“
Entrei no site da PUC Minas para ver minhas notas e verifiquei a ótima iniciativa da Universidade de migrar os aplicativos de escritório proprietários para a liberdade do OpenOffice.org 2.0 cujos princípios incluem a autonomia para copiar, modificar e redistribuir programas. "Essa semana iniciou uma campanha em toda a Universidade, que inclui, entre outras ações, ciclo de palestras especialmente para divulgar a iniciativa na comunidade acadêmica, contemplando todos os campi e unidades. O objetivo, além de informar sobre a mudança, é conscientizar os usuários de que esse tipo de software pode ser usado livremente, podendo até ser facilmente instalado em casa como alternativa eficiente ao uso ilegal de softwares-proprietários pirateados. A meta é adotar o software livre também na área administrativa, numa segunda fase ainda sem previsão. Programas como o Word, Excel e Power Point serão substituídos pelos correspondentes Writer, Calc e Impress, respectivamente." Vale a pena conferir. ” A nota foi enviada por Mister Sheik (mr·sheikΘgmail·com) , que enviou este
link para mais detalhes.
Está tendo seus primeiros passos na linha de comando *nix, mas já está vivamente impressionado com o que tem em mãos. Embora sua placa de rede não tenha sido reconhecida e sua placa de som ainda não ter os 6 canais funcionando ( 4 já estão ) ele realmente ficou impressionado o bastante com essa distribuição Linux moderna a ponto de encomendar um hardmodem só para ter acesso aos repositórios e fazer as atualizações ou eventuais compilações necessárias.
O ponto é: ele hoje comentou comigo que achou o máximo o Base do OpenOffice! :) Eu comentei com ele também que macros, gravação e edição de macros e form designers estão igualmente disponíveis e ele quase teve um aneurisma. :)) O cara é fera em Excel também então não duvido nada venha a se apaixonar pela suíte.
Ele também se amarrou no Evolution. Acho que ainda não tentou GIMP ou GAIM, mas ainda chega lá... :)
Logo, logo vou por o sujeito na linha e fazê-lo parar de pensar que precisa de java para desenvolver no Linux. Vim, C, Make, Python e GTK+, here we go!
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")