Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Marcelo Tas no Estadão: "Software Livre - contra e a favor"

RC Lages (rclages@softwarelivre.org) enviou este link e acrescentou: “Interessante a leitura do artigo do jornalista Marcelo Tas (aquele do Vitrine da TV Culura de São Paulo) no jornal O Estadão, seção LINK. O mesmo foi reproduzido no Portal do Projeto Software Livre Brasil. Da mesma forma que a Comunidade obteve a compreensão de formadores de opinião como Luis Nassif, é gratificante ver posicionamentos como este de Marcelo Tas, um jornalista multimidia muito respeitado no seu e em outros meios. É uma forma coerente de trazer abertura ao debate sobre Software Livre além das fronteiras de TI e levando-o à públicos que podem fazer a diferença na escolha de quais tecnologias são mais vantajosas para nosso País, tão carente de outras necessidades. Como podem ver ao final do artigo, postei uma nota alertando que a coluna permite a postagem de comentários de membros previamente cadastrados na Comunidade LINK do Estadão.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Não gostei do tom: Sinceramente, não gostei do tom do artigo. Não sei se foi propositalmente irônico ou é apenas o estilo dele de escrever, mas o software livre acabou meio estigmatizado como mais uma coisa exótica do país do carnaval. Falar em stalinismo, Che e fusca deu um tom de ironia.

Depois, muda de tom e fala em soberania e pioneirismo do Brasil.

Esse que é o mal dessa associação que tem ficado na cabeça das pessoas de que software livre é plataforma política do PT e algo que pode ser comparado ao fiasco do fome zero e à admiração do PT ao Fidel castro, Che e outros revolucionários de esquerda.

Software livre não tem nada a ver com socialismo. Está muito mais para capitalismo liberal (de verdade, não o que os "liberais" atuais pregam) do que para socialismo. Eu compararia o programa de software livre ao programa de medicamentos genéricos, que enfrenta o cartel dos laboratórios multinacionais. É questão de soberania, inteligência e liberalismo.

Esse estigma de nerd cheio de espinhas que não "come ninguém" também foi completamente desnecessário...
Comentário de Henrique Vicente.
Foi mal ai mas...: sei que vou ofender alguém com isso, mas que droga... quando será que iremos estar bem crescidos para essa questão de soberania não vale nada? Não podemos ficar correndo atrás de ser soberano ou não, alias, qual o significado dessa palavra? Porque se for o que eu tou pensando, ser soberano seria ser um anti-social... e essa de "o melhor do Brasil é o brasileiro"... é para rir ou chorar? Rir por causa do besteral, chorar porque eu começo a pensar que cada vez mais encontro pessoas que se acham superiores por serem brasileiras, faz-me favor, temos é que tirar da cabeça essa mentalidade para não nos acharmos com o direito de nos considerar superiores a outros seres Primatas Homo sapiens sapiens por ter nascido em alguma determinada região do planeta... Levantar a auto estima!? É cada uma....
Foi mal pessoal, é que eu tou atualmente ficando irritado com isso, principalmente, Pinho, eu não resisti...
obs: Como você deve imaginar... eu não tenho nada contra você, apenas detesto essas coisas... falo isso porque acho que já te critiquei por isso algumas vezes aqui... ai você poderia achar que era um "conflito pessoal" :)
Comentário de Manoel Pinho
Soberania: E o que você queria que o governo brasileiro fizesse ?! Que o Lula fosse falar com Bill Gates, aceitar meia dúzia de licenças windows para colocar nas escolas públicas e padronizasse a plataforma windows e .Net em todas as esferas de governo ?

Vai dizer que você acredita na mentira de que a Microsoft é boa para o país porque o governo arrecada em impostos com a venda de produtos dela ? E qual é o saldo receita menos despesa que o governo tem com isso ?

Você quer continuar a vida toda se achando um pobre coitado porque não fala uma língua bárbara como o inglês e não é anglo-saxão-protestante-caucasiano ? Você quer fazer um curso superior e continuar desempregado porque o seu país não tem empresas que prefira importar tecnologia e produtos fechados ?

Tenho orgulho sim de ser brasileiro, e olha que sou filho de pai e mãe estrangeiros e não naturalizados e posso requerer cidadania. Se os outros países fossem tão bons não tínhamos imigrantes de vários cantos do mundo no Brasil, nos EUA e em vários outros países.

Povo que não tem orgulho de si próprio é mais facilmente escravizado e colonizado. Vejam o que fizeram com os escravos africanos propositalmente no passado. Hoje a grande maioria dos negros têm baixa estima e essa é uma das grandes razões pelas quais têm dificuldades de ascenção econômica e intelectual. Tenho pena de brasileiros que não se gostam.

Não sou também a favor de isolar o país como Cuba, mas um governo tem o dever de escolher o que é melhor para o país.

Comentário de sdvidal
sobre a matéria: Pinho,
penso que é o estilo dele mesmo. quanto à comparações políticas, acredito que a explicação esteja no seguinte parágrafo :

"É uma sinuca de bico. A força do software livre está na interação e na liberdade criativa das comunidades. Não vai ser fácil evitar que a mão pesada da máquina federal cause um desequilíbrio neste ecossistema de cérebros. Nunca na história o pessoal do software livre se viu diante de uma encomenda tão grande de trabalho. Será que eles seguram o tranco? "

Antes ele comenta da "Linuxbrás", não te lembra algo ?
Bem, acredito que o exemplo "RedFlag" não causou algum prejuízo ao Software Livre, alguém tem algo a informar ?

Vicente,
1) "soberania": penso que um dos significados é são ser sobrepujado ou influenciado por interesses externos, por exemplo, "Microsoft" e patentes. Pesquise por outros.
2) "auto-estima" : na verdade penso que é preciso um "chacoalhão" maior no brasileiro que, na minha opinião, é muito pacato, como por exemplo na questão CPFM, em qualquer outro país da América Latina haveria revolução contra esta pouca vergonha; afinal, está sendo destinada pouco (ou nada) ao propósito inicial (alguém me contradiz ?), e vai sendo protelada a perder de vista.

saludos.
Comentário de Henrique Vicente.
Calma ai...: Eu não falei que queria que o Lula fizesse isso, não concordo nem um pouco com monopólios, holigopólios... o que eu critiquei foi a sua forma de raciocinio, Manoel.
Não sou pobre, nem coitado, e falo inglês de forma fluente, acho que poderia pedir também cidadania de outro país, e se tivesse como me livrar do militarismo (alistamento obrigatório) eu faria isso com toda certeza, não, sou católico, nem teria porque querer ser protestante...
Um país nem uma cultura podem ser comparados, então não podemos dizer generalizando que um país é melhor que outro, para dizermos isso temos que especificar, por exemplo, a França de facto possui uma estrutura férrea melhor que a brasileira,

Orgulho não evita nada disso... o que nós precisamos é saber lidar com as pessoas... negro com baixa auto estima? Isso é uma conseqüência da história do país, e não é mostrando propagandas na televisão que isso mudará, alias, pode até piorar, ou a pessoa colocar na cabeça que tem muita auto-estima... ou a pessoa ver e pensar: poxa, vê quanta gente feliz na propaganda... minha vida é uma porcaria. Para resolver isso deve-se investir em coisas mais específicas como educação, o que a Coréia do Sul fez e os resultados não preciso falar.
sodival, é isso mesmo, mas como o povo diz parece algo muito ditatorial, e além disso não considero importante ser soberânte, mas sim funcionar, e bem... e em "no mundo ideal" os governos deveriam tratar igualmente a todos, independente inclusive de nacionalidade.
PS: ainda bem que Lula não se encontrou com o Bill Gate$... se você leu isso e acha que eu tou defendendo a M$ entre outros monopólios e holigopólios, por favor, leia denovo e force a pensar por uma outra visão.. :)
Comentário de Henrique Vicente.
ah, esqueci de dizer...: eu também concordo que seja o estilo dele de acordo ccom o programa Vitrine, ao menos ele era assim antigamente.. não sei hoje já que não assisto mais.
Comentário de sdvidal
calmo aqui ....: certo, não interpretei sua colocação como defesa de monopólios ou algo similar, entendi que foi um desabafo, apenas quis opinar a cerca de sua colocação : "...quando será que iremos estar bem crescidos para essa questão de soberania não vale nada? "
saudações.
Comentário de ferdam
Henrique, entendo sua conster: Henrique, entendo sua consternacao, seu ceticismo, sua raiva, mas por favor, "soberania nao serve pra nada" ?
O que voce acha de alguem comecar a determinar o que voce deve usar, beber, comer ? - nao vou fazer aqui um rol de verbos nem de outras situacoes que poderiam exemplificar como voce se sentiria, se alguem determinasse como deveria ser sua casa, sua familia, enfim sua vida.
Voce perguntou qual o significado desta palavra ? Existem muitos conceitos sobre soberania e um deles poderia ser "o direito de escolher seu próprio caminho econômico, político ou religioso e o poder supremo dentro de fronteiras territoriais estabelecidas."
Mas o antonimo pode dizer mais : subordinacao.

PS: o correto é oligarquia
Abraços,
Fernando
Comentário de Alexandre_Martins
Preconceito Reacionário: Manoel, independente do artigo, me parece que tu tens pouco conhecimento político da história da humanidade, porque o que tu chamas de capitalismo liberal de verdade, é o que está aí, não é o que os liberais iluministas pregavam nem o que os neoliberais de hoje pregam, é este mesmo dos horrores que a humanidade tem assistido desde a revolução francesa, concentração de renda, guerra e miséria por toda a parte, o Capitalismo liberal (e cada vez mais voraz) vai se tornando cada dia mais parecido à idade das treves, com o Papa BUSH, "Presidente do Mundo" no comando, Não te iludas com esse falso liberalismo teórico. Veja qualquer livro de escola de ensino médio e constatarás. Liberalismo (base do neoliberalismo) é a face ideológica do imperialismo, dos grandes monopólios, dos grandes trustes, dos grandes burgueses, então, não faça a besteira de dizer que software livre está mais para o capitalismo liberal. É ignóbil. Bil Gates, o maior burguês do mundo não apenas está mais, é a face do capitalismo liberal. A Microsoft, maior monopólio do mundo é outro perfil do capitalismo liberal. Não estou afirmando com isso que SL está para o socialismo, até poderia, mas vai outro espaço de discussão aí. Me resigno deixar a questão do porquê o Software Livre ganha maior incentivo no setor público onde as forças de esquerda governam? (não se esqueça que o PT jamais se elegeu sozinho, sempre junto a outros partidos como PCdoB, PSB, PPS, etc, dependendo da região). Não é propriamente uma questão de socialismo, porém há um caráter ideológico na esquerda que vai de encontro às aspirações ideológicas do software livre.

Também creio que desqualificar o programa Fome Zero e por conseqüência o Governo Lula, Fidel Castro, Che Guevara e outros revolucionários conforme tu citas, é completamente ofensivo e off topic, um preconceito reacionário e conservador, pois tu podes discordar dos ideais que identificam a esquerda, podes ter críticas efetivas e objetivas às práticas de quaisquer dos citados, e fazê-las nos espaços que consideres adequados, porém, são personalidades que merecem respeito por suas trajetórias de vida e de lutas.
Comentário de Henrique Vicente.
Ei :): Não tenho raiva não :), para mim, uma soberania como a proposta iriam sim lhe dizer o que comer e o que não comer, afinal, iriam priorizar alimentos de determinada nação, provavelmente, àquela onde você vive, colocando tributos mais pesados nas outras..., esse é uma das razões que pensando agora eu posso dizer que seja um dos motivos para eu não querer um país soberano desse jeito, para mim mais importante que priorizar os nossos próprios interesses é nós nos unirmos (sem barreiras de nacionalidade) para tentar buscar o melhor para todos.
Resumindo, eu creio que seja melhor buscarmos fazermos uma sociedade melhor ao invés de privilegiar coisas
para mim uma nação não deve buscar a soberania e sim buscar o melhor para todos.
Se pensarmos na questão de soberania seriamos egoistas ao ponto de se, por exemplo, a M$ fosse uma corporação brasileira, poderiamos até ser contra o uso dos seus programas no governo, mas, já que somos soberanos, não iriamos querer que os outros países usassem a tecnologia nacional nossa? Sei que isso não é de fato soberania, mas creio que tenha haver...

Até mais, vou dormir :)
Comentário de Carlos Roberto
Esse é o estilo mesmo do Tas: Esse é o estilo mesmo do Tas, eu achei interessante o texto.

Existem muitos outros no mesmo tom em seu site.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy?

Veja no meu site.
Comentário de ferdam
Co-assinado: Gostei da sua ponderacao e co-assino se me permites.

Tenho uma visao do software livre (e afins) :
Eu ja havia escrito isso aqui, certa vez. Repito.
Ele tem a propriedade de juntar aquilo que parece ser impossivel para qualquer outro ramo da atividade humana.
Consegue ser socialista, quando permite que o conhecimento, tecnologia e afins (os meios de producao) seja acessivel a todos, sem qualquer tipo de restricao (obvio que existem normas e diretrizes).
Ao mesmo tempo, é captalilsta porque promove a concorrencia entre os produtos desenvolvidos pelos meios de producao acima. E pode visar lucro, sim, quem disse que nao ? Porem, isso é opcional !

Agora uma visao minha. Creio que uma das maiores riquezas da humanidade seja o conhecimento e este nao deveria ser e propriedade de ninguem, mas da propria humanidade.

Abraços,
Fernando
Comentário de Ednei Pacheco
China!: Eis o principal motivo do alto índice de cópia não autorizada de softwares proprietários (vejam bem: não usei o termo distorcivo "pirataria") na China. O conhecimento DEVE estar disponível em benefício da humanidade; sua visão é bem difundida em diversos povos do oriente, e nisto também concordo plenamente.

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Vitor
Soberania: Nunca li tanta abobrinha em um lugar só:

[...]e além disso não considero importante ser soberânte, mas sim funcionar, e bem... e em "no mundo ideal" os governos deveriam tratar igualmente a todos, independente inclusive de nacionalidade.[...]

Pra comecar soberânte ou soberano? E quando um governo não reconhece a soberania de outro o que acontece? Não é importante ser soberano então? Diga isso para os iraquianos...
Bem, e quando um governo trata igualmente a todos, é redundante dizer a nacionalidade?
Sei lá, talvez o "mundo ideal" seja a ausência do controle estatal não é mesmo? Porque quando o poder se concentra na mão de uns poucos, certamente ele se corrompe.
Comentário de Henrique Vicente.
sinceramente...: O um erro na linguagem foi meu, soberano é a palavra certa.
Para que serve soberania, para ser reconhecida? É por causa disso que o governo atual do USA se acha superior, e isso não traz benefícios a ninguém. É graças a essa danada da soberania que eles invadiram o Afganistão e depois o Iraque mesmo sem o aval da ONU, mas como são soberanos e a maior potência militar da face da Terra... o que fazer? Se fosse um menor o qual o governo se tivesse interesse, simplesmente cairia em cima, dizendo que a ONU não tinha dado o aval e tudo mais... ai com essa soberania maldita eles justificam tudo... e se achar que eu tou falando abrobinha, eu te pergunto, será então que o Brasil não se prejudica com o "querer ser" soberano dos outros? Com certeza se prejudica sim, principalmente na área de exportação... e não podemos pensar em fazer as coisas igual aos outros, porque isso é coisa de "Maria vai com as outras".
Acho que governo é necessário sim, porém governado por pessoas justas, competentes, desinteressadas e honestas...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004