Bom , esta semana que passou eu estive totalmente ocupado com a organização do Evento Desktop Linux que estou criando junto com o Paulo Christiano , http://www.linuxmen.zip.net. E na nossa caminhada na busca de apoio e patrocinadores percebemos uma coisa muito ruim. Tem muita gente que usa o GNU/Linux , ou para eles apenas Linux , sem saber oque é o GNU/Linux ou o porque de usarem o GNU/Linux... ...Muita gente vem usando o GNU/Linux e não tem este pensamento de comunidade , um ajudar o outro. Tem pessoas , muitas , que conhecem o problema , tem a solução , porém não mostra isto para a comunidade. Não creio que uma pessoa desta esta pronta para usar o pinguim... ...É um absurdo uma pessoa usar GNU/Linux se dizer uma pessoa avançada neste sistema mas não saber ou não seguir as liberdades que o Software Livre nos Garante. E isso , infelizmente , ainda é muito comum entre empresas , muita gente usa o GNU/Linux como se fosse uma mera melhora do Unix e trata o Linux como um OpenSolaris. Evangelizar é importante e muito para a caminhada do software livre rumo ao nirvana e como alguns já sabem... A nota foi enviada por Sergio Clemente da Silva Filho (sergiotucano?yahoo·com·br) , que enviou este
link do Livre Pensamento para mais detalhes.
Este assunto merece discussão. Na minha opinião, é perfeitamente válido usar o software livre se ele é uma resposta às demandas do usuário, e não devemos colocar o conhecimento dos aspectos filosóficos e comunitários como um "pedágio" para os novos usuários. Ao mesmo tempo, divulgar estes aspectos é importante, até mesmo para angariar novos participantes a este movimento. Como em quase todos os pontos de equilíbrio, provavelmente a resposta não está nos extremos.
Concordo com o comentário de Augusto. Sobretudo por haver pessoas e instituicões que atodam o GNU/Linux baseado em aspectos técnicos e financeiros, e não primordialmente por questões filosóficas ou políticas.