Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Artigo: Os pinguins também jogam

Um dos grandes mitos especulados a respeito do Linux é que não existem bons jogos para esta plataforma. Ocorre que grande parte dos jogos que tem grande aparição na mídia são destinados ao Windows, mas isto não significa que são todos. O Linux possui uma variedade muito grande de jogos, tanto comerciais como livres, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Pensando nisso foi escrito este artigo, para tentar mostrar que o Linux é uma excelente plataforma para jogos. Após muitos testes, pude constatar que nos jogos que possuem versão para várias plataformas, o Linux se destaca como sendo a melhor. Em geral os jogos rodam com melhor performance e maior estabilidade na plataforma Unix, diferente de jogos que muitas vezes requerem configurações mais potentes para serem rodados no Windows. Confira no artigo recheado de imagens como o sistema do pinguim pode ser utilizado para os mais diversos jogos, ao contrário do que muitos pensam.” A nota foi enviada por Antonio (ledstyleΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Grobsch
Excelente coleção de jogos,: Excelente coleção de jogos, lerei o artigo depois para reparar no detalhes, mas muito bem feita a amostragem dos jogos.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de RedCzar777
:-D: Muito boa mesmo essa lista, eu tenho diversos jogos instalados no meu Linux, mas pude conhecer mais alguns que nem sabia que existiam, ou que podem ser instalados nativamente no Linux!
Comentário de ¢arnage
wolfenstein: um dos jogos que eu mesmo constatei que é melhor rodando em linux do que no windows XP foi o Wolfenstein - Enemy Territory ... jogão por sinal !


-------------------------------------------------------
> Linux is not user-friendly ?
It _is_ user-friendly ! It is not ignorant-friendly and idiot-friendly !!!
-- Seen somewhere on the net
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Daimonin: Eu recomendo o Daimonin para aqueles viciados em MMORPG, ele é muito bom, lembra o Diablo.

A única coisa que ainda está em desenvolvimento é o mapa, vc pode ficar frustrado com o mapa do jogo que ainda é bem pequeno(coisa a ser corrigida na próxima versão beta4).

Devo lembrar que este jogo foi baseado no código do já maduro Crossfire ( o meu jogo preferido, pena que não tem muito jogadores online) que não tem um gráfico primoroso mas é muito legal e tem um dos maiores mapas que eu conheço.

Se alguém tiver interesse ou dúvidas sobre este jogos pode me passar um email que estarei repondendo na medida do possível :-).

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Paulo Pontes
finalmente jogos bons no pinguim: Finalmente, até hoje eu ainda uso windows em casa só por causa dos jogos, afinal só tinha jogo ruim para Linux e tudo o que eu faço "de sério" eu faço com software open source (OpenOffice + Firefox + Thunderbird + netbeans).

só falta agora ter uma forma prática de converter ou emular uma situação para rodar os outros jogos como starcraft e warcraft 3 (tenho um windows 98 em uma máquina virtual só para jogar X-COM) :P

um caso interessante é um jogo de simulação de nave espacial chamado Terminus, muito bom, mas que só tem versão para linux... jogos deveriam ser mais independentes de sistema operacional :(
Comentário de mvnascimento
Versões nativas: Pros conhecedores:
1. Se o jogo é desenvolvido em C, é usada OpenGL em vez do ActiveX e não são usadas as famigeradas dlls, quais os problemas para se portar o jogo para linux?

2. O ActiveX é tão mais fácil de usar que OpenGL como dizem?

Comentário de Paulo Pontes
1. até onde eu sei, o proble: 1. até onde eu sei, o problema maior é o de logística. O produtor vai ter que disponibilizar caixas com a versão linux que tem um mercado muito menor que o windows. Abaixo de um certo número (muito alto, por sinal) simplesmente não vale a pena distribuir o jogo.
A alternativa seria disponibilizar no mesmo cd o jogo com múltiplas versões, se não me engano o warcraft 3 era assim, vinha no cd a versão para windows e para mac...

2. não me sinto conhecedor o bastante para opinar, mas até onde eu vi os 2 tem o mesmo grau de dificuldade...
Comentário de José Colzani
Assino em baixo. : Assino em baixo.

Sou viciado em enemy territory !

Agora quero testar o mod pra ele, true combat elite.

PS : Pelo que percebi a maioria dos jogos que rodam em opengl rodam melhor no linux que no windows, quake3, e ate mesmo o unreal tournament.

Comentário de Grobsch
Bom artigo e bom gosto: E o autor do artigo, Ledstyle, tem bom gosto, leiam o que ele escreveu sobre o GoblinX no Tuxresources.org... HEHEHEHE
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Manoel Pinho
A maioria dos jogos atuais us: A maioria dos jogos atuais usa DirectX (não confunda com ActiveX, que é para rodar coisas dentro do browser IE), tanto para o vídeo quanto para o som e os controladores (joysticks e cia). É esse justamente o problema.

Além disso, acredito que muitos jogos devem fazer chamadas à API Win32 para acesso a arquivos e outras coisas. Para o jogo ser realmente portável ele deve ser feito com essa preocupação desde o início. Acredito que só a ID Software tem esse cuidado de usar OpenGL, OpenAL e outras coisas para fazer o jogo multiplataforma.

A M$ fez o DirectX justamente para facilitar a migração dos jogos, que só rodavam no DOS, para o Windows, principalmente os de kernel NT.
Comentário de elektron
Excelente artigo!: Parabéns ao LedStyle pelo excelente artigo!
Sempre me queixava dos jogos for Linux. Agora pude ver o quanto eu era desinformado nesta parte. Vou instalar todos, já!!! :-P

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de renatofilho
o Starcraft eu tenho aqui e r: o Starcraft eu tenho aqui e roda perfeito com o wine.
Comentário de bode
Aumentando a Lista: Pessoal,

Tem uns links que podem ser úteis.

http://www.liflg.org/
Tem instaladores de jogos para rodar nativamente ou emulados via Wine/Cedega na parte de downloads. A maioria exige que o usuário possua o CD de instalação do game.

http://icculus.org/lgfaq/gamelist.php
Uma enorme lista de jogos e links para os mesmos.

http://www.tuxgames.com/browse.cgi?nc=1112905152&referrer=zakk&category=all
Aqui você pode baixar alguns demos ou comprar seu jogo.

http://darwinia.co.uk/
http://www.introversion.co.uk/cgi-bin/countdowndarwinia.cgi?darwinia-full-1.3.0.sh
Jogo lindíssimo que lembra o mundo de TRON, roda nativo no linux bem melhor q no windows. Comercial. Exige CD de instalação ou download do DEMO.
Comentário de nozey
Star e war3: Tanto starcraft, quanto warcraft3 rodam perfeitamente no linux via cedega :)

Comentário de Andi
Tentando complementar: Não sou desenvolvedor de jogos (ainda), mas tentando complementar o que o Manoel Pinho escreveu, parece que no windows para poder acessar certos recursos gráficos (específicos para jogos) é OBRIGATÓRIO usar o DirectX. Para Linux temos a maravilhosa SDL (http://www.libsdl.org/index.php) que é crossplatform e no windows ela usa o DirectX.
Comentário de Xico
Bom artigo... ;) : Bom artigo... ;)

E se não me engano, Unreal Tournament 2003(e acho que o 2004) tem versões pra linux também, não tem?

E seria legal se no artigo tivesse o link para os produtores dos jogos também(e o nome, claro)...
_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de adilson
Sim tem.: Eu tenho o Unreal 2004 aqui e roda que é uma beleza. O 2003 também roda e eu também tenho Quake 3 e Descent 3 rodando perfeitamente.
Estou pensando em comprar Quake 4 agora ;)
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de viniciusfs
DirectX não é a única mane: DirectX não é a única maneira de acessar recursos gráficos, você pode sim fazer um jogo de alta tecnologia sem usar directx. Os jogos da id software são prova disso.

As empresas escolhem DirectX por motivos particulares, creio eu que pra facilitar já que é uma biblioteca que permite acessar video, audio, uso de joysticks entre outras coisas.

Existem inúmeras bibliotecas para desenvolver jogos, algumas open source inclusive.
Comentário de Marco Carvalho
Resultado interessante em pesquisa da Bioware: What platform(s) below do you both own and play games on?

* Linux
7331 - 54%
* Windows
5930 - 44%
* Playstation 2
2453 - 18%
* Xbox
2192 - 16%
* Mac
2060 - 16%
* GameCube
1654 - 13%
* GameBoy
1293 - 10%
* Playstation
971 - 8%
* Cell phone/Mobile
905 - 7%
* Nintendo DS
761 - 6%
* Xbox 360
671 - 5%
* Sony PSP
526 - 4%
* Other, read my comments
337 - 3%

Voters: 13730

http://www.bioware.com/_poll/view_poll.html?pollID=136

--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de KingQ
Faltou um!: Tactical Ops, comercial... mas dá pra encontrar baratinho pra comprar online aqui no Brasil, sai por menos de 15 reais. Os instaladores/patches pro Linux vocês encontram aqui:

http://icculus.org/~ravage/tacticalops/

--
GNU é do caralho!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004