Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

BR-Linux analisa o Ubuntu 5.10 'Breezy Badger'

Conforme anunciei no final da semana passada, estou aproveitando uma série de circunstâncias favoráveis para testar uma das distribuições de Linux mais comentadas de 2005: o Ubuntu. Continuo usuário satisfeito do KDE e do SUSE, mas a disponibilidade temporária de um notebook me permitiu realizar este teste em condições reais de operação, portanto estou aproveitando.


 

Uma análise escrita por um usuário acostumado a outra distribuição pode ter seus desvios, portanto leve isto em conta. Mas até o momento a realidade desta distribuição derivada do Debian e com ambiente GNOME tem me impressionado positivamente.

Veja abaixo o texto completo da análise.

Os primeiros dois dias com o Ubuntu 5.10 'Breezy Badger'

por Augusto Campos (augusto@br-linux.org)

Após anos sem escrever uma análise completa de distribuição, há algo que aprendi lendo as dos outros: perde-se muito tempo descrevendo instaladores e configuradores, e quando o espaço acaba, sobram 2 parágrafos para o que realmente interessa: a descrição do sistema instalado. Esta análise, bastante informal e escrita enquanto assisto a episódios antigos do Arquivo X, pretende não cometer o mesmo erro (afinal, há tantos novos erros para cometer!).


Outro velho clichê: incluir uma tela mostrando o próprio site...

 

Em sua leitura, leve em conta que tudo aqui é o ponto de vista de um usuário profundamente acostumado a distribuições baseadas em RPM e ao ambiente KDE – mas que vem apreciando bastante o gerenciamento de pacotes derivado do Debian e o ambiente GNOME nas últimas 48 horas. Note também que as imagens de telas são capturas realizadas no sistema já instalado e configurado, e não necessariamente refletem a configuração e visual originais.



A instalação

Invertendo a ordem mais comum, vou dedicar dois parágrafos ao procedimento de instalação. Poderia resumir a uma frase: gostaria que mais instaladores fossem assim tão simples e eficazes. Note que não estou falando sob o ponto de vista de um mítico “usuário final”, ou de um usuário iniciante, ou qualquer outra figura teórica. Este é um ponto de vista pessoal e diz respeito à minha própria experiência e avaliação. O fato de ser em modo texto não tira o mérito do instalador do Ubuntu, e mesmo estando acostumado à objetividade do instalador da SUSE, gostei muito das seleções default e da ausência de perguntas desnecessárias, aliadas a uma excelente detecção de hardware.


O notebook Pavilion dv1000

 

Instalei o Ubuntu 5.10 em um notebook HP Pavilion dv1000, e ao final do procedimento todos os recursos que pude identificar estavam funcionando, sem necessidade de absolutamente nenhuma intervenção minha – exceto no que diz respeito ao particionamento, quando recusei as opções automáticas e montei meu próprio layout – inclusive redimensionando e preservando a partição pré-instalada do notebook. Portas USB, drive de CD, rede sem fio... tudo operacional. Por assumir, já durante a instalação, que a conexão de rede deveria ser configurada via DHCP sem me fazer nenhuma pergunta, dou ao Ubuntu a nota máxima na escala Campos de praticidade de instalação.

Software

Instalei o sistema em um notebook que uso profissionalmente, portanto minhas necessidades são relativamente simples, e integralmente cobertas pela seleção de pacotes básica do Ubuntu: OpenOffice.org 2, Firefox, Evolution, Gaim, Gimp... tudo bem organizado em um menu do GNOME 2.12. Tendo passado os últimos anos instalando versões do SUSE, senti falta das seleções de pacotes “developer” e “advanced user”, embora aparentemente todos os pacotes de que eu possa precisar estão disponíveis com facilidade nos repositórios acessíveis via Synaptic – que aliás me impressionou muito positivamente, e merece menção especial por ser uma ferramenta de origem nacional. Você pode ver uma lista dos principais pacotes e recursos do Ubuntu 5.10 no anúncio de lançamento desta versão.


O menu de aplicações

 

Mesmo acostumado ao “luxo” do DVD de instalação do SUSE e do YaST como ferramenta de configuração, não tive dificuldade em me adaptar à simplicidade espartana de um único CD e à riqueza dos repositórios do Ubuntu – considerando que disponho de banda larga. Não posso imaginar como seria a mesma experiência em linha discada...


O brasileiro Synaptic está à altura da tarefa

 

Usei o Synaptic e o apt-get para instalar algumas ferramentas de que senti falta, incluindo o gawk, mplayer, gwenview, kate, lukemftp, mc e msttcorefonts. Todas elas tinham algum correspondente entre os pacotes default, mas a força do hábito gera um impulso poderoso...


Uma interface conveniente para adicionar e remover programas

 

Para completar, o menu de aplicativos do Ubuntu oferece uma opção de adicionar aplicativos, que permite selecionar e instalar softwares adicionais (a partir dos mesmos repositórios) com uma interface ainda mais amigável. Por colocar a interface de instalação de novos programas no mesmo menu onde estão os demais aplicativos, e lidar com a tarefa de instalação com tanta praticidade e elegância, mais uma vez o Ubuntu ganha a nota máxima na escala Campos de praticidade.

Hardware

Já mencionei que todos os componentes que eu uso no notebook foram configurados corretamente ao final da instalação. Além disso, tive oportunidade de plugar um mouse USB Goldship que funcionou imediatamente, descarreguei as fotos de uma câmera Sony Cybershot DSC-S60 de modo literalmente plug-and-play, sincronizei um Palm Lifedrive (após algumas tentativas) e acessei discos e impressoras compartilhadas em rede usando apenas os recursos dos menus, sem precisar instalar softwares adicionais. Toda distribuição deveria ser assim, mas sempre é bom ver acontecer de verdade.

Não tive ainda oportunidade de testar a gravação de CDs, acesso a um scanner ou webcam. Pretendo fazê-lo em breve e, se tiver alguma surpresa, volto a dar notícias ;-)

Em geral

A idéia de instalação sem usuário root ativado é interessante, e foi bem implementada no Ubuntu. Tenho usado configurações semelhantes do comando sudo em diversas outras distribuições em meus desktops pessoais recentemente, e a conta root para mim anda em desuso – ao menos nas minhas estações de trabalho. Pode ser um pouco difícil se acostumar, mas o Ubuntu Guide explica como ativar uma conta root completa, se você encontrar dificuldades.


O sistema em execução com configuração default

 

A estética do sistema é agradável e diferenciada. Não sou a pessoa certa para comparar a configuração do GNOME adotada pelo Ubuntu com as de outras distribuições, mas ela certamente me agradou – tanto na tela de logon, quanto no ambiente de trabalho e nas ferramentas do sistema.

Questões externas ao desktop, incluindo as filosóficas e econômicas, foram deixadas de lado nesta análise. Mas talvez você tenha interesse em conhecer alguns detalhes a mais sobre esta distribuição que tem entre suas características os compromissos de respeito aos princípios da liberdade de software, de permanecer gratuita e de incluir o que houver de melhor em termos de traduções e acessibilidade. O Ubuntu lança novas versões a cada 6 meses, vem se expandindo para a arena dos servidores (tendo se tornado recentemente a primeira distribuição não-comercial a receber uma certificação do banco de dados corporativo DB2, da IBM), e tem edições especiais para os que preferem o KDE (kubuntu) e para projetos educacionais (edubuntu). E você ainda pode encomendar gratuitamente CDs do Ubuntu, se não puder ou não desejar fazer o download.

Para concluir: usar o Ubuntu tem sido uma excelente experiência. O que começou como um projeto de curta duração, aparentemente vai permanecer neste notebook por um bom tempo. Isto não significa que ele é melhor ou pior que [insira sua distribuição favorita aqui] – apenas que ele atendeu e superou as minhas expectativas com excelente qualidade, e merece ser investigado mais a fundo.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Chao
Usei o ubuntu pela primeira v: Usei o ubuntu pela primeira vez com o 5.04, de cara a embalagem do cd já me espantou (foi um colega que pediu no site que me arrumou), muito bem feita e bem desenhada.
Tive a mesma impressão do brain, o ubuntu realmente impressionou muito.
Dae instalei a 5.10 e o impossível aconteceu: me surpreendeu mais ainda realmente essa distro merece atenção e recomendação à quem quer usar linux pela primeira vez.
Mas também agrada aos mais tarimbados em linux, convenhamos q naum é sempre que queremos configurar e fazer tudo 'na mão'. Também gostamos de software 'just works' pra variar. Né naum genético? hehe
Comentário de wvw
Ubuntu X Modem: Brain

Apesar de você comentar que o Ubuntu identificou todo o hardware.

Gostaria de perguntar especificamente sobre o modem. Reconheceu o modem?
Qual é o modem deste notebook?


Comentário de Chao
Como qualquer linux 2.6 acred: Como qualquer linux 2.6 acredito q reconheça todos hardwares que um sistema operacional deve reconhecer.
Mas não espere instalação mágica de modem que necessitam de "drivers" extras para funcionar tipo smartlink, e ainda dos fabricantes que não fazem "drivers" para linux.
Comentário de redhand
O sistema é realmente nota 1: O sistema é realmente nota 10! Utilizei a versão 5.04 durante um bom tempo!! Me agradou muito msm, pela simplicidade, realmente cumpre com esse objetivo...
A única crítica que tenho, é que o ubuntu poderia ter sua resolução padrão, como 1024x768... ele sempre define a resulução a máxima que o monitor pode aguentar... aqui fica em 1280x1024 60Hz quase cegando!! hehehehe, más nada que não possa ser acertado na marra né hehehe...
Só isso mesmo ;)
Comentário de FaBMak
Fórum: Faltou só vc indicar o fórum em português: http://ubuntu.linuxval.org/ que pode ajudar os usuários que ainda tem algum tipo de problema com o Ubuntu.
Comentário de bebeto_maya
Má experiência com Ubuntu!: __Infelizmente a minha experiência com o Ubuntu não foi das melhores, o que não significa que tenha sido ruim...Durante a instalação, dei de cara com menus estilo clipper mal implementados e com um bom Embromation, mesclando português a língua saxônica...Mas tudo bem. Quando a instalação acabou, veio a segunda fase, muito demorada, o Ubuntu começou a instalar os pacotes descarregados do CD...Haja paciência...Veio o boot em modo clássico: Tela Preta com fontes brancas.Pra mim ótimo. Criou um contraste com o Login gráfico.Este belíssimo.

__De cara o primeiro ¨pau¨:O mouse serial não foi configurado, e não havia ferramenta gráfica para tal...Tive que lançar mão do terminal, e rodar o ¨xorgcfg¨, para um usuário simples, a coisa aí complica...Configurado o mouse, veio a segunda dor de cabeça: Os softwares por padrão não rodam MP3. e o Totem não abriu um simples MPG que tinha no meu micro. DVDs, mesmo os ¨ALL¨, necas...Fui para o instalador Synaptic, então. Cadê os repositórios??? Tive que configurá-los, também. Depois veio a senha do super-usuário, que não é definida na instalação...Tive que rodar o comando ¨sudo passwd root¨...Mais uma complicação para o usuário simples.

__Fechando, lá se vou eu atrás de pacotes como w32codecs, inkscape, WIne para o Flash MX, plugin do Flash, Xine, NVU etc...Para um usuário iniciante, isso é uma tortura...Teve ainda o winmodem, esse o Ubuntu não detectou nem a pau, nem sequer tem drivers para tal...A falta de uma ferramenta mais direta para ADSL..Tive que invocar o ¨pppoeconf¨ e o suporte ruim para Português.

__SImplificando, Ubuntu é bom e fácil depois de instalado e configurado, mas se você tem necessidades específicas, ou está chegando agora no Linux, eu não recomendo...A não ser que o pessoal da Canonical te dê suporte, ou você chame um técnico!
Comentário de AndersonCR
E o desempenho ?: E quanto ao desempenho, te agradou ? Tipo tempo de abertura de programas, tempo de boot e etc...

To precisando de um linux pra rodar num notebook com Celeron 600 e 192 de memoria, vc acha que vai ficar muito lento ?

Abracos e obrigado pelo artigo.
Comentário de thebluesgnr
- por favor reporte o problem: - por favor reporte o problema com o mouse serial na bugzilla.ubuntu.com.

- o usuário comum *não* precisa definir senha para o usuário root. Aliás, o usuário comum não precisa saber o que é root; apenas que alguns usuários têm privilégios de administração no sistema e outros não. Isso graças ao uso do sudo.

- suporte a mp3 e outros codecs proprietários infelizmente não podem ser incluídos em um sistema livre. Mas se você clicar no ícone de Ajuda, as instruções para instalação (e outras coisas, como Java e Flash) estão no Ubuntu Starter Guide.

- suporte ao winmodem, suspeito eu, também é problema de driver proprietário. Se não for, por favor reporte um bug na bugzilla.ubuntu.com.



Comentário de Diogor
__De cara o primeiro ¨pau¨:: __De cara o primeiro ¨pau¨:O mouse serial não foi configurado, e não havia ferramenta gráfica para tal...Tive que lançar mão do terminal, e rodar o ¨xorgcfg¨, para um usuário simples, a coisa aí complica...

Esse negócio do mouse serial eu ja tinha ouvido falar...


Fui para o instalador Synaptic, então. Cadê os repositórios??? Tive que configurá-los, também. Depois veio a senha do super-usuário, que não é definida na instalação...Tive que rodar o comando ¨sudo passwd root¨...Mais uma complicação para o usuário simples.

Bom, eu não sei q grande tortura é essa de ter que clicar em "adicionar" para acrescentar um repositório, depois fazer uma busca no gerenciador de pacotes e clicar em "instalar".
Diz como você ia instalar inkscape, xine e nvu em outros sistemas operacionais? Não ia ser só com um clique.
E usando os menus vc não precisa de senha de root.


Teve ainda o winmodem, esse o Ubuntu não detectou nem a pau, nem sequer tem drivers para tal...

Que eu saiba até hoje só o Kurumim veio com suporte a winmodem.
Comentário de
modem: Pra ser sincero, não sei. Sei que este notebook tem modem, mas eu não o testei. Sugiro olhar aqui.
Comentário de [Rodrigo]
Suporte a softmodem e outros periféricos: O ubuntu apesar de não reconhecer automaticamente os softmodens (me referindo a versão 5.04 hoary, pois ainda não testei o breezy) possui os modulos já complipados para vários...
No meu caso meu modem lucent funcionou sem problemas exceto que ele insistia em sumir com o link simbólico /dev/modem cada vez que o sistema reiniciava, fi colocar um ln -s no bootmisc.sh e pronto
Alem dos modulos para vários softmodens, ele também vem com modulos da nvidia e ati já pré complilados
basta instalar o pacote linux-restricted-modules (não é exatamente isso mas é quase, no momento não to no linux pra conferir o nome do pacote).
Achei essa distribuição excelente, boa o suficiente pra não querer nem mesmo fazer o upgrade para a versão mais novas, apesar dos excelentes comentários, a versão 5.04 atende boa parte das minhas necessidas muitissimo bem (algumas excessões como jogos mas ahh isso seria com qq distribuição) e por todos os comentários que eu vi, a 5.10 parece estar maravilhosa também...
Distribuição recomendadíssima
Comentário de StanStyle
É bem por aí mesmo.: Eu fui obrigado a fazer o downgrade de kernel na máquina porquê o padrão não funcionava com o meu modem de jeito nenhum. E foi a única solução, nenhuma outra funcionou.
O ubuntu é bom se 'tudo der certo', caso contrário você terá que possuir um certo grau de conhecimento de configuração (administração) do sistema (o que minha mãe, por exemplo, não teria).
E mesmo que você queira ajustar isso ou aquilo, a maior parte será no terminal.
Por isso pra mim o Ubuntu é amigável até dar algum pepino, seja com o modem, seja o Xorg ou seja uma configuraçao do sistema.
Usar o pppconfig pra configurar a conexão é outro exemplo...
Ele é bom pra quem quer aprender Linux de início (aprender a configurar e tudo, não apenas usar o djplay e o firefox :-)
Claro que a instalação de pacotes é maravilhosa mas não é tudo.

Comentário de brain
Teste específico: Não fiz nenhum teste específico, acho que isso seria melhor você perguntar para a comunidade Ubuntu já existente no Brasil. Eu vi o sistema pela primeira vez anteontem, não estou em posição de dar conselhos.
Comentário de tilinhonh
CD live: Não tive a oportunidade de instalar o Ubuntu, porém testei a versão que roda direto do CD.

Testei num micro no trabalho. A montagem do sistema foi muito lenta, e a abertura dos aplicativos também. Outro ponto negativo, é que não dava pra acessar o HD (nem mesmo a leitura, mas neste ponto entendo que o motivo seja segurança), nem disquete e zipdrive. Assim sendo, perde toda a praticidade de um sistema que roda do CD.

Enfim, para ter certeza que o problema não era do micro testado, tentei rodar no meu. O sistema mountou um pouco mais rápido, porém não reconheceu meu mouse serial.

Eu tenho algumas cópias do Ubuntu, que tinha a inteção de distribuir pro pessoal que tem preconceito ou curiosidade com o linux e tal, mas devido a estes probleminhas, não destribuirei.

Por outro lado, temos nesta modalidade, o Kurumim, que reconheceu todo o hardware que testei, inclusive winmodens, e roda tão rápido no CD quanto no HD. Esta distro acho bem interessante distribuir pra galera.


Comentário de nemesis
modem: eu uso hardmodem mesmo e tive que achar na mão ( logs dmesg ) a porta em que ele se encontrava, pois o ubuntu não vem com o discador do Gnome, seu configurador de discagens ppp não reconheceu e nem o pppconfig de linha-de-comando...

acho que se o seu for winmodem, não vai funcionar, não. Mas vc pode tentar com o live-CD...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
hmm...: "Testei num micro no trabalho. A montagem do sistema foi muito lenta, e a abertura dos aplicativos também."

Sabe que live-CDs são notoriamente mais lentos, né? Pq tem que estar tudo na memória, sem possibilidade de usar swap... se a memória de seu micro for pouca, vai ser péssimo...

"não dava pra acessar o HD (nem mesmo a leitura, mas neste ponto entendo que o motivo seja segurança), nem disquete e zipdrive."

Que conversa mais fiada! Duvido muito disso. Eu me lembro de ter testado a versão anterior em live-CD em uma máquina com Windows e ele leu perfeitamente as partições NTFS. Com disquetes não deve ser diferente. E pendrives funcionam blz, ao menos na versão instalada...

"devido a estes probleminhas, não destribuirei."

Mas vc pode distribuir. ;)

"Esta distro acho bem interessante distribuir pra galera"

enfim, mas outro post no estilo "meu pau é maior que o seu!"...

acho melhor deixarmos o hype em torno do Ubuntu esfriar um pouco antes que torcedores fanáticos de outros tim... digo, distribuições, comecem uma quebradeira geral... :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Douglas Augusto
> __De cara o primeiro ¨pau: > __De cara o primeiro ¨pau¨:O mouse serial não foi configurado, e não havia ferramenta gráfica para tal...Tive que lançar mão do terminal, e rodar o ¨xorgcfg¨, para um usuário simples, a coisa aí complica...

Tempos atrás fui demonstrar o Live CD (Ubuntu 5.04) no computador do meu irmão, que tem mouse serial, e me deparei também com esta incompatibilidade. Como era um Live-CD, não pude fazer nada além de recolher o CD e "sair com o rabo entre as pernas". ;)

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Francisco B Matos
"Paus no Ubuntu": Instalei a versão 5.10 em 4 máquinas (k6-500-128mb; athlon-xp-2400-512mb; athlon-xp-2600-512mb; pentium-233-64mb) e é o seguinte:

-- demora muito para instalar (mais q o ruWindows XPodre);

-- não reconheceu mouse serial em nenhuma delas (tive q configurar "na mão");

-- o mouse ps2 satellite scroll-mouse model a-7 ficava "doidão" e sempre tinha q desconectar e reconectar p voltar a funcionar;

-- pra rodar razoavelmente tem q ter mais q 128mb de ram e processador acima de 500mhz;

-- a conexão adsl teve q ser configurada via shell (pppoeconf);

-- nas máquinas com apenas uma placa de rede a interface "lo" desaparece depois do pppoeconf;

-- não usei modem (discado) em nenhuma delas, mas, se me lembro bem, a "porta" do modem pode ser vista em Sistema->Administração->Gerenciador de dispositivos ou em Aplicações->Ferramentas do Sistema->Ferramentas de Rede;

-- de cara já aparece um aviso de "atualizações disponíveis: clique aqui para instalar" (gostei muito);

-- senha de root: sudo passwd root;

-- repositórios: https://wiki.ubuntu.com//AddingRepositoriesHowto/Excelente a maneira com que são Des/Instalados programas, tanto pelo synaptic (Sistema->Administração->Gerenciador de Pacotes Synaptic) qto pelo Aplicações->Adicionar Aplicações (ou Sistema->Administração->Adicionar Aplicões);

-- Instalação de impressoras: muito bom (instalei uma epson stylus c42sx paralela, uma hp 3547 usb e uma epson lx810 paralela sem problemas);

-- Configuração do monitor: configura a resolução máxima. Pode ser alterado em Sistema->Preferências->Resolução da Tela;

-- Pen Drive: mais fácil impossível;

-- CD / DVD / CDRW : automático e fácil, inclusive a gravação de CD via nautilus ou, se quiser, instale o k3b;

-- Floppy: não monta automaticamente. O pacote MToolsFM resolve e penso q torna as operações mais fáceis q a "montagem automática" no estilo Conectiva / Mandrake / Kurumin;

-- Rede: Locais->Servidores de Rede. (Prefiro o smb4k. O pacote Xfce-Fstab-Mount-Manager tbém é show);

-- Plugins: Java e Flash para Firefox são encontrados pacotes específicos no Synaptic (j2re1.4-mozilla-plugin e flashplayer-mozilla). É só instalar e pronto;

-- Compartilhamento de arquivos via Samba: Instale o samba-server e vá em Sistemas->Administração->Pastas compartilhadas;

-- Compartilhamento de impressoras: Automático;

-- ssh: instale o pacote sshd. O acesso via root é liberado por padrão. (Melhor tomar cuidado);

-- MySQL 4.0.24 / Zope 2.8 / Python 2.3: a instalação é fácil e automática. Só dá um pouco mais de trabalho e configuração;

-- Outros programas: vc vai ter q arranjar tempo p ver tudo o q está disponível via synaptic ou via Aplicações->Adicionar Aplicações. Tem infinitas opções;

-- Conclusão: De forma geral, achei mai fácil/prático do que Conectiva 10 / Mandrake 10 / Suse 9.1 / Slackware 10 / Fedora 3. É mais simples q o Kurumin 5 (quanto aos menus) e ganha no quesito "repositórios" e no recurso de "Atualização Automática", mas o Kurumin foi criado por brasileiros para brasileiros. Tentei configurar os repositórios do Ubuntu no Kurumin e o resultado não foi muito bom.

De qualquer forma, ainda estou com o Ubuntu 5.10 no micro do meu trabalho e na minha casa.

Abraços,

Francisco.


Comentário de Gilson
Desempenho: Cara.. rodei no meu, a Versão 5.04 e fica muito lento, meu not tem 256 de ram.. ainda fico com gentoo :P
Comentário de Gilson
cd live: temos que levar em cotna que o LIVE-CD do Ubuntu é para mostrar como o Ubuntu é.. se quiser usar o sistema é melhor instalar no Disco. Cada sistema tem sua utilidade... o kurumin é rapido sim.. mais de todas as facilidades eu uso 1 ou 2.. no Ubuntu uso a maioria... existe 1.000.000.000.000 de scripts no kurumin que não uso também... o Ubuntu tem menos, talvez nenhum...

Obs. Uso Ubuntu no PC com processador razoavelmente bom e 256 de ram :)
mais ainda sim fico com gentoo! :P
Comentário de andreas
Mouse serial e X: Mouse serial é clássica, pouquíssimas distros "gringas" vão reconhecê-lo por se tratar de hardware obsoleto lá fora. Até o Mandriva tem problemas com isto.

Comentário de joaoemanuel
O pior de hoje em dia é que: O pior de hoje em dia é que a configuração padrão das lojas é: Placa mãe PCChips ("que é um sonho de consumo", ecaaa), softmodems (a maioria já saiu do mercado, mas como são lojas brasileiras vendendo, ainda sobrevivem essas velharias e consumidoras assíduas dos recursos da placa mãe) e a UPC é Celeron. Tudo bem que em relação aos softmodems você consegue pegar os datasheets nos sites das fabricantes, mas fica a questão: quem é que gostaria de perder tempo para pegar os datasheets e transformar em drivers para o GNU/Linux?
Perante ao Ubuntu, ele realmente é para desks, pois para servidor tenho minhas dúvidas.
Comentário de bughead
Gravação de CDs: A única coisa que não gostei foi o sistema de gravação de CDs do Nautilus (aliás, nunca gostei)...
Devia ter opções diretas:

Apagar CD/DVD-RW
Gravar imagem ISO/CUE

Essas coisas ... fica tudo meio escondido ... o Nero ou o K3b são bem mais práticos. Nem citaremos o XCDRoastque que é meio "maligno" ...

[ ]´s
Comentário de glaydsonlima
Meio escondido aonde???? Diz: Meio escondido aonde???? Diz aí que não achei :)
Comentário de KingQ
Script mão na roda: Pra quem não conhece, o Automatix [ubuntuforums.org] é um excelente script para instalação de programas adicionais. Eis a relação atual (versão 3.4.5):

1) Installs multimedia codecs
2) Installs all Firefox plugins (java, flash, etc) (except Adobe reader and mplayer)
3) Installs RAR, ACE and UNRAR archive support
4) Installs skype
5) Installs Acrobat reader 7 and firefox plugin for the same.
6) Installs Gnomebaker (CD/DVD burning s/w for GNOME)
7) Installs gftp (FTP client for GNOME with ssh capability)
8) Installs DC++ , amule and Limewire (file sharing progs)
9) Installs multimedia editors (Audacity (audio), Kino (video), EasyTag (ID3))
10) Installs DVD (dvdrip) ripper
11) Installs Mplayer and mplayerplug-in version 3.05 for Firefox
12) Installs totem-xine, VLC and Beep Media Player (with docklet)
13) Installs Opera Browser
14) Installs Debian Menu (shows all installed applications) (this kills and restarts your gnome-panel without warning u but its a completely harmless operation!)
15) Installs Bittornado and Azureus (Bittorrent clients)
16) Installs Avidemux (Video editing tool)
17) Enables Numlock on (turns numlock on Gnome startup)
18) Installs Programming Tools (Anjuta (C/C++ IDE), Bluefish (HTML editor) and Screem (Web Development Env.))
19) Install GnomePPP (Graphical Dial up connection tool)
20) Installs MS true type fonts
21) Configures ctrl-alt-del to start gnome-system-monitor (aka windows)
22) Installs Streamripper and Streamtuner
23) Installs NON-FREE audio and dvd codecs
24) Installs ndisgtk (WiFi configurator Graphical user interface)
25) Upgrades Open Office to 2.0 (final version), installs openoffice clipart and installs OO2 thumbnailer. (no support for AMD64 and ppc packages)
26) Adds 3 nautilus scripts (open any file with gedit as root; open a nautilus window as root in any folder; open gnome search tool in any folder (Right click in a nautilus window and look under "scripts")
27) Installs SUN'S JAVA JRE and JDK version 1.5
28) Installs wine (u need to run winecfg manually after installation)
29*) Installs firestarter (GNOME firewall frontend) and adds firestarter to GNOME startup
30*) installs gdesklets (GNOME eyecandy) and adds gdesklets to GNOME startup
31*) Gamepads (Makes USB gamepads work)
32*) Turns DMA ON on Intel and AMD machines (needs a restart)
33*) NVIDIA cards (Detects Nvidia cards and installs drivers) (Needs a restart)
34*) Adds midi capability to your Ubuntu box (test by playing a midi file with timidity or pmidi from terminal)

Arnieboy (o mantenedor do script) prometeu lançar nova versão quando o Firefox 1.5 e Gaim 2.0 sairem.

E, além disso, deixa o sources.list muito bem configurado ;)
Comentário de Bughead
Incompleto...: Pois é, nem eu :D...
Só consegui limpar CDs e gravar imagens via linha de comando mesmo.
O Gnome tem uma ferramenta de gravação tipo o K3b (não me lembro o nome) mas aqui em casa ela só trava, não consegui usar nenhuma vez ... mas não vem junto com o Ubuntu. Só no apt-get mesmo ...
Comentário de hamacker
Acho que o gnome nao vai bem: Acho que o gnome nao vai bem com menos de 256M, especialmente se voce for usar OOo, mas se voce desabilitar alguns serviços talvez consiga um desempenho melhor.
Tem o xubuntu (ambiente XFCE), que voce instala diretamente com o CD do ubuntu que consiste numa instalacao 'server' básica e um meta-pacote do xfce. Já experiementei e é bastante interessante pois voce continua com os mesmos aplicativos (OOo, Gimp, etc...) porém num ambiente mais leve que o gnome. Em contra-partida a automontagem de volumes (camera, usbdisk, cdroms virgens e gravados, etc...) obviamente não funcionam e esses dispositivos devem ser configurados na mão.
Lá na pagina do ubuntu descreve como instala-lo (precisa de coneccao rápida).
Comentário de Fábio Rabelo
enfrentando problemas sem necessidade ...: Vamos por partes, mouse serial é e vai ser cada vez mais problemático !!
A maioria das máquinas nem vem mais com porta serial, no exterior isso é completamente obsoleto, um amigo meu q estava em viagem tentou comprar um mouse serial em NY a uns 6 meses atrás p/o notebook dele e NÃO ENCONTROU NENHUM !!! se os desenvolvedores do Ubuntu não tem um mouse serial na mão p/testar, como eles vão suportá-lo ?
E qto ao suporte à fontes M$ e multimedia e java, seria só olhar no faq oficial no site e pronto !! existem duas opções, ambas excelentes !!
http://techno.mayix.net/?page_id=360
http://placelibre.ath.cx/keyes/index.php/2005/09/29/45-easy-ubuntu-23
Este "problema" é devido ao fato do Ububtu SOMENTE distribuir software livre, sem NADA proprietário .
E por último, se vc tivesse visitado o faq sobre o usuário root teria visto q é só usar o comando "sudo -i" q vc se "torna" o root real SEM ser realmente o root !
Qto a modens analógicos, cinceramente eu não sei, não uso um a anos e espero nunca mais ter q usar !!!
Comentário de RedCzar777
Gravação de CDs e DVDs no Gnome: Essa questão da gravação de CDs/DVDs no Nautilus é o meu principal problema com o Gnome. Já usei o Fedora Core 4 e o Ubuntu 5.10, gostei bastante deles e não tive problemas com o Gnome apesar de usar mais o KDE, a única coisa que me deixou realmente frustado no Gnome foi a falta de um aplicativo específico para gravação, tudo bem que com um pouco de prática se consegue gravar o que você quer, mas falta um aplicativo do porte do K3B para o Gnome, porque embora seja possível instalar o K3B no sistema e usá-lo a partir do Gnome eu acho um desperdício de memória do sistema usar um aplicativo que não aproveita absolutamente nada das bibliotecas da interface em uso...
Comentário de Rafael Ferreira Silva
Bem clean: Não fiz ainda a instalação do Ubuntu, pois os meus CDs ainda não chegaram, mas já vi ele rodando em algumas máquinas e me surpreendi com o trabalho da equipe do Ubuntu.

Uma coisa que muitos comentaram, e que eu acho interessante, é que o Ubuntu, vem com poucos sofwares adicionais instalado. Isso, a meu ver, é uma boa coisa, pois você não recebe na instalação uma série de coisas que você não precisa(ou que poucos precisam). Para mim, que já estou acostumado com Debian, não é novidade o uso do apt-get ou Synaptic, mas acredito que mesmo um usuário que não tem muito conhecimento não terá muita dificuldade.

Parabéns ao time do Ubuntu... agora é só esperar os cds chegarem para eu testar com a minha esposa, e ver se ela (usuária comum de windows) consegue usar o Ubuntu para as tarefas comuns.

Abraços
Comentário de Luiz Ricardo
Ubuntu e mouse serial: Também tive esta dificuldade com um computador com mouse serial. Em outro computador com mouse ps2 tudo correu bem e o sistema está uma beleza. Espero que as próximas versões corrijam este problema pois o sistema está muito bem elaborado e configurado. É uma beleza.
Comentário de cabelo
Não consegui largar meu Slackware: Instalei o 5.10 em casa e realmente a instalação dele é muito boa mas beeeem demorada e nao deixa configurar o pppoe na instalação, tambem não encontrei nada grafico para ativação do mesmo depois da instalação.

realmente me senti meio perdido com a distribuição. Não pela operação, mas pela instalação de novos aplicativos e etc...

Acho que ainda vou ficar com o Slack até ano que vem, sou fã de configurar tudo na unha e ter controle completo da maquina.

Cabelo (Luciano Silveira)
Uberlândia - MG
Comentário de ricardomoc
Suporte: Interessante falar sobre suporte a mouses e modems. O mouse serial, por ser um item por demais conhecido, não teria muito problema ter suporte, acho eu. Mesmo que lá fora não se utilize mais, fica complicado falar sobre isso. Imagine que lá fora, nos países ricos, a troca de equipamentos de informática é quase semestral. Poucos ficam com um micro por mais de um ano. E nos países pobres, como fica? Além do mais, na África do Sul, de onde é a Canonical, só lá é rico. Os demais países são de uma pobreza que dá dó. Quanto aos modems, lembro de um post do ACME aqui no br-linux sobre suporte a modems. Ele disse que incluiria os drivers que não tivessem problema de licenças, e foi o que ele fez. Os da Smart Link foram incluídos e funcionaram super bem no meu Conectiva 10. Inclusive sem nenhuma edição manual de arquivo e sendo detectado automaticamente. Claro que os desenvolvedores não tem obrigação de incluir um monte de drivers, mas se a desculpa é licença, pelo menos para alguns drivers isso não cola mais. Espero que o Ubuntu continue crescendo, pois já o utilizei e gostei muito.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de Anderson Pow
Legal o Ubuntu, mas adorei a: Legal o Ubuntu, mas adorei a Loirinha no msn, hehe
Comentário de vmedina
Live-CD: O problema é que distros Live-CD não servem para instalar no HD ou usar sempre... mas tem gente que teima usar um live ao invés de instalar uma distro feita pra isso.

Para seu governo, ele rodou redondo no meu k6-2 450 com 160(128 + 32)MB redondinho com o maravilhoso GNOME 2.12.

Eu distribuo e indico, aproveito e digo para não usarem live-cd no micro.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Luiz Ricardo
O ppp0 é configurado em conf: O ppp0 é configurado em configurações/rede

depois dá para baixar o gnome-ppp que é mais rápido.
Comentário de StanStyle
Agradeça a comunidade...: Então mande um OBRIGADO lá para o pessoal do linmodem porque são eles que atualizam o suporte para os novos kerneis.
Se fosse pela smartlink você estava na roça. :-)
Comentário de Joao Melo
UBUNTU c/ GNOME + KDE: Neste fim de semana testei o UBUNTU 5.10 e adicionei aos repositórios o CD ROM do Kubuntu 5.10, conforme dica do André Moraes, na análise que ele fez do Ubuntu 5.04, encontrada aqui.
Isto não significa que não gostei do GNOME, foi só por força do hábito, depois de tanto tempo com várias distros + KDE.
Quero registrar aqui a minha surpresa quanto à beleza, leveza e simplicidade do tema escolhido e do menu que a turma do UBUNTU dispensou ao KDE.
Então pensei: já que gostei do KUBUNTU, vou fazer uma instalação pura.
Bem, aí teve alguns problemas ou "bugs": o KDE não "copia" e "cola" (de uma página qualquer da internet para o Terminal, por exemplo) e alguns aplicativos só abrem depois de chamados pela 2ª vez. Vou relatar para eles.
Voltei então para o UBUNTU. E estou satisfeito com GNOME. Acho até que os "bugs" do KDE talvez sejam pelo tempo que o pessoal do UBUNTU está trabalhando com ele.
Uma coisa interessante é que, mesmo quando você adota a linha de comando para instalar ou atualizar aplicativos ou pacotes, tudo está muito bem documentado, conforme O Guia Não Oficial do Ubuntu 5.04. Foi no guia que consegui como configurar minha conexão do Speedy, como instalar o "drive" da NVIDIA, atualizar repositórios e etc, tudo com linha de comando ("copiar" e "colar", é claro. Que dificuldade!!).
E agora, o Automatix, que vou experimentar, assim que chegar em casa!
Maravilha!!

João Melo
Comentário de coisa
Gosto muito!: Uso o Ubuntu desde sua versão Hoary.
O único problema que tenho é configurar minha webcam (GoTec Mini Webcam 300 da Leadership).
De resto, tudo funciona perfeitamente e sem complicações para instalar.
Sugiro que dêem uma buscada no Google sobre o scrip Automatix. Ele configura o APT e abre uma tela gráfica para instalar mais de 30 coisas diferentes (como Java, plugins, codecs, etc).
Sugiro dar uma olhada no The Ubuntu Cypher (http://tuc.nalox.net/).
Um site dedicado exclusivamente ao Ubuntu, com bastante informações realmente úteis.
E tenho dito.
Saudações coloradas.
Comentário de tijucas
Alguns bugs do kubuntu, resol: Alguns bugs do kubuntu, resolvi atualizando, usei o adept update para atualizar...
Comentário de thebluesgnr
Para gravar uma imagem ISO ba: Para gravar uma imagem ISO basta clicar com o botão direito e selecionar "Gravar em CD". Se o disco RW não estiver vazio o nautilus pergunta se você deseja apagá-lo antes da gravação.

Suporte a arquivos .cue realmente está faltando, mas isso não significa que a forma de gravar CD's do nautilus é inferior, apenas que ela ainda não está completa. :)
O pessoal aqui em casa gostou de não precisar se preocupar "com mais um programinha" para gravar CD's. É nautilus para CD's da arquivos e o Banshee para CD's de música. :)
Comentário de Jean Ferri
Gnome Baker: Você instalou o Gnome Baker? Bem, eu também gostava do K3b, mesmo usando o Gnome, mas para gravar uma imagem ISO você só precisa clicar o botão direito sobre o arquivo e pedir 'Gravar em CD/DVD'. Quer mais prático? Depois que vi isso larguei de mão o K3b! =)

Comentário de Colzani
Webcam Leadership: Olá....

Eu tenho uma webcam igual a esta, veio de brinde com meu monitor.
Uso slackware e tambem nao consegui configura-la no linux. Pelo que pesquisei nao existe driver para ela mesmo.

Se voce conseguir configura-la por favor me avise.

Abraços...
Comentário de nemesis
hello: "demora muito para instalar (mais q o ruWindows XPodre);"

Qualquer distribuição Linux demora bem mais a instalar do que o XP, afinal centenas de aplicativos e utilitários são instalados juntos, inclusive aplicativos do porte de OpenOffice2, GIMP, Rythmnbox, python completo, perl recheado, vim completo e outros. O que vem com o XP, por outro lado? WordPad, Paint e notepad... patético...

"não reconheceu mouse serial em nenhuma delas (tive q configurar 'na mão')"

mas funcionou, né? velharia sempre traz problemas...

"pra rodar razoavelmente tem q ter mais q 128mb de ram e processador acima de 500mhz"

putz, isso é piada, né?! Pq vc acha que um sistema moderno como o Ubuntu vai rodar bem em hardware antigo como esse? Acho até razoável: O Vista vai exigir bem mais... então, melhor se preparar...

"a conexão adsl teve q ser configurada via shell (pppoeconf);"

é, minha conexão discada também não foi muito feliz. Essa é minha única crítica ao Ubuntu até agora...

"nas máquinas com apenas uma placa de rede a interface "lo" desaparece depois do pppoeconf;"

ifconfig lo nele

"senha de root: sudo passwd root;"

vc pode fazer isso, mas a idéia é que vc não a use. Sua política sudo parece bem pensada...

"MySQL 4.0.24 / Zope 2.8 / Python 2.3: a instalação é fácil e automática. Só dá um pouco mais de trabalho e configuração;"

lembre-se de que Python2.4 vem instalado por padrão e recheado com boas bibliotecas, inclusive bindings para GTK, o que torna criação de aplicativos gráficos bastante fácil...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de anakinpendragon
Descordo de você: Sou tecnico em informatica, reinstalo ruwindows todo os dias, e nunca vi nenhum instalar em 10 minutos como o kurumin, ja instalei debian, suse, madrake, mandriva, conectiva,slackware e beos e nenhum demora tanto pra instalar quanto windows xp, mesmo em maquinas de mesma performance.
Comentário de Morvan
Já encomendei: ... uns cd´s no sítio do Ubuntu, para distribuí-los entre [novos] usuários. Mas devo solicitar o Kubuntu, para uso próprio, pois não sou adepto do Gnome. Parabéns ao pessoal do Ubuntu pela filosofia imbricada na distro, refletida a partir mesmo do logotipo, o qual mostra a congregação entre as pessoas.
Comentário de chao
Tem certeza? Sei que Debian: Tem certeza? Sei que Debian é o mais lento de todos pra instalar. Esse é o problema do dpkg
Comentário de robsontex
É?!: Chao,

Sem querer criar flames, mas de onde você tirou essa informação?
Comentário de Patola
Eu acho que isso acontece sim: Posso estar errado, mas isso parece acontecer sim, empiricamente, por um motivo simples. O fato de o debian utilizar dpkg no seu instalador realmente deixa as coisas mais lentas: o dpkg foi projetado para ser usado em um sistema de produção, ou seja, ele procura se assegurar de todas as formas possíveis que durante o processo de instalação tudo do seu sistema continue rodando tranqüilamente, seja atualizando a glibc, seja instalando um script perl. Pra isso ele executa complicados scripts de pré-instalação e outros complicados scripts de pós-instalação, limpando caches, rodando ldconfigs, atualizando menus, refrescando algumas bases de dados (como scrollkeeper ou fontes), mantendo integridade referencial no banco de dados dpkg e talvez algumas outras coisas. Todas essas atividades são feitas a cada vez que um pacote novo é instalado.

Só que uma instalação de sistema não é feita em um sistema existente, é feita a partir do zero. Então todo o projeto do dpkg mostra suas deficiências para este uso especial: cada pacote tem um enorme contingente de tarefas adicionais feitas na sua instalação, demorando muito mais. Aí os sistemas especializados em simplesmente copiar os arquivos pro sistema de arquivos destino e no final atualizar a base de instalação ganham de lavada.

Note que estou falando isso meio de orelhada e posso estar errado. Não tenho certeza se o dpkg tem algum sistema de otimização para, quando lidando com conjuntos de pacotes, rodar alguns scripts somente no final da instalação ou coisa assim. Também não procurei saber a fundo se o dpkg da instalação do sistema apresenta otimizações. Mas da última vez que instalei debian foi realmente muito demorado por causa disso, e pra mim não faria sentido que o dpkg tivesse tais otimizações (pois deixariam a instalação mais atômica e menos segura) nem que a instalação do debian as tivesse (pois essa instalação é otimizada para ser feita via rede, com um sistema minimamente funcional instalado primeiro).
Comentário de Artur
Jura?!?: Também acho Linux mais rápido de instalar do que qualquer versão do Windows que me lembre. E, em geral mais fácil também. O Debian então é mole mole...

Sei lá, posso estar enganado...
Comentário de llino
teclado USA internacinal: So falta o meu teclado funcionar direito, todos os acentos funcionam menos o c cedilha que esta saindo asim ?
Comentário de brain
cedilha no teclado US internacional: http://www.async.com.br/~kiko/diary.html?date=20.10.2004
Comentário de jarbelix
10 Coisas que fazem do (K)Ubuntu uma distro para iniciantes: Apenas mais um blog descrevendo vantagens e desvantagens do (K)Ubuntu:
http://linuxhelp.blogspot.com/2005/11/10-things-that-make-ubuntu-neophytes.html

Plugins Java, Codecs, Extras

Plf plf ubuntu
Comentário de Marivaldo
É bom todo: Sabe o que é amor à primeira vista?? aconteceu comigo meu antigo amor era o conectiva 10 que me desiludi quando se vendeu ao mandrake (que por sinal é muito bom), de tanto ver posts na net do tal do ubuntu resovi instalar o kubuntu e não é que a criatura reconheceu quase tudo do meu computador?? senti uma falha no kaffeine e na placa nvidia onde o X ficava travando, e não trabalharam corretamente até que eu mesmo regularizasse um e desinstalasse outro, afinal quem tem o xine não dá pra sentir muita falta de outros players, uma pena o openoffice ser em inglês, a minha placa de som 7.1 da sound blaster é que tá um show! mas dou nota 8.0 no geral e recomendo: vale a pena não só testar mas usar com certeza!
Comentário de hamacker
Equivale ao rpm, nem mais, ne: Equivale ao rpm, nem mais, nem menos. Existem pacotes bem feitos e mal feitos, no debian a politica é mais conservadora e puritana o que faz com que pacotes acabem sendo mais complexos. Mas o .rpm no mesmo nível causará o mesmo efeito. Culpa pode ser dada ao instalador que prefere copiar os arquivos .deb (talvez considerando o uso de multiplos discos ) e depois de possui-los então começar a desempacotar.

O debian para servidor é rápido pra caramba! Agora para desktop o troço é mesquinho, faz voce escolher pacote por pacote a menos que voce queira gnome e kde juntos, fora que voce vai ter que personalizar tudo depois, neste caso é melhor escolher uma das CDDs disponiveis na internet.

O redhat (e outras semelhantes) até um certo tempo atras baixava uma pré-image do sistema, nao sei hoje ainda é assim, pois já faz um certo tempo que nao a utilizo, isso agiliza o processo de dependencias e posts.
Comentário de Grobsch
Mais: Bem que o BR-linux poderia fazer mais artigos assim.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Gustavo Bittencourt
A Loirinha: "...mas adorei a Loirinha no msn..."
Ainda bem que alguém notou. A final o br-linux não é habitado somente por Geeks.

Comentário de Julio Nascimento
Traduzir Firefox e OpenOffice.org para PT-BR via apt-get: Traduzir Firefox e OpenOffice.org para PT-BR via apt-get

http://www.linuxval.org/ubuntu/phpBB2/viewtopic.php?t=394

Uma busca no Fórum e tá resolvido.

Boa Sorte!
Comentário de Monthiel
Nossa, eu também fiz uma: Cara, gostei muito das suas impressões com o Ubuntu, também venho utilizando esse sistema a algumas semanas e resolvi escrever minhas considerações iniciais também. Espero que goste....
Impressões sobre o Ubuntu 5.10 Breezy - Leia
Comentário de thluxx
Desde a aquisição da Conect: Desde a aquisição da Conectiva pela ex-Mandrake, venho tentando me adaptar com uma nova distro pro meu desktop. Tentei o SuSe, achei o máximo, no entanto um pouco pesado. Assinei o Mandriva Clube, baixei os 4 isos e instalei, para a minha frustração, não adaptei. Voltei o SuSe 10 que é uma ótima distribuição, porém, ainda não era o que realmente queria. Lendo o post do Augusto referente ao Ubuntu, resolvi testar. Baixei a imagem ontem mesmo em meu trabalho, queimei o CD e tentei instalar no meu notebook (Dell Inspiron 1100) - apesar de ter ficado perfeito, ter reconhecido tudo, não consegui uma resolução de tela além de 640X420 (essa eu apanhei). Cheguei em casa e instalei no PC. Confesso, apesar de não ser um usuário do GNOME, acho que agora sim encontrei o que procurava. Rápido, bonito e simples. Não tive nenhum problema com o equipamento. A instalação do Velox foi simples, e hoje, após atualizar o "bixim", to postando dele. Augusto, valeu pela dica, me converti ao Ubuntu. ;-)
Comentário de Marcelo Ulianov
Muito Louco !: ta rolando no meu pc furreca, e graças ao automatix ta td instalado ! Flash,java, plugins do mplayer e etc ! Só não instalou o Real Player, mas eu baixei e instalei na boa. Falta testar o dvd, mas acredito que tudo vai rolar normal... Mas bem que podia ser KDE...mas até que o gnome está menos feinho,ainda que simplório....
Comentário de beckmann
Eu lembro que no CL10 tinha u: Eu lembro que no CL10 tinha uma otimização nos pacotes rpm, para o caso do ldconfig. Ao se instalar vários pacotes cujo postinstall se resumisse apenas a um ldconfig, ele poderia instalar os vários pacotes executando um único ldconfig no final, otimizando esse tempo.

Comentário de nemesis
é pra ser simples!: "ainda que simplório"

simplicidade é a filosofia por trás do Ubuntu. Que, por ser a mesma do GNOME tmb, acabou por associar os projetos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Gele Meurer
Chegou meus CDs: Acabei de chegar em casa e encontro o pacotão com o pedido dos 10 cds para PC, 3 para mac e 3 para PC64. Começo a distribuição amanhã!
Sinceramente achei que pela quantidade não iriam liberar, mas estão aqui e realmente com qualidade excelente nas mídias e capas.

Parabéns à Canonical pelo ótimo trabalho e aguardo agora o ShipIt (https://shipit.ubuntu.com/) do kubuntu, ainda meu preferido. :)

Gele Meurer
Comentário de Chao
Do curso q eu fazia e da minh: Do curso q eu fazia e da minha casa. Já instalei Slack e Conectiva.
Debian de longe foi o mais lento, slack o mais rápido, sem comparação
Comentário de darkstrikerd
usando o ubuntu 5.10: usando o ubuntu 5.10

-Instalação: super rapida, pratica.
-Instalação dos programas: codecs, rar, etc, a maioria com apt-get, foi sem problemas
-Internet: acesso por rede, como a configuracao é simples == sem problemas.
-Som: rodou com minhas caixas de som usb sem precisar instalar o driver, e posso alternar entre a usb e a onboard (VIA) no Mixer.
-Mouse: reconheceu o scroll automatico, mouse ps2.
-Wine: instalou c/ apt facil facil.
-Pendrive: automatico, melhor impossivel.
-Gravar cd: s/ problemas.

Na minha impressao, um sistema facil de instalar/configurar, aqui foi bem mais rapido de instalar e executar programas que o Win, pelo menos para o meu hardware foi perfeito. rapidaooo, só sai do hd quando queimar.

PC: Sempron 2400+ 256mb, Pl. Asus a7v400.
Instalação no HD Ubuntu 5.10

Abraços
Comentário de Chico
Duvidas sobre live cd do ubuntu: Recebi um cd de instalaçao oficial do ubuntu. Sao dois cds, um de instalaçao e outro contendo o live cd. Ocorre que o live cd roda normalmente mas nao se instala adequadamente. Ja ocorreu uma ve com live cd do kurumim e precisei desabilitar algumas funçoes da bios. Alguem pode me orientar
Comentário de andref_designer
Ubuntu - Excelente!!!: Primeiro quero dizer parabéns para todos que apóiam o Linux.

Sou um usuário iniciante de Linux, e tive o privilégio de começar com a distro Ubuntu 5.4.

Já uso o Ruindows por 10 anos, e tive contato com Mac durante 1 ano, e confesso que sempre tive curiosidade pelo linux, mas nunca tive coragem de instalar.

Certo dia, fui na casa de um amigo, que havia recebido 2 cds do Ubuntu e me deu um. De início o Linux ficou umas semanas em minha mesa. Lembrei que ele me tinha dito que dava para rodar o sistema a partir do cd.

Então lá fui eu dar o boot pelo cd, e... me apaixonar pelo Ubuntu!
Um design excelente, junto com facilidade do uso, me deixaram apaixonado pelo sistema.
Rapidamente procurei um HD q tinha em casa, encostado e tomei coragem e o instalei.

Como usuário, e por nunca ter usado o Linux, realmente foi muito fácil (mais até q o windows) instalar o sistema.
Claro que não sabia nada de linux então coisas básicas (como configurar meu speedy deram um certo trabalho, mas nada q um tutorial na web não ajudasse. Aliás, o que mais me impressionou foi a vastidão de informação disponível, e assim como o sistema, gratuíta!

Desde então, em casa tenho usado o Ubuntu, e deixei o win de lado.
A facilidade, estabilidade e o design (que para mim é muito importante...rs.) me fizeram não só usar o Ubuntu, mas como tb entrar para o mundo Linux, e do Software Livre.

Como inciante, estou estudando muito sobre Linux e aprendendo tudo o que posso. E o mais importante, entrei no "espírito da coisa", e quero ajudar no que puder!!!

O Sistema é excelente, e acredito que vá mudar muitas coisas no cenário mundial dos OSs, principalmente nos desktops.

Hoje estou com a distro 5.10 e uso tudo sem problemas. Claro que sinto falta (mal costume)do meu Photoshop e outros aplicativos gráficos. Mas já estou me disciplinando a utilizar os equivalentes no Linux, q cá entre nós não deixam a desejar em nada!!!

Parabéns à todos, viva o Linux, viva o Ubuntu!!!

Comentário de kraudio
Galera, nao quernedp ser chat: Galera, nao quernedp ser chato, mais nao achei o script do automatix la no site, alguem poderia enviar ja que devo ta cego e nao vi la :9

obrigado
Comentário de nemesis
é isso aí!: legal ter iniciantes começando com o pé direito no Linux. :)

"Claro que sinto falta (mal costume)do meu Photoshop e outros aplicativos gráficos. Mas já estou me disciplinando a utilizar os equivalentes no Linux"

GIMP ( photoshop ) e Inkscape ( CorelDraw ) estão em um nível de maturidade excelente. Se vc se acostumar com seus estilos de interface e atalhos de teclado peculiares, logo vai estar mandando ver...

O Inkscape vc pode instalar simplesmente pelo menu Admin -> Adicionar Aplicativos. Deve estar na seção gráficos.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Rickords
Som no Ubuntu: Ganhei um CD do Kurumim faz dois anos e todos os dias fico olhando para ele e fico muito tentado a experimentá-lo.Entretanto,sou novato em Linux e todos os meus amigos são usuários de Windows,por isto resolvi encaminhar este comentário/dúvida.Trabalho com programas essenciais para fazer o meu dinheiro(tenho um Homestudio):Sound Forge,Audition da adobe,Guitar Rig e alguns outros aplicativos para edição e tratamento de Som.Gostaria de saber se terei como instalar estes programas e/ou se o UBUNTU ou Kurumim dispõem de programas para estas finalidades. Agradeço desde já Abraços
Comentário de renatogdelf
Som no Linux: Rickords,
com relação ao Ubuntu diretamente, não posso afirmar nada, pois ainda não o conheço profundamente (projeto para breve, he,he). Mas existem diversas distribuições Linux específicas para tratamento de áudio (ou vídeo também).

Tenho utilizado para alguns "aprendizados" com som, o DeMudi (Debian Music Distribution), que é uma distro do projeto AGNULA (Advanced Gnu/Linux Audio). Como ela é totalmente baseada no Debian, as diferenças com o Ubuntu serão mais "cosméticas" mesmo, a parte hardcore da coisa é a mesma.

Se você começar a fuçar em alguns lugares, como esses:
linux-sound Ponto de partida;
AGNULA/DeMuDi Baseada no Debian
Planet Karma Baseada no Red Hat/Fedora
Musix Ouvi falar faz pouco tempo
Linux Audio BlogTem links interessantes

verá que o HomeStúdio no Linux já é realidade( este estúdio é profissional: MIrror Image Recording Studio)

Me lembro também do DyneBOlic, mas acho que é mais direcionado para Multimídia, não é específico para áudio. É óbvio que me esqueci de outros, mas acho que não vem ao caso.

Você terá que reaprender MUITA coisa (a forma de trabalhar/tratar dos programas de áudio no Linux é diferente do windows), mas nada que te desanime, se quiser realmente sair do lado negro da força :)
Comentário de CWagner
Também existem o TerminatorX: Também existem o TerminatorX (http://www.terminatorx.org), programa para mixagem de arquivos de áudio em tempo real, com capacidade para fazer scratch via mouse ou turntables, e o Audacity (http://audacity.sourceforge.net/), programa para edição de arquivos de som com direito a vários efeitos e plugins.


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de fuck usb mouse
Usb mouse não funciona no ub: Usb mouse não funciona no ubuntu 5.10, usb mouse é uma merda que deveria ter sua fabricação proibida além de um desperdício de recursos porta usb, processamento memória etc., só serve pra dar pau!!!!!!
Comentário de Dalton
ShipIt: Para quem recebeu os cds do Ubuntu pelo shipit, quanto tempo demora?

Se possível responder pelo e-mail.

Grato.
Comentário de adilson
Aqui funciona: Quando eu testei o Ubuntu Livre no meu PC funcionou normal (Logitech M1000) e no PC da minha esposa que tem Ubuntu instalado também está funcionando normalmente (mouse também Logitech mas não lembro qual).
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Carlos Lyra
instalacao Ubuntu: Tenho um notebook Satellite, tentei por diversas vezes instalar versoes linux, passei por Mandrake, Kurumin, Debian e outras sem conseguir configurar todos os itens de Hardware, que mesmo na instalaçao do XP portugues sao dificeis de serem identificados, mas com o Ubuntu foi algo simplesmente tao facil que somente acredito por que estou vendo.
Todo Hardware foi detectado até a placa de video Cyberblade problematica esta funcionando 100%.
Agora encontrei uma versao definitiva a qual podeei me dedicar e distanciar nao totalmente do universo Windows.
Valeu a dica do Autor.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004