Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Google Video funciona bem com Linux

Não sei se já foi divulgado em seu site, mas o Google está com serviço novo na praça: Video Google. Permite acessar (e compartilhar) vídeo de vários formatos populares. E o mais interessante é que você não precisa ter nada de especial instalado em seu desktop. Acessei tanto no windows como no Linux, usando Firefox e não foi pedido nenhum plugin especial para rodar os vídeos diretamente do site. Maravilhas do stream... :-)” A dica foi enviada por Gilberto Nunes. Atualização: como notaram os leitores nos comentários, o serviço exige o plugin Flash.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
não é bem assim: "Acessei tanto no windows como no Linux, usando Firefox e não foi pedido nenhum plugin especial para rodar os vídeos diretamente do site. Maravilhas do stream..."

Do jeito que vc falou, pensei que o Google tivesse se superado nas técnicas AJAX e criado um client-streamer e codec de vídeo em javascript. Mas foi só ir lá e rodar pra conferir que pode-se perceber que estão usando o velho Flash.

Então, certamente que é necessário algum "plugin especial"...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
... que é bem mais comum e m: ... que é bem mais comum e muito menos traumático que um plugin para visualização de cenas 3D e alguns plugins para vídeo.

O flash, apesar de não ser muito a favor, tem se tornado um verdadeiro canivete suíço, por permitir diversas funcionalidade a páginas web: gráficos vetoriais, animações 2D e 3D, formulários, até sistemas inteiros podem ser implementados em flash (só não sei se algém confia tanto assim para fazer um sistema de gerenciamento ou algo tão sério como).
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de minholi
Flash: Tudo em flash.
Comentário de nemesis
flash: Como diz o ditado americano: "All flash, no substance"

À propósito: gráficos vetoriais e integração destes com XML já é uma realidade no Firefox. SVG está sendo implementado, assim como XForms e acredito que dentro de alguns anos essas tecnologias abertas tornarão tecnologias fechadas como o Flash obsoletas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de dtiziani
.....: Nemesis, quem vive de futuro é vidente.

Pare um minuto de meter o pau nas coisas que os outros fazem e vai programar pra tornar esse seu uso de tecnologias que deixarão o flash obsoleto, aí sim vc pode vir aqui tentar cascar o bico no dos outros.

Pelo jeito tudo que vc faz é "comentário e nunca será executado", entao vc eh só mais um que não faz a diferença :-)
Comentário de anon
Pior nem é isso, já viram o: Pior nem é isso, já viram o bug que têm no flash for linux. http://secunia.com/advisories/17430/ Nem estou usando flash. :P
Comentário de aa
Não precisa deixar de usar: Tirado do link que v. enviou:

Solution:
Update to Flash Player 8 (8.0.22.0) or apply Flash Player 7 update (7.0.61.0 or 7.0.60.0).

Flash Player 8 download:
http://www.macromedia.com/shockw...i?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash

Flash Player 7 update:
http://www.macromedia.com/go/d9c2fe33

A ultima versão do flash for linux que eu peguei este fim-de-semana é:
Shockwave Flash 7.0 r61

Ou seja, pela solução acima esta versão resolve, não?

Comentário de anon
Um valeu. Atualizaram dia 4 d: Um valeu. Atualizaram dia 4 desse mês. A versão anterior a essa era de junho de 2004. Resolve sim. http://www.macromedia.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash
Comentário de Bughead
Infelizmente para quem tem Ub: Infelizmente para quem tem Ubuntu e amd64 ... isso ainda não é uma realidade ...
Comentário de silveira
UPLOAD: Ninguem falou do upload de novos vídeos.
Eu baixei o uploader para linux, funcionou direitinho, deu para fazer o upload sem problema. O programa é em Java. Pelo visto a versão do windows não é em Java.
Para mim é estranho ficar usando Java quando se tem que fazer um programa para Linux e programar localmente quando se faz um programa para windows.
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de nemesis
realmente estranho...: "Para mim é estranho ficar usando Java quando se tem que fazer um programa para Linux e programar localmente quando se faz um programa para windows."

O cara que faz isso não entende de porra nenhuma. O cara não sabe que java é multiplataforma e uma plataforma em si. Não sabe que programar para Linux é diferente de programar para java. E não sabe que programar visando o Windows no fim só faz um grande beneficiário, que todos sabemos quem é...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de dtiziani
tsc tsc tsc: E vc acha que nao pode existir UM UNICO motivo pra eles escolherem fazer uma aplicacao nativa windows e oferecer uma alternativa multiplataforma em java? Ele nao poderia saber que JAVA tambem roda em windows mas tem alguma vantagem (qualquer) em fazer uma aplicacao nativa? Talvez velocidade? Talvez ja tivessem algo pronto? Talvez nao quisessem obrigar o cara que quer fazer upload de programas tenha uma VM de Java funcionando? É, acredito que vc nao pensou nisso na hora de postar...

E sinto muito, mas o google dando alternativas ao programa nativo do windows, nao sei COMO ele poderia fazer da MS beneficiario. Me tire das trevas da ignorância quanto a isso, pois nao sou aquele que fica seguindo a própria sombra achando que o mundo todo conspira contra a minha pessoa.

Ou seja, no final, o ignorante nessa historia toda é VOCÊ =)
Comentário de nosfera
comentario infeliz hein nemes: comentario infeliz hein nemesis
ensine a ele ja que ele nao sabe, so nao destrate ele
ninguem e obrigado a saber de tudo
realizando um comentario assim dapra ver o nivel de profissional que voce e

[]s


Comentário de YRADO
Esqueçam as tecnologis....: ... o google está dominando o mundo ... vamos aguardar calmamente o fim do imperio MS...

Comentário de Ananias
Seria derrubar um império...: ... e colocar outro no lugar.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Roger de Almeida
Ninguém é obrigado a saber: Ninguém é obrigado a saber tudo. no entanto, o bom profissional, tem que ficar por dentro as tecnologias e seus impactos.

Leia "Tecnologias da Inteligência" de Pierre Lévi.

[]
Roger
Comentário de Roger de Almeoda
Resolve um mas deixa o outro: Resolve um mas deixa o outro para trás.

Acesse www.jb.com.br e veja se consegue ler o conteúdo que o flash sobrepõe. Isso é um martírio e não se vê grandes comentários por aqui e lugar algum.

Apenas clientes reclamando pedindo para voltar com o IE.

Parece que isso não tem solução!.

[]Roger


Comentário de aa
Verdade, mas lembro de ter: Verdade, mas lembro de ter testado no firefox para windows e funcionou perfeitamente. A questão é: o problema é do firefox para linux ou do flash player para linux?
Comentário de silveira
Java: Acho que eu não fui bem claro no meu comentário e acabei confundindo você.
O que eu acho errado é que o uploader do google para Linux ser em Java enquanto que o uploader do google para Windows ser nativo. Não faz muito sentido usar uma tecnologia multiplataforma para um sistema específico e usar tecnologia não multiplataforma em outro sistema. Se era pra fazer em Java, que fosse logo tudo em Java ou então que o google gastasse dinheiro com programadores especializados em Linux como muitas empresas tem feito.
Espero que agora você tenha entendido, um abraço.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de Xico
Conselho: Em "atividades" no: Conselho: Em "atividades" no orkut, coloquem: teóricos da conspiração.
Comentário de Ananias
Java: Criando uma versão em Java, eles oferecem uma única versão que abrange quase todos os usuários não Windows: Linux, FreeBSD, MacOS, entre outros.

Criando uma versão nativa Windows, eles oferecem um pouco mais de qualidade para a esmagadora maior parte da base de usuários.

Fazer uma versão nativa Linux é um esforço muito grande, para um público muito pequeno. Na verdade, se eles fossem fazer uma segunda versão nativa, provavelmente seria MacOS, e não Linux, eu acho.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de PauloRoberto
O problema deve ser do Firefo: O problema deve ser do Firefox e não do Flash, porque não tem esse problema no Opera.
Comentário de silveira
Java: Com isso eu concordo. Mas o Google ganha muito dinheiro com software livre (usando) e essa é uma das maneiras que ele pode retribuir a comunidade. Aliás eu acho o Google meio lento nessa resposta, poucos ou quase nenhum software para linux.

Silveira Neto - Fortaleza-CE.
Comentário de Roger de Almeida
Lêdo engano. : Lêdo engano.
Esse problema acontece em todos os navegadores, exceto o famigerado IE. No entanto, não posso falar do Ópera para Windows, mas o resto apresenta o problema.

FireFox (Lin/win)
Konqueror
Epiphany
Opera (Lin)

[]
Roger
Comentário de YRADO
Qual império vc prefere?: Abrindo parenteses (não dá pra ficar em cima do muro, acho que deve haver sempre um posicionamento, sem fanatismo, sobre qualquer tema, se vcs acham que que a forma de imperar da M$ é justa, vamos apoiar tio bill, vou abrir outro parenteses, (vc acha que um cidadão que ao andar em um veículo, consome um doce e joga o papel pela janela, tem educação ou cultura para evolouir?, esse é público alvo da M$, ela estimula a ignorância... ela quer fazer tudo por vc, para tenha que mordomia, e não precise pensar, é aquela história, te vendo uma ferrari com prestações de 19,90 e 5 séculos pra pagar, e aí é um bom negócio?...))

Voltando ao tópico real, que fala sobre GOOGLE, um amigo meu cantou a pedra que eles iriam começar a integrar seus produtos, e não deu outra, já temos orkut+gmail e eu espero pra muito em breve orkut+gmail+gtalk, isso mesmo, já espero por essa solução, que vai detonar o msn, já pensou vc (na porcaria ou droga do orkut, como muitos intitulam), falando ou teclando com seus contatos?

O IMPÉRIO GOOGLE CHEGA A PASSOS DE TARTARUGA COM TAMANHO DE ELEFANTE AFRICANO, FEROZ E ASTUTO COMO TIGRE, PORÉM MAGESTOSO COM LEÃO

A Hiena da M$ que se cuide!!!!!!
Comentário de Patola
Integração do Google: http://www.google.com/ig
--
LinuxFUD, o TIRA-TEIMA dos ataques ao software livre: http://linuxfud.org
Comentário de aa
Acabei de testar o Firefox 1.: Acabei de testar o Firefox 1.0.6 para windows com o Shockwave Flash 8.0 r22 na página do JB, que tem um daqueles banners problemáticos. Funcionou perfeitamente, sem aquele retângulo branco encobrindo o texto.

Comentário de [Rodrigo]
Eu compro essa ferrari...: Uma Ferrari? bom se for uma Enzo, a 19.90 por mês durante 5 séculos, eu compro de você!!
Afinal, R$ 119.400,00 por um carro que atualmente é cotado em U$2.000.000,00 é um excelente negócio ainda mais parcelando dessa maneira...
Ironias a parte, achei extremamente infeliz o seu conceito de público da MS... To escrevendo essa mensagem usando um sistema GNU/Linux porém nem por isso acho que os consumidores da Microsoft não tem educação ou cultura, muuito pelo contrário, conheço pessoas extremamente cultas que querem um micro que sim, faça tudo pra elas, afinal elas tem coisas bem melhores pra fazer do que usar um micro.. humm acho que fazer as contas antes de tentar vender uma Ferrari a 19,90 por exemplo :)
Vamos parar com esse esteriotipo de "usuario windows é burro, é inculto" ficar com isso sim é ignorância...

Quanto a impérios, nenhum, nem google, nem microsoft nem qualquer outro seria bom, o que faz as coisas realmente avaçarem é a concorrência e esse é um dos motivos que me fazem torcer tanto pro linux crescer cada vez mais... Ter um produto para concorrer tanto em qualidade quanto em número de usuários com o windows, e com isso fazer ambos os SO's melhorarem seja no aspecto técnico seja no da usuabilidade...
Para não deixar o comentário off-topic... to testando esse serviço do google agora, e é excelente... espero que tenham tanto sucesso como tiveram com o portal de busca e o (arghh odeio isso, mas paciência rs) orkut
Comentário de xxx
Ninguem pensou:
Ninguem pensou que o Google possa ter feito uma versão em java para rodar no Linux porque Linux é algo que varia demais e daí é dificil garantir que algo gráfico que rode em qualquer Linux sem ter que ficar compilando?

Acho que eles fizeram uma versão nativa para Windows pois:

- Nativo funciona melhor
- Não precisa da JVM instalada (ela não vem com o Windows)
- Eles queriam atender bem a maioria dos usuários com o mínimo de complicação

Comentário de Douglas Augusto
Naturalmente o Google optou p: Naturalmente o Google optou pelo Flash para de dificultar o armazenamento dos vídeos pelos usuários. Nesse sentido também poderia ter optado por alguma tecnologia de transmissão de vídeo em applet Java --mas desconheço se haveria alguma barreira técnica.

Se esta não fosse a preocupação do Google, uma solução por streaming básico de vídeo (em um formato popular) poderia ser mais adequada, pois independeria da boa vontade de terceiros em disponibilizar plugins. Possibilitaria até mesmo assistir os vídeos por linha de comando.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de Manoel Pinho
IR: Isso me lembra o IR, cuja versão em Java também roda no windows mas este sistema tem uma versão nativa exclusiva.

Por causa daquela sabotagem que a M$ fez com o Java e a não inclusão de uma JVM nos windows programar em java ainda é vista como uma solução para rodar os OUTROS sistemas, ainda tidos como exóticos...
Comentário de alan
Summer of Code: Summer of Code

Summer of Code Results

--
Alan Kelon Oliveira de Moraes
http://kelon.org
Comentário de nemesis
concordo em gênero e grau : concordo em gênero e grau

quem diria, hein? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de philippe
da MS, um pouco mais voltado pra noticias:

www.start.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004