Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu passa a ter instalação em modo OEM

O Newsforge informa sobre a nova opção de instalação OEM disponível no Ubuntu 5.10. Com esta opção, revendedores e montadores de PCs podem pré-instalar e verificar as máquinas, mas deixar para o usuário final, no momento do primeiro uso, itens selecionados da configuração - incluindo país/idioma, fuso horário e criação de usuários.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Henrique Vicente.
Imagina só um promotor do Wi: Imagina só um promotor do Windows Starter Edition (ou não) e um do Unbutu lado a lado tentando convencer um comprador...

O cara do Starter fala das limitações; o do Unbutu fala que o sistema, assim que iniciado, pode ser configurado para várias regiões/linguagens diferentes; o do Starter diz que é uma versão feita para as necessidades do país (incluindo a limitação de 3 programas abertos); um diz que o sistema é multiusuário, blábláblá; o outro diz que para isso ele teria que adquirir o 2000 ou uma versão completa...

Pena que o Unbutu não vem com KDE como padrão heheheheh (gosto pessoal; sei que existe o Kunbutu :)
Comentário de Henrique Vicente.
Quis dizer, alguém a fim de: Quis dizer, alguém a fim de comprar um computador :)
Comentário de Obelix
Unbutu???:
Kunbutu? Unbutu? Tem Doisbutu tambem? :P

O Windows Starter Edition é só uma bobagem que a MS criou para os fabricantes de hardware não reclamarem do preço do Windows OEM e venderem máquinas com Linux (o preço do WSE é ridículo)

A ideia é tão boa que o usuário instala um Windows pirata logo que chega em casa com a máquina...

Comentário de Marcelo Ulianov
ah!: agora alguém entendeu como funciona o WSE ! até que enfim !
Comentário de Henrique Vicente.
Mas eu tou comentando sobre o: Mas eu tou comentando sobre o momento da venda! hehehehe
Comentário de Marcelo Ulianov
pois é Henrique...o cara dev: pois é Henrique...o cara deveria mesmo anunciar :" chega em casa e instala o Xpiratão" ! pq é isso o que a microsoft quer que vc faça ! ou vc acha que ela acredita que esse troço vai ficar na máquina mesmo ?
Comentário de nemesis
minhas aventuras e desventuras com Ubuntu: Pessoal, sou hoje um feliz proprietário de um Pentium 2.66 + 512MB DDR400 + NVidia GeForce 128MB! Meu velho Duron me fez um favor ao parar de respirar... :)

Bem, passei esse sábado inteiro configurando e testando meu novo brinquedinho de todas as formas possíveis. Aqui vai um breve relato das alegrias e frustrações que o Ubuntu me trouxe. Talvez a experiência valha de alguma coisa para completos novatos em Linux.

Já fazia tempo que eu precisava de um micro novo para rodar de forma adequada as distribuições mais recentes. O Ubuntu capturou minha atenção desde cedo, mas como usava as versões mais recentes do Gnome por padrão, não pude testá-lo. Ainda assim, sonhando com esse dia, encomendei 5 CDs pelo tal do Shipit. Isso há um mês atrás. Nunca chegaram. Desconfio que os porteiros do meu prédio não vão muito com minha cara, pois não é a primeira vez que encomendas pelo correio nunca chegam. Contas chegam sempre em dia...

Mas enfim, micro novo, baixei o ISO no trabalho e queimei. Outra coisa interessante que aconteceu foi na loja do micro, na qual insistiram de todas as formas para eu levar o Windows de qualquer maneira:
"Mas como o senhor vai testar sem Sistema Operacional?"
"Se o senhor quiser, podemos instalar de graça, não custa nada."

Acho que os OEM realmente são forçados pelos vendedores da M$ a assegurar que todos os micros saiam de lá com o vírus. Mas enfim, no meu só restou uma partição NTFS vazia...

Chegando em casa, dei uma olhada nas configurações de boot e pus logo o CD pra bootar. Instalação não-gráfica, como a do velho Debian, mas plenamente funcional e automatizada. Só pediu a linguagem, alguma coisa sobre horário GMT e o resto foi todo configurado sozinho, com todo hardware detectado legal.

Nem sei quanto tempo se passou até terminar, mas acho que foi pouco mais ou menos de meia hora. Fiquei meio chateado por ser um só CD, o que indicava que provavelmente não viria com todos os recursos, servidores e ferramentas de desenvolvimento as quais estou acostumado no Linux, mas isso não era tão importante, pq de qualquer maneira, meu velho HD foi instalado junto, com uma partição /usr/local bem recheada e pronta pra ser montada...

Instalação acabada, hora de testar, a nível de usuário mesmo, sem apelar pra shell. Queria saber se a tão propalada usabilidade de uma distribuição feita para o Desktop era verdade. Bem, lá vamos nós:

A interface do Gnome 2.12.1 está esplêndida! Com uma máquina decente, finalmente dá pra apreciar um desktop genuinamente Linux em toda sua beleza. Uma interface realmente clara, integrada, funcional e sucinta. O pessoal do KDE acha o Gnome muito minimalista e eu concordo. Ele é minimalista como C, assim como o KDE é bloated como C++. Eu acho isso excelente, pois não parece complicado como um console de um Boeing, mas consistente e funcional como um console de videogames.

Pela primeira vez em toda minha experiência com desktops Gnome, eu consigo fazer tudo via teclado, sem precisar perder produtividade em busca do mouse. Isso é importante.

Fui testar montagem de dispositivos USB. Coloquei um pendrive e na hora saltou um ícone no desktop e abriu uma nova instância do Nautilus. Maravilha! Copiei de cá pra lá e de lá pra cá numa boa. Cliquei com o botão esquerdo no ícone do desktop e pedi pra desmontar. Sem problemas.

Fui testar então a tal queimação de CDs com o Nautilus. Botei um CD virgem no drive, copiei o diretório de fotos e CTRL + V no CD. Apareceu um botão na barra de ferramentas do Nautilus: "Gravar CD" ou coisa parecida. Apertei e não demorou muito para completar. Gravação perfeita. Meu deu uma sensação de incomensurável satisfação com o Linux. Até agora, não tinha precisado do shell pra nada, estava eu ali como um usuário bobo qualquer. E, pensando bem, estava bobo mesmo...

Mas aí...

Bem, tive vontade de vir aqui pra postar essa mensagem antes, mas tive que me conectar à internet. Conexão discada.

Por alguma estranha razão, o Ubuntu não vem com o tal do Gnome-ppp, o discador gráfico padrão do Gnome. Não. Ao invés disso, ele vinha com dois velhos amigos que eu não via há muito tempo: os scripts pon e poff. E seus coleguinhas: pppconfig, chat, pap-secrets, MAKEDEV...

PUTZ!! E eu pra lembrar como funcionava essa pendenga? Fiquei imaginando um usuário leigo na mesma situação, tentando se conectar a internet para baixar o DISCADOR!! Uma situação meio non-sense mesmo. Como o cara ia descobrir que ia ter que abrir o shell e procurar por dois comandos com nomes tão bisonhos eu não sei.

Bem, resumindo: passei maus bocados tentando descobrir a porta serial do meu modem para a conexão funcionar. Não era nem ttyS0 nem ttyS1. Foi ttyS14 e só descobri porque me lembrei de olhar nos logs do dmesg. Rapaz, que loucura deve ser pra um usuário comum... o cara vai ter que saber que um discador nada mais é que um cliene ppp, que vai ter que configurar a conexão com um programa chamado pppconfig e que se quiser saber qual porta serial seu modem está usando, vai ter que buscar nos "logs" de um tal de dmesg. Uau!

Bem, pelo menos funcionou. Já fui abrindo o Synaptic para pegar alguns programinhas que me estavam fazendo falta: gcc ( meu Deus, um Linux sem GCC por padrão, aonde vamos parar!! ), make e companhia. O gstreamer só lê ogg-theora ( é assim? ) então tive que baixar também mpg123. Por fim, eu precisava testar minha placa GeForce, então muito lamentavelmente baixei o tal driver da nvidia. É, aqueles demos openGl do xscreensaver rodam incrivelmente mais rápido. Mas notei alguns problemas de instabilidade do driver. Isso parece ter ocorrido só com usuários sem permissões administrativas. A conta em que eu estava estava no grupo admin e não teve problemas.

Também me surpreendeu que instalar um driver do kernel não tenha exigido um reboot. Talvez isso cale a boca daquele pessoal que acha a arquitetura monolítica do Linux ultrapassada, enquanto os micro-kernel NT dos Windows modernos estão sempre pedindo reboot mesmo pras coisas mais corriqueiras?...

Instalei também o GNUmeric ( abre em menos de 5 seg ), pois o OpenOffice2 parece continuar achando que ainda está rodando no velho Duron. Ainda assim, abrir em menos de 20 segundos de primeira é uma grande façanha, embora eu credite isso ao meu novo hardware. Rapaz, a interface gráfica do OO é lenta demais! Os menus demoram a abrir! Fora isso, legal ver a FSF como "java vendor"... :)

Firefox também blz.

Bom, no geral, estou muito satisfeito com o Ubuntu. Sem dúvida a mais prática e funcional distribuição Linux que já tive a honra de usar. É instalar e usar. Não fosse pelos problemas de conexão à internet, daria nota 10... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de aa
Se v. tiver habilitado todo: Se v. tiver habilitado todos os repositórios no synaptic, vai encontrar pacotes da nvidia prontinhos pra uso. Inclusive, após instalar o driver usando o instalador da nvidia, percebi que há inclusive um pacote chamado nvidia-legacy, para quem ainda usa velharias como TNT Riva, como eu, por exemplo. Resultado, desinstalei o driver e instalei o pacote com o driver.

E também uso o pppconfig, mas há uma interface gráfica pra ele chamada gkdial. Mais uma vez, está em um dos repositórios do Ubuntu. Além disso, no menu System/Administration há uma opção Networking onde se pode fazer uma conexão ppp, mas não gosto muito dela.
Comentário de thebluesgnr
Eu não uso PPP, mas será qu: Eu não uso PPP, mas será que o Administração-> Rede não funciona para configurar a conexão?

Comentário de nemesis
ora vejam!: Obrigado pela dica! Acho que o problema para usuários leigos já está resolvido então. Ele tem o mesmo detector automático de porta serial de modem que o gnome-ppp, aliás.

Como eu já conhecia o caminho das pedras e não tinha encontrado nada em Aplicações -> Internet, resolvi fazer na mão mesmo. Mas parece que com o Ubuntu isso realmente não é necessário... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de SS_Sputnik
Nem o linux!: Eu tenho conversado com vendedores do carrefour e Bompreço(WalMart) e eles dizem que tanto os compradores do WSE e do Linux, formatam a máquina pra botar o XP piratão.

NÃO SE ILUDAM!
Comentário de CWagner
E como é feito esse levamtam: E como é feito esse levamtamento?

Os vendedores vão até a casa do comprador? Eles ligam para cada um que compra um micro na loja? Os compradores voltam à loja para dizer que instalaram um SO Pirata? Os compradores ligam para a loja? Enviam carta???????

Realmente! Fiquei curioso a respeito. Você teria como saber como é feita essa pesquisa?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de SS_Sputnik
Ironia.: É claro que o próprio vendedor sugere o "upgrade" mas na maioria das vezes são os proprios clientes que dizem que vão formatar a maquina.
Agora deixe de ser irônico e me responda, sem paixões, o que te leva a crer que o cara que compra um micro com Linux não vai formatar a máquina e com o WSE sim?!
Vá num Carrefour, num Walmart, em qualquer loja com micro com Linux e converse com os vendedores. Garanto que tu vai ficar surpreso com o que os caras falam.
Quando vou ao Carrefour perto de minha casa, o vendedor ja me chama "hei, rapaz do Linux!". Ele sempre me chama pra tirar duvidas. Não recebeu treinamento nenhum da empresa e está aprendendo a gostar do Linux. Pediu sites que ele pudesse conhecer o sistema. Passei alguns, inclusive este. Fiquei de dar um LiveCD a ele. Apesar do entusiasmo dele com o pinguim, ele é sincero quando diz que sempre raramente alguem compra um micro com Linux se não for pra formatar.

Comentário de galactus
Ubuntu: Como você perguntou " ogg-theora ( é assim? ) ". Não, é Ogg-Vorbis. :) Têm qualidade melhor que o MP3. Mas o galho é que o MP3 já virou padrão.

Rapaz visite o Fórum do Ubuntu em Português e seja feliz como eu:

http://www.linuxval.org/ubuntu/phpBB2/

Quanto a conexão da internet discada é complicado mesmo, e você teve sorte dele reconhecer seu Modem, se não já viu né. Um usuário iniciante jamais sabeira que teria que reconfigurar Kernel (e como reconfigura-lo) para ter o seu WinModem funcionando. Como eu uso banda larga com autenticação foi bem mais fácil. Mas mesmo assim eu já sabia que tinha que ir para o terminal e fazer o pppoeconf. Os novatos também estariam perdidos.
eheheheh Você reclamaou da lentidão do Ooo? Agora é que ele tá rápido, você não viu como era na versão 5.04.

Abraços.
Comentário de Tomás
As diferenças entre as vers: As diferenças entre as versões do windows xp: Starter, Home, Profissional, estão no registro do Windows, ao contrário do que muita gente pensa não são 3 compilações diferentes e sim três configurações do regedit!

Se você souber as chaves que se deve mudar e como mudar você dá um 'update' na máquina pra qualquer outra versão, mas o sistema reconhece alterações desse tipo se elas forem erradas, as consequencias eu não sei, mas devem ir de inoperância do sistema à jaula!
Comentário de CWagner
Na verdade não fico preocupa: Na verdade não fico preocupado com o que o comprador vai fazer com o micro dele. Se ele quiser tocar fogo na CPU bem na entrada da loja, pouco me importa.

Talvez não seja a postura correta, mas fico feliz só de saber que já existem computadores que saem da loja com o Linux instalado.

No mais eu desajaria boa sorte aos que instalam Win* em suas máquinas pensando em trabalhos sérios ou mesmo para divertimento. Se um vírus não se instalar no HD, algo tão ruim pode acontecer um dia. Sei que usuários Linux não estão livres de problemas, mas estes são bem mais raros e às vezes mais fáceis de serem resolvidos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Douglas Augusto
> O pessoal do KDE acha o Gno: > O pessoal do KDE acha o Gnome muito minimalista e eu concordo. Ele é minimalista como C, assim como o KDE é bloated como C++.

Outros preferem dizer que C++ tem mais recursos, facilidades, paradigmas, etc. Isto é relativo. Ou seria o C bloated em relação ao Assembly? Acredito que não.

Não obstante, embora você não tenha sido explícito, C++ sendo ou não inchado, não quer dizer que seus programas tenham que assim ser; mesmo porque C++ é um superconjunto da linguagem C. Fluxbox é um exemplo de ambiente minimalista escrito em C++.


--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de nemesis
ogg-theora: "Não, é Ogg-Vorbis."

ogg-vorbis é o codec de áudio. o theora ( ainda não sei se é assim ) é o de vídeo. ambos livres das patentes presentes nos formatos mpg...

"http://www.linuxval.org/ubuntu/phpBB2/"

Obrigado, mas já está tudo funcionando numa boa. :)

"Quanto a conexão da internet discada é complicado mesmo, e você teve sorte dele reconhecer seu Modem"

é. Por falar nisso, o reconhecedor de modem presente em "Sistema -> Admin -> Rede -> Conexão ppp" não funcionou de jeito nenhum. O do gnome-ppp funciona perfeitamente e eu acho que é um aplicativo que precisava vir por padrão, ou eles acham que todo mundo tem banda larga? O usuário comum com conexão discada vai ter mesmo que se virar com pppconfig, pon, poff e ainda saber a porta serial de seu modem revirando os logs de inicialização...

" teria que reconfigurar Kernel (e como reconfigura-lo) para ter o seu WinModem"

nada como ser um consumidor esclarecido e evitar coisas que não prestam, não?

"Você reclamaou da lentidão do Ooo? Agora é que ele tá rápido, você não viu como era na versão 5.04."

Estamos falando do OpenOffice? Pq só agora ele chegou à versão 2.0. E está, sim, bem mais lento que a versão 1.4, que rodava razoável no meu Duron. Quer dizer, comparativamente, pois claro que com melhor hardware é bem mais veloz... acho que java pode ter culpa no cartório...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
porém: fluxbox é apenas um gerenciador de janelas, não um ambiente de desktop com centenas de daemons especializados atentos ao ambiente e às requisições do usuário. xfce é ainda mais minimalista, mas é um ambiente desktop autêntico que ainda vou testar...

"C++ tem mais recursos, facilidades, paradigmas, etc."

Em geral, gosto de linguagens pequenas. Quero dizer, com sintaxe pequena e fácil de aprender. Se ela também for flexível ( capaz de se adaptar ao contexto atual ) e expressiva ( dizer muito com pouco esforço ), tanto melhor.

C++ é bloated como Perl, no sentido sintático da linguagem, porque foi agregando um porrilhão de diferentes construções sintáticas ao longo dos tempos. Com C, basta saber os operadores condicionais, de loop, como se declara funções e aritmética de ponteiros, além de casts. Isso é tudo. O resto está todo em bibliotecas prontas para serem usadas.

C é clássico, C++, barroco. Acho que depende do gosto de cada um... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Douglas Augusto
> fluxbox é apenas um gerenc: > fluxbox é apenas um gerenciador de janelas, não um ambiente de desktop com centenas de daemons especializados atentos ao ambiente e às requisições do usuário. xfce é ainda mais minimalista, mas é um ambiente desktop autêntico que ainda vou testar...

Ok, então experimente o EDE, feito em C++/FLTK.

C++ pode gerar softwares tão parcimoniosos quanto o C, enquanto que o C pode criar softwares tão complexos/bloated quanto queira. Se o KDE é tido por você como inchado, isto absolutamente nada tem a ver com a linguagem, é uma decisão de projeto, tão somente.

> C++ é bloated como Perl, no sentido sintático da linguagem, porque foi agregando um porrilhão de diferentes construções sintáticas ao longo dos tempos.

Isto é justificável pelo que a linguagem se presta. É um superconjunto da linguagem C (compatível virtualmente 100%) com suporte à abstração de dados, programação OO, tratamento de exceções e programação genérica. As novas palavras-chave, bem como a mudança na gramática da linguagem, foram introduzidas visando o suporte a esses novos paradigmas. Acontece que a cardinalidade de opções de construção em C já é grande, em C++, por ser um superconjunto, muito mais.

O que pode dar a impressão de inchaço no C++ é a STL, que acrescenta os conceitos de contêiners e iteradores, assim como uma porção de classes --mas este é o pequeno preço a se pagar pelo conforto/produtividade, como manipular vetores, strings, entre outros, de forma intuitiva e menos propensa a erros.

Por fim, a gramática da linguagem é relativamente simples, e este foi um dos cuidados do Stroustrup, que reforçou ainda o fato de que C++ se solidifica (é nesse sentido a otimização) como uma linguagem para construção de bibliotecas (em vez de crescer o núcleo), dito no seu planejamento para a nova revisão da linguagem.


--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Phantom X
É theora mesmo.: É theora mesmo.
Comentário de nemesis
"a gramática da linguagem é: "a gramática da linguagem é relativamente simples"

se vc diz...

o tal do EDE é bem interessante...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
EDE tambem existe nos reposit: EDE tambem existe nos repositórios, basta instalar.
Comentário de alexandre guimaraes sarmento
Linux: Ai xará, ví que você é de São Luís-MA, Blz! Eu também moro aqui, estou mandando esse email para manter contato, pois também uso Linux e sou um cara que gosta do assunto, e, como é difícil achar alguém que tenha o mesmo nível de interesse, resolvi deixar um alô !
Valeu!
Alexandre Guimarães Sarmento
São Luís - MA
Meu msn é: alex_sarmento@hotmail.com
Meu email é: alexandre890@yahoo.com.br

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004