Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mandriva promove install fest em 65 cidades

O LWN.net publicou hoje um artigo sobre a install fest que a Mandriva está promovendo no próximo sábado (19/11) em 65 cidades de vários continentes. Encontrei detalhes em português no site da Mandriva Conectiva: “Esta edição do Install Fest ocorrerá simultaneamente em países como a França e o Brasil. Por aqui, o Install Fest ocorrerá por meio de 27 parceiros da Mandriva, que disponibilizarão técnicos especializados para auxiliar na instalação do programa, esclarecer eventuais dúvidas e informar sobre as últimas tendências do mercado. Para os usuários interessados em participar, basta levar a CPU, teclado, mouse e as configurações do monitor. O Install Fest é um evento que sempre registra um número expressivo de participantes. "No ano passado, mais de 600 pessoas participaram do evento em 19 cidades, o que permitiu a instalação do sistema em quase 400 máquinas", conta Rodney Miyakawa, diretor de produtos e canais da Mandriva Conectiva, completando que "nossa meta neste ano é superar esse número, já que consideramos muito importante para o Linux a realização de eventos desse tipo, que incentivam as pessoas a adquirirem um conhecimento mais profundo sobre o software livre".” Veja a lista de entidades participantes no Brasil.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de [Rodrigo]
Dúvida..: Nesse tipo de evento é possivel levar somente uma (ou três no caso) midias gravadas?
Eu não tenho disponibilidade de levar o micro até o lugar onde vai haver o install fest.. Mas to pensando, caso eu tenha tempo no dia, de passar lá para ver como é... e gostaria de saber se levando as midias virgens, existe a possibilidade do pessoal que faria a instalação apenas gravá-las, visto que a instalação em si não seria problema..
Comentário de paulo_josé
que inhaca: comprei esta joça do Mandriva 2006 e de cara não se escolhe mais os pacotes para instalação. Ele faz tudo para vc...
O que fizeram foi travestir o lycoris de mandriva e lançarem no mercado.
Ainda por cima, um bug horroroso impede vc de modificar o kde pelo kcontrol pq simplesmente os menús do kcontrol desaparecem depois que vc o edita pela primeira vez....

como sempre, desde a versão 10.0, a mandriva lançando distro apressada sem a devida "debugagem" dos bugs...

Dei uma olhadinha nos driveres proprietários e o que tem lá pé o p2re, flash e acrobat reader com vários plugins... Pode?????

isso eu baixo na internet sem ter necessidade de ocmprar a caixinha... Só pq está em pacote rpm?????


Ai, ai,ai... ô sofrimento!!! Qual a distro que vou usar agora?????
;-(

Comentário de ricardomoc
No meu caso...: Fiz o download da internet, assinando o clube. Baixei 4 cd's, e estou bem satisfeito.
"comprei esta joça do Mandriva 2006 e de cara não se escolhe mais os pacotes para instalação. Ele faz tudo para vc..."
Na instalação que fiz, podia-se escolher os aplicativos. Só não escolhi porque estava com pressa, além de poder copiar tudo para o hd, o que torna o processo de instalação bem mais rápido.
"um bug horroroso impede vc de modificar o kde pelo kcontrol pq simplesmente os menús do kcontrol desaparecem depois que vc o edita pela primeira vez....
Engraçado, comigo não aconteceu. Além do mais, pude fazer a atualização do kde para o 3.5 pelo smart, sem maiores inconvenientes. Ok, instalei uns pré 3.4.92 da vida que tavam bugados, mas o fiz consciente de que podia dar problemas. Mas agora tá jóia!
Quanto aos drivers proprietários que podem ser baixados da internet, acho que já no caso do Acrobat são mais de 40 MB para baixar da internet. Além disso, os drivers já compilados para o meu modem foram auto-detectados e instalados, sem a necessidade de nenhuma modificação em arquivos tipo rc.local para rodá-los. Ok, a Conectiva no 10 já fazia isso, mas a Mandrake comprou a Conectiva, não?
A instalação para o Velox também foi bem fácil, tipo o que ocorre no Kurumin da vida. Melhor que é durante a instalação.
Além do mais, me parece que o Mandriva foi uns dos pioneiros na liberação dos arquivos para atualizar o Gnome para o 2.12! Tô feliz da vida. Tudo funcionando direitinho, sem travamentos, sem maiores problemas.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org

DIGA NÃO AO ABORTO!
Comentário de paulo José
sorte sua!!!: pois é, sorte sua!!!...

mas no meu caso é inhaca meeeeesmo!!!!!

Comentário de Manoel Pinho
Qual versão ?: Qual versão você comprou ? Aquela com caixa mais barata e baseada no Lycoris ? Também estou usando a versão Powerpack e fora o kate que tive que desabilitar por consumir muita CPU, não notei nenhum bug.

Os plugins proprietários pelo que sei só estão nas versões comercializadas, não na versão disponível para download. Se você comprou, por que está reclamando disso ?
Comentário de paulo josé
justamente o discovery LX... : justamente o discovery LX...
aquela porquera...
argh...vou esperar a "de grátis" do morimoto para ver se é melhor...

Comentário de guerreiroRJ
a de grátis já está nos sites internacionais!: Para quem quiser conferir:

ftp://mirror.mcs.anl.gov/pub/mandrake/official/iso/2006.0/i586/


Já baixei até o segundo cd e deixarei baixando o terceiro hoje a noite. Está até rápido.

Espero que não seja o tal do Discovery LX.

Charles
Linux 4ever!
Comentário de heuu
Conta mais aí... Os reposito: Conta mais aí... Os repositorios do Mandrake são bem completos? O instalador acha qualquer programa?
Comentário de TON
Bug no Kde Control? Oooops!: Olá Paulo,
Eu pedi para comprarem para mim esta caixa da Mandriva Discovery
LX (baseada na Lycoris). Eu me informei antes de comprar.
É a versão para desktop sem servidor com Kde 3.4
A versão PowerPack (Mandriva/Conectiva) para usuários avançados
com servidor não vende no Brasil.
A PowerPack+ é a completona mesmo para empresas. (RS 300,00)

Com a caixa vem um Live Cd, manual e algumas regalias (penso que
no clube). Não estou referindo-me ao suporte. Você pode se informar.

AGORA ESTE BUG DO KDE CONTROL QUE VOCÊ POSTOU DEIXOU-ME DEVERAS
PREOCUPADO. Não pode ter havido qualquer problema com alguma das
mídias ou alguma coisa durante o processo de instalação?
Você poderia repetir o processo de instalação ou tentar verificar
as mídias. Será que um bug deste viria com a distro? Em todo caso
não duvido de você, ok? Tente devolver e trocar por outra caixa.

Bem, quando eu instalar a Mandriva Discovery LX vou conferir.
Abraços.

Ps: Um DVD da Suse 10.0 por R$ 19,90 na Tempo Real /LinuxMall é
uma oferta tentadora.
---------------------------------------------------------------
O Planeta Terra é Debian-Azul amado pela Rosa Cor. Gira em .RPM
com um céu iluminado por flocos luminosos em .TGZ
No mais, tudo jaz porque os Teretetês são ETeTês dos Teterês
Comentário de Marco Túlio
Versão Discovery/Lx Desktop: Você comprou a versão Discovery/Lx Desktop (caixa laranja), não é?

Ela é uma versão destinada a usuários iniciantes. Por isso não deve possuir o selecionador de pacotes. Pois pressupoem que quem está usando não saberia quias escolher.




Comentário de fsfdfs
isso é verdade existem 3 ver: isso é verdade existem 3 versões do mandriva linux 2006

1- a versão discovery (caixa laranja) que não tem selecionador de pacotes porque é algo voltado a usuarios que não sabem absolutamente nada de computadores, então ele instala tudo de uma vez sem fazer perguntas que confundem o usuário, essa versão tem softwares gratis (nvidia, java, skype etc....) e é composta por 3 cds

2- a versão free que é composta de 3 cds só com software gpl e que tem o mesmo estilo das versões powerpack/powerpack+, isso é vc escolhe os pacotes por grupo ou seleções individuais logo na instlação, essa versão é muito flexivel, a distro como desktop/workstation é a melhor, nenhum suse, kurumin, kalango, fedora, ubuntu chega a esse nivel, ja como servidor é uma merda, fique com debian, centos, slackware.

3- a versão powerpack/powerpack+ é igual a versão free só que vem com drivers nvidia, adobe reader, java, flash, skype, opera e outros softwares gratuitos e mais uns 3 cds de pacotes só de software gpl totalizando 7 cds contra 3 da versão free, essa versão é tão boa quanto desktop/workstation e como servidor também, diferente da versão free que é uma merda como servidor o powerpack é excelente.
Comentário de Xtian Xultz
O repositório do Mandriva é: O repositório do Mandriva é o segundo maior do mundo, só perde para o do Debian.
Eu ainda tou usando o 10.1, a interface do RpmDrake é muito muito prática, você pode procurar por um pacote pelo nome, procurar um pacote que tenha um arquivo que tenha tal palavra no nome, e assim por diante.
E tem muita, muita coisa mesmo. Não dei por falta de nada até agora.
Comentário de Thiago L.
Duvida 2: A última versão que instalei aqui foi a Mandrake 10.0, desde então tenho usado apenas as atualizações, mas usando repositorios novos do mandriva que peguei no http://easyurpmi.zarb.org.
Então eu já estou com a nova versão ou preciso baixar e instalar novamente?

Obrigado
Comentário de ivansb
Mandriva LX: Comprei o Mandriva LX da caixinha laranja. Tem um mês de clube e mandrivaonline inclusos, que não sei exatamente o q são, ainda não assinei.

Em menos de 15 minutos, meu micro, que já tinha WindowsXP(que não uso há uns 7 meses) e Fedora instalados já estava com boot triplo... Só precisei mesmo intervir na instalação na configuração do lilo e das partições, e mesmo assim foi coisa de três cliques no máximo. Muito bom.

No primeiro boot, ele faz logon automático com o usuário local q vc cria. Acho q falta na tela de boas vindas um tutorial inicial de configurações...

Fiquei muito impressionado pela qualidade: o sistema é rápido, tem muitos softwares bem atualizados e é, principalmente, muito organizado. O usuário comum encontra todo o básico que precisa de cara e facilmente. Tem configuradores muito facilitados, tipo YAST, só que muito mais rápido. Só estranhei algumas coisas, como o fato da interface do ClamAV estar em inglês e o KMymoney não vir instalado, visto que vem especificado na caixinha. O Acrobat pré-instalado é bem fraquinho tbm, vem sem nenhum plugin.

O agente de atualização automática exige q vc se registre no mandriva online, mas eu consegui atualizar com facilidade pelo gerenciador de pacotes, mas um "Average Joe" ficaria com o sistema desatualizado, pelo menos depois do primeiro mês, já q o mandriva online é só por um mês. O Gerenciador de pacotes tbm não é muito amigável, além disso não encontrei o kmymoney nem o kpdf nele. Não sei se muda qdo assinar o mandriva online ou o Mandriva Club, vou checar, mas por enquanto ficam como pontos negativos: instalação de software adicional, algumas aplicações em inglês, acrobat reader sem plugins e falta de um tutorial inicial.

Eu uso Conectiva em casa, Fedora, no trabalho. Já "experimentei" Ubuntu, Kubuntu, Suse, e tenho a impressão que no geral, resolvidos os problemas que citei, o Mandriva é A distribuição para o usuário comum. Vou testar o mandriva online, mandriva club e iniciar a caça aos bugs esta semana para formar uma opinião melhor. De qualquer forma, já deixo meus parabéns aqui ao pessoal da (Ex)Conectiva, que deve ter tido um trabalhão nos últimos meses para lançar esta nova versão.


Comentário de ivansb
Inglês: Estou procurando fóruns do Mandriva, mas pelo jeito as áreas em português não estão disponíveis... O que farão os clientes do PC Conectado??? Por favor, se alguém da Mandriva estiver lendo estas mensagens, e puder sanar minha dúvida...
Comentário de Paulo José
isto mesmo...bugzão e já in: isto mesmo...bugzão e já instalei 03 vezes...
Depois que vc edita o kde pelo kcontrol, não consegue mais fazer nada pois os menús a esquerda somem todos...

se vc deletar apasta .kde de seu home terá de iniciar tudo de novo...

Monstruoso!!!!!

;-((

Comentário de ivansb
KDE: Paulo, qual ítem do Kcontrol vc está usando? Aqui já editei algumas coisas, como impressoras de rede(prefiro ao Drakeconf), e configurações da área de trabalho, e foi tudo Ok.


Comentário de heu
Porque a versão free é ruim: Porque a versão free é ruim para servidor? Não é só baixar os aplicativos necessários (apache e cia) ?
Comentário de adilson
Projeto Suporte Livre: O Suporte Livre foi criado especialmente para isso. Dê uma olhada no site do projeto.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de paulo josé
eu mexo em todo o kcontrol...: eu mexo em todo o kcontrol...
todas as ocnfigurações pois já estoumuito acostumadocom ele...

Comentário de unistd
Num terminal qualquer rode o: Num terminal qualquer rode o aplicativo menudrake, depois clique em Estilo de Menu e seleciona qual o estilo de menu que você quer, entre eles estão "Usar as configurações do administrador do sistema" e "Menu original", que é o menu padrão do KDE/Gnome.

Abraços,
Fábio Becamp.
Comentário de Magno K
Versão anterior atualizada: Alguns ou vários programas podem ser os mesmos, mas geralmente o que ocorre com uma versão de uma distribuição é que correções de bugs são feitos por meio de atualizações em repositórios (salvo se você utilizar os repositórios para desenvolvedores da distribuição) e novas versões dos programas são postos na nova "caixinha" que terá suas atualizações postas no respectivo repositório.

Essa é a regra geral, mas como cada software tem seu ciclo próprio de desenvolvimento, pode ser que a versão de um determinado programa ainda seja a mesma ou que, ao contrário, esteja muito mais evoluida do que aquela que você tem aí.

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Prof.Darwin
Mandriva - Sem conexão com o modem e Weireless: Olá Ivan:
gostei de seu comentários. Estou com problemas na versão Free que instalei no meu desknote A530. Sei que não é uma super máquina, mas para textos, apresentações, planilhas, internet e e-mail é suficiente e prático.
O sistema ficou funcionando bem, inclusive com drive de disco pela usb sendo reconhecido, pen drive da kingston e impressoras.
Mas . . . apesar de reconhecer meu modem como
Acer Laboratories Inc. [ALI]M 5457 Ac-Link, não consegui fazer funcionar. Além disso, a conexão em rede pela placa ficou perfeita, mas o Wi-Fi não consegue conectar.
O problema é que o A530 da PcChip usa Weireless Lan Prism3 IEEE 02.11b Wm168 USB Mosule e após instalar o driver (linux-wlan-ng-0.2.1-pre20.tar.gz), fui obrigado a parar por não encontrar os comandos:
wlancti-ng elan0 inxreq_isstate=enable e
wlancti-ng elan lnxreq_autojoin ssid=rede authype=opensystem
iwconfig

Aí não sei como continuar . . . .:-(

Mas, para quem nunca viu um linux, até que não tive dificuldades.
Se algumém puder contribuir com alguma ajuda para funcionar o modem e a placa Weireless . . .agradeço.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004