Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novell muda de idéia e voltará a suportar KDE em seus produtos Enterprise

O anúncio oficial saiu ontem e o eWeek analisou: a Novell deu meia-volta na questão do suporte ao KDE após a repercussão do anúncio anterior de que alguns dos produtos da linha SUSE não apenas adotariam o GNOME como seu desktop, como ainda deixariam de oferecer suporte completo ao KDE, seu antigo ambiente default.


A medida desagradou a parcela considerável de usuários tradicionais e colaboradores da SUSE. No novo anúncio de sexta-feira, a Novell reviu sua posição e informou que as versões futuras de sua linha Enterprise incluirão ambas as opções de ambiente - com o GNOME como default. A empresa não quis comentar se isto significa que o fundador da SUSE, Hubert Mantel, agora poderá voltar a trabalhar na Novell. Os links foram enviados por Márcio H. Ferreira.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de César Kallas
Novel +- KDE: Que coisa feia!
Ta parecendo o Tio Bill, de uma hora pra outra decide parar o suporte para um produto.
E os seus clientes ? - Há, eles que mudem para o novo...

A equipe do KDE não tem bola de cristal, eles podem melhorar se nós -- usuários -- dermos um retorno com os pontos fracos.

Voltar atrás com o suporte foi o mais correto, mas era melhor não ter tido que havia uma chance de pará-lo.
Comentário de patrick
O verdadeiro suporte: No entanto, ao que tudo indica, o suporte mais importante que o SUSE (agora Novell) dava ao KDE, a manutenção em sua folha de pagamento de alguns desenvolvedores do sistema, será mesmo descontinuado. Foi anunciada a volta atrás na disponibilidade do KDE, mas não o cancelamento das dispensas de funcionários.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de Ivansb
Mandriva: Eu já estava pensando em mudar para Mandriva mesmo... Após utilizar o Mandriva 2006, que está ótimo, e a Suse ter mais uma idéia "genial", Suse nunca mais... Tchau Tchau... Ficar brigando pra quê?
Comentário de brain
Demitidos: Você pode nos dizer quais e quantos desenvolvedores do KDE foram demitidos pela Novell?
Comentário de ano@nimo.com
Perfeita a imagem que ilustra: Perfeita a imagem que ilustra este comentario (a jpg lá em cima). :)
Comentário de Everaldo Canuto
Não se esqueçam que a Novel: Não se esqueçam que a Novell teve problemas com "lucro" no último balanço e seria realmente estranho manter o pagamento de alguns desenvolvedores do KDE quando ela tem agora o pessoal do GNOME lá dentro. Ela está até demitindo gente (acho que foi noticiado aqui) e tudo isso já era de se esperar quando a Novell comprou a Ximiam, não há surpresa alguma.
Comentário de brain
Demissões: É que naquele anúncio, a Novell informou que as demissões se concentraram em outras áreas da companhia, e mal tocaram a divisão Linux. Por isto estou curioso pra saber que desenvolvedores do KDE teriam sido demitidos.
Comentário de anderson333
Apenas decisões estratégicas.: Decisões estratégicas são consideradas um tiro no pé só por quem julga a decisão errada... pra mim a Novell é apenas mais uma empresa que visa "$lucro$" e usar software de código aberto é e sempre será apenas mais uma via de gerar receita como qualquer outra empresa. Não confundam software livre com software grátis. Do meu ponto de vista, ficar debatendo o mérito de qual é o melhor, kde ou gnome não agrega nada. Cada um tem sua preferência. Quem acompanha a novell e suse a tempos pode ter percebido a estratégia na compra da ximian, red carpet e mais tarde a própria Suse ser comprada pela novell como algo a muito tempo premeditado, mundo capitalista é isso... se não serve, tchau. O máximo que pode acontecer com uma empresa que toma estratégias erradas, é sumir do mercado, mas a alma e a filosofia open-source indica que ainda vai durar muito, independente do modelo de negócio por um simples motivo; open-source é dependente de open-brain, quem faz a comunidade somos nós.

Anderson.
Comentário de brain
tiros no pé e curativos: A decisão teve que ser revertida pela própria empresa, e no período em que vigorou, causou efeitos diretos (exemplo: a saída do fundador da Novell e mantenedor responsável pelos pacotes do kernel da distribuição) e outros mais difíceis de mensurar, relacionados à opinião do público e de parte de seus consumidores de longa data. O fato de ser um tiro no pé, sob a minha análise, tem pouca relação com debates sobre kde ou gnome serem melhores ou piores.
Comentário de patrick
Ao que tudo indica: patrick: "ao que tudo indica, o suporte mais importante que o SUSE (agora Novell) dava ao KDE (...)"

brain: Você pode nos dizer quais e quantos desenvolvedores do KDE foram demitidos pela Novell?

Caro Augusto, não há como cobrir o sol com uma peneira, vamos à cronologia dos fatos:

1) A Novell está demitindo.

2) O fundador da SUSE sai da companhia tecendo comentários sarcásticos sobre a equipe da Novell originária do Ximian.

3) A Novell anuncia que descontinuará a solução corporativa baseada no KDE.

4) O KDE permanecerá apenas no openSUSE (o Fedora da Novell).

Conclusão lógica: o grupo que defende o GNOME dentro da corporação Novell tem mais prestígio. Não estou fazendo um juízo de valor, apenas uma constatação.

Prosseguindo:

5) A reação dos clientes faz a Novell voltar - parcialmente - atrás (pois o GNOME continuará sendo a opção padrão):

So, Novell has decided that while "in upcoming versions of Novell enterprise applications, the default desktop environment will be GNOME." But, "when customers install Novell Linux products, they will be given the option to choose either the GNOME or KDE environment during the installation process. If the user makes no explicit choice, GNOME will be installed."

Portanto, não é preciso ser um analista de alguma consultoria de TI multi-bilionária, para chegar à conclusão que:

"... ao que tudo indica, o suporte mais importante que o SUSE (agora Novell) dava ao KDE, a manutenção em sua folha de pagamento de alguns desenvolvedores do sistema, será mesmo descontinuado.

Espero ter sido mais claro.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de brain
Demissões: Eu não estou tentando tapar o sol com a peneira, mas a Novell disse que as demissões foram em outras áreas da empresa, e você falou que não seriam canceladas as dispensas de funcionários, e que não haveria mais a manutenção de desenvolvedores do KDE em sua folha de pagamento. Por isso perguntei quantos e quais. Você pode dizer? Isso seria material interessante, e um bom apoio adicional à tua argumentação, que nos demais aspectos me parece bastante válida.
Comentário de patrick
Demissões: brain: você falou que não seriam canceladas as dispensas de funcionários, e que não haveria mais a manutenção de desenvolvedores do KDE em sua folha de pagamento. Por isso perguntei quantos e quais. Você pode dizer? Isso seria material interessante, e um bom apoio adicional à tua argumentação, que nos demais aspectos me parece bastante válida.

Eu pensei que tinha ficado claro na minha última mensagem, quando enfatizei o excerto "ao que tudo indica". Mas, quando a mensagem não é compreendida, a culpa é do emissor (no caso, eu).

Espero que agora fique bem clara a minha opinião:

"Estou fazendo uma análise de cenário com os dados que foram disponibilizados ao público. Enfatizo que em nenhum momento afirmei que Fulano, Sicrano e Beltrano foram e/ou seriam demitidos. No entanto a análise que tracei (para meu uso pessoal e que compartilhei com os demais colegas através de mensagem neste sítio) me leva a crer que isso ocorrerá em algum momento do futuro não muito distante (ou talvez tenha até ocorrido e não tenha sido anunciada publicamente ou ainda tenha sido adiada temporariamente para um momento mais adequado)."

Ok?

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de brain
Ah, ok!: Ah, ok!
Comentário de ricarab
Mandriva: um caso a parte: Não gosto muito do Mandriva Linux, porém, não posso negar que o Mandriva é uma das distros que mais respeitam os desktops, pois como já vi em comentários do própio criador do Mandriva, ele dis estar feliz pelo fato de respeitar os desktops KDE e Gnome, não privilegiando nenhum dos dois!

Sempre gostei do Suse, e acho a maior bobagem jogar fora um desktop! Dar preferencia por um é bem coerente, mas desprezar, é realmente dar um tiro no pé!

Vejam o sucesso do Ubuntu, que há de se dizer, está ótimo como desktop padrão Gnome, para mim, o Gnome mais funcional que conheço, porém, trataram logo de suportar o KDE! Porque será? E a Novell fazendo o caminho contrário...


A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Ananias
Ou seja...: ... a afirmação dele não tinha o menor fundamento :)

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Marcelo Gondim
Que coisa feia essa da Novell: Que coisa feia essa da Novell. Não seria mais interessante se ela pedisse uma opinião pública para tal decisão? Os referendos estão aí pra isso. :) Empresas não visam pessoas, elas buscam lucros para o seu crescimento mas esquecem de uma coisa básica e que normalmente é o principal motivos de muitos fracassos, o usuário. Não importa em que área esteja, informática, perfumes, carros, qualquer uma. Se você faz um produto e este num futuro deixa a desejar por algum motivo ou que dê mais problemas que o anterior, já são fortes motivos para a sua queda.
No mundo corporativo temos algumas definições, irei passar as minhas que acredito que muitos concordem:

1) Dono da Empresa ou sócios: em grandes empresas fortes economicamente, os executivos nem sabem o que rodam nos servidores. Porque o importante pra eles é o balanço no final do mês. Logo não adianta fazer apresentação de produtos para eles e olha que já vi isso acontecer.

2) Diretor de TI: muitas vezes competente, mas devido aos seus afazeres em controlar o rítimo tecnológico da empresa deixa a desejar nos conhecimentos técnicos mais básicos. Já vi vários que não sabiam nem mesmo mascaramento de rede. No final são mais burocráticos do que técnicos.

3) Gerente de TI: esse já até sofre, porque antes de mandarem o Diretor de TI pra rua, já mandaram o Gerente. Ele até procura se manter atualizado, mas precisa ser o controller da empresa, cobrar as tarefas dos técnicos, programadores e outros.

4) Os técnicos(usuários) TI: nós, os maiores sofredores, mas aqueles que realmente usam os sistemas, descobrem os problemas, solucionam, buscam alternativas. Nós estamos sempre ali nos momentos mais difíceis da emnpresa. :D

As distribuições precisam agradar aos usuários, mostrar a eles os recursos. São os usuários hoje que podem estar motivando um gerente a adotar uma distro amanhã. Dificultar um usuário a usar uma distro é falência e queda na certa. Dizer pra ele então que o kde, que poderia ter sido uma das coisas que ele mais gostou na distro, será descontinuado é uma coisa terrível.

As distros comerciais esquecem que o técnico ou usuário são aqueles que detem o poder para que eles ganhem dinheiro.
Dizer que uma distro comercial é mais indicada para uma empresa, por causa do suporte é meio que ilusão. Muitas empresas deixam a desejar em suporte, em várias áreas e quando elas falham advinhem de onde vem a solução? Vem da comunidade que com a sua enorme população sempre tem alguém disposto a ajudar e que já tenha passado por um problema parecido.

Essa é a minha visão e infelizmente no nosso mundo o caminho do conhecimento é inversamente proporcional ao caminho do dinheiro. Ou você estuda para alcançar altos cargos administrativos em uma excelente empresa e ganhar muito dinheiro, ou você estuda para ser um "técnico" e ganhar menos mas fazendo o que gosta. Resumindo em tabelinha:

usuários = geram mais dinheiro para a empresa = trabalham mais = ganham menos
chefes = geram menos dinheiro para a empresa = trabalham menos = ganham mais
donos = usam o dinheiro da empresa = trabalham? = ganham muiiiiiiiiiiiito

Abraços a todos,

Comentário de marcosalex
Infelizmente cheguei a essa c: Infelizmente cheguei a essa conclusão há uns tempos atrás. Depois disso afastei um pouco da área técnica e me direcionei mais pra área comercial, melhor remunerada, menos cansativa e onde você tem um maior poder de decisão.
No caso de apresentar alguma nova tecnologia para um diretor de TI, vale uma dica: além de focar na superioridade da tecnologia e em como ela funciona, dar ênfase em redução de custo e tempo. É tiro e queda.

Haskell developer
Comentário de brainiac
Não confunda...: Quem pediu demissão foi o fundador da SUSE, não da Novell.
Comentário de brainiac
Putt's Law / Lei de Putt: Technology is dominated by two types of people:

Those who understand what they do not manage.
Those who manage what they do not understand.

---------------------------------------------------

Tecnologia é dominada por dois tipos de pessoas:

Aqueles que entendem o que não gerenciam.
Aqueles que gerenciam o que não entendem.

Comentário de lgbassani
Tem algo estranho...: Não sei porque, mas cada dia que passa penso que está existindo um movimento "comercial" para tornar o GNOME padrão...

Particularmente eu prefiro o GNOME, mas já faz um bom tempo que eu estou usando apenas o KDE (não consegui me adaptar ao "novo" sistema de abertura e salvamento de arquivos do GNOME), mas estou ficando meio intrigado com este movimento de relegar o KDE a segundo plano pelas grandes empresas.

Praticamente todas as grandes empresas, agora, adotaram o gnome como padrão, relegando o KDE a coadjuvante, creio que só sobrou a Mandriva (se eles mudarem de foco, aí minhas suspeitas vão ser certezas), além é claro das distros desenvolvidas exclusivamente pela comunidade, onde mesmo tendo opção por um ambiente default, o outro não é um mero coadjuvante (ex.: Debian, Slackware).

É clássico que a Red Hat usa o GNOME como default e nem consigo imaginar eles mudando, assim como eu considerava que Suse era sinônimo de KDE. Me preocupa isso, porque percebo que a balança do ambiente desktop está sendo desequilibrada pelo poder economico, e apesar de saber que sempre vai existir a comunidade de desenvolvedores que vão apoiar tanto um como o outro, sempre é necessário investimento financeiro.


Que bom que a Novell resolveu reconsiderar esta decisão (mas, será que eles não podem voltar atrás novamente, ou quem sabe esta mudança de idéia não foi só para acalmar os ânimos?).


Comentário de Incógnito
Licenças...: A resposta para a sua dúvida é simples, estão abandonando o KDE em função da licença da biblioteca QT.

Seria muito bom se todos adotassem o GNOME e sua GTK, pois daí as empresas não precisariam se preucupar com licenças e patentes, principalmente relativas à QT que exige pagamento de royalties para aplicações de código fechado
Comentário de bode
Atirou na ponta do dedão mes: Atirou na ponta do dedão mesmo!
Eu já estava esperando uma M* deste tipo por parte da Novell. Depois de anos caída no esquecimento, reaparece nas manchetes comprando a Suse...
Entre erros e acertos vamos ver onde isso tudo acaba... Mas vai gostar de queimar o próprio filme assim lá longe heim Novell...

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004