Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mulheres 'geek' posam para calendário nos EUA

Li no site Terra a notícia da edição de "Um calendário que mostra 12 mulheres [que] não são apenas bonitas e com estilo próprio: elas também podem consertar o seu PC, normalizar seu banco de dados, discutir as vantagens do polimorfismo e vencer você no jogo Doom. Lilac Mohr, uma norte-americana que é desenvolvedora-sênior de Java, cansada de ouvir as reclamações de seus colegas homens sobre a falta de mulheres bonitas trabalhando na indústria de computação, resolveu criar o calendário com "musas tech". A idéia parece ótima, sob vários aspectos e poderia ser aproveitada por aqui. Fica, assim, uma sugestão para promover um evento dessa natureza, para dar ênfase e destaque às nossas guerreiras e ampliar seu contingente, afinal, competência e charme é coisa que não lhes falta.” A nota foi enviada por Profano (loureiroirΘclick21·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.



Me parece que os movimentos organizados de mulheres na comunidade Linux brasileira procuram ser notados por outros atributos. Mas esta idéia de publicar calendários com fotos para atrair atenção, promover entidades ou angariar recursos tem sido cada vez mais freqüente, com atletas olímpicos, outros esportistas e até mesmo bombeiros brasileiros. Cada um na sua.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Kid-X não logado
Link quebrado?: Acho que o link está quebrado...
Comentário de Patola
Tente esse: Tente esse.
.
Comentário de Kid-X não logado
Agora sim!: Obrigado.
Comentário de Xico
Imagino que essas sejam as ú: Imagino que essas sejam as únicas garotas bonitas no meio.. :P

Mas, mudando de assunto, sou só eu que não gosto de mulher que sabe programar? (Embora essas sejam bem gatas.. 8-) )

_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de covarde anonimo
Medo de perder para as "gatas: Medo de perder para as "gatas" :D
Acho que isso é no minimo sinal de maxismo.
Comentário de Marcelo Ulianov
e o nosso calendário ???: Quero a Sulamita "Toskinha" no mês de Abril, meu aniversário !!! Brain, agita uma votação para a escolha das 12 "modelos"... E antes que algum espírito de porco diga alguma coisa, sim, mulher bonita é muito bom pra a alma e para os olhos...
Comentário de Xico
Marxismo ou machismo? :D : Marxismo ou machismo? :D

Não saquei teu comentário...
_________________________
"Onde não se pode criticar, todos elogios são suspeitos." Ayaan Hirsi Ali
Comentário de Yuri K
Grafia incorreta: Acho que segundo as regras da gramática, não é possível iniciar uma frase com pronome obliquo.
Logo, o trecho:
"Me parece"... está incorreto e deveria ser corrigido :)
Comentário de undercover
Poxa!: É a primeira vez que entro aqui e não vejo estes dois discutindo. :o)))

Vamos lá gente, qualquer coisa é motivo para se iniciar uma flame war. Qual delas é a melhor? Eu voto na Bárbara...
Comentário de nemesis
e sabem?: "só eu que não gosto de mulher que sabe programar?"

Me pergunto se a atividade de programação de computadores é atraente para mulheres. _Todas_ as mulheres que conheço na área de Informática odeiam programar, incluindo minhas colegas e minha chefe. No máximo sql ou algum html + css. Análise e modelagem são com elas mesmo, no entanto...

Tenho uma teoria -- não acho que seja machista mas sintam-se à vontade pra me contradizer -- de que atividades ligadas à lógica e técnica são menos atraentes para mulheres do que atividades ligadas à análise e comunicação.

Bem, por outro lado, a linguagem assembly e COBOL foram criadas por uma mulher -- ainda que militar e solteirona. Se bem que assemby e COBOL não parecem nos dizer muita coisa sobre capacidade técnica para programação...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ananias
Além disso: Pelo seu torto raciocínio, também podemos concluir que a raça branca/europeia é mais capaz para desenvolvimentos tecnológicos, do que, digamos, a raça negra.

Afinal, mesmo a civilização tendo surgido na Africa, e só depois chegando na Europa, foram os europeus que se desenvolveram mais rápido, e acabaram dominando os negros/africanos.

Com esse tipo de absurdo que você também concorda?

Acho mais plausível acreditar que a falta de interesse das mulheres por áreas mais técnicas deva-se não por uma característica inerente das mulheres, e sim pela influência exercida por uma sociedade patriarcal e machista, como a nossa.

E, por favor, assembly não é uma linguagem. É pseudo-código. Uma mera representação de código de máquina mais agradável ao olho humano.


Atenção, Polícia Federal, eu não sou defensor de nenhum pensamento de superioridade branca. Apenas utilizei o exemplo para demonstrar o absurdo anteriormente expresso. :)

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Renato
Direto ao assunto!: Veja as modelos<\a>!
Comentário de Everaldo Canuto
Estranhamente nenhuma das mul: Estranhamente nenhuma das mulheres do calendário são negras.
Comentário de Everaldo Canuto
Eu fico com a Jenna apesar de: Eu fico com a Jenna apesar de achar a Lilac muito linda também :)

Ah...e a Bárbara só não é mais feia que a Linn :P
Comentário de ricardomoc
Exaltou: Acho que você se exaltou à toa. As mulheres tem características intrínsecas, ou seja, que pertencem só a elas. Assim como os homens, que possuem capacidades inerentes a eles. Isso não é discriminação. Trata-se apenas de constatação. A ciência já investiga isso e já foi divulgado em diversos veículos de comunicação. Afinal, aí está a beleza de tudo: o homem completa a mulher e vice-versa. Nenhum dos dois tem que ser melhor, ou tentar ser melhor. Mulher amadurece mais cedo, tem mais perspicácia que o homem, enquanto o homem tem uma queda mais acentuada para esportes radicais, por exemplo. Arrisca mais, é mais ousado, e por isso mesmo se estrepa às vezes =) .
Vamos deixar esse negócio de machismo e feminismo de lado, pois não leva a nada, e sermos humildes para acatarmos o que já é fato.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de SS_Sputnik
Preferida do calendário.: Gostei da Uyen de Março.
Comentário de CWagner
Em uma sociedade que pôs a m: Em uma sociedade que pôs a mulher no seu "devido lugar" é impressionante que algumas mulheres consigam se sobressair em áreas técnicas.

Educadas para serem donas de casa, nossas avós, mães e até mesmo nossas irmãs, tiveram poucas oportunidades para cultivarem interesse por mecanismos, circuitos, cálculos, programas de computador, etc...

Creio que a sociedade está começando a notar a importância de respeitar os seres humanos (homens e mulheres) como iguais, não apenas com direitos, mas também com capacidades e atém mesmo necessidades (guardadas as diferenças óbvias).

OK! Alguém vai pegar no meu pé e dizer que uma mulher dificilmente poderá bater o recorde mundial dos 100 m rasos, mas isso apenas confirmaria que nem todos estão preparados para ver a todos nós como seres iguais. E se um dia isso venha acontecer (a mulher quebrar o tempo dos 100 m rasos), gostaria de estar presente para celebrar.

P.S.: A primeira pessoa a escrever um programa para computador foi uma mulher. Lady Ada Lovelace, filha do poeta Lord Byron, no início do século XIX, escreveu um programa para a máquina analítica, projetada por Charles Babbage.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Ananias
Certas coisas são difíceis: Os homens têm o recorde dos 100m rasos pois são mais fortes. E eles não são mais fortes graças à sociedade machista. É exatamente o contrário: a sociedade é machista basicamente por que o homem é mais forte. Há 10.000 anos isso fazia diferença, o mais forte mandava, o mais fraco obedecia. Os efeitos persistem até hoje.

Da mesma forma, também não acho que um dia um homem consiga engravidar, nem que um mulher consiga entender exatamente como funciona a regra do impedimento. (já tentaram explicar?)

Quanto ao resto, concordo com você: excluindo a influência da sociedade, acredito que ambos os sexos sejam equivalentes, em termos de capacidades.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de acefalo
A mulher que quebrar o recorde dos 100 m rasos: Acho que eu não sairia com essa mulher, mesmo que tivesse oportunidade.

Há estudos que acitam que há diferenças intelectuais entre muheres e homens; não sei citar nenhum aqui, infelismente, mas já li a respeito. Foi quando saiu uma polêmica sobre o tema.

Na época, li também uma mulher afirmando que a diferença entre homens e mulheres está nos extremos estatísticos: as mulheres tendem a ter a inteligência mais próxima da média, enquanto homens ocupam mais os extremos da curva. Significa que é comum termos mais mulheres razoavelmente inteligentes, enquanto há muito mais homens que são muito inteligentes ou são estúpidos completos (minha experiência sugere que os estúpidos são mais abundantes).


Comentário de undercover
NãNãNã!: Essa Jenna parece ser a mais patricinha de todas. Mac user, loirinha da Geórgia. Certamente tem um TOC muito alto, lembra da piada da "Barbie divorciada"?

A Bárbara pode não ser tão exuberante assim, mas em primeiríssimo lugar é morena, em segundíssimo é latina. Usa linux* e tem umas olheiras profundas de quem fica horas e horas na frente de um computador. Geek legítima, garanto que é uma mulher que não se assusta quando vê uma tela preta.





*Quem tem namorada que se recusa a abandonar o Word sabe o valor disto :o)
Comentário de Everaldo Canuto
Aqui sim temos uma boa discus: Aqui sim temos uma boa discussão, mulher! Isso sim é motivo para discussão e flames!

Então lá vai:A Bárbara pode ser morena, latina e usar Linux mas ainda sim é feia, pra mim a garota pode usar até Windows XP que se for bonita está valendo :-)
Comentário de Marcello Chagas
Boa idéia!: Boa idéia xará!
Seria bom pra mostrar que existem geeks femininas e não apenas feministas.

[]´s
Marcello
"Better to reign in Hell than serve in heaven"
Comentário de nemesis
distorce, que eu gosto!: eu disse:
"_Todas_ as mulheres que conheço na área de Informática odeiam programar, incluindo minhas colegas e minha chefe. No máximo sql ou algum html + css. Análise e modelagem são com elas mesmo, no entanto..."

vc disse:
"Acho mais plausível acreditar que a falta de interesse das mulheres por áreas mais técnicas deva-se não por uma característica inerente das mulheres, e sim pela influência exercida por uma sociedade patriarcal e machista, como a nossa."

Talvez, mas mesmo as que se libertaram de tal jugo -- como minha chefe e colegas de trabalho -- odeiam programar. Ninguém está tolhendo suas ambições técnicas ou coisa semelhante: elas simplesmente não gostam da atividade.

Não é uma questão de incapacidade induzida por genes ou o que fôr, é puramente uma questão de gosto. Homens simplesmente gostam mais de programar do que mulheres, não tem nada a ver com capacidade, méritos ou inteligência.

Há muitas outras atividades que homens igualmente não sentem muita afinidade: design visual ou mesmo modelagem e análise. Certamente existe uma percentagem que gosta, da mesma maneira que existe uma de mulheres que gostam de programar.

"assembly não é uma linguagem. É pseudo-código."

Qualquer sistema de códigos forma uma linguagem, primitiva ou não.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de KveRa
Concordo! mas....: Concordo com vc, mas conho algumas mulheres (não tão gatas) que até pensam que sabem programar ;)


Comentário de Ananias
Como você sabe que se libertaram?: mesmo as que se libertaram de tal jugo -- como minha chefe e colegas de trabalho -- odeiam programar.

Elas foram influenciadas a vida toda pela sociedade em que vivem. Simplesmente não existe como especular sobre o que elas gostariam se não tivessem sido criadas em uma sociedade machista.


Qualquer sistema de códigos forma uma linguagem, primitiva ou não.

O que eu quis dizer é o seguinte: não existe uma linguagem assembly. Não é igual C, que é UMA linguagem. Cada assembly representa o código de máquina de um processador diferente.

Além do mais, ninguém "inventa" um assembly. Ela é mera expressão do código de máquina.

Portanto, ninguém inventou A linguagem assembly, pois não existe A linguagem assembly.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de anonimo user
Tenho uma candidata que estud: Tenho uma candidata que estuda na UFRGS como eu. Acho que ela merece vaga no calendario...
http://www.inf.ufrgs.br/~ionunes
Comentário de undercover
E tá comprovada a hipótese: E tá comprovada a hipótese do meu primeiro post. Aliás, a galera aí embaixo conseguiu fazer milagres com o tema. :o)

sds
Comentário de nemesis
Grace Hopper: http://www.sdsc.edu/ScienceWomen/hopper.html

Trecho traduzido:
"Talvez sua mais conhecida contribuição para ( ciência da ) computação tenha sido a invenção do compilador, o programa intermediário que traduz instruções da linguagem Inglesa (sic) para a linguagem alvo do computador. Ela fez isso, ela disse, porque era preguiçosa e esperava com isso que "o programador possa voltar a ser um matemático." Seu trabalho utilizava ou previa inúmeros desenvolvimentos que são hoje a espinha dorsal de computação digital: subrotinas, transformação de formulas, endereçamento relativo, o linking loader, otimizações de código, e mesmo manipulação simbólica do tipo encontrado em Mathematica e Maple."

Uma mulher e tanto! Fui incorreto ao citar assembly: ela simplesmente inventou o compilador, para não perder tempo com linguagem de máquina...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ananias
Eu sei: Fui incorreto ao citar assembly:

De nada.


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de nemesis
acho que não me fiz entender...: Não captou o sarcasmo? Então aí vai de novo:

"Fui incorreto ao citar assembly: ela simplesmente inventou o compilador, para não perder tempo com linguagem de máquina..."

Não perder tempo com linguagem de máquina, em hexadecimal. Assembly é uma aplicação simples de compilador: não se escrevem mais números em hexa ou octa, se escrevem mnemônicos e estes serão traduzidos por um programa -- um compilador -- para a efetiva linguagem de máquina subjacente...

Que chamem esse compilador simples de assembler hoje em dia não reduz em nada o fato de que efetivamente se trata de um compilador simples...

Mas vc quer pq quer ganhar uma discussão de qualquer maneira, né seu Ananias? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Douglas Augusto
> O que eu quis dizer é o se: > O que eu quis dizer é o seguinte: não existe uma linguagem assembly. Não é igual C, que é UMA linguagem. Cada assembly representa o código de máquina de um processador diferente.

Não, o Assembly é descrito por uma gramática (gramática livre de contexto, diga-se de passagem), portanto é sim uma linguagem --linguagem é o conjunto de sentenças (potencialmente infinito) gerados através das regras (produções) de uma gramática.

Não sei qual é sua área, mas acho que todo mundo que cursou uma disciplina de compiladores já deve ter programado um "simulador" assembly em C. Sua gramática (incompleta) é basicamente:

Instrução := Rótulo Mneumônico Operando Comentário
Rótulo := String | e
Mneumônico := String
Operando := Exp | Exp, Exp | e
Comentário := String | e


Onde o símbolo não-terminal 'String' pode ser um endereço de registrador, um comentário, um endereço de desvio (rótulo), etc. Já o terminal 'e' significa "fim de substituição".

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Bob
Putz...como tem nerd, aqui!: Ehehehe...uma discussão sobre mulheres se transformou numa discussão sobre BNF e Assembly.

Parece aquela piada onde o cara começa a contar como levou a secretária para a casa dele, detalhou como foi tirando o vestido dela, o sutiã, jogou a calcinha em cima do teclado do computador novo...(nisso um dos ouvintes grita: "Peraí! Computador novo? Qual é o processador e a placa de vídeo?)


Comentário de Bob
Essa é pra casar!!: Mas...eu já acho que vai ser difícil achar concorrência para ela...

Comentário de Bob
Mulheres são diferentes psicologicamente, sim.: Mulheres gostam de pessoas, homens de objetos. Veja se qualquer homem lembra qual a roupa que sua namorada usou na última vez que saíram. Agora pergunte à uma mulher qual o processador do computador dela ou o modelo do carro.

Sem falar que mulheres não vêem graça em trabalhar 80h/semana programando. Elas preferem gastar esse tempo com a família (e é o quê todos deveriam fazer).

Comentário de Eu da silva
E não é que é mesmo!?!? : E não é que é mesmo!?!?
Huahuahuahuah... pô gente! Que tal sair um pouco da frente do pc e passear um pouco, ver umas gatas só pra variar? Beijar na boca faz um bem danado, vocês nem imaginam quanto. XD
Comentário de Eu da silva
PQP, que mulher é essa!! Ela: PQP, que mulher é essa!! Ela merece mesmo vaga lá no meu apê... Sensacional!!!
Comentário de hamacker
O céu é azul porque a grama: O céu é azul porque a grama é verde, é mais ou menos essa a relação desta discussão de assembler com o tópico da noticia. Taí uma diferença entre homens e mulheres, será que uma mulher programadora entraria num loop infinito como estes caras estão ? :)

Comentário de Kimie
esse assunto polêmico me lembra...: ...o ótimo artigo das Linuxchix
Comentário de Dm7
Pôxa!: Nunca valeu tão a pena visitar o BR-Linux!!
Comentário de glaydsonlima
Mas ela utiliza qual linguage: Mas ela utiliza qual linguagem de programação? Ela programa em Java? pq eu prefiro Java!

huehuehue... desculpem... não resisti :P
Comentário de joaoemanuel
As programadoras não entrari: As programadoras não entrariam num loop infinito desnecessário. Elas apenas, se fosse realmente necessário, comentariam o loop infinito e deixariam para lá.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004