Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Atualizado: GCC 4.1 lançado - ou não

Saiu no Slashdot a nova versão do GCC, o que parece ser mais interessante além das otimizações para a linguagem C/C++ é que o suporte a java parece estar indo muito bem. Dentro em pouco talvez não precisaremos das VMs proprietárias para desenvolver nesta linguagem, além de poder escolher entre uma compilação nativa ou em bytecode.” A nota foi enviada por Daniel Fonseca Alves (dalrafΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Atualização: Helio Castro informou, nos comentários desta notícia, que a nota do Slashdot estava errada, e o GCC 4.1 ainda não foi lançado. Mais detalhes abaixo.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de David
Java aprimorado neh...: ainda bem que o "GNU C Compiler" cotinua mantendo o foco...
gostaria que os ciclos dos ICC da vida fossem maiores; que saissem ACC, SCC... cada qual pra sua arquitetura; assim o que realmente interessa voltaria a ser a letrinha do meio.
Comentário de policiadeconduta
GCC significa GNU *Compiler*: GCC significa GNU *Compiler* Collection... o nome anterior não reflete o s front-ends disponíveis. E o seu comentário foi sem objetivo, já que o GCC além de tudo tem vários backends (targets de arquitetura).
Comentário de David
Esta certo.: Voce esta certo, estou acostumado demais com a descricao da pan page, "GNU project C and C++ Compiler". Bom mas a ideia geral do meu contario e que o GCC poderia ser melhor que e' em relacao a instrucoes em C. Nao e pq ele e uma das melhores opcoes que e a melhor que e' possivel.

Obrigado pelo esclarecimento.
Comentário de heliocastro
Ainda não foi lançado. Foi uma notícia irresponsável...: Quem colocou a notícia lá não prestou exatamente atenção na página e prejulgou que o "Release Series" 4.1.0 era o final. Além do mais a notícia do Slashdot tem outros erros.
Os próprios desenvolvedores refutaram a besteira.
Quote:
"I'm not sure what gave the person who submitted the story, or the editor who posted the story, the idea that 4.1 was released, but it isn't. In fact, it was just branched less than a week ago. We haven't even put out an RC yet! Really, it's not out. When it is, you will see something sent to gcc-announce"
Comentário de Daniel Fonseca Alves
De fato: Realmente não dei atenção para o fato.
O que mais me interessou foi o avanço do GCC para compilações em Java.

______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Kid-X
Outro compilador: Alguém sabe se existe outro compilador C/C++ que "enfrente" o GCC/G++?

O único (livre/open source) que eu conheço é o TinyCC, que tem algumas vantagens sobre o GCC, como a velocidade de compilação. Sem falar que pelo tempo de vida e pela quantidade de desenvolvedor(es) do TinyCC, ele já faz bastante coisas!

O GCC tem uns 20 anos de vida, o TinyCC tem no máximo 2 anos de vida;
O GCC é mantido por centenas (ou milhares?) de contribuentes, sem contar com as corporações que também "ajudam"; E o TinyCC é mantido por no máximo meia-dúzia!;
O GCC é usado na grande maioria dos POSIX, o TinyCC só tem um pacotinho pre-compilado pra RedHat 9! Mas não é difícil de compilar o TCC.

E mesmo assim, o TinyCC tem vantagens sobre o GCC!
Comentário de brainiac
X-Dik...: Oh! Como isso é incrível, não?

Será que daqui a 20 anos, o TinyCC sendo portado para outras arquiteturas, bem como incorporando mais linguagens além do C/C++, agregando "centenas (ou milhares?) de contribuentes" (sic), você entenderá que foi um preço justo ele perder essas "tantas" vantagens para ganhar uma versatilidade maior?

Até lá deve aparecer outro compilador mais novo e você irá repetir os mesmos comentários..., não é mesmo?
Comentário de enderson
Só podia ser rápido: Num dá pra comparar, ele é rápido pq num tem o que o GCC tem, acho que num dá pra fazer muita coisa com ele. Ele otimiza pra x86, o GCC tem
opção pra tudo qnt é processador.

Seria um GCC com -O2 sem -mcpu ou -march.

Vi que ele compila o kernel 2.4 em 15s, e tem até um LIVECD que
compila o kernel na hora, pra iniciar. Interessante.


--
Enderson Maia

GentooBR (www.gentoobr.org)
Comentário de heliocastro
Vários, porém...: Já que você não mencionou algo específico, vão dois compiladores relevantes C/C++ que até passam o gcc em performance, mas tem suas restrições:
---
ICC - Intel compiler for Linux
http://www.intel.com/cd/software/products/asmo-na/eng/compilers/clin/index.htm
É o antigo KAI C++, a KAI que foi comprada pela Intel produzia este compilador que passou a ser chamado ICC
Contra: Não é aberto, otimiza somente para Intel.

Open Watcom
http://www.openwatcom.org/
Contras: Depois de aberto, algumas versões já foram lançadas, mas nada ainda do porte Linux estar pronto. Parece que esta não é uma área que atraia muita gente pra ajudar um porte. Se você precisar de um bom compilador Windows por exemplo, é uma boa escolha
Comentário de nemesis
aqui: "Alguém sabe se existe outro compilador C/C++ que "enfrente" o GCC/G++?"

Não. Mas se vc quiser evoluir para linguagens mais avançadas e capazes e quiser continuar com performance em tempo de execução similar a C/C++, recomendo estes dois compiladores otimizadores nativos:

http://caml.inria.fr/ocaml/index.en.html
http://www.haskell.org/ghc

"TinyCC tem vantagens sobre o GCC!"

Tempo de compilação não é tão importante quanto de execução. Me parece que o GCC tem vantagens muito maiores sobre o tinycc, incluindo mais e melhores opções de otimização para sua plataforma específica, frontends para mais linguagens e portabilidade muito maior.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Leandro R. M. de Marco
Não faz sentido comparar.: Não faz sentido compara o TCC com o GCC. São projetos com propósitos diferentes.

O OBJETIVO do TCC é compilar rápido. Se espantar com o fato do TCC ter esta vantagem, é a mesma coisa que se espantar com o fato de um S.O real-time qualquer que acabe de surgir seja melhor do que o Linux para uso em sistemas de tempo real.

"Nossa! O S.O. XXX feito para ser real-time, só tem um ano de vida e é melhor que o Linux para operações real-time."

É a mesma coisa com o TCC. Ele foi fetio para ser rápido....
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004