Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Teste o programa IRPF2006

A Secretaria da Receita Federal disponibiliza a versão teste do programa IRPF2006, Windows e Java, para que os interessados possam conhecer o aplicativo com antecedência, detectar eventuais inconsistências e fazer propostas para que o aplicativo atenda cada vez mais aos usuários. As críticas e sugestões devem ser encaminhadas para o endereço irpf2006testeΘreceita.fazenda.gov.br até o dia 15/12/2005.” A nota foi enviada por Patrick (allan,patrick(a)gmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
Windows e Java: Isso não poderia ser mais patético, né? É por isso que o programa em Java é um lixo: eles gastam todo o tempo de desenvolvimento na versão Windows -- a oficial, por assim dizer -- e o que resta pro desenvolvimento em Java -- para malucos que insistem em outras plataformas, por assim dizer -- é completamente ridículo.

Eles sabem que a intenção de se programar um sistema em Java é justamente para se obter independência de plataforma ( quer dizer, da subjacente )?

Então ficamos assim, lançamos a versão oficial para agradar nossa beneficiária e a versão Java, para agradar a opinião pública e mostrar o quão aberta e antenada com os tempos é a Receita Federal. É claro que eles precisam absolutamente ter todos declarando seus impostos, mesmo barbudos hippies viciados em pizza e emacs...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Andre Moraes
Não é bem assim...: Nemesis,

Eu trabalho no Serpro e posso garantir uma coisa: tanto o Serpro quanto a Receita Federal tem interesse em se livrar de softwares proprietários. Existem diversas ações em curso para que isso aconteça:

a) Portar *todos* os programas geradores de declaração para Java. O objetivo declarado das equipes é concentrar o desenvolvimento dos programas em Java;

b) Migrar as aplicações de fiscalização para plataforma Web;

c) As novas estações de trabalho da Receita Federal, em fase de implantação, serão entregues aos funcionários com o OpenOffice 1.1.x (agora não lembro a versão e, pela hora, graças a Deus não estou no trabalho ;-) );

d) Uma parte dos desenvolvedores de Java do Serpro já está usando Fedora Core 2 e desenvolvendo em Eclipse;

Essas são algumas das ações que o Serpro e a Receita Federal estão desenvolvendo para garantir independência de plataforma proprietária.

Agora, uma realidade que não dá para esquecer é que a Receita Federal é o motor do governo e tem um legado gigantesco. Não dá para interromper o funcionamento da Receita Federal enquanto os sistemas são migrados e isso é um fator limitante no processo.

Minha opinião a esse respeito: a Receita Federal vai migrar, paulatinamente, para plataformas livres.

Em tempo: o nosso proverbial barbudo hippie pode ficar tranqüilo porque a versão em Java está sendo testada com Kaffe e o Classpath. :-)

Um abraço.

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de nemesis
alívio: Bem, é um alívio ter um insight desses. :)

"nosso proverbial barbudo hippie pode ficar tranqüilo porque a versão em Java está sendo testada com Kaffe e o Classpath"

que bom. Mas aposto que sua próxima reclamação é que o programa deveria ser escrito em C + GTK+... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Claudio F Filho
Reforçando a posição do André: Olá

Não sou funcionario da Serpro, só mantenho o OOoBr, e tenho acompanhado de perto o trabalho deste povo, tanto como usuário, pois tb tenho q fazer meu IRPF, como membro da comunidade de SL/CA do país.

Como usuário, acho o programa em java *MUITO* melhor e mais intuitivo q o em delphi, e como desenvolvedor, tenho visto o trabalho (e desespero) deles para migrar suas aplicações.

Atenciosamente

Claudio
Comentário de João Victor
Funcionário do Serpro aqui (: Funcionário do Serpro aqui (e um dos desenvolvedores do IRPF Java)...

O desenvolvimento não acontece bem dessa forma. Na verdade, as 2 versões são desenvolvidas em paralelo por 2 equipes, ambas recebem a mesma atenção.
Comentário de Jonh Wendell
Livre?: >Minha opinião a esse respeito: a Receita Federal vai migrar, >paulatinamente, para plataformas livres.

Java é livre???
Comentário de João Victor
Depende: Java é uma especificação. A JVM da Sun não é livre, as do GNU Classpath (em desenvolvimento) são.
Comentário de dtiziani
tsc tsc tsc...: Se nao tem uma alternativa ao programa do Windows, eh uma porcaria por não te dar escolha na sua declaração.

Se tem, o cara xinga sem a MENOR base a iniciativa. Fala aí nemesis, o que vc quer? Tem um ditado chinês que diz: "Escreve mas nao posta!"

Só de ser oferecida uma versão Java já é um grande avanço, visto que a maior base de declarantes AINDA É Windows. E uma versão equivalente à versão windows em Java não é uma coisa que se faz do nada, caso você não saiba (duvido). Se fosse feita às pressas e desse vários paus, aí vc falaria que foi mal feito, que devia ser feito em Ruby, etc etc

Então antes de vomitar no teclado para desmontar uma iniciativa dessas, considerando que você não mandou UM email sequer sugerindo melhorias, sugiro que você pense melhor antes de exprimir uma opinião dessas sem base, que tomo como critica DESTRUTIVA, e como me foi bem ensinado, as critias CONSTRUTIVAS são as válidas.

[]'s
Comentário de welrbraga
Eu baixei, eu testei, e ele funcionou ;-): NO ano passado eu já tinha declarado "meus milhões" com ele e já baixei a nova versão de teste para este ano que está tão boa quanto a do ano passado. Consegui importar os dados do ano anterior na boa e não vi nenhum bug.

Eu usei aquela versão ".jar" que não precisa instlar, benzer nem rezar. Tudo funcionou as mil maravilhas na máquina "Blackdown Java".

Como eu trabalho ao lado do serpro depois eu lá cumprimentar o povo e dar os meus parabéns por este trabalho!

---
Dar boot no Windows é humano, Insistir em usar é burrice!
User Linux: #253605
Comentário de ricardomoc
Em java: Rapaz, dizer que o programa em java é ruim fica difícil. Eu já utilizei por duas vezes e nunca tive problema. Aliás, é independente até mesmo do "Receitanet", programinha para remeter a declaração pela internet. Na versão em java, acabou a declaração, basta enviar pelo próprio programa. Nota 10!

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de andreas
Alguém já fez funcionar no: Alguém já fez funcionar no java 1.5.0_06?
Comentário de maiconfaria
Java para quem?: Concordo com o nemesis, Se já tem uma equipe desenvolvendo o software para windows ? sobrou o que ? façam em GTK+ ou C++!
Não dá pra ficar com esta postura de que a receita esta fazendo um favor pra gente! Pois não esta fazendo nada mais que sua obrigação, o único que recebe um favor nesta historia é a M$ pois estão gastando dinheiro publico pra desenvolver software pra ela.
Se querem portabilidade para todas os OS usem somente java!

Comentário de Adailton
Vamas Baixar e Testar: Vamos baixar e testar ...

Diferente de outras instituições, onde tem muito discurso e pouca, ou nenhuma, prática, o programa da receita tem funcionado no linux !

Antes, usava o programa do ruindows com o wine, mas, desde que lançaram em java, abandonei a versão MS.

Enquanto isso, tem algumas empresas do governo, como esta em que trabalho, que estão pensando em migrar para OO 1.1.3 ... já fez um ano que dizem isso ... ná prática, nada. Em casa, até os meus filhos, com 8 e 10 anos, estão usando, e gostando, do OO 2.0 !

Quando peço para instalarem na minha máquina, a resposta é "restrito à área de tecnologia, pois ainda está em testes". Teste ? estão testando o que ? quem está testando, se o usuário não o está fazendo ? Será que estão preparando uma versão 'fechada' ?

Seria risivel, se não fosse trágico !


3 anos de governo Lula, e até agora, só vi a Receita Federal e uns poucos gatos-pingados fazendo algo.
Sem desmerecer, pois estes 'gatos-pingados' estão fazendo muito, e muito bem feito ! Estão de parabéns.


Adailton
Linux Registered User 107410

É usuário de Linux? Mostre a sua cara!



Comentário de Daniel Dantas
Difícil?? Depende de quem af: Difícil?? Depende de quem afirma.
Eu acho a versão em java muito mais fácil. Ela se parece mais com a declaração em papel, enquanto a versão para windows tenta "facilitar" as coisas. A princípio, parece mais complicada, mas na verdade é muito mais fácil de achar o lugar certo das coisas.
Fora que a versão em java envia a declaração sozinha, enquanto a versão para windows precisa do Receitanet. Ter que instalar dois programas é triste.
Tem outra, a versão em java nem precisa ser instalada. Só usar o arquivo .jar diretamente, por exemplo:

java -jar irpf2006v1.0.jar

Terminou de usar, não fica lixo no computador.
Ainda acha a versão em java pior?? Opinião pessoal sua.
Comentário de Daniel Dantas
Realmente, a receita não est: Realmente, a receita não está fazendo favor para ninguém.
Antigamente, achava que deveriam programar o programa em C++ usando alguma biblioteca multiplataforma, tipo GTK, QT ou wxWindows, mas pensando bem, se eles compilassem o java em código nativo seria suficiente. Rodaria mais rápido, seria portável do mesmo jeito (claro, cada binário em sua respectiva plataforma) e não precisaria da máquina virtual do java instalada. Se bem que uma versão em wxWindows não seria mal.
Daria até para esquecer a versão só para windows e se concentrar somente na versão java. Vou dar essa idéia para eles. hehehehe
Comentário de marcosalex
O governo Lula já portou mui: O governo Lula já portou muita coisa pra SL, mas programas internos, e isso é muito importante porque são mais usados. Quem fala mal não imagina a quantidade de softwares legados que o governo tem. Migrar tudo é uma tarefa hercúlea que levará anos pra acontecer.

A equipe que desenvolveu o programa de importo de renda e o programa Territorial Rural já estão disponíveis em Java e funcionam bem. O currículo Lattes está a caminho em Java.


Haskell developer
Comentário de Donnie Darko
10 mesmo!: Nota 10 mesmo! Fiquei até com certo receio por ter sido tão fácil. Bem intuitivo e o envio no mesmo programa.
Comentário de Wilfredo
Testar antes para depois lançar: Gostei da iniciativa. Ao contrário da primeira versão, lançada às pressas e feita com pouco cuidado, dessa vez optaram por lançar uma versão prévia para testes. Dessa vez a equipe merece ser elogiada. Só espero que ouçam com atenção as sugestões dos usuários para poderem fazer as correções necessárias.
Comentário de inaciofernandes
Concordo: Também acho a versão em Java mais intuitiva.
Há dois anos declaro o IRPF em Linux sem problemas. No último ano fiz a declaração de uma prima, no computador dela (com Windows), e tive dificuldades em entender o programa. Sem contar que ainda tive que baixar o ReceitaNet.

Inácio Fernandes
Currais Novos RN
Comentário de inaciofernandes
Banco do Brasil: O Banco do Brasil migrou do OOo 1.1.3 para 2.0 nos terminais mais novos e desinstalou o MS Office destes computadores.
Estão prometendo para o próximo ano a migração para Linux de todos os computadores que hoje utilizam IBM OS/2 e MS Windows. A utilização do OOo é só um passo dessa mudança. Vamos aguardar.

Inácio Fernandes
Currais Novos RN
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
E os fatos.: Também, menos intuitivo que a versão em Delphi fica difícil.

Não querendo desmerecer os esforços de quem desenvolveu o programa, mas já presenciei uma pessoa com *formação acadêmica em contabilidade* dizer que o software é difícil e não-intuitivo. Se pra alguém formado em contabilidade é assim, imagina pra um leigo. Eu mesmo já me quebrei muito usando ele.

Engraçado é que ano passado comentei sobre isso e sobre a inflexibilidade das opções, como salvamento em diretórios diferentes, e alguém comentou em cima dizendo que isso era para simplificar o funcionamento do programa. Com todo respeito possível, acho que isso é a coisa mais absurda que alguém pode pensar: o usuário leigo liga a máquina, bate um texto no Word, salva usando pastas; faz uma planilha no Excel, salva usando pastas, e no IRPF... cadê? É muita prepotência achar que quebrar um paradigma estabelecido na cabeça do usuário vai tornar mais simples para estes. Isso vai é gerar dúvidas e mais dúvidas (como aliás já gerou).

Ainda não usei a versão Java, mas espero realmente que ela se torne *a* opção, por hora. Ainda tenho esperanças que, num futuro não muito distante, vão usar algo como ANSI C++ e wxWidgets para desenvolver um código realmente portável, além de abrir este usando uma licença livre. Mas isso, acho que só na cidade de cabeça pra baixo. ;-)

E é isso.

--
http://semanticas.blogspot.com
- Opiniões sobre mundo tecnológico.
http://tlang.blogspot.com
- Pesquisas e experiências sobre tecnologia.

Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Diferença?: Qual a diferença de se escrever em C ou em Java, do ponto de vista do desenvolvedor *de aplicativos*? Ah, lembrei, o Java 1.5^H^H^H5.0 agora tem polimorfismo paramétrico.

Engraçado é uma linguagem que vem uma década depois do C++ e com o objetivo de atrair os programadores deste, ficar tão atrás do mesmo.

E é isso.

--
http://semanticas.blogspot.com
- Opiniões sobre mundo tecnológico.
http://tlang.blogspot.com
- Pesquisas e experiências sobre tecnologia.

Comentário de gull
frustação.: Em 2005 tentei instalar num mandrake 10.0 e não consegui, agora com um debian sarge(br-cdd) a mesma historia se repete:

"A suitable JVM could not be found. Please run the program again using the option -is:javahome "


Estou usando jre1.5.0_04 instalado e funcional,
mesmo indicando o caminho com a opção '-is:javahome',
o programa da receita não encontra a JVM.
Pesquisei e segui alguns tutoriais, mas nada funcionou.

É, creio que vai ser mais um ano usando windows para fazer minha declaração...

Comentário de João Victor
Poste o bug: Recebemos um report de um bug como esse, vai ser resolvido. Então vc só vai passar mais um ano usando Windows pra declaração se quiser ;)

De toda forma, vc pode tentar baixar a versão que não tem instalador (versão .jar), e executar assim:

java -jar programa.jar
Comentário de Enos Lases Iuvate
Capitalista também usa Linux: É claro que eles precisam absolutamente ter todos declarando seus impostos, mesmo barbudos hippies viciados em pizza e emacs...

Ei! Eu não sou hippie. Sou executivo no estilo paletó, gravata, pasta 007 e celular. E não uso Windows.

Portanto, a versão Java do software da receita é muito bem-vinda.

Parabéns à Receita! Só falta agora baixar os impostos.
Comentário de Adailton
CEF: A Caixa Econômica Federal nem OOo 1.1.3 instalou ...
quem dirá migrar ...
E os micros novos vieram com o XP ... uma carroça ....

Adailton
Linux Registered User 107410

É usuário de Linux? Mostre a sua cara!



Comentário de marcosalex
Produtividade, maior disponib: Produtividade, maior disponibilidade de profissionais capacitados e certificados, etc.
Sem falar na máquina virtual e multi-plataforma (tá, o C++ também é, mas programar no padrão ANSI é dureza. Você se restringe demais).


Haskell developer
Comentário de marcosalex
O sistema dos correios já ro: O sistema dos correios já roda em Java.

Haskell developer
Comentário de marcosalex
O ano passado também liberar: O ano passado também liberaram um beta pra Windows e pra Linux. Esse ano fizerama a mesma coisa.
No ano passado, todos os emails que mandei com sugestões e bugs foram atendidos. E o suporte que deram foi padrão de primeira linha, de altíssimo nível.
Vamos torcer para o número de pessoas que declararem seus benefícios em Java seja maior que no ano anterior.
Haskell developer
Comentário de João Victor
Faz uma análise: Faz então uma análise da interface do IRPF e posta aqui no br-linux, etc.

Quanto ao exemplo do Word; eu posso dar um outro exemplo: vc usa um programa pra escrever email, e depois que envia ele fica na pasta de "enviados", mas onde fica no disco? Não sei, não quero saber. Não acho que o usuário leigo de verdade queira saber dessas coisas.

Mas enfim, é uma observação interessante. De toda forma vc pode sempre salvar uma "Cópia de segurança", que permite que vc salve em qualquer pasta que queira.
Comentário de nemesis
claro!: "programar no padrão ANSI é dureza. Você se restringe demais"

É dureza pra quem tem anos de prática no padrão M$. E te restringe por vc não poder ter as facilidades da plataforma win, né?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Wallace
Velocidade do C++ para quê?: O programa vai passar a maior parte do tempo parado, esperando você digitar valores.

Comentário de Allyson
Uso do .jar cria vários diretórios: Daniel Dantas disse: "... Terminou de usar, não fica lixo no computador. ..."

Só avisando que ao executar o .jar ele vai criar vários diretórios (irpf, lib, transmitidas etc). Ainda não fiz o teste para ver como ele se comporta se algum desse diretórios já existirem.

Comentário de nemesis
exatamente: uma razão a mais para se usar uma VM mais leve com uma linguagem mais prática. Recomendo python ou ruby + seus GTK+ bindings. hmm, pensando bem, GTK+ ainda está engatinhando no Mac...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de por que
[off-topic] por que esta frustração com java?: rapaz, porque você tem toda esta frustração com java? você alguma vez já programou profissionalmente na vida? sabe o que é mexer em código com MILHARES de linhas?

poderia citar os motivos pelos quais python torna-se melhor que java?
Comentário de Patola
Vou avisar só uma vez.: poderia citar os motivos pelos quais python torna-se melhor que java?

Por favor, não peça isso...
Comentário de Acácio Jr.
Java é a escolha certa!: Sou desenvolvedor e, óbvio, "usuário" da Receita Federal. Mas apoio duplamente o programa feito em java. Se fosse eu a decidir pelo projeto não pestanejaria: JAVA! É simples, fácil, multiplataforma, intuitivo e produtivo.


Comentário de por que
precisa porque ele parece um papagaio: patola, só quero saber por que ele insiste tanto em "python religion" li algumas páginas sobre o assunto e não vi nada que faça python superior a qualquer outra linguagem.

novamente, poderia citar os motivos pelos quais python torna-se melhor que java?
Comentário de jarbelix
Falar é fácil, difícil é ser livre: Muito se fala que o Serpro e a própria Receita Federal usam intensivamente Software Livre.

Mais veja só o código fonte do site da receita

<meta name="GENERATOR" content="Microsoft FrontPage 6.0">
Comentário de Douglas Augusto
> tá, o C++ também é, mas: > tá, o C++ também é, mas programar no padrão ANSI é dureza. Você se restringe demais

Restringe demais? Isso é alguma piada?!? O que você precisa além dos recursos da própria linguagem, STL e bibliotecas de terceiros que respeitem o padrão ANSI C++?

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Cesar.AR
Testei...: ... e funciona perfeitamente. Nas outras versões tive alguns problemas. A única coisa que não gosto é o sistema de impressão. No mais é muito bom. Parabéns ao pessoal de desenvolvimento da SERPRO.

Esse elogio não significa que eu concordo com os impostos cobrados, que por sinal são extremamente altos e muito mal gastos. Mas isso não tem nada a haver com a equipe de desenvolvimento, né!





Cesar A. Ramina
- LU#225159 - Debian

Comentário de Cesar.AR
Pode ser...: .. mas os arquivos de transação bancária descarregados do saite do BB ainda são exclusivamente para MSMoney (os .ofc)

Cesar A. Ramina
- LU#225159 - Debian

Comentário de inaciofernandes
É verdade: E também não gosto disto, estou usando o KMyMoney e ele não importa arquivos .ofc.

Quanto a Caixa, disseram-me uma vez que é o maior cliente da Microsoft na América Latina. Não sei se é verdade, mas é um cliente muito grande para a MS deixar escapar.

Inácio Fernandes
Currais Novos RN
Comentário de nemesis
devia ter escutado o Patola: ele já sabe que sou ferrenho... :))

de qualquer modo, já gastei muita saliva com isso e vou simplesmente linká-lo à uma leitura agradável sobre o assunto:
"Brasil: paixão por Java"

Essa é das antigas! Foram meus primeiros posts nesse fórum. :)

mas, rapidamente:

"você alguma vez já programou profissionalmente na vida?"

é o que faço.

"sabe o que é mexer em código com MILHARES de linhas?"

Tanto sei que é exatamente por esse motivo que advogo uso de python, ruby e outras... porque código de milhares de linhas rapidamente se transforma em algumas centenas mais legíveis...

"poderia citar os motivos pelos quais python torna-se melhor que java?"

código mais conciso, menos linhas, mais precisão etc...

se quiser saber mais, leia lá no link...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de arp
alguém testou?: na minha máquina mesmo tendo o JAVA_HOME setado para um sdk 1.5, a aplicação não encontra um jvm. Ao executar o binário tenho o seguinte resultado:

arp@faster:~$ ./IRPFJava2006linuxv1.0.bin
Assistente InstallShield

Inicializando Assistente InstallShield...

Procurando Java(tm) Virtual Machine...
........................................
..................................

mas no final, recebo:

........Uma JVM adequada não pode ser encontrada. Execute o programa novamente utilizando a opção -is:javahome

cheguei a testar com a opção -is mas sem sucesso. Na minha máquina tenho:

arp@faster:~$ which java
/usr/local/java/bin/java
arp@faster:~$ echo $JAVA_HOME
/usr/local/java/
arp@faster:~$ java -version
java version "1.5.0_01"
Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.5.0_01-b08)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.5.0_01-b08, mixed mode, sharing)

percebi que o instalador buscar por um vm no path abaixo usando ou não a opção recomendada:

stat64("/opt/IBMJava2-142/bin/java", 0xbfa4d220) = -1 ENOENT (No such file or directory)

o que mais me deixou irritado é que a receita libera software para teste mas não disponibiliza meios fáceis para reportar problemas de qualquer natureza que seja. Se alguém tiver alguma informação, poste aqui.

Obrigado

Abraço


Comentário de por que
onde estão os motivos?: http://br-linux.org/linux/node/665#comment-7949,
http://br-linux.org/linux/node/665#comment-6574 e http://br-linux.org/linux/node/665#comment-6610?

várias impressões pessoais e só. código menor não é código melhor. se você quer código menor, reescreva todos os seus código iterativos como recursivos. irão ficar muito menores, mas, provavelmente, menos legíveis.

early- e late-binding não tem a ver com linguagem estatica e dinamicamente tipada. reveja seus conceitos.

já ouviu falar de "programe para uma interface, não para uma classe"? com python, isto não é possível.

imagine que você tem um saco de laranjas, certo? aí você começa a colocar várias laranjas lá dentro e no meio da operação, alguém coloca uma pedra. lá na outra ponta, você começa a tirar as laranjas e as come. em python, o voce vai quebrar os dentes e quebrar o programa também. passa qualquer coisa e você não tem como assegurar que isto não vai ocorrer.

outro ponto: no meio do programa você tem uma variável. e agora? o que ela faz? quais suas operações? ou você acha mais fácil sair olhando o código para saber qual foi sua última atribuição?

e na passagem de parâmetro? o seu parâmetro formal é capaz de fazer o que? se o cara não passar o que você está esperando, o que acontece?

""você alguma vez já programou profissionalmente na vida?"

é o que faço.

"sabe o que é mexer em código com MILHARES de linhas?"

Tanto sei que é exatamente por esse motivo que advogo uso de python, ruby e outras... porque código de milhares de linhas rapidamente se transforma em algumas centenas mais legíveis..."

ah, tá. entendi tudo. você faz programa bem pequeno para que ninguém consiga lê-lo, porque tem medo de perder o emprego...

Comentário de marcosalex
Creio que "é dureza" foi uma: Creio que "é dureza" foi uma colocação infeliz. Não costumo voltar a um tópico quando vejo que criei acidentalmente um flame, ainda mais se for fugir do tópico, mas quis esclarecer.
Eu quis dizer em função da produtividade, um dos fatores principais que as empresas levam em conta. E facilidades, seja da plataforma Windows, Linux ou outra qualquer é um dos fatores que mais impulsionam a produtividade. O Java consegue ser produtivo na multiplataforma, em uma época que é valorizado os softwares não só pra Windows, mas pra celulares, PDAs e diversos dispositivos embarcados.

Haskell developer
Comentário de marcosalex
Achei mais um que usa o kmymo: Achei mais um que usa o kmymoney. Não vejo a hora dele começar a ter gráficos.
Realmente, faz falta não fazer conciliação bancária, mas tudo a seu tempo.
Estou baixando a versão para Windows e Linux do IRPF2006, vamos ver como está!

Haskell developer
Comentário de marcosalex
Offtopic: Aproveitando a deixa, tenho esse problema no Mandriva. Percebi que mesmo instalado o JVM da Sun ele procura primeiro o JVM kaffe, e não tenho o Java_HOME setado. Como faço pra setar o JAVA_HOME na inicialização da máquina?

Haskell developer
Comentário de Ark
Piada: Acho que sua pergunta é uma piada. É óbvio que restringe demais. Ou você nunca programou algo grande em C e Java.
Comentário de Douglas Augusto
Seu comentário seria proveit: Seu comentário seria proveitoso se tivesse respondido minha pergunta. É gentileza.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de hamacker
O exemplo de salvar em pastas: O exemplo de salvar em pastas não é muito realista nas empresas que vou, quase sempre se salva tudo no mesmo lugar.
P: E quando precisa localizar algo ?
R: Usa-se o "localizar" do windows.

É dureza...
Espero que as versoes mais recentes pelo menos não obrigem a colocar um floppy no sistema, que coisa mais chata...
Comentário de welrbraga
Isso é uma piada, né?: > O governo Lula já portou muita coisa pra SL, mas programas internos, e isso é muito importante porque são mais usados. Quem fala mal não imagina a quantidade de softwares legados que o governo tem. Migrar tudo é uma tarefa hercúlea que levará anos pra acontecer.

Sejamos francos e deixemos a política de lado. O governo da "estrelinha vermelha" não fez e não fará nada com respeito ao SL. A migração para software livre é algo que aconteceria independente do nome ou do partido politico.

O nosso amado governo está com o cofre praticamente vazio e está pouco preocupado se o software é livre ou não. A sua única preocupação no momento é não piorar mais a sua imagem e acabar sendo expulso do poder faltando apenas um ano para o fim do seu mandato.

Eu trabalho em um órgão federal e muito antes do barbudo e sua corja vir com essa "encheção de linguiça" nós já estávamos migrando vários serviços para software livre, nos mesmo moldes diversos outros órgão já estavam fazendo essa migração.

O repasse de dinheiro que o governo nos dá pra investimento tecnológico é vergonhosamente baixo (ou pior que isso) e frente a isso todos os órgãos sempre precisaram arrumar um jeito de se virar para consigar comprar equipamentos e software. Com o "achado" do SL isso causou um enorme milagre da multiplicação de máquinas novas, já que se podia economizar com o software que é praticamente o preço de mais uma ou duas máquinas dependendo do uso.

O fato de a receita federal estar adotando o Java ou o Python, o GCC, o Freepascal, Perl etc é uma tendência natural no governo que aconteceria mais cedo ou mais tarde, já que vários outros grandes órgãos estam fazendo isso a muito tempo (Serpro, IBGE, Dataprev, INSS, são apenas alguns exeplos)
---
Dar boot no Windows é humano, Insistir em usar é burrice!
User Linux: #253605

Comentário de João Victor
Setando JAVA_HOME: Coloque no ~/.bashrc:

export JAVA_HOME=/usr/lib/jre1.4

(substitua pelo diretorio onde tá a sua JVM).

Mas usando a versão com instalador ele deve encontrar a JVM automaticamente pra vc.
Comentário de João Victor
Email de contato: O email tá no sumário desse tópico e na primeira tela quando vc executa o IRPF:

irpf2006teste?receita.fazenda.gov.br
Comentário de Magno K
Problemas e comentários: Comigo aconteceu a mesma coisa.

Como não funcionava mesmo, fui ver se havia algum erro na documentação para reportar e vi que na primeira tela do "help" aparece a mensagem de que a versão em java não serve para todos os tipos de declaração. Quem obteve lucro na comercialização de imóveis deverá, obrigatoriamente, fazer a declaração no Windows. Ou seja, parcela significativa das declarações "deverá" ser feita no Windows.

Não seria possível a Receita Federal liberar o código-fonte desse programa para portarmos para o Linux como queremos? Com C/C++, GTK, QT etc.

Se liberassem o código agora, em 2007 teriamos uma versão completa, nativa em Linux.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Manoel Pinho
Aqui funcionou: Comigo o programa, incluindo o instalador, funcionou direitinho e reconheceu a JVM instalada. Também importou a decalaração do ano passado feita num windows (sim, porque vários itens da declaração não apareciam quando instalado num Conectiva 10; inclusive relatei aqui os problemas que tive na época).

O meu sistema atual é um Mandriva 2006 PowerPack e acho que o instalador procura a variável de ambiente JAVA_HOME. No meu sistema está assim

JAVA_HOME=/usr/lib/jdk-1.4.2_09
JDK_HOME=/usr/lib/jdk-1.4.2_09

Quem está tendo problemas no reconhecimento do java pelo instalador, sugiro setar na mão estas variáveis com o export VARIAVEL=... ou setenv (conforme a shell).
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Daniel Fonseca Alves: Podemos compilar para nativo com o GCJ.
Bom, infelizmente a VM do GCJ ( "GIJ" ) não conseguiu rodar o IRPF blz. :-(.
E também não compila.
Talvez com a 4.1.
Em tempo, rodou com a blackdown.
Mais em tempo ainda, acabei de ver um pacote no kubuntu com o eclipse compilado nativamente com GJC-4.0 :-).

Chega de editar esta mensagem!!!!
_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de jarbelix
Não ententi o porque da moderação: Reamente fiquei intrigado para saber o porque dessa moderação...
Comentário de João Victor
Nas VMs livres: O IRPF ainda não roda nas VMs livres... mas acredito que não está muuuito longe de acontecer. Em parte o motivo é que o pacote swing.text ainda está um tanto incompleto no GNU Classpath.
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Legal!: Estou pensando em começar a programar em java somente por causa da GCJ.
OK , sou um verdadeiro "cabeça dura" mas se a GCJ não avançar não passo nem perto.
_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de nemesis
ainda: e pq C++ ANSI + STL + Boost seria menos produtivo que M$C++?

e só pra ser implicante, eu traduziria "embedded devices" como "dispositivos embutidos". "embarcados" acho que é um neologismo feio...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
yawn...: "código menor não é código melhor."

Mas claro que é! Vejo que vc nunca deu manutenção: quanto menos linhas, melhor.

"reescreva todos os seus código iterativos como recursivos. irão ficar muito menores, mas, provavelmente, menos legíveis."

Menos legíveis é coisa de quem passou a vida inteira lendo e escrevendo no estilo imperativo, com contadores temporários, à la assembly. Recursão é mais intuitivo, mas linguagens antiquadas como C++ ou Java não dão suporte adequado a recursão, que passa por algo alienígena e consumidora de pilha...

"early- e late-binding não tem a ver com linguagem estatica e dinamicamente tipada. reveja seus conceitos."

ah, não? O que significam então, espertão? Vc é que precisa rever seus conceitos, pois early e late binding são precisamente o mesmo que estaticamente e dinamicamente tipadas, respectivamente.

"já ouviu falar de 'programe para uma interface, não para uma classe'? com python, isto não é possível."

Não é que não seja possível: é que não é necessário com uma linguagem dinamicamente tipada, com "duck typing". Interfaces são importantes para os compiladores de linguagens estaticamente tipadas, pra lhes informar quais operações uma classe deve implementar.

"imagine que você tem um saco de laranjas, certo? aí você começa a colocar várias laranjas lá dentro e no meio da operação, alguém coloca uma pedra. lá na outra ponta, você começa a tirar as laranjas e as come. em python, o voce vai quebrar os dentes e quebrar o programa também."

Bzzt! Resposta errada: vc vai detectar o erro em tempo de execução, fazendo juz ao fato de estar usando uma linguagem dinamicamente _tipada_. A detecção de tipos corretos está lá, mas não é estática, early, em tempo de compilação. É late, mas perfeitamente tratável através de exceções ou outros meios...

"no meio do programa você tem uma variável. e agora? o que ela faz? quais suas operações? ou você acha mais fácil sair olhando o código para saber qual foi sua última atribuição?"

Bem, eu posso digitar gD no vim e ir direto para sua definição. Ou eu posso dar um nome adequado e inteligível que vai me indicar do que se trata. Posso ainda, evitar de usar globais e fazer tudo através de passagens de parâmetros, o que é mais sensato...

"o seu parâmetro formal é capaz de fazer o que? se o cara não passar o que você está esperando, o que acontece?"

O que acontece? A execução vai ser interrompida e uma bela pilha de execução vai te mostrar exatamente onde está o problema e por qual razão o energúmeno passou alguma coisa fora de propósito. Se vc deu um nome de x a sua variável, talvez ele não seja o único culpado.

Se vc for rigoroso, vc pode usar asserts para cada parâmetro em seu programa. Mas, fazendo isso, vc está vestindo a mesma malha de ferro que linguagens estaticamente tipadas te obrigam a usar.

A filosofia por trás de python, ruby e outras é que vc relaxe e passe a usar de sensibilidade e da flexibilidade da linguagem para te auxiliar a criar código rapidamente. Essas linguagens esperam bom-senso. Se quem está usando não usa de bom-senso, deveria continuar com as velhas malhas de ferro pra não se prejudicarem e prejudicarem os outros...

"você faz programa bem pequeno para que ninguém consiga lê-lo, porque tem medo de perder o emprego..."

Não. Eu faço programas bem pequenos porque eles geralmente são bem modulares, bem compartimentados, e reutilizando código na forma de funções/procedimentos/subrotinas/métodos. Meu código é curto porque é modularizado e parametrizado, com nomes sensíveis mas concisos.

Nada como usar de bom-senso e evitar copiar-e-colar...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Assino embaixo!: e só pra ser implicante, eu traduziria "embedded devices" como "dispositivos embutidos". "embarcados" acho que é um neologismo feio...

Essa insistência das pessoas em falar de dispositivos "embarcados" me irrita, sinceramente. É uma palavra feia demais e remete a coisas que não têm nada a ver com a sua função. Bah, BARCO! Não dá a idéia de algo... embutido, que é a tradução correta e a palavra certa pra tratar desse tipo de dispositivo.
Comentário de Daniel Dantas
O maior problema não é a velocidade: O maior problema não é a velocidade do programa, já que ele não é um programa que utiliza muitos recursos. O principal problema do programa da receita em java é ter que instalar o java. Nem todo mundo tem uma máquina virtual do java instalada.
O motivo que acho que se deveria compilar para o código nativos de cada máquina é que evitaria ter que instalar o java. Fora que compilar para o código nativo é um passo muito simples.
Comentário de elektron
tenho que concordar: André, sou obrigado a concordar com o nêmesis. Se existe uma versão multiplataforma, a única razão para manter ainda uma versão para plataforma específica é se considerar que esta tem qualidade superior.

Na minha opinião, muito da baixa qualidade da versão Java do aplicativo da Receita, se deve à baixa qualidade da plataforma PGD usada. A usabilidade ficou em segundo plano. Deveria-se sim, unificar os esforços para aprimorar a qualidade da versão multiplataforma, ao invés de mantê-la para cumprimento de tabela.

Atenciosamente.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de elektron
A rigor, não: A rigor, java não é uma linguagem livre. Existe a licensa da Sun que impede você de reescrever as classes da API como bem entender e as redistribuir. Mas você pode ver o fonte das classes para estudá-las, já que o Java, apesar de não-livre, é um padrão aberto.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de nemesis
simples?: "compilar para o código nativo é um passo muito simples"

é, pode ser. Só vai ficar complicado se seu código estiver utilizando bibliotecas nativas desta ou daquela plataforma. Mesmo se vc estivesse utilizando todos os padrões e bibliotecas multiplataforma, no mínimo vc precisaria instalar as bibliotecas em todos os lugares, digamos, GTK+ no Windows e no Linux.

Sem querer defender o Java, mas instalar apenas o Java Standard Edition runtime não deve ser muito mais pesado do que instalar GTK+ + eventuais drivers para bancos de dados específicos e outros...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Joselito
Plataforma PGD: Não tenho certeza, mas acho que você é funcionário do SERPRO/Belém, não é isso?
Existem duas informações equivocadas:
1- O IRPF Java não foi construído com plataforma alguma;
2- O Serpro agora tem um framework chamado "Plataforma PGD - pPGD" que usou como base alguma parte do código do IRPF, porém é completamente independente das questões de usabilidade inerentes ao IRPF Java. É simplesmente um framework Java que contém um conjunto de componentes padronizados.

Imagino que você deva conhecer o projeto GESP (Polícia Federal) daí de Belém. Ele foi construído com a "Plataforma PGD - pPGD" e, se você já viu essa aplicação funcionando, ela não tem nada a ver com o padrão usado no IRPF Java, segue completamente os padrões mais conhecidos de aplicações desktop. Esse pessoal que desenvolveu essa aplicação estava com um prazo muito curto e usou com sucesso a pPGD para a construção da aplicação (por sinal, contribuiram muito com o projeto).

Então, suas questões com usabilidade são do IRPF e não da plataforma.

Pra todo mundo que se pergunta porq existem duas versões: entre outros motivos, a versão Java ainda não tem todas as funcionalidades da versão Delphi. Além disso, seu padrão de interface ainda causa alguma estranheza em algumas pessoas. Ok?



Comentário de lispman
Lisp: Deve ser por isso que Lisp é considerada a nova melhor alternativa pra se desenvolver sistemas, e por isso que tá todo mundo fazendo programas em Lisp agora. Afinal recursão é oq há.

E early e late binding não são o mesmo que estaticamente/dinamicamente tipadas, embora muitas vezes são conceitos que se complementam. Reveja seus conceitos, espertão.

E, não, interfaces não são pra o compilador saber quais operações podem ser feitas na classe. Interfaces são para o ser humano que está desenvolvendo o programa saber quais operações ele pode implementar.

Você não é obrigado a usar interfaces em Java, se quiser. Vc pode usar reflexão, que fará tudo dinamicamente, como vc acha tão maravilhoso. Só que não há vantagens nisso, antes vc tinha uma forma bem documentada dentro do código de quais operações podia fazer, agora não tem mais, grandes merda.
Comentário de João Victor
Reescrever as classes: É possível sim reescrever as classes da API, e é o que o GNU Classpath está fazendo.

Java é uma especificação.
Comentário de nemesis
Haskell: "por isso que tá todo mundo fazendo programas em Lisp agora."

Um dos criadores de Java, Guy Lewis Steele Jr., disse que Java conseguiu levar programadores C++ a meio caminho de Lisp. Não posso discordar. Um outro programador Lisp famoso, Paul Graham, disse que todas as linguagens modernas têm deixado o paradigma C de lado e gradativamente adotado idéias de Lisp, seja GC, tipagem dinâmica ( java é bem mais dinâmica que C++ ) ou outras...

Então, em certo sentido, Lisp está sim sendo programado a todo vapor hoje em dia.

Quem sabe um dia, futuramente, uma linguagem mais moderna, como Haskell, não substitua o modelo Lisp?...

"E early e late binding não são o mesmo que estaticamente/dinamicamente tipadas, embora muitas vezes são conceitos que se complementam."

E você ainda não explicou por que seriam conceitos diferentes. Será falta de argumentos factuais?

"Interfaces são para o ser humano que está desenvolvendo o programa saber quais operações ele pode implementar."

Concordo plenamente. O que são headers C, afinal, senão interfaces? Da mesma maneira, um módulo Python define sua interface pública.

Mas é que, em java, o termo realmente assume o aspecto de uma necessidade para o compilador. Afinal, não faz sentido declarar uma interface java se não puser classes para implementá-la e o compilador vai chiar se a classe declarando ter uma dada interface não implementar todas as suas operações...

Em python, vc pode passar para como parâmetro qualquer classe que implemente o método chamado por aquele parâmetro, sem necessidade de uma interface formal e cujas classes que a implementem precisem implementar _todas_ suas operações...

"Vc pode usar reflexão, que fará tudo dinamicamente, como vc acha tão maravilhoso."

Eu acho maravilhoso com uma linguagem inteligente e concisa. Em Java, é insanidade e seria como programar assembly na mão: em certas seções, até vá lá, mas é muito trabalho por pouco ganho...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de lispman
Lisp é a onda: É isso aí cara, vamos todos programar em Lisp. Lisp tá em alta, veja só no Sourceforge:

http://sourceforge.net/softwaremap/trove_list.php?form_cat=160

Java é a linguagem mais usada, com 16.869 projetos, mas Lisp tá já encostando, com 323 projetos. Haskell infelizmente ainda tá um pouco atrás, com apenas 45 projetos.

Mas é isso aí, eu acho q Lisp, uma linguagem dos anos 70 é a coisa mais moderna que já existiu, hem? É tipo Led Zeppelin no rock'n'roll cara. Vamos todos programar em Lisp...

Eu não expliquei o early/late binding pra vc porq supus q vc podia tentar o google. Ok, uma dica: Java é estaticamente tipada, mas usa late binding.

E realmente, o compilador te avisar na hora quais metodos vc precisa implementar é muito trabalho. Muito mais pratico é vc olhar o codigo fonte e descobrir por si proprio quais metodos vc tem de implementar. Muito mais pratico. Esse negocio de Java é que nem programar em assembler, vc tem q fazer tudo na mão, nunca vi...
Comentário de Xisberto
Macho, tu é doido?: "Não seria possível a Receita Federal liberar o código-fonte desse programa para portarmos para o Linux como queremos?"

Eu trabalho no SERPRO, mas nem precisava estar aqui para entender que esse código não pode ser simplesmente liberado! É questão de como a coisa funciona: você já reparou que o cálculo do imposto é feito pelo programa? Com o código liberado em pouco tempo aparece quem consiga calcular valores ridículos de imposto.
Isso é uma questão de segurança do estato, meu caro!
Comentário de nemesis
sarcasmo: "É isso aí cara, vamos todos programar em Lisp."

Não é má idéia mesmo! Sugiro o dialeto Scheme e o ambiente
http://www.drscheme.org

"Java é a linguagem mais usada, com 16.869 projetos"

Xii, me parece que Java ainda está bem atrás de Cobol! é claro, não no sourceforge, mas no mundo real...

"uma linguagem dos anos 70 é a coisa mais moderna que já existiu, hem?"

Por incrível que pareça, isso não está muito longe da realidade. Sabia, por exemplo, que haviam processadores naquela época que rodavam o conjunto básico de instruções Lisp ( car, cdr etc )? Sabia que existiam naquela época complexos ambientes de programação Lisp bem mais avançados que a maioria das IDEs comerciais disponíveis hoje?

Lisp é tão influente que ainda hoje várias linguagens continuam implementando seu jeito de fazer as coisas...

Está surpreso por linguagens pseudo-modernas tomarem um banho de tecnologias antigas? Isso é porque leva tempo pras pessoas se acostumarem a novas idéias. Uma idéia desenvolvida nos anos 70 só hoje está sendo disseminada entre programadores em geral.

Fico imaginando quando linguagens como Haskell, Python ou Ruby, desenvolvidas nos anos 90, vão ganhar espaço... imagino que na próxima década, quando linguagens mais modernas que Haskell existirem, a grande massa vai estar engatinhando nos conceitos de transparência referencial e computação através da avaliação de funções...

"Java é estaticamente tipada, mas usa late binding."

Ah, sim. Entendi. É, realmente a resolução de classes e métodos é deixada para tempo de execução. Realmente, falha minha: são conceitos complementares, mas não iguais... sorry...

de qualquer modo, linguagens orientadas-a-objeto usam late-binding por padrão, pois é mais fácil e útil do que early-binding nesse aspecto. Afinal, um classe pode ser a qualquer momento se comportar como qualquer de seus ancestrais...

"E realmente, o compilador te avisar na hora quais metodos vc precisa implementar é muito trabalho."

É questão de bom-senso e praticidade: o nome deve ser suficiente para vc saber o que precisa ser passado. Se vc passa algo que não deve, o runtime vai fazer papel de compilador e te avisar, ou ao seu cliente, de que alguma coisa não saiu como o esperado. Esperamos que vc teste seu software ( coisa que vc tmb vai fazer com linguagens estaticamente tipadas ) e use unit-testing vigorosamente.

Sim, os milhões de declarações para agradar ao compilador são muito trabalho, sim senhor.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Segredo de Estado: A criptografia na comunicação com os servidores pode até ser estratégica e por isso não ser aberta mas o código da interface do programa poderia sim ser aberta. E os cálculos também são muito simples e não há nenhuma razão para eles serem escondidos (ou haveria ?).

Bastaria separar o programa que faz a declaração (basicamente uma mistura de formulário eletrônico com planilha) do programa para envio da declaração. Os dados da declaração no computador ficam gravadas em formato texto mesmo; bastaria documentar os campos.

A própria comunidade poderia encarregar-se de fazer programas em Python, Mono, C++/Qt/wxwidgets, C/GTK+ ou o que for para a parte do formulário eletrônico.
Comentário de CWagner
Não seria tão complicado as: Não seria tão complicado assim.

A Receita poderia criar um MD5 dos dados recebidos, gerar um resultado nos servidores deles e comparar com o resultado gerado pelo programa do usuário. Se fosse detectada alguma anomalia seria mais fácil chegar aos trambiqueiros.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de nemesis
na verdade...: o correto seria encamado, de bed em "embedded"... :)))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Daniel Dantas
Fala sério. Eu estou falando: Fala sério. Eu estou falando em compilar em código nativo o programa em java. Não falei nada sobre GTK ou outra coisa.
É em java mesmo. A linguagem permite isso. Se bem que poucas vezes vi um programa em java compilado para o código nativo. Não sei por quê?? As lendas dizem que fica tão bom quanto um programa feito nativamente. Sei não, mas no caso, seria suficiente.
Comentário de Daniel Dantas
Sinceramente?? Da mesma forma: Sinceramente?? Da mesma forma que várias outras linguagens e bibliotecas são. Escolher o java, na minha opinião, foi uma escolha muito pessoal dos caras e tem um toque de anacronismo, pois, atualmente, existem inúmeras opções tão viáveis quanto ou melhor que o java para fazer programas multiplataforma. Era no início do java que as opções para desenvolver programas multiplataformas eram restritas. Hoje não.
Comentário de Daniel Dantas
A princípio, dá pra pensar: A princípio, dá pra pensar em uma quebra de segurança liberando o código, mas realmente, os cálculos não são segredos para ninguém e o envio deve ser criptografado mesmo. Quais são os segredos que o programa tem que todo mundo não sabe?? A receita federal se basea nas informações que ela recebe, não no que o programa processa. Ou não é assim??
Só vejo um grande problema em liberar o código: o usuário final pegar um programa maliciosamente alterado por engano, mas tendo um local oficial de obtenção do programa, esse problema fica superado.
Não acho que seja uma obrigação, mas é uma boa idéia liberar o código. Claro, sempre tomando as precauções pertinentes ao caso, como qualquer projeto de grande porte no software livre faz.
Comentário de elektron
não é possível em termos de licenciamento: João Víctor, tecnicamente falando, sabemos que é possível. Mas me referi em termos de licenciamento. O intuito do Gnu Classpath é reescrever a Java API para liberá-la sob GPL. Apenas para constar, o End-User Licence Agreemente (EULA) de Java (http://java.sun.com/j2se/1.5.0/jdk-1_5_0_04-license.txt)
diz:

"D. Java Technology Restrictions. You may not create,
modify, or change the behavior of, or authorize your
licensees to create, modify, or change the behavior of,
classes, interfaces, or subpackages that are in any way
identified as "java", "javax", "sun" or similar convention
as specified by Sun in any naming convention designation.
"

Atenciosamente.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de mario claudio
Lisp na veia dos manos: É realmente IRRITANTE ver B_A_B_A_C_A_S como você criticando
a iniciativa do governo de desenvolver as versões multiplataforma em Java.
Pelo visto você anda muito por fora do mercado, acho que nunca trabalhou profissionalmente e nem sabe o que é produzir um software de qualidade em pouco tempo.
Essa rebeldia sem causa não leva a nada :
:( "buaaá..eles fizeram em Java mas eu queria em C/C++ ou em Lisp...buaaaá"
:( "buaaaá... eu sou do contra, buaaaá...."


O IRPF Java funciona, atende às necessidades dos usuários linux então porque reclamar seu I_M_B_E_C_I_L ?

Com todo respeito....VAI_TOMAR_C*Ú seu nerd babaca !!!!




Comentário de nemesis
I_M_B_E_C_I_L: "criticando a iniciativa do governo de desenvolver as versões multiplataforma em Java."

Imagino que Windows para vc não conte como multiplataforma. O que eu estava criticando não era o fato de haver uma versão multiplataforma em Java, mas sim que, tendo um software multiplataforma em Java, pra quê gastar tempo de desenvolvimento com uma versão nativa Windows?

Mas saber ler é pedir demais de um imbecil mal-educado.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e você, vá se foder")

Comentário de Lilo Grub
:
Por quanto a SUN te comprou?

Comentário de Lilo Grub
Eu quero liberdade:
Eu quero liberdade de escolha! E a minha escolha é não ter jaca na minha máquina (eu não quero estragar a performance dela)

O povo jaca insiste tanto em associar jaca ao linux que os usuários vão começar achar que linux é ruim que nem jaca! Precisamos proteger o nosso pinguim da jaca das trevas!!!

OBS1: LISP tem muitos parenteses! Que esquisito...

OBS2: O povo jaca ainda não foi civilizado, por isso ele fala desse jeito mal-educado.

Comentário de Patola
Algumas coisas não funcionam: Por exemplo, introspecção não funciona no executável compilado porque depende da máquina virtual gerenciada. Se a aplicação depender disso fica simplesmente impossível compilá-la para nativo, até onde sei.
Comentário de nemesis
yeah: "O povo jaca insiste tanto em associar jaca ao linux que os usuários vão começar achar que linux é ruim que nem jaca! Precisamos proteger o nosso pinguim da jaca das trevas!!!"

Concordo. É o fim da picada o cara instalar Linux só para criar aplicativos multiplataforma Java, como algumas pessoas que conheço fazem. Ainda vou lhes mostrar o poder de GTK+ e Python... :)

"OBS1: LISP tem muitos parenteses! Que esquisito..."

C/C++/Java/C# têm muitas chaves, parênteses e ponto-e-vírgula! Que eca de syntax-sugar mais esquisito!!

"OBS2: O povo jaca ainda não foi civilizado, por isso ele fala desse jeito mal-educado."

ah, entendi! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
GCJ: é o que vc procura. Mas como o Patola explicou, acho que alguns recursos mais dinâmicos estão de fora. Além disso, o desempenho de GCJ ficou abaixo dos últimos compiladores Java Hotspot da Sun. Compilação JIT com análise de desempenho... será o futuro mesmo?...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Lilo Grub
E eles tambem são:
> C/C++/Java/C# têm muitas chaves, parênteses e ponto-e-vírgula! Que eca de syntax-sugar mais esquisito!!

Muito esquisitos. Eu dei aula por 2 anos de C e via os alunos sempre caindo nas mesmas armadilhas com && || *i &i i++ ++i a?b:c... E não era erro conceitual, era notação não intuitiva mesmo.

Mas o povo jaca não pode ver ou saber, pois isso acaba com a magia do deus-sol, que para eles é único, apesar de ser igual ao deus-macaco, que é adorado pelo povo mico do outro lado da floresta, seus inimigos arcanos na disputa pelo mono-lito do mono-pólio.

Enquanto isso, os adoradores da serpente verde e o culto do cristal vermelho assistem ao combate protegidos e calmos nas sombras silenciosas, aonde nem tudo é imagem e fumaça. Eles não são muitos, mas estão cada vez mais sábios.

Comentário de Ananias
Criar não é implementar: A licença te proibe de criar, modificar ou substituir o COMPORTAMENTO das classes ou interfaces do Java. Ou seja, se você criar uma biblioteca de classes Java você não pode alterar o que as classes fazem.

Eu não conheço Java, então vou fazer a analogia com C: você não pode criar uma strcpy() que aloque memória ao invés de copiar uma string.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Ponto de vista.: A expressão-chave do que afirmei era "ponto de vista do desenvolvedor". Dito isso, "produtividade" é algo que realmente faz sentido, o que concordo - mas não todo o resto.

[...] mas programar no padrão ANSI é dureza. Você se restringe demais

Programar em Java que é dureza. Você também se restringe demais, tanto do ponto de vista da linguagem como da API.

E é isso.

--
http://semanticas.blogspot.com
- Opiniões sobre mundo tecnológico.
http://tlang.blogspot.com
- Pesquisas e experiências sobre tecnologia.

Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Reforçando a tese.: [..] Não acho que o usuário leigo de verdade queira saber dessas coisas.

Qualquer um está acostumado com a "exceção" do e-mail e alguns poucos similares, mas a maioria dos programas segue o modelo de pastas.

Veja bem: eu não estou dizendo que esse modelo é o melhor, estou dizendo que *a grande maioria dos programas segue esse modelo no Windows*, logo, quebrar esse "paradigma" em um ou dois é pedir dor de cabeça. Eu também acho que eliminar as pastas e organizar arquivos de forma diferente, como usar o esquema de tags do GMail, por exemplo, seria uma melhor opção. Mas WinFS ainda não está aí, então isso vai ter que esperar [para estes usuários].

Sem contar que o "localizar" do Windows [pelo menos da maioria] é lento e limitado.

[...] De toda forma vc pode sempre salvar uma "Cópia de segurança", que permite que vc salve em qualquer pasta que queira.

Era esse o ponto que eu queria trazer: falta de intuitividade. Eventualmente acabei achando essa opção, mas e os leigos? O que as pessoas querem não é salvar o arquivo e ponto? Quem é que ia conseguir fuçar como eu fiz, associando "cópia de segurança" a "salvar escolhendo pasta"?

Pra mim, e pra mais algumas pessoas, essa "facilidade" acabou mais atrapalhando do que ajudando. Sem contar que resolver questões do software base ao nível de aplicativo é, normalmente, fonte de incompatibilidades e de usabilidade baixa.

E é isso.

--
http://semanticas.blogspot.com
- Opiniões sobre mundo tecnológico.
http://tlang.blogspot.com
- Pesquisas e experiências sobre tecnologia.

Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Medo.: "Windows" e "diretório com muitos arquivos" não costumam caber bem na mesma frase.

Como já disse num comentário anterior, também não acho bom o conceito de pastas porque, realmente, não é intuitivo. Muita gente sequer usa isso, de fato. Mas o ponto aqui é outro: quebrar um padrão de salvamento de arquivos para facilitar a vida do usuário é um contrassenso. Ele vai ter que "aprender" a lidar com o novo, e vai gastar mais tempo do que lidar com algo que ele já conhece.

E é isso.

--
http://semanticas.blogspot.com
- Opiniões sobre mundo tecnológico.
http://tlang.blogspot.com
- Pesquisas e experiências sobre tecnologia.

Comentário de elektron
justamente por isso:
(...) Ou seja, se você criar uma biblioteca de classes Java você não pode alterar o que as classes fazem.


É justamente por esta e outras restrições que não se pode dizer que a linguagem seja livre, entendeu? Embora você consiga ver o código das classes para estudar, a licença de java não garante as quatro liberdades do conceito de software livre.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de Patola
Isso é ESPECIFICAÇÃO: Então nenhuma linguagem é livre, realmente, porque toda linguagem tem especificação. Para se chamar "Compilador ANSI C", você também tem que seguir um padrão.

Java já surgiu com o seu "ANSI", digamos assim. Você pode fazer uma biblioteca de classes com comportamento diferente, só não pode chamá-la de Java!
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
Comentário de Cintras
Alguém tem o programa?: Por favor, alguém poderia me enviar o programa do IRPF 2006 versão teste (se possível p/ windows)?

Obrigado.

Cintras
Comentário de Cintras
Programa IRPF2006: Ops, faltou o e-mail:
cintras arroba terra ponto com ponto br

Antecipadamente agradeço a cordialidade daquele que me enviar o referido arquivo.

Cintras
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004