Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: PC Popular começa a ser vendido nesta sexta

Eis que os computadores abaixo de R$ 1400,00, com financiamento especial e rodando software livre verão a luz do dia! Segundo o IDG Now, “Os primeiros desktops de até 1.400 reais produzidos de acordo com as especificações do programa de inclusão digital do governo federal, o Computador para Todos (PC Conectado), instituído em 20 de setembro, começam a chegar às lojas brasileiras nesta sexta-feira (11/11). A Login Informática será a primeira a oferecer as máquinas ao consumidor, a partir de amanhã, informa Carlos Valadares, diretor comercial da empresa, que já produziu 4.500 unidades do micro Login em sua fábrica no Pólo Industrial de Ilhéus, na Bahia.

A Positivo Informática já possui 5 mil unidades de seu PC Conectado em estoque, na fábrica de Curitiba, informa Hélio Rotenberg, presidente da empresa. A fabricante deve colocar nas lojas, a partir da próxima semana, dois modelos que atendem a configuração do programa do governo federal, com preços que variam de 1.199 reais a 1.399 reais. Os varejistas parceiros da Positivo são as redes Ponto Frio, Colombo e Magazine Luiza. "Aguardamos apenas a definição de um selo de identificação do PC Conectado pelo governo para enviar os micros ao varejo", informa Rotenberg.

O MCT acredita que a portaria sobre o selo de identificação aguarda a aprovação final da Subsecretaria de Comunicação Institucional da Presidência da República (Secom) seja publicada na próxima semana. No entanto, segundo o MCT, a definição não impede que as empresas homologadas distribuam as máquinas ao varejo, pois as linhas de financiamento do PC Conectado ao consumidor já estão liberadas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. A expectativa do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende é que sejam vendidos de imediato cerca de 500 mil computadores, e mais de dois milhões até o fim de 2006.

Outro ponto a ser oficializado no programa Computador para Todos envolve o acesso discado à internet, por 7,50 reais mensais para 30 horas de conexão. O pacote negociado com as operadoras de telefonia está em fase final de aprovação no Ministério das Comunicações e será regulamentado por meio de um decreto presidencial, que pode ser sancionado em breve.”


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marcio Rocha
Todos falam do SO e o Hardware?: A maioria das pessoas está preocupada apenas com o SO destes computadores.
Resta saber a qualidade do hardware destes computadores, como por exemplo, placa-mãe e memória ram. Se o cooler do processador também é certificado, pois senão a frustração do consumidor "leigo" poderá ser grande. Já pensaram, logo no primeiro computador comprado com um grande esforço, apoiado pelo governo federal, após 6 meses de uso, o bicho vai pro espaço?
Comentário de Brainiac
Mais uma vantagem em relação ao mercado "cinza": Como tem garantia, trocam. Sem pânico, como ocorre com qualquer outro produto legalmente adquirido. Ou acha que marcas como HP entrariam nessa para sujar o nome perante ao consumidor?

Nada mais de "la garantía soy yo!".

Comentário de Marcio Rocha
Mesmo assim...: Se fosse apenas computadores de grandes marcas, como HP, DELL, Itautec, IBM ou Lenovo, tudo bem. Mas há integradores "fabricantes" como a Positivo na jogada.
Um funcionário da empresa comprou um PC Positivo há cerca de 8 meses (nada a ver com o PC Popular) e apesar da garantia, ele está há quase 2 meses sem computador. Vai para a Assistência técnica, volta, pára de funcionar, volta para a Assistência novamente e assim vai.

É por isso que fico um pouco preocupado com esse PC Popular. Mas tomara que desta vez a exclusão digital no Brasil fique bem distante.
Comentário de João da Silva
A Positivo informática foi d: A Positivo informática foi dois anos consecvutivos eleita (segundo uma revista de informática, não lembro qual) a PIOR marca de computadores do Brasil. Não acompanhei a lista nos anos seguintes, mas não deve ter sido muito diferente não.
Conheço uma pessoa que trabalhou lá. Por exemplo, eles tiveram uma vez muitos problemas com uma marca de HD. Essa pessoa teve a oportunidade de falar com um engenheiro desta fábrica de HDs e perguntou porque os HDs eram tão ruins. Ele disse que os HDs não eram ruins. O que ocorre é que existem muitas categorias de HDs no mesmo lote, eles são separados ganham notas conforme a qualidade, e obviamente os melhores são os mais caros, porém são muito mais duráveis e confiáveis. E os piores, são a raspa de tacho que são vendidos quase a preço de sucata. Adivinha de onde eram os HDs que estavam equipando as máquinas da Positivo? Exatamente, era a raspa de tacho. E o setor de compras age assim com todos os componentes do computador.
Quem teve um Positivo, normalmente não tem outro (fora o governo, a maior receita da Positivo são as licitações...)
Comentário de Job
Esse Hardware é duro mesmo,: Esse Hardware é duro mesmo, duro de engolir. Muito fraco, para a grana que vai se pagar.

Quanto ao Linux, sabe lá o que vão por, espero que uma distro realmente Desktop, mas com essa descrição, bem pode ser com fwm. Seja como for, vai ser um tal de apagar o Linux se isso não for bem feito ...


O Positivo parace que vai por o Mandriva.

Quem tiver mais info sobre sobre isso, coloque aqui.



Comentário de a
Foda-se PC com software livre: Eu quero meu Mac popular por R$1400.
Comentário de Manoel Pinho
Espere sentado: Então espere sentado, porque quase todo macmaníaco que conheço gosta de Mac justamente por ser um símbolo de status (leia-se "pobre não tem") e ficou chateado quando a Apple anunciou que iria usar processadores Intel. Costumavam comparar seus Macs com BMW.

E se você não liga para software livre nem deveria estar freqüentando este site. Se quer comprar um Mac, junte dinheiro e compre um já.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004