Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu e o BR-Linux

Após anos usando quase que exclusivamente o SUSE Linux e o KDE em meus desktops pessoais, exceto em situações bastante específicas, resolvi fazer uma mudança radical. Continuo usuário satisfeito do SUSE e do KDE, e ambos continuam instalados nos computadores que uso no dia-a-dia. Entretanto, vários fatores fizeram surgir a oportunidade:

- recebi um notebook para realizar testes por alguns dias,
- recentemente publiquei este interessante comparativo entre distribuições para uso corporativo,
- as novas velocidades de banda larga nacionais de fato facilitam o download de imagens ISO - em 40 minutos eu tinha o meu CD pronto.


 

Assim, a partir de ontem o desktop que estou usando para manter o conteúdo do BR-Linux roda Ubuntu 5.10. Eu nunca havia interagido mais profundamente com desktops derivados do Debian (exceto em live CDs), e há anos não adotava o GNOME como ambiente de trabalho. Mas o acabamento primoroso do Ubuntu torna tudo muito mais simples, e o Synaptic (de origem brasileira!) permitiu instalar facilmente todos os softwares de que senti falta na instalação default, incluindo o mc, gwenview, mplayer, plugin flash e o editor kate. Todo o hardware foi reconhecido automaticamente, incluindo a rede wireless, segundo mouse e outros recursos do notebook. Estou positivamente impressionado, e possivelmente escreverei uma análise mais completa em breve.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Andre Moraes
:-): Welcome aboard, captain!

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de ricarab
Aceitam um marujo?: Ao lado do Augusto e do André eu também migrei do KDE + SUSE para o Ubuntu + Gnome, e estou feliz e satisfeito com as mudanças!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de guerreiroRJ
Ubuntu e o BR-Linux: Se não se sentirem a vontade com o GNOME podem instalar o Kubuntu Desktop (instala o KDE), mas perde-se um pouco do charme o bom mesmo e permanecer no GNOME.

Charles
Linux 4ever!
Comentário de Andre Moraes
Estou feliz e satisfeito, mas...: ...nunca me acostumei ao Gnome. Uso mesmo o velho e bom KDE ;-)

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de SS_Sputnik
Debian-CDD-BR: Continuo com o Gnome mas não largo mão dos enormes repositórios do Debian Original. Estou muito satisfeito com o Debian-BR.
Comentário de ricarab
Eu tambem!: Confesso que sinto MUITA falta dos programas nativos do KDE como Amarok e K3B, porém, do ambiente a única falta que sinto é do klipper, pois adorei o visual do Gnome e sua política simplista e clara.

O Gnome esteve por muito tempo um pouco fora da briga entre desktops para usuários domésticos, mas agora, com a iniciativa do Ubuntu, um sistema voltado para usuários domésticos com o Gnome por padrão, creio ter chegado a hora! Não imagino nenhum dos dois destkops estar melhor ou pior, como disse o Patola uma vez aqui: existe uma força que mantêm os softwares livres sempre equiparados e no alto!

Parabéns ao Ubuntu e ao Gnome!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Rock
?: Para que ter tantos softwares no repositorio quando na verdade vai se usar uns poucos ? E tem software tão inutil la que....
Comentário de Heitor Moraes
Bom saber disso.: Eu já mudei do SuSE para o Ubuntu a um tempo.
Acho o SuSE tão competente que até tinha vergonha de falar.

O Ubuntu é mais fácil de manter. E com a política de updates dá até pra criar um cronograma de atualizações bem lite.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Andi
Notebook: Para ir adiantando um pouco a sua análise, você já poderia postar as configurações de hardware desse notebook. Talvez, assim como eu, exista outras pessoas procurando um laptop "compatível com Linux" ;-).
Comentário de Andre Moraes
!: Rock,

Provavelmente porque os poucos softwares que você deseja/precisa usar são diferentes dos poucos que eu uso.

Na verdade, o fato de que eu, você, ou qualquer outra pessoa, possamos escolher o que queremos usar diante da enorme quantidade de pacotes disponíveis é mais um ponto positivo do Ubuntu (e das outras distros baseadas no Debian).

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de Lauro Cesar
Notebook com Ubuntu: Tenho o Ubuntu breezy 5.10 instalado em meu notebook Acer Aspire 3002 LCi e estou muito satisfeito. Os únicos incômodos até agora são o gerenciamento de energia que parece não estar sendo feito apropriadamente(incluve não indica carga da bateria) e o funcionamento da internet via rede wireless, a placa não foi reconhecida, e após eu intalá-la usando o driver do WinXP com o ndiswrapper não consegui acessar a internet através dela. Sou usuário iniciante de GNU/Linux e gostaria da ajuda de alguém. Se você tem idéia de como corrigir estas falhas por favor me ajude.

Um abraço.


LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Alexandre Figueiredo
Parabéns!: Seja bem vindo a mundo Ubuntu.
Simples e Fácil.
Tudo funciona.

Comentário de tiagotux
Migração pro o Ubuntu is Rox: Migrei do CL10 totalmente para o Ubuntu, ele é perfeito .
Comentário de brain
notebook: É um HP Pavillion DV1000, Andi.
Comentário de Cássio Rosas
Realmente impressionado!!!: Augusto, assim como você sou fã do Susie que a cada distribuição se mostra uma excelente alternativa para desktops. Mas passei um apuro com um note acer também e agora escrevo dele com o ubuntu 5.10, com tudo reconhecido, inclusive acpi e wireless...:) Uma maravilha de visual e recursos, assim como você instalei o que senti falta sem maiores problemas... Paabéns mesmo ao Ubuntu, gnome e toda a comunidade que contribui a cada dia para esse resultado!!!

Se precisar de alguma impressão para seu relato, faça contato, ok!?

Abraços a todos,

Cássio Rosas,

Comentário de Sergio Clemente da Silva Filho
Muito bom: Testei o Ubunto 5.04 ele é muito legal.

Estou esperando o 5.10 chegar...

Porém uso em casa o Debian BR CDD pre6 , algum de vocês já usaram ?

Vejo poucos comentários sobre esta distro e achei bem parecida com o
Ubuntu.
Inclusive a instalação....

FALOW !
Comentário de nemesis
parabéns!: Também estou maravilhado com o bicho. Mas acho que deu pra perceber, né? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Carlos Araujo
Ubuntu e o BR-Linux: O "velho Augusto",Ubuntero também. Bem vindo a tribo Augusto,também já não brigo mais com as minhas tralhas e, desde o primeiro Install com a 4.10 (Warty Warthog) tenho vivido bastante satisfeito com o nosso Ubuntu Linux.

abração Augusto, novo Ubuntero :-)

Carlos
Comentário de SS_Sputnik
Debian x Ubuntu: Na verdade, André, eu estou defendendo o Debian por este ter bem mais repositorios que o Ubuntu e este tem se distanciado bastante do Debian o que já gerou várias rusgas entre as duas comunidades. Provavelmente, quando o Ubuntu tiver tantos softwares quanto o Debian, eu devo migrar pra este.
Comentário de SS_Sputnik
Debian-CDD-BR: Se você lesse os posts anteriores veria que eu disse que uso esta distro.
Comentário de Ananias não identificado
Quais são?: Quais são esses softwares, que existem no repositório do Debian mas não estão no Ubuntu?

Se não me engano, o Ubuntu é gerado com a recompilação do repositório do Debian. Que softwares você utiliza que não está lá?
Comentário de tijucas
notebook: tenho o ubuntu instalado num ibook, foi a distro que funcionou melhor :)
tirando o flash que ainda nao fiz funcionar (da macromedia so' pra pc), tudo ok!!!
Comentário de tijucas
agora sim!!!: libflash-mozplugin - GPL Flash (SWF) Library - Mozilla-compatible plugin

Linux ibook 2.6.12-9-powerpc #1 Mon Oct 10 15:26:45 BST 2005 ppc GNU/Linux


:)
Comentário de Joao Melo
TÔ ABESTADO COM O UBUNTU: Pessoas, Pessoas,

Não sei quanto a vocês, mas eu estou abestado. Depois de ter instalado Suse 10.0, Mandriva 2006 PPK, Xandros, Lindows, testei o UBUNTU. Antes nem tivesse testado, pois o Mandriva e Suse, por exemplo, são muitos bons também. Mas é que o UBUNTU tem a simplicidade e a beleza que o 1º e o 2º ficam devendo, nessa ordem. Acho que deve ser uma droga!! Hehehe... a M$ não tem mais vez. Sinceridade, tenho duplo início (putz, como fica esquisito em pt_BR - DUAL BOOT), mas fico bem um mês sem acessar ou usar o outro sistema. Engraçado que até as suposta deficiências do UBUNTU são charmosas, como a tradução incompleta para o nosso idioma.
Beleza!!

João Melo
Comentário de rwx
Quais são?: Caras, não sou nenhum gênio e tenho o Debian Sarge em um desktop e num note. Tenho muita facilidade para instalar/rodar qqr coisa. Antes dos usuários de outras forks questionarem o Debian, deveriam agradecer à comunidade Debian pelo esforço e compromisso social. Conheço usuários de distros ligadas a empresas q qdo houve fusões, etc. ficaram no pincel. Distros "bancadas" por milionários de plantão não são diferentes. Com certeza seus usuários terão a capacidade de reaprender outra distro se porventura sua distro "sumir do mapa". Coisa q não acontecerá com o Debian. Mesmo assim bem-vindos ao mundo Debian.
Comentário de nemesis
heh: "fico bem um mês sem acessar ou usar o outro sistema"

já faz uns 4 anos que não uso mais o "outro sistema" em casa. Com o Ubuntu, consigo viver mais 10 anos livre. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Andre Moraes
Debian x Ubuntu: Acho que é por pouco tempo: Creio que a tendência, com o Ubuntu, é o crescimento da integração com o Debian, retornando código e customizações para os desenvolvedores do Debian poderem decidir usar, ou não.

Existem algumas iniciativas na comunidade Ubuntu com o intuito de pavimentar esse caminho, até porque alguns desenvolvedores do Debian se envolveram Ubuntu (caso do Benjamin "Mako" Hill, por exemplo) e imagino que eles não estejam 100% confortáveis com essa divisão.

Espero que os repositórios possam ficar sincronizados de alguma forma ao longo do tempo. Quanto à quantidade de pacotes, creio que, se existe diferença hoje, ela é pequena.

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de Thiago L.
Ubuntu: Instalei o Ubuntu mas nao aguentei usar o Gnome por gostar mesmo do KDE e instalei o kubuntu-desktop.

Só não consegui instalar aínda os plugins pra assitir videos como os win3codecs e divx, alguém sabe como fazer?

Obrigado
Comentário de Marcel Cavalcante
https://wiki.ubuntu.com/Restr: https://wiki.ubuntu.com/RestrictedFormats
Comentário de redhand
Eu tb uso o Debian-BR-CDD 1.0: Eu tb uso o Debian-BR-CDD 1.0 pre6...
Estou muito satisfeito :)
Comentário de andremagoo
Notebook com Ubuntu: Acho que ele conseguiu:

http://spide.blogspot.com/2005/08/softwarerec-install-ubuntu-on-acer.html
Comentário de André Luiz (CaFeCrAfT)
Sempre utilizei distros que u: Sempre utilizei distros que usam RPM, Red Hat, CL10 depois que fui conhece a maravilha Debian Sarge... e agora estou de Ubuntu 5.10 =p
( Os meus cd's já chegaram!.. )
Comentário de masp
HP na Cabeça!!!: Para os que não sabem, o Ubuntu é a distro oficial dos Notes da HP!!!

:)

Estão preparando até um Note com Ubuntu de Fábrica, além disso o Ubuntu já vem com os Drivers das Impressoras, Multifuncionais e Scanners da HP. É só pluguar e usar.
Comentário de Olivier
Notebook: Fácil... vá na loja e compre um.

Instale seu linux favorito, se não funcionar devolva e escolha outro fabricante.

Foi assim que devolvemos um Sony Vaio que teimava em impedir a relocação / backup do Windows dele, e compramos um Compaq (A coisa no Vaio era tão acintosa que além de nada ter no site sobre linux, parecia que a bios estava travada pois não tinha jeito de mexer nas partições do bixo... perdemos a paciencia com aquele "Vaiadinho").

Estamos super-hiper-extraordinariamente satisfeitos. Maquinão, esse Compaquão.
Comentário de Faith No More
Ubuntu X Mandriva: Gostaria de saber exatamente onde o Ubuntu é melhor que o Mandriva?

* Veja bem, no Ubuntu tem o Gnome, no Mandriva também tem;
* O Ubuntu tem um repositório grande, no Mandriva também tem;
* O Mandriva tem uma total integração em aplicativos Gnomes e KDE, onde na questão "bonito" como muitos falam, o Mandriva ganha fácil do Ubuntu, que não oferece isso;
* O mandriva tem uma ferramenta chamada DrakConf, onde oferece tudo quanto é tipo de configuração, desde impressora, como servidores apache, samba, etc, como configurar firewall, compartilhar a rede, etc, não existe nada parecido no Ubuntu;
* O Mandriva tem a tradução para o PT-BR muito mais acabada que o Ubuntu;

Então, sem criar flames, mas alguém por favor, me diga onde que o ubuntu é melhor que o mandriva??
Comentário de Faith No More
Mais..: * No Mandriva, os menus são MUITO mais organizados, onde por exemplo clica em Internet e aparece "Navegadores, Emails, Mensageiros...", no Ubuntu é tudo junto, fica uma zona, dai você tenta remover algum programa que não va usar tipo x-chat, ele diz que não pode porque faz parte do pacote Ubuntu.
* A questão do MP3 tem que ser revista URGENTE pelo Ubuntu, no dia que for realmente dar problema, então tire, mas por enquanto coloquem, porque se fosse tão problemático as outras distribuições não colocariam;
Comentário de Paulo Zambon
(K)Ubuntu, Debian e Kanotix: Já usei o Kubuntu e realmente ele me impressionou demais. O KDE dele 3.4.3 é uma bala, otimizado (velocidade) ao extremo. Foi o KDE mais rápido que já usei. Gostei mesmo. É uma pena que em certos pontos (que realmente não me lembro) desisti de usá-lo. Estou atualmente usando o Kanotix 2005.4 RC15 com kernel atual e estou satisfeito. É aquela velha questão "todo mundo sabe onde o sapato aperta" e então eu decidi (pelo menos por enquanto) usar o Kanotix, que para mim está perfeito. Continuo a ajudar no desenvolvimento do Kurumin também, enviando análises e sugestões como sempre fiz (e sempre foram aceitas, quando viáveis).

Alguns motivos que me levaram a usar o Kanotix (versão Light em CD):

- Assim como muitas distros, é Live CD. Na minha opinião é melhor porque ajuda na hora de "desastres" e "reparos" (como do X, por exemplo).
- A instalação é gráfica e muito, mas muito fácil de se usar. É baseada no Kommander, igual ao painel de Controle do Kurumin.
- Atualização de Kernel (após baixar o arquivo (kernel) zipado de 32 MB) usando somente um comando seguido de uma pergunta: # install-kernel-kanotix.sh e depois um "Sim ou Não" se eu quero criar um disquete de boot.
- Depois da instalação do kernel mais atual também atualizou o GRUB automaticamente, sem perguntas. Se for o lilo o gerenciador tem que ser na "mão".
- Recuperação da MBR via CD (modo rescue)
- Atualização do sistema instalado através do mesmo CD (por exemplo, da versão 2005.4 para a 2005.5)
- Usa um particionador gráfico (QTParted) na instalação. Bem como dá para particionar ou "reparticionar" o HD usando o QTParted via boot.
- Demorou, no meu micro, 18 minutos para instalar todo o sistema no HD. Uso um P3 750 512 RAM e HD 40 GB 7200 RPM e driver de DVD LG 4163B (40x de velocidade).
- O KDE 3.4.3 é bem leve, usando o mínimo de memória possível quando iniciado e sem carregar os arquivos, assemelha-se ao consumo mínimo de memória do Kurumin, que, aliás, usa o kernel do Kanotix.
- Configura todos os meus dipositivos da minha máquina, inclusive internet via DHCP.
- Otimização para Hardwares atuais.
- Disponível na versão 32 e 64 bits, inclusive os kerneis atuais.

A parte "negativa" é que o sistema está em inglês (ou alemão) e tenho que baixar os pacotes do nosso idioma.

Não estou criticando outras distros, nem o (K)Ubuntu, como já perceberam, apenas estou "defendendo o meu peixe". Heheh... aliás, o símbolo do Kanotix é um peixe ;-)

Mensagem no site do kanotix sobre o mesmo:

"Kanotix is a rocksolid Linux based on Debian-Sid, contains all the newest packages and recognizes more modern hardware than any other operating system nowadays."

Querem saber mais... www.kanotix.com
Comentário de luciano borguetti
Ubuntu X Toshiba A60s: Comprei um note toshiba faz 3 dias, como já estava usando Ubuntu no meu Desktop Vaio, instalei o mesmo no note.
Fantastico, funcionou todo o meu hardware de primeira. Menos o winmodem que tive que configurar, mais encontrei no proprio wiki do ubuntu um "Como Fazer" para gerar o pacote (.deb) com o driver do mesmo.

Comentário de Koolosh_
Instalação: O instalador de ambas é o mesmo, o Instalador do Debian, o engraçado é ouvir as pessoas dizerem que o Debian é dificil de instalar, e o Ubuntu é fácil, sendo que usam o mesmo instalador.
Comentário de ricarab
Vou me aventurar a responder sua pergunta!: Entendo seu questionamento, e penso o mesmo quando comparo o Ubuntu a minha distro predileta: SuSE!

Para entender o porque do sucesso do Ubuntu procure pensar que ele é feito sob uma filosofia totalmente voltada para o usuário iniciante e doméstico, seja no tema, no estilo ou na política de distribuição e tantos outros fatores...

1 - Veja que o Ubuntu é distribuído com apenas um CD para facilitar a instalação e o download e ainda é enviado gratuítamente também em mídias totalmente grátis para qualquer lugar do mundo!

2 - A política do sistema é voltada para o usuário doméstico, procurando evitar aplicativos altamente especializados feitos para servidores ou desktops comerciais e científicos, o que está incompatível com a maioria das distros como o Mandriva, SuSE, RedHat e Debian, totalmente voltados para o usuários mais sério e exigente!

3 - O tema e o estilo do sistema é feito para facilitar e agradar, a instalação e atualização do sistema são simples e funcionam bem! Note ainda que o sistema é feito para evitar grandes quantidades de atualizações, justamente para evitar frustações e muito tempo de administração por parte dos usuários.

Eu penso que os usuários mais exigentes devem procurar outras distros, pois o Ubuntu foi feito com a idéia de minimizar a administração e intervenção excessiva do usuário de modo a tornar uma experiência agradável como todos tem reportado.

Minha pequena comparação não responde as questões mais específicas, mas creio que isso é o que a maioria dos usuários experientes que passaram por outros sistemas mais completos e complexos pensam do Ubuntu.

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Koolosh_
Inovação: Seria porque o Ubuntu, traz um gnome bem configurado, coisa q o Mandriva (tanto Mandrake e Conectiva) não traziam, me lembro que tentei usar gnome em ambos no passado e não dava, só consguia usar gnome em RedHat e Debian. Talvez a grande diferença do Ubuntu é aliar o poder do Debian em termos de gestão de pacotes e principalmente leveza do sistema em si com um gnome bem moderno de realmente bem configurado. Há de concordar que as distribuições européias sempre privilegiaram o KDE e colocavam o gnome apenas por colocar pra fazer volume, ai os caras entram mundialmente com um gnome devidamente configurado com o mesmo carinho que as distros européias dão ao KDE, resultado.... ta essa febre mundial.
Comentário de brain
Debian Installer e Ubuntu: Não sou autoridade no assunto - é o meu primeiro fim de semana com o Ubuntu. Mas me parece que embora a base do instalador do Ubuntu seja mesmo o D-I, cada nova versão do Ubuntu traz novas inclusões a esta base, e estas inclusões vão sendo contribuídas de volta ao projeto Debian. Veja um roadmap (talvez desatualizado).

A simplicidade não reside no fato de ambos terem o mesmo software rodando como instalador, mas no conjunto de decisões e opções que são deixadas a cargo do usuário. Naturalmente há muitos que apreciam responder sobre sua configuração de hardware, seleção de pacotes, configurações de rede, etc. Mas acho que pelo fato de reconhecer bem o ambiente e selecionar bons defaults, o Ubuntu acaba passando esta imagem de simplicidade de instalação.
Comentário de Spook
Agora sim...: Procurei uma resposta na outra notícia do Ubuntu (sobre ser a melhor no desktop corporativo) para o sucesso dele e não encontrei. Agora encontrei uma boa resposta: tratam bem o Gnome.

E faz sentido. Boa parte do pessoal que acha o Ubuntu excepcional já preferiam/usavam Gnome antes. E as grandes distribuições européias tratam o Gnome como ambiente secundário.

Só que ainda é muito barulho em cima do Ubuntu. São os menus do Gnome bem editados e o hotplug que o faz dele tão bom então?
Comentário de Faith No More
Entendi Também: Agora eu também entendi, porque realmente, todas as outras distribuições são feitas pensando no KDE, talvez por isso o KDE tenha se desenvolvido mais rápido que o GNOME, me lembro que quando o linux começou a se tornar popular, o GNOME era padrão em várias distribuições e o KDE era o secundário, depois foi mudando aos poucos.

Também gostei do Ubuntu ser baseada no Debian, não entendia porque todas tinha que ser no padrao RH. Alias, eu como um amante do Mandrake (agora Mandriva, que uso desde a versão 7.2) sempre utilizo o Debian para servidor.

Enfim, dou meus parabéns ao Ubuntu, vida longa a ele. Também acho que estão fazendo muita festa em cima dele, mas antes nele no que num Windows. Só continuo discordando que é a versão mais fácil para o usuário final, nunca usei o Suse então não posso avaliar, até porque nunca pagaria para usar em casa, numa empresa até pode ser, mas em casa não consigo aceitar. Então digo pelo qual conheço, o Mandriva é sim o mais acabado, mas o Ubuntu chegou pra bater de frente.

Essa briga é muito boa, viva o Código Livre.
Comentário de Faith No More
Correção: Só uma correção. Quis dizer que sou amante do Mandriva para desktop, mas para um servidor não dispenso o Debian, o qual considero mais leve e seguro.

Quando alguém me perguntar qual Linux usar para Desktop, vou recomendar o Mandriva ou o Ubuntu. ;)

Alias, muito legal o Edubuntu, que ninguém comentou aqui, esse sim achei um projeto muito legal.
Comentário de robsontex
Talvez sim, talvez não...: Desde que o Ubuntu começou a crescer, houve uma crise de ciúmes por parte de alguns membros da comunidade Debian. Porém, como você disse, acredito que essa situação possa ser revertida. Tanto que ao passear pelas páginas de informação sobre o desenvolvimento de pacotes no Debian, você pode encontrar vários patches submetidos pelos desenvolvedores Ubuntu. Cada um tem o seu nicho. Eu, pessoalmente, prefiro o Debian. Você pode preferir o Ubuntu. Isso é ser livre.

Quanto à sincronização dos repositórios, não creio que isso venha a ocorrer. Inclusive, eu vi há algum tempo uma entrevista do Mark em que ele justificava o porquê da decisão de não fazer da compatibilidade com o Debian um objetivo primordial do Ubuntu. Infelizmente, não tenho o link. Assim, se os pacotes não são totalmente compatíveis, não há como se fazer essa sincronização.
Comentário de guerreiroRJ
simples: O UBUNTU reconhece tudo mesmo desde a instalação.

O Mandriva só para vc ter um exemplo não reconheceu minha placa NVidia 4MMX, melhor reconheceu, mas com driver genérico. Conclusão: distribuição devidamente instalada, mas o X não funciona nem por nada.E o mais triste é que sempre usei o Conectiva e estava esperando o Mandriva 2006, mas se tornou impraticável...já baixei o driver da NVidia, mas ele pede o kernel-source que não achei nos 3 CD'S do Free, acho que só tem para o pessoal do club ou para quem compra a caixinha.

Já no UBUNTO dispensa comentários...
Charles
Linux 4ever!
Comentário de LedStyle
Demorou pra aderir heim... rs: Demorou pra aderir ao Ubuntu heim... rs.

É tão magnífica esta distribuição que estou dando CDs pra todo mundo por aqui. Fiz um pedido la no site e já está acabando. Acho que vou pedir mais uns 200... rs

[]s
Comentário de DouglasTabajara
Tecnicamente, as grandes distros se equivalem.: Na minha opinião, as grandes distros se equivalem tecnicamente. As versões dos principais softwares são mais ou menos as mesmas e isso equilibra a todas. O fato de uma reconhecer determinado hardware e outra não acaba sendo uma casualidade, pois nenhuma delas vai servir em 100% dos hardwares existentes.
O que vai levar ao sucesso de cada uma acaba sendo a fidelidade de seus usuários, pois por melhor que seja o Ubuntu, os que gostam do Suse continuarão utilizando o Suse. Por mais que o Ubuntu tenha suas qualidades, o Suse (ou Mandriva, ou Fedora, ou Xandros, ou Kurumin/Kalango, etc.) também tem as suas e estas tem o seu padrão de competência, de modo que estarão sempre melhorando e se aprimorando, sendo, na minha opinião, difícil que percam a qualidade já conquistada.
Resumindo, o que vai decidir é o gosto pessoal de cada um!!

Abraços a todos!!

--
---
"A alegria não está nas coisas: está em nós! Acredito que ter as coisas que queremos pode até nos trazer uma alegria momentânea, mas ser o que queremos ser, fazer o que sonhamos é que nos traz a verdadeira alegria!"
---
--
Comentário de nemesis
mp3 ou ogg?: "A questão do MP3 tem que ser revista URGENTE"

O formato ogg está aí justamente para isso. Ele foi criado exatamente pelo mesmo motivo pelo qual o formato de imagens png foi criado: para substituir um formato patenteado ( gif, no caso do png ).

Bem, no caso do png, a patente sobre o gif já expirou. No caso do ogg, a patente sobre o mpg continua.

Patentes não terminam pq vc considera a questão URGENTE.

Por isso, use ogg. Ripe seus CDs para ogg, compartilhe ogg com seus amigos e aponte links para que eles possam encontrar codecs ogg para várias plataformas...

"você tenta remover algum programa que não va usar tipo x-chat, ele diz que não pode porque faz parte do pacote Ubuntu."

Cara, eu vou tentar isso em um momento. Se não der certo, adeus Ubuntu, pois não pode ser tão imbecil assim...

*edit*
Testei e realmente não é imbecil como vc faz parecer. Vc pode sim removê-lo, mas esse pacote (xchat) é uma dependência básica de ubuntu-desktop, que é apenas um metapacote, não o desktop em si. Se vc remover xchat, não vai remover o gnome todo, apenas esse metapacote. Aqui está o que o pacote tem a dizer:

"The Ubuntu desktop system
This package depends on all of the packages in the Ubuntu desktop system

It is safe to remove this package if some of the desktop system
packages are not desired. However, it is recommended that you keep
it installed
, because it is used to carry out certain upgrade
transitions (such as adding new packages to the system)."

Portanto, pode removê-lo, mas é recomendado tê-lo por perto. Bem, eu não removi o meu xchat, que é um binário completamente ridículo de apenas 414KB, mas se vc está tão necessitado assim, acho mais fácil trocar de HD do que liberar essa miséria...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Willian
Slackware X Ubuntu!!!: Eu usei o slackware durante um tempo, daí cansei do KDE e fui para o Fluxbox, cansei do Fluxbox e fui para o Windowmaker, cansei do Windowsmaker e fui para o XFCE. Então percebi que eu estava era cansado do Slackware, e testei a versão Live do Ubuntu 5.04. GOstei logo de cara, e baixei a versão 5.10 e retirei meu slackware de vez.

Essa expeirência começou hoje as 12h20 e acabou as 02h15, quando terminei de instalar e configurar algumas coisinhas do Ubuntu...

Não vejo a hora de chegar em casa e começar a descobrir os segredos dessa distro tao madura e bonita. Perfeita para meu desktop!!!


Abraços,
Willian
Comentário de Lauro Cesar
Obrigado Andre: Valeu André, obrigado pelo link. Infelizmente parece que o hardware a que ele se refere é bem diferente do meu (Travelmate 3200 x Aspire 3002), sendo diferentes itens como placa wireless, etc. De qualquer forma vou lutar contra o meu analfabetismo funcional em inglês e tentar garimpar alguma dica que possa aproveitar em minha máquina.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
____________________________________

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004