Eis que os computadores abaixo de R$ 1400,00, com financiamento especial e rodando software livre verão a luz do dia! Segundo
o IDG Now, “
Os primeiros desktops de até 1.400 reais produzidos de acordo com as especificações do programa de inclusão digital do governo federal, o Computador para Todos (PC Conectado), instituído em 20 de setembro, começam a chegar às lojas brasileiras nesta sexta-feira (11/11). A Login Informática será a primeira a oferecer as máquinas ao consumidor, a partir de amanhã, informa Carlos Valadares, diretor comercial da empresa, que já produziu 4.500 unidades do micro Login em sua fábrica no Pólo Industrial de Ilhéus, na Bahia.
A Positivo Informática já possui 5 mil unidades de seu PC Conectado em estoque, na fábrica de Curitiba, informa Hélio Rotenberg, presidente da empresa. A fabricante deve colocar nas lojas, a partir da próxima semana, dois modelos que atendem a configuração do programa do governo federal, com preços que variam de 1.199 reais a 1.399 reais. Os varejistas parceiros da Positivo são as redes Ponto Frio, Colombo e Magazine Luiza. "Aguardamos apenas a definição de um selo de identificação do PC Conectado pelo governo para enviar os micros ao varejo", informa Rotenberg.
O MCT acredita que a portaria sobre o selo de identificação aguarda a aprovação final da Subsecretaria de Comunicação Institucional da Presidência da República (Secom) seja publicada na próxima semana. No entanto, segundo o MCT, a definição não impede que as empresas homologadas distribuam as máquinas ao varejo, pois as linhas de financiamento do PC Conectado ao consumidor já estão liberadas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. A expectativa do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende é que sejam vendidos de imediato cerca de 500 mil computadores, e mais de dois milhões até o fim de 2006.
Outro ponto a ser oficializado no programa Computador para Todos envolve o acesso discado à internet, por 7,50 reais mensais para 30 horas de conexão. O pacote negociado com as operadoras de telefonia está em fase final de aprovação no Ministério das Comunicações e será regulamentado por meio de um decreto presidencial, que pode ser sancionado em breve.”
Resta saber a qualidade do hardware destes computadores, como por exemplo, placa-mãe e memória ram. Se o cooler do processador também é certificado, pois senão a frustração do consumidor "leigo" poderá ser grande. Já pensaram, logo no primeiro computador comprado com um grande esforço, apoiado pelo governo federal, após 6 meses de uso, o bicho vai pro espaço?