Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Padrões abertos nos formatos de arquivos do MS Office?

Acabo de ler no UOL-Tecnologia- Últimas Notícias, notícia da fonte IDG Now, sob o título "Microsoft abre formato de documento do Office", informando que "A Microsoft disse nesta segunda-feira (21/11) que vai oferecer o formato de documentos do Word, Excel e PowerPoint como padrões abertos, em uma estratégia que pode deflagrar uma guerra com tecnologias rivais". Acrescenta que mencionada empresa submeterá sua tecnologia de formato de documento Office Open XML (Extensible Markup Language) para a International Standards Organization (ISO) na intenção de vê-los adotados como um padrão internacional na época do lançamento da próxima versão de seu pacote de aplicativos Office (codinome Office 12), com previsão para o final do ano de 2006, isto, por estar enfrentando uma pressão crescente de governos e agências governamentais, que buscam padrões abertos para seus softwares. Acredita a MS que essa mudança de estratégia ajudará na competição com o OpenOffice.org. Inegavelmente, o código aberto, com suas ferramentas desenvolvidas e disponibilizadas, de forma limpa, transparente e seguras, vem se consolidando no mercado mundial, obrigando a até então toda poderosa a assumir novos rumos. ” A nota foi enviada por Profano (loureiroirΘclick21·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de thebluesgnr
Como a Microsoft é legal! Pe: Como a Microsoft é legal! Pena que nós temos que esperar "só" 18 meses pela documentação.
Comentário de Jonas Otero
Sim, essa é a pegadinha dele: Sim, essa é a pegadinha deles...
Comentário de tiagotux
So falta uma noticia agora !: Sá faltam dizer que vão oferecer o o formato fonte de Ruwin tambem...uahuhauhau..essa M$ não tem jeito..!
Comentário de salomon
Quero ver a licença: Vindo da Microsoft, a proposta tem que ser vista com muito cuidado. Lembrem-se que ela já tentou forçar a mão no XML dela como padrão algum tempo atrás. O problema, na época, era que a licença dos padrões de arquivos do Office não permitia que fossem utilizados por qualquer software licenciado sob a GPL. Se for para valer, ótimo. Caso contrário, será mais uma cortina de fumaça para desviar a discussão.
Comentário de gervasioantonio
Link quebrado: Augusto, o link para a notícia está quebrado.
o correto é
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ComputacaoPessoalInterna2_211105.html
Comentário de nemesis
tarde demais para Mea Culpa: Acho que já é um pouco tarde, M$. As pessoas em geral já estão meio que de sobreaviso sobre suas práticas ilegais. Todos sabem que isso não passa de uma jogadinha estilo "embrace and extend". Vai durar até quando essa "abertura"? Até o governo de Massachussetts voltar atrás em sua decisão de suportar um formato de documento realmente aberto? Até o próximo upgrade compulsório de sua suíte M$ Office?

palhaçada de marketeiros...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Leonardo Peixoto
Confunda seus inimigos com fogo e fumaça...: É fácil chegar à conclusão de que essa é apenas uma manobra diversionista. Se a Micro$oft REALMENTE estivesse interessada em adotar um padrão aberto (leia-se utilizável por qualquer pacote Office, GPL ou não), passando a competir apenas pelo mérito do seu Produto e sem a velha conhecida armadilha de lock-in dos seus formatos proprietários, bastaria se juntar ao padrão já existente OpenDocument. Não existe nenhuma boa razão para que ela não o faça, além de manter o lock-in de seus usuários.


Comentário de elmarcon
Microsoft patente XML: colocar os arquivos do Word, excel,... etc em XML não significa nada! A M$ já conseguiu patentes em XML, e para usar as funções patenteadas tem que pagar...
Não adianta colocar em XML se as funções usadas forem patenteadas pela M$, aí só o word, excel, etc vão abrir documentos com essas funções.

muito melhor ficar no OpenDocument mesmo!
A notíca é de alguns meses atrás.

"Microsoft garante patente relacionada ao XML"
"O Dublin Core e a Encoded Archival Description são
conjuntos de metadados que utilizam XML. Se você
quiser exportar dados de Dublin Core ou Encoded
Archival Description (metadados para descrição
arquivística) para um formato em XML da Microsoft, vai
ter que pagar a ela agora..."
Comentário de utopico
Duvido que ela libere o formato MDB: Duvido que ela libere o formato MDB.
O que teria de "neguinho" tentando mudar para algum "Access" for Linux.
Apesar de o Access só fazer parte do pacote "Professional".
Comentário de Ark
MDB: Acho que o OO abre alguns arquivos Access, num abre?
Comentário de nemesis
as maravilhas da engenharia r: as maravilhas da engenharia reversa em um mundo fechado...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Iran
Tentei uma vez...: Não achei nenhum jeito de abrir banco de dados Access no Linux. Só via ODBC. Se alguém souber, me avise.
Comentário de DanielF
[Não achei nenhum jeito de a: [Não achei nenhum jeito de abrir banco de dados Access no Linux. Só via ODBC. Se alguém souber, me avise.]

MDB Tools, depende de algumas bibliotecas do Gnome e não funciona muito bem, mas é um bom começo.


Comentário de samachado
Ora bolas se é padrao , é u: Ora bolas se é padrao , é uma coisa só => para padronizar.
Signigfica que em vez de se ter um padrao vamos ter uma salada de frutas misturada com farofa ??? Seguir o padrao é que é ser sabio ( e humilde). ja pensou se cada fabricante de tv inventasse seu padrao aberto de tomada ??? teriamos que ter centenas de adaptadores de chato pra redondo pra quadreado pra triangular para cara de palhacoe e outros formatos abertos mas nao padrao pois cada um teria o seu.

a Microsoft esta querendo confundir as pessoas criandos "Padroes abertos proprietarios" pois ela é incapaz de seguir padroes como da web ( w3c) criando o padrao Intenet explorer.

da mesma forma ela nao quer te que se submeter ao padrao OpenDocument e competir mano a mano. Cria o seu proprio padrao e a ssim as pessoas nao precisam deixar de usar o seu Office . quem quiser ( openoffice) é que de o seus pulos para se adaptar ao Padrao ( que ja existia - o padrao Oasis openDocument) M$
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004