Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

ZDNet aponta qual a melhor distribuição para o desktop corporativo

O Slashdot informa sobre uma matéria da ZDNet analisando e comparando Mandriva Linux 2006, Novell Linux Desktop 9, Red Hat Desktop 4, SUSE Linux 10 e Ubuntu Linux 5.1, tendo em vista o desktop corporativo. Instalação, suporte e aplicativos são elogiados, com destaque para Gaim, Evolution e OOo.


 

Cada texto foi escrito na própria distribuição analisada. Todas foram aprovadas; o Ubuntu foi o vencedor, seguido de perto pelo SUSE.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gigante
5.1???: Acho que deve-se corrigir algo aí. Ubuntu não possui versão 5.1. Não seria a 5.4 ou então 5.10?
Comentário de redhand
Corrigindo vc: : Corrigindo vc:

Não existe 5.4 e sim 5.04...
5.1 = 5.10, logo, está correto
Comentário de PauloRCT
Apenas um detalhe: 5.1=5.10 m: Apenas um detalhe: 5.1=5.10 matematicamente falando; porém, pelo que sei, o "10" da versão do Ubuntu faz alusão ao mês outubro, que é quando são lançadas as versões : abril (04) e outubro (10)
[ ]'s
Comentário de LedStyle
Concordo!: Concordo com eles. Estou usando Ubuntu a um bom tempo e não tenho o que reclamar...

Pensando bem há uma coisinha apenas: O sistema de tradução deles é péssimo. Ou eles contrataram chineses para traduzir para o português ou então o pessoal é burro mesmo... rs. Quantas indicações de correções em traduções mal feitas eu ja fiz naquele resetta e no entando os tradutores não aprovam.

Mas a distribuição em si está muito boa. Bem voltada pra Desktop mesmo. Forte concorrente para o Windows Vista sem dúvida!
Comentário de masp
heheheheheÓi nois na fita: hehehehehe
Ói nois na fita aí Mano!!! :)

E que venha o Dapper Drake.
Comentário de nemesis
ugh!: "O sistema de tradução deles é péssimo."

é. tal sistema chama-se "voluntários técnicos preguiçosos em português"... fala sério. O português pode ter algumas derrapadas, mas o volume traduzido é bastante adequado e, bem mais importante, a documentação foi feita pensando-se no usuário leigo, na forma de howtos ou como solucionar problemas de ordem prática rapidamente.

Está de parabéns...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
realmente excepcional!: Outro dia mandei uma mensagem sobre minha experiência com o software, na qual só não dei 10 pq não vinha com um discador gráfico e tive que encontrar a porta serial em que meu modem estava olhando nos logs do dmesg. Bom, isso é passado. Descobri que eu não preciso, se não quiser, usar o velho shell pra nada nesta distribuição.

Ubuntu é a melhor, mais prática e fácil distribuição Linux que já tive o prazer de conhecer. Prazer mesmo! Nota 10!

Em poucas horas estava tudo funcionando maravilhosamente, o que muito me surpreendeu, pois esperava um glitch ou outro de uma distribuição Linux. Pus driver da NVidia, adicionei novas contas, codecs MPG, baixei vários headers e meu precioso gcc, gravei CDs, usei pendrives, converti MP3 pra OGG, assisti ao OpenOffice abrir em 15s!... abri o vimtutor só pra ter o que fazer no shell... :)

É uma pequena notável mesmo! :)

Em tempo: eu deveria simplesmente ter olhado em Sistema -> Admin -> Gerenciador de Dispositivos as informações que precisava sobre meu modem. A velha mania de fazer tudo pelo shell me impediu de analisar melhor as opções dos menus... :P

E pra completar meu caso de amor, meus 5 CDs que havia encomendado finalmente chegaram! Antes tarde do que nunca. Vou distribuir pra galera e guardar um pra mim pra pendurar na parede. :)

Empacotamento luxuoso, é o que me vem a mente hoje quando penso nessa distribuição... quem ainda não encomendou seu CDs, essa é a hora:

https://shipit.ubuntu.com/


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de jarbelix
Desktop Funcional: Bom, primeiramente gostaria que não interprete mal o que vou falar.

O "Mandriva 2006 Power Pack +" tem os drivers da Nvidia, Flash, Java, Win32Codec, etc. que são extremamente importantes para os usuários de Desktop. Isso tudo em 7 CDs com muitos outros pacotes disponíveis no momento do lançamento da versão. O OpenOffice2.0 (beta) também está no conjunto de CDSs.

Recentemente baixei o tão falado (K)Ubuntu e instalei em meu desktop. Foi fantástica a instalação. Pena que necessito de ter acesso à internet no momento da instalação para que alguns pacotes em "pt_BR" possam ser baixados e instalados junto com o sistema operacional. Quando terminou fiquei realmente "impressionado" com a qualidade e velocidade que os aplicativos se iniciam. Pena que não veio junto o java, flash, mp3, win32codec, etc. Embora eu compreenda que esses software não são GPL, eles são excenciais para um Desktop funcional.

Alguém se habilita a mostrar como instalar os referidos pacotes acima?

[ ]s
Jarbas
Comentário de Grobsch
O bom e velho shell...: Bom, gosto do bom e velho shell e de ter controle absoluto sobre o sistema, nada melhor que man pages, shell, bash e algo mais... è claro que para os usuários tento incluir o máximo de aplicativos que facilitem, mas jamais vou eliminar os aplicativos para modo texto, não só fundamentais como em muitos casos melhores...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Eduardo Ja
Concordo com você!: Concordo com você!
Ubuntu é muito fácil de instalar e utilizar!
Praticamente todo meu hardware foi reconhecido! Só to tendo uma GRANDE dificuldade com a minha placa de tv (prolink ultra) e de fazer funcionar meu som 5.1 (sair som distribuido em todas as caixas)... De resto, tudo funcionando perfeitamente.
Comprei uma multifuncional da hp e instalei no meu micro... no XP o processo de instalação levou uns 10, 15 minutos...
No ubuntu 1 minuto!
E o resultado que o ubuntu trouxe em relação foi muito melhor... só to usando ele pra scanear coisas...
Comentário de chatu
Olha o guia: http://www.ubuntu-br.org/guia/ esse guia é da versão 5.04 mas deve servir para o 5.10, boa sorte.
Comentário de X
"Mas a distribuição em si e: "Mas a distribuição em si está muito boa. Bem voltada pra Desktop mesmo. Forte concorrente para o Windows Vista sem dúvida!
"

Nao diga bobagem...

Comentário de Ark
Controle: Grobsch, exceto uma configuração do SUSE que reseta tudo que vc altera na mão, todas distros permitem que vc tenha controle completo, e vem com shell.
Comentário de theneus
O Ubuntu tem o Automatix que: O Ubuntu tem o Automatix que faz tudo isso e muito mais...
Comentário de Eurico
Fala serio este bosta do neme: Fala serio este bosta do nemesias é chato demais!
Comentário de Hermesdsb
Gnome: - Nunca fui chegado no Gnome, mas com todas as facilidades do Ubuntu me adptei. e hoje é o sistema operacional padrão em minha máquina. O kubuntu é bem diferente do ubuntu
- Ligar o computador e aparecer na tela as atualizações disponíveis (ontem atualei o kernel) é um grande facilitador.
- Grande facilidade de instalar novos programas.
- Informações no ubuntuguide e também no fórum.

deixando de lado as guerras entre os usuários de distros, sobre qual é a melhor, qual é a pior, o importante é que o ubuntu funciona para uma grande parte dos usuários, iniciantes ou avançados.

Comentário de ricarab
Aqui:: * http://help.ubuntu.com/starterguide/C/faqguide-all.html e

* https://wiki.ubuntu.com/BrazilianDocumentation

Use e abuse da documentação! O Ubuntu tem ótimos tutoriais!


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Jeronimo Zucco
Consumo de memória: Acho o Ubuntu uma distribuição muito boa para desktop também. É a que eu recomendo.

Porém também recomendo com 512mb de memória, com menos que isso, o Ubuntu se "arrasta". Não dá pra abrir muitos aplicativos ao mesmo tempo.
Comentário de Hermesdsb
jarbelix : jarbelix
"O "Mandriva 2006 Power Pack +" tem os drivers da Nvidia, Flash, Java, Win32Codec, etc. que são extremamente importantes para os usuários de Desktop"

- Esta não é a versão paga? estes drivers estão na versão open source.
- A versão open Source do Suse 10 (5 cds)não vem com estes drivers, o debian e o fedora também não traz.
- achei mais fácil a informação de como instalar estes drivers ou codecs no ubuntu, do que nas outras distros.
Comentário de Obelix
E nível começou a descer:
Uma mensagem cheia de erros, mal educada e sem justificativa. Voce está de parabéns, Eurico Miranda!

Comentário de walfredojunior
daqui em diante é só alegria: A maioria das distro estão bem atualizado e quase tudo automatizado,
e daqui pra frente a coisa tem só a ficar melhor.
Eu uso SUSE 10 no momento que está muito bom realmente e visual execelente. principalmente para compilar meus programas em modo static.
Antes usava o Centos(REDHAT) como estação e servidor, mas o SUSE se encaixou certinho para o que eu precisava no meu TOSHIBA.Coisa que a maioria das distro não consegue gerenciar e algumas nem tem suporte a powersave.
Comentário de wrochall
Caros, rsrsrsrsrs a cumonidad: Caros, rsrsrsrsrs a cumonidade linux no brasil é mesmo imadura e enfantil, rsrsrsrs

o spaw sabe o que eu digo, rsrsrsrsrs


Cressão e aparessão.
Comentário de pedr0
128mb: Serio? Porque eu uso ubuntu num p3-500 com 128 de ram so' e foi a distro que rodou melhor no meu pc ate' agora.
Comentário de tijucas
realmente..: muito facil instalar mesmo...
tava procurando uma distro para instalar aqui que nao fosse o slack, pois queria as coisas mais automáticas, testei primeiro o suse eu nao gostei, dai instalei o ubuntu e boa... É uma pena que tive o mesmo problema com o driver da nvidia no slack no suse e no ubuntu, nao consigo usar a resolucao maxima(1400x1050) e ainda fica uma faixa preta no lado direito da tela. Aproveitando, se alguem jah teve esse problema da um toque :). Já vi varias soluções mas nenhuma funcionou. É um toshiba satellite pro 6100.
Comentário de Carlao Bazuca
Ubuntu: O Ubuntu é o "primo rico" do Debian. Dá pra perceber que o hype é o mesmo, mas acredito que apesar de ser baseado em Debian o Ubuntu tem chances crescer e durar. Se o Mark Shuttleworth realmente acreditasse no Debian teria investido essa grana neles. ;)

Ok, podem jogar pedras.

Carlão.
Comentário de MP2
MP3: O único problema que tenho no Ubuntu é o de tocar MP3 ou ripar um CD para MP3 usando um programa gráfico. Fora isso, é uma boa distribuição.
Comentário de ufa
Automatix: Automatix nele!
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=66563
Comentário de nandoflorestan
Use grip: Para ripar, instale o grip.
Para tocar MP3, há tantas opções que não dá pra acreditar no que você escreveu.
Comentário de Hermesdsb
Se o Mark investisse essa gra: Se o Mark investisse essa grana no Debian, poderia acontecer:
- dentro da comunidade Debian, haveriam aqueles que diriam que o Debian Se vendeu para milionário.
- O Mark teria dificuldades de colocar algumas de suas idéias.
- O debian poderia atrazar mais ainda considerando as brigas internas, etc, etc, etc..
- Não teriamos nem o Ubuntu, e o desenvolvimento do Debian estaria comprometido.

Como ele investiu a grana no Ubuntu, lá ele manda, temos mais uma grande distro.
O Debian continua firme e forte.
Se não dá bem que o Mark poderia da uma boa contribuição para o Debian, afinal ele é o "primo pobre" que muito o auxilia.
Comentário de Hermesdsb
mesmo no gnome: Amarok: mesmo no gnome: Amarok
Comentário de hamacker
Tenho um notebook toshiba tam: Tenho um notebook toshiba tambem e todos os itens foram reconhecidos e instalados, a única excessão foi o winmodem (smartlink), mas este possui um howto simples para instalar e criar o .deb dele no ubuntuguide. A novidade fica por conta de fechar o notebook e ele salvar o estado e abrir a tampa ele retornar ao mesmo ponto que estava antes, isso só funcionava antes no windows. De todas as distros foi a que achei tudo já mastigado para o meu notebook.

O chato é que o ubuntu nada mais é do que um debian, apenas com os pacotes mais recentes e melhores distribuidos, temas apropriados para desktop e reempacotado. Era para ser o debian a distro desktop mais fácil e não ubuntu se não fosse a politica debian.

Parece estranho, mas daqui a pouco vai ter milhares de distros baseadas no debian em detrimento do próprio debian. Eu já vejo até vantagens em usar o próprio ubuntu como servidor...
Comentário de hamacker
Apenas se for xubuntu que ins: Apenas se for xubuntu que instala o xfce como WM padrao.
Comentário de wrochall
Caro, parabiens pelo comentar: Caro, parabiens pelo comentario, poucos, são incisos como o seu.

existe, mesmo a corja de "debian mentais"
Comentário de ivansb
O Mandriva é um pouco mais fácil: Todas as distribuições citadas são ótimas, mas acho que RedHat é para servidores. Ubuntu e Kubuntu são facilitados, mas falta muito coisa que o usuário comum precisa. Suse e Mandriva são mais fáceis, mas eu acho que a Mandriva tem como vantagem uma maior quantidade de pacotes e me parece mais responsivo.

Já usei todos... Vou ficar com Mandriva. Acho q vou até assinar o clube...

Para o Desktop "home" acho Mandriva a melhor opção, além de ter maior presença no Brasil. Mas é tudo opinião, claro. Para Desktop Corporativo, depende muito da empresa...
Comentário de Gigante
Só pra ser chato, fisicament: Só pra ser chato, fisicamente 5.1 != 5.10.
Comentário de dondalski
controle: na verdade essa é uma ferramenta de segurança, para evitar justamente uma perda da configuração que vc padronizou no yast, mas se quer fazer tudo na mão é só desabilitar essa opção e ele fica igualzinho as outras distros ;-)

vi /etc/sysconfig/suseconfig
ENABLE_SUSECONFIG="no"

pronto
Comentário de StanStyle
Talvez...: Engraçado, uma empresa da europa escolhendo um desktop GNOME.
Bem integrado? O Ubuntu? Com o GNOME ainda? Bem, cada um tem sua idéia de "integração"...

Comentário de Mauro Xavier
Realmente....: Hamackar.... Tem toda razão. Já deixei de usar o Debian por causa disso, sem criar flames mas acho que o repositório Debian virou meio que um "playground" e várias vezes tive problemas com pacotes e dependências desencontradas, algo que mesmo no Universe e Multiverse do Ubuntu ainda não tive. Pra quem programa pra valer ou precisa ficar compilando pacotes, é essencial ter uma base de repositórios bem trabalhada. Não é uma crítica direta aos repositórios oficiais Debian, mas pra mim o que foi funcional por tanto tempo hoje não é mais.

Agora é Ubuntu na cabeça, tanto no meu desktop, servidores e para meu projeto do CloneX... Assim é a vida, torci o nariz no começo mas depois que o instalei a alegria em ver a maturidade do sistema falou mais alto.

Em todo caso, desejo sorte para o projeto Debian, mas a política fechadas e "estranha" (assim considero) é algo que me distanciou. Não sou grande coisa, apenas um usuário, mas de grão em grão...

Obrigado.
_________________________________________________
Aquele que não acredita em nada não tem esperança
Comentário de soja
faixa preta no lado direito da tela: tijucas, procure algo sobre "Option "IgnoreEDID" "1"" no google
Comentário de Obelix
Ubuntu:
> O Ubuntu? Com o GNOME ainda? Bem, cada um tem sua idéia de "integração"...

Que tal testar antes de falar?

As duas distros mais bem integradas que eu vi até agora usam GNOME (Ubuntu e CentOS)

Comentário de ricardomoc
Pode ser melhor: Acredito que não podemos nos contentar com pouco, nemesis. Se há interesse em conquistar o mercado brasileiro, a distro com certeza contará com voluntários empenhados. Ou talvez, uma forcinha da Canonical, quem sabe? Afinal de contas, é uma distro sul-africana, e na África há quem saiba falar bem o português do Brasil também, ora pois.


Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de StanStyle
Sim...: Eu o fiz, se não, não colocaria nada aqui.
Outra coisa, leia o parágrafo inteiro. Citação:
cada um tem sua idéia de "integração"...
Desculpa, mas a minha opinião é diferente da sua.
Conviva com isso.
Comentário de c3poa
Sobre Desktop: Sinceramente, Linux é Linux, mas o Mandriva 2006 é bem melhor. Vou citar alguns aspectos:

1. firewall interativo.
2. detecta os usb e vc usa sem dificuldade. Coisa que só consegui no Ubuntu usando algum conhecimento. Coisa que o leigo não iria conseguir.
3. os dispositivos usb são muito utilizado nas corporações.
4. Usei instant messenger, OOo, net, sem problemas.

Mas, não quero criar polêmicas. Onde trabalho, usamos várias distros:
debian
slackware
conectiva
redhat
Cada uma trabalhar melhor com determinadas aplicações.
Grande abraço a todos e vamos usar o Linux e não criar concorrentes entre os Linux. Daqui a pouco é o Linux concorrendo com o Linux numa briga de egos.
Comentário de Lauro Cesar
Wireless no Ubuntu 5.10 - Acer Aspire 3002 LCi: Sei que aqui não é lugar para isso mas peço que por favor me ajudem. Já li várias dicas e não consegui resolver meu problema. Postei no Fórum do Ubuntu e não obtive resposta. Preciso fazer meu Ubuntu conectar a internet pela rede sem fio através de outro PC já conectado.

Meu notebook é um Acer Aspire 3002LCI, c/ placa d rede Broadcom 4318. Esse mesmo Note acessa a rede pelo Windows. Instalei o driver usando o ndiswrapper, apareceu a rede sem fio, configurei pra DHCP e tb com IP fixo, e nada, gateway = wlan0 e nada. Não sei mais o que fazer, sou usuário e não tenho muitos conhecimentos em Linux ou mesmo sobre rede e internet, mas no rwin consegui fazer funcionar, alguém pode me ajudar? Segue dhclient:

lauro@aspire3002:~$ sudo dhclient

Internet Systems Consortium DHCP Client V3.0.2
Copyright 2004 Internet Systems Consortium.
All rights reserved.
For info, please visit http://www.isc.org/products/DHCP

sit0: unknown hardware address type 776
sit0: unknown hardware address type 776
Listening on LPF/sit0/
Sending on LPF/sit0/
Listening on LPF/lo/
Sending on LPF/lo/
Listening on LPF/wlan0/00:14:a4:1e:7d:97
Sending on LPF/wlan0/00:14:a4:1e:7d:97
Listening on LPF/eth0/00:c0:9f:b8:16:6b
Sending on LPF/eth0/00:c0:9f:b8:16:6b
Sending on Socket/fallback
DHCPDISCOVER on sit0 to 255.255.255.255 port 67 interval 3
DHCPDISCOVER on wlan0 to 255.255.255.255 port 67 interval 6
DHCPDISCOVER on lo to 255.255.255.255 port 67 interval 8
DHCPDISCOVER on eth0 to 255.255.255.255 port 67 interval 6
DHCPOFFER from 10.1.1.1
DHCPREQUEST on eth0 to 255.255.255.255 port 67
DHCPACK from 10.1.1.1
bound to 10.1.1.3 -- renewal in 1713 seconds.


E lspci:

lauro@aspire3002:~$ lspci
0000:00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 760/M760 Host (rev 03)
0000:00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SG86C202
0000:00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS963 [MuTIOL Media IO] (rev 25)
0000:00:02.1 SMBus: Silicon Integrated Systems [SiS]: Unknown device 0016
0000:00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE]
0000:00:02.6 Modem: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Modem Controller (rev a0)
0000:00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] Sound Controller (rev a0)
0000:00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
0000:00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.0 Controller (rev 0f)
0000:00:03.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller0000:00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 91)
0000:00:06.0 CardBus bridge: Texas Instruments PCI1410 PC card Cardbus Controller (rev 02)
0000:00:0b.0 Network controller: Broadcom Corporation: Unknown device 4318 (rev 02)
0000:00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 NorthBridge
0000:00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 NorthBridge
0000:00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 NorthBridge
0000:00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 NorthBridge
0000:01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 661FX/M661FX/M661MX/741/M741/760/M760 PCI/AGP


E wlan0 scan:

lauro@aspire3002:~$ iwlist wlan0 scan
wlan0 Scan completed :
Cell 01 - Address: 02:0A:17:20:D8:C5
ESSID:"Casa"
Protocol:IEEE 802.11b
Mode:Ad-Hoc
Frequency:2.462 GHz (Channel 11)
Quality:0/100 Signal level:-34 dBm Noise level:-256 dBm
Encryption key:on
Bit Rate:1 Mb/s
Bit Rate:2 Mb/s
Bit Rate:5.5 Mb/s
Bit Rate:11 Mb/s
Extra:bcn_int=100
Extra:atim=0

Se alguém puder me ajudar eu agradeceria imensamente!!!

PS: Ubuntu 5.10 Breezy.


LBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de bogomolov
Aproveitando o "ensejo"... (é assim que se escreve?): Alguém conhece algum plugin/extensão para o nautilus que possibilite utilização de abas? (tá, tá... eu quero um konqueror feito em gtk - podem começar a atirar :)

A minha briga com o nautilus é pq se habilito o preview de imagens ou vídeos, ele capota aqui-acolá, enquanto que com "o outro", isso não acontece ... além de ser mais leve.

Gostei do xfe (mais ligero que coice_de_bacurim :), mas n achei como deixar ele sincronizado com o tema do desktop (gnome ou kde).

O rox é bem interessante, bonito e leve tb, mas n tem aquele esquema de painéis com árvore na esquerda e arquivos/diretórios na direita (pelomenos n achei) - e parece sofrer do mesmo problema do xfe (temas) .
Comentário de Spook
O que tem no Ubuntu?: O que têm no Ubuntu que não tem no Suse ou no Mandrake? Instalei o Kubuntu, e sinceramente... prefiro testar o Ubuntu para emitir uma opinião totalmente formada, porque esse "mágica" dele que parece que encanta a todos deve estar junto com o Gnome.

E não sei onde o ubuntu é tão brilhante. Só o fato de não ter nenhuma ferramenta como o Mandriva Control Center ou Yast! já não faz dele "fácil" de se usar, como muitos afirmam. Para o desktop corporativo, que ninguém mexe no computador depois de instalado, esta facilidade não é importante, eu sei, mas rodando o Gnome ou o KDE no Slackware com os programas, tudo fica fácil do mesmo jeito, em qualquer distribuição aliás. O Slackware só peca um pouco na instalação =P, mas se esta "qualquer distribuição" estiver uma instalação mais automática, se iguala ao Ubuntu, no mínimo.

Resumindo: Ubuntu tem muita propaganda. Não é ruim, mas não é tão boa assim.
Comentário de tijucas
jah fiz isso.. : jah fiz isso..
e nao deu..
obrigado..
Comentário de soja2
ainda a tela preta: tijucas,
no meu Toshiba Satellite 2410-S205 funcionou a opção IgnoreEDID de primeira no Ubuntu, mas no Suse precisei também retirar as referências "Modelines" criadas na tentativa de ajustar o tamanho da tela.
Sou pouco experiente em "por a mão na massa", mas insisto que é por aí.
Comentário de Ark
Por isso: Eu fiz a ressalva: exceto uma configuração do SUSE que reseta tudo que vc altera na mão.
Comentário de MIlton Ferreira da Silva
Não acho o Ubuntu tão facil: Não acho o Ubuntu tão facil assim, em matéria de simplicidade prefiro o Mandriva.
No momento estou usando em meu escritório o Ubuntu, sabe porque? Instalei o Mandriva 2006, primeiro o Discovery comprado, foi uma decepção logo de cara sumiu o menu do Kcontrol sem contar a falta de algumas coisas. Depois instalei a versão 2006 Free, é de ficar com água na boca, só que insfelizmente de uma hora para outra tanto na versão paga como a free o micro vira uma carroça. A máquina não é tão ruim assim, é um Athon XP 2.4 com 512 Ram. Sempre rodou bem todas versões anteriores do Mandriva e outras coisas que instalei. Cheguei a repetir a instalação em outra máquina um Sempron 2.2 com 350 Ram e o resultado não foi diferente. Quanto ao Ubuntu o resultado me imprecionou, a velocidade e estabilidade, não sei se por causa do Gnome.Os repósitórios muito bom e não é dificil instalar o Kde ou parte dele como Konqueror ou todo.
Aliás se alguem tiver alguma dica de como tirar o efeito carroça do Mandriva agradeço. Quanto ao menu do painel kcontrol que some na versão Dicovery mandei um email para a Conectiva até agora não recebi nenhuma resposta. Aliás para futuros compradores desta versão cuidado.

Comentário de Daniel Fonseca Alves
OK: Aposto que vc também não vai acreditar que estou usando o kubuntu num P II 300 com 128 MB.
Mas ... ok, vc ?ão é o único.



___________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de nemesis
que tal?: um esforcinho nosso? não é preciso saber programar para contribuir com software livre... se vc olhar nos créditos dos aplicativos, verá que vários tradutores são velhos conhecidos nossos.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Obelix
:
> cada um tem sua idéia de "integração"...
> Desculpa, mas a minha opinião é diferente da sua.
> Conviva com isso.

Voce não disse o que voce considera "integração". Foi apenas sarcástico.

Comentário de mrecondo
Questão de gosto: Como tudo na vida, distribuição linux é questão de gosto. Até acho interessante essa variedade (embora às vezes me assuste com a quantidade) já que temos uma boa chance de escolha. Por exemplo, windows é windows e pronto. Se quiser mudar tem que comprar o windows blinds e etc... mas mesmo assim não é a mesma coisa.

Quanto ao linux, eu uso em casa e no trabalho Fedora com Gnome (2.10 no trabalho e 2.12 em casa) e gosto dele pela variedade de ferramentas de configuração, coisa que eu não achei no Ubuntu (claro que 4 cds contra 1 faz alguma diferença) mas acho o ubuntu uma das melhores distribuições para usuários iniciantes (em Linux e/ou em informática) pela simplicidade explícita e que não diminui em nada a utilidade.

Já dei uma olhada no SuSE 10 e no Mandriva 2005 (ou 2006) por exemplo e não fechei com eles, mas não acho que sejam distribuições ruins, apenas prefiro outra.

Michel Recondo
http://michel.recondo.nom.br/
Comentário de nemesis
essenciais??!: "java, flash, mp3, win32codec, etc. Embora eu compreenda que esses software não são GPL, eles são excenciais para um Desktop funcional."

Engraçado. Assim que instalei do zero minha distribuição, em meu computador novo, comecei a fuçar e testar o que o Ubuntu tinha a me oferecer. Supreendentemente, consegui ouvir CDs, ripar as faixas em formato OGG, ler PDFs com o excelente Evince, ler documentários documentação html com o excepcional Firefox, criar documentos compatíveis com os formatos do M$Off, programar um aplicativo gtk simples usando nada mais que gedit e python...

Tudo isso sem qualquer sombra de "java, flash, mp3, win32codec"...

É claro, eu tinha minha velha coleção de MP3s, as quais estão no momento sendo todas convertidas para OGG com o Soundconverter ( instalado do repositório ), e para ouví-las e convertê-las, tive que instalar os codecs mpg ( formato patenteado ). Depois que tiver convertido tudo para OGG, isso não vai ser mais um aborrecimento.

Não se pode dizer o mesmo de filmes, já que, assim como jpg, mpg é o formato industrial padrão.

Flash e Java são inteiramente dispensáveis. De qualquer modo, a implementação GCJ da FSF caminha a largos passos para tornar java livre viável. Dessa forma, daqueles sites que insistem em usar java ou flash no lado cliente, pelo menos os de java vão ter clientes Linux fiéis...

"Alguém se habilita a mostrar como instalar os referidos pacotes acima?"

Muito simples: Sistema -> Administração -> Instalação de aplicativos

Se quiser selecionar com mais rigor, vá em Arquivos -> Avançado, que vai abrir o synaptic com todas as opções possíveis. Se quiser mais do que software livre apenas, vai ter que selecionar nas opções de menu um item chamado Repositórios e adicionar o repositório "Universe". É lá que se encontram uma infinidade de pacotes prontos para uso, dentre eles Eclipse e seus plugins, Adobe Acrobat e diversos outros. Também tem o "Multiverse", mas tenho medo de usá-lo e ele abrir um portal para outra dimensão... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de StanStyle
Se você entendeu desta forma: Se você entendeu desta forma, peço, novamente, minhas desculpas. Essa não foi minha intenção.
O GNOME tem sua HIG e eu gosto de alguns tópicos, mas descordo de outros.
Eles teriam que atropelar a HIG deles para integrar as coisas do jeito que eu gosto. ou seja, do jeito KDE :)
Mas, só como ilustração, cito o Konqueror e o Nautilus + Firefox, por exemplo. O konqueror agrega (incorpora) "dentro" dele, várias outras aplicações, como o Gwenview, Kpdf, koffice, amaroK e etc...
O mesmo para o Koffice e o Kontact que são bastante maleáveis com relação à integração.
Para o Kde 4, a integração será ainda maior.
Comentário de Obelix
:
O Firefox não é uma aplicações GNOME nativa, embora fique bem parecida.

O "jeito KDE" na verdade é o jeito "OLE do Windows".

Nesse sentido, concordo, as aplicações GNOME nao adotam esse tipo de comportamento, embora tenha API disponível (o Bonobo)

Não vejo muita vantagem para mim, pois nenhum dos programas que uso suporta serem "absorvidas" pelas outras (Firefox, OpenOffice, Scite, MySQL Query Browser, ...) nem no GNOME nem no KDE.

Comentário de RSM
Também gostaria de saber ond: Também gostaria de saber onde esta a grande diferença do Ubuntu em relação as demais distribuições. Não pode ser somente o Gnome, pois o Gnome se encontra em qualquer outra distribuição.

A instalação facil, um sistema mais enxuto e ja ter tudo pronto e mastigado para um Desktop padrão funcionar talvez sejam os pontos mais fortes, creio eu, especialmente para os novos usuários.

Para esclarecer essas e outras duvidas, por isso mesmo já estou baixando a versao 5.10 do Ubuntu para conhece-lo melhor...

Eu uso Suse tanto KDE quanto Gnome. Não creio que há grandes diferenças no Desktop entre Suse e Ubuntu.

Mas vamos baixar, instalar e ver o que há de bom!!!!! Nada como testar para tirar as próprias conclusoes..
Comentário de Pow
Vixi: Vixi maria, cruz credo. OLE num tem nada a ver com integração de aplicativos.
Comentário de anakinpendragon
:
"Diario dele:
Acordei cedo liguei o computador, comecei a revisar os scripts de uns programinhas em python, depois fui ver as mensagens do br-linux, tudo funciona perfeito no meu ubuntu, ele é pratico! depois fui ouvir minhas musicas em ogg para relaxar.... O dia esta perfeito!

Diario dela:
Liguei o computador do meu marido, tinha que olhar os meus e-mails, não sei por que, aquela piadinha que minha amiga tanto me falava não abriu, tinha uma mensagem que tinha que instalar um tal de plugin do flash, deixei de lado... Depois fui à pagina do banco confirir meu extrato, não abriu de novo?! cada meu teclado virtual?! então resolvi ouvir minha coleção de mp3 pra relaxar enquanto arrumo a casa e largar esse negocio de internet de lado, mas cade?! Nenhum mp3 tá rodando?! Amanhã vou chamar um tecnico pra formatar a maquina e instalar windows, essa porcaria de ubuntu que meu marido instalou,não funciona nada!"
Comentário de roner
RE: Não acho o ubuntu taõ facil: Milton,

Talvez o problema do Mandriva virar uma carroça seja o programa KAT que fica rodando em segundo plano para indexar os documentos do seu micro.
Quando eu testei o Mandriva free 2006 eu percebi a mesma coisa. Meu sistema até travava. Quando eu desabilitei esse programa, nunca mais ocorreu dele travar.

Agora, quanto à questão das distros, eu tenho usado o ubuntu e tenho visto que ele realmente é o mais fácil de ser usado.
Aquele Ubuntu Starter Guide que aparece quando a gente clica no ícone de ajuda do Gnome é ótimo.
Resolvi grande parte dos "problemas" com drivers e codecs e outros do gênero simplesmente seguindo as orientações que vêm no Ubuntu Starter Guide.
Muito bom!
To usando o Ubuntu 5.10 e tenho gostado muito!
Roner M. R. Oliveira
Brasília-DF
Comentário de SS_Sputnik
Argumentos: Antes de sair censurando o colega "X", seria interessante argumentar. Eu, pessoalmente, prefiro um Ubuntu ao Vista apesar de usar Debian-cdd-br, mas se o "X" acha o Vista melhor que o Ubuntu, que tal se alguem argumentasse o contrário? Para mim, qualquer Linux é melhor que qualquer windows pela liberdade que eu tenho de fazer o que eu quero com o sistema e por "frescalhado" que seja o Vista ele nunca me dará tal liberdade, mas tenho certeza de que para 95% das pessoas o Vista é sim melhor que o Ubuntu e eles têm lá suas razoes.
Comentário de SS_Sputnik
Essa foi ótima!: Caramba essa é pra anotar! Logo você será moderado aqui, sendo assim farei logo minha moderação positiva pra contrabalancear.
Você disse tudo e mais um pouco.
Comentário de nemesis
perfeito!!!: Sua piadinha foi perfeita e não posso dizer que não tenha refletido de modo mais fiel a situação. :))

Realmente, ela fica meio fula, mas com calma dá pra contornar. É claro que tive que instalar codecs MP3 e player flash. E ainda dizer que o Google está trabalhando numa versão do Google Earth para Linux... java não faz falta de jeito maneira.

sabe como é: mulher adora reclamar... *abaixa*

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de StanStyle
Olha o leão!: Não esquece da declaração de imposto de renda! Esse é bem pior ficar sem! Ao menos que você preencha pelo formulário de papel! :)
Comentário de nemesis
quem sabe...: ... em 2006 já não dá pra rodar inteiramente com gji, kaffe, ikvm/mono ou outras? :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Daniel Fonseca Alves
Putz: Pelo que eu vi sua eth0 está pegando endereço IP.
Tenta desabilitar ela.

_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de nemesis
como é?!: "ripar um CD para MP3"

Pra quê atirar no pé dessa forma? Se é pra ripar, ripe logo para um formato aberto e livre de patentes de software como OGG, que é exatamente o que o Ubuntu faz por padrão...

Se quiser usar os OGGs no Windows, tenho certeza de que há codecs OGG-Vorbis disponíveis para os principais players...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ivansb
KDE: Que tal testar o KDE? ;-)
Comentário de ivansb
Mandriva: Eu já testei muitas distribuições... Tbm comprei o Mandriva e tenho utilizado em casa (AMD 600 c/ 256M RAM) e no trabalho (P4 2.4 512M RAM) e tenho gostado muito. Tbm instalei nas máquinas de três amigos/parentes, o foi mto fácil, pq já instala automaticamente quase tudo que o usuário comum pode precisar.

Enfrentei tbm alguns problemas com o KAT e travamentos do Kontact, fora isso, está muito bom. E rápido tbm. Tanto para iniciar qto para usar. Até mais rápidos que o Conectiva e o Ubuntu que eu tinha em casa e muito mais que o Fedora e o Suse que estavam no trabalho. Pretendo seguir com Mandriva daqui pra frente, em desktops, pois foi o único que realmente me impressionou... Servidores grandes, fico com Fedora ou Red Hat(> suporte à hardware). Servidores "caseiros", continuo com Mandriva(antes Conectiva) o Debian ou Ubuntu.


Comentário de Obelix
Engraçado:
Se alguem diz aqui que só usa SL, que não precisa de java, flash, codecs, mp3... é logo tratado com um ódio tremendo por um monte de gente...

Eu tenho codecs e mp3 no Ubuntu, mas porque Flash? Para animações? Essencial? Ah, tá bom,...

Idem para o java.

Comentário de nemesis
equívocos: O KDE adota fielmente o modelo Windows, inclusive "integração" OLE, onde "plugins" rodam no mesmo processo do aplicativo atual.

O GNOME adota o modelo Unix de se fazer as coisas: pequenas e várias aplicações especializadas ( processos separados ) realizando bem suas tarefas e se comunicando via IPC.

Não é pq são processos separados que não podem ser "integrados" para se comportar de maneira apropriada e auxiliar outras aplicações. Por exemplo, para abrir arquivos específicos de certo tipo MIME...

Francamente, do que exatamente vc está reclamando? O que vc acha melhor: ver um vídeo em uma janelinha ridícula no seu navegador de arquivos com controles apenas de play/stop, forw/backw; ou ter um player completo aberto com todas as opções possíveis para montagem de playlists, info sobre a música e coisa e tal?

OLE é legal para documentos de escritório, onde o cara põe um chart editável dentro de um documento texto e por aí vai... fora isso, é bobagem.

Ubuntu está sensacionalmente bem integrado e os menus fazem sentido.

Eu já tinha comentado antes o quanto fiquei feliz de perceber que consigo fazer _tudo_ dentro do ambiente GNOME atual usando apenas o teclado, sem nunca precisar apertar o rato... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
o que que a baiana tem?: O Ubuntu me agradou com relação a 3 pontos principais: simplicidade, objetividade e integração. Ele é simples, fácil e funcional. Simples de instalar e customizar, fácil de usar e configurar e incrivelmente objetivo e funcional, com aplicativos padrão para a maioria das necessidades de um _usuário desktop_.

Embora tenham reclamado de seu help, eles foram muito objetivos e precisos nas respostas às questões comuns. "Como fazer pro driver da nvidia...", "Como fazer pro Flash..." etc

Eu realmente duvido que o Kubuntu seja tão objetivo. O KDE é um preciosismo só. Boa parte da simplicidade do Ubuntu é devido à uma perfeita configuração da mais recente distribuição GNOME. O bichinho tá tinindo... :)

Quem diz que o Ubuntu não é fácil deve ser aquele tipo de pessoa que está querendo máximo controle sobre absolutamente todos os aspectos de seu sistema operacional de forma gráfica. Bem, pra sua informação: 1) o Ubuntu não foi feito com vc em mente; e 2) Unix não foi feito com vc em mente.

Se vc quer máximo controle, há sempre bash e vim disponíveis no Debian que se esconde no Ubuntu, para quem sabe. Até agora, não precisei e os itens no menu de Sistema -> Admin foram mais que suficientes...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
"ubuntu uma das melhores dist: "ubuntu uma das melhores distribuições para usuários iniciantes"

Ou maduros. Depois de aprender tudo na linha de comando, hoje só querem saber de relaxar e ter coisas simples a nível de usuário feitas pra ele de forma automatizada, sem precisar mexer em arquivos de configuração com vi... deixa isso pras coisas que não são à nível de usuário e para as quais não há configuradores gráficos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de artemis
:) falou tudo !! pra que sof: :) falou tudo !! pra que sofrer como sofremos na epoca dos winmodens ehhe

coisa de louco :)
Comentário de pseualgumacoisa
Ce fugiu da escola foi?: Faz comigo pra aprender:

5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 5.5, 5.6, 5.7, 5.8, 5.9 e depois .... 5.10, 5.11

Se vc quiser usar 2 casas decimais ainda ficaria assim:

5.01, 5.02, 5.03, 5.04, 5.05, 5.06, 5.07, 5.08, 5.09 e depois ... 5.10

Estamos falando de versão de software e não relação de igualdade com números matemáticos.

Se fosse assim, imagine que o cara só poderia lançar:

5.0, 5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 5.5, 5.6, 5.7, 5.8, 5.9 e depois? seria 5.1 novamente? Ou seria 6.0?

Aprendeu agora?
Comentário de pseualgumacoisa
Madriva, Conectiva, RedHat é tudo a mesma coisa: Tem um monte de empresas que colocam distros só porque são feitas por empresas. Existe mais risco em uma empresa fechar do que uma comunidade acabar. Vejamos a Conectiva que começou apoiando usuários fazendo eventos legais e colocando tecnologia para outros verem. Depois se voltou totalmente para empresas abandonando os usuários. A cobiça foi tanta que acabou caindo, caindo, caindo e quase fechou se não fosse a Mandrake. Até tentaram voltar para o lado dos usuários com o Conectiva 10 mas aí já era tarde demais. Foram diversas demissões e vi colegas meus desde a época do ínicio da mesma serem mandados embora.
E tem empresa que ainda confia em empresas. Olhem para distros como Debian, Ubuntu, Gentoo e outras feitas pelas comunidades e podem estar certos que ninguém irá comprá-los como fazem no mundo das empresas. Acordem porque estão querendo fazer do Software Livre o que a Micro$oft faz com o Windows. Ou seja, querem aos poucos minar a nossa liberdade, tirando vantagens dela. Ou alguém aqui acha que a Conectiva ou atual Mandriva instalaria máquinas no Governo pelo simples prazer de estar levando a bandeira do Software Livre? Muitos políticos que dizem apoiar o SL nem sabem o que é isso e muito menos sabem o que significa ser livre. Eles querem é o que der mais dinheiro pra eles e ponto. Para mim Políticos == Empresas que empacotam Linux.

heheh fui...
Comentário de Spook
O problema não sou eu: Não tenho problemas com linhas de comando. Veja que, taxam o Ubuntu de fácil, sendo que existem outras distribuições mais fáceis (leia-se, como você mesmo disse, "máximo controle sobre absolutamente todos os aspectos de seu sistema operacional de forma gráfica"). O segredo é mais o Gnome do que o Ubuntu em si, ao que me parece, pois qualquer configuração de hardware, por exemplo, são usadas ferramentas do Gnome, e nenhuma ferramenta do próprio Ubuntu. É uma idéia boa, tira a tal "reiventação da roda", mas não faz do Ubuntu esse barulho todo, como uma notícia de quase 80 comentários aqui. O que é afinal o Ubuntu depois de instalado? O Gnome com synaptic?

Não me convenceram ainda que o Ubuntu seja superior em qualquer coisa quando comparado ao Mandrake ou Suse. Será que a instalação dele é tão sensacional assim? Em matéria de instalação, minha experiência com Kubuntu ajuda a eu dizer que não vi nada demais (ainda mais sendo em modo texto).

Ele pode ser ótimo sim para alguns usuários, mas fácil e voltado ao mercado desktop doméstico, como muitos afirmam, para mim, ele não é. Corporativo? Já falei sobre antes: tanto faz.
Comentário de Spook
correção: Onde está "Mandrake" leia-se "Mandriva" (estou me habituando ainda)... estava errando pela 2ª vez o nome.. achei bom corrigir agora
Comentário de HAmc
Surpreendeu: Admito que tive baixa expectativa em relação ao Ubuntu no seu surgimento - criadas principalmente pelo meu preconceito ao nome - e acreditava que este não superaria o rótulo de "apenas mais uma".

Não preciso dizer que as pesquisas e comentários tem mostrado o contrário e hoje estou crente em seu sucesso. Credito isto aos objetivos traçados, a coordenação do projeto e as escolhas corretas.







Comentário de ricardson
Uso Slackware desde a versao: Uso Slackware desde a versao 9.1 e sempre com KDE, ontem resolvi testar o Kubuntu e realmente nao tem nada demais, na minha opniao tem um instalador confuso nao achei simples de instalar ao contrario do Slackware que tem um instalado simples e funcional, eu acho que eh muita propaganda em cima do Ubuntu.



Obrigado,
Ricardson Williams
Comentário de juca
Se voce acha que tá mal trad: Se voce acha que tá mal traduzido, por que não entra na página deles e corrige?
Olha, a não ser por uma pequena incompatibilidade entre o Opera e o Skype, é a primeira distribuiçao em que tudo rodou redondo. A bad translation é um problema menor.
Agora: se o "usuário comum" (essa entidade mítica) conseguir abrir suas paginas preferidas, enviar email, se comunicar com um messenger qq, ver filminhos e ouvir musiquinhas, editar um texto e uma planilha ... nao tem mais pra ninguem. Ubuntu (que nome!) forever. (kurumin na outra partição...)
Comentário de nemesis
instalador confuso?!: Suas únicas intervenções durante todo o processo de instalação são informar a linguagem escolhida, a hora e te mostra as partições. O que exatamente tem de difícil nesse processo?

e isso vindo de um sujeito dizendo que instalar Slackware é fácil! O Slackware deve ter realmente mudado um bocado...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
o que é: "O que é afinal o Ubuntu depois de instalado? O Gnome com synaptic?"

Um Debian topo-de-linha com um GNOME topo-de-linha e admiravelmente bem configurado e integrado. Escolha sensível de aplicativos padrão. Simplicidade, concisão e objetividade. Parece código bem escrito. :)

ah, e o logo é bonito e o nome também, quando vc entende seus significados... :)

"Será que a instalação dele é tão sensacional assim? Em matéria de instalação, minha experiência com Kubuntu ajuda a eu dizer que não vi nada demais (ainda mais sendo em modo texto)."

Acredito que o processo de instalação deve ser o mesmo. Foda-se que é em modo texto: vi é bem mais poderoso que o notepad, por exemplo. Vc é daqueles que acham instalação boa mesmo é aquela em que vc tem que ficar clicando em NEXT sem parar ao invés de meramente digitar "apt-get install foo"? é, tem louco pra tudo...

"Não me convenceram ainda que o Ubuntu seja superior em qualquer coisa quando comparado ao Mandrake ou Suse."

apt é mais bem dotado e capaz que a porcaria do yast, que, segundo consta, tem a desagradável mania de controlar os arquivos de configuração textuais por completo. Ou seja, ou vc usa a ferramenta ou faz na mão, sem meio termo. E o fato de ambas usarem KDE por padrão significa um porrilhão de opções de configurações sem fim, que, no fim das contas, provavelmente equivalem às opções presentes nos menus do GNOME de forma agradavelmente simplificada.

KDE é a cara de C++/Perl. GNOME é C/Python. acho que isso diz tudo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Ananias
Bem no sul: uma empresa da europa escolhendo um desktop GNOME.

Bem no sul da Europa. (também chamada de Africa do Sul)


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de nemesis
argumentos precisam de base: "para 95% das pessoas o Vista é sim melhor"

em que base se pode afirmar isso, quando tal sistema ainda nem foi lançado?!?

Se é assim, na esperança, vou dizer que Ubuntu Krazy Kangoroo, ou seja lá qual for a versão lançada daqui a 2 anos, será bem mais avançado que Vista Service Pack 2...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
bem...: se vc tem um winmodem, então continua fodido. :)

o mesmo vale, acredito, para esses modem ADSL baratinhos... software barato nem sempre é sinal de má qualidade, como software livre bem nos ensinou, mas hardware barato é lixo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Andre Moraes
O Leão já topa um cafézinho ;-): Stan,

A declaração do IR Pessoa Física já pode ser feita com o programa em Java. Conheço a equipe que desenvolve os programas geradores de declaração (PGD) e o trabalho com Java já está no nível de framework para desenvolvimento de PGDs. Em 2005, inclusive, as duas versões foram liberadas simultaneamente.

O líder do projeto apresentou o case no Java One deste ano e o Bruno Souza tem estado em contato com ele para compatibilizar os PGDs e plataforma de desenvolvimento com as implementações livres da JVM.

Um abraço,

André Moraes
andrelmoraes at gmail dot com
Salvador - Bahia - Brasil
http://www.linuxdailylog.com/
Comentário de Spook
...: "Um Debian topo-de-linha com um GNOME topo-de-linha e admiravelmente bem configurado e integrado. Escolha sensível de aplicativos padrão. Simplicidade, concisão e objetividade."

Bla bla bla bla. Tem o Gnome e alguns programas. Então vamos ver: ele é tão bom assim e único porque eles escolheram um bom programa para cada tarefa, e têm um menu muito bem editado e organizado? É isso?

"Acredito que o processo de instalação deve ser o mesmo. Foda-se que é em modo texto"

Vou ter que repetir que estou falando da facilidade que muitos gostam de atribuir ao Ubuntu? Ou acha a instalação do Ubuntu, em modo texto, adequada a qualquer usuário?

"apt é mais bem dotado e capaz que a porcaria do yast"

Ou seja, méritos do APT (o Synaptic entra aqui). E o apt é só um gerenciador de pacotes, e o Yast! vai (muito) além disso

"yast, que, segundo consta, tem a desagradável mania de controlar os arquivos de configuração textuais por completo"

Que pode ser, segundo consta, desativado: http://br-linux.org/linux/node/2281#comment-23900

"Vc é daqueles que acham instalação boa mesmo é aquela em que vc tem que ficar clicando em NEXT sem parar ao invés de meramente digitar "apt-get install foo"? é, tem louco pra tudo..."

Vou repetir, que parece que você não entendeu: estou falando de facilidade, e o problema, mais uma vez preciso dizer, não sou eu. E a instalação Next é mais indicada quando estamos falando de uma distribuição que seria fácil de se usar, coisa que o Ubuntu não tem.
Comentário de Suzana Suzuki
O Ubuntu é bom, mas nem tanto!: Sou engenheira da Computação formado pela USP, e falo com toda convicçao: O Ubuntu não é tão bom assim, principalmente para os brasileiros. Ainda falta muita coisa para esta distro ser fácil de usar e completa! Talvez seja boa para usuários intermediários e avançados. Acho que o único ponto forte do Ubuntu é que ele é basedo no Debian.

Já ouviram falar do Kurumin? Muita gente acha essa distro brasileira ruim pois sempre está com bugs, mas em termos de simplicidade, rapidez e configuração o Kurumin é muito melhor que o Ubuntu!
Comentário de Bode mesmo
Claro!: Kurumin e Mandriva... Muito superiores ao UBUNTU.
É muito oba-oba em cima de uma distribuição não tão boa assim. Já testei os dois e nenhum me convenceu (KUBUNTU E UBUNTU). Sei que existe planos pra um ISO do XUBUNTU para máquinas obsoletas, se sair quero testar também.
Comentário de nemesis
bla bla bla: "ele é tão bom assim e único porque eles escolheram um bom programa para cada tarefa, e têm um menu muito bem editado e organizado? É isso?"

É exatamente isso e mais. Também tem, por exemplo, a melhor utilização de sudo para usuários desktop que já vi até hoje.

"Ou acha a instalação do Ubuntu, em modo texto, adequada a qualquer usuário?"

A interface curses ( GUI em texto ) é perfeitamente adequada a um processo todo automático no qual as únicas intervenções do usuário são: 1) escolher sua linguagem de um menu com vários idiomas; e 2) escolher sua região de fuso horário de um outro menu. Também tem uma etapa de partição, mas ele pode simplesmente dar ok e ir com o padrão ( reconhece automaticamente outras partições porventura existentes e não as modifica ou apaga e ainda as bootáveis inclui no menu do GRUB ).

O problema é a falta de imagens ou mensagens voando pela tela enquanto o sistema instala? Pq claramente sem elas o sistema não instala direito, né?

Como eu disse, gosto do Ubuntu pela simplicidade: redundância e futilidades inúteis parecem não fazer parte do projeto...

"méritos do APT (o Synaptic entra aqui)."

Cara, agora me explica: o que o Mandriva ou SUSE têm de superior? Aposto que boa parte de seus méritos são na realidade méritos do KDE ou rpm ( e apt tmb no Mandriva ).

"E a instalação Next é mais indicada quando estamos falando de uma distribuição que seria fácil de se usar, coisa que o Ubuntu não tem."

Ok, vc está me dizendo que é mais indicado ficar clicando Next feito um retardado do que simplesmente digitar "apt-get install foo" ou escolher foo no menu do synaptic e clicar "Instalar" uma única vez?

é, existe louco pra tudo... e não gosto de gastar tempo em argumentações inúteis com eles...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
razões?: Prezada Suzana Suzuki (não confirmado) engenheira da Computação formado pela USP,

Eu não sou formado em faculdade nenhuma, mas falo com toda convicçao: O Ubuntu é bom assim, inclusive para os brasileiros.

"Ainda falta muita coisa para esta distro ser fácil de usar e completa!"

Se vc dissesse o que exatamente falta, seus argumentos teriam mais eloqüência.

Se está reclamando da falta de codecs para formatos patenteados ou software proprietário em geral, gostaria de lembrá-la que eles não poderiam ser distribuídos por padrão com distribuições Linux livres. Distribuições comerciais são outra história...

"Talvez seja boa para usuários intermediários e avançados."

Por que?

"em termos de simplicidade, rapidez e configuração o Kurumin é muito melhor que o Ubuntu!"

Eu diria que estão em pé de igualdade, exceto pelo fato de que o repositório de software do Ubuntu é bem maior, ele parece ser menos bugado e sua política sudo parece ser mais bem pensada. Além de que ele optou pela simplicidade e objetividade do GNOME em detrimento do preciosismo do KDE.

Em tempo: estou usando as configurações padrão com muito sucesso e foi incrivelmente fácil instalar alguns acessórios a mais dos repositórios. Minha única crítica ao sistema foi que eles não empacotaram um discador padrão com a distribuição e fiz as discagens iniciais com um aplicativo de linha-de-comando, mas depois verifiquei que tem como criar conexões ppp através de um item de menu...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de StanStyle
Acorda Ananis.: Citei o ZDnet, que fez a análise, mas só você não entendeu....
Comentário de Obelix
Esclareça:
> Kurumin e Mandriva... Muito superiores ao UBUNTU.

Em que sentido?

Em quantidade de bugs, concordo :P

Comentário de jarbelix
Universe X Multiverse: Nemesis, valeu o toque sobre o "universe" e o "multiverse". Vou testar.

Observações:
============
1) Quando disse "excenciais para um Desktop" é porque infelizmente alguns sites, algumas músicas, alguns filmes, enfim, algumas coisas estão em formato proprietário e no governo (onde trabalho) as mudanças desses dogmas são muito demoradas.

2) A prova maior desse modelo proprietário é o próprio OpenOffice 2.0 que evoluiu muito, segundo os usuários do Microsoft Office, não por terem melhorados os recursos, mas por estarem manipulando adequadamente os famigerados arquivos .DOC.

De qualquer forma obrigado pelas dicas.

[ ]s
Jarbas
Comentário de Eduardo Linux
ver um vídeo em uma janelinh: ver um vídeo em uma janelinha ridícula no seu navegador de arquivos com controles apenas de play/stop, forw/backw...

Usando Konqueror + Kaffeine, tenho TUDO o que teria se usasse apenas Kaffeine. Inclusive posso salvar o stream que estou assistindo (coisa que no Windão tem que ser por um software externo).

Mas, respondendo à pergunta, por mais irônico que possa parecer, eu prefiro um player na janelinha ridícula mesmo. Tendo esses quatro comandos já tá bom :-). Mesmo porque, clicando com o botão direito, teoricamente terei acesso a todas as outras opções.
Comentário de raicosta
Desktop funcional: Para mim o melhor SO é aquele que quando instala toca meu cd de musica, roda meus filmes em dvd ou clips, ligo a internet e funciona imediatamente, um leitor de e-mail eficiente.Um browser atualizado e seguro Que seja compativel com minha multifuncional HP funcionando printer e scanner.Faça meus documentos e leia arquivos pps, muitos enviados por colegas pela net e um bom forum onde possa tirar minhas duvidas.
O Ubuntu é bom, mas sinto falta de alguns programas que rodam melhor no kde. O kubuntu usa os mesmos repositórios do ubuntu, mas nem tudo que é feito para o gnome funciona bem no kde.Tive algumas travadas com ele.
Afinal pra quem tem um kalango ou kurumin não precisa ter kubuntu.
Comentário de elektron
um sim e um não: Flash e Java são inteiramente dispensáveis

Concordo que o Flash seja dispensável, mas o Java certamente não.
Pelo menos aos usuários de internet banking como eu.

Para o flash existem alternativas que começam a ficar viáveis como o plugin GPLFlash. No entanto, concordo que deveria-se incentivar aos webdesigners a adotar o SVG, que é o padrão para animações e gráficos vetoriais do W3C, ao invés do Flash proprietário.

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
Comentário de Carla
Olha o machismo...: Me senti profundamente ofendida com a
"brincadeirinha" acima... Engraçado como a comunidade do SL pode ser tão aberta e idealista e ao mesmo tempo tão fechada e machista! Afinal software livre e linux também é coisa de mulher!
Quanto ao Ubuntu, de fato é muito bom, pena que o driver da ATI não funciona mesmo... Em nenhuma distro, nem com reza brava! :( Quem sabe daqui há algum tempo a ATI resolve lançar drivers mais decentes para linux...
Comentário de nemesis
não é por nada não, mas...: sua reclamação vem apenas a corroborar minha idéia exposta acima de que "mulher adora reclamar"... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Yuri Teixeira
Correto: Exato, a nomenclatura de versão adotada faz referência ao ano e ao mês em que o Ubuntu é lançado. Logo, 5.1 e 5.10 não são a mesma coisa (detalhe nerd, mas importante :P)
Comentário de Yuri
O consumo ou a impressão de consumo de memória me assusta: Cara, possuo 1GB de RAM, dou um free no terminal e vejo que sem NENHUM aplicativo aberto são consumidos 400Mb de RAM. Com o firefox e alguns outros poucos apps abertos oscila entre 600 e 700 Mb. Não sei se é apenas impressão, mas no Ruindows a SENSAÇÃO de leveza no sistema operacinal é maior. Já com o Kurumin, sinto o sistema mais leve, mais leve ainda que no windows.

Gostaria que os colegas, se tiveram a mesma impressão que eu ou soubessem explicar o fenômeno de tanta memória consumida no ubuntu, que me esclarecessem. Eu particularmente adorei a distribuição por ser tão completa para um desktop e principalmente pela organização e centralização da comunidade que apóio tanto o desenvolvimento quanto o suporte aos novos usuários. Dou destaque para a documentação em Português Brasileiro, que na minha opinião é excelente pela disposição das informações em tutoriais de curta duração, bem diagramados e com ótimo conteúdo. As atualizações automáticas, o visual do desktop gnome, limpo e organizado, enfim, tantas e tantas features me fizeram optar pelo Ubuntu como minha distro oficial. O consumo ou a impressão de consumo de memória é o único contra.

Abraços!
Comentário de Yuri
Concordo...: Concordo com o colega nemesis! É interessante como muitos supervalorizam suas opiniões às custas de um título e nem ao menos se dão o trabalho de elencar argumentos que sustentam as mesmas (acredito que ela tenha faltado nas aulas de Comunicação e Expressão do curso em que ela fez, ou não deve ter dado valor algum a matéria :P). Já fui usuário do Kurumin e na minha opinião o mesmo tb é uma boa alternativa de linux para desktops, no entanto o Ubuntu me conquistou por ter, na minha opinião, uma melhor fundamentação e organização (exemplos: atualizações automáticas, visual limpo, apenas um dos "melhores" aplicativos para realizar cada atividade na instalação padrão, o que não deixa o usuário leigo perdido, boa documentação em português, e por aí vai).

Lembro aos usuários que mesmo a distribuição instalar por padrão apenas software livre, você pode instalar software proprietário, caso nenhuma alternativa livre atenda às suas necessidades ou por alguma preferência pessoal mesmo, que não cabe a mim julgar qual seja, por mais que eu apoie a adoção do SL. Basta adicionar os repositórios Universe e Multiverse que vocês terão acesso a instalção de CODECs proprietários, tais como MP3, DIVX e por aí vai, além de poder tb instalar a JVM oficial da Sun e o plugin do flash, se não me engano.

Para saber como fazer isso, visite https://wiki.ubuntu.com/BrazilianDocumentation, que é o link da documentação em português e também o site http://www.ubuntubrasil.org/guia, que também é excelente, com diversas aspectos do ubuntu cobertos, inclusive este que estou descrevendo. Com esses dois links você já consegue se aventurar no universo Ubuntu tranquilamente.

[]'s


Comentário de brain
free: Você olha os valores da primeira ou da segunda linha da resposta do free?
Comentário de hamacker
animacoes em flash só é suc: animacoes em flash só é sucesso porque existe uma IDE flash que mostra como criar as animacoes, se o pessoal tivesse que abrir um notepad e colocar as tags nele ou desenhar vetorialmente entao o flash seria um fiasco.
Quem sabe alguma empresa (fechada ou nao) resolva desenvolver um super ide para SVG, porque até lá vai ser muito díficil para w3c tornar o SVG na pratica um padrao. Até a MS vai desenvolver seu próprio produto para competir...

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004