo (do blog da Renata) sobre a versão brasileira do Mandriva Store. Eu sei que é outra empresa que lida com a parte de e-commerce, mas isso não fica claro no site e é o nome da Mandriva que fica na reta. O selo de 'certificado inválido' também não pega muito bem."
Comentário de Jeronimo Zucco
Essa foi ridículo...: Os e-mails enviados usando outlook, o site da Mandriva wm windows... O que esses caras querem ?
Comentário de *(&claudio)
Outlook: Os emails de Outlook são do MST, não do Mandriva Store. Mas se alguém tiver curiosidade, envie um mail pro Mandriva Store e veja o que eles usam pra responder.
Comentário de Magno K
Cia do Software reloaded: Essa Cia do Software sempre comercializou os produtos da Conectiva e sempre reclamamos dessa aberação de a maior empresa de Linux da AL ter loja virtual oficial feita em Win+asp.

Nessa **nova** loja não há nada além dos pacotes do Mandriva Linux 2006 e exemplares da Linux Magazine e da RdL. Só mudaram o logo da Cia para o da Mandriva. Não tem nada para vender lá que não possamos comprar na LinuxMall ( http://www.linuxmall.com.br - não custa lembrar) ou na Tempo Real ( http://www.temporeal.com.br ) e sermos melhores atendidos.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de *(&claudio)
Linuxmall: Minha sensação é de que a Linuxmall também não sabe o que vende.

We're doomed.
Comentário de Alexandre_Martins
Teimoso: Como sou teimoso, não resisti a comprar a caixinha do MD D/LX... Decepcionante.

1o. A Mandriva anuncia ser este o produto da fusão com a Lycoris, sendo o Power Pack fruto da fusão com a Conectiva, SÓ QUE NA PEQUENA PARTE TRADUZIDA DO SÍTIO DA MANDRIVA APARECE QUE ELE NÃO ESTÁ DISPONÍVEL NO BRASIL (Somente o Enterprise Power Pack++). A fusão não era para favorecer o Brasil também que tanto discutimos? Porque nos restou o resultado da fusão com a Lycoris? Porquê o resultado da Fusão com a Conectiva não está disponível para os Brasileiros?
2o. O Drakconf.real, utilizado no mandriva "based" PCLinuxOS configura perfeitamente minha conexão adsl com autenticação PPPoE, assim como o Kurumin, SUSE, etc, entretanto, no conectiva, não funciona, conecta mas não autentica e o suporte é horríel, híbrido quase totalmente de inglês, totalmente inadequado ao Portugês (vejam mandrivaexpert.com.br).
3o. O Mandriva Club America Latina é um faz-de-conta, mais híbrido de EN com PT_BR pouco e nada oferecem. Fóruns em chat via java lento e pouco funcional, no navegador, que não conecta senão com os de fala inglêsa e francesa, base de informações nestes últimos idiomas...

Sei que esta mensagem torna-se fora-de-tema, é mais um desabafo num único espaço mais público com a comunidade, mas a minha teimosia, somada às críticas acima, é no sentido da insistência para que a Conectiva TRABALHE nestes problemas e realmente adeqüe seus serviços aos usuários brasileiros, pagos (como é meu caso) ou não.

P.S.: Ainda não tenho forma de cadastrar-me para continuar no Mandriva Club após o único mês a que tenho acesso via rede bancária já que não possuo cheques em Dólar ou Euro nem a arma chamada cartão de crédito. Nem um depósito identificado eu posso fazer.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de *(&claudio)
A Mandriva anuncia ser este o: A Mandriva anuncia ser este o produto da fusão com a Lycoris, sendo o Power Pack fruto da fusão com a Conectiva.

Isso é novidade para mim, eu sempre achei que os dois produtos tinham exatamente a mesma base. E, exceto para os teimosos, colecionadores e para quem não tem conexão banda larga ou gravador de CD/DVD, pegar as imagens oficiais e gravar os discos em casa pode ser uma solução mais simples e prática.

Ainda não tenho forma de cadastrar-me para continuar no Mandriva Club após o único mês a que tenho acesso via rede bancária já que não possuo cheques em Dólar ou Euro nem a arma chamada cartão de crédito. Nem um depósito identificado eu posso fazer.

Seria mais conveniente para o público brasileiro se as compras pudessem ser pagas também com boleto bancário, débito direto ou algum outro sistema, mas não querer usar um cartão de crédito para compras on-line parece ser, realmente, teimosia.
Comentário de Alexandre Cavedon
Perda: Conformem-se: perdemos a conectiva...
Comentário de Vilson Willian
Perdemos Mesmo: Infelizmene perdemos, tinha tudo para ser senão a melhor distro do momento, muitos colaboraram paa deixar o CL10 afinado, massssss..

Já é pagina virada..


Comentário de Patola
Valorização do profissional de software livre: Será que esses desenvolvedores da Mandriva no Brasil serão bem pagos?
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de *(&claudio)
Update: site já foi conserta: Update: site já foi consertado. Ele já deixa claro que é terceirizado, e não tem mais o logo de certificado inválido. Por favor, atualizem seus bookmarks. Nothing to see here, move along.
Comentário de eth0
Linuxmall: Nao, e querendo colocar fogo, mais nego fala da loja do "mandriva", mais a linuxmall, ja deixou de me atender pq, o pc deles tava com virus (tenho email provando isso), ou seja eles nao sao 100% linux como pregam......
Comentário de Cavassin
São bem pagos sim, todos con: São bem pagos sim, todos contratados pela CLT e com demais
vantagens que a empresa oferece.

O ambiente de trabalho propicia aprendizagem constante, tanto no
desenvolvimento de software livre, como na interação com
grandes clientes usuários e geradores de tecnologia.

Comentário de Cavassin
site é terceirizado: O site é *terceirizado* para a Cia do Software, que
opera a gravação e venda de CDs para muitas empresas.

Tanto o problema com a logo da Thawte como a falta de aviso
já foram resolvidos.

Em relação à notícia principal, gostaria de adicionar que
Manaus tem muitas oportunidades para quem quer aprender
e trabalhar na área de tecnologia. Há dezenas de empresas
geradoras de tecnologia, fazendo pesquisas graças a incentivos fiscais.
Para quem tem vontade de aprender e crescer na carreira,
Manaus é uma das melhores opções.


Comentário de Magno K
Conveniente para quem, Kemosabi?: "... não querer usar um cartão de crédito para compras on-line parece ser, realmente, teimosia."

Conveniente seria se a Mandriva/Conectiva tivesse respeitado **desde o início** o Código de Defesa do Consumidor brasileiro e oferecido o ingresso no dito **clube** nos termos da lei brasileira.

Cobrar em dólar, correção monetária mensal indexada em moeda estrangeira e pagamento exclusivo com cartão de crédito são práticas que violam frontalmente o CDC. Eu já tinha dito isso antes, em outros "posts" relacionados com o Mandriva/Conectiva, mas fui solenemente ignorado.

Olha, eu recomendo mudar de distribuição, se a que você usa não atende suas necessidades. Por outro lado, recomendo lutar contra práticas intoleráveis que nos obriguem a mudar de distribuição :)

Se o uso do Mandriva/Conectiva for indispensável por qualquer motivo ou mesmo que você apenas deseje ingressar no clube **de qualquer jeito**, acredito que a única solução seja procurar o Procon ou, eventualmente, ingressar no juízado especial de pequenas causas da sua cidade. Dessa forma, a empresa terá que adequar esse **produto ou serviço** aos termos da legislação brasileira.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de frustrado man
"... não querer usar um cart: "... não querer usar um cartão de crédito para compras on-line parece ser, realmente, teimosia."

Ei Claudio você ja parou pra pensar que existem milhares de pessoas que gostariam de entrar para o Mandriva Club, mas não entraram porque NÃO tem cartão de crédito, como é o meu caso, eu sou apenas um estudante de 17 anos que acabou de terminar o Ensino Médio, eu gostaria muito de entrar para o clube, eu até tenho grana pra entrar na categoria Silver, mas pô, Cartão de crédito internacional é f0da né. (meu pai também não tem um)
Comentário de Alexandre_Martins
Da fonte da informação: Ctrl+C + Ctrl+V e o link para conferir: Me equivoquei com os nomes dos produtos, o PowerPack (sem o ++) é que é a chamada fusão com a tecnologia da Conectiva, embora, comparando com o 2005 não notei muitas diferenças.

Veja o link: http://wwwnew.mandriva.com/pt_br/individuals/products/2006overview
onde constam os textos seguintes (esta página pelo menos está em português):

"Discovery/Lx é o produto resultante da convergência das tecnologias Mandriva e Lycoris. Com uma nova aparência, novos temas, novo conjunto de ícones e uma melhor ergonomia, o Discovery/Lx é o produto ideal para usuários iniciantes procurando mudar para o Linux."

"PowerPack é o produto resultado da convergência da tecnologia Mandriva e Conectiva. É um sistema completo incluindo aplicativos de escritório, Internet e multimídia e programas para desenvolvimento. O PowePack é o produto ideal para usuários avançados. Não disponível no Brasil"

"PowerPack+ combina o poder do PowerPack com um conjunto completo de classe mundial de aplicações de servidor. Graças a seus tutoriais de fácil instalação e configuração, o PowePack+ é o produto ideal para usuários SOHO."

É, infelizmente, a mentira foi grossa e está lá, exp?ícita, com um "Não disponível no Brasil" em negrito, o Brasil da Conectiva...

E quanto à forma de pagamento (alguém já tentou cadastrar-se no "lindo sítio do Club Latin America?) fiz a reclamação por e-mail e recebi como resposta apenas um "estamos analisando as sujestões..." ou coisa do tipo.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Bah Tchê, Perda,: Pois é xará como dizem meus amigos gauchos, quando anunciaram a fusão travamos discussões encarnadas e quando eu disse algo parecido choveu pedras, mâs, também como diz um "velho deitado", o tempo é o senhor da razão! Bota perda nisso.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Patola
Isso é legal: Veja que em nenhum momento eu estava duvidando disso; estava querendo apenas as informações. Acho que a melhor maneira de introduzirmos o software livre profundamente na sociedade é criar um ciclo de produtividade envolvendo profissionais de SL qualificados e bem-pagos.

Óbvio que agora viria a pergunta: "bem pagos é quanto?", mas não vou perguntar intimidades assim numa página pública. No entanto, se você souber essa informação e estiver disposto a compartilhá-la, gostaria que enviasse para meu email, patola arroba gmail.com.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Alexandre_Martins
Outro sentido: Cavassin,

Pelo que entendi o "bem pago" a que o Patola se referiu indicava equivalência com os ganhos dos desenvolvedores da matriz e do escritório yanque (Lycoris). CLT, estás brincando né, se nem isso eles tivessem já seriam contratações ilegais. Então eu questiono neste sentido também, será que serão "bem pagos com equivalência aos desenvolvedores dos escritórios do exterior"?

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Patola
Não sei se é bem assim: Alexandre, acho que é meio utopia pensar em alguém aqui no Brasil ganhar o mesmo, convertido pra reais, que um profissional de mesma competência em um país como Estados Unidos ou Inglaterra. Já é quase impossível isso pra um desenvolvedor convencional de uma multinacional (ou empresa nacional mesmo) de software proprietário, imagine então de software livre, que tem o estigma de ser subvalorizado.

Eu conheço pessoalmente duas pessoas que desenvolveram software livre de altíssimo nível para empresas nacionais. Um não conhece o outro e ambos disseram pra mim que o trabalho que eles fazem, apesar de ser praticamente "rocket science", é considerado comum e fácil e por isso o salário não é muito alto. Isso é uma impressão que precisamos reverter no mercado.

Quanto à ilegalidade de não ser CLT, convenhamos que muitas empresas de médio e pequeno porte ainda usam PJ pra diminuir os custos, pois os impostos sobre o funcionário efetivado são muito altos. Eu conheço até algumas pessoas que preferem ser PJ pois o ganho líquido é maior, mesmo se você tirar férias por conta própria.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Patola
Tá certo: Mas bem que eles podiam pelo menos ter contratado uma companhia que usa GNU/Linux. Se usasse o próprio Mandriva, seria uma vitrine muito legal de sua própria competência. Será que é tão difícil assim achar empresas que façam isso?

Sério, acho que quase todo mundo que tem familiaridade com o GNU/Linux o suficiente pra saber o que é Mandriva vai saber também que o sítio roda em ASP e portanto Windows (a terminação .asp não deixa dúvidas). Isso pega mal sim, prejudica o "mindshare" da empresa. Mesmo que seja uma mera empresa terceirizada que faz o sítio de vendas, há uma relação que não pode ser ignorada aí. E isso não é nem "ideologia barata de GNU/chato", é impressão de competência e consistência.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Alexandre_Martins
Não é o mesmo: Patola,
Não sei se é utopia, há empresas multinacionais (em outras áreas), que padronizam suas bases salariais em Dólar, mas eu não disse ganhar o mesmo, disse equivalente, ou seja, de acordo com a realidade brasileira que seja um padrão digno, não a exploração que ví justo em Manaus, por exemplo, com alguns empregados da Nokia que eu conheço.
Quanto à CLT tens razão, é fato, mesmo assim, não deixa de ser ilegal por parte da empresa. Conheço muitas pessoas que discursaram que não queriam saber das garantias previdenciárias, etc, e chegaram à velhice dependendo dos filhos, parente, sem qualquer cobertura. É uma lástima mas ainda é a realidade do nosso país, o que não significa que não pode ser mudada. Oxalá seja, ainda sou otimista.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Teimosia-2: *(&claudio),

A teimosia do título se refere ao fato de eu ter usado o CL desde o Guarani (3.0) ao 10 comprando todas as "caixinhas" do 4 em diante, e mesmo após essa "fusão", acabei comprando o novo MDV/CL 2006. A teimosia é em usar este produto.
Quanto a não usar cartão de crédito é uma opção de não pagar juros sobre qualquer operação, já os tive, optei por usar os de débito, sem endividar-me mês a mês. Com cartão apenas gasto o que tenho e não o que vou receber. Neste caso, trata-se de liberdade de escolha, é pessoal, assim como quem opta por pagar as taxas e ter um cartão de crédito internacional tem lá seus motivos e deve ser respeitado.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de *(&claudio)
A teimosia do título se refe: A teimosia do título se refere ao fato de eu ter usado o CL desde o Guarani (3.0) ao 10 comprando todas as "caixinhas" do 4 em diante, e mesmo após essa "fusão", acabei comprando o novo MDV/CL 2006. A teimosia é em usar este produto.

Acho que isso já o qualifica para a categoria "colecionador" :) A minha última caixa comprada foi um Slackware 96 da Infomagic.


Quanto a não usar cartão de crédito é uma opção de não pagar juros sobre qualquer operação, já os tive, optei por usar os de débito, sem endividar-me mês a mês. Com cartão apenas gasto o que tenho e não o que vou receber. Neste caso, trata-se de liberdade de escolha, é pessoal, assim como quem opta por pagar as taxas e ter um cartão de crédito internacional tem lá seus motivos e deve ser respeitado.

Certamente. Embora tenho percebido que em um número crescente de transações (principalmente compra de bens de consumo em geral) acaba saindo mais barato usar o cartão, desde que aqueles "12x sem juros" em vez do "à vista sem nenhum desconto" possam ser administrados corretamente (é bem verdade que é muito fácil se endividar com isso). Mas me recuso a pagar anuidades, felizmente o meu banco oferece um cartão livre desse encargo. Tendo a opção, prefiro pagar à vista com o desconto apropriado.

Com alguma freqüência eu me vejo forçado a comprar livros no exterior, e nesse caso infelizmente não há alternativa.

(sim, eu sei que o "*(&claudio)" é ridículo, mas "claudio" já estava sendo usado por alguém)
Comentário de *(&claudio)
você ja parou pra pensar que: você ja parou pra pensar que existem milhares de pessoas que gostariam de entrar para o Mandriva Club, mas não entraram porque NÃO tem cartão de crédito

Parece haver um elitismo aí e espero que todos os comerciantes que desejem atingir uma audiência maior possam fazê-lo permitindo que o cliente possa pagar da maneira mais conveniente.

No caso geral, também acho horrível quando você tem um visa e a loja só aceita master, ou vice-versa (quando você tem os dois eles querem amex), você usa redeshop mas a loja quer visa electron, etc. Se o comerciante for inflexível, não há muito o que fazer senão deixar de comprar. (Após um volume significativo de desistências, talvez ele mude de idéia, mas é necessário que ele tenha conhecimento do problema e tenha um tempinho pra providenciar a infra-estrutura necessária.)


Comentário de claudio_
Esse é um argumento incontes: Esse é um argumento incontestável, e espero que possa sensibilizar quem detém o poder de decidir sobre isso.
Comentário de Magno K
Salários na área de TI: Amigos,

Essas informações seriam interessantes para iniciarmos um debate sobre o tema! Será que alguém tem alguma informação que possa compartilhar conosco, em público?

Já andei pesquisando isso uns anos atrás. Lembro quando rolou por aí que o Linus ganhava cerca de 60 mil reais mensais (reais mesmo, não lembro quanto dava em dólar) na Transmeta? Isso foi em 2000 ou 2001.

Nessa época, descobri que um funcionário público federal americano, no final da carreira, ganhava três vezes mais do que um funcionário brasileiro, em cargos equivalentes - ou seja, com as mesmas atribuições etc. Honrosa exceção para os funcionários federais do fisco, que no Brasil ganham a metade do que ganham os americanos.

Agora, quando você passa para o setor de TI, a coisa é triste. Pelo que percebi, à época, o salário no Brasil era um décimo do salário nos EUA. Estou falando de profissionais comuns, não do Linus, Alan Cox, Tossati, ACME etc, que não sei quanto ganham e são profissionais "multinacionais", que tem emprego garantido onde quer que estejam.

Um ponto interessante na nota do Augusto é a necessidade de formação técnica superior para ocupar a vaga na Mandriva/Conectiva. Qualquer curso vale, mas precisa ter o diploma. Grandes programadores com aquela experiência estariam teoricamente descartados se não tivessem o diploma. Essa mudança de perfil é interessante e chegou por aqui com a privatização das empresas de telefonia, EMHO.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de andreas
Duas notícias em uma... :(: Brain, acho que você não deveria ter misturado duas notícias em uma como fez aqui, ainda mais quando uma delas é bastante polêmica. Só vi dois ou três comentários sobre as vagas abertas, o que é uma pena, pois é oportunidade de emprego (10 vagas!) para trabalhar com software livre. O resto se polarizou sobre 1/4 dos parágrafos da notícia (o último).

Comentário de claudio_
Referências duvidosas: E linkar posts de blogs nunca foi uma boa idéia também. Como é bem dito num comentário do slashdot,

blogs are nothing but windows on people minds, and anyone who is surprised that most of what is in our minds is absolute crap doesn't really know the human species very well

Comentário de
Leituras X comentários: Quanto a isto não precisa se preocupar, Andreas. Esta notícia foi a mais lida de ontem, está sendo a mais lida de hoje, e certamente quem chega a ela via links externos (ou RSS) está em busca de informações sobre as vagas, pois o título nem faz referência ao assunto polêmico. As notícias sobre vagas geralmente têm 0 comentários mesmo, e número alto de leituras.

Quanto aos links pra blogs, o br-linux é um blog também, nada mais natural que linkar para outros. Ainda mais quando um deles é de um funcionário da empresa em questão! Mas é divertido ver uma referência a um comentário do Slashdot sendo usada para corroborar um ponto de vista sobre o valor de referências alheias ;-)
Comentário de claudio_
Mas o br-linux tem credibilid: Mas o br-linux tem credibilidade e responsabilidade jornalística, ao contrário deste que vos fala e que usa o seu blog pessoal para reclamar do mundo, exercitar o espírito crítico e expressar opiniões de cunho duvidoso -- o que pode eventualmente ser mal-interpretado por aqueles que o empregam (i.e. linke-me o quanto quiser, mas não vincule minhas opiniões pessoais com a empresa em que eu trabalho, ou eu terei que parar de me expressar livremente) ;)


Comentário de brain
claudio :): Ah, eu não sabia que tu era o mesmo claudio, claudio. Recado entendido.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004