Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sun muda radicalmente licenciamento de diversos produtos

A Sun Microsystems anunciou a abertura de código-fonte de seus softwares nesta quarta (30). A iniciativa abrange não só o sistema operacional Solaris, como também o Java Enterprise System, o conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento em C, C++ e Java, o portfólio N1 de gerenciamento, o SunRay Server e o Sun Secure Global Desktop.” A nota foi enviada por Patola (patolaΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Segundo a cobertura do News.com, neste primeiro momento os produtos acima estarão apenas sendo oferecidos gratuitamente. O calendário para seu oferecimento como código aberto (a princípio com a licença CDDL) se estende pelos próximos 2 anos. Alguns produtos da empresa, como o Java Standard Edition, não estão incluídos nos planos de abertura de código.

Software é serviço e ponto final, diz Sun: "O coro dos analistas que pregam a tendência de adquirir software como serviço - e não como licença, modelo praticado por empresas como a Microsoft - acaba de ganhar um reforço de peso. Com a decisão de abrir o código-fonte de todos os seus sistemas e oferecê-los gratuitamente, a Sun Microsystems pretende fazer dos serviços o seu principal negócio." Como era esperado o modelo de negócios da Microsoft está definitivamente ameaçado e esta sempre foi a grande preocupação dos executivos da empresa. ” A nota foi enviada por Sérgio Cunha (sscunhaΘuol·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
serviço: "Software é serviço e ponto final"

Vírgula, por favor! Aparentemente, java não é serviço...

à propósito, as pessoas regularmente pagam upgrades compulsórios pelos softwares da M$. acho que isso sempre foi serviço... acho que querem que acreditemos que software como serviço é o futuro, apenas para eliminar de vez nosso direito à licenças! No futuro, nem teremos a licença para usar software: ela nos será emprestada!

tempos sombrios...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bruno Gonçalves
J2re: Será que já poderemos passar a ter java pre instalado em distribuições como Debian e Ubuntu?
Comentário de ricleite
Quando a água bate nas nádegas...: É, quando não tem mais pra onde correr até um rato enfrenta um gato!
As mudanças de estratégias da SUN podem ser vistas de muitas maneiras. Claro que o grnade laboratório se chamava Star Office, hoje OpenOffice.Org. Um programa quase desconhecido e que estava "com os dias contados" por assim dizer porque não tinha mais como competir com o hegemoníaco Office da Microsoft (interessante ver como a Microsoft gosta de colocar nomes em aplicativos que levam as pessoas a pensar que só existe aquela alternativa, o M$-SQL e o M$-OFFICE são exemplos, pois as pessoas naturalmente tiram o Micro$oft do nome e falam apenas Office e SQL ficando com a impressão que só existe um Office e um SQL server) ...
Muito bem; o tal pacote Office parece ter tido uma penetração ímpar! Agora que a SUN está perdendo terreno em seus SOs, chegou a vez de libera-los (mas nem tanto). Me desculpem a ignorancia, mas a licença CDDL não seria conveniente demais ?
A GPL força que o programa não seja nunca mais fechado e não cai na armadinha das Licenças BSD like que faz um monte de gente pensar que um dia vai abrir uma empresa na garagem e se tornar uma nova Microsof vendendo um produto em caixinha sem os fontes e com um serial number ou um hardlock. O sonho de toda Empresa Júnior de Faculdade !
Agora até a SUN mostra o caminho. Não dá mais pra abrir uma empresa de garagem e virar uma Apple, isso foi nos anos 80. Quem quizer subsistir tem que ter comunidade. Tem que aprender um modelo novo de negócios e isso é por sí só promissor.
Só espero que a SUN não tente abrir a barriga da galinha dos ovos de ouro com uma faca. Achando que vai conseguir retirar todos os infinitos ovos dourados de uma só vez. Eles já fizeram isso antes e seria um desperdício um fracasso agora. Além de arrumar argumentos para o povo que vive esperando um case de insucesso com o modelo aberdo de desenvolvimento.

Comentário de joaoemanuel
Bruno agora mesmo se quiser,: Bruno agora mesmo se quiser, mesmo não sendo tão bom quanto a da SUN, a Kaffe tem muitas coisas que tem na da SUN. E utiliza o gcj para desenvolver seus programas na java.
Comentário de Eurico
Nemesias, de onde você tira: Nemesias, de onde você tira estas tuas conclusões?
totalmente por fora, realmente você viaja legal.
Se software não é serviço você deveria ser dentista.
Comentário de Jeveaux
E não é mesmo: Se Software é serviço, definitivamente Java não é serviço, alguém já te disse que Java é Software? Você deveria participar de coisas como www.jcp.org.
Comentário de eisenn
Software é serviço sim, e ponto final: Deus quanta ignorancia, é claro que software é serviço. Quando você esta utlizando um software desenvolvido por alguem, você esta usufruindo de um serviço prestado por alguem, ou alguma companhia ou mesmo um grupo, java é software sim, mais qualquer software é um seviço, no caso do java, um serviço prestado por um grupo de desenvolvedores.
Mesmo um software sendo livre, de código aberto, ele não deixa de ser um serviço, e ponto final.
Comentário de marcosalex
"Vírgula, por favor! Aparent: "Vírgula, por favor! Aparentemente, java não é serviço..."
Hoje a Sun só ganha dinheiro com Java por serviços, uma vez que a JVM é gratuita e pode ser baixada por qualquer um. Ela só não abriu o código fonte ainda, uma vez que ele usa códigos fechados e patenteados que não pertencem à Sun, ela somente tem direito de uso. É o mesmo problema que o OS2 teve pra IBM não poder abri-lo. Pra isso acontecer, a Sun teria duas opções: ou comprar a patente (se estiver à venda) ou desenvolver um novo código.

Agora, segundo a Sun, somente 10 a 15% do faturamento da empresa vem de licenças, o que mostra que sua postura não mudou de uma hora pra outra. Mesmo a MS, somente 30% do faturamento vem de licenças.


Haskell developer
Comentário de importa
que bom: é pra agradecer de joelhos a SUN ainda não ter aberto o código do java, imagina se para na mão dos desenvolvedores(sei lá quem) do soft livre, diversos javas espalhados com recursos diferentes e sem garantia de bom funcionamento(alias sem garantir que funciona) cada um incompatível com o outro, infelizmente é assim que vejo os programas do pessoal do soft livre, espero que um dia isto mude, talvez quando estes programadores tiverem dinhero de verdade e terminarem a faculdade, ou se profissionalizarem de uma vez por todas.
Comentário de marcosalex
Bom, fazer um programa ruim e: Bom, fazer um programa ruim e com pau não deixa de ser uma opção e questão de liberdade. Assim como é questão de liberdade escolher entre um software bom ou ruim.

Hoje você já pode ter várias JVMs por aí, a Sun não impede isso, nunca impediu. Kaffe, a JVM da IBM, da Oracle, e uma penca de outras. Algumas são muito boas, outras muito ruins, outras boas, mas ainda limitadas,...

A única coisa que está faltando é a Sun liberar o código fonte da sua própria JVM, que apesar de gratuita, ainda é fechada, por questão de patentes de terceiros. O fato dela liberar sua própria JVM não mudaria muita coisa pra ela, muito pelo contrário. A JVM da Sum poderia vir pré-instalada em várias distros e poderia receber sugestões de melhorias. Sem falar que o Java ganharia um apoio maior da comunidade de software livre. Apesar de a Sun ser uma das maiores doadoras de código para a comunidade de software livre, o Java nunca teve um grande apoio da comunidade, e por isso ele vem sofrendo muito com a concorrência do .NET.


Haskell developer
Comentário de Maximiliano
Como nao...?: Como nao tem apoio?

"A atividade da comunidade de desenvolvedores de uma linguagem de programação, relativa ao desenvolvimento de projetos livres, tradicionalmente se mede pelo o número de projetos no SourceForge. Seguindo este levantamento, nas últimas semanas o java tirou o reinado do C++ e sua larga preferência como linguagem de programação da comunidade de software livre.
"

fonte: http://www.javahispano.org/news.item.action?id=1756210081
Comentário de Maximiliano
Como nao...?: Como nao tem apoio?

"A atividade da comunidade de desenvolvedores de uma linguagem de programação, relativa ao desenvolvimento de projetos livres, tradicionalmente se mede pelo o número de projetos no SourceForge. Seguindo este levantamento, nas últimas semanas o java tirou o reinado do C++ e sua larga preferência como linguagem de programação da comunidade de software livre.
"

fonte: http://www.javahispano.org/news.item.action?id=1756210081
Comentário de Bruno Gonçalves
Bancos?: Essa versão kaffe chega a abrir sites de bancos?
Comentário de Patola
Comunidade SIM: Java pode não ser livre, mas tem uma simbiose incrível com a comunidade de Software Livre. Funciona como elo de ligação entre o típico "desenvolvedor corporativo que não lê muitas coisas do mundo lá fora" e o "geek programador maluco que só usa Unix em seu desktop". Muita gente do meio corporativo só veio conhecer o GNU/Linux por causa do java, como "aquela outra plataforma em que o Java funciona e que dá pra usar como desktop pra testar as aplicações".

Adicionalmente, muitas bibliotecas em Java foram desde o início programadas como livres, ou então doadas por gente da Sun à comunidade (como o Struts - ok, não é um biblioteca). Isso foi uma surpresa para o mundo corporativo, que de repente viu um monte de peças de software completamente "grátis" e muitas delas livres de restrições (licença BSD), coisa que este meio não conhecia efetivamente. Dado esse início com o pé direito, Java + softwares livres virou uma combinação ganhadora. É difícil alguém saber java e não saber algo sobre software livre, é difícil algum livro de java não mencionar algo sobre software livre.

Java pode não ser livre, mas não está em cima do muro na guerra Software Livre x Proprietário. É uma linguagem cuja comunidade e estrutura favorece enormemente o Software Livre.
Comentário de Leonardo Menezes Vaz
Explicação Científica...: Acredito que o primeiro link deva explicar...

http://www.google.com/search?hl=en&q=sunw+stock&btnG=Google+Search

Só hoje, após divulgarem a "abertura" do código de alguns de seus produtos que nem tem tanta importância sob uma licença não tão livre assim, as ações da Sun cresceram 3,45%. Ousadia ou desespero? Tirem suas conclusões...
Comentário de nemesis
não posso discordar: C++ deveria ser a linguagem número 1 da comunidade, até pq é sucessora direta de C e *nix é intimamente vinculado ao C.

Infelizmente, C++ foi adotado pela M$ em suas Foundation Classes e o mundo passou a usar C++ tal como ditado pela M$, não C++ padrão ANSI + STL e Boost.

Enquanto isso, Java era desenvolvido em uma empresa de Unix, por um ex-hacker Lisp. O fato de ter trazido boas idéias de C++ e Lisp, além de ser uma simplificação de ambos, foi bem recebida pela comunidade geral de desenvolvedores.

Usuários *nix parecem ter uma relação de amor e ódio com a Sun e o java nasceu nesse turbilhão...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de joaoemanuel
Bruno, até onde usei não ab: Bruno, até onde usei não abria direito. Mas isso faz uns 2 anos, de lá para cá não venho usando a Kaffe e nem a SUN, tem que testar, ok?

Até mais
Comentário de joaoemanuel
Bruno, até onde usei não ab: Bruno, até onde usei não abria direito. Mas isso faz uns 2 anos, de lá para cá não venho usando a Kaffe e nem a SUN, tem que testar, ok?

Até mais

Comentário de Douglas Augusto
Concordo com você ao rebater: Concordo com você ao rebater a afirmação de que Java não tem o apoio (ou grande apoio) da comunidade. Entretanto faço algumas observações a respeito do link que citou.

É um dado curioso, mas o número de projetos não é a melhor medida para dizer algo sobre a linguagem. Uma análise puramente baseada em números de projetos passa por cima da complexidade desses, qualidade e projetos abandonados/inativos --sem contar que ignora a área de atuação.

Java é uma linguagem bem popular em cursos de graduação em Ciência da Computação, dada sua relativa facilidade (mais do que o C++, por exemplo) unido à boa aplicabilidade (o Pascal é didático, mas não teve muito êxito no mundo real). É de se esperar que projetos em Java cresçam mais proporcionalmente do que os de C++. Não obstante, a Sun promove (na forma de marketing) muito mais a linguagem.

De qualquer forma, não se esqueça que C++ é um superconjunto (quase 100%) de C, portanto, pode-se dizer que um programa em C é um programa em C++. Faça a soma de projetos de C e C++ e compare com os de Java --só por curiosidade.

Ainda, com base nessa comparação, pode-se dizer que PHP é a linguagem preferida pela comunidade brasileira do software livre, pois 25,6% dos projetos hospedados no CodigoLivre.org são em PHP (quase o dobro do segundo colocado). Será mesmo? Mas qual segmento?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Alfredo A.
Eu sempre admirei a Sun: Para mim ela é tudo o que toda empresa de engenharia deveria ser.
Comentário de Manoel Pinho
Marketing: Mas o mundo dos negócios infelizmente é dos marketeiros e os da M$ são muito melhores neste ponto.

Se a Sun fosse mais esperta teria previsto com antecedência o declínio dos Unices proprietários e os efeitos maléficos da M$ no mercado e teria liberado o código do Solaris e de outros produtos bem antes, além de ter explorado melhor a arquitetura x86 e x86-64.

Hoje ela tem um S.O. bom para servidores mas muito menos conhecido e flexível do que o Linux e outros concorrentes e ela tenderá a perder o mercado do Java para o clone da M$.
Comentário de Maximiliano
Concordo...: Concordo com voce que apenas o numero de projetos nao é um dado estatistico com validade...

Mas eu vejo muita gente falar "java nao é bem aceito pela comunidade" , mas qual comunidade? nunca vi ninguem rejeita-lo aplamente!

Existem sistemas aonde o C/C++ é mais indicado, outros que é melhor ser em PHP outros em ruby e assim vai. Mas eu nunca vi (e talves esteja errado) alguem dizer: "Nao vo usar java so pq o JVM oficial nao é livre".

E mais alguem falou aqui nos comentarios que todo livro de Java fala de OpenSource e q todo programador e toda empresa da área de tecnologia Java sabe bem o que é OpenSource...

Entao, eu nao entendo como, o Java pode ser considerado "rejeitado".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004