Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Encontro de programadores C++ em São Paulo

Estou ajudando a organizar um encontro de programadores C++ em São Paulo. Acho que seria muito bom se vocês ajudassem a divulgar esse encontro. O encontro não é para um grupo fechado, qualquer pessoa interessada em C++ será bem vinda. Eu mantenho o site 1bit.com.br e mais informações sobre o encontro podem ser encontradas aqui.” A nota foi enviada por Rodrigo Strauss.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Hugo
O site mencionado é meio dir: O site mencionado é meio direcionado único e exclusivamente para C++ com o VC++, .NET e API do windows e tem frases que podem soar repugnantes a alguns leitores deste site como:

Desenvolvi drivers para Windows 2000/XP/2003, e acho que a API nativa do NT é muito bem feita e concisa. O kernel NT em si é uma obra de arte. Podem mandar o FBI atrás de mim, mas eu olhei os fontes do kernel do Windows 2000 e foi o código mais bem feito que eu já vi em toda a minha vida.

Mas mesmo assim em algums artigos que eu li o autor se mostra relativamente imparcial pelo manos ao .NET e ao managed C++, que diga-se de passagem não é C++.

Boa sorte com o evento, espero que seja um evento sobre C++ e não sobre COM, win32 api, etc.


--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Douglas Augusto
Bacana, acho que os programad: Bacana, acho que os programadores C++ deveriam ser mais coesos, esta é uma excelente iniciativa. O que percebo é que em geral não há uma preocupação na formação de comunidades em torno do C++, assim como há, por exemplo, com o Java.

Como bem observado, já que a chamada é para todos os interessados em C++, é preciso tomar cuidado para que o encontro/evento não se enviese para nichos e extensões que não fazem parte do ANSI C++.

Sugiro como uma das pautas a discussão sobre a nova revisão da linguagem C++ (C++0x). Alguns links:

- ISO IEC JTC1/SC22/WG21 - Standardization Working Group for the Programming Language C++ (Particularmente Proposed C++ Library Extensions é interessante)

- Página C++ do Stroustrup (Em especial The Design of C++0x)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Adenilson Cavalcanti
Legal: Amigos

Acho que a iniciativa é boa, às vezes fico me perguntando se ainda ensinam C/C++ nas faculdades por aí... afinal, a cada 2 anos tem alguma linguagem da moda surgindo e a rapaziada nova acaba deixando de aprender os fundamentos mais básicos da computação.

Mesmo que o cara seja um 'Win programmer', acho que a idéia de um encontro é legal. Mais um motivo para os 'linuxers' aparecerem para oferecer visões adicionais sobre programação.


No final, acessei o site do cara e não consegui encontrar a data do tal encontro. Alguém aí sabe?


Adenilson
Comentário de Magno K
Kernel do Linux: Hoje, EMHO, o kernel do Linux é o programa de software mais sofisticado do mundo. Não é por isso que o autor está errado. Ele enfatiza que o conteúdo do site contém apenas suas opiniões pessoais. Afirma em um dos textos do site que não entende nada de Linux "e", em outro, que o kernel do Windows lhe agradou. Tudo bem. Essas afirmações não são contraditórias.

O site é muito bom e já está no meu bookmark! Parabéns ao autor.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de anakinpendragon
No curso que eu faço, Softwa: No curso que eu faço, Software livre, na Uni-bh ele ensinam, um pouco meia boca, mas por que programação não é o unico foco do curso. Uma amiga minha faz ciencia da computação na puc-bh e me disseram que ensinam bastante c++.
Comentário de edson_vc
data do encontro: http://www.1bit.com.br/content.1bit/weblog/reuniao_cpp
Comentário de nemesis
êita!: "olhei os fontes do kernel do Windows 2000 e foi o código mais bem feito que eu já vi em toda a minha vida"

É assim que se reconhece um autêntico programador COBOL. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de santo
È verdade: Na PUC-MINAS o C/C++ é a base das disclinas de programação por isto até a uns dois anos atraz quando eu sai de lá haviam umas 3 disciplinas que usavam C/C++ para mim era muito legal por que o C e a sua extensão o C++ são minhas lingagens preferidas.

Quanto a achar a API do Windows maravilhosa eu não concordo nem de longe por que quando sai uma nova versão ou correção do windows muitas vezes ao invez deles corrigirem o codigo problematico eles criam uma nova função ai fica um monte de função numerada que faz a mesma coisa exemplo createfile(),createfile2(),createfile3() sem falar naquelas estruturas complicadas que as funções do windows retornam, pra resumir basta dizer que sem um programa pra te ajudar a desenvolver no windows como C++Builder e afins da Borland ou visual C++ desenvolver aplicativos que fazem uso dos recursos do S.O. no linux é muito mais facil e organizado do que no windows
Comentário de Rodrigo Strauss
Sobre o encontro: Hugo, meu site é voltado para C++ na plataforma Windows porque é com isso que trabalho no dia-a-dia. Mas lendo meus posts você verá que eu promovo o uso do C++ ISO, STL, Boost, etc. A idéia desse encontro é - entre outras coisas - juntar pessoas que trabalham com plataformas e SOs diferentes e trocarmos idéias. O foco do evento NÃO é COM e Win32, e sim C++ ISO. Não sou promotor da Microsoft e esse evento não tem nada a ver com ela. Inclusive, eu pretendo aproveitar os encontros para conhecer mais de Linux e outras plataformas.

Sobre o kernel do Windows NT, apesar de eu não querer gerar muita discussão sobre esse assunto, precisamos lembrar que o mérito dele é dos programadores que o fizeram, e não da Microsoft. Programadores esses, que vieram da DEC e são reconhecidos engenheiros de software. O fato de eles trabalharem ou não para a Microsoft não tira o mérito deles. Ah, e estou falando do kernel exclusivamente, não do resto.

O C++0x já está na lista de pautas. Como eu pretendo gerar bastante discussão em torno do Boost e ele está diretamente relacionado com o TR1 e o C++0x, esse assunto com certeza vai surgir.

Eu acho muito bom gerarmos uma comunidade brasileira em volta do C++, já que até onde eu sei, isso não existe. Existe um grande desconhecimento sobre C++ no Brasil. O pessoal que usa linguagens novas (C#, Java, etc) acham que o C++ morreu. O que eles ainda não se deram conta é que a maioria dos programas que rodam nas máquinas deles (tanto faz o SO) é feito em C++ ou em C.

"santo", eu nunca disse que a API Win32 é maravilhosa. Pelo contrário, muitas vezes eu disse que ela é muito fragmentada e bagunçada, e que eu gosto dela porque sou masoquista :-) O KDE/Qt, por exemplo, é todo baseado em C++ e é MUITO MELHOR do que a API Win32 (que é C). O que eu disse é sobre o kernel do Windows NT e a API nativa (que só funciona em kernel mode)
Comentário de Ananias
Piadas a parte: Até mesmo a grande maioria dos usuários do Slashdot - que é reduto do Linux - concordaram que o código que vazou do Windows 2000 de fato era bem feito.

Quanto a ser o "mais bem feito", pode ser exagero.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Hugo
tb gostei.: No final das contas também gostei do site, alguns artigos lá são bem legais e como você falou, ele deixa bem claro que é opnião dele... e em momento algum eu vi falatório de besteira lá, como costumo ver nos comentários do br-linux ;-)... adicionado ao bookmark.


--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Hugo
Concordo com você, li os art: Concordo com você, li os artigos do seu site e achei bem legal, meu primeiro post foi só a primeira impressão do site tomando em conta que o link estava em um site sobre Linux.

Sobre o kernel do win2K só falei que o texto pode ser repgnante para ALGUNS leitores daqui, como o cidadão que falou que você era programador de COBOL só por que elogioi o código, por mim o código pode ter sido escrito por satã, se eu achar bem escrito eu digo que é.

Espero poder ajudar na construção de uma comunidade de C++

Ah! A API do win32 realmente até hoje não achei ninguém que elogiasse aquilo.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Adenilson Cavalcanti
API: Na verdade, um exemplo mais apurado seria algo do gênero:

long (__stdcall) CreateFile(LPCHAR *WhatEver);

long (__stdcall) CreateFileEx(LPCHAR *WhatEverIsLongArg, LPARAM OptToFunctionSelecter);

long (__stdcall) GetCreateFile(LPCHAR *WhatEverDontMakesSense, HWND ILoveAlotOfParams);

long (__stdcall) InfoCreateFile(LPCHAR *WhateverReallyLoveWeirdParams, LPARAM OptToFunctionGetterIsBetter);

long (__stdcall) InfoCreateFileEx(LPCHAR *WhateverAgainAndAgain, WPARAM WhoGivesAShit)


:-)

Adenilson
ps: Já precisei programar na Win32 API...
Comentário de nemesis
isso é porque...: "concordaram que o código que vazou do Windows 2000 de fato era bem feito"

..."eles" só deixaram vazar a parte boa... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004