Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Eduardo Maçan se despede da comunidade livre brasileira

Sinto em noticiar tal fato, mas é com muito pesar que li a última postagem do macan (Eduardo Maçan), desenvolvedor Debian, pessoa de uma extrema importância para Software Livre no Brasil, despediu-se das atividades militantes do Software Livre como vocês podem ver em seu blog. Lembro que foi através de uma palestra dele que incentivou-me ao mundo do Software Livre, sempre disposto a ajudar, a conversar com qualquer pessoa sobre qualquer coisa. Uma pessoa que todos que estamos lutando para que o Software Livre seja cada dia tenha melhor qualidade, melhor difusão e seja interdisciplinar ao qualquer área do conhecimento da humanidade. Espero que está despedida seja um até breve como foi noticiado no PSL-Brasil. Entendo as suas razões e espero que um dia possamos encontrar o macan em nossas fileiras pela luta por um socieda de mais justa e mais humana. ;-)

Um trecho de sua despedida: 'Não é sem uma boa dose de nervosismo que escrevo essa nota, mas sinto-me na obrigação de comunicar o meu desligamento a todos aqueles que estiveram próximos a mim nestes últimos 12 anos aos quais me dediquei ao movimento e aos ideais do software livre. Foram quase 13 anos, quando encontrei o software livre então aos 19 anos de idade, descobri muito mais que um amontoado de caracteres agrupados em arquivos que formavam programas de computador, descobri uma filosofia. Descobri que existia, mesmo dentro do mundo de silício e plástico uma centelha do que havia de melhor no ser humano: solidariedade.' Por fim termino dizendo: "Longa vida ao Eduardo Maçan!" ”
A nota foi enviada por Fernando Ike (fernando·ikeΘgmail·com) , que enviou este link para mais detalhes.

Abraços e boa sorte ao colega que parte por outros caminhos, esperando que tenha sucesso e mantenha contato!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Araldite Superbonder
Grande Maçan: O trabalho do Maçan é genial, apesar do pouco contato que tive com ele. Mesmo com a recompensa trazida pela dedicação ao SL, trabalhar para a comunidade nem sempre é um mar de rosas e tem horas que o cidadão precisa se recolher um pouco. Já passei por isso e sei como é.

Maçan, força aí velho. Musik! Non-stop.
Comentário de Koolosh
Boa sorte: Que o Maçan tenha muito sucesso nesse novo rumo de sua vida.

A contribuição do Eduardo Maçan ao Software Livre no Brasil, é muito grande e continuará sendo, pois o seu trabalho em prol do SL a cada dia gera mais frutos, muitos frutos...



Comentário de Patola
Valeu, Maçan!: Por toda a ajuda até agora. Boa sorte com o crosstalk!

So long, and thanks for all the fish!
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Palestras inesquecíveis: Tive o privilégio de assistir sua palestra no Conisli do ano passado. Simplesmente fantástico!!
Sou músico também e sempre uso o Hydrogen e Audacity para gravações e tratamentos, e ultimamente tenho tentado o Rosegarden.
Sempre acabo lembrando de alguma sugestão do Maçan ou do (KD)Hélio quando surge algum probleminha técnico...

Marcelo Vivan Borro
Comentário de TON
De qualquer forma ainda continua: Bem, o texto já explica tudo.

O bom que fica é que ele vai contunuar sendo um desenvolvedor
da Debian GNU/LINUX

GOSTEI DESTES VERSOS DELE

O todo sem a parte não é todo,
a parte sem o todo não é parte.
Mas se a parte faz o todo, sendo parte,
não se diga que é parte, sendo todo.

----------------------------------------------------------------------
O Planeta Terra é Debian-Azul amado pela Rosa Cor. Gira em .RPM
com um céu iluminado por flocos luminosos em .TGZ
No mais, tudo jaz porque os Teretetês são EReRês dos Teterês
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Muito Triste: Não cheguei a conhecer pessoalmente mas sempre ouvi falar muito bem.
Não posso deixar de destacar que é a decepção com os "caciques" do software livre o motivo (ou um dos) que o levaram a se afastar da comunidade.

_______________________________________________________________

"Só sei que nada sei" Sócrates

"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Marco Carvalho
Grande Maçan: Cara, só o que posso dizer no momento é muito obrigado pela sua dedicação ao software livre durante todo este tempo.
Mas não deixe de dar uma passadinha no #debian-br de vez em quando, nem que seja só para dizer "oi" :)

Grande abraço e sucesso

--------------------------------------------------------------
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux - GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de E. F. M
Tudo se repete...: Tive a oportunidade de conhecer o maçan no primeiro debian install fest realizado no brasil, mais precisamente no rio. Depois disso nos encontramos no fisl de 2002 e em alguns outros.
A algum tempo tive a mesma atitude que ele está tendo agora, mas me afastei mesmo! E, por motivos até muito parecidos. Adorei a sua colocação [...] "existem as "celebridades vazias"...". Pois sempre foi esse o meu pensamento a respeito dele. O qual não mudou. A vida é muito engraçada, não? Boa sorte maça. Sempre pense que a sua opinião sobre os outros pode ser a opinião dos outros sobre vc.
Comentário de jchaves13
Nada à acrescentar: "Me confesso cansado e até um pouco decepcionado com a dinâmica social interna das comunidades de software livre, desejo sinceramente que mais pessoas se alinhem às fileiras visando ser excelentes guerreiros e menos tentando ser caciques medíocres, porém caciques, - aviso - isso não é um reality show nem concurso de popularidade. Toda a sorte do mundo para os curumins e as cunhãs da taba e se sentirem saudades, estou na tenda do pajé."
Comentário de Carlao Bazuca
Despedidas...: Já era de se esperar. Nas últimas vezes que falei com o ele nos eventos que nos encontramos, percebi que ele estava descontente com as coisas. Essa situação já vem faz algum tempo, e as pessoas um dia cansam. Acredito que o último parágrafo da carta de despedida dele explica o (real) motivo:

Me confesso cansado e até um pouco decepcionado com a dinâmica social interna das comunidades de software livre, desejo sinceramente que mais pessoas se alinhem às fileiras visando ser excelentes guerreiros e menos tentando ser caciques medíocres, porém caciques, - aviso - isso não é um reality show nem concurso de popularidade. Toda a sorte do mundo para os curumins e as cunhãs da taba e se sentirem saudades, estou na tenda do pajé.


Fico chateado não apenas pelo Maçan, mas por muitas outras pessoas que tem o mesmo sentimento com relação à "comunidade" do Brasil. Frequentemente converso com gente que realmente fazem algo de útil pelo SL neste país, e estes compartilham da mesma opinião que o Maçan com relação ao assunto. O fato é que todos estão de saco completamente cheio desse tipo de coisa. Sabe o que é o pior? Além do Maçan, muita gente que trabalha duro está começando a cansar, e acredito que daqui para frente cartas como a que o Maçan escreveu começarão a ser mais frequentes. Foda, né?


[]s

Carlão
Comentário de Proposta Indecente
Colaborações ao software livre?: Exatamente que colaborações o Maçan fez ao software livre, que justifiquem uma despedida tão cerimoniosa?
Comentário de adilson
Fiquei "órfão": Tive o privilégio de ser apresentado ao software livre pelo Maçan em 1995, que na época trabalhava na Unimed São Paulo enquanto eu trabalhava na de Santa Catarina.
Ele me mandou essa mensagem ontem e devo confessar que fiquei pasmo mas entendo a situação. Tem horas que enche o saco mesmo, principamente dos auto-proclamados "líderes" disso e daquilo, assim posando em eventos pelo Brasil, que usam SL como plataforma de auto-promoção, que nunca escreveram uma linha de código livre, de documentação ou tomaram uma ação concreta para ajudar essa massa de conhecimento coletivo e social que temos em nossas mãos. É triste mas é uma realidade.
Posso me considerar um privilegiado por ter sido introduzido a este movimento por boas mãos e espero fazer juz a este legado.
God speed :)
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Jacy Ferraux
Se fez, merece despedida.: Se não fez, é bom que tenha decidido sair. De modo que questionar a "cerimônia" é irrelevante.
Comentário de Carlao Bazuca
Colaborações: O Maçan e um maluco chamado Lalo que segundo a lenda, está vivendo na China atualmente, foram os primeiros mantenedores de pacotes Debian Brasileiros, muito tempo antes da coisa ter virado moda.

Além dessa "modesta" colaboração, é possível encontrar diversos artigos do Maçan por aí, sem falar nas várias apresentações dele em grandes eventos, onde provou ser uma das personalidades mais centradas e respeitáveis e um grande evangelizador do SL no Brasil. Tá bom ou quer mais?

Para concluir, recomendo que procurem se informar melhor antes de tecer comentários. ;)

Sem mais,

Carlão Bazuca
Comentário de Proposta Indecente
Colaborações: Notei que não figurou *desenvolvimento* de software livre na sua lista.

Nada contra quem faz atividades de apoio (pacote, artigo, tradução, palestra); também são colaborações importantes; mas não é desenvolvimento. Não parece justificar uma despedida tão tremenda, e principalmente, tantas réplicas tecendo loas como se se tratasse de Linus Torvalds...
Comentário de
Desenvolvimento ou não: Não sinto necessidade de justificar uma mensagem de despedida a um colega que parte. Não sei se o Maçan escreveu muitas linhas de código livre. Eu certamente escrevi muito poucas.

Mas o papel que ele desempenhou no apoio à disseminação do software livre, em geral sem buscar os holofotes (o que talvez ajude a explicar por que muitos não ouviram falar dele) é incontestável, na minha opinião. E foi realizado principalmente na época do princípio do movimento nacional, quando havia ainda menos apoio e impulso do que há hoje. Por exemplo, naquela matéria da extinta Revista do Linux que escalava a seleção brasileira de Linux há 5 anos, o Eduardo Maçan foi mencionado como um dos pioneiros do Linux no Brasil, e ausência notável na escalação. Ele também contribuiu para portar o Linux para alguns dispositivos embarcados, ajudou a manter uma distribuição de Linux popular, e fez diversas outras atividades que na minha opinião justificam que sua contribuição sob o ponto de vista técnico seja bem avaliada.

Mas se você não compartilha desta opinião, por mim tudo bem.
Comentário de Jose Pissin ( pizza)
Se não conhece..: Realmente ao invés de falar besteira, e pedir que apresentem o Maçan à você pocê, você podia ir no google e digitar lá o nome dele, e depois de ler as 18.200 ocorrências listadas tecer comentários.

Maçan, abraço meu velho, nos veremos em breve.
Comentário de rodrigomessiasbarros
Medíocre discussão!: Dias atrás o Morimoto escreveu aqui mesmo no BR-linux, como comentário de uma notícia, que os comentários de notícias de sites do exterior são mais construtivos dos que os daqui do Brasil.

Na hora eu senti uma pontinha de revolta, afinal não gosto que comparem o Brasil(e todos nós incluso) com este o aquele país. Temos uma história(se é que pode ser chamada assim)e uma realidade muito diferente de países como França, EUA, Inglaterra e Japão, por exemplo.

Mas hoje, lendo os comentários aqui da despedida do Maçan, tenho que reconhecer, quantos comentários medíocres. Sem generalizar.

Talves por isso, sem me dar conta, já não tenho mais paciência de ler nenhuma notícia e principalmente os comentários de sites do Brasil. Os comentários, quando bem elaborados, são importantíssimos para que você possa se posicionar, quando não tem uma opinião formada, a respeito desta ou daquela notícia. Mas tá complicado...

Eu mesmo já deixei de participar de listas de discussões, sites, projetos etc.. É tanta discussão que a coisa não anda!

Bom, ao Eduardo Maçan, meus sinceros votos de felicidade e sucesso!

Espero que essa realidade no Brasil mude!

[]s a todos!

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Comentário de Bicho da Maçã
O Maçan é mais importante que Linux Torvalds para nós: Linus Torvalds também é importante, mas ele fica lá encalacrado no Oregon, ao contrário do Maçan que anda liberalmente entre o povo espalhando simpatia e afeto, demonstrando que Linux não é só um amontoado de códigos macarrônicos, frios e cartesianos, matemáticos.

Há vida no Linux, e isso o Maçan soube transmitir muito bem.
Comentário de Carlao Bazuca
Ainda colaborações...: Notei que não figurou *desenvolvimento* de software livre na sua lista.

Muito boa... Como o pizza falou, se procurar pelo nome dele no Google vai encontrar quase 20.000 referências diretas. As pessoas colaboram da maneira como podem. Além disso, não é apenas escrendo código que se ajuda. É possível ajudar testando, reportando bugs, traduzindo, documentando, sugerindo novas features, divulgando, empacotando para alguma distribuição etc. E nesse aspecto, como disse outro comentário o Maçan fez muito mais que tantas outras pessoas.

Enfim, pare de chorar. :)

[]s

Carlão Bazuca
Comentário de Fruit Loops
Liga, não, Bazuca: É a velha mania, especialmente dos frustrados, de achar que, em software, só desenvolvedor é que tem mérito. Para esses, dê um tapinha nas costas, faz que concorda, e deixa pensar que são mais importantes que os outros.

Os desenvolvedores que realmente contam não se dão à insolência frívola, pelo contrário são agradecidos a caras como o Maçan, sem os quais sua produção seria só um monte de código inútil.
Comentário de kov
Desenvolvimento: O software que ele está desenvolvendo nesse momento, que exibe vídeos e os troca de acordo com os comandos midi das músicas que estão tocando já seria contribuição suficiente.

Mas é estúpido reduzir a importância das colaborações que 'orbitam' o desenvolvimento propriamente dito de software. Se você acha, por exemplo, que fazer pacotes não é desenvolvimento, isso pra mim é prova suficiente de que você nunca mexeu com isso seriamente.

Quando tiver um tempo para acompanhar o desenvolvimento de alguns pacotes do Debian ou de outra distribuição você talvez entenda o quão estúpido é pensar isso. (Dica: olhe os logs do svn do time do GNOME do Debian e acompanhe o bugzilla e o cvs dos programas do GNOME).
Comentário de Proposta Indecente
Maçan X Linus Torvalds: Não vejo heroísmo algum em "espalhar simpatia e afeto" para promover um produto que, além de ser tecnicamente superior à concorrência em muitos aspectos, é de graça.

Tudo que é de graça tende a cair nas graças do "consumidor". Pode demorar um pouco, mas simplesmente acontece.

Note que não estou criticando o Maçan, mas sim o comentário, que equiparou as 2 atividades.

Comentário de Proposta Indecente
Liga não, Brazuca: Realmente muito conveniente, tachar justo o desenvolvimento como "coisa de gente frustrada". Assim você se livra do trabalho mais difícil e comprometedor que há na cadeia alimentar do software livre, e pode fazer bonito defendendo-o enquanto toma sua cervejinha na praia.

Exceto que, sem o desenvolvedor "frustrado", todo o resto da estrutura desaba.

A este comentário, o próprio Maçan respondeu indiretamente, quando disse que todo mundo quer ser cacique no mundo do software livre brasileiro. Não admira ele tenha se 'despedido'.

E também não admira que o Brasil seja hoje o grande parasita do software livre mundial, que tira proveito do arcabouço de software e devolve essencialmente zero em troca.

Comentário de Proposta Indecente
Desenvolvimento: O software que ele está desenvolvendo nesse momento, que exibe vídeos e os troca de acordo com os comandos midi das músicas que estão tocando já seria contribuição suficiente.

Bem, *isto* é uma colaboração palpável. Já minha opinião quanto aos pacotes Debian continua a ser o que era.
Comentário de Róbert Rédifor
Desenvolvimento frustrante: Realmente muito conveniente, tachar justo o desenvolvimento como "coisa de gente frustrada".

Não foi o que eu disse. Os desenvolvedores FRUSTRADOS é que acham que os OUTROS não têm valor. Os desenvolvedores satisfeitos emitem outras opiniões.

Assim você se livra do trabalho mais difícil e comprometedor que há na cadeia alimentar do software livre, e pode fazer bonito defendendo-o enquanto toma sua cervejinha na praia.

A única cadeia que temos aqui é a de erros. Em primeiro lugar, a "frustração" de certos desenvolvedores advém exatamente dessa idéia errônea de que que há uma "cadeia alimentar", uma hierarquia ou coisa parecida. Pode até haver, mas o desenvolvedor não está no topo. Está no topo quem banca todo o processo, quer de desenvolvimento, produção distribuição, etc. Em segundo lugar, o trabalho de desenvolvimento nem sempre é "o mais difícil e comprometedor". Enquanto Linus estava sendo celebrado alhures, enchendo a cara de "cervejinha", que ele gosta, Maçans, Bananas e Laranjas estavam arriscando seus pescoços diante de gerências e diretorias de coroporações para que o produto do finlandês provasse seu valor. Pergunta se o Linus veio aqui colocar o dele na reta também. Não veio, não senhor!

Exceto que, sem o desenvolvedor "frustrado", todo o resto da estrutura desaba.

O desenvolvedor frustrado, que ataca o trabalho dos outros, é um inútil. A "estrutura" não "desaba" porque é só substituir o desenvolvedor "frustrado" por um satisfeito que, em vez de ficar sentando a pua no esforço dos outros, realmente produz algo.

E também não admira que o Brasil seja hoje o grande parasita do software livre mundial, que tira proveito do arcabouço de software e devolve essencialmente zero em troca.

Exatamente. O Brasil investiu pouco nos seus desenvolvedores. Os poucos que fazem alguma coisa, são escurraçados. Se o indivíduo tentar chamar a atenção para seu trabalho, tão mais é amplamente malhado. Dados os parcos incentivos para desenvolver, se o cidadão resolve colaborar de outra forma, execram. Se aplaudem para incentivar, ridicularizam.
Comentário de nemesis
Se uma árvore cair na flores: Se uma árvore cair na floresta, e não tiver ninguém por perto, será que faz barulho?

"sem os quais sua produção seria só um monte de código inútil."

Se a produção musical de Johann Sebastian Bach não tivesse sido redescoberta pelo pessoal do século XIX, teria sido ele menos gênio?

É, sem ninguém para apreciar ( ou capaz para tanto ) sua música, talvez o Universo tivesse perdido uma bela oportunidade...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de against
E Maçan, tá ficando velho ?: E Maçan, tá ficando velho ?

:)


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004