Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

MCT divulga diretrizes para venda do PC popular

clip“Os fabricantes de hardware que integram o programa de inclusão digital "Computador para Todos" já têm diretrizes específicas para seguir antes de colocar seu produto no mercado. O Ministério da Ciência e Tecnologia publicou nesta quarta-feira (23/11) no Diário Oficial da União a portaria 724 que regulamenta o a comercialização dos equipamentos. De acordo com o texto, o fabricante ou fornecedor deverá inserir em, pelo menos, duas faces das embalagens dos manuais e no próprio equipamento a identificação da solução conforme especificado no site do Computador Para Todos.


 

Além disso, os computadores deverão apresentar a logomarca do Projeto Cidadão Conectado, em cores, após a inicialização do sistema. De acordo com o MCT, o fabricante que usar indevidamente a logomarca ou associá-la a produtos não credenciados vai ser descredenciado. O prazo para a adequação do fabricante às novas regras é de 15 dias a partir desta quarta-feira, sendo que, para as empresas já credenciadas no MCT, o prazo é de 30 dias.
” Veja o texto completo no IDG Now!.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Demerson Zounar
Dúvida...: Estava aqui pensando, ao ler as diretrizes do detalhamento de software (http://www.computadorparatodos.gov.br/projeto/dt_sw), onde especifica que o computador deve vir com o SO + Aplicativos de Escritório ... Isto tiraria o XP Starter Edition da jogada, certo? Então, os computadores atuais que estão vindo com o XP Starter Edition não poderão ser contemplados com o financiamento nem tampouco vir com o selinho do [<0>]...
Comentário de Xico
Putz, o selinho [] ficou anim: Putz, o selinho [] ficou animal!
Comentário de alosom
não entendi...: do end. http://www.computadorparatodos.gov.br/projeto/dt_hw:

"- MEMÓRIA
A placa processadora (Placa-mãe) deve possuir, pelo menos, 2 conectores de memória DDR DIMM, com o mínimo de 128 Mbytes de memória instalada em um só pente, expansível a 1 Gbytes. A memória poderá ser compartilhada, desde que seja conservado o mínimo de 128 Mbytes, na inicialização do sistema."

que dizer que se o video for onboard o computador tera que ter mais de
128Mb de RAM total?


Comentário de Brainiac
Sem "janelas".: O mais interessante é a parte dos recursos que o SO deve possuir:

* Multitarefa real
* Multiusuário
* Suporte a nomes extensos de arquivos e diretórios (255 caracteres)
* Conectividade entre as plataformas
* Proteção entre processos executados na memória RAM
* Suporte a interfaces gráficas
* Suporte a terminais virtuais (consoles)
* Suporte a dispositivos infravermelho
* Suporte a dispositivos USB2
* Recursos para atender a mais de um endereço IP na mesma placa de rede
* Suporte a diversos dispositivos e periféricos disponíveis no mercado, tanto os novos como obsoletos
* Recursos de acesso remoto em rede TCP/IP

No final das contas, foi uma maneira de dizerem NÂO ao Windows.
Comentário de Douglas Augusto
Tudo indica que sim. Não faz: Tudo indica que sim. Não faz muito sentido um vendedor de repente colocar um vídeo compartilhado de 64MB e sobrar apenas 64MB para memória principal. São 128MB de memória principal mínima.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de alosom
Então teremos um compudador: Então teremos um compudador com vídeo off-board 16Mb e 128Mb de RAM, que em tese tem uma placa mãe mais rápida, ou um com 256Mb e uma placa mãe com video on-board meia boca.
Comentário de Douglas Augusto
É bem provável que, no bala: É bem provável que, no balanço geral, uma placa com 256MB de RAM compartilhadas (16MB) seja mais rápida do que uma 128MB com uma placa off-board de 16MB. O Computador para Todos certamente não visa ser um video-game, e de portanto ter uma placa de vídeo poderosa. Agora, 128MB ou 256MB para rodar um OpenOffice da vida faz muita diferença.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Manoel Pinho
Não ao windows: "No final das contas, foi uma maneira de dizerem NÂO ao Windows."

E também não ao FreeDOS, BeOS e clones (Zeta, HaikuOS), ReactOS, Syllable, MenuetOS e um monte de outros sistemas :-)

Mas restam o Linux, os *BSDs, Minix, OpenSolaris, GNU/Hurd e alguns outros unix-like.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004