O BoingBoing publicou hoje um
pequeno guia sobre como enviar sugestões para publicação. As dicas do guia são genéricas o suficiente para poder se adaptar a quase todos os sites que recebem sugestões de notícias enviadas pelos leitores, e publico abaixo uma adaptação / tradução parcial para os que tiverem interesse.
O BR-Linux se orgulha de receber grande volume de sugestões dos leitores todos os dias, e faço o possível para aproveitar a maioria delas - mesmo quando há necessidade de extensa edição ou complemento. Obrigado por todas as contribuições, mesmo quando elas não seguem o guia abaixo - todas são extremamente valorizadas. Mas de fato as dicas abaixo aumentam a chance de a sua sugestão vir a ser publicada e lida - aqui, no BoingBoing ou em qualquer outro site. Editores de outros sites que queiram reproduzir ou adaptar este material podem ficar à vontade, nos termos da
licença CC adotada pelo BoingBoing.
Que sugestão adicional você daria sobre o conteúdo das notícias publicadas no BR-Linux ou outros sites da comunidade?
Segue a tradução adaptada das dicas do BoingBoing:
"
Sim:
- Use o formulário
- O formulário de sugestão de notícias é enviado para as caixas postais prioritárias (lidas várias vezes por dia) do editor, aumentando a chance da sugestão ser publicada a tempo. O sistema pré-formata sua sugestão para facilitar a publicação. Ele ajuda o editor a classificar e organizar seu e-mail, garantindo que sua sugestão não se perca, ou seja deixada para ler depois. Metade das vezes que um link chega por e-mail, não podemos distinguir se é spam, uma sugestão de publicação, ou apenas alguma coisa que o remetente quer que olhemos.
- Copie um trecho
- Se você estiver fazendo referência a um artigo, copie (colocando entre aspas) um trecho interessante do artigo original. Escolha bem o trecho copiado, não se limite a copiar a introdução do artigo. Não copie o artigo inteiro, mas tente captar uma parte que desperte o interesse dos demais leitores - e do editor.
- Acrescente uma descrição
- Antes da cópia do trecho, acrescente uma descrição que explique por que o artigo é interessante, ou o que lhe chamou a atenção. Fuja da fórmula "Estava navegando no site XYZ e encontrei este artigo que resolvi compartilhar com os leitores", e tente expor a razão de você ter resolvido compartilhar com os leitores, aponte contrastes, similaridades, referências, curiosidades.
- Inclua seu e-mail
- Não temos como obrigar ninguém, mas se você não incluir um endereço de contato, não poderá ser contatado se for necessário algum esclarecimento ou pergunta. Você pode ofuscar seu e-mail, e se desejar que ele não seja publicado, basta mencionar no texto da notícia.
Não:
- Não envie sugestões por e-mail
- Veja o número 1 da lista acima. Quando você envia por e-mail, há a chance de ele ser barrado pelo filtro anti-spam, e há uma chance maior ainda de ele cair na caixa postal que só é lida nos finais de semana, e só ser visto quando o assunto já não é mais notícia. Por algum tipo de tendência perversa, a maior parte das sugestões de notícia enviadas por e-mail são referentes a eventos (e aí o atraso na leitura pode prejudicá-las profundamente) ou têm subjects pouco claros, como "Augusto", "link", "linux" ou "nota" - o que ajuda a fazê-los cair na caixa postal de baixa prioridade.
- Não complemente suas sugestões com um e-mail
- Se você tem um complemento da sua sugestão de notícia, envie novamente o formulário com a notícia completa corrigida. Mandar por e-mail pode não surtir o efeito desejado, e dá bem mais trabalho.
- Cuidado com o excesso de criatividade
- Ao escrever a descrição da notícia, cuidado com o nível de linguagem e o estilo. Não torne sua notícia algo difícil de entender.
- Não abrevie, use gírias, copie citações sem traduzir ou deixe de acentuar.
- O editor pode fazer todas estas correções por você, mas se você fizer aumenta a chance de ser publicado mesmo que o editor tenha apenas 2 minutos para a tarefa ;-)
- Não envie material sem links, se não for necessário
- Se você está anunciando um projeto ou evento que não tem website, a notícia poderá ser publicada da mesma forma. Mas seria muito melhor - para você e para os leitores - se houvesse um link que os interessados pudessem colocar em seus bookmarks, enviar para colegas interessados, ou de outra forma referenciar para no futuro visitar novamente em busca de novidades. E se o assunto que você está mencionando possui uma página na web, não deixe de mencioná-la no campo apropriado, pois isto facilita enormemente o trabalho de edição. E se você está enviando um anúncio ou press-release extenso, a inclusão de um link para o local onde está publicado oficialmente permite garantir que os leitores terão acesso à íntegra do seu texto quando lerem o resumo publicado pelo site."
sem "flames" por favor, não sou o Pasquale mas tenho meus cuidados.