Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Análise do Debian-Br-CDD

Ivan (ivan""giboia.org) enviou este link e acrescentou: “Foi postada uma avaliação sobre o Debian-Br-Cdd enviada ao Giboia Linux por Marcelo P. Vargas a respeito dessa versão customizada do Debian pelo projeto Debian-BR. A avaliação é pessoal e interessante, trata de aspectos desde o visual até desempenho da distribuição em equipamentos distintos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Faz tudo que o KDE faz?: Sinto muito. Gosto muito do Gnome. Mas não faz tudo que o KDE faz não. Uma coisa que me faz muita falta é o kppp, pois sou um usuário de linha discada. Infelizmente, muitas pessoas estão nessa situação. Claro que posso instalar o kppp separadamente, sem o KDE, mas vou necessitar das libs do KDE e do QT. Nem venham me falar do GPPP, que não funciona igual ao kppp, nem de longe. Para começar, o gppp é um front-end para o wvdial. Dá muito trabalho para configurá-lo, principalemente se for um usuário de winmodems (como eu). Bom, é isso.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Koolosh
KDE e outras funcionalidades: Bem sou suspeito para falar do Debian-BR-CDD,

Atualmente a versão pre4 não vem com KDE instalado, a equipe optou em trabalhar bem no gnome (que de fato é a preferencia da maioria dos usuários Debian), está previsto que depois da versão final 1.0, a equipe deve começar a implantar o KDE também, a idéia de não se ter KDE nessa etapa do projeto visa diminuir o numero de bugs, pois trabalhando com apenas gnome e icewn (creio que Análista não disse que há uma opção de desktop leve) a quantidade de bugs tendem a ser menor, após a versão 1.0 final, a equipe passará a trabalhar na inclusão do KDE, pois com o gnome bem ajustado, sobrará tempo para se concentrarem no KDE.

Agora se quiserem o KDE já, isso é muito simples, (desde que o sources.list esteja configurado com repositórios devidos)

aptitude install kde kde-i18n-ptbr

pronto instala devidamente o kde.


Sobre instalação não ser gráfica, realmente pode ser um impecílio para aqueles acostumados com instalações gráficas, mas quem for experimentar, verá que é uma instalação muito simples e enxuta, tanto que acompanhei pessoas totalmente leigas instalarem sem problema algum.

Uma pequena consideração, o Kernel por default é o 2.6.8 e pode se optar por kernel 2.4,
Comentário de sobralense
já tentou o "network-admin": já tentou o "network-admin" ? Não sei se ele puxa o gppp e nem usei só vi a função ... é até interessante um "feedback" seu sobre isso =P .. Ele deve vir nas versões mais atuais do gnome. A minha é 2.9.91, espero que já esteja disponível e amadurecido.
Comentário de Douglas Augusto
Por que não tenta então o G: Por que não tenta então o Gnome PPP? --o GPPP que você usa é outro projeto.

Como alternativa você poderia, após instalar o Debian-Br-CDD, remover o Gnome e instalar o KDE (via apt-get, aptitude, etc), simples.

Lembre-se, o Debian-Br-CDD é *verdadeiramente* um Debian (baseado no sarge), apenas moldado para o Brasil.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de hamacker
ele é muito bom e surpreendente: O Debian-BR-CDD é muito bom e surpreendente, no entanto, talvez seja melhor jogar o kernel 2.6.10, pois o reconhecimento de sata nele nao tá legal.
Eu nao sei o porque, mas no micro lá de casa e nos outros que eu já instalei-o, ele é bem rapidinho, mas no meu notebook toshiba o HD é muito lento e barulhento (parece nao funcionar UDMA, mesmo instalando o hdparm de novo), o disco fica arranhando o tempo todo como se estivesse fazendo swap (porem nao esta). Será que é o GNOME ?
Alias, tem um bugzinho chato no instalado, voce configura o teclado para us-acentos e mesmo assim ele joga abnt2 no X e estando no gnome há poucas ferramentas de configuracao para o desktop inteiro quem dirá entao apenas o teclado. Tem que ser genio para lembrar o keymod no XF86Config.


Comentário de Koolosh
kernel e teclado: Caro hamacker.

O kernel do Debian-BR-CDD deverá ser o mesmo da atual versão testing Debian Sarge, que será a próxima versão stable (pois na verdade o Debian-BR-CDD é Sarge), como o Sarge deve sair com a versão 2.6.8-2 (com vários aperfeiçoamentos feitos a partir do 2.6.8-1), o Debian-BR-CDD deve seguir o mesmo caminho.

Bem sobre o problema do teclado, no gnome pode se alterar o teclado, com um simples clique no botão direito do mouse sobre o painel, ir em (+adicionar ao painel e por fim indicador do teclado), desculpe-se não estiver preciso, pois estou usando o gnome 2.8 que vem na versão experimental (nomeada pre5).
Quanto ao demais para não precisar usar o keymod no XF86Config, experimente:
dpkg-reconfigure xserver-xfree86

Acredito que o pessoal da equipe do Debian-BR-CDD ficaria muito feliz se todos que utilizem a CDD reportassem bugs e outros problemas no sistema de Ticket's

http://cdd.debian-br.org/project/newticket

:)
Comentário de Alexandre Martins
GNOME???: A Maioria dos usuários DEBIAN preferem o GNOME!!!??? Sei não, estou considerando que o Kurumin (o qual uso) é sim um Debian adaptado ao Brasil muito antes do DEBIAN-BR-CDD, este tem por padrão o KDE e duvido que seus usuários baixem o GNOME para substituí-lo pelo KDE. Se sobra alguma dúvida, o sources.list do apt-get contém links para download dos sites oficiais do DEBIAN. Se estamos nos referindo ao Brasil, é difícil sustentar a afirmação de que a maioria dos usuários preferem o GNOME, talvez valha a pena uma votação básica para TODOS os usuários Debian(like). Em minha opinião GNOME se aproxima do KDE para o usuário final quando alguém faz o que a RH fez e continuou no Fedora quando inventou o bluecurve, quer dizer, deixa ele com a cara do KDE.
Comentário de Patola
Quem se importa?: A Maioria dos usuários DEBIAN preferem o GNOME!!!??? Sei não, estou considerando que o Kurumin (o qual uso) é sim um Debian adaptado ao Brasil muito antes do DEBIAN-BR-CDD...

Quem se importa com isso? Pra que ficar tão revoltado? O pessoal do #debian-br na irc.freenode.net claramente usa mais o gnome, talvez influenciado pelos cabeças do projeto. Se você quer considerar o Kurumin como um 'Debian' ou não é uma questão puramente semântica, mas me parece claro que o Debian-BR-CDD é muito mais parecido com o Debian Sarge do que o Kurumin (tente transformar um Kurumin num debian - seja stable, testing ou unstable. Pra começar um apt-get dist-upgrade vai quebrar um monte de pacotes. Isso não acontece com o Debian-BR-CDD).

Independente disso, se você incluir a base de usuários do Kurumin provavelmente a quantidade de usuários do KDE será maior ao todo. Mas e daí? Brigar por isso seria como discutir sobre o sexo dos anjos.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Alexandre Martins
Patola, ou tu és vidente ou: Patola, ou tu és vidente ou está sendo muito irônico. Estou tão tranqüilo que tu nem podes imaginar, apenas expressando opiniões num espaço democrático (creio eu). não freqüento o #debian-br nem sou programador ou especialista, entretanto, quando EU J
Comentário de Douglas Augusto
O Debian-BR-CDD é o Debian (: O Debian-BR-CDD é o Debian (baseado no Sarge), configurado para o brasil (língua, seleção de pacotes, e afins), e, assim como o Debian, feito para se *instalar* no HD. O Kurumin, por sua vez, é uma distribuição *derivada* do Debian, aliás, do Knoppix, projetado para rodar diretamente do CD (mesmo que eventualmente traga a opção de instalar no HD). Isto significa que o Kurumin, além de trazer todas as modificações do Knoppix, ainda carrega as adaptações do Morimoto, como centenas de ícones mágicos, configurações/scripts próprios, sudo pra lá e pra cá, etc. Não obstante é fortemente desencorajada a atualização típica no Debian, 'apt-get upgrade', palavras do próprio Morimoto¹: Este é um procedimento NÃO recomendado no Kurumin, se quiser experimentar, use por sua conta e risco.

A minha recomendação é: Debian-BR-CDD para instalação definitiva desktop e em servidores (se você for um administrador paranóico, instale o Debian Woody); Kurumin, Big Linux, e afins, para Live-CD e mostrar para os amigos.

¹ http://www.guiadohardware.net/kurumin/change-log/

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Rafael_Kafka
Tanto faz que a alternativa e: Tanto faz que a alternativa está posta, apenas RTFM, amigo, só isso.

Linux na Bahia é só alegria!
Comentário de Rafael_Kafka
O BigLinux pode ser atualziado tranquilamente!: O seu comentário está desatualizado.O Morimoto já retirou essa recomendação há muito tempo além do que qualquer atualização é por nossa conta e risco.Há um trabalho consistente no sentido de aperfeiçoar o upgrade desde o Kurumin 3.3 logo essa observação não tem sentido.Faço apt-get upgrade no BigLinux desde o 1.4 e nunca tive nenhum problema relacionado ao BigLinux.É para instalar no hd, sim!

Ainda mais tendo tudo que o BigLinux tem, suporte a vários logins simultâneos com o kdm, Open Office 2, Auto-configuração do ruindows no Lilo, Atualizações via painel de controle, Apollon com 4 redes, dillo com tabs e frames, icewm e fluxbox customizados, desktop 3d,3 versões do Kernel, Fullt via wine levíssimo, w32codecs, tudo que um usuário de desktop pode sonhar!Logo parem com esses fud's sobre o Kurumin, Kalango, BigLinux, se atualizem!

Linux na Bahia é só alegria!
Comentário de Rafael_Kafka
Ninguém pode preferir algo que não conhece!: Os usuários de distros que sempre puseram apenas o KDE só pdoem preferi-lo não conhecem nada além dele.Olhe na distrowatch, veja as maiores distros do mnudo e conte em quantas o kde é padrão, quem conhece o Gnome não prefere o KDE nem em sonho, salvo os que alimentam o saudosismo do outro sistema e preferem esse fork do desktop dele que é o kde.

Linux na Bahia é só alegria!
Comentário de Douglas Augusto
O que consta no changelog (li: O que consta no changelog (link que fiz referência) é que foi preciso mudar o repositório para 'testing' de forma a permitir que as atualizações do 'apt-get upgrade' não detonassem os ícones mágicos do Morimoto. Trecho:

Nos últimos meses surgiram vários problemas em alguns pacotes do Debian unstable, que causaram problemas na instalação de alguns dos ícones mágicos. Para evitar este tipo de problema no futuro, a partir desta versão o Kurumin voltou a instalar pacotes a partir do Testing por padrão. Os pacotes são movidos do Unstable para o Testing depois de em média duas a quatro semanas, mas já com uma boa carga de testes e com todas as dependências checadas. Usando o Testing também diminuem os problemas ao atualizar o sistema usando o apt-get upgrade. A idéia é que este possa se tornar um procedimento "suportado" (no sentido de não causar alterações indesejadas e problemas) no futuro.

Em duas máquinas aqui de casa, com o Debian, faço atualizações semanais pelo repositório unstable (às vezes até puxo alguns pacotes do 'experimental') sem qualquer problema.

Eu sinceramente torço para que essas distribuições live-CDs tenham muito sucesso, pois sua praticidade é de grande contribuição para a disseminação e popularização do GNU/Linux. Contudo, que não vire uma panacéia e defendam a idéia de que live-CDs devem ser instalados no desktop ou, pior, em servidores --do contrário, qualquer problema relativo à distribuição derivada possivelmente refletirá negativamente na reputação do Debian, que não tem nada a ver.

O Ubuntu, por exemplo, mantém separadamente tanto uma versão Live-CD como outra própria para instalação.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Bruno Gonçalves
Live Cd é bom :): Como foi citado o BIG LINUX, vim informar sobre a verdade sobre ele e um pouco sobre Software Livre.

Não irei entrar em detalhes sobre o sistema, caso alguém queira saber isso consulte o site www.biglinux.com.br ou o fórum www.bigbusca.com.br/forum

1 – O BIG LINUX foi desenvolvido pensando primeiro no usuário que instala no HD, o fato de ser Live CD é um recurso a mais, permite o usuário ver o sistema sem instalar, permite apresentarmos a amigos nos computadores deles sem instalar e por ai vai.

2 – O apt-get upgrade, funciona muito bem no BIG LINUX, inclusive no painel de controle existe um script que automatiza mais ainda o processo, mas com o aviso de que isso não é recomendado, mas não que o problema esteja no BIG LINUX, mas sim por que o os nomes unstable e testing não estão la sem motivo, é por que em alguns casos realmente aparecem pacotes com conflitos, são poucos, mas vai que ocorre de ser logo no programa mais importante para o usuário?

3 – Dependendo do servidor também é uma boa opção, para um servidor de terminais leves (LTSP), é fácil a instalação e já possui um sistema muito amigável para os usuários, possui apache, fácil instalação do Mysql e tudo que existe para Linux, mas se você vai montar um servidor de sites por exemplo, quer algo realmente eficiente, instale uma distribuição como Debian stable com o mínimo de pacotes, compile tudo otimizado para o seu sistema, o mínimo necessário e nada mais, nada de modo gráfico, nada que não seja realmente necessário para o funcionamento de um servidor, a escolha do FreeBSD também não é nada ruim para um bom servidor :)

4 – Se você vai fazer um servidor do nível citado acima você não precisa de ajuda para nada, para isso você precisa de conhecimento para se virar em qualquer distribuição, mas se você quer usar o seu computador, ter praticidade, facilidade, instalar no HD algo que possuí praticamente tudo que um usuário procura em um computador, com uma boa seleção de programas e tudo já configurado, pelo menos de uma olhada no BIG LINUX, antes de falar mal, use.

5 – Conheçam melhor também o Kurumin, a cada versão tem ficado melhor, antes de reclamarem do trabalho do Morimoto, lembrem que ele dedicou e dedica muitas horas de sua vida para desenvolver algo que é livre, é nosso, ninguém paga para ele fazer esse trabalho e se você encontra defeitos em um software livre e é uma pessoa que preza os bons costumes irá tentar ajudar a resolver isso, caso não possa ou não consiga, informar de forma adequada à quem faz o software sobre o ocorrido, para que ele saiba que existe o erro e possa procurar uma solução, assim caminhamos juntos para sistemas sempre melhores, falar mal só ajuda a criar uma má impressão sobre o Linux em geral.

6 – Use Linux, contribua com Software Livre, isso é o que vale, distribuições existem centenas, cada uma tem suas vantagens e desvantagens, procure uma que se encaixe bem com seu perfil e pronto, nós do Linux não podemos ter intrigas e sim nos unir em volta do nosso principal objetivo que é a LIBERDADE.
Comentário de vmedina
Cara porque esse choro todo?: Eu sou usuário do GNOME, no trabalho uso o CDD e estou no céu. Em casa quando instalei o CL10 ele instalou com o KDE. Nem por isso eu entrei numas de a distribuição fede porque usa KDE como desktop.

Você não pode comparar o CDD ao Kurumin. São coisa distintas. O Kurumin tem uma missão e o CDD outra. SE, como você está afirmando, poucos ou nenhum usuário do Kurumin instale o GNOME para utilizar eu creio que seja porque ninguém adicionou um "ícone mágico" para tal coisa. Na verdade os usuários ficam usando o KDE porque não tem conhecimento para trocá-lo, pois o público alvo é usuário novato, para testar não só GNOME como também o Fluxbox, o XFCE e etc..

Se você NÃO gosta de distros com o GNOME como o padrão isso é algo pessoal seu. Se o pessoal que faz a distro gosta e disponibiliza assim é como eles pretendem tocar o projeto deles. Eu acho que isso acaba com uma carência para quem gosta de GNOME como padrão e isso é oque importa. Se você prefere usar o KDE, tudo bem. Mas entrar numas de "Vamos fazer uma eleição"? Tenha paciência.

E não se esqueça do ditado: "Gosto não se dicute".

[]s!


Comentário de brain
Popularidade de ambientes gráficos: Na eleição dos Favoritos da Comunidade no final de 2004, o KDE teve mais da metade dos votos (55%), seguido por GNOME, Fluxbox e XFce.

Não acho que exista um ambiente gráfico que seja o melhor. Estes números indicam apenas a popularidade.
Comentário de Ednei Pacheco
Cara, discordo. : Cara, discordo.

Já fui usuário do Gnome por um bom tempo (1.4, se não me engano), mas depois que vi o KDE 2.2 e 3.0, até hoje não larguei este ambiente gráfico. Mas respeito ambos. São incríveis! &;-D

Att., Ednei Pacheco.
Comentário de Alexandre_Martins
Informe-se antes: "Cara", a paciência é necessária para não escrever grosserias diante deste tipo de flame. Para tua informação, faz tempo que há no Kurumin um
Comentário de Alexandre_Martins
Puritanismo: Bem, se o "O Debian-BR-CDD é o Debian (baseado no sarge)" como tu afirmas, a diferença entre ele e os demais chamados DEBIAN based é que ele colocou o DEBIAN no nome, porque se for para *instalar* como explicar a imensa quantidade de PCs com Kurumin *instalados*. Que preconceito com os live-cd, Então sobra que tal qual outros "nomes" é baseado numa versão do DEBIAN com configurações específicas. Mesmo se foi feito pelos "donos" do DEBIAN ou os experts do DEBIAN-BR (off topic: por favor, tradução é o que falta naquele sítio) não é "O", é baseado "NO". O Kurumin, além de poder ser instalado e ser extremamente funcional (afinal, é um DEBIAN), também pode ser mostrado aos amigos, clientes, coisa que lastimavelmente se esqueceram para o CDD.
Comentário de Patola
Minha experiência: Então tem algo errado com minha experiência. 100% das vezes em que eu sugeri pra usuários no #kurumin da brasnet pra atualizar com dist-upgrade eles tiveram problemas - um deles eu ajudei umas 4 ou 5 vezes, pois ele insistia em que uma hora iria aprender a fazer essa "mágica". Eu mesmo fiz isso - quando larguei o conectiva, peguei uma versão do Kurumin, instalei a atualizei pra debian unstable: pouco a pouco, resolvendo dependências quebradas, atualizando o que o sistema não reconhecia que era pra atualizar e assim por diante. Hoje uso um Debian Unstable, mas instalado a partir do Kurumin (ex.: o nível de inicialização padrão é 5), mas não é algo que recomendo pros "fracos de coração".

Fiz isso tanto na minha máquina de casa quanto na do trabalho e tive os mesmos tipos de dificuldades em ambas.
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Alexandre_Martins
Situação parecida: Tens razão, Patola, minha primeira tentativa foi similar, na realidade perdi além imagens de "papel de parede" as barras laterais ativadas num clique do mause antes da atualização. Não utilizo IRQ, quem sabe eu teria te pedido um "help" naquele momento. Desde então passei a ficar atento a quais pacotes eu responderia y ou n nos scripts novos lançados pelo distribuidor dos pacotes e quais manteria nas configurações atuais. Agora, no Kurumin 4.0 tive o cuidado de analisar bem cada um destes pacotes, com muitas opções D no processo. Finalmente estou satisfeito, não há mágica, apenas cuidado. Como o fiz recentemete e em meu PC doméstico (o qual utilizo menos que os do trabalho que permanecem no Kurumin 4.0 "puro", ainda não me deparei com nenhuma quebra ou perda de funcionalidade, ao contrário, com pacotes atualizados (e o firewall baseado no script do Morimoto ativo) me sinto seguro para deixar o PC ligado direto podendo trabalhar mais tranqüilo quando chego em casa sem estar ligando a máquina, etc. Até a babá o utiliza tranqüilamente para comunicar-se por chat, e-mail enquanto as crianças dormem ;-)

Mas se der algum problema que eu não consiga resolver vou lá pro IRC (esse eu realmente nem sabia que existia) pedir um help.
Comentário de Douglas Augusto
> a diferença entre ele e os: > a diferença entre ele e os demais chamados DEBIAN based é que ele colocou o DEBIAN no nome

Não. O Debian-BR-CDD não é derivado do Debian, é o Debian Sarge configurado para o Brasil (é o mesmo que você instalar o Debian Sarge e ajustá-lo para o idioma brasileiro, entre outras coisas).

> como explicar a imensa quantidade de PCs com Kurumin *instalados*

Como explicar a quantidade de PCs com MS Windows instalados? (Não estou dizendo que o Kurumin é da laia do Windows, apenas que este argumento é falacioso)

> O Kurumin, além de poder ser instalado e ser extremamente funcional (afinal, é um DEBIAN), também pode ser mostrado aos amigos, clientes,

Sim, concordo que o Kurumin é extremamente funcional, bonito, e pode ser mostrado aos amigos, bem como auxiliar em eventuais problemas no boot (eu mesmo tenho um Live-CD do Kurumin). Mas foi projetado tão somente para ser um Live-CD. E outra, o Kurumin não é um Debian, é derivado, em segundo grau, dele --e quanto mais o Morimoto trabalha nele, mais se distancia do Debian, talvez num futuro próximo teremos algo como a relação da Conectiva com o Red Hat: basicamente têm em comum apenas o gerenciador de pacotes.

> coisa que lastimavelmente se esqueceram para o CDD.

O Debian não foi projetado para prazeres imediatos, ele tem em mente a instalação definitiva. Deve ser por isso que tenho o mesmo Debian instalado na minha máquina há 4 anos, fazendo atualizações semanais, com uma máquina ligada 24/7.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de vmedina
Acalme-se antes.: Primeiramente, acho que você deveria ficar menos nervoso.

"Segundamente", acho que você comparou ao dizer que "estou considerando que o Kurumin (o qual uso) é sim um Debian adaptado ao Brasil muito antes do DEBIAN-BR-CDD, este tem por padrão o KDE e duvido que seus usuários baixem o GNOME para substituí-lo pelo KDE". Na minha opnião você compara pois traça um paralelo entre o Kurumin, que na sua opnião seria o primeiro debian brasileiro, e o CDD. Então lhe informei que as diferênças são enormes entre os dois. Então se você me diz que não estava comparando eu acredito.

Eu acho que existem muitas diferênças na forma que eles são feitos. Eu acho que o Kurumin é baseado no Debian, mas ele não é só Debian a muito tempo não concorda? Isso não é puritanismo, é uma constatação. Sinceramente eu nem me ligo nesse lance de "Debian puro". Se é software livre tá lá é pra ser modificado conforme as necessidades.

Bom saber que já tem um ícone mágico para o GNOME! Acho muito legal do Morimoto isso. A idéia do Morimoto é realmente muito legal mesmo. O Morimoto é realmente um cara de grandes sacadas. Mas aonde entrou o Morimoto na minha mensagem anterior? Deixa o cara na dele.

Cara, todas as enquetes para mim são válidas! Adoro quando o Augusto bota uma enquete nova no site e vou logo responder. Só acho chato, se for uma daquelas enquetes do tipo: "Vamos ver quem tem mais usuário e aí você muda". Mania chate de gente danar a fazer isso. Tem enquetes melhores como a do augusto que deu vitória ao KDE. Era só isso que você queria saber? Então taí. Satisfeito? Veja bem que nada disso tem a ver com a "distro verdadeiramente free".

Rapaz eu usei o bluecurve no RH 9. E detestei. Não porque fica parecido com o KDE. Isso sem dúvida é minha preferência. Eu fico no céu(nem lembrava de ter escrito isso) como eu acho que você fica no Kurumin.

Claro que isso também é bom. Não sou contra o KDE e acho que ele tem que evoluir e tem espaço para os dois. Só acho que você não deveria ser agressivo também.

Acho que começamos pé esquerdo. Se você acha que eu sou algum tipo de preconceituoso quanto a procedência da distro eu não sou. Se você acha que eu quero o fim do KDE está errado mais uma vez. Eu passei oque achei, e talvez esteja errado em muitos pontos, portanto acho que é hora de focarmos em semelhanças e não em diferênças. Eu gosto de Linux e você também! Legal né! :)

Que tal encerrarmos por aqui? Eu não to com saco para ficar discutindo o sexo dos anjos. Você está?

[]s!

Comentário de Koolosh
Debian - Gnome - KDE - Kurumin: Caro senhor Alexandre_Martins

Como fui eu que disse que a maioria dos usuários Debian preferem o Gnome, quis me referir aos usuários que frequentam o #debian-br da rede de irc Freenode. Que são os responsáveis sobre a CDD (Custon Debian Distribution).

A titulo de informação geral, uma CDD é uma customização que segue todos os padrões do Debian, tanto que depois de instalada ela é um Debian (no caso do Debian-BR-CDD, um Debian Sarge) nem mais nem menos, as CDD's tem todo o apoio do Debian.

Acho que a maioria das pessoas não leu, que a equipe do Debian-BR-CDD irá incluir o KDE na próxima versão depois da versão final. Portanto não estam ignorando o KDE, e sim optaram pelo gnome por causa da maioria e assim trabalhando apenas com ele, os bugs seriam em menor número que se tivesse o KDE junto, depois da primeira versão estável, acredita-se que grande parte dos possíveis bugs que apareceram ou vier aparecer do gnome estarão resolvidos, e assim a equipe deve trabalhar no KDE com o mesmo afinco que esta fazendo no gnome. É uma questão de organização de trabalho, no Debian-BR-CDD tudo é definido perante reuniões de seus membros, e foi isto que foi definido.

(opinião pessoal) Sobre o Kurumin, considero uma exelente opção para demonstração, tanto que sempre ando com um na pasta para doar a alguém. Mas não o considero uma distribuição (sinto que vou gerar flames), pois para mim uma distribuição tem seus próprios pacotes (ex: Redhat/Fedora, Conectiva, Debian, SuSe, Slackware, Mandrake, etc) todas tem seus próprios sistemas de atualização e pacotes compilados para suas versões. No dia que o Kurumin tiver seus próprios pacotes com seus próprios repositórios como a Ubunto fez (ela é baseada no Debian, mas tem seus próprios pacotes compilados para ela mesma). Esse fato não desmerece o Kurumin, mas ficaria muito feliz se o Kurumin tivesse seus próprios pacotes e se tornasse realmente uma distribuição GNU/Linux, mas atualmente não é, não posso dizer que o Kurumin é uma CDD e passa longe, pois não segue os padrões do Debian, digamos que o considero uma adaptação, tanto que seu criador diziar até pouco tempo atrás que não era pra atualizar o Kurumin, pois ele se transformaria num Debian. Isso é verdade, mas ele se transforma num Debian "torto" pois é (ou era) uma miscelânia de versões do próprio Debian.
Comentário de Patola
Próprios pacotes?: Por que ele deveria ter seus próprios pacotes, se uma das vantagens do Kurumin é JUSTAMENTE poder usar o imenso repositório de pacotes do debian?

Pra que ter retrabalho?
--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.ath.cx
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Koolosh
e a qualidade?: Então é agora é fácil fazer distribuições, pega-se o knoppix muda o nome, cria um instalador (ou adapta), coloca vários aplicativos, faz uma mídia dizendo que tem uma "distribuição", mas ao se atualizar (se conseguir atualizar, pois até pouco tempo cansava de ver gente reclamando que fez um dist-upgrade e o sistema foi pro espaço) a tal distribuição deixa de ser a "distribuição tal" e vira um Debian.
É logo logo vão ter que achar novos nomes para as distribuições de verdade. Se bem que ja estão chamando algumas de meta-distribuições.
Comentário de Alexandre_Martins
Que tal encerrarmos por aqui?: Olha vmedina (desculpe deixar o Sr. de lado), tu "contra-atacas" nos argumentos e ao fim diz que é o sexo dos anjos? Quer dizer que se tu não citou o Morimoto eu, que estou argumentando a respeito do Kurumin, não posso cita-lo sendo ele o cara mais importante do Kurumin?

Concordo com teus argumentos finais, agora me surpreende que tu começes pedindo calma, ora bolas, estou rindo neste momento, e posso estar escrevendo os argumentos (que a mim me pareçam evidentemente) mais,pesados. Daí, de reprente parece que temos alguns pseudo-psicólogos que diante de manifestações (que concordo, podem ser equivocadas ou não) mais contundentes partem pra julgar o estado emocional ou psicológico de quem os escreve. Pois vou te dizer que continuo rindo (deste "adivinhacionismo" emocional), minha humilde formação é em justamente na área da psicologia e posso afirmar que o conteúdo de um texto dissertativo ou argumentativo não é, necessariamente indicativo do estado psíquico ou emocional do sujeito que o produz, senão eu poderia pensar que tu estavas bufando quando começaste este teu último comentário. Não é tão simples assim. ;-)

No mais pra mim papo encerrado (a depender das manifestações).
Comentário de Alexandre_Martins
Bem, Koolosh (vou deixar o Sr: Bem, Koolosh (vou deixar o Sr de lado, não se ofenda), ja que tu me citasta, gostaria de esclarecer que em momento algum estou Defendendo que o Kurumin é uma "outra" distribuição, exatamente ao contrário, minha afirmação é que foi o primeiro DEBIAN customizado para o português brasileiro. Não há controvérsia neste sentido. Quanto à atualização, hoje no início da tarde fiz uma, e o Kurumin DEBIAN está totalmente funcional, sem absolutamente nenhum prejuízo.

Até a pouco tempo muita coisa era diferente, mas as coisas mudam e aí está. Que bom. Até a pouco tempo precisávamos comprar hardmodens (ainda uso o meu jumpeado e tudo), mas hoje podemos usar os softmodens, por exemplo.

No mais, experimentarei o CDD, apesar de particularmente não gostar realmente do GNOME depois te têlo usado bastante, assim como adoro o Window Maker e lamento a lentidão de seu desenvolvimento, mas que bom, daqui há algum tempo poderei utilizar o CDD com o KDE, e um KDE numa versão customizada do DEBIAN sarge. Vês, o tempo vai passando e as coisas evoluindo.
Comentário de Douglas Augusto
O Kurumin é sim uma distribu: O Kurumin é sim uma distribuição, uma distribuição primariamente Live-CD. Não sei qual a necessidade de se replicar um repositório apenas para dizer que não se está usando o de terceiros, isto não o faz menos distribuição.

Aliás, usar o repositório alheio é uma excelente prática de reaproveitamento, a menos que esteja conflitando com o perfil/necessidade da distribuição, o que não parece ser o caso.

Ademais, é preciso valorizar o esforço do Morimoto (e outros) em fazer do Kurumin uma excelente distribuição LiveCD, há muito suor e distância em relação ao pai Knoppix, como os ícones mágicos, adaptação para o português, suporte aos softmodems, e muito mais.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de nosklo
gtkdial: Testa aí o gtkdial.

Nosklo
Comentário de nosklo
kind - kurumin is not debian : kind - kurumin is not debian

Kurumin é uma distro derivada do knoppix que por sua vez é derivada do debian.

Debian-br-cdd *é* Debian.

Nosklo

Comentário de Alexandre_Martins
Ist du kind?: Du hast das zu iar zum Kindergarten. Kurumin, Kanoppix, BigLinux, etc: all they use *.deb packages. The consideration depends on the parameter that you determine. Mine it is different of yours, kind, and about it, you can do nothing.
Comentário de rockenbach
menos!!: puxa que estardalhaço é esse.... não precisava tanto, eu mais do que ninguem defendo o kurumin, e acho que é uma distro com grande potencial para se usar instalado, mas quando o colega se refere a usuarios do debian, ele está falando DEBIAN, e não distribuições baseadas em debian... não sei porque toda essa revolta, todos sabemos que o kurumin é um sistema debian de certa forma. mas o kurumin com "K" vem por padrão com kde, o DEBIAN vem com gnome como padrão, que gosta de kde usa o kde, e não tem problema nenhum e todos ficamos felizes fazendo apt-get install... mas para poder te Kutucar um pouco, tenta fazer um apt-cdrom add com um cd do debian no kurumin... no debian-br tu usa os cds do debian sarge como se fosse o mesmo sitema( oque na verdade é)...
então pessoal não precisa toda essa discução por nada....
obs: fui usuario de kurumin por muito tempo, hoje uso debian sarge.
Comentário de jadir
Kalango: Já experimentaram o kalango 3.0? Bem melhor que o Kurumin 4.0 .
Quanto a instalação do Debian, apesar de quase leigo em Tux e a falta de maiores informações, depois que fiz a instalação, descobri que não havia modo gráfico. Simplesmente dei um * apt-get install xserver * e pronto.
Alem dele indicar os nomes corretos, baixou e fez a instalação. Simplesmente dei * startx * após isso e estou aqui usando. Recomendo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004