Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Distribuições: Ubuntu, Mandriva, Xubuntu e Slackware

Guia do Ubuntu O Ubuntu vem rapidamente ganhando popularidade. Ele é desenvolvido pela Ubuntu Fundation, uma organização sem fins lucrativos, que por sua vez é patrocinada pela Canonical Inc., que ganha dinheiro vendendo suporte, treinamentos e customizações do Ubuntu. Esta combinação de ONG e empresa tem dado muito certo, combinando os esforços de um sem número de voluntários e um grupo de desenvolvedores bem pagos que trabalham em tempo integral no desenvolvimento do sistema. Este guia mostra com detalhes a instalação e configuração do Ubuntu, incluindo muitas dicas sobre a instalação de placas wireless, instalação do VMware Player, configuração do Gnome e outros temas: http://www.guiadohardware.net/guias/02/ Veja também o Guia do LTSP, que publiquei semana passada, disponível em: http://www.guiadohardware.net/guias/01/” A nota foi enviada por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) , que enviou este link para mais detalhes.

Mais um artigo da série The Perfect Setup Depois de publicar artigos de configurações de servidores Fedora , Debian, White Box e Suse chegou a vez do HowTo Forge publicar um com o Mandriva2006 Free Edition. O HowTo Forge é um site especializado na publicação de diversos "Como Fazer" para os mais variados assuntos. Leitura recomendada.” A nota foi enviada por Douglas Tabajara (douglastabajaraΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Xubuntu no ar! À alguns meses, Jani, um desenvolvedor do Ubuntu, enviou uma notícia através da lista ubuntu-annoucements convidando todos à auxiliar no desenvolvimento de uma nova 'derivação oficial' do Ubuntu. Trata-se do Xubuntu, um Ubuntu para computadores antigos. Ele utiliza somente softwares leves, com o objetivo de ter uma experiência agradável em micros com pouco poder de processamento e memória. Para tal, utiliza-se do ambiente desktop Xfce4 e bibliotecas GTK+ 2, além de programas como Abiword, XDM e Firefox (no caso, o mais pesado de todos os aplicativos no pacote). Por ser relativamente novo, ainda não possui um CD oficial de instalação, sendo possível instala-lo somente através de um tutorial que eu e alguns membros da lista do Xubuntu fizemos. O tutorial é encontrado no wiki do Ubuntu, através do link InstallXubuntu (ou através de sua versão em português, InstalandoXubuntu). Mesmo ainda não possuindo um CD oficial de instalação, o OSDir publicou um repositório de screenshots demonstrando os passos do tutorial e a usabilidade do sistema. Além distro, o DistroReviews também publicou um artigo sobre o Xubuntu. Se você possui um microcomputador mais humilde e ainda está utilizando Windows 98 nele, vale apena testar o Xubuntu. Tenho certeza que você se sentirá mais "livre" ;). ” A nota foi enviada por Júlio Santos Monteiro (juliomonteiroΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Gerenciador de pacotes em modo gráfico para Slackware: Sabemos que existem bons gerenciadores de pacotes para Slackware como por exemplo o slackpkg, slapt-get, smart que trabalha em modo gráfico, porém, dentre os gereciadores, eu uso o swaret que até então usava-o apenas em modo texto. Vasculhando na net, encontrei uma GUI para para o Swaret.” A nota foi enviada por Rodrigo (rodrigo·kiyoshiΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardson
Existem algumas interfaces gr: Existem algumas interfaces graficas para o gerenciamento de pacotes do slackware abaixo uma delas.

http://slackins.sourceforge.net/

Para quem precisa de um gerenciamento de perfil o lapenv eh uma boa opcao, eh usado para quem tem laptop com tipos de configuracoes de rede diferente.

http://lapenv.sourceforge.net/



[]
Slackware 10.2
Ricardson Williams
Comentário de ano@nimo.com
Xfce4 !?: Xfce4 !?

O filemanager do Xfce4 é muito ruin! E o Xfce4 não é tão rapido assim. Poderiam considerar a possibilidade de incluir/usar uma versão do afterstep com uma taskbar/launchbar estatica, como do Xfce4.
Comentário de thebluesgnr
Ubuntu: É bom destacar também o guia oficial do Ubuntu, que pode ser lido em:

Sistema -> Ajuda. A partir daí, "Ubuntu 5.10 Starter Guide" (apesar do título, o guia está em português).

Comentário de CWagner
AfterStep? : AfterStep?

Não seria melhor considerar um projeto mais novo, como o Window Maker?

Pelo menos iria valorizar o trabalho de um brasileiro.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de wrochal
O Morimoto deveria rever seu: O Morimoto deveria rever seu conceito diante ao firewall, que as regras deles estão incorretas.

William Rocha Lima
wrochal(@)Linuxit.com.br
www.linuxit.com.br
blog.linuxit.com.br
wrochal.linuxit.com.br
Comentário de joaoemanuel
Poderia também considerar, a: Poderia também considerar, além do WM, o FB e o BB.
Comentário de Willian
OpenDocument e PDF: Amigos,

Tomei a liberdade de copiar o conteúdo do "Guia do Ubuntu" em formato OpenDocument e exportei para PDF. Disponibilizei os dois arquivos para downloads em:

http://www.xmlbr.com.br/willian/GuiaUbuntu.odt
http://www.xmlbr.com.br/willian/GuiaUbuntu.pdf

Como prefiro deixar os textos em documentos para facilmente lê-los quando bem entender, resolvi também disponibilizá-los.

Abraços,
Willian
Comentário de Carlos E. Morimoto
Poderia indicar o erro?: Poderia indicar o erro?
Comentário de glenio
xfce: O gerenciador de arquivo do Xfce é muito estranho mesmo, prefiro o XFE, ou o ROX.
Comentário de Carlos E. Morimoto
Quem gostar, passe no site e: Quem gostar, passe no site e compre um livro ou CD, ou clique num dos links do google. "Ajude o Morimoto a ficar trilhardário" :-P.
Comentário de hamacker
Se voce compilar o xfce, o ge: Se voce compilar o xfce, o gerenciador de arquivos dele é parecido com o rox e xfe em forma de arvore dois paineis (a-la windows explorer), estranhamente a versao binária para debian e derivados ele abre uma janela quadrada semelhante exibindo icone de arquivos sem nenhuma estrutura de arvore de diretorios. Mesmo assim é diferente, exibe miniaturas de imagens e quer tocar amostragem de musicas, mas é preciso associar os programas aos arquivos individualmente e usabilidade é diferente.

Uma outra coisa diferente é que usando os binários para o debian é impossivel editar o menu diretamente no menu, voce tem que ir até o painel de controle dele e acha-lo quase que escondido.

Uma outra diferença a versão binária não vem com suporte a sombra nas janelas (xcompmgr) quando a placa de video tem suporte a aceleração 3D.

Em suma, para Debian o pessoal empacotou o XFCE com menos recursos e talvez fosse melhor compilar e instalar o XFCE na mão pelo compilador+instalador gráfico dele para ter acesso ao que ele realmente é.

Comentário de jarbelix
Gostei do Tutorial do Morimoto: Realmente, o morimoto tá de parabéns pelo tutorial em Português Brasileiro.

É isso que os novatos e acostumados com Windows precisam para criar coragem de migrar de Sistema Operacional.

Gostei muito mesmo. Como toda documentação do morimoto é de forma muito simples e clara para os iniciantes.

Parabéns Morimoto!

[ ]s
Jarbas
Comentário de creative@commons
licença para isto?: no rodapé da página tem o seguinte:

"© 1999 - 2004 :. Todos os direitos reservados :. Carlos E. Morimoto"

você deveria pedir autorização para ele antes de fazer isto, senão estará infrigindo as normas do direito autoral.





Comentário de creative@commons
complementando: apenas porque alguém escreve sobre algo livre, não quer dizer que também seja livre.
Comentário de ricardson
:
Nao sei porque as pessoas criticam tanto vc Morimoto..nao uso o kurumin mas ja usei e tenho amigos que nunca usaram linux e conseguiram usar pela primeira ver atraves do Kurumin..se o conceito de firewall esta errado porque nao manda um bug report???
vc esta de PARABENS pelo trabalho que vem fazendo !!!!


[],
Slackware 10.2
Ricardson Williams
Comentário de Julio Nascimento
Muito bom: Acabei de instalar o Ubuntu e dei uma lida no Manual do Morimoto. Gostei muito. Linguagem simples e direta. Tirei várias dúvidas lá. Parabéns Morimoto. !!
Comentário de semente
Você usa Sarge?: Bom, na Sid e na Etch parece que tá normal o gerenciador de arquivos. Eu lembro que antes ficava só uma janelinha simples, mas agora tá diferente.

--
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de Magno K
Pequena correção: Parece-me, EMHO, que o segundo repositório indicado na matéria do Morimoto pertence ao Sarge, não ao Etch. Facaria assim:

deb http://ftp.debian-unofficial.org/debian sarge main contrib non-free restricted

O resto está perfeito.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de aa
Sugestão pro Maremoto: Maremoto, pelo que sei o Kurumin é baseado na versão testing do Debian, certo? Aí eu pensei com a irresponsabilidade de quem não é o mantenedor do projeto: por que não basear o Kurumin no Ubuntu estável mais recente? Senão vejamos:

1) pacotes mais estáveis que o testing do Debian (mais estáveis no sentido de que eles não mudam de versão de jeito nenhum). Isso pra mim signifca menos problemas se o cara começa a usar os repositórios pra acrescentar pacotes.
2) suporte com atualizações de segurança e correção de bugs por 18 meses.
3) pacotes mais recentes que a testing
4) quase a mesma quantidade de pacotes que o Debian unstable
5) KDE agora é usado pelo Mark que pretende dar mais apoio ao lado KDE da distro. O chefão dando apoio deve ser bom, penso eu. :)
6) E por fim, a galera do Debian que detesta o Kurumin talvez o esqueça, já que o Kurumin não seria mais diretamente baseado no Debian. :)

Não sei como sua distro é feita nem sei se daria muito trabalho mudar isso, mas ... Talvez se perca um pouco da estabilidade da testing (establidade no sentido de menos bugs), mas dado que o Ubuntu corrige os bugs do KDE rapidinho ...

Só uma sugestão irrespon?avel.

falou! :)
Comentário de aa
Esqueci de mais um detalhe: o: Esqueci de mais um detalhe: os dois sistemas usam o esquema do sudo como padrão. São praticmaente irmãos de armas. :)

Falou, Tsunami. :)
Comentário de Douglas Augusto
> 6) E por fim, a galera do D: > 6) E por fim, a galera do Debian que detesta o Kurumin talvez o esqueça, já que o Kurumin não seria mais diretamente baseado no Debian. :)

Pelo que eu saiba o Kurumin não é diretamente baseado no Debian, mas sim no Knoppix, embora use o mesmo repositório.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Marcelo Ulianov
dãnnn...: e o Knoppix é baseado em que ?
Comentário de Douglas Augusto
O autor foi claro, e referiu-: O autor foi claro, e referiu-se à descendência direta. Para tanto propôs a distribuição Ubuntu (que por sua vez é derivada diretamente do Debian) como solução para o Kurumin se livrar da suposta descendência direta em relação ao Debian. Ou seja, seria trocar 6 por meia-dúzia.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de glaydsonlima
Já tentou rodar o Live-CD do: Já tentou rodar o Live-CD do Ubuntu? Demora muito! E a instalação do Kurumin é muito mais simples para usuários novatos. Acho que ficaria mais fácil simplesmente mudar os repositórios.

Em relação ao povo que detesta o Kurumin, acho q muitos são daquele tipo que acha fala com desdém, achando ruim: "Hoje todo mundo usa Linux".

Eu só tenho uma crítica ao Kurumin, mas em virtude de todas as suas virtudes eu vou deixar pra lá :P


Comentário de aa
Desculpem, eu não conheço o: Desculpem, eu não conheço o Kurumin muito bem, mas quando eu disse que ele é baeado no Debian testing eu quis dizer que ele usa como fonte de seus pacotes o repositório do Debian testing. Não é assim? Desculpem se eu me enganei, mas eu vi o KDE 3.3 lá, por isso pensei assim. A minha proposta é usar os pacotes do Ubuntu e apontar pros repositórios do Ubuntu em vez de usar e apontar pros repositórios do Debian. O resultado seria um incrível upgrade de pacotes, em particular o KDE. O Kurumin usa o xorg ou ainda xfree?
Comentário de aa
Eu realmente acho que me ex: Eu realmente acho que me expliquei muito mal. Eu não propus mudar a arquitetura do Kurumin pra ser baseado no LiveCD do Ubuntu. O que eu proponho é que as apliações que vem no kuruin sejam recompiladas ou pegas do repositório do Ubuntu e apontar pros seus respositórios , só isso (quer dizer, mais uma vez, eu não sei o quão fácil ou difícil é isto, foi só uma sugestão irresponsável).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004