Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mandriva e HP anunciam acordo OEM no Brasil

A Mandriva anuncia a ampliação para o Brasil de sua parceria mundial de OEM (Original Equipament Manufacturer) com a HP, para a comercialização de computadores com o sistema Mandriva Linux 2006 pré-instalado. A aliança é fruto de um acordo mundial, firmado na França e que começa a valer no Brasil a partir de agora. A HP Brasil anunciou na semana passada sua linha de computadores pessoais para o mercado de consumo brasileiro. A decisão da empresa em oferecer ao usuário a opção de compra de uma máquina com sistema operacional de código fonte aberto, se deu porque o Linux é fácil de utilizar, possui alta estabilidade e, além disso, permitiu que o preço dos micros fossem bem mais baixos que o normal.” Veja a íntegra do comunicado no site brasileiro da Mandriva.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ark
Poizé: Aquele lance da HP + Debian nunca passou de notícia.... mesmo nos EUA.
Comentário de Dm7
Já é um bom começo, vamos: Já é um bom começo, vamos torcer para que o suporte seja bom. Pra dizer a verdade acho que essas mesmas empresas poderiam fazer uma parceria para publicar uma revista do tipo CD-ROM, sei lá, uma que atendesse àqueles usuários pouco pacientes que já se irritam com o Linux por qualquer clik a mais que seja necessário, ou por falta de compatibilidade de certos hardwares ou softwares a que estão acostumados.
Comentário de robsontex
Não é bem assim...: Ark,

Essas notícias as quais você se refere dizem respeito à utilização do Debian como distribuição Linux padrão para desenvolvimento dentro da HP. Inclusive, em contrapartida, alguns servidores do projeto Debian ficavam (ainda ficam?) na HP. Porém, você lembra daquela história de amigos, amigos; negócios a parte? :) No caso específico desse acordo com a Mandriva, o que a HP quer é uma distribuição user-friendly e com suporte oferecido pelo próprio distribuidor. Por isso a escolha pelo Mandriva e não pelo Debian, para o qual o suporte teria que ser oferecido pela própria HP.
Comentário de emersonMello
Humm...desde 2003 que vejo co: Humm...desde 2003 que vejo computadores da HP sendo vendidos com o Mandrake 9.1 (na epóca) e esses eram em torno de R$ 400,00 mais baratos do que as mesmas máquinas + winXP.

Eu mesmo tenho um, mas lembro se vinha instalado o S.O. Sei que tenho o CD aqui :-D. Como eu já tinha o meu Mandrake 10 em mãos, nem vi o conteúdo do HD. :)

Dei uma procurada no sítio da HP e deparei com a oferta de mais um S.O. Além do WinXP e do "Linux install kit", tem agora o:

HP Compaq dx5150 Desktop PC:

"Sistema Operacional FreeDos"

Caramba! FreeDos? Seria isso para cumprir aquela determinação: Toda máquina deve ser vendida com um S.O. (existe isso, né?)

Bom, o uso do FreeDos irá baratear o preço, mas será que o mesmo se manterá na máquina do cliente por muito tempo? :-p

[ ]'s
Emerson

Comentário de Roger de Almeida
Muita gente gostaria que a HP: Muita gente gostaria que a HP vendesse seus equipamentos com a distribuição que mais gosta. Acho que isso não importa mais. O que importa é a filosofia, ou seja, o GNU/Linux instalado de fábrica.

Esse é o grande avanço!! Se voê não gostar da distribuição, coloque a sua. Vai ser GNU/Linux do mesmo jeito.

Gostaria muito de ver a venda, um notebook da HP nas lojas, como Mandriva instalado ou qualquer outra distribuição. Ai eu compraria.

Chega de windows!!!!!!!

[]
Roger



Comentário de Patola
O que importa é a compatibilidade: Instalar uma distribuição - qualquer uma - é tarefa trivial pra qualquer aficcionado o suficiente pra preferi-la à que já vier com o computador. E o fato de o computador já vir com algum GNU/Linux instalado assegura que o equipamento é inteiramente compatível com o GNU/Linux em geral. Talvez seja até preciso pegar algum driver externo, escovar alguns bits, mas pelo menos você sabe que o problema tem solução.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Magno K
Meu vaporware preferido :): Anunciam, anunciam e eu não vejo o produto à venda. No site da Conectiva está a notícia dizendo que os computadores HP com Mandriva estão à venda em todas as grandes redes, por exemplo, nas Lojas Americanas on-line. Só que ao entrar na loja virtual, não encontrei nada, mesmo procurando especificamente pelo produto, olhando nas categorias etc.

Anunciar e não ter o produto para vender é um balde de água fria no consumidor. No Big, no Ponto Frio e em outras redes, tem computadores com Linux instalado para vender há tempos, mas são outras distribuições.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de emersonMello
No sítio da HP desde de 2003: No sítio da HP desde de 2003 você encontra esses micros com o Mandrake/Mandriva.

[ ]'s
Emerson
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004