Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O código aberto da vida

O Open Source existe há bilhões de anos atrás, muito antes da existência de gurus como Richard Stallman ou Larry Wall. A Vida e seu código (o DNA) estão abertos para serem lidos, modificados e distribuídos. Que implicações isso tem? O quanto a revolução do Open Source e do Software Livre se aproximam da revolução da genética? A vida é GPL ou BSD? Esse artigo publicado no Planeta Ubuntu Brasil aborda as possibilidades do DNA OpenSource e perspectivas para o futuro, bem como quais são as preocupações que a humanidade tem que ter com o software e a vida OpenSource.” A nota foi enviada por KurtKraut (kurtkrautΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ruivo
Não só o DNA: Poderia acrescentar que não só o DNA, mas qualquer molécula existente. Já que com estrutura molecular, você pode reproduzir medicamentos, estruturas, materiais, seres vivos (esse é muito complicado, pois tudo tem que interagir muito bem) e melhorá-los, se tiver conhecimento para tal. Assim como aconteceu com o remédio para impotência sexual masculina (que eu não posso colocar o nome aqui), que teve a sua fórmula "protegida" por alguns anos e que depois de vencida o prazo de exploração do medicamento, conseguiu concorrentes muito mais eficazes, com menos contra-indicações e efeitos colaterais, que nasceram a partir da fórmula da Pfizer. Da mesma maneira acontece com materiais, que são melhorados atomicamente para serem mais resistentes/condutores/estáveis, etc...
Comentário de Kid-X not logged
Mega-FUD contra a BSD!: Olha, o artigo está muito bom na parte de biologia, mas uma parte que o cara escreveu besteira foi essa:

"Se a vida é regida por uma licença, esta é BSD. Qualquer um pode patentear e nos vender nosso próprio DNA."

Caramba, o que mais que esses evangelistas da GPL não fazem para acabar com a licença BSD? Daqui a pouco estarão usando mensagens subliminares? (Se é que já não usam)

Então quer dizer que uma licença copyleft como a GPL garante que ninguém terá o poder de patentear nada sob GPL?

PS: O Patola vai adorar esse artigo!
Comentário de Kid-X not logged
Falso Dilema também: "A vida é GPL ou BSD?"

Para aqueles que bipolarizam o mundo do Open Source, saibam que existem outras licenças também. Eu acho que o Domínio Público se assemelha mais com a vida, principalmente porque domínio público é algo milenar e também sempre existirá! ;-)
Comentário de Metatron
But...: O que você citou são casos de sucesso porque nós sabemos reduzí-los a processos físicos regidos por alguma mecânica, mas...o caso do DNA é meio terra de ninguém, quando se fala em "Francis Crick decodificou o DNA", na verdade o que se sabe é que os códons (triplas de A,T,C,G ou U) definem uma proteína...só!
Meu amigo...como isso implica na morfologia dos seres vivos...nobody knows...
Para ser justo, existem trabalhos recentes (e de brasileiros) que buscam ir além disso, usando teoria de grupos
Link: http://www.if.sc.usp.br/pessoal/Gera_PadraoProf.msql?cod_obj=171

Bons estudos!
Comentário de hakis
Que nada ! : Que nada !
DNA é código de máquina puro !
Ninguém tem o código fonte do DNA ! (Talvez Deus...)
Por causa da falta do código fonte do DNA é que existe o projeto GENOMA, nada mais é que a engenharia reversa do DNA...
E se alguem patentear...Babau que é livre !
Comentário de tijucas
linguagem: Pelo rumo que está tomando a discussão, daqui a pouco vão estar brigando para saber qual a linguagem que foi escrito o DNA.
Comentário de pappacena
Provavelmente em alguma lingu: Provavelmente em alguma linguagem de alto nível compilada com todas as otimizações, pq parece bem complicado fazer a engenharia reversa... hehehehe


print "\n";
exit(0); // Thiago F. Pappacena
Comentário de Leonardo Peixoto
Peraí...: "Então quer dizer que uma licença copyleft como a GPL garante que ninguém terá o poder de patentear nada sob GPL?"

Mas você não pode negar que é muito mais fácil proteger um derivado BSD do que um GPL...

Você pode pegar um produto BSD, fazer algumas modificações, e vender o produto modificado com o código fechado, sem problema algum. Tudo de maneira perfeitamente legal.

Para proteger um derivado GPL é muito mais difícil, primeiro porque você não pode simplesmente fechar o código. Você no máximo pode patentear algum algoritmo dentro do produto, mas aí somente no caso de você ser o desenvolvedor original, já que você não pode patentear algoritmos desenvolvidos por outros e nem adicionar algoritmos com restrições de distribuição a um derivado GPL. Além disso várias coisas podem ser questionadas: a patenteabilidade do algoritmo, a autoria dele, o seu direito de incluí-lo no código, etc. Já deu pra perceber que é bem mais complicado, não ?

Existem outros argumentos para defender a BSD, perfeitamente válidos, mas dizer que o comentário dele é FUD é um pouco demais... Veja que quando ele disse "patentear" um DNA ele fez uma analogia com o ato de "fechar" o código de um programa, pois ambos tem a finalidade de restringir a redistribuição de algo que anteriormente era livre. Querer dizer que a licença BSD não permite isso é querer tapar o sol com uma peneira...
Comentário de Bozo
gcc -W -Wall: eu acredito que foi programacao de baixo nível.. e compilado com o gcc, ao estilo gcc -W -Wall.

Comentário de Leonardo Amaral
Postando aqui o mesmo que comentei no blog...: Não questiono a parte informática do artigo, mas não posso, como diabético a 10 anos, de esclareçer o seguinte:

“Se o gene (trecho do DNA que confere uma característica ao organismo) da insulina de um indivíduo não funciona corretamente, ele será diabético. Ao invés de tomar injeções de insulina diariamente, por que não pegar um gene, um trecho de DNA normal para insulina e incorporar neste indivíduo para que ele naturalmente produza insulina ?”

Ao que deu a entender a leitura, pareceria facil implementar o DNA corrigido em T O D A S as celulas do organismo. Impraticavel pelo número de células existentes. Tem-se como opção hoje transplantar as Ilhotas de Langerhans ou o transplante do pancreas (o primeiro mais seguro e o segundo em demasia arriscado). Bom, transplantar não e recriar o DNA.

Por outro lado, o que encaixaria corretamente no seu artigo, seria as pesquisas sobre as células tronco, pois elas sim, podem ter seu DNA modificado e da mesma forma se reproduzirem virando praticamente qualquer tecido ou célula. O grande intuito mesmo é usar as células-tronco para que se forme estas ilhotas (Langerhans islets para quem quiser procurar em ingles.) e as mesmas serem implantadas. Um comentário adicionalmente politico é que este desenvolvimento está freiado, por conta de leis que proíbem a manipulação das células tronco, por motivos aparentemente moralistas. Ai pergunto, a liberdade está aonde se não pudermos analizar e modificar para nossas necessidades?
Comentário de Estudante
Nao duvide de nada quando ha interesses financeiros:
Bio-piratas invadiram a Amazonia...

Estudaram costumes indigenas, e coletaram amostras
das plantas e misturas medicinais adotadas por nossos
irmaos indigenas.

Levaram tais amostras para seus laboratorios
no dito "primeiro mundo"...

Patentearam tudo.

Patentearam misturas feitas ah centenas de anos.

Ai nenhum outro povo no planeta pode mais
fazer aquela mistura?

E ai? Querem proibir o povo de fazer cha de casca
de laranja para passar dor de barriga?

Tirando as convencoes numericas e linguisticas,
aquele que percebeu que Um mais Um eh Dois, inventou
ou percebeu?

Aquele que examinou o DNA, viu sua estrutura,
inventou o DNA, ou apenas percebeu o DNA?

Aquele que viu o planeta Netuno, percebeu ou
inventou o planeta?

A questao da patente de software eh perigosa neste
sentido. Imagina, alguem patenteia a funcao de somar
um mais um. E ai? Inventou a soma? Inventou o
raciocinio matematico? Inventou o pensamento?

O universo, a energia, a vida estao ai, em toda parte
do universo, esperanto ser "percebida".

O DNA nao tem proprietario, pois eh efeito e processo de um
fractal infinito cuja causa sao as propriedades da energia.

Estes sim, energia, espaco e tempo, sao invencao.

Nao sei de quem.


Comentário de KurtKraut
### CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES ###: Em resposta a alguns comentários, eu gostaria de frisar que esse texto é uma *SIMPLIFICAÇÃO* tremenda sobre o DNA para aproximá-lo da informática para que não tomasse muito tempo/espaço para leitura. Tanto que entidades importantes como o RNA sequer foram mencionadas.

Portanto, agradeço a preocupação de alguns comentários em preencher certas lacunas mas gostaria de frisar que jamais me propus em um texto tão pequeno abordar todo o universo do DNA.

Responendo ao Leandro Silva, uma injeção no pâncreas de vírus modificados com o gene da insulina corrigido seria possível sim. Tanto que já existe o chamado ‘dopping genético’ onde injeções com vírus/DNA artificiais no músculo de atletas induzem a hipertrofia do músculo. Se a injeção cair em grande quantidade na corrente sangüína, a atuação será tão generalizada que irá provocar um ataque cardíaco. Portanto, essa terapia genética por vírus é bastante específica, bastante localizada.

A idéia de trabalhar com esses vírus manipulados surgiu na década de 60, e a pressa em desenvolver essa tecnologia foi tão grande que migaram para testes em cobaias humanas muito antes do ideal e portanto já tivemos desde infecções de HIV/Hepers até a morte de algumas cobaias huamans voluntárias.

Esse susto freiou o desenvolvimento da terapia genética que aos poucos, com mais responsabilidade está voltando a caminhar.

Quanto as leis moralistas, isso é um problema local que se equivale a leis ou projeto de leis locais contra o software livre: elas artificialmente impedem/restrigem algo que é naturalmente livre. É uma liberdade tomada, porém, não inexistente. E no Brasil a legislação permite o estudo com embriões humanos sim.

Mas a terapia genética seria uma boa alternativa para esses entraves religiosos/legais/moralistas pois não envolvem células-tronco nem conflitos dessa ordem.

Abraços,

KurtKraut
Comentário de KurtKraut
Espírito da coisa - biopirataria: Aloha,

É esse tipo de alerta, é esse o espírito da coisa que eu queria levantar.
Comentário de Patola
Erros e acertos: O artigo original está errado ao dizer que os vírus alteram o DNA da célula. Os cromossomos e os nucléolos com DNA/RNA (como as mitocôndrias e os ribossomos) permanecem intactos. O que o vírus faz é corromper o maquinário de produção da célula a seu favor, para fazer cópias de si mesmo.

É verdade, no entanto, que dá para modificar vírus com esse propósito: invadir as células do nosso organismo ou de uma seção dele, inserir, recortar e/ou modificar trechos de DNA nos cromossomos delas e opcionalmente se multiplicar de novo para afetar outras células. Porém isso - chamado de terapia genética - é muito difícil de conseguir, e os melhores resultados conseguem modificar, digamos, 0,1% das células de interesse. Não que isso seja desprezível e para alguns casos pode ser suficiente, mas não o é para a maioria. É importante ressaltar que a terapia genética é uma ciência muito no início e portanto ainda bem arriscada, o último teste sério feito com isso resultou em morte e desde então o campo deu uma certa estagnada.

A questão das células-tronco, que você abordou, é outra questão que envolve DNA, mas diferente da terapia genética sugerida no artigo. No caso das células-tronco, temos células indiferenciadas para as quais damos pistas químicas que as fazem se diferenciar e substituir órgãos doentes do nosso organismo. Como é o nosso próprio DNA original, sem modificação, que está lá, acho que não cai muito no caso discutido aqui. (Caso não seja nosso DNA, há um risco forte de rejeição)

A propósito, como o Kid-X falou, a "licença" de uso do nosso DNA é simplesmente domínio público (Lembre-se que a licença BSD exige retenção de créditos!). O que é um perigo, pois tem muita gente interessada em "patentear" genes e proteínas derivadas deles.

--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Papai Noel
Levas de bio-piratas estao levando amostras de sangue brasileiro:
Enquanto nossa alcateia se empanturra com pizzas,
ou jovens discutem se o KDE e' mais fresco que o GNOME,
levas de biopiratas, disfarcados de medicos ou
missionarios, estao coletando amostras
de sangue de indios no solo brasileiro.

Estao fazendo um banco de dados de DNA.
DNA de diferentes configuracoes humanas
sera objeto de colecao.

DNA nao pode ser objeto de patente, ninguem
o inventou. E ver nao e' inventar.



















Comentário de KurtKraut
Lisogenia: Aloha,

A idéia de que os vírus alteram o DNA do hospedeiro eu tirei da lisogenia que mais nitidamente ocorre em bacteriófagos mas também ocorre em células animais como retrovírus. Mas eu me excedi em dar uma idéia de que todos os vírus atuam dessa forma. Vou modificar assim que puder o texto para deixar clara a atuação dos vírus.

Quanto a licença do DNA ser BSD, na hora sequer tinha lembrado da 'public domain'. Vou dar uma lida em algumas licenças e checar se é essa mesmo que se aplica ao código genético.


Abraços,

KurtKraut
Comentário de Patola
Linguagem do DNA: Brincadeiras à parte, será ótimo quando aprendermos a programar nessa linguagem dos aminoácidos. Imagine você escrevendo em uma "linguagem DNA de alto nível" (pois o DNA puro seria assembly) um programinha que produz uma bactéria simples, para então compilar (ou seria pré-processar?) este programa para genoma/linguagem de máquina e então transformar o genoma em executável (proteoma). O duro mesmo hoje em dia é conseguir algo que prediga bem a estrutura tridimensional das proteínas e o resultado final de todas elas combinadas.

Fico me imaginando se um compilador de DNA, em que você entra com uma seqüência de bases nitrogenadas e vê na tela um esboço da forma do produto final, um dia será possível. Claro que estou simplificando e o raciocínio para o DNA é que ele não funciona como a planta de um prédio, mas como uma receita de bolo, e mesmo o DNA não é processado de uma única maneira, existem diversos maquinários celulares que processam os nucleotídeos de maneiras diferentes e até para aminoácidos diferentes.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Ricardo Carvalho
O comentário dele pode não: O comentário dele pode não ser FUD, mas acho que ele quis comprar briga e vender o peixe que ele acha melhor, outras licenças permitem fazer o mesmo que você pode fazer com a BSD (a Apache License, por exemplo) e ninguém fala dela. Não falam dela porque ela não entra na briga, a briga é BSD vs GPL. MPL, Apache License e todas as outras são invisíveis a comunidade, lanço um desafio a vocês: veja quantos programas você tem instalado que não está nem sob a BSD (todas as versões) e nem sob a GPL (LGPL conta como "não GPL"), só pra citar alguns: Firefox (algumas partes estão sob a GPL), Python, PHP, Apache HTTPD, SQLite, zlib, entre muitos outros.
Comentário de Bob
Poderiam logo patentear e vender o Santo Daime: Meu pai disse que dá um barato bacana!
Comentário de Cana Brava
PQP!: "O DNA nao tem proprietario, pois eh efeito e processo de um
fractal infinito cuja causa sao as propriedades da energia."

Nunca vi tanta bobagem junta! Puro analfabetismo científico!

"Garçon! Trais um Drééher...mió! Trais a garrafa entera!"
Comentário de ue
Tá baum...: Querido Santa Claus...você poderia explicar para essa augusta platéia de "linux hackers" de que adianta ter um monte de livros escritos em tagretiano do leste do terceiro planeta da estrela ômega menor localizada nas nuvens de magalhães ???
Comentário de Poeta
A falta de criatividade e visão poética cega as pessoas: Fractal é movimento, que se multiplica em várias formas
devivadas de uma única função.

A função inicial. A fórmula que une as quatro forças
fundamentais da natureza.

As forças que atraem particulas, energia condensada,
que em várias combinações, produzem organismos.

Produzem a vida.

"O DNA nao tem proprietario, pois eh efeito e processo de um
fractal infinito cuja causa sao as propriedades da energia."

Muito bonito!

Se não são capazes de pensar poeticamente,
não queimem os que o são.

"A poesia é um grande Fractal. A poesia é o mundo das idéias de Platão. A Revolução de Marx. A esperança de Agostinho. E o que é melhor: ao mesmo tempo!"

"Num fractal, que se desdobra ao infinito, é impossível localizar, em termos de coordenadas precisas, um ponto qualquer, uma área qualquer, já que, matematicamente, se abrem para outros planos, para outros pontos, para outras áreas, e isso ao infinito...

Quem ainda não explorou um fractal, que o faça.

http://www.fractalus.com/ifl/"





Comentário de Patola
Poesia?: Eu chamaria isso de hermetismo ou ainda "pós-modernismo". Não é lá muito poético e tira toda a objetividade e clareza da ciência: a obscura expressão usada pode ser interpretada de muitas maneiras possíveis.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Heráclito
Heráclito até hoje é conhecido como "O Obscuro" pelo Ocidente:
O Ocidente considera Heráclito como "Obscuro",
pois não compreende sua filosofia, tão comum
no Oriente.

Frases simples tem reflexos fabulosos:

"Apenas a mudança é eterna"
"O sapo pula na lagoa som"

"Tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo"
"A essência da mudança é o movimento"
"A única coisa absoluta (eterna) é o devir"
"O Existir é um perpétuo mudar, um estar constantemente sendo e não sendo."


"O haiku deriva duma forma anterior de poesia, em voga no Japão entre os séculos IX e XII, designada por tanka; tinha 5 versos, de 5 e 7 sílabas, que tratavam temas religiosos ou ligados à corte."

"O haiku é a arte de dizer o máximo com o mínimo. Cada haiku capta um momento de experiência, um instante em que o simples subitamente revela a sua natureza interior e nos faz olhar de novo o observado, a natureza humana, a vida."

"O Haiku, antigamente conhecido como OpenBeOS, é um projeto dedicado à reconstrução do BeOS à partir do zero. Ele foi criado por usuários, desenvolvedores e colaboradores entusiastas de BeOS ao redor do mundo. Existem neste momento várias equipes trabalhando para conseguir reproduzir todo o poderoso BeOS R5, mas com um grande diferencial: seu código fonte é aberto."

A poesia é essência da utopia. "Domínio Público" é poesia.

"GNU - GNU is Not Unix"


Comentário de Metatron
Modelos: Não consegui me calar...você tem idéia do que é um modelo científico ?
De modo bem informal, é apenas uma rede conceitual que tenta captar algo da realidade material.
Essa rede conceitual é construída a partir do fenômeno bruto e sofre fortes influências do ambiente cultural onde seus criadores nascem/vivem/morrem.
Não existe verdade em ciência, existem apenas modelos úteis em determinadas situações.
Ainda somos mentalmente primários.
Comentário de hamacker
Pode crer. : Pode crer.
Aquele pedaço do DNA que os cientistias dizem ser lixo talvez seja uma criptografia avançada para dificultar a engenharia reversa.
Comentário de Patola
Vamos estudar sua hipótese: Se fosse, os "pacotes" encriptados, por dependerem dos dados uns dos outros (como em todo bom sistema de encriptação), seriam totalmente escangalhados por uma mera mudança de "bit", coisa que ocorre no código genético o tempo todo; uma pequena mutação que poderia ser neutra transformar-se-ia numa macromutação em vários genes ao mesmo tempo, que deixaria o organismo inviável.

Além disso, o processo de decodificação é bem conhecido e não dá espaço para leituras diferentes com um processo de desencriptação. O problema do "DNA lixo" é que ele justamente não codifica nada, em nenhuma hipótese. Não chega nem a formar as fitas de RNA (quanto ao DNA que forma fitas de RNA mas não proteínas, parece que encontraram funções estruturais para ele).

Quando você estuda Teoria da Evolução e a perspectiva do olho do gene você passa a entender por que existe DNA lixo no genoma. Basicamente são genes inativados pelo processo da evolução ou simplesmente DNA parasita. Sabia que 2% das pessoas tem um cromossomo parasita extra, o chamado "cromossomo B"?
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de hamacker
Sabia que 2% das pessoas tem: Sabia que 2% das pessoas tem um cromossomo parasita extra, o chamado "cromossomo B"?

Não.
Mas a respeito da teoria da evolução, como sou criacionista e não evolucionista estou pré-formatado para um outro angulo de visão. Posso até falar a respeito se voce desejar, só não exponho agora, porque a cientistas em geral refutam tal idéia.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004