Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Reiserfs com badblocks: o que fazer?

Até certo ponto os hds modernos conseguem, lidar com os badblocks, e quando chega no limite é só passar o scandisk e marcar as áreas defeituosas. Ext3 ou Ext2, um simples fsck resolve. Mas com o reiserfs , essa história muda! Esta dica mostra o que você deve fazer para marcar badblocks usando reiserfs, quando o hd realmente passou do tempo! ” A nota foi enviada por Luciano Andress Martini (777UserΘlinuxhard·org) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de George Tavares
Interessante: Interessante, sempre achei que o badblocks simplesmente procurava por badblock, e nao marcava ele. Alguem pode confirmar a veracidade do procedimento?
Ja enfrentei problemas de badblock, e o procedimento que fiz foi realmente usar o badblocks, e gravar em arquivo a listagem que ele forneceu de saida. Entao esse arquivo passava para o mkfs.ext3, ou equivalente, pelo flag -l, e entao, teoricamente, eles ficavam marcados.

Comentário de magsilva
De fato, o badblock trabalha: De fato, o badblock trabalha diretamente no dispositivo de bloco, ele não faz a menor idéia de que sistema de arquivo está lá (se é que existe um!). Essa dica está totalmente furada.

Bad block, com qualquer sistema de arquivo, é dor de cabeça. As melhores dicas sempre foram e serão: backup e monitoramento do S.M.A.R.T. O resto é minimizar os prejuízos (geralmente grandes em sistemas de arquivo que armazenam os dados em árvores, como o reiserfs).
Comentário de povoação
reiserfs and badblocks: O melhor mesmo é ir neste site abaixo

http://www.namesys.com/bad-block-handling.html#badblocks

Comentário de Carlos E. Morimoto
Está incompleto. Usado desta: Está incompleto. Usado desta forma o badblocks apenas vai mostrar a lista dos setores na tela, sem fazer nada a respeito. É preciso salvar a lista num arquivo e usar o reiserfsck para marcar os setores na partição:

# badblocks -b 1024 -o bads.list /dev/hda1

# reiserfsck --rebuild-tree -B bads.list /dev/hda1

Dica antiga sobre isso:

http://www.guiadohardware.net/linux/dicas/88.htm


Comentário de Marcelo Anton
Esse comando salvou dados de: Esse comando salvou dados de um hd meu.

Eu simplesmente não conseguia mais montar o hd, de jeito nenhum, ja tinha passado o reiserfsck varias vezes. Ai quando li esse comando resolvi passo-lo e depois passar o reiserfsck com a lista dos badblocks.

Mas quanto terminou de passar o primeiro comando, resolvi tentar montar o disco assim mesmo, e não é que montou e consegui tirar todos os dados para fora do hd. Nem precisei passar o reiserfsck indicando a lista de badblocks gerados.

Não sei se adianta sempre, mas no meu caso o comando foi a salvação.
Comentário de Eurico
mortemoto ? você patenteou e: mortemoto ? você patenteou esta dica?
ninguêm pode mais escrever? ou o teu site tá tão morto que só assim para alguêm visitar?


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004