Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sulamita Garcia: Relatos direto da Índia

Estou postando relatos e link para fotos do FOSS.IN no meu blog. Está sendo emocionante e revitalizante, estava mesmo precisando de um bom evento onde recuperasse a motivação para todo este trabalho... Espero que gostem, estarei postando constantemente. Segue o trecho que eu acho uma das principais lições que eu tiro aqui: "Depois disto ele acendeu uma lampada como simbolo de abertura do evento. Normalmente eu esperaria que ele chamasse Alan Cox, Danese, o cara do php. Mas ele chamou representantes de grupos locais, e fez questão de frisar que ele eram os maiores responsáveis pelo sucesso do evento. Não pude deixar de pensar na diferença do Brasil, onde a maioria dos contribuidores que eu conheço, respondendo nas listas, ajudando outras pessoas, fazendo documentaçao, tem que bancar do próprio bolso a ida para os eventos, até mesmo a inscrição de vez em quando, quando os internacionais tem todas as pompas. Acho que isto existe pelo fato de que no Brasil existem dois tipos de pessoas em toda a comunidade FOSS: as que comandam o show e as que contribuem. A noção de evento bem sucedido das pessoas que comandam o show é serem comentados pelos turistas, não o fato de que os eventos são absolutamente inócuos, um palco de holofotes e promessas não cumpridas, enquanto os desenvolvedores ficam relegados a um canto escondidos para não causarem barulho. Isto há muito tempo tem causado um “broxismo” geral de pessoas que depois de tantos anos se perguntam se ainda vale a pena, que devagar foram perdendo a motivação. O desabafo do Maçan é só um reflexo disto, que faz eco em muita gente que ainda tenta se convencer de que vale. E aqui parece ser justamente o contrário, a idéia central é fazer mais pessoas se envolverem nos grupos locais e contribuírem com o movimento. Mas não apenas com discursos demagogos e vazios, palavras e chavões repetidos, tentando fazer de conta que se importam com os “hackers” e na verdade de olho no que os contatos podem trazer de vantajoso. Aqui eles sabem do que estão falando."” A nota foi enviada por Sulamita Garcia (sulamitaΘlinuxchix·org·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Opa!: Problemas com o servidor | Velox | link quebrado.
Não estou conseguindo acessar o blog.

_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Leo Genilhu
Eventos: Penso que ainda falta muito para os nossos eventos serem realmente importantes e produtivos para a comunidade SL. Digo isso porque na maioria das vezes são evento para entusiatas ou simplesmente leigos. Então não se pode aprofundar nos assuntos. Gerando geralmente usuarios de tecnologia e não desenvolvedores de verdade.

:)
Comentário de wrochall
a sulamita meche gostoso: a sulamita meche gostoso
Comentário de PaiDoWrochall
Meche gostoso igual a sua mã: Meche gostoso igual a sua mãe?
Comentário de Software livre
Ow, essa sulamita eh totalmen: Ow, essa sulamita eh totalmente sem noção das coisas..como ela pode falar tanta merda naquele blog?? Ela se acha o maximo, pow.. falar que não precisamos mais do stallman??? ai eh brincadeira... sulamita eh apenas mais uma das sanguesugas que soh estão ai para sugar da comunidade e fazer pose!!!
Comentário de Morvan
Parabéns, mais uma: ... vez, a você, Sulamita, bem como a todas as LInuxChic´s, pelo excelente trabalho de vocês e continue(m) nos enviando notícias do evento.
Comentário de Daniel Fonseca Alves
hum...: Também achei os comentários sobre Stallman e GNU muito pesados.
Mas ... , cada um tem a sua opinião e não adianta discutir aqui sobre méritos pois os egos irão se inflamar novamente.
_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Gustavo Bittencourt
Sugestão contra trolls como o Wrochall: Augusto, mesmo moderando negativamente este comentário do Wrochall, a ofensa por ele publicada permanece visível, pois ela está presente no título do comentário. Seria interessante que nem o título aparecesse quando o comentário atingisse uma determinada pontuação negativa.
Comentário de Software livre
porque tao me moderando??: Não se pode mais falar a verdade aqui??? se for assim.. blz..

Dai por indiguinação.. repido meu pst:

Ow, essa sulamita eh totalmente sem noção das coisas..como ela pode falar tanta merda naquele blog?? Ela se acha o maximo, pow.. falar que não precisamos mais do stallman??? ai eh brincadeira... sulamita eh apenas mais uma das sanguesugas que soh estão ai para sugar da comunidade e fazer pose!!!
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Tai...: Será esta a razão da depressão de alguns participantes ?
Fora que se vc começa a dar muita atenção a usuários alguns desenvolvedores começam a ficar chateados ;-).

_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de noName
tem lá suas razões ...:
Postura Messiânica, palavras asperas, e instransigência
não ajudam na divulgação do software livre.

E já que esse é o objetivo do Stallman, ele devia se
tocar que a atitude dele mais atrapalha que ajuda.

Se for falar em ajuda para divulgação do software livre
caras como Eric S. Raymond fizeram bem mais pq ele e outros
é que trouxeram o conceito e apoio ao software livre pra
dentro de empresas. O que fez com que Linux e outros softwares
livres embalassem e deixassem de ser apenas brinquedos de Nerds.



Comentário de dondalski
sulamita eh totalmente sem noção: se você prestar atenção, esse comentário foi de Andrew Cowie e não da Sulamita, ela só transcreveu/resumiu parte da palestra dele.
Comentário de Fabiana Iglesias
Sulamita eh orgulho: Uma vez ela me disse que:

"So considero criticas de pessoas que fizeram o mesmo ou mais que eu pelo SL"

Ela me orgulha!
Na verdade eh grande tecnica e divulgadora da bandeira que defende.
Admiro pessoas que carregam o mesmo discurso, mantem foco e TRABALHAM pelo open source.

Parabens Sulamita!
Comentário de Paradoxo total
Paradoxo Total: > "So considero criticas de pessoas que fizeram o mesmo ou mais que eu pelo SL"

Então ela está aí justificando que o Stallman não aceite críticas de (quase) ninguém, pois poucas pessoas fizeram tanto pelo software livre quanto ele.

Inclusive as próprias críticas dela.
Comentário de Douglas Augusto
Que tal ser mais polido na su: Que tal ser mais polido na sua crítica? Talvez assim ela seja levada em consideração; palavreado chulo é inadmissível, é perder tempo.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Mais um troll
Não é questão de não se p: Não é questão de não se poder falar verdades, mas sim o fato de se falar babaquices... se toca, seu palhaço! Vai trabalhar em prol de alguma coisa em vez de malhar o trabalho alheio. Acho que aí tá um típico caso de inveja: afinal, além de ser mulher, é muito mais competente que vc!

Um viva para as nossas mulheres do software livre!!! Um grande abraço, Sulamita... nunca te conheci, nem acho que um dia o farei, mas pelo que acompanho de ti, vc merece todo o nosso apoio!!!
Comentário de dondalski
Paradoxo Total: Será que ninguém consegue mais ler um texto relativamente curto e compreendê-lo ?
O comentário a respeito do Stallman foi feito pelo Andrew Cowie e reproduzido pela Sulamita no seu blog.
Comentário de Bryan Ferry
Ela é maravilhosa mesmo...: Leiam...ela é formada em ciência da computação pela UFSC, certificada LPI, já trabalhou numa empresa respeitada, encarou uma sociedade estúpida liderando um grupo de SL, agora foi na Índia ..."só isso" é o suficiente para mim...
No nosso país onde ainda valem frases infelizes como "mulher tem que esquentar a barriga no fogão e esfriar no tanque"...ela é um exemplo para esse tipo de coisa acabar.
Eu a vejo como maravilhosa mesmo...sem contar aquele cabelo de fogo e aquela boca...

Slave to Love...
Comentário de Connochaetes Taurinus
Infelizmente não. Algumas pe: Infelizmente não. Algumas pessoas foram cegas pelo brilho do nome Stallman e não conseguem ver mais nada e tudo o que se fale ou escreva contrariamente ao distinto soa-lhes como heresia. Concordo em gênero, número e grau com o Andrew Cowie, o Stalman que vá ler seus emails e não encha mais o saco. Já deu sua contribuição e seu tempo parece que já passou. E parabéns à Sulamita.
Comentário de Marcelo Ulianov
Amo a Sulamita: Ela diz o que eu penso só que ela é ELA, né ? Eu falando ninguém nem tchuns, mas a Sulamita é dez. GNU é o caralho !!!
Comentário de ricleite
Eu tenho inveja.: Vou traduzir os comentários infelizes:

"Eu Tenho inveja da sulamita.
Tenho inveja dela ser mulher e ser guerreira. Tenho inveja da coragem dela.
Tenho inveja do sucesso dela pelo merecimento dela. Ah ! como eu tenho inveja dela.
Sinto minha masculinidade ferida.
Sim é verdade, eu tenho inveja dela. Gostaria de ser melhor.
Queria saber e poder ajudar mais pessoas em fóruns e ter confete.
Queria poder ir pra índia. Queria merecer ir pra índia. Eu queria não perder para ela que é mulher."

Ah! Antes que alguém leia pela metade. Eu tenho orgulho dos meus irmãos brasileiros quando eles se destacam. A sulamita é um deles. Eu me sinto gratificado com isso. Eu me sinto parte disso.
Meu trabalho pode até não aparecer muito, mas eu faço minha parte e não tento simplesmente aparecer pisando ou fazendo comentários desabonadores sobre os outros. Cada pequena contribuição da comunidade é algo imenso. Se não percebemos isso, se queremos apenas aparecer. Então, não somos dignos de vestirmos a camisa do SL. O comentário que ela transcreveu é mais que verdadeiro! Talvez por causa dessa mania de aparecer. Seja tão difícil achar quem programe uma parte simples de um projeto e tão fácil achar quem queira ser líder ou mantenedor do projeto! É mais difícil achar uma pessoa para traduzir um documento de um SL, do que achar cem querendo abrir um novo projeto. Mas a Sulamita traduz documento e até escreve alguns tutoriais simples. Ela aparece porque quando alguém precisa de uma resposta no fórum ela está lá. Ela está como cabeça não porque ela queria a princípio aparecer. Mas porque antes de tudo ela sempre fez o trabalho de formiguinha.
Eu falo isso como total isenção. Não a conheço pessoalmente e provavelmente ela nunca ouviu falar de mim. Mas eu já vi o trabalho dela em fóruns. Já vi tutoriais e artigos suficientes pra escrever pelo menos uns 2 ou 3 livros.

Comentário de CWagner
Parabéns à Sulamita. : Parabéns à Sulamita.

Você merece, garota. Continue o seu ótimo trabalho.

Deseje a todos o dobro do que desejam a você e serás uma pessoa mais feliz.

PS.: Você teve notícias do SIMPUTER? Se tiver, poste alguma coisa, por favor. faz tempo que não leio nada á respeito dele.

Novamente, Parabéns!!!!
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de nemesis
Andrew Cowie?!: Será que aquele Cowie é apelido para Coward?

"ele é responsável por um projeto do Gnome, alguma coisa relacionada com Java"

Ah, que ótimo! Um dos sujeitos Java (ir)reponsáveis por tentar fazer do GNOME uma plataforma Sun ideal.

Bem, vamos analisar:

"Stallman é um louco e só atrapalha."

Bem, gostaria que houvesse mais alguns loucos como ele. E se não fosse por ele, não acho que haveria FOSS Índia, hoje. Por outro lado, sem a acessoria de gente um pouco mais equilibrada como Raymond ou Cox, ele realmente se excede de vez em quando. Ficar brigando por coisa pequena realmente não leva a lugar algum. E isso tem ocorrido com mais frequência à medida que o tempo passa...

"GNU my ass/GNU é o caralho"

É, esse parece ser um bom movimento, realmente inteligente. Eu proponho os seguintes mantras, para acompanhar:

"GCC my ass"
quem precisa? Compile para a plataforma *86 com TinyCC e seja feliz. Inclusive nos *BSDs

"GDB my ass"
quem precisa de debugger? printf é suficiente...

"GTK+ my ass"
quem precisa? Use Qt da Trolltech e pague por licenças comerciais para desenvolver software comercial

"GNOME my ass"
KDE é o que eu kero!

"GIMP my ass"
editores bitmap são coisa do passado: use editores vetoriais como Inkscape ( oops, GPL! )...

"GPL my ass"
quem precisa? Tio Bill já disse que é um vírus...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Ótima resposta: Muito bem dito. Quem tem algum prestígio não deveria usá-lo para desmerecer o trabalho dos outros e menos ainda as opiniões deles.

Pra começar, essa coisa de só "considerar" a opinião de quem fez tanto ou mais coisa pelo software livre é uma grande baboseira, como já disseram ali em cima. Dá pra inventar um monte de provas por absurdo fáceis, como por exemplo: usabilidade não é importante pra software livre, pois nenhum dos gurus da usabilidade contribuiu par ao software livre.

Sem contar que é difícil medir a contribuição de alguns. Como medir a contribuição de um evangelizador do software livre, por exemplo? Exemplo fácil: alguém DUVIDA da importância do Lawrence lessig pro software livre? E alguém tem como medi-la, mesmo sabendo que ele não programou uma linha e não fez um tutorial que seja sobre o assunto?

Se vocês repararem bem, essa é só uma extensão daquela mentira absurda de que os únicos que colaboram são os desenvolvedores. Vou colocar assim:

Alegação: os únicos que colaboram/cuja opinião importa são:
  • Os desenvolvedores.



Nah, mas aí fica muito fácil de ver que é mentira. Aí então estenderam:

Alegação: os únicos que colaboram/cuja opinião importa são:
  • Os desenvolvedores;

  • Os administradores de sistemas;

  • Os que fazem tutoriais.


(A Sulamita já entra aqui, porque ela faz parte dos últimos dois grupos)

Mas ainda assim muita gente percebeu que isso é mentira. Estenderam mais um pouco então:

Alegação: os únicos que colaboram/cuja opinião importa são:
  • Os desenvolvedores;

  • Os administradores de sistemas;

  • Os que fazem tutoriais;

  • Os que fazem figuras e sons;

  • Os que coordenam implantações de SL em empresas/órgãos públicos.


...e daí por diante. Essa separação de "quem colabora e quem não colabora" é, sim, para tentar desmerecer que todos, até o usuário de Windows que instala seu Firefox, têm sua importancia. E pior ainda, é usada para promover ao ostracismo aquelas figuras importantes que colaboram apenas com advocacia do sistema ou aquilo que se chama "ideologia". A alegação principal é que as pessoas que fazem essa advocacia têm segundas intenções (hidden agenda, em inglês) ou então estão fora da realidade (alegação que reservam para o Stallman, visto que a primeira não convence).

SOFTWARE LIVRE NÃO ANDA UM PASSO SEM GENTE QUE FAÇA ADVOCACIA DELE. Precisamos sim de Marcelos Brancos (mesmo que ele seja "pelego", como dizem! O fato de ele fazer por interesse próprio não diminui suas colaborações), Lawrences Lessigs, Richards Stallmans, Erics Raymonds (esse mais na linha da Sulamita), Bruces Perens... e se eles disserem algo com que não concordemos, corrijamo-los, sem ao invés disso dizer que não colaboram ou sobremaneira vilipendiar sua importância.

ACORDA, GENTE!!! Uma coisa é reconhecer o mérito técnico da Sulamita - algo que ela realmente merece - outra coisa é, por isso, se deixar levar pela opinião dela. Eu acho triste que quase todo mundo aqui esteja misturando as coisas.

Em especial, o stallman: Ele é humano e comete erros, como acho que cometeu quando falou da "traição dos ministros no Brasil" sem muitas bases. Por outro lado, o valioso dele é justamente esse radicalismo, essa coisa de nunca desviar dos princípios, ser um cara "puro" de manipulações. A gente precisa disso mais do que nunca, num mundo em que existem notícias que vão sair elogiando o software livre mas no mundo falando mal dele pra caramba. É esse cara, o radical, o que não se desvia, que vai notar o absurdo dito e nos avisar dele.

"GNU é o caralho" e "GNU my ass" são expressões vulgares. Numa roda de amigos, são engraçadinhas. Quando usadas seriamente, são no mínimo uma expressão grotesca de intolerância de opiniões. Sim, chamar o SO hoje em dia de GNU/Linux ao invés de Linux pode ser um exagero, mas e daí? Software Livre continua sendo sobre moralidade e assegurar que hoje e no futuro não viremos escravos digitais. Legal que "Código Aberto" (open source) existe também como ideologia, mas seu lema de "código aberto é mais eficiente" deveria somar-se ao lema da moralidade do Software Livre, não subtrair-se.

Fugindo bastante do assunto agora: alguém aí gosta, ou entende de, Teoria dos Jogos? Andei pensando, desde que o Eric Raymond falou que não precisamos da GPL, que a GPL tem seu principal papel como justamente evitar o "Desastre dos Comuns". Acho que daria pra rodar algum dos programinhas de iterações de teoria dos jogos pra fazer uma simulação na sociedade dos modelos das licenças. Se alguém se interessar em contribuir pra modelar isso, me contacte pelo email, por favor.
Comentário de Patola
Andrew Cowie: Imagino que possamos considerar que quando ela reproduziu o comentário do Andre Cowie no seu blog, ela concordava com ele.

O que acaba dando numa pergunta engraçada: será que se um sujeito que colaborou menos que a Sulamita fala pra ela uma opinião de um sujeito que colaborou mais que ela, ela considera a opinião ou não?

Se não, tudo bem, afinal não foi o "sujeito que colaborou mais que ela" que falou diretamente pra ela. Mas aí complica porque ela vai ter sempre que falar diretamente com o cara, afinal notícias de blogs e jornais são apenas reprodução de opiniões por outras pessoas...

Se sim, então complica também. Afinal de contas, existem relativamente muitas pessoas que colaboram para o Software Livre mais que a Sulamita, cada uma com opiniões diferentes, e é quase certo que, entre as opiniões dessas pessoas, iremos encontrar uma que bata com a nossa. Então, na hora de argumentar pra Sulamita, basta dizer pra ela: ei, o sujeito X que colabora mais que você acha isso, que é o mesmo que eu acho, então você tem que considerar minha opinião...

(A propósito, eu fiz essa brincadeira de raciocínio porque essa frase ridícula de só considerar quem colaborou mais não é nada menos que uma variação criativa da falácia do "Apelo à Autoridade", que depois de muita chatice minha acho que todo mundo aqui já conhece bem)
Comentário de Patola
Depende da métrica: Se for falar em ajuda para divulgação do software livre caras como Eric S. Raymond fizeram bem mais pq ele e outros é que trouxeram o conceito e apoio ao software livre pra dentro de empresas. O que fez com que Linux e outros softwares livres embalassem e deixassem de ser apenas brinquedos de Nerds.

Aí só depende da métrica que você usa. Se você for considerar "número bruto de pessoas utilizando algum software livre", acho que sim. Se voce considerar "número de pessoas que utilizam o software livre por causa das liberdades associadas" ou "eficácia na divulgação do perigo do enclausuramente do conhecimento", entre outros critérios, Stallman ganha.

O problema é que não podemos dispôr de nenhum dos dois lados pro nosso exercício mental. Não dá pra imaginar software livre - ou mesmo open-source - sem a ideologia de que é melhor ser livre. E não dá pra imaginar a ideologia sem o uso do software livre.

Comparar as colaborações dos dois não ajuda. Ambos ajudaram, não existe como dizer qual fez mais ou melhor. Quando você constrói um prédio, o cara que põe os tijolos é tão importante quanto o cara que constrói a estrutura.
Comentário de aa
""GTK+ my ass" : ""GTK+ my ass"
quem precisa? Use Qt da Trolltech e pague por licenças comerciais para desenvolver software comercial"

Uai! E desde quando o Stallman apoia desenvolvimento de software comercial (imagino que v. tenha querido dizer de código fechado) ? Contanto que seja GPL (também), o resto não deveria interessar a ele, muito pelo contrário. :) Por sinal, já vi gente dizendo que LGPL dá menos liberdade por que permite criar código proprietário. :)

Aposto que o Stallman diz às escondidas pro seus botões. Legal a QT ser GPL. Quem quiser desenvolver software proprietário que se fo.... hehehe Ah! se a GTK fosse assim!

Bom, eu particularmente prefiro LGPL, mas me parece estranho v. usar o argumento da facilidade de se fazer software de cófigo fechado como algo alinhado ao pensamento do Stallman. Mas de repente, você tá certo eu é que não entendo a mente do velho hacker com cara de hippie.
Comentário de Ananias
Otoridade: Tecnicamente falando, a Microsoft/Bill Gates já contribui mais com o Software Livre do a grande maioria das outras empresas/pessoas.

E não estou falando de um projetinho aqui e outro ali, e sim de inspiração. Mesmo o mais ferrenho defensor do Software Livre deve reconhecer essas inúmeras contribuições.

Pela lógica da Sulamita, poucas seriam as pessoas da comunidade do Software Livre com o direito de criticar a MS. Engraçado, não?

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Patola
Parábola da Janela Quebrada: Esse tipo de raciocínio é conhecido na economia como a Parábola da janela quebrada e é um sistema de métrica completamente furado, Ananias.
Comentário de nemesis
é fácil entender: "eu é que não entendo a mente do velho hacker com cara de hippie"

Mas é fácil entender: GTK+ faz parte do projeto GNU e é criada e mantida por uma comunidade aberta, não por uma empresa, como o Qt o é pela Trolltech.

Aliás, sabia que em sua juventude Stallman não era hippie? Justamente na época da contracultura, ele era apenas um nerd do MIT...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
billy g: "Microsoft/Bill Gates já contribui mais com o Software Livre do a grande maioria das outras empresas/pessoas"

É verdade. Quantas pessoas já não mudaram suas infraestruturas de TI toda para software livre por cansarem de uma sucessão de vírus, BSODs, upgrades compulsórios e outras técnicas M$ manjadas?... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Hugo
Podia subir na lista o pessoa: Podia subir na lista o pessoal que faz sons, imagens e escreve documentação e rebaixar os administradores de sistema que não passam de usuários... mas que ficam com mesma (e importante) tarefa dos evangelizadores...

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Hugo
Paradoxo sem sentido o cara d: Paradoxo sem sentido o cara defender o software livre e achar ruim uma bilioteca só por que ela é GPL ao invés de LGPL (até hoje só tinha visto o inverso, reclamar por ser LGPL)... isso só faz sentido se você for um sangue-suga de códigos abertos.

O treco é GPL, se quiser mande um patch para a Qt, se não aceitarem distribua a sua própria Qt ou o que seja... mas achar ruim que uma empresa pague funcionários para desenvolver código GPL por achar mais romantico hackers barbudos de bermudão que só podem contribuir nas suas horas vagas é dose.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Toskinha
Obrigada Carlos. Simputer???: Obrigada Carlos. Simputer??? Não sei quem é, ou sei?
Comentário de Toskinha
Muito obrigada a todos que de: Muito obrigada a todos que deram apoio, eu tenho noção da responsabilidade e espero ter representado o país, que foi citado muitas e muitas vezes como exemplo no uso. Aos que não gostam de mim e/ou não concordam com minhas idéias, acho que da mesma forma que vocês tem o direito de não irem com a minha cara eu tenho o direito de dizer o que eu penso.
É engraçado que 90% das pessoas que usam linux não estariam usando se não tivesse o Mozilla, o Apache, o KDE/Gnome, o OpenOffice. Projetos imensos, com gente dando o sangue, mas não ficam requisitando que toda vez que se fale linux se fale isto. E isto parece impossível de ser assimilado pelos gnu chatos de plantão.
Uma das frases que eu mais gostei da palestra do Andrew foi o fato de que para promover FOSS você deveria "não ser um imbecil"(not being a jerk). E eu aposto que a grande maioria das pessoas que fica idolatrando Stallman não deve ter conhecido ele ou passado pelas inúmeras situações constrangedoras que ele causa. Eu pessoalmente acho que o problema dele foi ter criado uma fundação há anos, apenas formalizando uma idéia já existente e praticada, mas só ter conseguido atingir o sucesso quando um estudante que ele nunca tinha ouvido falar antes mudou o mundo. Isto sem ficar exigindo reverencias nem exigindo como as coisas deveriam ser. Stallman é um cretino que destrata todo mundo que não rasteja por ele, e mesmo os que rastejam ele quer pisar.
Se nosso objetivo é fazer mais e mais gente usar free ou open software, não é destratando todo mundo que vamos conseguir isto. Se não pararmos com esta cultura de tratar novatos como lixo, e ficar destratando quem não reconhece a grandiosidade do projeto gnu, vamos acabar nos afogando em nosso proprio mundinho.
Comentário de nemesis
gnuchato: "formalizando uma idéia já existente e praticada"

Imagino que esteja falando de compartilhamento de código-fonte, não? Existente e praticada, mas que estava em desuso e franca decadência em fins dos anos 70 e começo dos 80, certo? Os *nix comerciais nascentes eram fechados e a distribuição de Berkley se encontrava no meio de uma acirrada batalha legal sobre a propriedade dos códigos contribuídos -- que felizmente, ela venceu.

Bem, enquanto isso, o projeto GNU dava frutos concretos: um excelente editor de textos, um compilador C, make, shell etc...

Reality check: não houvesse Stallman iniciado o GNU, não tenho certeza de que Linus tivesse tentado um kernel ou os aderentes BSD tivessem vontade de iniciar suas implementações. Hoje, de graça, só teríamos freewares porcos e sharewares travados. Além de cracks de plantão...

"só ter conseguido atingir o sucesso quando um estudante que ele nunca tinha ouvido falar antes mudou o mundo"

Bem, o tal estudante não teria conseguido sem o GCC e outros softwares de infraestrutura *nix do projeto GNU. Onde estavam os FreeBSDs na época? E depois de criado alguma coisa, o que ele poderia rodar? Claro, mais softwares do projeto GNU... apache? ainda era apenas um httpd cheio de patchs... perl e python ainda estavam longe de poder competir com os maduros awk e sed...

e por aí vai...

*append*
"fazer mais e mais gente usar free ou open software, não é destratando todo mundo que vamos conseguir isto"

Se essa é sua rinha com o Stallman, esqueça: ele não está atrás de popularidade ou maior uso do software GNU. Liberdade e moral são seus lemas, não popularidade.

E convenhamos, a maneira mais fácil de obter popularidade é simplesmente distribuindo de graça e sequer impor quaisquer termos de licença de uso, simplesmente liberando no domínio público.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Desculpe, não postei a URL d: Desculpe, não postei a URL do projeto.

http://www.simputer.org/

Aí está. É que fazia tanto tempo que não o visitava que nem sabia ao certo se estava ativo, mas já visitei e está lá, vivo: não sei a quantas o projeto está, mas antecipando, ele lembra u pouco o tão comentado caderno eletrônico de U$100,00 do MIT.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de aa
"Mas é fácil entender: GTK+: "Mas é fácil entender: GTK+ faz parte do projeto GNU e é criada e mantida por uma comunidade aberta, não por uma empresa, como o Qt o é pela Trolltech."

Ah! O mau e velho bairrismo! :) Ora, se é GPL pouco importa se foi feita pela GNU, pela Trolltech ou pela Igreja Católica, pois o código tá disponível. A qualquer momento um grupo de nerds, satanista-de-fim-semana ou uma empresa chamada EntTech podem pegar a ultima versão GPL disponível e criar um fork substituindo ou concorrendo com a propria Trolltech. Logo, pouco deveria importar pro velho hippie-ex-antitese-de-hippie quem tá fazendo, pois ser GPL significa que a Trolltech não pode deter o codigo pra si nem impedir que outros reaproveitem-no em outros projetos de seftware livre. Ele deveria ser justamente aquele que tem a visão mais clara sobre isso.
Comentário de Obelix
???:
> rebaixar os administradores de sistema que não passam de usuários...

!?!?!? Em muitas empresas, quem faz força mesmo para a adoção do Linux são os admins. E se os admins não apoiam, a implantação fracassa. Já tive num lugar aonde os admins defendiam o Solaris até a morte (deles...). O Linux teve mil dificuldades para entrar (os caras diziam que não iam dar suporte para aquela máquina e o caramba... )

Comentário de Bryan Ferry
Minha singela homenagem...: Slave to Love
By Bryan Ferry - Álbum "Boys and Girls" (1985)


Tell her I'll be waiting
In the usual place
With the tired and weary
And there's no escape

To need a woman
You've got to know
How the strong get weak
And the rich get poor

You're running with me
Don't touch the ground
We're restless hearted
Not the chained and bound

The sky is burning
A sea of flame
Though your world is changing
I will be the same

The storm is breaking
Or so it seems
We're too young to reason
Too grown up to dream


Now spring is turning
Your face to mine
I can hear your laughter
I can see your smile

No-I can't escape
I'm a slave to love



Comentário de Bryan Ferry
Cretino: "Stallman é um cretino que destrata todo mundo que não rasteja por ele, e mesmo os que rastejam ele quer pisar."

Infelizmente é verdade, já assisti uma das palestras do Stallman na USP...é a arrogância em pessoa, não respeita ninguém...me restrinjo ao material técnico que ele criou, como pessoa esqueci...
Comentário de Ananias
Quem disse?: Baseado em que? Por que é completamente furado?

Tá no seu guia de "Formas erradas de pensar"?

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de nemesis
tudo muito bem, tudo muito bom...: " se é GPL pouco importa se foi feita pela GNU, pela Trolltech ou pela Igreja Católica, pois o código tá disponível"

...mas, na prática, as pessoas costumam usar a "oficial", mantida por quem criou. Se for uma empresa, ainda passa um ar de seriedade ( duvidoso ) contra a qual um bando de nerds escondidos em garagens escuras não podem competir...

Todos os forks bem sucedidos que vi até hoje foram em projetos comunitários, tipo X vs XOrg, Sodipodi vs Inkscape etc. Nunca vi alguém tentando forkar MySQL, JBoss ou KDE... por que será, hein? Será pq se percebe que seria perda de tempo?

O que consigo enxergar, é: caso a Trolltech revogue a GPL de seus produtos, aí sim, alguém forka. Ou caso ela entre em falência...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
?!?!: Essa não é a mesma infantilidade de usuários que dizem que não vão usar Firefox ou OpenOffice simplesmente porque não são aquilo a que estão acostumados?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Obelix
Sim e não:
Parece que sim, mas talvez seja mais do que isso. Pode ser que o Linux não tenha o mesmo "glamour" para eles do que um sistema que tem poucos especialistas (e caros) no mercado para manter.

De qualquer forma, é o tipo de gente que pode fazer diferença, tanto para o bem quanto para o mal. Se os primeiros servidores Linux são mantidos com displicência e começam a dar problemas, isso pode queimar o filme do SL numa empresa.

Comentário de aa
"...mas, na prática, as pess: "...mas, na prática, as pessoas costumam usar a "oficial", mantida por quem criou. Se for uma empresa, ainda passa um ar de seriedade ( duvidoso ) contra a qual um bando de nerds escondidos em garagens escuras não podem competir..."

Na prática, o que as pessoas costumam fazer nao importa aqui. O que importa é que o código é GPL. O que acho ruim neste teu argumento é a idéia de que há software livre de segunda categoria por conta de fatores totalmente alheios aquilo que importa: código-fonte disponivel segundo as regras da "GPL/outra licença livre" e qualidade técnica. A biblioteca QT é GPL, o que v. quer mais? Que o pessoal da Trolltech peça demissão, vá trabalhar nas lojas Bahia e fique programando nas horas vagas só pra ficar de acordo com a idéia de comunidade? Não entendo o que isso tem a ver com o código que é produzido e licenciado segundo a ideia do software livre.

"Todos os forks bem sucedidos que vi até hoje foram em projetos comunitários, tipo X vs XOrg, Sodipodi vs Inkscape etc. Nunca vi alguém tentando forkar MySQL, JBoss ou KDE... por que será, hein? Será pq se percebe que seria perda de tempo?"

Nemesis, o motivo não importa! Eu não quero saber se os caras do MySQL trabalham numa empresa, se comem remela ou dormem usando calçola. Eu vejo a obra, não o autor. Eu não odeio a Gravitação Universal por que Newton era um cretino (pelo menos li em algum lugar que ele era chato pacas, perseguia desafetos e por aí vai). :)

KDE é feito/mantido por uma empresa? Qual, a Ximian? :)

Comentário de Hugo
Por isso eu os igualei aos ev: Por isso eu os igualei aos evangalizadores.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Patola
Pergunta rápida: Stallman é um cretino que destrata todo mundo que não rasteja por ele, e mesmo os que rastejam ele quer pisar.

Ele é um bundão, ok. Mas é por causa da pessoa dele, e não dos argumentos, então, que você discorda das idéias dele? Pelo que você está falando, parece.
Comentário de Connochaetes Taurinus
GNU É O CARALHO!: Cunhei a expressão externando minha indignação com determinadas pessoas e situações na comunidade. Achava que algumas coisas estavam erradas. Como não estava sozinho no mundo, encontrei eco na comunidade e a expressão pegou. A discussão ficou séria.

Nunca foi questão de criticar aqueles que divulgam o software livre ou advogam por sua causa, ou de negar suas facetas político-filosóficas. O alvo eram (e ainda são) aqueles que fazem isso sem legitimidade ou com segundas intenções, ou como dizes "hidden agenda".

"Precisamos sim de Marcelos Brancos (mesmo que ele seja "pelego", como dizem! O fato de ele fazer por interesse próprio não diminui suas colaborações),"

Essa afirmação parece-me dizer que os fins justificam os meios. Nesses termos, não acho moral e correto. O mesmo vale para o radicalismo, Até pode ser útil em dado momento, mas é preciso saber quando deixá-lo de lado. Por vezes, acho que Stallman não sabe como fazê-lo.

Quanto ao "GNU é o caralho!", longe de mim a vulgaridade e a intolerância, quem conhece-me que o diga. Não arrependo-me um segundo sequer.
Comentário de Patola
Altruísmo: "Precisamos sim de Marcelos Brancos (mesmo que ele seja "pelego", como dizem! O fato de ele fazer por interesse próprio não diminui suas colaborações),"

Essa afirmação parece-me dizer que os fins justificam os meios. Nesses termos, não acho moral e correto.

Eu não disse isso. Mas eu acho que aí entramos na discussão interminável sobre altruísmo "verdadeiro" ou "egoísmo disfarçado", o que é infrutífero. Você pode considerar que ninguém está sendo realmente altruísta, nem o sujeito que faz um bugfix de graça pra um amigo: ele está querendo criar um débito para ser recompensado no futuro, ou então simplesmente se sentir bem, o que são motivos egoístas.

Podemos considerar o mesmo do Marcelo. Você pode ver a motivação dele como altruísta ou egoísta, sempre. E todo altruísmo pode ser visto como um "egoísmo no fundo". Então não tem nada a ver com "fins e meios".

Quanto ao "GNU é o caralho!", longe de mim a vulgaridade e a intolerância, quem conhece-me que o diga. Não arrependo-me um segundo sequer.

Do que adianta você, pessoa, não ser vulgar e intolerante? A idéia que você passou é, e ela encontrou eco nesta forma. Você tem que entender que o que você enuncia passa a ser independente de o que você é, por mais que alguns insistam que o que importa é o mensageiro e não a mensagem...
Comentário de Hugo
Nunca vi alguém tentando for: Nunca vi alguém tentando forkar MySQL, JBoss ou KDE... por que será, hein? Será pq se percebe que seria perda de tempo?

Aparentemente a opção "Porque essas empresas não estão dando motivos para criação de tais forks." nem passa pela sua cabeça né?

Assim como aa também estou curioso para saber qual é essa tal empresa fundadora do KDE que fez com que você o incluisse em sua lista.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Lilo Grub
Outra pergunta rápida:
Voce sabe o que é "patolar"?

Comentário de Lilo Grub
:
Eu pensei que era um elogio!

Comentário de Bohne
RE: Ow, essa sulamita eh: Não gostou, não leia. Quer falar mal? Leia mais. Pior que os sangueSSugas da comunidade, são as rêmoras reacionárias!
Mas é bem sabido que o ser humano só é corajoso em poucas ocasiões. Dentre elas: Quando está em grupo ou quando está anônimo!

Comentário de nemesis
motivos: "'Porque essas empresas não estão dando motivos para criação de tais forks.' nem passa pela sua cabeça né?"

Passou, sim! E claro que a omiti por livre e espontânea vontade. :)

Mas foi bom vc tê-la levantado: e se dessem, mas continuando com a GPL? Aí, criam um fork. Acha realmente que pega, com a empresa ainda por trás do original GPL?...

"qual é essa tal empresa fundadora do KDE"

A empresa do Ananias: Trolltech, oras. :)

KDE é o mais famoso e grandioso garoto-propaganda do Qt. É o grande marketing para o framework e a empresa. Empresas pagam por bom marketing...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
obra: "o que as pessoas costumam fazer nao importa aqui."

claro que importa! senão, não estaríamos tendo essa discussão...

"O que importa é que o código é GPL."

Em um mundo ideal como o Stallman sonha, isso seria verdade. No nosso mundo, não: vez por outra se pega código GPL no flagra dentro de produtos proprietários, por exemplo. Ser GPL, traz liberdade. Mas essa liberdade não é necessariamente usada.

"A biblioteca QT é GPL, o que v. quer mais?"

Que tal um fork, mantido por uma comunidade? ;)

"Que o pessoal da Trolltech peça demissão, vá trabalhar nas lojas Bahia e fique programando nas horas vagas só pra ficar de acordo com a idéia de comunidade?"

Eles poderiam prover serviços ao invés de continuar no modelo de licenças caríssimas...

"Não entendo o que isso tem a ver com o código que é produzido e licenciado segundo a ideia do software livre."

É uma idéia de controle: quem tem controle sobre Qt, Java e outros? E quem tem sobre GTK+, Python e outros? Em um deles, vc pode ter voz...

"o motivo não importa!"

huhahuhuahuau... essa foi boa!... :))

É como dizem: de boas intenções, o inferno está cheio...

"Eu vejo a obra, não o autor."

Eu tmb! O mundo seria muito pior sem a música de Richard Wagner, apesar dele ter sido um tremendo canalha, escroto e anti-semita...

"KDE é feito/mantido por uma empresa?"

sim, vide a surpreendente resposta abaixo... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Connochaetes Taurinus
GNU ainda é o caralho!: Patola, como disse, não trago vulgaridade e intolerância em mim, portanto não tenho como passar adiante aquilo que não possuo. Meu pensamento não tem como traduzir isso em palavras e idéias.

Quando vês vulgaridade e intolerância, as vê nas palavras, e não na idéia. Não há vulgaridade e intolerância na idéia e não creio que tenha encontrado eco dessa forma.

No entanto, reconheço que possam haver divergências no entendimento de minhas palavras quando desconexas do contexto em que foram proferidas e, principalmente, quando interpretadas fora desse contexto e por quem não conheceu-o.

Patola, não há mal na idéia de separar o joio do trigo. De trigo limpo fazemos melhor farinha e temos bons pães.

Lamento se vês com outros olhos, mas isso é direito teu.
Comentário de Patola
Resposta rápida: Sim.
Comentário de hamacker
...Mas eu acho que aí entram: ...Mas eu acho que aí entramos na discussão interminável sobre altruísmo "verdadeiro" ou "egoísmo disfarçado", o que é infrutífero. Você pode considerar que ninguém está sendo realmente altruísta, nem o sujeito que faz um bugfix de graça pra um amigo: ele está querendo criar um débito para ser recompensado no futuro, ou então simplesmente se sentir bem, o que são motivos egoístas.

Gostei da sua frase, vou até pega-la emprestado, porém aí voce quebra todo mundo, porque não haveria opção de altruísmo de valor aos olhos de nínguem, andas estudando maquiavel ? cuidado...
Com um pensamento assim até os sentimentos de uma mãe lactante pelo seu filho talvez seja egoismo disfarçado, se uma mae se jogasse na frente duma bala para salvar seu filho afinal seria apenas para salvar sua linhagem, enfim, prefiro acreditar no altruísmo na forma benfeitoria melhor que existe e distingui-lo do egoismo pela açoes futuras. :)


Comentário de Patola
Psicologia Evolutiva: Não há ninguém que toque mais nessa discussão de altruísmo x egoísmo hoje do que os psicólogos evolucionistas, um ramo da teoria da evolução descendente da "sociobiologia" que procura entender o comportamento humano através das pressões evolutivas.

A discussão é interminável mas nem por isso deixa de ser muito interessante, e vale a pena ler sobre isso. Se você quiser perseguir isso, recomendo os livros "O Animal Moral" de Robert Wright e "The Origins of Virtue" do Matt Ridley.

Só pra você ter uma idéia do nível a que chega o argumento, existe a idéia de que no caso da mãe que protege o bebê, a mãe está sendo genuinamente altruísta por ação dos seus genes - que esses, sim, são egoístas.
Comentário de Lilo Grub
:
Voce se saiu bem! :o)

Comentário de Lilo Grub
Uma frase melhor:
GNU é DO caralho! :P

Comentário de Patola
Criativa e óbvia: Adorei.

--
GNU é do caralho!
Comentário de aa
>"o que as pessoas costumam f: >"o que as pessoas costumam fazer nao importa aqui."

>claro que importa! senão, não estaríamos tendo essa discussão...

Não importa não, e sofware livre é uma prova disse. Vamos usar o Gnome como exemplo. Quando o gnome começou a ser feito as pessoas costumavam (ainda costumam) usar windows como desktop e as poucas que usavam linux costumavam não gostar de interface gráfica. No máximo se premitiam usar coisas como fvwm, afterstep e outro window managers enxutos. Se o Miguel fosse se preocupar com o que as pessoas costumavam achar e fazer o gnome não seria como nós o conhecmemos, por mais que ele mantenha, segundo você, a robustez do way-of-life do UNIX.

>"A biblioteca QT é GPL, o que v. quer mais?"

> Que tal um fork, mantido por uma comunidade? ;)

A biblioteca é GPL. Um fork num software livre é que nem a morte, pode chegar a qualquer hora e em qualuqer lugar, mcomo também pode durar 100 anos pra acontecer. hehehe V. mesmo poderia acordar um belo dia gostando de C++ e criar a "QT+ Resident Evil: Nemesis" ou poderia ter o enfarte e bater as botas. :)

>"Que o pessoal da Trolltech peça demissão, vá trabalhar nas lojas >Bahia e fique programando nas horas vagas só pra ficar de acordo com >a idéia de comunidade?"

>Eles poderiam prover serviços ao invés de continuar no modelo de >licenças caríssimas...

E o que isso tem a ver pra quem quer desenvolver software livre? Mudando um pouco de asunto, mas nem tanto. O meu lado malandro adora LGPL, e eu me interesso em estudar wxWidgets, GTKmm, etc. justamente pra, num caso de necessidade, fazer um software proprietário sem ônus nenhum e sem retornar nada à comunidade que v. tanto aprecia. V. devia era estar brigando pra GTK+ ser GPLed. :)

> É uma idéia de controle: quem tem controle sobre Qt, Java e outros? > E quem tem sobre GTK+, Python e outros? Em um deles, vc pode ter voz...

Controle sobre o nome QT (imagino que marca registrada da TrollTech)? A Trolltech. Sobre todo o código livre que ela disponibilizou? O mundo, se assim o desejar. Agora juntar Qt e Java no mesmo patamar foi malandragem, hein? Por sinal, que controle eu tenho sobre a definição da linguagem C, e sobre a C++? Acho uma colocação mais justa, já que v. citou GTK+ e QT.

>"o motivo não importa!"

>huhahuhuahuau... essa foi boa!... :))

>É como dizem: de boas intenções, o inferno está cheio...

Você poderia explicar qual a má intenção por trás do MySQL e da QT. Pelo menos assim os desenvolvedores poderiam pagar umas promessas mode aliviar o tempo no purgatório.

>"KDE é feito/mantido por uma empresa?"

>sim, vide a surpreendente resposta abaixo... :)

Surpreendente nada, se comparada com a sua previsão de que o KDE se renderá ao .NET, embora a mais "promissora" implementação de .NET existente é abraçada pelo Miguel e pela Novel/Ximian (Gnome?). :)
Mas deixa eu pingar meu colirio alucinógeno pra explicar o caso KDE. O KDE é e sempre foi um projeto sim e nos primórdios a Trolltech dava tão pouca importância a sua existência que a biblioteca era fechada. Mas o KDE foi bem sucedido a ponto de muita gente ver nele uma ameaça por ser um ambiente livre feito sobre uma bibioteca não livre. Graças a pressão da comunidade, a Trolltech foi cedendo cedendo até que a QT foi GPLizada. O KDE se tornou "o caso de sucesso" da Trolltech? Claro, e aposto que ela paga gente pra desenvolver o KDE, mas pra mim o projeto KDE e a pressão da comunidade influenciou muito mais nas decisões na Trolltech do que decisões desta influenciaram os rumos do projeto KDE, se é que influenciaram em algum momento.

Comentário de aa
>"o que as pessoas costumam f: >"o que as pessoas costumam fazer nao importa aqui."

>claro que importa! senão, não estaríamos tendo essa discussão...

Não importa não, e sofware livre é uma prova disse. Vamos usar o Gnome como exemplo. Quando o gnome começou a ser feito as pessoas costumavam (ainda costumam) usar windows como desktop e as poucas que usavam linux costumavam não gostar de interface gráfica. No máximo se premitiam usar coisas como fvwm, afterstep e outro window managers enxutos. Se o Miguel fosse se preocupar com o que as pessoas costumavam achar e fazer o gnome não seria como nós o conhecmemos, por mais que ele mantenha, segundo você, a robustez do way-of-life do UNIX.

>"A biblioteca QT é GPL, o que v. quer mais?"

> Que tal um fork, mantido por uma comunidade? ;)

A biblioteca é GPL. Um fork num software livre é que nem a morte, pode chegar a qualquer hora e em qualuqer lugar, mcomo também pode durar 100 anos pra acontecer. hehehe V. mesmo poderia acordar um belo dia gostando de C++ e criar a "QT+ Resident Evil: Nemesis" ou poderia ter o enfarte e bater as botas. :)

>"Que o pessoal da Trolltech peça demissão, vá trabalhar nas lojas >Bahia e fique programando nas horas vagas só pra ficar de acordo com >a idéia de comunidade?"

>Eles poderiam prover serviços ao invés de continuar no modelo de >licenças caríssimas...

E o que isso tem a ver pra quem quer desenvolver software livre? Mudando um pouco de asunto, mas nem tanto. O meu lado malandro adora LGPL, e eu me interesso em estudar wxWidgets, GTKmm, etc. justamente pra, num caso de necessidade, fazer um software proprietário sem ônus nenhum e sem retornar nada à comunidade que v. tanto aprecia. V. devia era estar brigando pra GTK+ ser GPLed. :)

> É uma idéia de controle: quem tem controle sobre Qt, Java e outros? > E quem tem sobre GTK+, Python e outros? Em um deles, vc pode ter voz...

Controle sobre o nome QT (imagino que marca registrada da TrollTech)? A Trolltech. Sobre todo o código livre que ela disponibilizou? O mundo, se assim o desejar. Agora juntar Qt e Java no mesmo patamar foi malandragem, hein? Por sinal, que controle eu tenho sobre a definição da linguagem C, e sobre a C++? Acho uma colocação mais justa, já que v. citou GTK+ e QT.

>"o motivo não importa!"

>huhahuhuahuau... essa foi boa!... :))

>É como dizem: de boas intenções, o inferno está cheio...

Você poderia explicar qual a má intenção por trás do MySQL e da QT. Pelo menos assim os desenvolvedores poderiam pagar umas promessas mode aliviar o tempo no purgatório.

>"KDE é feito/mantido por uma empresa?"

>sim, vide a surpreendente resposta abaixo... :)

Surpreendente nada, se comparada com a sua previsão de que o KDE se renderá ao .NET, embora a mais "promissora" implementação de .NET existente é abraçada pelo Miguel e pela Novel/Ximian (Gnome?). :)
Mas deixa eu pingar meu colirio alucinógeno pra explicar o caso KDE. O KDE é e sempre foi um projeto sim e nos primórdios a Trolltech dava tão pouca importância a sua existência que a biblioteca era fechada. Mas o KDE foi bem sucedido a ponto de muita gente ver nele uma ameaça por ser um ambiente livre feito sobre uma bibioteca não livre. Graças a pressão da comunidade, a Trolltech foi cedendo cedendo até que a QT foi GPLizada. O KDE se tornou "o caso de sucesso" da Trolltech? Claro, e aposto que ela paga gente pra desenvolver o KDE, mas pra mim o projeto KDE e a pressão da comunidade influenciou muito mais nas decisões na Trolltech do que decisões desta influenciaram os rumos do projeto KDE, se é que influenciaram em algum momento.

Comentário de nemesis
mod parent up!: oops, wrong blog!...

;; ((lambda (x) x) "GNU é do caralho!")

Comentário de Connochaetes Taurinus
Chegaram tarde....: O Kov já disse isso há muito tempo atrás...
Comentário de nemesis
arre!: "as pessoas costumavam (ainda costumam) usar windows"

essa foi ótima! :))

"as poucas que usavam linux costumavam não gostar de interface gráfica."

ainda costumam... :)

"Se o Miguel fosse se preocupar com o que as pessoas costumavam achar"

Eu não estava falando de quem desenvolve, mas de quem usa.

"Um fork num software livre é que nem a morte"

Não necessariamente: apenas se os usuários perceberem o fork como melhor que o original. Eles podem evoluir paralelamente em direções opostas ou podem se tornar coisas completamente diferentes depois de um tempo. É como a evolução das espécies: sobrevivem as com características mais favoráveis. E, convenhamos: é desfavorável nascer de pais hippies quando seu primo nasceu de pais engravatados. Por outro lado, é bom para o caráter e a dureza da vida pode fortalecê-lo enquanto o filhinho-de-papai se torna um maricas... :)

"E o que isso tem a ver pra quem quer desenvolver software livre?"

Esse é o modelo para quem cria software livre: o software é livre, serviços de suporte ou adicionais em cima dele é que trazem retorno financeiro. O modelo de licenças está falido. Quero dizer, falido como a M$, eventualmente... :)

"meu lado malandro adora LGPL, e eu me interesso em estudar wxWidgets, GTKmm, etc. justamente pra, num caso de necessidade, fazer um software proprietário sem ônus nenhum e sem retornar nada à comunidade"

Ótimo para vc. É uma liberdade sua e se mais pessoas fizessem como vc e usassem GTK+, logo se perceberia que ferramentas GUI específicas para Windows são desnecessárias.

Tem muito software por aí que não faz sentido ser livre. A maioria dos softwares customizados, específicos para dada firma seriam inúteis para outra e, portanto, torná-los livres não ia ajudar em nada. Se estes pelo menos estivessem usando componentes livres, já é uma vitória para a comunidade...

"V. devia era estar brigando pra GTK+ ser GPLed."

Ela é. Apenas menos ( lesser )... :)

"Sobre todo o código livre que ela disponibilizou? O mundo, se assim o desejar."

É? Mandar patches para remover bugs do Qt é uma coisa, outra é dizer "Eu acho que vcs deviam fazer isto desta forma, usando essa interface". Quem vc acha que dá o veto final sobre modificações desse tipo?

"Por sinal, que controle eu tenho sobre a definição da linguagem C, e sobre a C++?"

Se vc for do comitê ANSI, toda. :)

Com Python, vc pode escrever uma PEP, eviá-la para avaliação comunitária e tê-la implementada ou descartada, conforme o humor do Guido... :)

"Você poderia explicar qual a má intenção por trás do MySQL e da QT."

A pior de todas as más intenções: dinheiro, juros, usura... huhauhuhauhuhauhau... :))

"se comparada com a sua previsão de que o KDE se renderá ao .NET"

Quando managed C++ for mais popular, não duvido nada. Considerando que a SuSE tá na cama da Novell com a Ximian, acho bastante provável... ainda mais pq o java já se entricheirou no GNOME...

lamentável ambos os episódios, claro...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de arturp
Administradores de Sistemas: Pô, Hugo!

O trabalho de um administrador de sistemas Livre não é pouco, não! Quando eu administro um sistema Livre eu sou a última linha de defesa se der algum problema. Quando o produto livre não funciona, pelo menos não como deveria, e isso acontece, somos nós administradores de sistemas Livres que vamos matar no peito e dar nosso jeito.

E quando estamos falando do Banco de Dados da empresa, do Firewall que a defende da Internet, do Servidor Web ou qualquer outra coisa, seria muito mais fácil adotar a política covarde de dizer "sem suporte, nada feito...", afinal o custo não é meu mesmo... do que dizer "Vamos meter Linux em tudo! Se der me#&@, eu resolvo."

E quando vem empresas aqui no meu trabalho oferecer solução, minha resposta é sempre "Funciona no Linux?!? Não! Mas deveria...!" Pôxa, não é mesma coisa que ser um usuário de Office ou Open Office. Se minha rede ficar fora do ar por que algum produto livre não está 100%, eu posso ser demitido! Eu tenho que estudar a beça! "Goolgar" o tempo todo. É tanto trabalho e responsabilidade que cansa.

Eu adoraria ser programador para concertar e apoiar mais a comunidade, mas o que eu posso fazer é ralar, implementar, ler estudar o que os desenvolvedores e documentadores (esses sim, heróis anônimos!) produziram.

Claro que eu corro esse risco por que eu confio nos desenvolvedores. Inclusive confio na comunidade. Sei que os desenvolvedores de SL são mais ágeis do as empresas fornecedoras, e tenho muitos exemplos para confirmar isso.

Mas, escrevo isso sob o impacto da carta do Maçan, sei que sou apenas um Kurumin de tacape nas mãos que já está no meio da batalha, dando bordoada, tomando esporro de chefe, enfrentando os fornecedores que vem com a falácia do suporte...

Abraços, Artur.

"Nunca tantos de nós devemos tanto a tão poucos!"
(Winston Churchill)
Viva o Software Livre!
Comentário de arturp
Evangelizadores?!?: Quantos evangelizadores foram demitidos por que o sistema para o qual ele "evangeliza" deu pau? Camarada, a administração de sistemas é a infantaria do software livre!

Eu defendo o software por que sou mais respeitado em minhas liberdades e minha capacidade profissional pelo desenvolverdor de software Livre do que pelo fornecedor de serviço proprietário...

"Nunca tantos deveram tanto a tão poucos!"
(Winston Churchill)
Viva o Software Livre!
Comentário de arturp
GNU é o Ca...: Sulamita:

Respeito muito sua opinião, sua capacidade técnica bem como sua história na comunidade. Nem de longe tenho a sua autoridade para falar qualquer coisa. (Estudei muito seus documentos sobre HA, e eles são muito caros para mim...)

Mas acho que você está cometendo o mesmo erro do Stallman ao responder a exigência dele de chamar o Linux de GNU/Linux com sua campanha "GNU my ass" ou a versão em português. Por mais espirituosa que seja, ela não respeita o projeto GNU que foi, e é, muito importante para o software livre. O Linux existe por causa do GCC e por causa da GPL. Essas palavras não são minhas. São do próprio Linus.

Que realmente o Stallman "enche a paciência" com essa história de GNU/Linux é verdade. Eu acho que o caminho mais correto seria o de fazer uma campanha focada no próprio Stallman. Que tal: "Stallman: se toca mané!!!"

Por que FSF não deve pagar pelos pecados e exageros de seu fundador! Muita coisa está sendo feita lá, que é fundamental para a existência do Software Livre ou do OpenSource.


Abraços, Artur.
"Nunca tantos de nós devemos tanto a tão poucos!"
(Winston Churchill)
Viva o Software Livre!
Comentário de Rafael Kafka
Falama de chatice e agem com radicalismo..: Muitos falam de chatice, como se SL fosse concurso de simpatia, usam palavras chulas, grosseiras e vulgares dignas de um linguajar de esgoto contra gênios a quem devemos muito e agem de forma infantilmente radical o que teoricamente seria o que combatem.

Só posso ter pena.


Essa guerrinha de egos entre FOSS e GNU só nos afunda e enfraquece, um dia vão acordar e ver o estrago que isso provoca.
Comentário de Rafael Kafka
Falam de chatice e agem com radicalismo..: Muitos falam de chatice, como se SL fosse concurso de simpatia, usam palavras chulas, grosseiras e vulgares dignas de um linguajar de esgoto contra gênios a quem devemos muito e agem de forma infantilmente radical o que teoricamente seria o que combatem.

Só posso ter pena.


Essa guerrinha de egos entre FOSS e GNU só nos afunda e enfraquece, um dia vão acordar e ver o estrago que isso provoca.
Comentário de Douglas Augusto
Também aderi :): GNUuuuuuuuuuu!

--
GNU gnu.org (GNU é do Caralho)

Comentário de Andre Moraes
Só se o egoísmo for algo ruim...: # comentário plenamente moderável, já que não tem quase nada a ver com
# o tópico ;-)

Hamacker,

Não sei se o raciocínio que o Patola apresentou "(...)quebra todo mundo (...)" Ao longo dessa minha curta vida, entre leituras e experiências, aprendi que egoísmo (assim como orgulho, ambição e outros sentimentos/atitudes "ruins") são, em certa medida (e não na "medida certa") essenciais para a sobrevivência da espécie humana, com todos os acertos e erros que já testemunhamos.

Acho que o sentir-se bem que o Patola citou é um dos sentimentos mais egoístas que existem e que, sem ética, se torna muito perigoso para o indivíduo e para a sociedade.

Acho normal que eu, você, o Patola, o Augusto e o monte de gente da comunidade SL que eu não citei, encontrem satisfação pessoal em colaborar com o Software Livre, é o que mantém uma parte de nós ativos e com gás para pensar em continuar no futuro. Da mesma forma que é normal, quando a satisfação deixa de acontecer, as pessoas deixarem a comunidade, como no caso do Macan.

Enfim, acho que o egoísmo foi muito maltratado ao longo dos anos como um dos grandes vilões da história humana. A palavra, até onde sei, vem do Latim e significaria prática (ismo) do eu (ego), na minha acepção, isso se refere à prática diária da individualidade e não do individualismo - esse, sim, pernicioso.

Falei demais. :-)

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de odair
Patola, : Patola,

Infelizmente a nossa querida e guerreira Toska se
preocupa muito com os egos
e deixa muita coisa no terreno da paixão. Os argumentos dela
não estão na esfera da razão e será inútil você recorrer a lógica
a fim de dialogar racionalmente com ela. Um porco chovinista
e preconceituoso poderia dizer que é o toque feminino no SL.
Eu sei não, pode ser mera Toskisse; cada um é o que é, não
é Patola!

Até,

Odair
Comentário de Valadão
é isso aí !: É isso aí !

Vão ralar o c* num muro de chapisco !

E se não gostarem f o d a m - s e !!

Valadão, um cafajeste de opinião.

Comentário de undercover
Yess: Gnu é do Caralho!
Comentário de JAY
RE: ???: Claro, isso porque você nunca trabalhou seriamente com uma plataforma sólida e estável.. seu pseudo-admin de 19 anos! vai no vivalinux vai..
Comentário de geekbr
Bem, não nego que a sulamita: Bem, não nego que a sulamita seja uma grande colaboradora no brasil, como muitos outros, mas realmente existem pessoas que deveria decorar isso "Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"

Pra mim ela é estrela demais. Por isso ja está no hall das arrogantes do software livre.

Principalmente depois do que falou/escreveu sobre o debian (RTFM acho que ela conhece)


" Quando a razão está contra o homem, este tende a se virar contra ela"
===================================
Erick Tostes
Geekbr at Freenode #debian-br
net/sys admin
www.geekbr.com.br
Debian sid, free, net , open bsd
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004