Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Livraria Tempo Real procura solução livre para gestão comercial

Após mais de 5 anos de utilização do sistema de gestão atual, estamos em busca de uma solução livre que permita a integração transparente de nossas unidades de negócio como lojas físicas, loja virtual e eventos.

É de nosso interesse que a solucao seja disponibilizada livremente na rede segundo licenças abertas ( GPL, LGPL, BSD, etc ... ).

Todos os pontos de venda devem acessar uma base de dados relacional integrada através de procedimentos agendados. Um produto ou cliente deve ter seus dados disponíveis em todas as unidades através da replicação dos dados. Em caso de queda de conexão, as unidades devem ter a possibilidade de funcionamento independente e posterior integração.

Não existe restrição a linguagens de programação ou bases de dados, sendo que os tópicos abaixo têm que ser plenamente satisfeitos.

Temos disponibilidade de investimento em desenvolvimento e podemos estudar um contrato de suporte mensal.

Na parte da loja física, o sistema deve contemplar:
- Controle de estoque;
- Contas a pagar e receber;
- Vendas balcão ( emissao de ECF );
- Vendas telefônicas ( emissão de notas fiscais );
- Orçamentos;
- Controle de consignações;
- Reservas de produtos;
- Diversas formas de pagamento.

Na parte do Site o sistema deve contemplar todas as funcionalidades comuns de um e-commerce e mais :
- Sistemas de parceria;
- Vale compras e descontos;
- Envio de e-mail marketing;
- Venda de produtos usados.

Os interessados ( pessoas físicas e jurídicas ) em prover esta solução devem enviar especificações técnicas do sistema, link para web site, contatos com clientes usuários da solução e apresentação do sistema. A partir dessas informações poderemos agendar uma reunião presencial. O e-mail para contato é andreΘtemporeal.com.br.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rabugento_jr
também tenho interesse neste: também tenho interesse neste assunto e acho que boa parte dos comerciantes em geral que queiram baratear seus custos com software em seus estabelecimentos comerciais.

Um software baseado em PHP e MySQL, tipo PHPNuke, o ex-mambo e derivados seria um bom ponto de partida.

Caso alguém conheça algum software, seria de grande ajuda.
Comentário de rabugento_jr
também tenho interesse neste: também tenho interesse neste assunto e acho que boa parte dos comerciantes em geral que queiram baratear seus custos com software em seus estabelecimentos comerciais.

Um software baseado em PHP e MySQL, tipo PHPNuke, o ex-mambo e derivados seria um bom ponto de partida.

Caso alguém conheça algum software, seria de grande ajuda.
Comentário de dosul
solis:
Olá

Os produtos da solis http://www.solis.coop.br/
podem ser uma opção.

[]
Comentário de imavebr1
Sistema quase perfeito: Boa dia, estou desenvolvimento um sistema(cadastro de cliente e produto básico) que tb necessita operar localmente caso o link caia.

Ao final desse projeto pretendo aperfeiçoa o sistema e desenvolver outros modulos, algo que tenho em mente para esse sistema e que ele tenha opção de escolher o tipo de negocio, que a pessoa quando utilize so tenha que desenvolver o modulo base(seu modelo de negocio).

Então se for criado um força de trabalho para esse projeto ou mesmo uma discussão sobre o tema me coloco a disposição pois tb tenho interesse no mesmo.

[]'s mave
Comentário de Joaokiju
Verifica estes ai... : Verifica estes ai...

http://siages.solis.coop.br
e
http://fred.solis.coop.br
Comentário de rednaxel
Open Source x Free Software: A Rednaxel tem um produto com três anos de mercado que roda em Windows e Linux (tanto no servidor quanto nas estações). Inclusive tem algumas fotos do RNGE 2 no site, rodando em CL 10 e Debian Sarge. A licença não chega a ser GPL, mas é um tipo de open source: os fontes podem ser disponibilizados para clientes mas estes não podem redistribuí-los para terceiros.

Na prática, a grande maioria dos clientes não se interessa pelo código-fonte. Os poucos que se interessaram, guardam os mais de 100 KLOC apenas como uma garantia de continuidade do software. Nossos contratos de suporte não cobrem alterações feitas pelo cliente - se ele fizer um "branch", está por sua conta e risco.

Alex

Comentário de Gustavo Ribeiro
RNGE2 não é Open Source nã: RNGE2 não é Open Source não viu ! Você entrou em contradição: "é um tipo de open source: os fontes podem ser disponibilizados para clientes mas estes não podem redistribuí-los para terceiros."

Open Source não restringe a distribuição dos fontes não. Me deixa revoltado como pessoas querem se aproveitar do movimento de código aberto/software livre e saem falando que seus produtos são livres ou de código aberto. Isso é demagogia Alex, seu produto NÃO É OPEN SOURCE.
Comentário de rednaxel
Um "tipo": Eu não disse que era Open Source. Disse que era um "tipo" de open source, para salientar que os fontes estão disponíveis, sim. Nós poderíamos inventar um nome diferente, tipo "Not Shared But Available Source" ou coisa do gênero. Na verdade isso nem faz diferença, porque em 99% dos casos a maior preocupação do cliente é saber se o software funciona e atende as suas necessidades.

Não precisa se revoltar: nosso produto não é para "freeloaders" que ficam esperando alguém gastar tempo e dinheiro fazendo um software para depois pegar de graça e distribuir. Pelo menos por enquanto, pois nada impede que um dia no futuro isso mude.

Alguns clientes se preocupam em ter acesso aos fontes apenas como uma medida de segurança. Geralmente não é para mexer no código, mas sim para ter os fontes caso no futuro eles queiram mudar de fornecedor ou mesmo se a empresa que o desenvolveu sair do mercado. Quem está no mercado há mais tempo sabe que essa é uma medida sensata.

Alex

Comentário de Fabio A Mazzarino
O Enunciado Foi Bem Claro: O Enunciado foi bem claro. Solução Livre. Entenda-se Software Livre.

Ok. Zoeiras a parte o software pode ser legal, mas seria melhor se fosse Software Livre, assim a própria Tempo Real poderia auxiliar no desenvolvimento.

Acho que é isso. ;o)


Comentário de sri_canesh
Será que já tentaram o Comp: Será que já tentaram o Compiere? http://www.compiere.com.br/

Cássio R. Eskelsen

Comentário de André Wolff
Solução livre: Oi Pessoal,

Na verdade temos interesse em usar uma solução livre, que possa ser disponibilizada para que outras empresas também utilizem e colaborem no desenvolvimento. Entrarei em contato com o pessoal da RedNaxel para conhecer o produto, mesmo este não está de acordo com essa exigencia.

Outra questão é que não existe nenhum mecanismo pronto de integração entre os pontos de venda físicos e virtuais.

Quem tiver projetos dentro da definição, por favor entre em contato.

Atenciosamente,

Livraria Tempo Real
André Wolff
Comentário de André Wolff
Soluções da Solis: Oi João,

Eu conheço as soluções da Solis. Respeito muito a empresa, sua filosofia e profissionais. O próprio Douglas me mostrou o SIAGES, porém ele ainda precisa percorrer um bom caminho para chegar ao ponto que precisamos, além disso precisamos da integração com uma solução de comércio eletrônico.

Espero que outras empresas/desenvolvedores também tenham projetos interessantes para mostrar !

Atenciosamente,

Livraria Tempo Real
André Wolff
Comentário de Rosana
Acho que faz parte da filosof: Acho que faz parte da filosofia do open-source "poder adaptar o software as nossas necessidades".

Esperar que algo free caia de bandeja já é pedir demais.

Qual será a contrapartida de vocês? Por que vocês não pegam um Solis da vida e patrocinam um dsenvolvedor para adaptar o projeto e depois liberam o código ? Seria mais interessante para a comunidade.


Comentário de brain
A proposta: Rosana, na proposta diz claramente que há disponibilidade pra investir no desenvolvimento, né? O que eles estão procurando é o desenvolvedor interessado.
Comentário de Magno K
GPL de mentirinha: Talvez "not shared but available source (sic)" fosse mais digno da sua parte.

"Freeloaders"? Com essa mentalidade você vem discutir aqui, conosco? Só o kernel do Linux que você usa como "freeloader" tem mais valor agregado do que qualquer produto que você possa disponibilizar com essa sua licença, digamos, "exótica", programando a vida inteira.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de cinz3nt0
Uma pergunta?: A Livraria Tempo-Real irá pagar pelo desenvolvimento do sistema e lançara como softer livre ou quer um já pronto e já aberto?
Comentário de Ark
Caramba: O texto é claro, e objetivo.
Não entendo porque de tantos comentários perguntando ou criticando o que está escrito. Hm, agora lembrando do quanto o povo curte ler até o final e interpretar texto, entendi.
Comentário de Eduardo RBS
LinuxStok: O André já conhece o LinuxStok, mas visto que eu posso desenvolver apenas meio-período não posso assumir o compromisso de implementar as funções que ele deseja ao projeto.
O LinuxStok é GPL, portanto, se alguém quiser contribuir (especialmente com código) para o projeto seria muito bem vindo.
[]'s
Eduardo RBS
linuxstok.sourceforge.net
Comentário de Fernando Oliveira da Silva
Software GPL: Olá pessoal.

Eu trabalhei em uma empresa desenvolvendo uma software ERP em JAVA sob a liçenca GPL...logo que eu sai de lá eles estavam implementando a versão WEB...mais o sistema é bem completinho tem também integração com ECF.

http://www.stpinf.com
http://sourceforge.net/projects/freedom-erp
Comentário de André Wolff
Faz parte: Oi Rosana,

Como disse, algums opções nós já testamos ou conhecemos. Outro projeto interessante é o LinuxStok que está caminhando bem. A nossa posição é devem existir inúmeras iniciativas que cumprem parte do que precisamos ou eventualmente tudo, queremos avaliar todas as candidatas para ai sim, desenvolver um plano de apoio ao desenvolvimento.

Temos um orçamento de um sistema comercial que tem praticamente tudo o que queremos, mas se existe fechado, há de haver uma solução aberta compatível. Se no momento não há, estamos interessados em apoiar uma iniciativa que a concretize !

Atenciosamente,

André
Comentário de André Wolff
Muito bom !: Oi Fernando,

Gostei bastante do site, o projeto parace ter bastante aderencia o que precisamos ! Já entrei em contato !

Atenciosamente,

Andre'
Comentário de sri_canesh
"Temos disponibilidade de inv: "Temos disponibilidade de investimento em desenvolvimento e podemos estudar um contrato de suporte mensal."

Cássio R. Eskelsen

Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Algumas opções...: Olá André,

Seguem algumas opções de gestão empresarial de código aberto que rodam no Linux:



Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de nemesis
hein?: "Um software baseado em PHP e MySQL, tipo PHPNuke, o ex-mambo e derivados seria um bom ponto de partida."

Por que?

Pessoalmente, eu acho um péssimo ponto de partida. Porque há linguagens e SGBDs melhores. Além disso, PHP só é razoável na web, e mesmo assim porcamente. E se o cara estiver pensando ao invés em um sistema cliente-servidor típico?

Sob ambos os perfis, eu recomendaria Python e PostgreSQL. Se cliente-servidor, usando GTK+ para GUI. Se web, Django como web framework.

Deixe PHP morrer em paz...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
fontes para clientes: Costumava ser regra no passado, principalmente software feito sobre medida para o cliente, o que claramente não é o caso do seu. Hoje em dia o cara pede um software e é extorquido se também quiser os fontes.

O software é do cliente, embora não tenha desenvolvido...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de AntiGerme
Megawork BAD!: Já entrei em contato com a Megawork algumas vezes, para a implantação do Compiere em um cliente, obtive um susto, pois a Megawork não disponibiliza o código das alterações que fizeram no Compiere.

Melhor, "Não disponibilizam nada!"

A propaganda deles em relação ao Compiere e que é SL é só fachada. Ligue para lá e peça um proposta e logo após pergunte sobre o código.
Comentário de sri_canesh
Contato: Nemesis,

Como posso te contactar?

Podes me mandar um email?

Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de flaviothunder
Isto não é proibido pela GPL ?: Eu não sei qual é a licença do Compiere mas o que esses caras fazem caso ela for GPL não é ilegal ?
No Brasil eles podem ser interpelados judicialmente ?
Comentário de Eurico
Este nemesias é demente! : Este nemesias é demente!
Nemesias você faz algo da vida alêm de programar?
Eu sou programador php e java e você sabe fazer algo alêm de pentelhar e desmerecer as coisas?

Comentário de Fabio A Mazzarino
Esclarecimentos sobre licenciamento Compiere: Pessoal:

Já tive contato direto com o pessoal do Compiere e do CompiereBR (até onde eu sei finado).

A licença do Compiere é MPL. Ou seja, é um software livre. Isso é fato. Qualquer um que utilizar o Compiere tem direito de ter o código fonte, modificar e redistribuir.

Só que o desenvolvimento do Compiere é meio controverso.

1. O Compiere nasceu no Oracle. E por um bom tempo foi assim. Somente recentemente bases de dados livres passaram a ser suportadas

2. As ferramentas utilizadas para documentar o Compiere não são livres. Restringindo o acesso a documentação

3. A política de contenção de informações do owner do projeto, é tolerada na comunidade devido a solidez do projeto.

O principal problema na comunidade do Compiere são informações e releases. O owner não libera informação pra qualquer um, e os releases são feitos primeiro para as empresas cadastradas, que ele chama de VARs (veja mais no blog), e pra ser um VAR é preciso pagar uma quantia considerável de dinheiro.

Ou seja, o próprio acesso a informações funciona dessa forma. Os VARs (selecionados por país) investem uma quantia considerável e depois não querem disponibilizar o código fonte.

Não liberar o código fonte do Compiere é uma grande besteira, é mesquinharia que não se justifica, uma vez que boa parte da funcionalidade do software está em informações armazenadas na base de dados e não estão expostas a MPL.

Não tenho certeza, muita coisa mudou desde que deixei de ter contato com o Compiere e o CompiereBR. Mas pelo que eu entendi o CompiereMW é um outro VAR, e não libera o código fonte.

Quem quiser uma versão livre de verdade, procure o pessoal da Etani
Comentário de nemesis
resposta curta: "você faz algo da vida alêm de programar?"

sim. eu também gosto de pentelhar e desmerecer as coisas. :)

"você sabe fazer algo alêm de pentelhar e desmerecer as coisas?"

sim. eu também sei elogiar tecnologias que o mereçam. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Robson Sanchez
Software de gestão Freedom: Com um pouco de investimento o Freedom poderia ser a base ideal para este projeto.

Atenciosamente,

Robson Sanchez
robson@stpinf.com
Setpoint Informática Ltda.
http://www.stpinf.com
http://www.freedom.org.br

Comentário de betao
ridiculo: Absolutamente ridículo. Mais um profundo desconhecedor das coisas... triste.
Comentário de betao
Se pagar por ele, sim.: Os fontes são dele desde que ele pague por eles.
Isso é mercado. E se a empresa que desenvolve fornece o software sem os fontes, por um preço muito menor, é obvio que a diferença é simplesmente pelo fato que futuras alterações ainda irão gerar lucros para a empresa.

Tem gente que coloca a comida na mesa programando, não dá pra tudo ser de graça.
Comentário de freesoftware
Opção Compiere: Pessoal,

Tem uma empresa q está customizando o Compiere para rodar no postgres... não sei em que pé tá... informações aqui
Comentário de Amós Carvalho
CompiereMW: Srs,

Sou gerente comercial da Megawork.

Lançamos em Dezembro um novo modelo comercial para o CompiereMW, onde estamos comercializando pacotes de serviços, compostos por Treinamento e Horas de Consultoria.

Nosso objetivo é capacitar o cliente para que ele mesmo faça a implantação e customização do sistema.

Pacote Ouro: R$ 22.500,00

- Treinamento ERP 16 horas
- Treinamento Framework 16 horas
- Treinamento JAVA/Compiere 8 Horas
- Instalação
- CD c/ Fontes, Banco de Dados, Ferramentas e Manuais
- Suporte Técnico 10 horas

Pacote Prata: R$ 17.500,00

- Treinamento ERP 16 horas
- Treinamento Framework 16 horas
- Instalação
- CD c/ Banco de Dados, Ferramentas e Manuais
- Suporte Técnico 10 horas

Pacote Bronze: R$ 12.500,00

- Treinamento ERP 16 horas
- Instalação
- CD c/ Banco de Dados, Ferramentas e Manuais
- Suporte Técnico 10 horas

Para maiores informações deixo disponível meus contatos: (11) 3141-3100 /(11)8354-9953 / msn: amoscarvalho@hotmail.com / Skype: amos.carvalho
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004