Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Comparando o OpenDocument e o MS XML

Texto interessante comparando o o OpenDocument e o MS XML sob o ponto de vista técnico.” A nota foi enviada por Leandro R. M. de Marco (leandromarcoΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
ponto de vista prático: OpenDocument representa uma virada rumo à padronização de documentos de escritório em formatos abertos, livres de patentes e sem um monopólio Internacional por trás mandando as cartas.

M$XML representa uma última tentativa da firma de salvar seu monopólio frente à ameaça do software livre e padrões abertos. Embora pareça aberta, o é apenas o suficiente para passar essa ilusão. Extensões proprietárias logo virão e uma vez que a ameaça de padrões abertos tenha passado e o monopólio tenha sido garantido, uma vez mais usuários incautos estarão sem opções e obrigados a compulsoriamente desembolsar grana para manter sua dependência dos "serviços" da firma favorita dos ignorantes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Leandro R. M. de Marco
Tudo isto é verdade: Tudo o que você disse é verdade. E geralmente é isso que lemos por ai quando alguém publica algo sobre o assunto.

Achei esse texto interressante porque aborda o tema dando ênfase ao lado técnico, o que raramente se vê nos textos que se lê sobre o assunto. Embora considere mais importante o fato do OpenDocument ser aberto, é importante que as pessoas saibam de sua vantagem técnica. No caso de Massachussets por exemplo, a Microsoft clama que seu formato é superior e até agora eu não tinha visto ninguém rebater isto. É importante que além de enfatizar o fato do ODT ser aberto, enfatizemos também suas vantagens técnicas.
Comentário de Bruno Laturner
No começo do artigo eu já t: No começo do artigo eu já tava comentando comigo que a Groklaw era muito suspeita em falar mal da M$.

Depois vou lendo, lendo, lendo mais e não consigo entender nada daquele MS XML. Vejo alguns padrões XML que já aprendi do lado do OpenDocument, vejo um texto mais limpo, também no OD, mas ainda continuo a não entender que diabos tá acontecendo do lado da MS.

Ela que mais fez alarde que XML era maravilhoso e agora não usa ao menos um padrão baseado nele?

Se aquilo fosse escrito em C, dava pra concorrer no IOCCC facinho.

----------------
AjudaLinux.org Distro Book Wiki - Ajude você também a quebrar a barreira!
Comentário de joaoemanuel
Nemesis, estou de pleno acord: Nemesis, estou de pleno acordo contigo. O maior problema é que se acontecer do MS-XML, beleza a XML é agora da MS, ganhar todos perdem, pois é um formato rídiculo e de muito mal gosto digasse de passagem. Este formato é para seres do espaço, principalmente aqueles que querem reinventar a roda, e sinceramente que roda estupidamente mal feita. :-D
Comentário de joaoemanuel
Olá Bruno, acho que nem para: Olá Bruno, acho que nem para concorrer com o IOCCC, pois este novo formato de XML da MS é tudo menos liguagem de programação. Olhando o MS-XML, prefiro ler códigos em assembler ou em binário mesmo, é mais compreensível que este formato da MS.
Comentário de Flávio Theruo Kaminisse
Texto muito interessante: Muito bom este texto comparando os dois formatos, realmente um texto bem técnico, e bem explicativo.
Muito boa dica
Comentário de André Moreira
Depois de olhar o código...: Eu ia traduzir o texto mas depois de olhar o código XML da Microsoft eu nem me preocupei mais.
Comentário de joaoemanuel
Só arrumando o meu comentár: Só arrumando o meu comentário.
Na parte _pois este novo formato de XML da MS é tudo menos liguagem de programação_: troque _liguagem de programação_ por _formato de documento_.
Comentário de The Darkness
Nem quando resolve lutar na n: Nem quando resolve lutar na nossa arena (padrões abertos) ela sabe escolher as armas direito.
Imagina quando ninguém via o que estava acontecendo.

Quando a idéia base é fazer algo totalmente aberto o padrão KISS é muito usado e a reutilização de padrões é fortemente usada.
Mas quando as coisas são feitas de forma mais compliacda do que o necessário e sem seguir padrão nenhum dá para pensar em quais eram realmente as idéias originais.

Só o futuro vai dizer quem vai vencer, mas de cara eles já sairam perdendo.

Que o mundo esteja mais inteligente e escolha o melhor e não o mais "MARKETADO".

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004