Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

NoticiasLinux: Grupo liderado por IBM e Sun formaliza suporte ao OpenDocument

“Um alto grupo de empresas de tecnologia formalizou os planos para promover o formato "Open Document" para aplicativos de escritório (OpenDocument) como um padrão global depois de uma reunião semana passada, de acordo com um executivo da IBM. As companhias, em evento que teve como anfitriãs a IBM e Sun Microsystems, planejam formar sub-comitês dentro do consórcio OASIS ("Organization for the Advancement of Structured Information Standards"). Apple, Computer Associates International, Intel, Google, Red Hat, Corel, Oracle, Adobe, OpenOffice.org e Nokia, tiverem representantes presente na reunião.” Veja o texto completo em NoticiasLinux.com.br » Time liderado por IBM e Sun formaliza suporte ao OpenDocument. O link foi enviado pelo RC Lages.


E o Slashdot informou hoje que a IBM também participa de mais uma aliança entre empresas do mercado de tecnologia, incluindo também Sony e Philips, visando a incentivar a adoção do Linux e a proteger-se mutuamente contra os riscos relacionados a patentes de software.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Magno K
Exemplo para a Administração Pública: Adotar formatos abertos, como o OpenDocument, é uma iniciativa louvável que deveria ser seguida não só pelas demais empresas, mas também pela Administração Pública. Mesmo que alguns órgãos do Governo usem softwares específicos, os programas deveriam ser configurados para padrões universais de dados. Uma tabela criada pela Polícia Federal em um documento qualquer seria facilmente aproveitado pelo Ministério Público Federal ou pela Justiça Federal ou Eleitoral, por exemplo. Ok. Dirão que o problema do Governo é outro - mais aqui estamos falando de tecnologia, não é?

Saludos!

Magno K - LinUser # 142.324
Comentário de Connochaetes Taurinus
Diria que o problema do gover: Diria que o problema do governo não é "outro", são vários outros. Mas concordo que deveriam adotar padrões abertos não somente para documentos eletrônicos, mas para o que for possível.
Comentário de hamacker
Alguem certa vez disse que a: Alguem certa vez disse que a Microsoft iria também adotar este formato, alguem sabe alguma coisa a respeito ?
Tenho uns engenheiros aqui que só me falam o seguinte "meus clientes só trabalham com .doc, senão é .doc então não serve". Resultado, MSOffice só para eles, o restante da empresa usa OOo. E me dá nos nervos o OOo quando abre um .doc com tabelas onde a tabela sempre fica mais a esquerda da margem zero do documento e depois ouvir os irritantes engenheiros deliciando-se nas diferencas MSOffice vs. OOo e puxando a sardinha para o lados deles é claro e fazendo a caveira do OOo.
Comentário de Renato
Chega de preconceito ;-): Ei, Hamacker, sou engenheiro e detesto ms office (word, excell e assemelhados)! Aqui na minha instituição mandam email com .doc e .xls anexado e pedindo para preencher dados. Faço no ooo salvo como ms e que se virem.

Faço quase todos os meus documentos em LaTeX, até as provas!
Comentário de Manoel Pinho
Preconceito: Eu também sou engenheiro e trabalho em uma instituição onde eles são formados. A nossa política quanto ao OpenOffice.org é a seguinte:

1) Todos os documentos internos têm que ser distribuídos obrigatoriamente nos formatos do OO.org (agora também nos formatos do OO.org 2) ou, caso não precisem ser editados, pelo menos em PDF. Formatos do M$ Office são proibidos.

2) A compra do M$ Office está proibida e não são toleradas cópias piratas.

3) Mesmo naquelas máquinas que já tinham o M$ Office, continua valendo a regra #1, ou seja, o fulano terá TAMBÉM que instalar o OpenOffice.org. E não tem nem desculpa de que o download é grande e demorado porque coloquei os arquivos num servidor ftp interno e todas as máquinas estão na rede.


Eu pessoalmente mando os arquivos em PDF e/ou nos formatos do OpenOffice.org porque acho um absurdo esses argumentos de que as pessoas não têm o OO.org nos seus micros. Oras, o OO.org é gratuito, roda também no windows e pode ser instalado lado a lado com o M$ Office (caso o cara insista em manter o M$ Office). Então não tem desculpa para mim. Para facilitar, mando um pequeno texto com instruções de onde baixar e como instalar o OO na máquina. Eles é que não podem querer inverter a coisa e querer que todo mundo compre o caríssimo M$ Office, e que ainda precisa do caro e péssimo windows.

Comentário de Ananias
Quarta regra: Para quem não sabe, o Manoel Pinho "trabalha" no Exército. Estranho lugar para se falar de liberdade...

ps.: já saiu a nova versão do autenticador do Velox? Não aguento mais ter que entrar no veloxzone...

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Ananias
Esqueci: Quarta regra) Você não discute as regras. Se discutir é preso, torturado, e, eventualmente, você é suicidado.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de CWagner
Olha o desacato :-) : Olha o desacato :-)

Sinceramente, Ananias.

Você deve se achar "O Cara" (e olha o que aconteceu com o último artista que cantava isso). Não tem mais nada sobre o que escrever, agora fica chamando os outros de funcionário fantasma (na melhor das hipóteses).

Exército é uma instituição séria, só que é feita de homens, homens são falhos, logo...

E não venha discutir lógica comigo, por favor.

Você está tentando confundir liberdade com libertinagem, e esta última é incompatível com um dos princípios (você sabe o que é isso?) básico das forças armadas, disciplina é o nome, caso você não saiba, ou finja não saber.

Se tiver dúvidas vá fazer perguntas a qualquer oficial do exército no quartel mais próximo da sua casa, de preferência a um sagento, num dia de treinamento, debaixo do sol do meio-dia.

Tenho certeza de que ele vai ficar muito feliz em te ensinar uma ou duas lições.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Ananias
Lições (da história, e não do sargento): Aqui e aqui também.

Fora essa bela história, o exército (brasileiro) é uma enorme burocracia, consome bilhões de reais de recursos públicos por ano, e, de fato, não traz nada para a sociedade. Diga-me: quando foi a última vez que você teve algum benefício causado por uma ação do EB?

Eu acho que a ocupação do Haiti foi a primeira operação militar do nosso exército desde 82...

Pensando bem, os problemas históricos que eu citei no primeiro parágrafo não ficaram na história: http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2004/out/18/156.htm

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Manoel Pinho
EB: Sim, trabalho no Exército e, ao contrário de muitas outras instituições e órgãos federais, realmente estamos implementando o software livre e não é de hoje.

É evidente que em qualquer migração e em qualquer lugar haverá sempre gente que discorde ou resista de forma irracional mas os argumentos técnicos e econômicos a favor do SL fizeram com que o EB baixasse uma norma PADRONIZANDO (coisa que qualquer empresa ou órgão público pode fazer e que não tem nada a ver com democracia) o uso de SL no âmbito do EB. Quem tiver curiosidade no texto pode ver aqui:

http://www.ime.eb.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1&Itemid=93

Os computadores nas empresas e órgãos públicos estão lá para serem usados para trabalho. Quer usar M$ Office porque acha mais bonitinho ou quer usar windows porque tem mais joguinhos, que faça isso com o seu computador pessoal em sua casa.

As pessoas deveriam saber separar as instituições dos atos passados de certas pessoas e parar de atacar as instituições, até porque na hora do sufoco todo mundo adora chamar a polícia e as forças armadas. Nas verdadeiras democracias as pessoas reclamam e cobram das instituições públicas mas também participam de modo ativo e respeitam as instituições.
Comentário de Ananias
Polícia: Os computadores nas empresas e órgãos públicos estão lá para serem usados para trabalho.

Considerando que você envia diversas mensagens durante a manhã/tarde, o que acontece, suponho eu, durante seu horário de trabalho, não estaria você quebrando essa sua regra? Ou será que comentar no BR-Linux faz parte do seu trabalho?

As pessoas deveriam saber separar as instituições dos atos passados de certas pessoas e parar de atacar as instituições

Eu enviei um link com uma declaração recente, oficial, do exército, confirmando que os atos passados dessa instituição ainda existem, estão presentes nos seus mais altos comandantes.

até porque na hora do sufoco todo mundo adora chamar a polícia e as forças armadas

Você está brincando, né? As forças adjuntas, polícias e bombeiros, são completamenta corruptas, não resolvem problema nenhum, mas, vá lá, ainda têm suas funções definidas. Já o Exército... eu não sei o que faz. Não sei como se justifica um orçamento gigantesco, como o da defesa.

participam de modo ativo e respeitam as instituições.

Respeito se conquista, não se impõe. Se eu visse, na prática, como essas instituições devolvem, em benefícios para a nação, o que consomem em recursos, seria o primeiro a levantar e aplaudir.


--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de Manoel Pinho
Re: Polícia: Considerando que você envia diversas mensagens durante a manhã/tarde, o que acontece, suponho eu, durante seu horário de trabalho, não estaria você quebrando essa sua regra? Ou será que comentar no BR-Linux faz parte do seu trabalho?

O que é noticiado no br-linux interessa também ao meu trabalho e meu chefe sabe disso e incentiva, tanto que sempre uso o meu nome como login. Não preciso me esconder com pseudônimos como muitos aqui.


Você está brincando, né? As forças adjuntas, polícias e bombeiros, são completamenta corruptas, não resolvem problema nenhum, mas, vá lá, ainda têm suas funções definidas. Já o Exército... eu não sei o que faz. Não sei como se justifica um orçamento gigantesco, como o da defesa.

Eles são pessoas do nosso povo, assim como você. Engraçado como muita gente adora falar mal dos políticos, da polícia e coisa e tal e na hora que precisa faz exatamente a mesma coisa, dando "cerveja" para o guarda, molhando a mão do fiscal, roubando o condomínio, sonegando impostos, etc.

Eu concordo com você que estamos passando por uma crise de valores na sociedade brasileira, em todos os níveis, e a coisa só resolve com as pessoas sendo mais esclarecidas, cobrando mais e fazendo a sua parte.

Orçamento gigantesco das forças armadas no Brasil ?! Você deve estar brincando, né ? A maioria dos quartéis estão trabalhando em meio-expediente até o final do ano para fazer economia... Enquanto isso as nações desenvolvidas gastam muito mais para garantir sua hegemonia e seu bom padrão de vida. Além disso, se não fosse a iniciativa do DARPA americano (departamento de defesa) nem haveria internet.

Além disso as Forças Armadas estão prestando diversos serviços no país, como abertura e manutenção de estradas nos cafundós onde ninguém quer explorar pedágios, resolver conflitos quando a polícia não resolve, atendendo comunidades isoladas e várias outras coisas que ninguém faz ou quer fazer.


Respeito se conquista, não se impõe. Se eu visse, na prática, como essas instituições devolvem, em benefícios para a nação, o que consomem em recursos, seria o primeiro a levantar e aplaudir.

A grande maioria do povo tem um grande respeito pelas Forças Armadas, muito mais do que pela maioria das outras instituições públicas, segundo já saiu na imprensa. Concordo que as polícias estão inchadas, mas infelizmente é porque a violência e a bandidagem está muito grande e mesmo assim o povo sempre quer mais.
Comentário de Ananias
Brincando?: Orçamento gigantesco das forças armadas no Brasil ?! Você deve estar brincando, né ?

É claro que não dá para comparar o orçamento de um órgão brasileiro com um americano, devido a enorme difereça entre os tamanhos das duas economias.

Mas o orçamento do Ministério da Defesa é maior do que a maioria dos outros ministérios, como o da Educação. Se esse dinheiro é bem ou mal utilizado, não é culpa minha. Mas que é gigantesco, é.


A grande maioria do povo tem um grande respeito pelas Forças Armadas, muito mais do que pela maioria das outras instituições públicas, segundo já saiu na imprensa.

Não sei que pesquisa foi essa. No Rio de Janeiro a maior parte da população tem mais medo da polícia do que dos traficantes. Não sei que respeito é esse a que você se refere.

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de cafecraft
Bom, não sou muito fam do Ex: Bom, não sou muito fam do Exercito mas tenho que admitir que o exercito ajuda o governo na necessidade de engenharia e etc!..

Além do mais ele só existe por causa dos homen's.
Comentário de CWagner
Bem lembrado. : Bem lembrado.

E ainda temos que lembrar que boa parte das inovações tecnológicas ocorreram graças às necessidades armamentistas, o computador e a Internet são prova disso.

E se bem me lembro teve um estado que conviveu com soldados em suas ruas por um tempo e a população não achava nem um pouco ruim
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Ananias
Inovações?: Você tem certeza que estamos falando do mesmo exército? O exército americano investe pesadamente em pesquisa, e cria diversas inovações tecnológicas.

O brasileiro? Faz parada militar...

--
http://br-linux.blogspot.com
Não é tira-teima de nada, mas é interessante
Comentário de CWagner
eu estava falando de forças: eu estava falando de forças armadas de um modo geral, e não especificamente do exército brasileiro.

Mesmo quando um usuário do br-linux divulga os esforços do NOSSO exército em adotar SL. E há dois anos mais ou menos que tenho conhecimento de esforço semelhante por parte da marinha, mas para você pouco importa a não ser teclar, teclar e teclar.

Pa bom en me pa ba.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de Manoel Pinho
IME: Se você quiser estudar engenharia numa instituição que sempre teve o conceito máximo no provão por diversos anos, não entrar para a carreira militar e ainda receber um salário enquanto estuda é só você se increver no vestibular do IME.

Não vou ficar mais discutindo isso aqui porque não faz sentido. Você tem uma visão muito equivocada e simplista das Forças Armadas. Só para dar um exemplo, no IME foi criado um material a base de cerâmica com propriedades suficientes para substituir a brita (aquelas pedrinhas) usadas na construção civil. A aplicação imediata é na Amazônia, onde as pedras são raras e têm que vir muitas vezes de avião e o que mais tem é argila:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13159.shtml

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004