Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Petição contra a imposição de produtos da Microsoft em licitações públicas

Em virtude dos últimos e desgastantes acontecimentos envolvendo licitações de softwares da Microsoft para órgãos públicos, não pude conter minha indignação acumulada nos últimos 5 anos, sempre assistindo de camarote a farra que nossos governantes fazem com o dinheiro de nossos impostos e a respectiva doação do mesmo para a empresa de Bill Gates. Desde 2001 com o caso FUST, passando pelo Banrisul e desembocando nas 5000 licenças que a Câmara adquirirá do MS Office. Violentando o direito de qualquer outro fornecedor em oferecer sua opção em ferramenta para automação de escritório. Considero que essas licitações atentam contra a livre concorrência, contra o Software Livre, e contra o bolso do contribuinte. Por isso convoco todos a assinarem a ¨Petição contra à imposição de produtos da Microsoft em licitações públicas¨.Isso Já está insuportável.” A nota foi enviada por bebeto_maya (artedeagradoΘlinuxmail·org) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
É uma boa iniciativa. Ótimo: É uma boa iniciativa. Ótimo será se vier a causar um grande impacto.
Não é válida apenas para essa questão. Fico imaginando o dia em que algumas decisões importantes para o país poderão ser tomadas pelo povo, através dessa ferramenta chamada Internet, em tempo real. Utopia?
Comentário de ruivo
Isso não dá em nada: E será que esses deputados leêm e consideram essas petições??? Nada...
Quer arrumar briga de verdade? Abra uma empresa (caso não tenha uma) e comece a "vender" OpenOffice.org, por um preço bem abaixo do MS Office. Daí, nessa situação, você poderia entrar com um processo contra o Estado por estar excluindo fornecedores de softwares equivalentes, impedindo a livre concorrência e prejudicando seu negócio. Da mesma maneira que o governo não pode comprar um Gol, e sim um automóvel, se houver alguém para bater de frente exigindo que seja pedido "Suíte de Escritório contendo processador de textos, planilha eletrônica, Apresentação de Slides, etc..." ao invés de MS Office XP, essa farra pode acabar...
Comentário de ano@nimo.com
"Quer arrumar briga de verdad: "Quer arrumar briga de verdade? Abra uma empresa (caso não tenha uma) e comece a "vender" OpenOffice.org, por um preço bem abaixo do MS Office. Daí, nessa situação, você poderia entrar com um processo contra o Estado por estar excluindo fornecedores de softwares equivalentes, impedindo a livre concorrência e prejudicando seu negócio."

Caramba, não é que você deu uma boa ideia !

O problema é arranjar alguem com coragem e - como diz a letra do samba do Zeca P. - "bala na agulha".

Mas um aviso:

Cuidado com o Dr. Quinzinho !!!!!
Comentário de Lince
Olá amigos! A idéia da peti: Olá amigos! A idéia da petição é maravilhoso. No entanto, se não tiver visibilidade irá se perder. É fundamental um acompanhamento do número de assinaturas e a efetiva entrega aos endereçados. Podemos adicionar essa página da petição ou o próprio site disponibiliza um espaço para que qualquer pessoa que adentre este site possa saber dessa petição e com isso participar. Nossa resposta é muito importante, nossa atitude é muito importante para que as burradas feitas por outras pessoas possam ficar mais difícieis de acontecer. Até mais!
Comentário de Daniel Dantas
Esse tipo de pensamento é que mata: Esse tipo de iniciativa (abaixo-assinado) tem sim muita força. Quando assinado por pessoas em número suficiente, mostra o que o povo realmente quer e espera dos seus governantes, além de mostrar que estamos de olho.
Dizer e pensar que esse tipo de coisa não funciona é o que os governantes mais querem. Já que não funciona, não vamos fazer nada mesmo. Estamos reféns das pessoas que escolhemos para nos representar e exercer o NOSSO poder.
Eles não tem o poder nenhum. Nós é que delegamos o NOSSO poder a eles. Podemos retirar esse poder que eles acham que são donos quando quisermos, vide o que acontece na Colombia, onde o povo derrubou 2 presidentes em menos de dois anos porque os mesmos não governavam o país da forma que o povo queria.
É o que aquela máxima diz: "Ninguém respeita a opinião pública porque o público não tem opinião".
Existem muitos abusos cometidos pelos governantes e eles fazem isso há muito tempo. Não podemos simplesmente esperar que, de repente, eles se transformem em pessoas maravilhosas e deixem de ser corruptos espontâneamente. Nós, o povo, é que devemos exigir isso e sem tréguas. A opinião pública tem sim toda a força possível porque emana de quem realmente tem o poder: o povo. Apenas delegamos o poder. Não perdemos ele. Vamos exigir que os governantes façam o que queremos e não ficar nos remoendo porque eles ROUBAM o nosso dinheiro.
Tem eleições no próximo ano. Não falo para votar nesse ou naquele candidato, mas falo para vocês para não serem cúmplices desses maus governantes e votem com consciência. Somente assim vai acabar com essa corrupção e pouca vergonha que impera na administração pública atualmente.
Comentário de Ananias
É claro...: Diga-me: a sua empresa vai oferecer garantia de suporte para OO.o? Correção de bugs? Tempo de vida? Responsabilidade sobre o funcionamento do software?

Aí está a diferença.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Leonardo Peixoto
E porque não ?: E porque não ? Por acaso você está pensando que a Microsoft oferece esse tipo de coisa ? Hah... deixe de ser ingênuo...
Pra começar, não é nem mesmo a MS que vende o produto, pois o governo não pode especificar um fornecedor específico. Assim, ele compra de distribuidores, o que, ao menos teoricamente, "preserva" a concorrência.
Você não está querendo dizer que um revendedor nacional de MS-Office corrige Bugs do mesmo, não é ? E sobre responsabilidade sobre o funcionamento do software, não preciso nem falar... nem a MS garante isso... Você já leu a licença de uso dos produtos dela ?
Essa idéia de que produtos comerciais vem com "garantia de fábrica" não passa de um mito. Já cansei de ver bugs nos produtos MS aqui no trabalho, e você acha que por acaso alguém de lá se prontificou a corrigir imediatamente o erro e ressarcir minha empresa pelos danos causados pelo Bug ? Nada... no máximo a resposta era, quando muito, espere o próximo Service Pack, ou pior ainda, faça um upgrade (pago, claro), para a novíssima e completíssima versão...
Um fornecedor nacional de OO.o poderia oferecer um suporte muito mais completo,já que teria acesso a todo o código e inclusive a todo o processo de desenvolvimento, que é transparente. Isso nenhum revendedor MS pode oferecer... Fora o processo de correção de Bugs, que permite acompanhar em detalhes a evolução de cada um deles, coisa que a MS nem sonha em oferecer...
O que os "geniais" administradores ganham ao comprar produtos MS é paz na consciência, aquela velha história "ninguém nunca foi despedido por comprar MS (ou IBM, antigamente)" ...
Comentário de toko
Lógico: Igual à Microsoft ou suas representantes brasileiras:

______________MSO___OOo
Suporte_______25%___45%
Correção______10%___99%
Vida útil_____1An___s/limite
Responsab._____0%____2%


O suporte da MS é especialista em tirar o deles da reta; os bugs dos programas MS são as únicas coisas estáveis nos "produtos" da empresa; quando o licenciamento não restringe o período de uso do programa, a criação de incompatibilidades o faz e, por último, enquanto o SL *GRITA* clara e objetivamente que a distribuição é "as is", as EULAs da MS usam fontes minúsculas e linguagem confusa num parágrafo no fim do documento (onde ninguém tem "saco" de ler) para dizer a mesma coisa.

Pensando bem, parece que a empresa de OOo ofereceria ainda mais vantagens do que a de MSO.

Evandro Guglielmeli
Linux User 116549
Comentário de Daniel Dantas
Concordo plenamente. Imagina: Concordo plenamente. Imagina uma licitação de melhor preço e técnica e que abra espaço para a concorrência livre.
Os requisitos do programa poderiam ser: "ser capaz de criar textos com ampla possibilidade de formatação, ter a capacidade de ler e gravar nos formatos de documentos mais difundidos da atualidade, com suporte adequado e pronta e rápida correção dos defeitos porventura descobertos". Caramba, gostei da minha descrição do objeto da licitação.
Em uma licitação dessas, já se sabe o resultado né?? Meio "cartas marcadas", ou seja, a M$ se ferra. Seria cartas marcadas porque se sabe previamente que a M$ não pode com uma coisa desse tipo, ou seja, em um ambiente de livre concorrência, ela perde feio. Então, a M$ afirmaria que estão quebrando a livre concorrência, prevalecendo determinadas marcas de produtos (= as que não são dela).
Se a população soubesse do poder que tem...
Comentário de StanStyle
Apenas 163: Muito pouco ainda gente, precisamos de bem mais do que isso prea fazer barulho. Por favor divuguem!



-------------------
Em prol da concorrência, da constituição e do bom uso dos recursos públicos.
Comentário de CWagner
Ora, pois....: Ora, pois....

Basta ela abrir o código de seus produtos :P

Brincadeiras à parte, acredito que esse tipo de compra seja alguma determinação superior. Também acho que os administradores de rede e sistemas dos órgãos públicos instalariam apenas Software Livre, caso tivessem oportunidade.

Não acredito que alguém por lá pense em comprar outro tipo de programa, enquanto um de nossos influentes políticos não abrirem uma empresa que trabalhe apenas com SL, e dessa forma se interesse em fazer com que sua companhia cresça (ganhe dinheiro).
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de gfduda
Temos que nos defender: De todas as formas temos que defender o nosso dinheiro. Eles só querem roubar e tirar vantagens, a M$ só quer enganar, e tem pessoas que se aproveitam e tiram vantagems de suas posição na sociedade (deputados, senadores Presidente, prefeitos, presidentes de estatais e tantos outros).
Devemos sempre lutar pelos nossos direitos.
Comentário de Estudante
Facil: MS open Office, ou MSOOo:
Nao confundao MSOOo com MSOOoCOOoRROOoo...

Brincadeira a parte, ouvi dizer que os produtos
MS sao os Betas mais antigos que se tem noticia.
Nunca sairam da versao Beta.

Quem ligou para o suporte e informou que
tinha um erro na tela com codigo:
---------------------------------------
Erro 45637x0AFEDE&*789as%$#%%$%$
Quebra na Pilha do Arquivo LLKDLE.DLL
---------------------------------------

Ai o suporte enviou uma correcao por email,
ou um CD via sedex?

Ou o suporte mandou voce abrir o arquivo LLKDLE.DLL
na linha 537 e trocar o nome de uma funcao
tropelin() por pritelin() ?

Se nossa alcateia de deputados e vereadores fosse
digna mesmo, faria o objeto como ciraram anteriormente,
Planilha Eletronica, Editor de Textos, compativeis
com padroes abertos, etc.

Ai, para nao ficar de fora da briga, bastava a MS
contribuir com o GNU, e distribuir o MS Open Office.

Quanto ao suporte, este seria objeto de outra licitacao...

Contratacao de treinamento e suporte em Aplicativos de
Escritorio.

Se querem mesmo chamar a atencao, bolem redacoes,
artigos, textos comparativos, pesquisem valores,
e enviem tais materias para a maior quantidade
de reporteres, radios, jornais e revistas que
puderem.

Nao eh possivel que tenham comprado a consciencia
de todos estes profissionais, que os impecam de
ter aquela coceira no cerebro, e tomar algum
partido e atitude quando ao exposto.





Comentário de Aguinaldo Junior
O Pirata Bill Gates está desrespeitando comunicações sigilosa: O MSN é um lixo virtual de informações privilegiadas.Porque sabendo o que as pessoas conversam você pode vender estas informações para empresas interessadas na informação. Nós sabemos que mesmo os investidores da bolsa de valores não podem ter acesso a essas informações . Devem aguardar informações de Ministros de Estado para toda opinião pública em todos os paises. Entretanto, é crime saber da vida dos outros sem autorização legal das pessoas. Os sites e aplicativos de entretenimento devem ter a segurança garantida por uma criptografia da pessoal e feita pelos órgão de segurança nacional do país da pessoa. É uma garantia que nós teremos respeitados nosso direito de privacidade e não iremos ficar enxendo o bolso de um pirata norte-americano.
Comentário de Jorge Sauro
Mandaram reiniciar o computador e começar tudo de novo:
O suporte disse pra reiniciar o Windows e escrever
tudo novamente.

Teve um que disse pra instalar o Linux e fazer o trabalho
no OpenOffice.

Comentário de Wilfredo
Petição? Onde?: Desculpem, pessoal. Mas simplesmente não consigo levar a sério uma "petição" feita no PetitionOnline.

Uma pergunta: Já falaram com o/a deputado/a em quem VOCÊ votou?
Comentário de Wilfredo
Exemplo: Um exemplo do "grande impacto" causado por petições do PetitionOnline:
http://www.petitiononline.com/AB5555/petition.html
Comentário de trol
Melhor imprimir o texto e enviar para midias.: http://www.petitiononline.com/CNN1214/petition_response.html
Comentário de Patola
Susan Bunda: Esse nome é real?
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Bob
Aqui em minha terra: Chamariam você de "Peidado da cabeça"
Comentário de Bob
Essa foi ridícula!: Putz...um idioma que ninguém fala no mundo...até o espanhol seria melhor.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Patch...: O Patola, abaixo segue um fix para sua signature:

--- patola.txt 2005-12-16 15:20:06.000000000 -0200
+++ fix.txt 2005-12-16 15:20:26.000000000 -0200
@@ -1,3 +1,3 @@
--
-GNU é do caralho!
+GNU é o caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...


Abraço,

lmvaz
---
"Arguing on the internet is like running in the Special Olympics: Even if you win, you're still retarded"
Comentário de to c IE numa lan - n me logo nem a pau!
Por esse link http://www.cnn.: Por esse link http://www.cnn.com/CNN/anchors_reporters/bunda.susan.html parece que é o nome da dita mermo ( o avô devia gostar muito pra colocar esse sobrenome na família :)
Comentário de Patola
patch rejected: patch: **** Only garbage was found in the patch input.

Comentário de Fernando Miranda
Lembro-me que em uma ocasião: Lembro-me que em uma ocasião, houve um alicitação para comprar carros para o câmara federal. A Chrysler ofereceu seu carro, o Neon mais barato que o concorrente, o Vectra da GM. Resultado da licitação? A GM ganhou pois estava especificado que ocarro deveria ser preto e os da Chrysler seriam chumbo. Por causa deste detalhe o governo gastou milhares de reais a mais.
Agora aplique isso a área de software, onde os deputados tem menos conhecimento do que automóveis. Eles não estão nem um pouco preocupados se o Open Office vai sair mais barato, frente a comodidade de utilizar um software que seus acessores já estão acostumados.
Dinheiro não é problema para o governo, só a convocação do congresso durante seu recesso custará mais de R$ 100 milhões ao cofres públicos. O que são alguns milhões em licensas?

Comentário de Daniel Dantas
Você sabia que...: ... a sessão legislativa ordinária (o ano de trabalho dos deputados) não se encerra sem a aprovação do orçamento ??
Bem, o orçamento está na pauta de votações da convocação extraordinária (?!?!?!), ou seja, não foi votado.
Isso não significa que a convocação irá custar R$ 100 milhões, isso significa que estão ROUBANDO R$ 100 milhões do povo porque, primeiramente, eles não deveriam estar de recesso, sendo assim, não poderiam ser convocados extraordinariamente. Conclusão: não fazem jus aos R$ 100 milhões.
Sabendo disso, a única reação que você vai ter é de que eles vão roubar mesmo, então deixa ??
É o que diz a máxima: "cada povo tem o governante que merece".
Pior, nem cassaram o Romeu Queiroz. Pizza que o povo come sem hesitar.
Comentário de Daniel Dantas
Só gostaria de comentar que: Só gostaria de comentar que não é signature e, sim, assinatura.
Comentário de StanStyle
Banqueiro: Pra vocês verem como o BR-Linux.org é famoso, até banqueiro comenta aqui. ;-)
Comentário de Deyson Thomé
quem é o presidente da Micro: quem é o presidente da Microsoft Brasil :? alguém sabe ? Ainda é descendente de japoneses ?
Comentário de dudous
Votem: Acabei de votar e repassei a mensagem para outras pessoas.
Façam o mesmo por favor.
Vocês sabem que isso vai muito além de uma briga entre modelos de desenvolvimento de software.
Tem a ver com liberdade de escolha, boa utilização de dinheiro público e muito mais.
Comentário de Damarinho
Maiúsculo: (*_*)

Isto deveria ter sido escrito em LETRAS MAIÚSCULAS !!!
Pasmem !
Comentário de Damarinho
Beta: (*_*)

Acho que muitos já leram ou ouviram ::

"O MSWindows é o maior programa-beta da história."
E não há provas em contrário.


Comentário de Damarinho
Quixote: (*_*)

O fino da ironia !!!
Comentário de damarinho
Politização: (*_*)

Que adiantqria um brado e bravo dircurso de um deputado ...
1 - Cão que ladra não morde.
2 - "Os cães ladram, mas a Caravana passa..."

Prevelacerão os subterfúgios.

Comentário de Damarinho
Referendum: (*_*)

A viabilidade existe e começou com a expansão da Internet.
A assinatura do votante seria o código de seu Título de Eleitor ou seu CPF; a fim de evitar duplicidade de voto.

Uma idéia luminosa para o TSE.
Uma perspecitiva para as ONGs.
Uma esperança popular.

Comentário de darcylara
Petição contra Imposição de produtos em licitação.: Adiciono a minha assinatura a essa petição contra a mais esse abuso.
A farra que fazem com os nossos impostos, agrava o nosso empobrecimento, econômico, social, cultural, intelectual e patriótico. Vamos dar um basta nessa licitação e tornar pública a nossa indignação. Todos sabemos que em nenhum edital deve constar marca de produto ou seu fabricante, ou prestador de serviços. Bem claro está que se indique quais produtos ou serviços, sua destinação, suas exigências e a partir dai abre-se a licitação. Porém o que vemos e ouvimos é o propósito simples e claro de desmoronar todo um trabalho de criação, divulgação e comprovação de que os brasileiros são capazes de produzir e melhorar produtos de alta qualidade.
Vamos divulgar a nossa força e ficar atentos a qualquer movimento ou manobras que aqueles nobres senhores tentarem contra o Brasil.
Darcy - linuxguara@bol.com.br
Uso Linux porque é simplesmente o melhor.
I 've been using GNU/Linux because it is simply the best one.
Comentário de Wilfredo
O Daniel Dantas: Pefil de Daniel Dantas:
http://dirce.globo.com/Dirce/canal/0,6993,RI410-700,00.html
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004