Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Código aberto encontrado em proteção de CDs da Sony BMG

“Publicado no Yahoo! Noticias: "O polêmico software de proteção contra cópias usado pela gravadora Sony BMG em CDs de música parece ter aproveitado códigos de fonte aberta, o que suscita dúvidas quanto aos direitos autorais, disseram especialistas em programas nesta sexta-feira." E acrescenta: "Esse tocador de MP3 contém componentes de um projeto de fonte aberta conhecido como LAME, de acordo com recentes informações. "Múltiplos códigos do software que vem com o CD têm referências ao código fonte para MP3 LAME", divulgou Matt Nikki, engenheiro de software finlandês, através de email."” A nota foi enviada por Philippe (sanducero82-linux?yahoo·com) , que enviou este link para mais detalhes.

O site de notícias TG Daily, divisão do Tom's Hardware Guide, reportou informações que indicam que o software XCP - aplicativo "anti-pirataria" da First 4 Internet que é usado em larga escala pela Sony BMG - utiliza pelo menos três bibliotecas de código-livre sob licença GPL e LGPL. As informações foram descubertas através de um processo de engenharia reversa feita através do software BinDiff, da SABRE-Security. Segundo as análises realizadas, o XCP estaria utilizando a as bibliotecas LAME (LGPL), mpg123 (GPL) e FAAC (LGPL).” A nota foi enviada por Stanstyle (ludiΘig·com·br) , que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Vinicius Menezes
Page not found!: Ai augusto... conserta o segundo link da noticia.

... Vinicius Menezes ...
Comentário de brain
obrigado!: obrigado!
Comentário de Xico
Vai feder: Isso ainda vai feder. E muito!
Comentário de Daniel Dantas
Cadê o respeito aos direitos autorais: Não era a Sony uma das maiores "defensoras dos direitos autorais"??
Coisas como essas só mostram que os "direitos autorais" defendidos por elas só são defendidos quando geram lucros (de preferências, grandes lucros). A quem interessa essa "guerra" a favor dos "direitos autorais"?? Aos autores?? Sei não.
Comentário de Mauricio
DVD Jon: E ainda, um dos códigos seriam do "DVD Jon"!
http://nanocrew.net/2005/11/16/sony-drm-rootkit-saga/
Comentário de hamacker
Seria bom fazer valer a GPL n: Seria bom fazer valer a GPL no tribunal e dar um susto nesse pessoal mesquinho que se aproveita de códigos gpled de outros. Sendo a Sony uma gigante bilhonaria, dava para ganhar uma boa indenização.

Esse negocio de proteção de CDs e o blueray no PS3 vai levar a sony para o buraco.
Comentário de Leonardo Borges
Não existe nada ilegal: A sony como qualquer outra empresa/usuário pode utilizar os códigos gratuitos. A GNU libera os códigos fontes justamente para serem utilizados abertamente. O usuário/empresa pode utilizar modificar e até mesmo vender. Só não pode registrar o código ou parte dele (já que este é de licença pública).
Não sou defensor da sony nem das empresas de software. Inclusive o slackware linux funciona no meu PC a mais de 3 anos.
Mas dizer que a sony está fazendo algo ilegal não é o caminho. O que há de errado são as omissões quanto aos créditos. É anti ético não informar que o software embarcado (vendido pela sony) que o aparelho utiliza é baseado no GNU-lame (o melhor decodificador que conheço).

Isto se chama reaproveitamento de código, a mico$ utiliza bastante. Qualquer programador razoável percebe as instabilidades causadas ao serem criados muitos objetos. É necessário fechar os programas de tempos em tempos, pois, os objetos não são destruídos causando estouro no heap. Eu diria que o mico$ é um linux camuflado e armengado por isso não uso.
Está aí a explicação. Reaproveitamento de código é legal, mas os créditos devem ser dados aos criadores. Costumo traduzir a expressão "Open source" como "mérito volátil".

Obrigado pela leitura.
Comentário de Patola
Depende da licença: No caso da GPL, você tem que distribuir o fonte do código junto com o binário ou então dar um meio fácil de o destinatário conseguir esses fontes.
--
GNU é do caralho!
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org - temporariamente fora do ar até o virtua liberar...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004