Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

DVDs de distribuições da Linux Magazine no Brasil

A Linux Magazine Brasil me enviou o comunicado de que está começando a comercializar no Brasil DVDs de distribuições, começando pelo recém-lançado Mandriva Linux 2006 free.




Está prevista a disponibilização de outras, incluindo Xandros desktop 3.0, Fedora Core 4, Debian 3.1 sarge, e Knoppix 4.0.2 até o dia 15 de dezembro. Segundo a nota, se a aceitação for boa há possibilidade de no futuro haver encartes de DVDs na revista impressa. Ao contrário do que ocorre no produto EasyLinux, estes DVDs não têm suporte técnico prestado pela LinuxMagazine.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de well
Argh...: Mais distribuições! :/
Comentário de anakinpendragon
Concordo com vc....: Tinham que mandar uns softwares de vez em quando... Só destribuição nova todo dia... Podiam por exemplo colocar, conjunto do programas de audio e seus manuais em um cd, em outro programas de video, em outro programas de desenho, manuais, exemplos, com ebooks , ferramentas de programação, etc...
Pra variar um pouco...
Ninguém aguenta instalar sistema operacional todo dia!
Embora as vezes seja muito bom pra quem não pode baixar a distribuição favorita comprar o cd...
Mas todo dia enjoa.
Comentário de ivansb
Tbm acho: O Knoppix até q é uma boa idéia, assim como seria o Klax (KDE3.5rc1)... Só pra ver as novidades sem instalar. Mas sempre trazer uma distribuição diferente é meio sacal.

E esse negócio de obrigar o comprador a levar CD é bobagem. Só encarece a revista. Pelo menos, podiam ser softwares que as pessoas iriam aproveitar, tipo softwares P2P difíceis de achar ou instalar já mastigados, coleções de cliparts, instalador do openoffice2 pt-br completo, etc, coisa q dá trabalho de achar e/ou é mto grande para fazer download, já empacotado e mastigado para as distribuições mais populares.

O melhor mesmo seria a revista vir sem CD e ser mais barata.
Comentário de froger
O preço está salgado....: Qual a diferença desses DVD´s para os que são vendidos pela linuxmall, porque a linuxmagazine está cobrando R$ 34,80 enquanto que na linuxmall custa R$ 19,90...

Froger
Linux User 222742
http://froger.eti.br
"Eu só digo uma coisa: Eu não digo é nada. Depois não digam que eu não disse."
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: O preço está salgado...: Olá Froger,

Em Sex, 2005-11-25 13:12 froger escreveu:

Qual a diferença desses DVD´s para os que são vendidos pela linuxmall, porque a linuxmagazine está cobrando R$ 34,80 enquanto que na linuxmall custa R$ 19,90...

Por uma motivo simples: custo. A qualidade do material, da embalagem e os custos de importação oneram o preço final ao consumidor. O processo de impressão do rótulo do DVD não é via silk screen, mas por serigrafia - processo de que só a Disney dispõe aqui no Brasil, em contrato de exclusividade com a Videolar. A embalagem também é diferente, do tipo slim, inexistente no Brasil. E há também as alíquotas de importação.

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de elektron
Re: Re: O preço está salgado...: Olá Peregrino.

(...) A qualidade do material, da embalagem e os custos de importação oneram o preço final ao consumidor. O processo de impressão do rótulo do DVD não é via silk screen, mas por serigrafia - processo de que só a Disney dispõe aqui no Brasil, em contrato de exclusividade com a Videolar. A embalagem também é diferente, do tipo slim, inexistente no Brasil. E há também as alíquotas de importação.


À exceção das alíquotas, será que esses demais recursos são, de fato, imprescindíveis ao usuário? Não se poderia pensar em alternativas para baratear o produto final? Afinal, gastar mais de 10% do salário-minimo numa revista pode não ser pra qualquer um.

Quero deixar claro que minha arqüição não significa que me oponha à distribuição dos DVD, muito pelo contrário, acho até uma ótima alternativa.

Atenciosamente.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de SS_Sputnik
Programas x Distribuições: Aproveito a oportunidade, Rafael, para reforçar a sugestão do colega de colocar programas e não distribuições. Que tal fazer uma enquete? O proprio Augusto poderia colocar esta enquete no ar no fim de semana.

Comentário de Flaminius Severus
Um detalhe: Se entendi corretamente, estão vendendo apenas a mídia, não há um manual, algo fundamental para iniciantes ao meu ver.
Comentário de marcosalex
Qualidade: Muito bom. Hoje em dia vê-se muitas opções de baixo custo e poucas mídias de qualidade com um acabamento bonito. O pessoal esquece que tem pessoas que preferem pagar um pouco mais por uma coisa melhor.

Haskell developer
Comentário de ano@nimo.com
O preço está salgado....: Tá caro!
O que estimula a copia domestica!
Comentário de ano@nimo.com
Que tal um wiki aberto para s: Que tal um wiki aberto para sugestões de conteudo do cd/dvd mensal?

Eu, por exemplo, sugeriria incluir o eclipse ide, mais docs.
Comentário de bebeto_maya
Quem quiser pagar que pague, pois tem o direito!: __Concordo. Tem gente que quer pagar por algo um pouco melhor e tem direito...Guardar um produto numa embalagem apresentável com uma mídia de qualidade e impressão primorosa é um luxo...QUem puder pagar, que pague...

__Apresentar um Linux desses a um cliente, ou a um futuro entusiasta do Linux já cria uma boa impressão.

__Tenho colegas que instalaram o Ubuntu só porque ele é apresentável, ao contrário de um Kurumin ou Slax, que podem até ser mais úteis.Mas são amadores no quesito design...Lógico que isso não é fundamental, mas é importante.
Comentário de Ananias
Sei: Rótulo por serigrafia, embalagem... muda alguma coisa depois que o sistema está instalado?

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de nemesis
exatamente!: "Ninguém aguenta instalar sistema operacional todo dia!"

Realmente. Mas acho que é muito mais fácil pra esses distribuidores de CD queimarem ISOs prontinhos do que ter o trabalho de, digamos, compilar as versões mais recentes de aplicativos, empacotá-los nos formatos mais usuais, como rpm ou deb, e aí distribuí-los com uma matéria sobre o software em questão, digamos, a recém-lançada nova versão do Inkscape.

também, pra quê, já que é muito mais fácil um usuário simplesmente baixar tais aplicativos do seu repositório favorito?...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Magno K
Tergiversando...: Silk screen e serigrafia são a mesma coisa. Já trabalhei com isso. Talvez, Rafael, a máquina da Disney seja mais sofisticada que as outras para essa tarefa. Ou a "ciência" tenha evoluido nesses anos todos que estou fora :)

Temos mídias de excelente qualidade no Brasil. Não venha me dizer que o melhor DVD comercializado no Brasil não é bom o suficiente para empacotar as distribuições vendidas pela Linux Magazine. Para importar DVDs dessa forma só consigo imaginar uma coisa: uma desculpa para mandar divisas para o exterior. Mas, como diria o meu avô, problema da Linux Magazine :)

Embalagem "slim" :) é um problema, mesmo. Por aqui só temos "fininha". Tenho um amigo publicitário que coleciona embalagens. Ele adquire produtos, desmonta as embalagens e as guarda porque acompanha a evolução do design e estuda outras soluções para aplicar às necessidades de seus clientes. E isso em Maringá, no interior do Paraná. Imagine isso em São Paulo.

Concordo em parte com a afirmação de que o preço é outro ponto desfavorável. R$ 34,80 é muito caro por um simples DVD não original. Por R$ 79,90 eu compro o Mandriva básico, com um excelente manual e "as melhores mídias que o Brasil pode produzir", além de ter a certeza de efetivamente estar contribuindo para a manutenção da distribuição, que investe em desenvolvedores que trabalham em todos os níveis - do kernel até as facilidades para o usuário final. Por esse ponto de vista, o preço é salgado, sim.

Outro ponto desfavorável. Uma empresa como a LinuxMall contribui com o software livre vendendo produtos e repassando parte dos lucros para projetos importantes. Além disso, o preço deles é bem menor e nunca vi ninguém reclamando da qualidade do produto. Não há nenhuma informação se esses DVDs da Linux Magazine terão parte dos lucros revertidos em benefício da comunidade. Sei que não há qualquer obrigação, mas é uma postura louvável.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Flaminius Severus
Exatamente: Sem um conteúdo escrito com um mínimo de qualidade acompanhando não muda nada, é apenas perfumaria.
Comentário de nemesis
talvez: "Talvez, Rafael, a máquina da Disney seja mais sofisticada"

Talvez marca seja mais caro que conteúdo? Vide bobagens como "Intel Inside" ou Windows...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ano@nimo.com
Não é bem assim! : Não é bem assim!

Quem não tem banda larga não pode nem sonhar em baixar um Debian ou Fedora, por exemplo. Até hoje eu só testei o Fedora 1 que veio em três Cds na PC Master. Alias, eu comprei este número da revista justamente por causa dos CDs.

Que tal o lema da "Linux Format": uma distro mais um dvd recheado de software.

Para falar a verdade, minha implicancia é com o papel e não com o cd. Por que um papel tão caro ?

Não sou do ramo editorial mas acho que este papel deve ser muito caro. Por que não fazer uma revista com mais paginas (e proporcionalmente mais informação) pelo mesmo preço?

É verdade que a revista é linda, mas quem usa (e mantem) Linux compra revista por causa da beleza?

Todo mundo conhece os Howtos e mini howtos. Mas até hoje eu não vi uma tradução disponivel em portugues para a maioria. Por que não traduzir e distribuir em forma de um encarte mês a mês?

Quando acabarem os howtos, por que não traduzir as "man pages"? Gastei muita tinta e papel imprimindo "man pages" nos ultimos anos.

São só sugestões, eu não sou do ramo editorial, como já disse.
Comentário de Maskate
Pq já q blz pra alguns é fu: Pq já q blz pra alguns é fundamental, q continuem vendendo esses dvds ai cheios de frescura.

mas poderiam disponibilizar uma versão Lite gravda num dvd-r daqueles da BENQ de R$1,50 num envelope branco de R$ 0,05.

hehehehehehehehehehehe

no fim das contas é todo a mesma coisa!!!

heheheheheheheheheheehe
Comentário de Magno K
O preço do papel: Infelizmente, o preço do papel não é um fator tão importante na composição do custo. Na verdade, como nós exportamos papel, temos que usar o que está disponível no mercado. Se a Linux Magazine optasse por certos tipos de papel, correria o risco de eventualmente faltar em uma edição e sofrer severas críticas de quem gostou do padrão anterior. Imprimir em um papel diferente teria o preço diminuido em alguns centavos apenas.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de prettoc
treta de dvd: Há uma falta de interesse por parte da revista linux magazine, hoje essa desculpa esfarrapada de qualidade de material, no Brasil so tem uma empresa de contrato exclusivo . balela, papo furado !!! tenho certeza que ha outras empresas que fazem o mesmo com a mesma qualidade. esse pessoal da revista linuxmagazine e muito estranho !!
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Sei: Olá Ananias,

Em Sáb, 2005-11-26 01:13, Ananias escreveu:

Rótulo por serigrafia, embalagem... muda alguma coisa depois que o sistema está instalado?

Não muda nada, mas essa é a política internacional de qualidade da editora, já que o produto é comercializado em diversos países. Os DVDs são impressos no exterior com essa qualidade e a esse custo. Não temos como mudar isso.

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Tergiversando...: Olá,

Em Sáb, 2005-11-26 10:19, Magno K escreveu:

Silk screen e serigrafia são a mesma coisa. Já trabalhei com isso. Talvez, Rafael, a máquina da Disney seja mais sofisticada que as outras para essa tarefa. Ou a "ciência" tenha evoluido nesses anos todos que estou fora :)

A única máquina que faz serigrafia no Brasil com qualidade de impressão similar a de offset de revista pertence à Videolar e é usada em contrato de exclusividade com a Disney. A Linux Magazine usa máquina semelhante no exterior, de modo a garantir essa qualidade gráfica a todos os rótulos de CDs e DVDs produzidos lá fora.

Temos mídias de excelente qualidade no Brasil. Não venha me dizer que o melhor DVD comercializado no Brasil não é bom o suficiente para empacotar as distribuições vendidas pela Linux Magazine. Para importar DVDs dessa forma só consigo imaginar uma coisa: uma desculpa para mandar divisas para o exterior. Mas, como diria o meu avô, problema da Linux Magazine :)

Não estamos dizendo isso. Tanto que os CDs da Linux Magazine Brasil são produzidos aqui no país. Só que temos que fazer uma ginástica grande para fazer com que a qualidade de impressão do rótulo do CD fique próxima à da impressão na Europa. Coisas tipo evitar dithering, reduzir o número de cores do rótulo para 3 etc. E quanto a mandar divisas para o exterior, não vemos problemas com isso, uma vez que houve (e ainda há constantes) investimentos e criação de empregos no Brasil. Uma mão lava a outra.

Embalagem "slim" :) é um problema, mesmo. Por aqui só temos "fininha". Tenho um amigo publicitário que coleciona embalagens. Ele adquire produtos, desmonta as embalagens e as guarda porque acompanha a evolução do design e estuda outras soluções para aplicar às necessidades de seus clientes. E isso em Maringá, no interior do Paraná. Imagine isso em São Paulo.

Ótima notícia! Por gentileza, coloque-o em contato conosco, pois todos os fornecedores com os quais conversamos (Sonopress, CD+, CD-Biz) nos disseram ainda NÃO ter opção de caixinha "fininha". Se, com isso, pudermos conseguir preços mais baixos - e, conseqüentemente, baixar o preço final ao consumidor -, com certeza o faremos.

Concordo em parte com a afirmação de que o preço é outro ponto desfavorável. R$ 34,80 é muito caro por um simples DVD não original. Por R$ 79,90 eu compro o Mandriva básico, com um excelente manual e "as melhores mídias que o Brasil pode produzir", além de ter a certeza de efetivamente estar contribuindo para a manutenção da distribuição, que investe em desenvolvedores que trabalham em todos os níveis - do kernel até as facilidades para o usuário final. Por esse ponto de vista, o preço é salgado, sim.

Tudo é uma questão de opção. Da mesma forma, comprando o nosso DVD você estará adquirindo um produto com "as melhores mídias que o primeiro mundo pode produzir" e contribuindo para a manutenção da Linux New Media, editora da Linux Magazine, que também "investe em desenvolvedores que trabalham em todos os níveis - do kernel até as facilidades para o usuário final". Por esse ponto de vista, o preço é o mínimo que pudemos conseguir, tenha certeza.

Outro ponto desfavorável. Uma empresa como a LinuxMall contribui com o software livre vendendo produtos e repassando parte dos lucros para projetos importantes. Além disso, o preço deles é bem menor e nunca vi ninguém reclamando da qualidade do produto. Não há nenhuma informação se esses DVDs da Linux Magazine terão parte dos lucros revertidos em benefício da comunidade. Sei que não há qualquer obrigação, mas é uma postura louvável.

Com certeza! Estamos envolvidos em uma série de projetos de Software Livre (só a título de exemplo, somos os patrocinadores do projeto Scribus, pagando salários de desenvolvedores, inclusive). Também somos patrocinadores Platinum do Linux Professional Institute (LPI). Já bancamos o envio de palestrantes, líderes de projetos de sistemas de código aberto no Brasil e no mundo, a eventos nacionais e internacionais, além de apoiar virtualmente quase todos os eventos envolvendo esse tipo de tecnologia no Brasil e no mundo. Aliás, como estamos há quase 12 anos no mercado internacional, esteja certo de que estivemos envolvidos em inúmeras iniciativas de suporte ao Software Livre no mundo nesse período.

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Programas x Distribuições: Olá,

Em Sex, 2005-11-25 15:27, SS_Sputnik escreveu:

Aproveito a oportunidade, Rafael, para reforçar a sugestão do colega de colocar programas e não distribuições. Que tal fazer uma enquete? O proprio Augusto poderia colocar esta enquete no ar no fim de semana.

Sugestão anotada. Aliás, dentro em breve será possível interagir mais com a revista e influir mais no conteúdo editorial e do CD/DVD, uma vez que estamos reformulando nosso site e haverá uma área específica para isso (algo similar a um Wiki). Até então, continuamos de ouvidos abertos às suas sugestões, tenham certeza.

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: O preço está salgado...: Olá,

Em Sex, 2005-11-25 23:33, ano@nimo.com escreveu:

Tá caro!
O que estimula a copia domestica!


Pode copiar à vontade. É Software Livre e, como tal, não sujeito à pirataria. Não temos problemas com isso.

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004