Após anos usando quase que exclusivamente o SUSE Linux e o KDE em meus desktops pessoais, exceto em situações bastante específicas, resolvi fazer uma mudança radical. Continuo usuário satisfeito do SUSE e do KDE, e ambos continuam instalados nos computadores que uso no dia-a-dia. Entretanto, vários fatores fizeram surgir a oportunidade:
- recebi um notebook para realizar testes por alguns dias,
- recentemente publiquei este
interessante comparativo entre distribuições para uso corporativo,
- as novas velocidades de banda larga nacionais de fato facilitam o download de imagens ISO - em 40 minutos eu tinha o meu CD pronto.
Assim, a partir de ontem o desktop que estou usando para manter o conteúdo do BR-Linux roda Ubuntu 5.10. Eu nunca havia interagido mais profundamente com desktops derivados do Debian (exceto em live CDs), e há anos não adotava o GNOME como ambiente de trabalho. Mas o acabamento primoroso do Ubuntu torna tudo muito mais simples, e o Synaptic (de origem brasileira!) permitiu instalar facilmente todos os softwares de que senti falta na instalação default, incluindo o mc, gwenview, mplayer, plugin flash e o editor kate. Todo o hardware foi reconhecido automaticamente, incluindo a rede wireless, segundo mouse e outros recursos do notebook. Estou positivamente impressionado, e possivelmente escreverei uma análise mais completa em breve.
André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/