Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Exame: "Quem usa software livre faz economia, ganha produtividade e segurança"

Na exame, que está sendo entregue hoje, sábado, tem uma reportagem de 5 páginas falando da adoção do linux nas grandes empresas. Diz a revista: " Quem usa software livre faz economia, ganha produtividade e segurança. E é nas empresas privadas - sobretudo nas grandes - que os resultados começam a aparecer. Na Casas Bahia, a economia com as licenças de uso - já que o Linux é gratuito - já superou 6 milhões de dólares. A Telemar, maior operadora de telecomunicações do país, poupa 27% dos gastos com manutenção ao usar software livre nos programas de cobrança". Segue a reportagem: "Depois de anos vivendo à beira do amadorismo, porém, o sistema que tem um pingüim como símbolo se tornou uma realidade incontestável nas empresas". Esta parte é boa: "Um dos sinais de amadurecimento do Linux é a seguinte declaração de Kevin Johnson, vice-presidente mundial de vendas e marketing da Microsoft
: 'Somos agressivos contra o Linux. E só somos agressivos com quem desperta nossos instintos mais profundos de competição'. Ainda, segundo a revista: "Somente no Brasil, ele está presente em 15% dos computadores de grande porte instalados nas maiores companhias do país, segundo a Fundação Getúlio Vargas".

Lembram-se do cara do Pão de Açúcar? "Há três anos, o então gestor de tecnologia do Pão de Açúcar, Silvio Laban, havia declarado à imprensa que não usaria o Linux 'nem com um revólver 38 na cabeça'. Recentemente, porém, a empresa escolheu a versão da Red Hat, distribuidora americana do Linux, para rodar o sistema de automação comercial dos quase 9000 pontos-de-venda das 560 lojas das marcas Pão de Açúcar, Extra e CompreBem. Como o caixa não pode parar, isso dá uma idéia da confiança do Pão de Açúcar no software livre". "Pergunte ao diretor de tecnologia da Casas Bahia, Frederico Wanderley, qual é o software que cuida das operações do centro. 'Visto a camisa do Linux', diz ele. A empresa também decidiu adotar, nos micros usados por executivos e funcionários, um pacote de ferramentas de escritório parecido com o Office, da Microsoft, mas que, a exemplo do Linux, é aberto e gratuito - o OpenOffice". Sobre as Lojas Renner: "Luiz Agnelo Franciosi, diretor de tecnologia das Lojas Renner, afirma ter sido o primeiro a fazê-lo. A empresa já usava software livre em diversas áreas e, quando surgiu a necessidade de investir no ERP, Franciosi deciciu instalá-lo no Linux". A reportagem fala ainda do Itaú, do Carrefour e do McDonalds.”
A nota foi enviada por Renato (machnievsczΘgmail·com) .

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Alfredo Ribeiro
Só o tempo pode dizer ...: Esse é meu primeiro comentário, e espero fazer muitos mais...

O que diz a reportagem da Exame, a gente já está careca de saber, mas o que mais me chamou a atenção é a frase do cara do Pão de Açúcar, eu lembro dessa reportagem, na época ainda assinava a Info, e achei a maior arrogância o cara principalmente na posição dele, falar um negócio desses, pra mim isso éra coisa de gente que tem medo do que é novo ou de gente sem capacidade com medo de perder o emprego e não de um gestor de tecnologia.

Bom e a resposta está ai, o cara teve que engolir a
seco o que disse ...
Isso a gente tem que mandar pra todos aqueles paga-paus da M$ que conhecemos e ficam só metento a boca sem realmente saberem do que estão falando ...

Abraço a todos
Alfredo Ribeiro
Comentário de Rivanor (web_knows)
Incoerência em relação ao Silvio Laban: A reportagem diz: "o *então* gestor de tecnologia do Grupo Pão de Açúcar". E continua: " *Recentemente* , porém, a empresa escolheu a versão da Red Hat, distribuidora americana do Linux, para rodar o sistema de automação comercial dos quase 9000 pontos-de-venda". Então porque vincular a afirmação de Silvio Laban à realidade de hoje do Grupo ? Acredito que esse tipo de "afronta" é desnecessária. Algo como "jogar na cara" ...
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Bem vindo: Me lembro também do comentário dele (disse até que não usaria um sistema criado por um garoto de 14 anos, naquela época era o Tossati que mantia a série 2.4) mas naquela época mesmo ele se retratou.

Preconceitos vencidos com muito suor, esta época a comunidade era de ouro, sem brigas fúteis(Trolls existiam) e egos avantajados.

Hoje se vê a Microsoft, que ignorava e ria de tudo, emitindo uma frase que parece com a frase de Roberto Jefferson proferiu para José Dirceu(Vc disperta meus instintos!!! HUMMMM!!!! :-D).

Espero que a comunidade Linux acabe virando o jogo e se tornando um José Dirceu, pode não parecer mais o poder corrompe e hoje temos bastante poder para afundar (assim como o PT) ou crescer.

_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de edisonborges
O então gestor de tecnologia do Pão de Açúcar, Silvio Laban: Espero honestamente que ele esteja lá no seu empreguinho confortável
e com seu 38 bem guardado e seguro. Boca fechada não entra mosca.
Bom alguém sabe se ele inda esta lá ?
Uma guinada é sempre guinada, oque parece bom hoje, bem... amanhã ?, nem tanto!
Assim se reverte o quadro.
Quanto ao Kevin Johnson, bom... se não levou uma mijada, deveria!
Não se fala do concorrente.

Comentário de Daniel Fonseca Alves
A mídia sempre foi de perseg: A mídia sempre foi de perseguir as pessoas, vide paparazzo.

_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de ricardomoc
Empresa: Geralmente, quando uma empresa empossa um camarada como "Gestor de Tecnologia", ou CIO, ou algo parecido, dá ao camarada uma "carta mandato" para falar sobre tecnologia em nome da empresa. Se o cara é meramente técnico, este então deveria ficar calado. Mas não é o caso do Silvio Lambão. Fez a lambança dele e ficou gravado como uma fase do Grupo. Mas ninguém precisa permanecer no erro. Se o grupo Pão de Açúcar resolveu mudar o rumo, pode tê-lo feito colocando outro no lugar do Silvio ou simplesmente dando uma "prensa" nele para repensar sobre sua posição. Pelo menos resolveram se render ao SL, e viu os benefícios que estavam perdendo até então.


Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de Jeronimo Zucco
Enquanto isso, na Info-Exame...: Enquanto isso, na Info-Exame aparece uma reportagem falando sobre a Unimed aqui do RS que tinha ido para o Linux e "se arrependeu" e voltou para a Micro$oft... Daqui a alguns anos a gente vê outros engolindo o que falaram...
Comentário de Night64
Nao é uma afronta: É uma simples declaração dos fatos. Ele era gestor de TI do Pão de Açúcar na época, nao sei se é mais. E deu a famosa declaração.

Tá querendo puxar saco do Pão de Açúcar? Eu hein.
Comentário de CWagner
Tem gerente de TI que acha qu: Tem gerente de TI que acha que resolverá todo os seus problemas apenas instalando Linux e SL nos servidores e estações (muitos deles sucateados, na esperança de resuscitar o morto), mas esquecem da migração de sistemas, manutenção, suporte, desenvolvimento, treinamento, etc.

A mudança, por si só é difícil para o homem, imagina uma mudança radical, para muitos. É de "pirar o cabeção".

Também espero que o Linux seja mais utilizado pelas empresas e usuários, não para ver A, B ou C no chão, mas para dar mais oportunidade para aqueles que querem trabalhar na área mas não têm condições de pagar um curso oficial M$, ou adquirir ferramentas de desenvolvimento proprietárias.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de semente
Re: Tem gerente de TI que acha...: > mas para dar mais oportunidade para aqueles que querem trabalhar na
> área mas não têm condições de pagar um curso oficial M$, ou adquirir
> ferramentas de desenvolvimento proprietárias.

Mesmo se tiver condições de pagar!!! ;-)

--
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de tuxman
uma pequena correção... Mar: uma pequena correção... Marcelo Tossati tinha 17 anos na época, tb acompanhei o caso.
Comentário de Magno K
"Preconceitos vencidos com mu: "Preconceitos vencidos com muito suor, esta época a comunidade era de ouro, sem brigas fúteis(Trolls existiam) e egos avantajados."

Desculpe, mas esse tempo nunca existiu :)

Eu sou do tempo em que colocaram uma caixa com uma cobra dentro do carro da Alan Cox. Quando ele abriu a porta, a surpresa.

Mas, a divergência é o que nos fortalece. Não tem um ditado que diz, mais ou menos, que "posso não concordar com nada do que você diz, mas vou sempre lutar pelo seu direito de dizê-lo."

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de edisonborges
Pois é Você vê como são as coisas: O tempo passa e os medos permanecem os mesmos.
Não! mudar? pra que?... a humanidade não precisa... Deus me livre !
Não! Tá bom assim! não mecha mais... como diria o Jabor.
Hora essa e tem gente que ainda se acha em TI...
Bom este paiz é subdesenvolvido e esta encarnação ainda vou ter que
curtir com os pajés, e tupiniquins de plantão do TI pt_BR.
Prejulgar é um erro grosseiro. E a nossa realidade é outra.
Viver por traz de uma sala linda e maravilhosa em uma estação da
Petrobras com centenas de equipamentos pode provocar uma visão bem equivocada da nossa realidade de TI, tanto quanto acostumado a comer salmão e caviar e um belo dia ter que pegar uma quentinha.
Viva!




Comentário de Rato do Banhado
... É isso aí Carlos Wagner: ... É isso aí Carlos Wagner !

Eu já vi DIVERSAS migrações mal-sucedidas porque geralmente vendem a idéia para o executivo de que basta substituir os sistemas.

Em geral NÃO contratam administradores e suporte para a nova plataforma. Mandam os acomodados "zumbis-m$" fazerem curso ou se virarem por conta própria.

Já vi casos que usuários, depois de alguns dias usando o kurumin ou outra distro "entry-level" , tentaram trocar os sistemas M$ de suas empresas. E aí é claro ... no primeiro problema (pode ser até um apt-get que quebra o sistema) voltam para a M$.

AS vezes penso que estamos fabricando alguns monstrinhos ...

Por isso defendo uma campanha pela Certificação LPI .

Contratar profissional LINUX ? Somente certificado !!

Rato
Comentário de hamacker
Eu só espero que as empresas: Eu só espero que as empresas compreendam que independentemente de quem for o sistema operacional eles optem porque aqueles que ofereçam a melhor interoperabilidade entre os sistemas possivel, migrar já é díficil e depois ter que conviver com gente dizendo "opa! esse programa nao abre word ?" ou "porque minha página do bradesco nao está abrindo ?", etc...

No servidor é Linux e ponto final, o Exchange e MSSQL é questao de tempo, as pessoas só não trocaram ainda por que já cairam no lock-in, e é muito díficil desfazer o nó. O ponto de ataque agora é software livre nas estaçoes.
Comentário de froger
Concordo: Um caso desses aconteceu na secretaria de segurança publica de pernambuco - SDS,onde chegaram a usar o linux e depois migraram para o windows, porque disseram que havia muita instabilidade, so que quando migraram para o windows adquiriram novos hardwares coisa que n fizeram quando foram adotar o linux. E a microsoft ainda usou esse caso para dizer que ajudou a reduzir a violencia em pernambuco.


Fabio Rogerio
Linux User 222742
http://froger.eti.br
"Eu só digo uma coisa: Eu não digo é nada. Depois não digam que eu não disse."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004