Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OpenOffice.org 2.0 na PUC MInas

Entrei no site da PUC Minas para ver minhas notas e verifiquei a ótima iniciativa da Universidade de migrar os aplicativos de escritório proprietários para a liberdade do OpenOffice.org 2.0 cujos princípios incluem a autonomia para copiar, modificar e redistribuir programas. "Essa semana iniciou uma campanha em toda a Universidade, que inclui, entre outras ações, ciclo de palestras especialmente para divulgar a iniciativa na comunidade acadêmica, contemplando todos os campi e unidades. O objetivo, além de informar sobre a mudança, é conscientizar os usuários de que esse tipo de software pode ser usado livremente, podendo até ser facilmente instalado em casa como alternativa eficiente ao uso ilegal de softwares-proprietários pirateados. A meta é adotar o software livre também na área administrativa, numa segunda fase ainda sem previsão. Programas como o Word, Excel e Power Point serão substituídos pelos correspondentes Writer, Calc e Impress, respectivamente." Vale a pena conferir. ” A nota foi enviada por Mister Sheik (mr·sheikΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
+- offtopic: Distribuí 4 CDs do Ubuntu entre a galera do trabalho e pelo menos um deles está mostrando resultados positivos ( programador Delphi/Java ). :)

Está tendo seus primeiros passos na linha de comando *nix, mas já está vivamente impressionado com o que tem em mãos. Embora sua placa de rede não tenha sido reconhecida e sua placa de som ainda não ter os 6 canais funcionando ( 4 já estão ) ele realmente ficou impressionado o bastante com essa distribuição Linux moderna a ponto de encomendar um hardmodem só para ter acesso aos repositórios e fazer as atualizações ou eventuais compilações necessárias.

O ponto é: ele hoje comentou comigo que achou o máximo o Base do OpenOffice! :) Eu comentei com ele também que macros, gravação e edição de macros e form designers estão igualmente disponíveis e ele quase teve um aneurisma. :)) O cara é fera em Excel também então não duvido nada venha a se apaixonar pela suíte.

Ele também se amarrou no Evolution. Acho que ainda não tentou GIMP ou GAIM, mas ainda chega lá... :)

Logo, logo vou por o sujeito na linha e fazê-lo parar de pensar que precisa de java para desenvolver no Linux. Vim, C, Make, Python e GTK+, here we go!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de dudanogueira
Pena...: Pena que pelo que ouvi contar e percebi no site, a migração para por aí. OpenOffice em cima de windows...

Pelo menos até o momento. Imaginem que lá tem diversos computadores nas bibliotecas pra acessar o pergamum no servidor IIS (consulta de biblioteca, livros e tal), tudo com windows... pergamum é em php...

E pra piorar, a PUC tá montando alguns telecentros, não sei certo onde, mas vi num jornal interno, aqueles PUC INFORMA. Imaginem o OS utilizado...

Já me falaram que eles tavam caindo (ou já caíram) no esquema Academic Alliance, treta da MS...

Pena.. Enquanto isso, UNI lançou curso de software livre, FUMEC na área... DCC-UFMG bombando (ufa!), Centro Cultural UFMG estudando produção de audio/video no linux...

PUCMINAS tá atrasada no quesito.
Software livre pra ela é learnloop rodado no iis :(
Comentário de welrbraga
é um bom começo: Este é um bom começo. Não adianta imaginar que se migra toda uma infra-estrutura na virada do dia. Eu sinto isso na pele todos os dias pois num primeiro momento achei que isso era possível mas depois acabei caindo na real que as coisas devem ser feitas devagar, principalmente quando se lida com usuários comuns que usam o computador como uma geladeira. E olhe, que eu só tenho pouco mais de 400 usuários para me preocupar, imagine uma PUC, um IBGE ou outra grande corporação!

Toda longa caminhada começa com o primeiro passo, ou se preferirem toda migração começa com primeira instalação do OpenOffice ;-)

---
Dar boot no Windows é humano, Insistir em usar é burrice!
User Linux: #253605
Comentário de Gisele Brugger
learnloop: Só para informação:
O learnloop foi desenvolvido em PHP e não roda em IIs mas em :
servidor Linux ( Debian)
servidor web : apache
servidor de email: sendmail
banco de dados : mysql

Quanto a migração, realmente é um processo lento principalmente quando falamos em mais de 45.000 usuários.
Quanto aos telecentros : adotamos o PUX (mais detalhes em : http://www.inf.pucminas.br/pux) que é uma distribuição live cd baseado no knoppix.
Comentário de ferdam
Perfeito, Welington, : Perfeito, Welington,
eu também acho que isso já é um bom começo.
Na empresa onde trabalho tem de 12000 a 16000 desktops, já pensou migrá-los de uma só vez (caso a Empresa concordasse com isso !).
A grande jogada é "comer bela beirada", conquistar os formadores de opinião.
Cultura não se obtém da noite para o dia.
Não tenho a menor dúvida que conseguiremos vencer. E melhor ainda, convencer !
Abraços,
Fernando
Gentoo Jackass Toolkit Project 2005.0
Comentário de marcosalex
Não dá pra sair do Windows: Não dá pra sair do Windows enquanto não tiver migrado todos os sotwares legados. Mas o melhor caminho é com o OpenOffice, Firefox, Apache. Eles estão na direção certa.

E não condeno eles por terem fechado contrato com a MS também. Uma universidade precisa capacitar o profissional em vários SOs e o Windows ainda é o mais utilizado, sem falar que ainda tem muita coisa que só roda em Windows. O importante é que eles estão caminhando rapidamente em direção ao Linux nos seus sistemas internos.

Haskell developer
Comentário de Marcelo Linhares
Especialização em Software Livre pela PUC Minas: "Pena.. Enquanto isso, UNI lançou curso de software livre, FUMEC na área... DCC-UFMG bombando (ufa!), Centro Cultural UFMG estudando produção de audio/video no linux..."..

A PUC Minas já oferece um curso de especialização em Software Livre há algum tempo..

Mais Informações
Comentário de jchaves13
UNI e SL: Só que fui fazer a pré-inscrição no curso da UNI e não consegui imprimir, só usando IE, ai larguei.

Comentário de Elton Minetto
Conforme essa notícia public: Conforme essa notícia publicada aqui no br-linux
http://br-linux.org/linux/?q=node/604
a universidade onde trabalho já migrou para o OpenOffice a algum tempo. A briga ainda é grande mas com treinamento e vendo a economia tudo melhora.

Comentário de dudanogueira
Demorou pra se tocar.: Claro, onde trabalho passei tudo pra thunderbird (era eudora...), firefox (era ie) e espero passar pra openoffice (ainda é msoffice capado que vem com dell), depois dar o tombo final pro linux. Felizmente grande parte do parque é MAC e Linux. Nunca tivemos windows server. Sei dos problemas de migrar algumas pessoas (50), imagino no caso da puc.
Eu Faço Relações Públicas e trabalho com tecnologia de curioso...

Mas minha queixa é a demora em se tocar, a lentidão da reação e a fraqueza dela...

É vc colocar 10 windows pra acessar um sistema (pergamum) que poderia ser acessado com terminais burros em modo kiosk, porque não faria diferença nenhuma...

É ter os servidores, "muitos deles", como disse o administrador da minha unidade, em Windows e nem se preocupar com linux, pois é melhor deixar do jeito que tá.

IIS roda php e mysql, se não me engano, certo?
Não que eu esteja dizendo que o learn loop da puc rode em windows, isso num sei. Eu não faria, mas tem gente que faz, ó: direto da ms

Ok, Parceria com a Microsoft. Quer falar que está abraçando o Software Livre, como no PUC Informa que recebi Hoje? Faça parcerias com A Novell também, ou IBM, Mandriva, Ubuntu. Espalhe o ubuntu pelos telecentros.

PUX? Pelo screenshot, minha mãe não o utilizaria. Nem a secretária do coordenador... UBUNTU
Que tal fazer install fest de ubuntu na PUC? Pedir um bocado de cds, ou até mesmo comprar CDs a preço combinado direto da Ubuntu pra ajudar o projeto e distribuir pros alunos... ubuntu agora é certificado ibm...

Curso de especialização em Software Livre Aplicado, na PUCMINAS, só em Arcos, segundo o PUC INFORMA DO MÊS

Marcossalex: Uma universidade precisa capacitar o profissional em vários SO
O problema é quando capacita praticamente em somente um SOs...

O importante é que eles estão caminhando rapidamente em direção ao Linux nos seus sistemas internos.
Eles estão em direção do software livre, o que não necessáriamente inclui o linux no seu principal percursso, ou, o linux não é exatamente a direção deles.

Concordo que é um bom passo. Mas está longe das outras universidades tanto no quesito da utilização do software quanto na capacitação dos alunos e funcionários.

Gisele, parabéns pela iniciativa (eu soube dessa migração há um mês atrás, pela rádio peão...). Espero que dê tudo certo e que vocês nos tragam resultados positivos e mais boas notícias numa postagem voluntária, afinal, assessoria de comunicaçao em TI está em alta, hehehee (/me vendendo o peixe) ;)

Sucesso!
Comentário de dudanogueira
já desisti...: Desisti de tentar fazer a matrícula de veteranos do sistema de gerenciamento de alunos (SGA) da puc com o firefox. nem windows, mac nem linux, só IE mesmo.

Teve uma vez que eu fiz, saiu tudo errado, tive de ir lá numa data tal pra consertar. W3C neles ;)
Comentário de zoeirapura
filhos da puc...: A princípio o seu comentário tira todo o crédito da puc-minas migrar institucionalmente para o Openoffice aparentemente pela puc ser uma universidade privada.
Considerando que nunca li nada a respeito da unicamp adotar institucionalmente o openoffice, nem a usp, nem a unesp, nem qualquer outra universidade brasileira fazendo isso, e considerando que a puc-minas está estimulando inclusive a utilização do openoffice na casa dos usuários isso é um grande avanço para o software livre sim. Pode até ser pequeno se comparado com outras iniciativas, mas sem dúvida é um grande avanço considerando a realidade em que vivemos.

Quanto ao PUX, parece uma modificação do knopix para atender as necessidades deles, o que não me parece uma má idéia.

Por que o Linux deveria ser a direção da universidade?
Ela não é estatal, pode escolher o que melhor convier aos seus objetivos. Quais objetivos? sei lá, mas o mercado pede muita gente com formação windows e o mesmo mercado está começando a entender o que é o Linux. NÃO HÁ sobra de mão de obra qualificada em qualquer uma das plataformas, se a universidade escolher apoiar o Linux estará apoiando algumas empresas que usam Linux, se escolher apoiar o Windows estará apoiando outras empresas que utilizam windows ao formar profissionais para atuar nessas empresas.

Quanto a fazer parcerias com Microsoft/IBM, qual a diferença entre essas duas empresas? uma é mais boazinha que a outra? As universidades estatais fazem acordos com a MS e com mais uma porrada de empresas, porque a puc-minas não deveria fazer?

Qualquer passo que expanda o uso de software livre, no Brasil, e permita o desenvolvimento e manutenabilidade desse modo de desenvolvimento tem que ser apoiado. Se for em uma instituição grande mais ainda, porque as empresas que quiserem vender para essa instituição terão que adaptar o produto a instituição a ponto de não tornar inoperável o sistema original da instituição.




(:)[podem me xingar]
Comentário de FoundDeath
Fa7: Bem... ainda estou terminando o primeiro semestre de sistemas de informação da Fa7 e pelo que pude ver não há software livre por lá. Apenas ouvi dizer que o laboratório de redes tem máquinas com dual boot e linux para as cadeiras de redes, realmente vi um debian instalado por lá. Mas o lance é bem microsoft me parece que eles tem alguns contratos.
Vou esperar pelos próximos semestres e pesquisar melhor dentro da faculdade para ver o que eles tem ou não de software livre.
Não cheguei a ver nenhum OpenOffice instalado por lá e quando passeio com minha camisa do Slackware por lá até mesmo alguns alunos me olham torto.

Abraços.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004