Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais micros 'de griffe' sem Windows no Brasil

Não é bem uma notícia mas achei interressante: eu estava fazendo cotação de preços de PC e vi no site da Dell que eles estão incluindo o FreeDOS (não instalado) nos PCs que podem ser comprados sem Sistema Operacional. Interessante como softwares de código aberto já aparecem (para usar um termo de programação) de forma transparente nas vendas com outros produtos.” A nota foi enviada por Emerson Santana Pardo (espardoΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Guilherme
Falta ainda os notebooks: Muito interessante essa notícia... tomara que seja de estímulo para as montadoras pararem de incluir o Windows nos notebooks também! Cada um deveria ser livre pra escolher qual sistema usar né...
Comentário de Douglas Augusto
Curiosamente, nos cadernos de: Curiosamente, nos cadernos de classificados da minha cidade, tenho observado uma tendência positiva das lojas de informática a tanto venderem configurações com GNU/Linux ou simplesmente "sistema operacional não incluso". Isto há poucos meses era algo bastante raro.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Lauro Cesar
Concordo: Eu, por exemplo, comprei um notebook da HP que veio c/ Win XP. Formatei e instalei apenas o Ubuntu 5.10, e estou bastante satisfeito. Mas se ele viesse instalado de fábrica ou mesmo viesse sem sistema nenhum era melhor... mas é claro que preferiria ter a opção de adquirí-lo com minha distribuição favorita.

========================================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Azraell
Legal o fato de não vir com: Legal o fato de não vir com o Windows instalado, mas... FreeDOS em pleno 2005/06 é sacanagem, melhor que viesse sem OS.
Comentário de Webmarlin
Tirou as minhas palavras: Tirou as palavras de meu teclado... o FreeDos ainda vai ter que comer muito feijão com arroz para chegar ao estágio de um windows 95. Que dirá chegar ao que já temos hoje. É piada!!! Mas até que vai ser bom quando chegar a poder rodar jogos. Se bem que até lá, o Linux já estará com força total nos games.
Comentário de CWagner
Creio que há uma resolução: Creio que há uma resolução que impeça a venda de micros sem S.O. no país.

Isto, é claro, vale apenas para as empresas preocupadas em manter uma imagem de politicamente correta (principalemte frente às autoridades), visto que não seria possível o uso do micro sem um pacote básico de ferramentas, coisa que o FreeDOS cumpre, minimamente, mas cumpre.

Creio que ainda há uma enorme pressão por parte da M$ para os montadores de PCs e outros computadores deistribuírem seus produtos com os seus SOs, mas acho que essa pressão acabará caindo sobre os ombros dos usuários, haja visto a nova safra de "serviços" que a M$ irá oferecer: S.O. e aplicações via web. Essas serão as novas maravilhas da tecnologia proprietária que a M$ irá oferecer aos seus clientes.

Cabe a nós que temos um pouco de conhecimento dos dois mundos apresentar outras alternativas aos nossos empregadores e clientes.

Afinal de contas, também temos o direito de oferecer instalação e suporte de aplicativos e SOs.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de kadu
meu computador dell: comprei meu computador na dell recentemente e estava pensando em compra-lo sem OS para colocar o ubuntu depois, os caras fazem de tudo para o cliente não entrar nesse programa de computador sem OS da empresa, afinal de contas eles deixam de vender uma cópia do windows... quando o vendedor viu que eu estava convencido a comprar o computador sem o windows, me fez o xp home edition por R$100,00 a cópia original... achei um bom negócio ter uma cópia orginal do tio bill por esse preço, chegando em casa formatei a máquina e particionei com o ubuntu... :)
[]'s...

---

"eu poderia viver recluso numa casca de noz e
me considerar rei do espaço infinito..."
Shakespeare - Hamlet
Ato 2, Cena 2
Comentário de Rafael Goulart
A Dell não pode vender sem SO: Até onde sei, a Dell não pode vender computadores sem SO por conta de um acordo com a MS que a impede isso. Então ela "escapa" disto enviando o FreeDOS.
Comentário de stpa
Suportte técnico: Parece que o maior problema é o suporte técnico e a garantia. Veja: http://www1.la.dell.com/content/topics/segtopic.aspx/pt/featured_nseries?c=br&l=pt&s=dhs

Lembre-se que para oferecer suporte técnico para sistemas instalados pelo usuário, a Dell ou qualquer outra empresa teria que ter um batalhão de gente: uma equipe para os BSDs, outra para o Red Hat, outra para o Slackware, outra para o Debian, outra para... Isso para atender uns 10% do mercado. Também existe o velho problema da compatibilidade de componentes que complica muito na hora de montar um sistema polivalente; menos do que há uns tempos atrás, mas ainda complica: mais equipes especializadas para testar as várias possibilidades de SOs.

Todos esses problemas devem influenciar uma decisão de não oferecer sistemas sem SO. Se todos os SOs fossem ridiculamente fáceis de instalar e compatíveis com tudo, ai então seria possível oferecer sistemas sem SO garantindo o produto sem colocar advertências ou restrições ao comprador.
Comentário de pilgerowski
FreeDOS é simples e gratuito, assim sendo...: Aqui no Brasil é ilegal vender computadores sem sistema operacional e sem dar suporte ao sistema instalado. Como o FreeDOS é simples e gratuíto para a Dell ela se apresenta como uma boa solução. Simples assim, nada a ver com acordos com a Microsoft...

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de Douglas Augusto
> Aqui no Brasil é ilegal ve: > Aqui no Brasil é ilegal vender computadores sem sistema operacional e sem dar suporte ao sistema instalado.

Você tem alguma referência legal sobre isso?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Koolosh
De que adianta cópia original OEM?: Legal você formatou e instalou só o Ubuntu, mas seu XP home não serve pra rodar em nenhum outro micro, pois é um OEM, nasce e morre com esse micro que comprou, se você nao pretente usar windows, vc gastou dinheiro a toa.

Se instalar esta cópia em outro micro está pirateando do mesmo jeito.
Comentário de adilson
Na verdade é bem o oposto.: Obrigar o cliente a levar um SO com o computador pode caracterizar venda casada, que é proibido pelo CDC.
Eu disse pode e não "é" porquê eu cheguei a verificar isso com o Procon uma vez e eles concordaram mas para haver uma decisão legal eu teria que comprar um PC assim e entrar com uma ação e na época náo era interessante.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de CWagner
Mas nesse caso o funcionário: Mas nesse caso o funcionário que presta assistência ao Windows pode muito bem atender problemas relacionados ao Linux, BSD, etc... nada que um bom treinamento ou a contratação de pessoal qualificado não resolva. Afinal de contas o técnico não nasceu sabendo apenas Windows e o cérebro dele não é "Windows Only", graças a Deus.

Da mesma forma que acho um desrespeito aos usuários o fato de muitos de nós pensarmos que "pessoas normais" não são capazes de absorver novos conhecimentos, aprender Linux, por exemplo, quando aplicado a técnicos o mesmo pensamento chega a ser revoltante, pra não dizer ridículo.

O Linux e BSDs são altamente configuráveis e personalizáveis, a Dell e demais montadoras de PCs podem e devem, se não, criar sua própria distribuição, adotar e contribuir para o desenvolvimento de uma ou várias distros para que as mesmas sejam altamente compatíveis com o hardware que eles vendem.

O que não pode continuar acontecendo é essa desculpa de vender água com gás, se qualquer água mineral mata a sede. Por isso a M$ tem sofrido tantas derrotas ao redor do mundo por venda casada e monopólio.

Diz a lenda que o próprio Bill Gate$ defendeu a prática de traficante de sua empresa, não sei se é verdade, mas algumas práticas da M$ chegam bem perto do que a antiga máfia fazia, obrigar os comerciantes a pagar (no caso vender seu S.O.) sob a ameaça de "algo terrível" acontecer (no caso os fabricantes de PCs não venderem nenhuma peça).
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de maiconfaria
Venda casada!?: venda casada é proíbida!, é só aparecer bastante gente disposta a processar a dell que eu quero ver !
tenho um amigo que comprou um laptop deles , ele me contou que encomodaram qdo disse que ia instalar Debian, ainda mais ,fiquei irritado com a dell, pois mandei email perguntando se eles venden laptop sem SO e eles nem me responderam!
São uns safados ! vou comprar do paraguay sem SO, pois no Brasil não tem como comprar laptop de alguma empresa não contraventora !
Comentário de Henrique Vicente.
Eu não sei onde vi, mas de f: Eu não sei onde vi, mas de facto ele está correto.

E essa notícia poderia ter sido postada a trocentos anos atrás... Faz tempo que ela vende os seus computadores com FreeDOS :P

Segundo o que eu já vi, ela vende com ele não por causa de um contrato com a M$, mas por causa dessa obrigatoriedade de presença de sistema operacional.
Comentário de stpa
Não estou defendendo, mas...: O que eu coloquei não é bem uma defesa do modo como agem, mas sim uma explanação das prováveis razões que podem influenciar a oferta de PCs contendo apenas um ou dois SOs. Empresas visam lucros, procurando eliminar ou reduzir custos que não tragam retorno. Não são organizações benificientes, dedicadas apenas à satisfação do consumidor. Quando levam em conta essa satisfação, o fazem pensando em um retorno. Investir pensando em 10% do mercado vale a pena se tem um retorno que compense. Ou que valha a pena investir baseando-se em uma projeção de um crescimento consistente da base de usuários. Faz parte da nossa opção por um SO livre conviver com isso. Porém, sempre temos a alternativa de incentivar ou influenciar mudanças que nos favoreçam.

Se esses computadores sem SO da Dell venderem muito bem e quem comprou demonstrar satisfação, não sobrecarregando o suporte, é bem provável que eles continuem ou mesmo aumentem a oferta. Por outro lado...

Pode-se querer modificar essa realidade legislando, em uma tentativa recorrente da nossa cultura legal de procurar moldar excessivamente a realidade e aprisioná-la no papel. Mas isso pode levar a resultados indesejáveis, criando mais problemas do que os resolvendo. É evidente que não dá para permitir práticas que impedem que produtos alternativos tenham sucesso ou as que favoreçam monopólios, como embutir o IE no Windows de forma que ele seja "irremovível". Mas não dá para forçar a Dell a contratar UM técnico de suporte especialista em BeOS, para vender UM computador por trimestre (por favor, não levem isso ao pé da letra, manés de plantão!). É preciso encontrar uma fórmula que satisfaça e proteja o consumidor mas não inviabilize a empresa. A Dell é grande e pode segurar o rojão ou ir embora do pais se a legislação ficar muito pesada. Mas, uma pequena empresa nacional fecha se não der conta.
Comentário de Wander Mariano
Dell sem S.O.: Dell é a maior roubada. Arquitetura fechada e muitasss incompatibilidades. Já tentaram fazer um upgrade na máquina.

Nã vale a pena. Prefiro um micro do mercado 'cinza'.
Comentário de adilson
Com servidores nunca tive problema: Não sei se seria problema com os desktops mas eu já instalei vários servidores Dell com GNU/Linux (muitos com LTSP inclusive) e não tive qualquer problema de compatibilidade. Estão rodando muito bem até onde me consta.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Ananias
Então...: ... tente comprar um carro sem volante.

O fato de venda casada ser proibida não significa que você possa dividir o produto o quanto você quiser.

Estude um pouco antes de dar palpites sobre as leis.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de kadu
é extamente por isso que a c: é extamente por isso que a cópia do windows é mais barata, por ser oem, fiz o teste em outro computador e, como esperava, ela não instala... o que importa é que só uso o windows quando preciso de algum programa muito especifico que não há no linux... apesar da arquitetura fechada os micros dell são robustos e excelentes, não tenho do que reclamar... ainda :)
quando pensar em fazer um upgrade aí sim vou ter muitas reclamações...
[]'s

---

"eu poderia viver recluso numa casca de noz e
me considerar rei do espaço infinito..."
Shakespeare - Hamlet
Ato 2, Cena 2
Comentário de kadu
Então a DELL está completam: Então a DELL está completamente fora da lei, pois no próprio site da empresa ela anuncia que o FreeDOS não vem instalado e sim num kit dentro da caixa do computador...
Apesar de que tenho minhas dúvidas sobre isso, principalmente por ouvir falar mais na proibição da venda casada do que a venda de computadores sem SO...

Mas vou procurar saber...

---

"eu poderia viver recluso numa casca de noz e
me considerar rei do espaço infinito..."
Shakespeare - Hamlet
Ato 2, Cena 2
Comentário de marcosalex
Dell: No site da Dell tem opção de comprar desktops com Red Hat. Significa que eles tem funcionários capacitados a dar suporte a Linux. Ou então tem parceria com uma empresa capacitada. Creio que seja somente questão de demanda.

Haskell developer
Comentário de hamacker
Se ela fornece o FreeDOS enta: Se ela fornece o FreeDOS entao ela está dentro da lei, o que nao pode acontecer é vender um micro sem um SO nele.
Os notebooks Asus eles dizem que vem sem SO, porém uma olhada de mais perto e nota-se que está com disco formatado e o command.com nele, ou seja, nao é sem SO.
Comentário de Douglas Augusto
Mas que lei é essa? : Mas que lei é essa?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004