A dica foi enviada por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br), que enviou este
link do Wall Street Journal para mais detalhes.
Além de citar Seymour Papert (professor emérito do MIT e autor da linguagem Logo) informando que declinou a oferta do sistema operacional que a Apple ofereceu gratuitamente para o projeto - porque não era código aberto, o artigo do WSJ. A versão atual do projeto usa processador da AMD e sistema operacional fornecido pela Red Hat, mas há diversas outras empresas investindo ou considerando apoiar o projeto.
Papert disse que a Microsoft , que contribui financeiramente para o MIT e é uma das patrocinadoras do seu Media Lab, passou por uma mudança de postura face ao laptop de $100. "A primeira reação foi rir da idéia, depois eles foram um tanto opositores", disse ele "Mais recentemente, eles estão mais amigáveis".
Mr. Mundie da Nicrosoft disse que ele não estava ciente da oposição, e adicionou "Ao fim do dia, penso que estabelecemos os mesmos objetivos que o projeto do Media Lab para as crianças". Mr. Negroponte, após o encontro com Mr. Gates, agora diz, "A maquina irá rodar qualquer coisa, incluindo o Windows".
-o-