Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu como servidor

O Ubuntu é famoso como uma das mais fáceis distribuições Linux para desktop, mas o Ubuntu também tem um grande potencial para servidores, talves devido à robustez herdada do Debian. Aqueles que tiverem alguma dúvida disso podem dar uma olhada num artigo do How-To Forge sobre um Samba Controlador de Domínio configurado com o Ubuntu 5.10 "Breezy Badger". ” A nota foi enviada por Douglas Tabajara (douglasΘtabajara·eti·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Eduardo Linux
Até aqui nenhuma surpresa; r: Até aqui nenhuma surpresa; resta saber se a infra-estrutura de atualizações de segurança é eficiente. Se sim, aos que preferem pacotes mais atualizados que os do Debian e com suporte a atualizações de segurança se sentirão beneficiados. Senão, será apenas um Unstable recompilado.
Comentário de DouglasTabajara
Atualizações muito boas!: Bom, eu tenho feito diversos testes e neles o sistema de atualizações do Ubuntu tem se saído muito bem.
Se vc estiver fazendo um server com interface gráfica (o que não é comum para servidores, mas pra quem gosta de ajudantes é uma boa distro) as atualizações sempre surgem na tela perguntando se vc quer instalalas. É bem legal!!
E a equipe do Ubuntu tem bastante cuidado com o empacotamento, pois mesmo sendo pacotes novos eles não são instáveis nas versões finais da distro. Aqueles que utilizam o "Breezy" ou o "Hoary" sabe do que eu estou falando.

[]'s

---
"A alegria não está nas coisas: está em nós! Acredito que ter as coisas que queremos pode até nos trazer uma alegria momentânea, mas ser o que queremos ser, fazer o que sonhamos é que nos traz a verdadeira alegria!"
- Goethe
Comentário de robsontex
...: Nem tanto ao céu nem ao inferno... Por um lado, creio que seja um exagero comparar o Ubuntu ao Debian Unstable, embora o Sid seja a base para o Ubuntu. No entanto, para servidores críticos, nos quais estabilidade é mais importante do que ter um sistema atualizado sempre com as últimas versões, o Debian Stable ainda é, a meu ver, a melhor opção.
Comentário de atf
Robustez e atualizações: Eu gostaria de saber como se mede a "robustez" de um sistema operacional.

Se um funcionário meu tentasse fazer uma atualização, via internete e em modo gráfico, num servidor em produção, seria imediatamente demitido. Não consigo ver utilidade de interface gráfica para um servidor.

atf
LinuxUser#142898

Comentário de Leonardo da Silva Calado
Ubuntu server: Olá, utilizo o ubuntu server http://releases.ubuntu.com/ubuntu-server/5.10/, baseado no Ubuntu 5.10, em um ambiente de produção, e ele mostrou-se bastante estável. Gostei bastante, e levei menos tempo para colocar em funcionamento do que levaria com o Debian por exemplo.

O servidor é usado para servir aplicações web com PHP + MySQL, os servidores de web e dados foram compilados.

Servidor web: Apache-2.2.0
Servidor de banco de dados: MySQL-5.0.16
Banco de dados com 1.5 Gb de dados em tabelas MyISAM.
Comentário de hamacker
Não é o modo gráfico que v: Não é o modo gráfico que vai quebrar a robustez dum sistema.
De forma comedida pode-se utilizar uma interface grafica para um servidor sem problemas, ele fica mais cheio de farinha na linguiça não há duvidas, porém além disso não restriçoes. Há excelentes frontends para facilitar a vida do administrador no modo gráfico e também excelentes serviços que seria burrice jogar uma interface gráfica nele. Por exemplo, para que uma interface gráfica para um servidor web ? Mas devem existir servidores mais genéricos onde a presença duma interface grafica seria melhor.

A idéia de que num servidor não pode haver interface gráfica é um paradigma que ainda precisa ser quebrado (os entusiastas debian sao mais resistentes a essa idéia). Talvez a interface gráfica GNOME e KDE não sejam apropriados para rodar alguns tipos de serviços ou os componentes gráficos existentes pouco confiáveis, mas a culpa não é a interface gráfica e sim o modo que ela foi implementada e escolhida, mas precisamos estar abertos para o momento que uma interface gráfica se justifique melhor e livre do preconceito.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004