Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Um tour pelo aMSN 0.95b

O aMSN está incrível! Ele é um cliente livre para acesso a rede do MSN Messenger e possui recursos que o substituem quase que na íntegra. A principal barreira no processo de migração e inserção de usuários no ambiente Linux é a familiarização entre o usuário e o software. Um usuário comum quer acessar a Internet, navegar, ver seus e-mails, escutar música e também bater papo, sem que isso tenha que ser difícil. Existem várias opções de mensageiros disponíveis, porém nenhuma delas possuía os recursos que pudessem integrar um típico usuário do Desktop Windows a um ambiente livre baseado em Linux, e que pudesse se aproveitar dos recursos mais legais do MSN Messenger como video conferência, emoticons, winks animados, avisos (aquele recurso de chamar atenção), desenho, entre outros. Com o aMSN isso agora é possível.” A nota foi enviada por Anderson Gesser (gesserΘhostex·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de SS_Sputnik
Fiquei na mão hoje!: Pois é. Minha mana mora na França e instalou uma webcam e queria mostrar meus sobrinhos(um eu nem conheço) via MSN hoje a tarde. Tentei de tudo e infelizmente não consegui. Ficamos só conversando via Skype. Pelo menos agora fiquei sabendo que o aMSN já tem suporte a quase tudo do MSN. Agora não vou ouvir mais gozação do nerd do meu cunhado francês que desenvolve para windows e é um legítimo BUNDÃO(ou como díriamos na minha terrinha: UM ZÉ MANÉ DE BOTINHAS!).
Tomara que tenha como configurar o dispositivo de entrada de video. Pois sofro com o Avicap que insiste em aceitar apenas o /dev/video e este está linkado para o /dev/video0 que é minha placa de captura. A webcam é /dev/video1 e pra mostrar no avicap tem de refazer o link. Nem adianta colocar o dispositivo "na mão" dentro das configurações do avicap que ele não aceita.

Comentário de SS_Sputnik
"Mundo Proprietário": Sei que estou sendo chato e posso até ser moderado mas o colega escreveu isso:

"Este é mais um grande passo alcançado pela comunidade e eu como desenvolvedor de Software Livre, me senti no dever de transmitir esta importante informação para que todos saibam e percebam, que a cada dia que passa vamos encontrar mais motivos para se usar Linux e menos razões para se manter preso ao mundo proprietário."

...e disponibilizou o manual em PDF e DOC! Para o primeiro é compreensível, mas como ele quer que nos livramos do "mundo proprietário" se ele mesmo usa formatos do MSWord ao invés do OpenDocument ou OpenOffice.org(ou outro qualquer do "mundo livre")?
Comentário de Douglas Augusto
Simples, ele precisa "falar n: Simples, ele precisa "falar na língua dos nativos". Se ele pretende converter pessoas do mundo proprietário, o documento precisa estar num formato que estas pessoas compreendam. Parece que no Windows o .doc é ainda mais popular/compatível do que o .pdf, portanto, nada mais natural fornecer uma opção em .doc.


--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Xico
O 0.95b foi lançado mesmo? O: O 0.95b foi lançado mesmo? O download do site não-oficial parece ser de um snapshot-cvs e no site oficial não tem nada.

Fora isso, parece ter uns recursos bem legais... Tipo o manuscrito e a conversa por vídeo e audio.

Parabéns ao pessoal do AMSN.. :)
Comentário de Xico
Desfarça, está escrito no s: Desfarça, está escrito no site que a versão é do repositório CVS.

Isso que dá não ler antes de poster.. :S
Comentário de Bruno Gonçalves
Será?: Compilo o CVS do amsn pelo menos uma vez por semana e também peguei o arquivo e testei, mas até agora não achei nada de conversa com áudio ou winks.

Emoticons animados tem, mas Winks que são aquelas animações gigantes que aparecemna tela não vi ainda não.
Comentário de vmedina
Pensei que para isso servia o: Pensei que para isso servia o PDF...

Ele poderia ter usado o RTF que a maioria dos editores suportam.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Mercury: O programa que eu ví dar suporte a maioria dos recursos foi o Mercury(www.mercury.to). Ele é muito melhor que o amsn, que é tosco.

A unica desvantagem é ser em Java, o que o torna mais pesado, não funcionar atrás de proxys e ser fechado. O desenvolvedor dá uma boa razão para esta ultima: Quer aprender pelos próprios erros e consertando ele mesmo os erros.

Todos esses recursos dessa versão beta estão implementados no Mercury. Vale a pena testar.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Ark
O que tem a ver?: O que tem a ver ser em java com "não funcionar atrás de proxys e ser fechado"? Isso são características do software, não do fato dele ser feito em Java.
Comentário de Thiago Vinhas
aMSN = lixo: Cara, fala sério... como alguem pode dizer que o aMSN é uma boa forma de trazer usuários do Windows? Eu que uso software livre a quase 10 anos, quando vi pela primeira vez esse lixinho, me assustei. É toscaria demais.

Continuo c/ meu ótimo Kopete, que na versão que vem c/ o KDE 3.5RC tem suporte a webcam. Aquelas viadagens saltitantes, não sei se tem, pq se tiver eu desabilito.
Comentário de Obelix
:
Acho que queria dizer que o java torna o software pesado.

Comentário de Marcelo Ulianov
"Aquelas viadagens saltitante: "Aquelas viadagens saltitantes, não sei se tem, pq se tiver eu desabilito."

é exatamente disso que o povo gosta...messenger por messenger, todos são iguais,o que faz a diferença é a perfumaria.e TEM que ter, senão esquece que não largam o msn mesmo.
Comentário de eitch
lixo? para você: Pois é, gosto é gosto, tem gente que odeia certas coisas, mas tem gente que não vive sem elas. Eu por exemplo odeio cores no IRC, mas tem muita gente que gosta.

O aMSN é muito bom no quesito de agradar pessoas. Eu sempre converso isso bastante com as pessoas, porque já vi muita coisa na prática. Quem conversa "popularmente" na Internet, sabe que o MSN dominou o mundo da mensagem instantânea, trouxe os recursos mais práticos para o usuário final, e a cada dia deixa as pessoas mais aptas a se comunicar pela internet se expressando sempre melhor.

Essa diferença de "se expressar" significa que cada um destes emoticons animados, sons, winks, ou toda essa "frescura" dão uma identificação especial para cada um. Cada um fala de um jeito... E esses recursos ajudam a definir a pessoa, o jeito dela, fazem as pessoas se identificarem... Desde muito tempo isso é usado, por exemplo nos emoticons desde a "antiga internet": :), :P, :(, :*, etc.

Como não gosto de ficar só na falácia, vou para casos mais concretos: já converti duas amigas minhas à usar Linux e software livre, e elas simplesmente destriram o Windows e ficaram usando só Linux. O que aconteceu? Reclamaram do Kopete e do GAIM, porque não tinham nada de legal que elas gostavam. Ficaram realmente tristes... Aí eu instalei o aMSN, e apesar da interface tosca, pense numas pessoas bem felizes com seus emoticons animados e tudo mais!

Pois é... Mas as coisas vão melhorando. O bom é sempre não ser preconceituoso e achar que seu gosto prevalece. Eu também uso só software livre a muito, muito tempo :)
Comentário de eitch
A frase ficou realmente meio: A frase ficou realmente meio confusa, mas ele deu três desvantagens distintas, sem relação uma com a outra. A única explicação pro Java é que o deixa pesado... Mas eu acho que aplicações desktop Java são feias e chatas :P A única aplicação até hoje que eu achei legal foi o Azureus.
Comentário de Felipe Raposo
Erro gramatical: Ark, o que ele quis dizer é que aS únicaS (três) desvantagenS do aMSN são:
1 - ser em Java, o que o torna mais pesado;
2 - não funcionar atrás de proxys;
3 - ser fechado.

Uma desvantagem não é decorrente da outra.
Felipe Raposo

Comentário de Tek
Se não me engano Winks são: Se não me engano Winks são em Flash ou alguma coisa parecida. E se for mesmo não vai demorar pra portarem.
--
Tek
Comentário de Marcelo Ulianov
cara, muito legal vc ter se c: cara, muito legal vc ter se colocado na pele de gente "comum" ! qdo vc é "especialista" em qq área, acaba ficando chato e técnico demais! conheço um mecanico que nunca esta contente com o carro dele, pq poderia ser assim ou assado,e a fábrica não faz ! E td mundo adoro o Ka dele, td arrumadinho...rsss com nossos aplicativos é igual. com certeza.
Comentário de swt
Conhece o SWT? o azureus é f: Conhece o SWT? o azureus é feito em swt, por isto deixa ele mais bonito e elegante, eu tabém acho o swing um pouco feio.
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Erro no nome do programa: Acho que vc estava falando do Mercury não? ;-)

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Pena que é MUITO bugado: Uso o Mercury tb quando preciso usar a webcam com msn. Mas ele tem dezenas de pequenos bugs chatos, como por exemplo selecionar pt ao invés de pt-BR como linguagem. Mas é típico do modelo fechado dele. Somente os bugs de interesse do autor são resolvidos com agilidade.

Estou também aguardando o kopete no Kde 3.5 para me livrar do Mercury

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Guilherme Steilein
O Kopete está melhorando...: Eu não consigo me acostumar a usar programas diferentes da minha DE favorita, no caso, KDE. Acho que fica algo ruim, feio e não se integram bem e por todos esses motivos eu uso o Kopete. Ele não tem todos os recursos do AMSN, afinal ele tem mais protocolos para suportar mas na próxima versão, que virá com o KDE 3.5 as coisas já estão bem melhores, suporte a webcam, emoticons personalizados, chamar atenção... Acho que só falta mesmo os Winks e ter uma interface um pouco melhor...
Comentário de Alexandre_Martins
Tens razão!: Realmente, sempre uso o *.rft para não me dar ao desgosto de salvar meus textos em *.doc, a única excessão é quando incluo tabelas ou macros que acabam se desconfigurando, ainda assim, vou de *.pdf, que não deixa de ser proprietário, mas pelo menos não é da M$ (escolha política pessoal mesmo).

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Google Talk: Até pouco tempo eu me sentia plenamente satisfeito com o Kopete, e ainda o prefiro ao Gaim. Já o Sim, aMSN e outros nem me interessam, porém estou sentindo falta de poder configurar uma "conta" do novo Google Talk. Alguém tem alguma notícia a respeito?

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de lordello
GnomeMeeting: Tudo bem, para usuários desumbrados com internet, video, winks emoticons etc... esses recursos podem até encher os olhos, afinal, o computador não foi feito apenas para trabalho e informação, de vez em quando é bom jogar um pouco de "paciência" :-)
Agora, quanto ao recurso de video conferência, porque não usar o GnomeMeeting? Será que vocês esquecerem dele?

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
.X. ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \

Comentário de Felipe Raposo
Isso: Isso... hehehe... escrevi errado.
Felipe Raposo

Comentário de Felipe Raposo
Gnome Meeting: Bom, os meus parentes de Recife usam Windows na máquina deles e eles usam MSN para se comunicar com os parentes daqui de São Paulo. Com o Gnome Meeting eu consigo vê-los na webcam deles pelo protocolo do MSN?
Felipe Raposo

Comentário de Douglas Augusto
> Ele poderia ter usado o RTF: > Ele poderia ter usado o RTF que a maioria dos editores suportam.

Mas o autor já fez isso ao disponibilizar o PDF. Ele apenas quis abranger mais pessoas ao lançar o DOC, que acredito ser o formato de documento mais popular no Windows.

Chato seria se disponibilizasse somente um formato fechado e proprietário como o DOC.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de tijucas
Google talk no gaim?: Google talk no gaim?
Se for isso:

http://www.google.com/support/talk/bin/answer.py?answer=24073
Comentário de tijucas
Da para usar o Netmeeting (al: Da para usar o Netmeeting (alguem lembra dele). No msn não.
Comentário de marcovas
Pois é, mas tanto o NetMeeti: Pois é, mas tanto o NetMeeting quanto o Gnomemeeting usam o protocolo H.323, que apesar de ter sido projetado prá dar compatibilidade em videoconferêcias independente de fornecedor, você tem que resolver o problema da falta de centralização. Sem essa centralização, as chamadas devem ser direcionadas diretamente ao IP do parceiro, o que torna o uso menos apreciável por parte de um leigo. Se ambos usam NetMeeting ou GnomeMeeting simultaneamente, ambos podem inscrever-se nos respectivos servidores LDAP que resolveriam tal problema, mas não existe intercomunicação estre tais servidores caso os usuários usem comunicadores distintos, o que acarretaria o mesmo problema anterior.
Comentário de aa
Talk funciona no Kopete: Use o link acima usado pelo tijucas para pegar informações sobre o servidor e porta. Antes de configurar o kopete, instale o qca_tls (no Ubuntu já há um pacote pra ele). Já no kopete, crie uma conta jabber, configura servidor e porta conforme o link do tijucas e marque todas as opções na aba Connections. Na hora da conexão, aparece uma mensagem sobre certificado, mas basta apertar o botão "continue".

Pronto, Google Talk no kopete.
Comentário de skull
"Aquelas viadagens saltitantes".!!!: (((((((:
Comentário de Ark
Nada a ver: 1 - o swt realmente é mais leve
2 - o swing permite vc usar a cara do sistema, dentre várias outras coisas. Se é feio, é simplesmente por preguiça ou desconhecimento do programador (como vc também demonstrou). Apenas uma linha de comando e um programa swing fica com a cara do sistema hospedeiro.
Comentário de void
nao consegui receber mensagens: compilei o cvs hj, no conectiva 10 o tcl/tk 8.4 e nao consigo receber mensagens, enviar to conseguindo (apesar de receber notificação de erro ainda ta enviando), no entanto receber mensagens nao consegui ainda, mas to tentando. ja a interface melhorou perto da 0.94
Comentário de rodrigo
Re: lixo? para você: Só discordo do pq o msn dominou o mundo da mensagem instantânea, uma vez que o icq possui tantos recursos quanto o msn e a muito mais tempo. Uma coisa que me deixa puto é o msn não suportar mensagem off-line, até pelo irc tinha como deixar mensagens (serviço da brasnerd para nicks registrados). Você pode até dizer, manda um e-mail, mas já que estava falando de comodidades e praticidades para o usuário, resolvi citar essa.
Acredito que o fato de o msn ter dominado o mundo da mensagem instantânea é o mesmo pelo qual o internet explorer ganhou o espaço do netscape e o windows media player o do real player. Práticas monopolistas da MS. Mas esse não era o foco da discussão.
Comentário de Job
Para quem quer usar a versão: Para quem quer usar a versão cvs(beta) do aMSN, e esta usando o Ubuntu, basta usar o EasyUbuntu, que ele baixa, compila e instala o aMSN cvs. E fica funcionando a WebCam (Envio / Recepção) , testei e ficou bom.
Quanto aos Winks, ate quando testei não tinha, mas agora sei la....

Comentário de Spook
Errado sobre o MSN: Ele não domina o mundo, só domina no Brasil. Vá ao downloads.com e compare os downloads do ICQ 5 e ICQ 2003 Pro, e veja do MSN... O sucesso do MSN é fruto de propaganda.
Comentário de Spook
Biblioteca gráfica: O aMSN poderia mudar de biblioteca gráfica, GTK2 ou QT, tanto faz. Quando eles perguntaram na página do aMsn qual novidade deveria vir nas próximas versões, muito sugeriram isso nos comentários, apesar de não estar como opção na enquete. Aquele TK, visualmente falando, é triste (ou "tosco", como disseram acima). Sinceramente, prefiro indicar o gaim ou kopete do que o aMsn, exatamente por isso.
Comentário de Tek
Compilei o CVS ontem e funfo: Compilei o CVS ontem e funfou beleza, tem umas frescurinhas novas tipo poder ver a imagem do usuario passando o mouse em cima e outras coisas menores, como o suporte a Nudge (aquela m**** que balança a janela e felizmente dá pra desabilitar) e a opção de receber imagens das webcams dos outros (ainda não testei mandar da minha porque não tá funcionando).
--
Tek
Comentário de Feio
Configurar o Video: Alguém pode dar um força, eu instalei e funcionou perfeitamente minha webcam(SONIX, aquelas Genius, que alias não funciona no V4L do gnomemeeting =\), o problema que eu tenho uma placa de TV e o AMSN por padrão pega o /dev/video0 e a web fica no video1, como faço para fazer ele pegar o video1? ou configurar o Debian para inverter isso?
valeu
Comentário de nemesis
perdão, mas...: "PDF não deixa de ser proprietário"

PDF é um padrão aberto. Aqui está sua especificação, se quiser criar um interpretador para ele: pdf specification

Há bons leitores PDFs livres baseados em Ghostscript. Evince do Gnome é um excelente front-end...

de qualquer modo, eu escreveria um artigo desses em txt.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
por exemplo: "Apenas uma linha de comando e um programa swing fica com a cara do sistema hospedeiro."

ele pode ficar com o mesmo visual teletubby de seu XP! :)

Não acho o visual do Swing feio. Seu tema mais recente aliás é bastante atraente. O swing só é feio se vc for programador. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de lordello
MSN dominando o mundo???: Cara, o msn realemente não domina o mundo. O que houve aqui no Brasil? Tenho um palpite:
- muitos usuários novos completamente leigos, que já receberam o MSn instalado na máquina.
- usuários que re-instalaram suas máquinas e ficaram com preguiça de baixar o ICQ nos seus modems 56k
- usuários que nunca tiveram um IM, mas um amigo possui uma conta no MSN e ele tem que usar também para conversarem
- usuários obrigados a mudar pro MSN porque 90% dos amigos usam MSN

Ou seja, uma bola de neve :-)
Mesmo que use windows no trabalho, eu tenho sempre o GAIM a mão.

Gentoo AthlonXP GNU/Linux
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
.X. ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \

Comentário de Leandro R. M. de Marco
Acrescente a esta lista: Acrescente a esta lista o peso do ICQ.

Eu me lembro que quando eu ainda usava windows, lá para 2000, eu tinha acabado de comprar uma máquina e o ICQ era lerdo até para fechar. Ficava puto com isso.

Conheço gente que parou de usar ICQ por causaa disso.

P.S. Nos Estados Unidos quem domina é o AOL, pelo que vi.
Comentário de Douglas Augusto
Além de não poder enviar me: Além de não poder enviar mensagens off-line, o que é um saco, existem pelo menos mais dois inconvenientes (não sei se do protocolo ou dos clientes Linux), são as impossibilidades de:

- enviar mensagens quando no estado "invisível";
- atribuir o estado de conexão (fora, ocupado, invisível, etc.) no nível de contato, isto é, para cada um separadamente --o que é diferente do rudimentar "bloqueio".

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Patola
Ok, aberto no sentido de que "você pode ver".: Mas é cheio de restrições, nemesis. Não é algo como, digamos, Postscript ou OpenDocument; da Referência do formato PDF:

"1.5 Intellectual Property
The general idea of using an interchange format for electronic documents is in the public domain. Anyone is free to devise a set of unique data structures and operators that define an interchange format for electronic documents. However, Adobe Systems Incorporated owns the copyright for the particular data structures
and operators and the written specification constituting the interchange format called the Portable Document Format. Thus, these elements of the Portable Document Format may not be copied without Adobe’s permission.
"

Um pouco depois disso:

The conditions of such copyright permission are:
• Authors of software that accepts input in the form of the Portable Document Format must make reasonable efforts to ensure that the software they create respects the access permissions and permissions controls listed in Table 3.20 of this specification, to the extent that they are used in any particular document.


E foi exatamente por essa condição que o Dmitry Sklyarov foi preso. Alguém lembra disso? Ainda que especificações não sejam software e que esteja, acho, correto chamar o PDF de "aberto", acho que o formato é ao mesmo tempo "aberto" e "proprietário". Você pode usá-lo e fazer programas que o usem, mas sob condições BEM draconianas.

Pra saber mais ainda sobre o formato PDF (e os remédios contra ele), só vendo a Galeria de Remédios contra a Adobe.
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Ananias
Estatística estranha: O Windows oferece opção para baixar automaticamente o MSN, não oferece? Acho que a grande maioria dos usuários do MSN o baixaram assim, direto do site da MS.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Spook
O Windows Messenger tem no Wi: O Windows Messenger tem no Windows XP, o MSN, que todo mundo usa, não. E que eu me lembre, não há nenhuma opção no Windows para abaixar automaticamente o MSN. E ainda, do mesmo jeito que posso abaixar do portal da MS o MSN, posso baixar o ICQ do icq.com
Comentário de nemesis
ugh!: dessa eu não sabia! morte à Adobe!! :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de mrecondo
Não para um usuário "comum": Infelizmente nem tanto, já que a página inicial do IE é da msn.com.br que tem link, banners e etc para o Messenger (MSN Messenger, na realidade) prontos para serem clicados e baixados. Usuários hoje nem sabem que existe o ICQ, por exemplo.

Quem sabe o Google Talk consiga dar uma equilibrada na balança, afinal, ele pode ter um maior alcance do que o ICQ já que agora para usar o Orkut tem que ter conta Google/Gmail e isso possa levar mais pessoas a usá-lo.

Michel Recondo
http://michel.recondo.nom.br/
Comentário de Cristiano
Edita o arquivo /usr/share/am: Edita o arquivo /usr/share/amsn/msncam.tcl, localiza a linha /dev/video0, acho que está na linha 1497 e muda para /dev/video1:0 (se essa for a sua webcam).

Comentário de vmedina
Pequeno pedido para um grande presente: Mas, salvo engano, o OASIS considera o PDF como um padrão para documentos. Tanto que no site deles tem pdf pra todos os lados e o governo de massachussetts(é assim) permite o uso de PDF.

Essa clausula é bem compreensiva se pensarmos no tempo de desenvolvimento do pdf e do modelo de negócios baseado na venda de pdfs fechados. Nada é de graça no mundo, por que a ADOBE não pode pedir que os desenvolvedores não esculhambem ela?

Sinceramente, esse é um dos problemas de liberar tudo pra todos... sempre alguém pode te ferrar.

[]s!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de SS_Sputnik
Orkut so domina no Brasil: Mais um caso. Mais de 70% dos usuários do Orkut são Brasileiros. Se for assim, o google talk vai "dominar" no Brasil e não no resto do mundo.
Comentário de swt
Bom o swt fica com a cara do: Bom o swt fica com a cara do sistema se precisar digitar nenhum linha, que por mais preguiça ou total ignorância voce nao se importou em saber.


Comentário de anti-binhara
daqui a pouco o pessoal do mo: daqui a pouco o pessoal do mono passa aqui perguntando porque o amsn não é feito em .net
Comentário de Pow
Eu sei: Eu sei, mas tem todo o lance do SWT não ser padrão, bla bla bla, que vc sabe.
Comentário de nemesis
camisinha nele!: "Sinceramente, esse é um dos problemas de liberar tudo pra todos... sempre alguém pode te ferrar."

é por isso que devemos sempre usar camisinha... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de javaes
algun preconceito com o pesso: algun preconceito com o pessoal dos morros?
Comentário de vmedina
Essa tá mais pra tabelinha.: Essa tá mais pra tabelinha. :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
mono, não morro: mono é um projeto open-source que reimplementa o .NET da M$.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Padrões.: "Standards aren't for innovation as it happens, they are for innovation that has gotten so old that everybody is ready to just conform to the accepted best practices and move on to figuring out something else.."

-- Hans Reiser.

--
http://semanticas.blogspot.com
- Opiniões sobre mundo tecnológico.
http://tlang.blogspot.com
- Pesquisas e experiências sobre tecnologia.

Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Significados, e etc.: Partindo do comentário inicial sobre o aMSN ser tosco, e que o classificou como lixo, eu acho que o problema em si não são os recursos visuais. Do ponto de vista de usuário, achei o aMSN um tanto confuso, mas gostei de ter encontrado as funções que estava procurando, quando usei a versão CVS [mesmo que instável].

Do ponto de vista do desenvolvedor, entretanto, não teria como detestar mais o aMSN: foi escrito usando TCL/TK. Alguém aí já viu um foguete espacial feito com Silver Tape? É mais ou menos a mesma coisa. Da mesma forma também acho o Mercury horrível. Pode ter sido bem implementado, mas ter usado Java já desmerece qualquer crédito que eventualmente eu poderia ter atribuído a ele. Mas essa é só a minha opinião.

E é isso.

--
http://semanticas.blogspot.com
- Opiniões sobre mundo tecnológico.
http://tlang.blogspot.com
- Pesquisas e experiências sobre tecnologia.

Comentário de Patola
Tem seu nicho: Do ponto de vista do desenvolvedor, entretanto, não teria como detestar mais o aMSN: foi escrito usando TCL/TK. Alguém aí já viu um foguete espacial feito com Silver Tape?

É verdade. Só quem já programou em tcl/tk sabe a feiúra e a beleza dessa linguagem. Acrescento que ela deve ser a linguagem mais propensa a erros em que já programei, por causa da sintaxe complexa pra caracteres especiais.

No entanto, ela é, a seu modo, prática, e ainda tem a favor de si o toolkit "visual tcl". E acho que ela tem seu nicho: é o Visual Basic do mundo Unix. Ainda hoje é difícil fazer aplicaçõezinhas gráficas mais rapidamente (sem saber nada antes) do que com tcl, a não ser que você já saiba o toolkit da abordagem concorrente.

Se alguém se interessa em saber os muitos defeitos da bela linguagem tcl e seu toolkit, recomendo googlar por "Jon Ousterhoust" (inventor do tcl) e "Richard Stallman". Sim, ele mesmo! Participou de um baita flame (merecido) contra a linguagem tcl no passado. É um flamewar tão clássico quanto aquele do Linus x Tanenbaum sobre o Linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004